Anúncio

Collapse
No announcement yet.

2013 ● Maserati Quattroporte [M156] | Primeiras imagens oficiais e vídeos [pág. 3]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Falam Harald Wester, Lorenzo Ramaciotti (que génio!!) e o Signori Paolo Martinelli (SÓ ex-Scuderia Ferrari!):

    Os motores serão todos feitos em Maranello!


    The New Maserati

    “Maserati stands today at the edge of an unparalleled strategic and industrial growth that will see our presence in the world rise to 50,000 units a year by 2015. This growth is a challenge for which Maserati has carefully prepared itself and that we all welcome with anticipation.

    “It is a growth based on those values of style, elegance, quality and performance for which Maserati has always been recognised and praised in almost 100 years of history. This exciting progression will make the new Maserati a true global player with two new production sites in two different continents and a heart solidly planted in Modena, Italy, where our roots are.

    “It is a growth that will be based on three new models entering two new segments of the automobile market – and it starts with the all-new 2013 Maserati Quattroporte.”



    Harald Wester, Maserati CEO

    Maserati Quattroporte: Italian design at its best

    “The new Maserati Quattroporte is a high-performance sports luxury saloon that reinterprets the design features of classic Maseratis in a contemporary design language. Its style was born out of the guiding design principles of Maserati: harmony of shapes, dynamism of lines and Italian elegance. More generous in size when compared to the previous model, the new Quattroporte has a design that is at once graceful and sinuous, fashioned to bring out the sporty nature of the car.

    “Some of the elements characterising the previous model have been purposely maintained: the front grille, the three side vents and the triangular C pillar. At the same time new style and functional features have been introduced: the strong belt line that runs through the entire side of the car giving the new Quattroporte a look and feel that is at once muscular and elegant, with frameless doors and three side windows.

    “Inside, the design of the Quattroporte aims at essentiality, stressing the simplicity of lines and the full functionality of the on-board instrumentation. Functional elements are blended with soft quality surfaces made of prestigious woods and refined leathers.”



    Lorenzo Ramaciotti, Head of Maserati Design Centre

    Maserati Quattroporte: All-New Next Generation Powertrain

    “The innovative Maserati engines of the all-new Maserati Quattroporte have been designed and developed by Maserati and Ferrari engineers in the heart of Italy’s motor valley. They are going to be produced in the Ferrari plant in Maranello that has been synonymous with cutting-edge technology and passion for well over 60 years.

    “Passion is indeed the middle name of a whole new generation of Maserati engines that will equip the all-new Maserati Quattroporte and the models that will soon follow it on the market. Passion and state-of-the-art technology, both at the heart of all the new Maserati engines that will be mounted on the next generation of Maserati vehicles, have produced engines that are not only more powerful than ever, or more exciting to drive than ever – but also more fuel efficient than ever before.”



    Paolo Martinelli, Maserati Powertrain Director

    Maserati Quattroporte: Key Technical Features

    “Refined technical solutions, an explicit attention to the most challenging targets in terms of performance, comfort, efficiency and safety – these are the key elements of the all-new Maserati Quattroporte.

    “Maserati engineers have worked – with a competence matched only by their passion – in chassis designing and engineering, weight reduction, ergonomic enhancement to develop a car capable of fitting different powertrain architectures and transmission configurations for the most diverse driving conditions but always maintaining Maserati’s trademark best-in-class driving comfort.

    “The result is the all-new Maserati Quattroporte, a luxury sports saloon that reaches new heights in terms of performance and handling, driving enjoyment as well as respect of the world we live in: the best performance ever in the long history of Maserati’s four-door flagship saloon is matched by the unprecedented success in the quest for a more fuel efficient automobile. All this done, of course, as you may expect from Maserati, in the spirit of the most severe active and passive safety conditions.”



    Ainda se me saísse o Euromilhões de vez em quando!!

    Comentário


      #92
      Bons vídeos.

      Apareceram patentes muito altas e de grande Curriculum a falar sobre o carro.

