Penso que o 1º motor diesel multi-válvulas num ligeiro foi o 2.1d e 2.1 TD da PSA apresentados em 89 no XM e 607. Tinha 3 válvulas por cilindro.
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Quem inventou o quê, afinal?
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostA FIAT tem o título de primeiro motor com injecção directa num ligeiro de passageiros...dado que em pesados ela já existia.
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Originalmente Colocado por WildChild Ver PostEste tópico faz-me lembrar isto:
YouTube - Gato Fedorento - Épa, Inventam Tudo!
Fica aqui o "original" e sem publicidades à mistura.
YouTube - Gato Fedorento - inventor de tudo
PS: Peço desculpa pelo OT.
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostPenso que o 1º motor diesel multi-válvulas num ligeiro foi o 2.1d e 2.1 TD da PSA apresentados em 89 no XM e 607. Tinha 3 válvulas por cilindro.
Também tenho essa ideia do XM e do 605 terem sido os primeiros a ter um multi-válvulas a diesel.
É 605Editado pela última vez por nto; 03 January 2011, 23:34.
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Tópico curioso mas não deixa de ser ainda mais curioso constatar que grande
parte das invenções aqui presentes só foram possíveis graças aos fabricantes
de componentes. Diria até que a generalidade das inovações dos últimos
30 anos têm como criador companhias como a Bosch, Delphi, VDO, TRW,
Lucas, Denso, Valeo, Magneti Marelli e outras tantas.
Se nos anos 50, 60 e 70 era comum ver os fabricantes assumirem o papel
preponderante no desenvolvimento de novas tecnologias, hoje os construtores
passam esse papel para os fabricantes de componentes/sistemas e apenas
dedicam-se à integração dos mesmos. Estima-se que mais de 60% das novas
tecnologias(e com tendência para aumentar) sejam desenvolvidas pelos fornecedores.
Smart boys!! Passam uma boa parte dos custos de R&D para terceiros!
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostTópico curioso mas não deixa de ser ainda mais curioso constatar que grande
parte das invenções aqui presentes só foram possíveis graças aos fabricantes
de componentes. Diria até que a generalidade das inovações dos últimos
30 anos têm como criador companhias como a Bosch, Delphi, VDO, TRW,
Lucas, Denso, Valeo, Magneti Marelli e outras tantas.
Se nos anos 50, 60 e 70 era comum ver os fabricantes assumirem o papel
preponderante no desenvolvimento de novas tecnologias, hoje os construtores
passam esse papel para os fabricantes de componentes/sistemas e apenas
dedicam-se à integração dos mesmos. Estima-se que mais de 60% das novas
tecnologias(e com tendência para aumentar) sejam desenvolvidas pelos fornecedores.
Smart boys!! Passam uma boa parte dos custos de R&D para terceiros!
Podemos ver algo semelhante em quase todos os produtos, um computador por exemplo, a HP compra o processador e board à Intel, o disco à Seagate, as memorias à Samsung, o ecrã à LG, só tem de escolher a cor da carcaça, meter numa caixa, vender e dar assistência quando avaria. Era suicídio a HP decidir agora que ia inventar novos processadores melhores que os Intel/AMD que são empresas que andam nisto à 40 anos.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostConfundes invenção com industrialização...
Utilizando como inspiração o seu username e avatar, será que foi a Renault
que inventou o Common Rail esférico apresentado no 1.5dCi ?
Será que foi a Renault que inventou e desenvolveu o sistema SRS do Megane II ?
E o sistema de direcção ou travagem, também foi a Renault ?
Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos
em condições...
Desconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostJá deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos em condições...
Exagero e uma profunda imaginação fértil é o que me ocorre.
Originalmente Colocado por Shaft Ver PostDesconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostClaro que não têm qualquer interesse nenhum, sobretudo no que toca a evitar danos à vida Humana, lá agora...
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostNo que toca e evitar danos, é concentrar-se no desempenho e dinâmica dos veículos. Aquilo que evita precisamente o recurso a invenções ridículas como essa.
Até porque os sistemas de retenção de um veículo também funcionam quando levas com outros carros em cima...
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Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
Utilizando como inspiração o seu username e avatar, será que foi a Renault
que inventou o Common Rail esférico apresentado no 1.5dCi ?
Será que foi a Renault que inventou e desenvolveu o sistema SRS do Megane II ?
E o sistema de direcção ou travagem, também foi a Renault ?
Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo, excepto veículos
em condições...
Desconstrua essas ideias, conheça o ramo e poupe-se de fazer este tipo
de comentários, ou também me vai dizer que foi a Renault que inventou o ABS!
Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.
e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
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Originalmente Colocado por amora Ver PostA Formula 1 é o topo da investigação automóvel.
Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.
Originalmente Colocado por amora Ver Poste já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
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Originalmente Colocado por amora Ver PostA Formula 1 é o topo da investigação automóvel.
Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.
e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
Certamente não serei o único a não encontrar qualquer relação entre o seu
post e o meu!
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Originalmente Colocado por amora Ver PostA Formula 1 é o topo da investigação automóvel.
Hás-de dizer-me quantas marcas de mass-market foram campeãs do mundo de F1.
e já agora quem foi a 1ª marca a utilizar um motor turbo na F1?
Se no passado, muito do que se criava na competição acabaria por "escorrer" para o automóvel do dia a dia de alguma forma, hoje em dia, o excesso de regulamentação não permite as liberdades criativas no campo tecnológico. O processo até acaba por se inverter em alguns casos, como a invasão diesel na competição, só possivel pelo sucesso do diesel no mercado automóvel.
O user "Shaft" não disse nenhuma mentira. As "grandes" invenções têm saído da esfera do construtor, estando a indústria dos componentes a tomar o seu lugar. Seja no capítulo mecânico, electrónico ou até materiais.
Não significa que os construtores não continuem a inovar, ou a trazer ideias novas para a indústria, mas um automóvel hoje em dia, no geral, já não é um projecto desenvolvido apenas nos limites dos ateliers e oficinas do construtor.Editado pela última vez por crash; 04 January 2011, 23:56.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostAliás, o fórum todo gostaria de saber como é que se consegue extrair tanto, mais concretamente inventar e extrapolar, com base no meu comentário lá atrás...
Exagero e uma profunda imaginação fértil é o que me ocorre.
A Renault tem a patente de bastante invenções, onde poderás encontrar o pré-tensor do cinto de segurança e os airbag de abertura faseada só para dar uns exemplos.
Penso que fui claro quando disse e passo a citar:
"Já deu para perceber que neste forúm a Renault faz tudo"
É o que se verifica em praticamente todos os tópicos deste fórum,
vem sempre a Renault à baila!
Quanto ao pré-tensor e o airbag, mais uma vez a Renault não inventou
nada, limitou-se a aplicar algo que já existia!
Recordo-o que em 1987 já a TRW tinha lançado um sistema pré-tensor e,
no caso do airbag, creio que a patente também pertence à TRW, companhia,
responsável pelo desenvolvimento do airbag dos nossos dias.
E já que falamos de airbags, o lateral foi lançado num Volvo mas a patente é
da Autoliv. Já o primeiro airbag com a forma do condutor foi lançado no C4 mas
a patente é TRW.
Convença-se de uma coisa, a Renault não tem um único centro de desenvolvimento
de airbags! Conhece a Dalphimetal ?Editado pela última vez por Shaft; 05 January 2011, 00:13.
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostPode explicar-nos o que é que isso tem a ver com o que está a ser discutido ?
Certamente não serei o único a não encontrar qualquer relação entre o seu
post e o meu!
Ali todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostComo até nisso, a Renault está bastante bem cotada, tudo o que vier por acrescento e seja um benefício real, é sempre benvindo.
Até porque os sistemas de retenção de um veículo também funcionam quando levas com outros carros em cima...
restantes pautam-se pela média!
No capitulo da dinâmica a Ford oferece mais pelo mesmo preço, e é só um
exemplo!
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Originalmente Colocado por amora Ver Posttem a ver que é na F1, onde existe competitividade levada ao extremo que as marcas automóveis, de acessórios, de pneus, degasolinas, etc, etc, têm investigado e transposto para o automovel comum muito daquilo que é lá testado pela primeira vez.
Originalmente Colocado por amora Ver PostAli todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.
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Originalmente Colocado por amora Ver Posttem a ver que é na F1, onde existe competitividade levada ao extremo que as marcas automóveis, de acessórios, de pneus, degasolinas, etc, etc, têm investigado e transposto para o automovel comum muito daquilo que é lá testado pela primeira vez.
Ali todas as marcas são de topo ao contrário do que é habitual ver na opinião do comum dos cidadãos com imensos preconceitos relativamente a algumas marcas mais populares.
A F1 actual é muito restrita quanto ao uso de novas tecnologias.... vê por lá algum
airbag ou ABS, só para dar estes dois meros exemplos.
Neste momento a F1 é tão rígida que até o sistema de travagem e arquitectura
do motor estão regulamentados.
Por exemplo, um motor camless não seria permitido!
Se a industria automóvel actual tivesse dependente das inovações
da F1 dos nossos dias, estávamos bem tramados!
Com alguma "sorte" nem o KERS chega a ver a luz do dia num
veículo de produção.Editado pela última vez por Shaft; 05 January 2011, 00:32.
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