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    #61
    Penso que o 1º motor diesel multi-válvulas num ligeiro foi o 2.1d e 2.1 TD da PSA apresentados em 89 no XM e 607. Tinha 3 válvulas por cilindro.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      FIAT 600 Multipla?
      pppprrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmm

      Comentário


        #63
        No meio disto tudo a maior e mais importante invenção foi a roda e nenhuma marca se pode gabar disso!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
          ...e bombas de anti-matéria existe de tudo um pouco...
          andas a ler muitos livros de ficção científica lol.

          O mais que se conseguiu fazer até hoje foi 1 ÁTOMO de anti-matéria. Estamos a anos-luz de uma arma de anti-matéria...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
            A FIAT tem o título de primeiro motor com injecção directa num ligeiro de passageiros...dado que em pesados ela já existia.
            E O Croma era Turbo Diesel, nas Transit era Diesel atmosférico, Di, surgiu em 1984, pelo que me lembro, aquando do restyling da 2ª geração das Transit

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
              Este tópico faz-me lembrar isto:
              YouTube - Gato Fedorento - Épa, Inventam Tudo!
              Esse não tem nem metade da piada do sketch que deu origem a esse anuncio.

              Fica aqui o "original" e sem publicidades à mistura.


              YouTube - Gato Fedorento - inventor de tudo


              PS: Peço desculpa pelo OT.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Penso que o 1º motor diesel multi-válvulas num ligeiro foi o 2.1d e 2.1 TD da PSA apresentados em 89 no XM e 607. Tinha 3 válvulas por cilindro.

                Também tenho essa ideia do XM e do 605 terem sido os primeiros a ter um multi-válvulas a diesel.

                É 605
                Editado pela última vez por nto; 03 January 2011, 23:34.

                Comentário


                  #68
                  Tópico curioso mas não deixa de ser ainda mais curioso constatar que grande
                  parte das invenções aqui presentes só foram possíveis graças aos fabricantes
                  de componentes. Diria até que a generalidade das inovações dos últimos
                  30 anos têm como criador companhias como a Bosch, Delphi, VDO, TRW,
                  Lucas, Denso, Valeo, Magneti Marelli e outras tantas.
                  Se nos anos 50, 60 e 70 era comum ver os fabricantes assumirem o papel
                  preponderante no desenvolvimento de novas tecnologias, hoje os construtores
                  passam esse papel para os fabricantes de componentes/sistemas e apenas
                  dedicam-se à integração dos mesmos. Estima-se que mais de 60% das novas
                  tecnologias(e com tendência para aumentar) sejam desenvolvidas pelos fornecedores.
                  Smart boys!! Passam uma boa parte dos custos de R&D para terceiros!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                    Tópico curioso mas não deixa de ser ainda mais curioso constatar que grande
                    parte das invenções aqui presentes só foram possíveis graças aos fabricantes
                    de componentes. Diria até que a generalidade das inovações dos últimos
                    30 anos têm como criador companhias como a Bosch, Delphi, VDO, TRW,
                    Lucas, Denso, Valeo, Magneti Marelli e outras tantas.
                    Se nos anos 50, 60 e 70 era comum ver os fabricantes assumirem o papel
                    preponderante no desenvolvimento de novas tecnologias, hoje os construtores
                    passam esse papel para os fabricantes de componentes/sistemas e apenas
                    dedicam-se à integração dos mesmos. Estima-se que mais de 60% das novas
                    tecnologias(e com tendência para aumentar) sejam desenvolvidas pelos fornecedores.
                    Smart boys!! Passam uma boa parte dos custos de R&D para terceiros!
                    Tens toda a razão e isto porque, por exemplo, a Bosch que é especializada em sistemas de injecção, Unidades de Controlo, etc continua a focar-se nesse campo e aperfeiçoar/inventar os seus sistemas, e não se dedica aos amortecedores, pneus ou travões, para isso existem outros, não são as marcas que vão começar agora a inventar esses sistemas, não têm capacidade e era estúpido e pouco lucrativo. Grande parte das marcas "só" têm de se preocupar com design, marketing, assistência e os escolher os melhores componentes ao preço mais competitivo possível, já que até nos motores começamos a ver apenas 3 ou 4 construtores e as marcas a comprarem a estes, não me admirava que daqui a uns anos hajam fabricas de motores completamente independentes das marcas, deixando de haver associações do tipo PSA - Peugeut/Citroen.
                    Podemos ver algo semelhante em quase todos os produtos, um computador por exemplo, a HP compra o processador e board à Intel, o disco à Seagate, as memorias à Samsung, o ecrã à LG, só tem de escolher a cor da carcaça, meter numa caixa, vender e dar assistência quando avaria. Era suicídio a HP decidir agora que ia inventar novos processadores melhores que os Intel/AMD que são empresas que andam nisto à 40 anos.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                      Estima-se que mais de 60% das novas
                      tecnologias(e com tendência para aumentar) sejam desenvolvidas pelos fornecedores.
                      Smart boys!! Passam uma boa parte dos custos de R&D para terceiros!
                      Confundes invenção com industrialização...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Confundes invenção com industrialização...

