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    Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
    Podes chamar-lhe o que quiseres, o VW convencionou designa-la assim, porque tem essa flexibilidade, mas é uma mesma plataforma usada transversalmente pela marca e grupo, dizer-se que é segmento b partilhar elementos da plataforma do Punto é muito redutor, é claro que a politica da Fiat para este carro passa por algo diferente do que fizeram com os modelos antecessores, pois pretendem marcar presença no SEGMENTO C com menos investimento, creio que não chega ao conceito lowcost, diria que mais modesto, algo semelhante ao que a Nissan fez com o Pulsar.
    Não.

    O Pulsar utiliza a nova plataforma modular da Renault-Nissan, também utilizada pelo Qashqai ou pelo futuro Talisman e Megane IV, a CMF-CD.

    O Agea é semelhante ao C-Elysée e ao Skoda Rapid, plataforma do segmento B alongada.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
      Não.

      O Pulsar utiliza a nova plataforma modular da Renault-Nissan, também utilizada pelo Qashqai ou pelo futuro Talisman e Megane IV, a CMF-CD.

      O Agea é semelhante ao C-Elysée e ao Skoda Rapid, plataforma do segmento B alongada.
      Epá. A plataforma small-wide é modular, aceita motores de alta cilindrada e está ser usada no desenvolvimento do Jeep Compass do segmento C.
      O Egea é um segmento C genuíno quer queiras quer não.

      Comentário


        Em certos países não há bem os segmentos como aqui.

        Na Turquia este FIAT será o tradicional familiar médio.
        Apesar de estar entre o B e o C, no passado o Tempra estava entre o C e o D.
        Tempra era C, mas a sua base e volumetria não ficava a dever aos primos do segmento D: Dedra e 155.

        Este FIAT Egea é uma berlina de "3 volumes" que vem substituir o Linea, que por sua vez ocupou o espaço do Marea.

        A sequência será:

        Egea
        Linea
        Marea
        Tempra
        Regata
        131 (Murat, Sahin, Dogan)
        124 (Murat)

        Comentário


          Originalmente Colocado por reckoner00 Ver Post

          O carro queria-se mais baixo. Assim parece que sofre de "jipose"

          Comentário


            Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
            Podes chamar-lhe o que quiseres, o VW convencionou designa-la assim, porque tem essa flexibilidade, mas é uma mesma plataforma usada transversalmente pela marca e grupo, dizer-se que é segmento b partilhar elementos da plataforma do Punto é muito redutor, é claro que a politica da Fiat para este carro passa por algo diferente do que fizeram com os modelos antecessores, pois pretendem marcar presença no SEGMENTO C com menos investimento, creio que não chega ao conceito lowcost, diria que mais modesto, algo semelhante ao que a Nissan fez com o Pulsar.
            Palavra correcta, um projecto que maximiza a sempre importantíssima questão cambial na produção industrial via variável de custo de produção (é fabricado na Turquia correcto?), a FIAT coloca motorização moderna a diesel e gasolina e o carro como já aqui tinha escrito com uma configuração correcta (JLL,PM), fica com uma apresentação bastante sóbria a roçar o elegante.

            O interior é linha FIAT tradicional.

            Para ocupação imediata do FIAT Bravo e Linea (carroçaria de 3 volumes), na Europa e recuperar venda e amortizar retorno, é opção correcta, para compacto familiar em mercado como o da Europa Central, Turco e/ou América do Sul, e talvez Norte de África é opção mais que correcta da FIAT.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
              Não.

              O Pulsar utiliza a nova plataforma modular da Renault-Nissan, também utilizada pelo Qashqai ou pelo futuro Talisman e Megane IV, a CMF-CD.

              O Agea é semelhante ao C-Elysée e ao Skoda Rapid, plataforma do segmento B alongada.
              As indicações que tenho não coincidem com o que afirmas, p.ex. aqui:

              http://turbo.sapo.pt/ensaios/artigo/...uls-13266.html

              Independentemente disso, e porque o meu passatempo forum AH passa por muito mais do que estar a discutir o sexo dos anjos, como já afirmei, podes achar que é segmentos B, C ou D, como intrinsecamente já afirmei, a marca é que define quem quer atingir e com que armas pretende fazê-lo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                Em certos países não há bem os segmentos como aqui.