      Ainda sobre o carro: a cor (cinzento clara) da fotos que aparecem, seria por certo das últimas que eu pessoalmente compraria.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
        ao interior falta muita classe até chegar aos limões. Aqueles comandos do volante parecem saídos do meu Corsa!
        Falta Classe?

        Comentário


          #94
          Lá por ter cromados, madeiras e um relógio analógico tem classe? Para o que se pede a um Maserati é muito fraco, mesmo comparando com os alemães. É bom para americano ver.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
            Lá por ter cromados, madeiras e um relógio analógico tem classe? Para o que se pede a um Maserati é muito fraco, mesmo comparando com os alemães. É bom para americano ver.
            Não podia discordar mais, acho que o interior está mesmo muito bom. Se tivesse um reparo a fazer seria única e exclusivamente ao painel de instrumentos que não está nada por aí além...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
              Lá por ter cromados, madeiras e um relógio analógico tem classe? Para o que se pede a um Maserati é muito fraco, mesmo comparando com os alemães. É bom para americano ver.
              Muito Fraco?
              Não sei em que te baseias.
              Não deves estar a ver as mesmas fotos do resto das pessoas.

              Ora bem, mesmo que o interior fosse idêntico ao do modelo que agora acaba, que não tivesse melhorado, não lhe falta Classe, pelo contrário, é um exemplo de Classe e Categoria e não é muito fraco, é muito forte, muito bom.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                Se tivesse um reparo a fazer seria única e exclusivamente ao painel de instrumentos que não está nada por aí além...
                Vamos ver como resulta quando ligado, com aquela zona de ecrã entre o velocímetro e o Conta-Rotações.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                  Lá por ter cromados, madeiras e um relógio analógico tem classe? Para o que se pede a um Maserati é muito fraco, mesmo comparando com os alemães. É bom para americano ver.
                  Qual é respectivamente a e/ou marcas automóveis na Europa Continental que apresentam um portefólio histórico do nível comercial de uma exigência do nível desta marca?, (não é aceitável modelos esporádicos como argumento, coisa comum a algumas marcas )

                  NB: Curiosamente o mercado automóvel Norte-Americano consegue colocar alguns logotipos próximos da exigência Transalpina, nestas extravagâncias automobilísticas,

                  Comentário


                    #99
                    Só de vir com motor FERRARI,já gosto!

                    Comentário


                      (Petróleo)

                      Comentário


                        A traseira está elegante, mas desinspirada e como já mencionaram, muito parecida à de um Audi recente (nomeadamente o A6).

                        Já a frente está estranha, as ópticas dianteiras acho feias e o lava-faróis está um pouco estranho.

                        Por dentro parece uma enorme evolução, o anterior estava (até mesmo quando saiu) bastante desactualizado e era até embaraçoso para um carro deste calibre e preço.

                        Esperemos que o interior tenha mesmo qualidade e que se bata com as versões mais potentes do Série 5, Classe E, A6, Jag XF etc.

                        Comentário


                          Se pusessem o símbolo da Kia na traseira, enganavam-me redondamente. Não sei se isto é uma crítica ao design do Maserati, se um elogio ao da Kia.

                          Gosto muito da dianteira, principalmente por ter um perfil ascendente e esculpido, e uma lateral com umas linhas fluidas tal como na actual geração. Não morro de amores pelo interior, está depurado mas podia estar melhor, gosto mais das interpretações norte-europeias neste sentido.

                          No geral está bastante bom, mas falta-lhe um pouquinho mais de emoção, e a traseira precisava de um retoque para se distanciar de modelos generalistas.

                          Comentário


                            Para já, no que diz respeito ao desenho exterior, gosto mais do modelo actual.

                            Comentário


                              Aguardo specs...
                              Editado pela última vez por paslg; 06 November 2012, 21:23.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                A traseira está elegante, mas desinspirada e como já mencionaram, muito parecida à de um Audi recente (nomeadamente o A6).

                                Já a frente está estranha, as ópticas dianteiras acho feias e o lava-faróis está um pouco estranho.

                                Por dentro parece uma enorme evolução, o anterior estava (até mesmo quando saiu) bastante desactualizado e era até embaraçoso para um carro deste calibre e preço.