                        Utilizando como inspiração o seu username e avatar, será que foi a Renault
                        que inventou o Common Rail esférico apresentado no 1.5dCi ?
                        Será que foi a Renault que inventou e desenvolveu o sistema SRS do Megane II ?
                        E o sistema de direcção ou travagem, também foi a Renault ?
                        Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos
                        em condições...
                        Desconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
                        de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Shaft Ver Post

                          Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos
                          em condições...
                          Ainda agora começou e já temos uma forte candidata a frase do ano!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                            Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos em condições...
                            Aliás, o fórum todo gostaria de saber como é que se consegue extrair tanto, mais concretamente inventar e extrapolar, com base no meu comentário lá atrás...

                            Exagero e uma profunda imaginação fértil é o que me ocorre.



                            Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                            Desconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
                            de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!
                            A Renault tem a patente de bastante invenções, onde poderás encontrar o pré-tensor do cinto de segurança e os airbag de abertura faseada só para dar uns exemplos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              A Renault tem a patente de bastante invenções, onde poderás encontrar o pré-tensor do cinto de segurança e os airbag de abertura faseada só para dar uns exemplos.
                              Só invenções de alto relevo e extrema utilidade, portanto.

                              Comentário


                                #75
                                Claro que não têm qualquer interesse nenhum, sobretudo no que toca a evitar danos à vida Humana, lá agora...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Claro que não têm qualquer interesse nenhum, sobretudo no que toca a evitar danos à vida Humana, lá agora...
                                  No que toca e evitar danos, é concentrar-se no desempenho e dinâmica dos veículos. Aquilo que evita precisamente o recurso a invenções ridículas como essa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    No que toca e evitar danos, é concentrar-se no desempenho e dinâmica dos veículos. Aquilo que evita precisamente o recurso a invenções ridículas como essa.
                                    Como até nisso, a Renault está bastante bem cotada, tudo o que vier por acrescento e seja um benefício real, é sempre benvindo.

                                    Até porque os sistemas de retenção de um veículo também funcionam quando levas com outros carros em cima...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Shaft Ver Post

                                      Utilizando como inspiração o seu username e avatar, será que foi a Renault
                                      que inventou o Common Rail esférico apresentado no 1.5dCi ?
                                      Será que foi a Renault que inventou e desenvolveu o sistema SRS do Megane II ?
                                      E o sistema de direcção ou travagem, também foi a Renault ?
                                      Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos
                                      em condições...
                                      Desconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
                                      de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!
                                      A Formula 1 é o topo da investigação automóvel.

                                      Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.

                                      e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                        A Formula 1 é o topo da investigação automóvel.

                                        Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.
                                        Para além da Honda e da FIAT?

                                        Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                        e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
                                        Isso foi a Renault (bastante depois de haver em carros de estrada). Ainda te lembras de qual tirou melhor partido dessa tecnologia?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                          A Formula 1 é o topo da investigação automóvel.

                                          Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.

                                          e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
                                          Pode explicar-nos o que é que isso tem a ver com o que está a ser discutido ?
                                          Certamente não serei o único a não encontrar qualquer relação entre o seu
                                          post e o meu!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                            Pode explicar-nos o que é que isso tem a ver com o que está a ser discutido ?
                                            Certamente não serei o único a não encontrar qualquer relação entre o seu
                                            post e o meu!
                                            Quando há tão pouco para pegar, é o que acontece!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Apagar SFF.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                A Formula 1 é o topo da investigação automóvel.

                                                Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.

                                                e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
                                                Cada vez menos, na medida em que os novos regulamentos caminham para uma maior standardização em demasiados componentes.

                                                Se no passado, muito do que se criava na competição acabaria por "escorrer" para o automóvel do dia a dia de alguma forma, hoje em dia, o excesso de regulamentação não permite as liberdades criativas no campo tecnológico. O processo até acaba por se inverter em alguns casos, como a invasão diesel na competição, só possivel pelo sucesso do diesel no mercado automóvel.