                Na Turquia este FIAT será o tradicional familiar médio.
                Apesar de estar entre o B e o C, no passado o Tempra estava entre o C e o D.
                Tempra era C, mas a sua base e volumetria não ficava a dever aos primos do segmento D: Dedra e 155.

                Este FIAT Egea é uma berlina de "3 volumes" que vem substituir o Linea, que por sua vez ocupou o espaço do Marea.

                A sequência será:

                Egea
                Linea
                Marea
                Tempra
                Regata
                131 (Murat, Sahin, Dogan)
                124 (Murat)
                Sem duvida, essa linhagem mostra como houve sempre algum desalinhamento com a concorrência.

                Mas o certo, é que fazia algum sentido achar que com o Linea a Fiat estava num B, até pelas parecenças, era o Punto de 4 portas, neste caso, sai uma familia (lembro que para além deste virá se e 5p) com dimensões mais comuns aos atuais C, não há outro modelo da marca nessa faixa de mercado, e por outro lado teremos o substituto do Punto em 2016, diria que o substituto do Línea é também o substituto do Bravo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                  Sem duvida, essa linhagem mostra como houve sempre algum desalinhamento com a concorrência.

                  Mas o certo, é que fazia algum sentido achar que com o Linea a Fiat estava num B, até pelas parecenças, era o Punto de 4 portas, neste caso, sai uma familia (lembro que para além deste virá se e 5p) com dimensões mais comuns aos atuais C, não há outro modelo da marca nessa faixa de mercado, e por outro lado teremos o substituto do Punto em 2016, diria que o substituto do Línea é também o substituto do Bravo.
                  E faz muito mais sentido lançarem um carro de segmento C com várias carroçarias como vai ser o caso deste Egea em vez de fazerem como fizeram com o Bravo que só tinha a versão hatch e nem sequre tinha uma SW. Algo que condicionou muito o sucesso deste na Europa.
                  Logo por aí acho que este Egea vai conseguir vender bem se apostarem no hatch e SW para a Europa Ocidental. Basta esperar para ver a volumetria da bagageira da carrinha.

                  Comentário


                    Great anticipation for Fiat's new Compact Sedan: TIPO is its name





                    Expectation for the name of Fiat's new Compact Sedan was high and the wait is now over. A name steeped in history for the new three-box sedan which was revealed in May at the Istanbul Motor Show as the first chapter of the 'Fiat Ægea' Project. Sales of the car will start in Italy in December and be gradually extended to the other EMEA region countries.

                    TIPO: this will be the name sported on the livery of the new Compact Sedan in all EMEA region countries except for Turkey, where the project name turned out to be so successful that it was decided to keep it for the car as well. The symbolic name has been used by Fiat since its earliest days and is now making a comeback on a global model designed to tackle the challenges of the future.

                    Fonte: Fiat


                    Já podem mudar o titulo do tópico para TIPO
                    Editado pela última vez por reckoner00; 12 October 2015, 10:41. Razão: imagem

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                      Originalmente Colocado por reckoner00 Ver Post
                      Great anticipation for Fiat's new Compact Sedan: TIPO is its name




                      Fonte: Fiat


                      Já podem mudar o titulo do tópico para TIPO
                      Like

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                        Hehe. Nome mais adequado não há.

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                          Isso é que é ir lá atrás. Não estou totalmente de acordo com o ressuscitar deste nome, mas pelo menos é simples de pronunciar em qualquer lado, o que pode ajudar comercialmente.
                          Chegou a haver um 1.1 "Smart" lá por casa durante um par de anos. E houve um par deles que sobreviveram até bem dentro da primeira década deste século com outros familiares.
                          Espaço é que não faltava naquele carro. É o que melhor me recordo.

                          Se era para ir buscar nomes lá atrás, este Tipo sedan deveria ser chamado de Tempra
                          Considerando que se trata de um produto derivado da Small-Wide, o packaging deverá estar uns furos abaixo do Tipo original, que era o seu maior trunfo.
                          Cada vez mais, falta à Fiat uma plataforma modular de nova geração, como a que os rivais têm vindo a apresentar, para limar algumas arestas dos produtos que têm lançado.