                                Esperemos que o interior tenha mesmo qualidade e que se bata com as versões mais potentes do Série 5, Classe E, A6, Jag XF etc.
                                Do serie 7, A8, S e Jag XJ suponho...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Não fiquei fã das jantes apresentadas.
                                  Por certo vão ter várias diferentes.
                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Ainda sobre o carro: a cor (cinzento clara) da fotos que aparecem, seria por certo das últimas que eu pessoalmente compraria.
                                  Na questão das jantes concordo contigo, não as acho muito inspiradas.

                                  Já a cor parece-me champagne e acho que tem o seu valor

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por paslg Ver Post
                                    (...) XJ (...)
                                    Pertença da Europa Insular,

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Na questão das jantes concordo contigo, não as acho muito inspiradas.

                                      Já a cor parece-me champagne e acho que tem o seu valor
                                      Eu estou cansado de carros Cinzentos Claros.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                        Se pusessem o símbolo da Kia na traseira, enganavam-me redondamente. Não sei se isto é uma crítica ao design do Maserati, se um elogio ao da Kia.

                                        Gosto muito da dianteira, principalmente por ter um perfil ascendente e esculpido, e uma lateral com umas linhas fluidas tal como na actual geração. Não morro de amores pelo interior, está depurado mas podia estar melhor, gosto mais das interpretações norte-europeias neste sentido.

                                        No geral está bastante bom, mas falta-lhe um pouquinho mais de emoção, e a traseira precisava de um retoque para se distanciar de modelos generalistas.
                                        a traseira parece a do Optima (o único Kia que acho bonito), mas também parece visto de traseira/ 3 quartos o novo Lexus GS450

                                        acho que o pior erro está na frente, aqueles farois estão estranhos

                                        por fim, já que estamos numa de parecenças, aquele interior, se tivesse a manete da caixa circular parecia o dos Jaguares (XF)

                                        Comentário


                                          The all new Maserati Quattroporte

                                          Esperemos em breve um configuradpr como do modelo "velho":
                                          Maserati Quattroporte S - Configura il tuo sogno

                                          Nota: aproveitem para brincar um pouco.
                                          No interior tem piada mesmo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Eu estou cansado de carros Cinzentos Claros.
                                            O que eu pretendi dizer, além de que a cor tem o seu interesse, é que é champagne e não cinzento

                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                                            Comentário


                                              Realmente não gosto muito dos faróis dianteiros. E do ecra multimedia. De resto

                                              Comentário


                                                A frente chega a ser estranha, mas um estranho bom Pessoalmente gosto muito.
                                                Além disso todo o carro faz parecer o quattroporte anterior "velho". O que também só pode ser bom.
                                                Infelizmente quase de certeza que nunca vou ver nenhum, pelo menos tão cedo. Já o modelo actual acho que só o vi aí umas duas ou três vezes.

                                                Comentário


                                                  o antigo em versão estrela de cinema (no filme Intouchables - Amigos Improváveis)

                                                  Teaser 2 - Intouchables - YouTube

                                                  o início desse filme tem uma cena com o Quattroporte que é de arrepiar

                                                  Comentário


                                                    Das imagens que temos por agora, confesso que não é o passo em frente que estava à espera.
                                                    Já o salão de Paris deixou um sabor agri-doce, pois apesar de haver uma série de desenhos mais ou menos apelativos, digamos que deixamos de andar em frente para decididamente estarmos a dar uns passos para o lado.

                                                    E este novo QP é exactamente a mesma coisa, como dá para comparar em baixo:





                                                    Aspecto realmente positivo do novo QP é sem dúvida a percepção de criatura com um desenho melhor estruturado.
                                                    O carro tem superfícies bem melhor definidas e modeladas, sobretudo nos flancos, e com estas delimitadas entre arestas mais vivas, todo a pele parece ter ganho tensão.
                                                    O anterior QP falhava nesse aspecto. Faltava alguma definição e finesse na modelação das superfícies.