                                                O user "Shaft" não disse nenhuma mentira. As "grandes" invenções têm saído da esfera do construtor, estando a indústria dos componentes a tomar o seu lugar. Seja no capítulo mecânico, electrónico ou até materiais.
                                                Não significa que os construtores não continuem a inovar, ou a trazer ideias novas para a indústria, mas um automóvel hoje em dia, no geral, já não é um projecto desenvolvido apenas nos limites dos ateliers e oficinas do construtor.
                                                Editado pela última vez por crash; 04 January 2011, 23:56.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  Para além da Honda e da FIAT?
                                                  ena tantas !!!!!!! grande lista, nunca imaginei!!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Aliás, o fórum todo gostaria de saber como é que se consegue extrair tanto, mais concretamente inventar e extrapolar, com base no meu comentário lá atrás...

                                                    Exagero e uma profunda imaginação fértil é o que me ocorre.





                                                    A Renault tem a patente de bastante invenções, onde poderás encontrar o pré-tensor do cinto de segurança e os airbag de abertura faseada só para dar uns exemplos.
                                                    Pelos vistos você não leu atentamente o meu post!
                                                    Penso que fui claro quando disse e passo a citar:
                                                    "Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo"
                                                    É o que se verifica em praticamente todos os tópicos deste fórum,
                                                    vem sempre a Renault à baila!

                                                    Quanto ao pré-tensor e o airbag, mais uma vez a Renault não inventou
                                                    nada, limitou-se a aplicar algo que já existia!
                                                    Recordo-o que em 1987 já a TRW tinha lançado um sistema pré-tensor e,
                                                    no caso do airbag, creio que a patente também pertence à TRW, companhia,
                                                    responsável pelo desenvolvimento do airbag dos nossos dias.
                                                    E já que falamos de airbags, o lateral foi lançado num Volvo mas a patente é
                                                    da Autoliv. Já o primeiro airbag com a forma do condutor foi lançado no C4 mas
                                                    a patente é TRW.
                                                    Convença-se de uma coisa, a Renault não tem um único centro de desenvolvimento
                                                    de airbags! Conhece a Dalphimetal ?
                                                    Editado pela última vez por Shaft; 05 January 2011, 00:13.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                                      Pode explicar-nos o que é que isso tem a ver com o que está a ser discutido ?
                                                      Certamente não serei o único a não encontrar qualquer relação entre o seu
                                                      post e o meu!
                                                      tem a ver que é na F1, onde existe competitividade levada ao extremo que as marcas automóveis, de acessórios, de pneus, degasolinas, etc, etc, têm investigado e transposto para o automovel comum muito daquilo que é lá testado pela primeira vez.

                                                      Ali todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                        ena tantas !!!!!!! grande lista, nunca imaginei!!
                                                        Sim, marcas automóveis actuais na F-1 é o que há mais.

                                                        Não esquecer a Alfa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Como até nisso, a Renault está bastante bem cotada, tudo o que vier por acrescento e seja um benefício real, é sempre benvindo.

                                                          Até porque os sistemas de retenção de um veículo também funcionam quando levas com outros carros em cima...
                                                          Diria que os veículos preparados pela Renault Sport estão bem cotados e os
                                                          restantes pautam-se pela média!
                                                          No capitulo da dinâmica a Ford oferece mais pelo mesmo preço, e é só um
                                                          exemplo!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                            tem a ver que é na F1, onde existe competitividade levada ao extremo que as marcas automóveis, de acessórios, de pneus, degasolinas, etc, etc, têm investigado e transposto para o automovel comum muito daquilo que é lá testado pela primeira vez.
                                                            Referes-te aquela competição da Bridgestone com... a Bridgestone?

                                                            Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                            Ali todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.
                                                            Disseste bem: ali! Infelizmente, fora da esfera da competição é o que se vê (será que algum dia se lembrarão de fazer caixas de velocidades em condições, por exemplo?)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                              tem a ver que é na F1, onde existe competitividade levada ao extremo que as marcas automóveis, de acessórios, de pneus, degasolinas, etc, etc, têm investigado e transposto para o automovel comum muito daquilo que é lá testado pela primeira vez.

                                                              Ali todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.
                                                              Você costuma ver a Formula 1 ?
                                                              A F1 actual é muito restrita quanto ao uso de novas tecnologias.... vê por lá algum
                                                              airbag ou ABS, só para dar estes dois meros exemplos.
                                                              Neste momento a F1 é tão rígida que até o sistema de travagem e arquitectura
                                                              do motor estão regulamentados.
                                                              Por exemplo, um motor camless não seria permitido!
                                                              Se a industria automóvel actual tivesse dependente das inovações
                                                              da F1 dos nossos dias, estávamos bem tramados!
                                                              Com alguma "sorte" nem o KERS chega a ver a luz do dia num
                                                              veículo de produção.
                                                              Editado pela última vez por Shaft; 05 January 2011, 00:32.

                                                              Comentário

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