                          Comentário


                            Que lhes faz falta uma plataforma mais moderna lá isso é verdade até para conseguirem reduções de peso porque os carros da Fiat são pesadotes comparados com a concorrência.
                            Mas a small-wide é modular qb e basta ires uma página atrás para veres o porquê. Também está a ser usada como a plataforma para o novo Jeep Compass que vai ser o C-SUV da Jeep.

                            Mas duvido muito que fizessem uma plataforma nova para um modelo como este. Já se tiver um sucessor lá para os 2020's então de certeza que vai ter plataforma nova.

                            E o nome Tempra também teria muita piada para um sedan mas não devem ter querido complicar mais o marketing... Em minha casa tivemos um Tempra quando era miúdo e era um carro impecável e futurista no interior. Eu adorava o carro por causa do relógio digital, indicador de portas abertas, etc (um miúdo contenta-se com pouco).
                            Editado pela última vez por Rosmano; 12 October 2015, 12:04.

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                                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                  Que lhes faz falta uma plataforma mais moderna lá isso é verdade até para conseguirem reduções de peso porque os carros da Fiat são pesadotes comparados com a concorrência.
                                  Mas a small-wide é modular qb e basta ires uma página atrás para veres o porquê. Também está a ser usada como a plataforma para o novo Jeep Compass que vai ser o C-SUV da Jeep.

                                  Mas duvido muito que fizessem uma plataforma nova para um modelo como este. Já se tiver um sucessor lá para os 2020's então de certeza que vai ter plataforma nova.

                                  E o nome Tempra também teria muita piada para um sedan mas não devem ter querido complicar mais o marketing... Em minha casa tivemos um Tempra quando era miúdo e era um carro impecável e futurista no interior. Eu adorava o carro por causa do relógio digital, indicador de portas abertas, etc (um miúdo contenta-se com pouco).
                                  Também tive alguns familiares com Tempra, entre carro e carrinha. O painel de bordo era brutal para um puto. E para mais, quando na altura ainda se via na TV o KITT!

                                  A plataforma nova não seria destinada a este modelo apenas.
                                  Mas acho que está na altura de porem as mãos na massa para uma plataforma que possa, pelo menos, abarcar tudo o que é segmento B e C, que actualmente, no que toca a dimensões, parecem cada vez mais fundir-se.
                                  Precisam de uma plataforma nova, com recurso aos materiais mais recentes - aços de alta resistência, por ex -, a métodos de produção otimizados, que permitirá atacar a questão do peso. Não só terá de ser flexivel numa questão dimensional, como também tecnológica. Podendo suportar, com custos razoáveis, módulos diversos ao nivel da suspensão, travagem, grupos motrizes (combustão interna, híbridos e elétricos).

                                  Conseguir ter uma matriz comum, que pudesse responder às necessidades de mercados como o sul-americano e europeu, deveria permitir economias de escala brutais e um melhor aproveitamento das diversas unidades de produção, já que estas estariam capazes de produzir qualquer um dos modelos que derivassem desta base comum.

                                  Anyway...
                                  Acho que poderiam ter mantido o nome Linea, que é um nome que até "caiu" bem no mercado, não lembrando os Fiats dos anos 80/90, como o Tipo, que pecaram por alguma fragilidade.
                                  O nome Linea funcionaria no mercado de destino, na Turquia, onde poderia continuar a sua carreira de liderança, e acrescentar a carrinha para o mercado ocidental acho que seria mais que suficiente para garantir o sucesso comercial expectável

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                                    Alguém sabe qual vai ser a motorização?

                                    Espero que o hatchback ou até mesmo a carrinha sejam mais bem parecidos que isto, e já agora (se não for pedir muito) que tenham solucionado a questão do logotipo da marca que está constantemente a cair no Bravo.

                                    Comentário


                                      http://egea.fiat.com.tr/egea-teknik-bilgiler.pdf

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                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                        Também tive alguns familiares com Tempra, entre carro e carrinha. O painel de bordo era brutal para um puto. E para mais, quando na altura ainda se via na TV o KITT!