                                                    Por incrivel que pareça continuam a não conseguir acertar com os grupos ópticos, seja na frente ou na traseira.
                                                    Se o anterior tinha uns perturbadores tiques de Rover 75 na traseira, o novo podemos ir buscar uma série de modelos. Seja o A6, o E63 AMG (ponteiras), Kia Optima... não interessa. Falta distinção e é demasiado derivativo nas soluções que emprega. Não é dificil encontrar soluções semelhantes em outros sedans das mais variadas proveniências.
                                                    E para mais, comparando com a limpeza do antecessor, esta traseira está demasiado carregada. O ponto onde ópticas, spoiler, bagageira se encontram é particularmente congestionado, com linhas de corte e transições de superfície concentrados num espaço demasiado pequeno.

                                                    Na frente, se o anterior nunca conseguiu uma relação convincente entre ópticas e grelha, este torna-se estranho nos contornos que apresenta. AS ópticas são bastante recortadas e de aspecto agressivo. Em conjugação com a área inferior da frente, derivada daquela que vimos no Mc Stradale, temos uma frente que faria mais sentido no sucessor do GRanturismo. Pelo menos, a relação entre os diversos elementos da frente parece-me bem mais harmoniosa, com tudo em proporção.

                                                    A única imagem que realmente me surpreendeu foi a lateral. Se a imagem não estiver "deformada" é um animal bastante comprido. E quem já viu o actual QP na rua, sabe que não é propriamente uma criatura pequena.
                                                    O crescimento do QP pode-se justificar pela chegada do Ghibli, mas mesmo assim, surpreende a longa carroçaria e distância entre-eixos. Cá para mim, o QP acabará por ser a versão longa do Ghibli.


                                                    Espero por mais imagens, à luz do dia.
                                                    Talvez as expectativas fossem altas, dado a casa de onde vem.

                                                    Mas a Maserati também jogou pelo seguro.
                                                    Até pela conversa que se ouve nos videos, é de esperar mais motorizações que apenas o V8, e tracção às 4 já está confirmado.
                                                    Certamente deverá comer com o V6 sobrealimentado que a Ferrari está a desenvolver, e aposto que terá 3000cc (dando uma de futurologia), isto porque 3000 é o número chave na China. Os clientes destas máquinas por lá são conduzidos, não conduzem. Pouco interessa o motor que vai à frente. E o sistema de tributação chinês penaliza bastante os motores acima dessa capacidade. A Jaguar colocou o novo 3.0 V6 SC no XJ já devido a essa razão. Logo, se queremos que venda bem na China onde o mercado de luxo continua a crescer...
                                                    E tracção às 4 certamente garantirá vendas extra nos EUA, nos estados que são brindados com Invernos mais rigorosos.

                                                    Se estão a querer chegar a uma audiência mais vasta, até se compreende esta estética mais consensual e derivativa e menos peculiarmente "italiana".
                                                    Mas dá pena.
                                                    É um desenho mais auto-confiante, mas por outro lado perdeu algumas das idionssicrasias que costumam caracterizar a estratosfera automóvel italiana e que acrescentam diversidade ao panorama global, que acaba por ser demasiado influenciado pelo paradigma germânico, sobretudo nestas tipologias. E quando surge a oportunidade de fazer algo fora do habitual, surge coisas desproporcionadas e aberrantes como o Panamera.
                                                    Mesmo assim, ao lado da possivel concorrência germânica, o QP ainda está longe dos desenhos clinicos destes, que expressam eficiência, competência e rigor de execução, mas deixam algo a desejar no campo da emoção ou no acto de cativar o observador/utilizador ou até elegÂncia.
                                                    Um XJ aproxima-se bastante mais conceptualmente, e apesar de não convencer totalmente, acaba por se tornar na proposta mais ousada e interessante deste grupinho.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por paslg Ver Post
                                                      Do serie 7, A8, S e Jag XJ suponho...
                                                      O posicionamento deste carro não me parece óbvio.

                                                      Claro que é bastante mais distinto que um segmento E alemão, afinal de contas estes começam de base com motorizações mundanas como um quatro cilindros diesel e o QP só tem (pelo menos o actual modelo) um belíssimo V8 de origem Ferrari.