                                        A plataforma nova não seria destinada a este modelo apenas.
                                        Mas acho que está na altura de porem as mãos na massa para uma plataforma que possa, pelo menos, abarcar tudo o que é segmento B e C, que actualmente, no que toca a dimensões, parecem cada vez mais fundir-se.
                                        Precisam de uma plataforma nova, com recurso aos materiais mais recentes - aços de alta resistência, por ex -, a métodos de produção otimizados, que permitirá atacar a questão do peso. Não só terá de ser flexivel numa questão dimensional, como também tecnológica. Podendo suportar, com custos razoáveis, módulos diversos ao nivel da suspensão, travagem, grupos motrizes (combustão interna, híbridos e elétricos).

                                        Conseguir ter uma matriz comum, que pudesse responder às necessidades de mercados como o sul-americano e europeu, deveria permitir economias de escala brutais e um melhor aproveitamento das diversas unidades de produção, já que estas estariam capazes de produzir qualquer um dos modelos que derivassem desta base comum.

                                        Anyway...
                                        Acho que poderiam ter mantido o nome Linea, que é um nome que até "caiu" bem no mercado, não lembrando os Fiats dos anos 80/90, como o Tipo, que pecaram por alguma fragilidade.
                                        O nome Linea funcionaria no mercado de destino, na Turquia, onde poderia continuar a sua carreira de liderança, e acrescentar a carrinha para o mercado ocidental acho que seria mais que suficiente para garantir o sucesso comercial expectável
                                        A plataforma actual serve para B e C. Mas sim, precisam de uma nova por tudo o que mencionaste.
                                        Mas considerando o discurso do Marchionne acho que uma plataforma nova só será na próxima geração de modelos e não nesta que está a sair agora. Provavelmente depois de ter arranjado um parceiro com que dividir custos e fazer sinergias.

                                        E o painel de bordo do Tempra... Para mim na altura aquilo parecia um carro vindo do futuro!
                                        Editado pela última vez por Rosmano; 12 October 2015, 13:49.

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                                          Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                                          As indicações que tenho não coincidem com o que afirmas, p.ex. aqui:

                                          http://turbo.sapo.pt/ensaios/artigo/...uls-13266.html

                                          Independentemente disso, e porque o meu passatempo forum AH passa por muito mais do que estar a discutir o sexo dos anjos, como já afirmei, podes achar que é segmentos B, C ou D, como intrinsecamente já afirmei, a marca é que define quem quer atingir e com que armas pretende fazê-lo.
                                          Independentemente de ser de segmento B ou C, uma coisa é certa e acho que estamos todos de acordo, este carro tem como objectivo ir buscar tanto clientes ao segmento B como ao C. É um modelo que pretende abranger um leque grande clientes alvo.

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                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            Também tive alguns familiares com Tempra, entre carro e carrinha. O painel de bordo era brutal para um puto. E para mais, quando na altura ainda se via na TV o KITT!

                                            A plataforma nova não seria destinada a este modelo apenas.
                                            Mas acho que está na altura de porem as mãos na massa para uma plataforma que possa, pelo menos, abarcar tudo o que é segmento B e C, que actualmente, no que toca a dimensões, parecem cada vez mais fundir-se.
                                            Precisam de uma plataforma nova, com recurso aos materiais mais recentes - aços de alta resistência, por ex -, a métodos de produção otimizados, que permitirá atacar a questão do peso. Não só terá de ser flexivel numa questão dimensional, como também tecnológica. Podendo suportar, com custos razoáveis, módulos diversos ao nivel da suspensão, travagem, grupos motrizes (combustão interna, híbridos e elétricos).

                                            Conseguir ter uma matriz comum, que pudesse responder às necessidades de mercados como o sul-americano e europeu, deveria permitir economias de escala brutais e um melhor aproveitamento das diversas unidades de produção, já que estas estariam capazes de produzir qualquer um dos modelos que derivassem desta base comum.

                                            Anyway...
                                            Acho que poderiam ter mantido o nome Linea, que é um nome que até "caiu" bem no mercado, não lembrando os Fiats dos anos 80/90, como o Tipo, que pecaram por alguma fragilidade.
                                            O nome Linea funcionaria no mercado de destino, na Turquia, onde poderia continuar a sua carreira de liderança, e acrescentar a carrinha para o mercado ocidental acho que seria mais que suficiente para garantir o sucesso comercial expectável
                                            Concordo contigo a 100%, até gosto do nome mas não compreendo o porquê desta escolha, também acho que faria mas sentido ser o Tempra.