                                                      Por outro lado é uma berlina desportiva, mais parecida a um M5 do que a um Série 7 com motor V8 a gasolina, por exemplo. Pode-se dizer que é umas espécie de M5 menos tecnológico (pelo menos o modelo actual) com um motor Ferrari. E claro com uma estética bastante mais peculiar e distinta, algo que parece se perder parcialmente neste novo modelo mais german.


                                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                      Por incrivel que pareça continuam a não conseguir acertar com os grupos ópticos, seja na frente ou na traseira.

                                                      Se o anterior tinha uns perturbadores tiques de Rover 75 na traseira, o novo podemos ir buscar uma série de modelos. Seja o A6, o E63 AMG (ponteiras), Kia Optima... não interessa. Falta distinção e é demasiado derivativo nas soluções que emprega. Não é dificil encontrar soluções semelhantes em outros sedans das mais variadas proveniências.
                                                      E para mais, comparando com a limpeza do antecessor, esta traseira está demasiado carregada. O ponto onde ópticas, spoiler, bagageira se encontram é particularmente congestionado, com linhas de corte e transições de superfície concentrados num espaço demasiado pequeno.

                                                      Na frente, se o anterior nunca conseguiu uma relação convincente entre ópticas e grelha, este torna-se estranho nos contornos que apresenta. AS ópticas são bastante recortadas e de aspecto agressivo. Em conjugação com a área inferior da frente, derivada daquela que vimos no Mc Stradale, temos uma frente que faria mais sentido no sucessor do GRanturismo. Pelo menos, a relação entre os diversos elementos da frente parece-me bem mais harmoniosa, com tudo em proporção.

                                                      A única imagem que realmente me surpreendeu foi a lateral. Se a imagem não estiver "deformada" é um animal bastante comprido. E quem já viu o actual QP na rua, sabe que não é propriamente uma criatura pequena.
                                                      O crescimento do QP pode-se justificar pela chegada do Ghibli, mas mesmo assim, surpreende a longa carroçaria e distância entre-eixos. Cá para mim, o QP acabará por ser a versão longa do Ghibli.


                                                      Espero por mais imagens, à luz do dia.
                                                      Talvez as expectativas fossem altas, dado a casa de onde vem.

                                                      Mas a Maserati também jogou pelo seguro.
                                                      Até pela conversa que se ouve nos videos, é de esperar mais motorizações que apenas o V8, e tracção às 4 já está confirmado.
                                                      Certamente deverá comer com o V6 sobrealimentado que a Ferrari está a desenvolver, e aposto que terá 3000cc (dando uma de futurologia), isto porque 3000 é o número chave na China. Os clientes destas máquinas por lá são conduzidos, não conduzem. Pouco interessa o motor que vai à frente. E o sistema de tributação chinês penaliza bastante os motores acima dessa capacidade. A Jaguar colocou o novo 3.0 V6 SC no XJ já devido a essa razão. Logo, se queremos que venda bem na China onde o mercado de luxo continua a crescer...
                                                      E tracção às 4 certamente garantirá vendas extra nos EUA, nos estados que são brindados com Invernos mais rigorosos.

                                                      Se estão a querer chegar a uma audiência mais vasta, até se compreende esta estética mais consensual e derivativa e menos peculiarmente "italiana".
                                                      Mas dá pena.
                                                      É um desenho mais auto-confiante, mas por outro lado perdeu algumas das idionssicrasias que costumam caracterizar a estratosfera automóvel italiana e que acrescentam diversidade ao panorama global, que acaba por ser demasiado influenciado pelo paradigma germânico, sobretudo nestas tipologias. E quando surge a oportunidade de fazer algo fora do habitual, surge coisas desproporcionadas e aberrantes como o Panamera.
                                                      Mesmo assim, ao lado da possivel concorrência germânica, o QP ainda está longe dos desenhos clinicos destes, que expressam eficiência, competência e rigor de execução, mas deixam algo a desejar no campo da emoção ou no acto de cativar o observador/utilizador ou até elegÂncia.
                                                      Um XJ aproxima-se bastante mais conceptualmente, e apesar de não convencer totalmente, acaba por se tornar na proposta mais ousada e interessante deste grupinho
                                                      .
                                                      Confere, também o referi. Acho horríveis as ópticas dianteiras, as de trás cumprem, mas não bate certo com o que se espera de um Maserati. Espera-se aquelas ópticas de um Audi