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                                              Pois eu acho bem…
                                              Parece-me contraproducente a utilização de vários nomes para carroçarias diferentes, ritmo/regata, tipo/tempra, bravo/brava/marea, custa muito a um nome ganhar força, se se dispersarem recursos…
                                              Esta é a primeira de 3 carroçarias, fará impressão um tipo de 3 volumes, como faria um tempra de 2.

                                              Comentário


                                                Mas pensando bem até faz sentido, porque o FIAT Tipo foi o último grande sucesso que a FIAT teve na Europa acima do Punto. Tanto o Bravo/a, como o Stilo ficaram bastante longe do sucesso do Tipo (que até foi carro Europeu do ano em 1989).

                                                Comentário


                                                  Gosto do pormenor do condutor ser o director da Auto Foco!

                                                  Comentário


                                                    Este modelo está longe de ombrar com o impato que um Tempra teve a qdo do seu surgimento no mercado. Muito mais elegante para a época, design fantástico (dentro e fora), confortável e seguro! Aliás o carro que mais saudades deixou cá em casa...

                                                    Isto é um carrito "low cost"...com motores turbo dependente (e com pouca cavalagem), para depois andar na oficina a limpar o carvão e afinar turbos..

                                                    Para isto, seguiam a mentalidade da mazda e tiravam a dependência dos turbos para as potências que pretendem oferecer.

                                                    O carro não é desengraçado, mas na minha opinião nem para "solas dos sapatos" do Tempra (na época que foi lançado). Falta-lhe "sal"..

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                      Alguém sabe qual vai ser a motorização?

                                                      Espero que o hatchback ou até mesmo a carrinha sejam mais bem parecidos que isto, e já agora (se não for pedir muito) que tenham solucionado a questão do logotipo da marca que está constantemente a cair no Bravo.
                                                      Diesel:
                                                      - 1.3 Mjet 95cv
                                                      - 1.6 Mjet 120cv

                                                      Gasolina: (para a Turquia, o resto da Europa não sei)
                                                      - 1.4 FIRE 95cv
                                                      - 1.6 110cv
                                                      Editado pela última vez por reckoner00; 12 October 2015, 18:23.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por reckoner00 Ver Post
                                                        Diesel:
                                                        - 1.3 Mjet 95cv
                                                        - 1.6 Mjet 120cv

                                                        Gasolina: (para a Turquia, o resto da Europa não sei)
                                                        - 1.4 FIRE 95cv
                                                        - 1.6 110cv
                                                        Reckoner00, ensaios, ainda não há?

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                                                          Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                                                          Reckoner00, ensaios, ainda não há?

                                                          Visto que o ensaio da Quattroruote vai sair na edição de Novembro, a restante imprensa Europeia deve lançar pela mesma altura.

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                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                            Mas pensando bem até faz sentido, porque o FIAT Tipo foi o último grande sucesso que a FIAT teve na Europa acima do Punto. Tanto o Bravo/a, como o Stilo ficaram bastante longe do sucesso do Tipo (que até foi carro Europeu do ano em 1989).
                                                            Atenção que o Bravo também foi carro do ano!

                                                            E atenção também que o Bravo teve ainda algum sucesso que relembro.
                                                            As comerciais Bravo TD100 e depois JTD foram o primeiro carro Italiano a ter sucesso e fama no gasóleo.
                                                            Até ao Bravo, as vendas de gasóleo nos carros Italianos e FIAT eram praticamente insignificantes, excepto alguma coisa de Uno TD.

                                                            Mas foi o Bravo que deu provas de ser de guerra, com o seu 1900 Diesel.
                                                            Para além de ser uma carrinha das melhores da época, a começar pelo comportamento em curva e pela beleza do carro.
                                                            Não sei se o Bravo ficava a dever em beleza ao ALFA 145.
                                                            Editado pela última vez por gtabarth; 12 October 2015, 21:28.

                                                            Comentário


                                                              Também foi nessa altura que ocorreu a emancipação do diesel por cá ;) antes era só fiorinos e ducatos (ou seja carrinhas de trabalho).. E a Fiat já tinha.motores sobrealimentados de injecção direta diesel (TDI) que equiparam o croma por exemplo

                                                              Comentário

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