                                                      Até digo mais, só a traseira tem pormenores dos três segmento E alemães. Ópticas traseiras do Audi A6, reflectores do Série 5 com Pack M e escapes do E 63 AMG. A imaginação dos italianos já não é o que era

                                                      Mas tem a ver com o que dizes, eles querem agradar a uma mais vasta clientela.

                                                      Quanto ao resto, spot on "crash". Sempre em grande nestas análises e concordo com tudo. Até no que não sabia e passei a saber concordo
                                                      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 07 November 2012, 01:53.

                                                      Comentário


                                                        Photoshop com outra cor e outras jantes:



                                                        *Retirado de outro fórum

                                                        Comentário


                                                          Gosto mais dessa cor e jantes, fica com um ar mais felino e agressivo. Aliás das jantes gosto mesmo muito.

                                                          Comentário


                                                            Para um carro maior do que o Classe E, Série 7 e Audi A8 nas versões normais, acaba por disfarçar muito bem as suas dimensões longas e ser o exemplo "vivo" de que uma berlina de dimensões muito generosas pode ter uma imagem desportiva.
                                                            Photoshop em vermelho:

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                              O posicionamento deste carro não me parece óbvio.

                                                              Claro que é bastante mais distinto que um segmento E alemão, afinal de contas estes começam de base com motorizações mundanas como um quatro cilindros diesel e o QP só tem (pelo menos o actual modelo) um belíssimo V8 de origem Ferrari.

                                                              Por outro lado é uma berlina desportiva, mais parecida a um M5 do que a um Série 7 com motor V8 a gasolina, por exemplo. Pode-se dizer que é umas espécie de M5 menos tecnológico (pelo menos o modelo actual) com um motor Ferrari. E claro com uma estética bastante mais peculiar e distinta, algo que parece se perder parcialmente neste novo modelo mais german.




                                                              Confere, também o referi. Acho horríveis as ópticas dianteiras, as de trás cumprem, mas não bate certo com o que se espera de um Maserati. Espera-se aquelas ópticas de um Audi

                                                              Até digo mais, só a traseira tem pormenores dos três segmento E alemães. Ópticas traseiras do Audi A6, reflectores do Série 5 com Pack M e escapes do E 63 AMG. A imaginação dos italianos já não é o que era

                                                              Mas tem a ver com o que dizes, eles querem agradar a uma mais vasta clientela.

                                                              Quanto ao resto, spot on "crash". Sempre em grande nestas análises e concordo com tudo. Até no que não sabia e passei a saber concordo
                                                              obrigado

                                                              Relativamente ao posicionamento do Quattroporte é mesmo F e talvez a apontar para um nicho particular. Algo que só saberemos após os primeiros testes, pois caso mantenha a tónica nas caracteristicas desportivas, dificilmente fará um bom rival de um classe S, por exemplo.

                                                              O futuro Ghibli será o concorrente directo das versões de topo do segmento E, onde se encontram os AMG, RS, M.
                                                              Ou seja, é de esperar, para já, apenas motorizações V6 e v8.
                                                              E no que toca a dimensões, estará muito melhor integrado nesse grupinho, com os estimados 4.9m. O novo QP, pelas imagens, deverá andar pelos 5.2m coincindindo com as versões longas de carros como o XJ.
                                                              Dado que o QP mantém contornos clássicos na definição dos seus volumes, sendo um "tradicional" sedan, suspeito que o Ghibli aproximar-se-á formalmente de criaturas como o A7, CLS ou o 6 GranCoupe. Ou sja, um sedan mais baixo, com genes de coupe nos seus contornos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X