Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Polo 1.2 TSI (105cv) (lançamento tardio e demorado em Portugal)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Flyingsauce, fico bastante satisfeito quando é inserido um relato e opinião bem elaborado, com sensatez e também com alguma modéstia (tal como é a descrição da tua viatura, efectuada pela tua pessoa).

    Sim, deduzo que esse 1.2 TDI (75cv) Common Rail seja bastante utilizável quanto baste. Em relação à certa dificuldade de vencer a "inércia" inicial (entre as 1000 e 2000RPM), é característica de quase todas as actuais motorizações de baixa cilindrada Turbo/Diesel, mas como tu dizes, a partir dessa faixa torna-se relativamente célere.

    Acredita que prefiro uma razoável motorização a gasolina (principalmente as actuais turbo), principalmente por serem mais suaves e lineares, quase ausente de vibrações e tendo uma sonoridade mais cativante, mesmo sabendo que os consumos serão sempre superiores (principalmente quando são bastante solicitados).

    Penso que a SIVA deveria já ter lançado a motorização 1.2 TSI (85 e 105cv em território nacional), mas deveria sempre manter o 1.2i 12v de 70cv (mais acessível e para um cliente menos exigente), tal como já foi lançado no Seat Ibiza (este somente com a variante de 105cv) e no Skoda Fabia (este na de 85cv e 105cv), entre outros concorrentes: Audi A1 1.2 TSI 86cv; Renault Clio 1.2 TCE 100cv e mais uns poucos.

    Ficamos a aguardar algumas fotos do teu 1.2 TDI Highline.

    Abraço.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
      Prax, só quis dar-te um exemplo (mesmo estando inserido no ramo automóvel, todos os dias vou aprendendo algo e muitas vezes com vocês mesmo e todos erramos, incluída a minha pessoa).

      Já agora, esse texto que citas e que inseriste no post anterior (esse aí mesmo em baixo), para quem não saiba, até poderá ficar a pensar que foi redigido por mim (fica aqui explicado que não)
      "Quantos Audi conheces, equipados com o motor 1.9 TDI 150 ? (por ex.)
      Como diz o outro bócó, não te assiste concordares com tudo, mas se duvidas só por duvidar..."


      Um abraço.
      De facto, "mea culpa", as palavras não são tuas, fui eu que engatei os pés pelas mãos com as citações múltiplas...peço desculpa.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Prax Ver Post
        De facto, "mea culpa", as palavras não são tuas, fui eu que engatei os pés pelas mãos com as citações múltiplas...peço desculpa.

        Prax, estão aceites. Mas quis salientar o que citaste erradamente, para que não houvessem mal entendidos e isso levar a pequenos atritos.

        Um abraço.

        Comentário


          Caro SandroTrigo muitos parabéns pela futura compra do Polo, a configuração em questão era praticamente a mesma que escolhia se tivesse de escolher um Polo. Há uns meses atrás conduzi um A3 Sportback com 1.2 TSI 105cv e o motor surpreendeu-me muito pela positiva imagino como será no Polo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por AECM Ver Post
            Caro SandroTrigo muitos parabéns pela futura compra do Polo, a configuração em questão era praticamente a mesma que escolhia se tivesse de escolher um Polo. Há uns meses atrás conduzi um A3 Sportback com 1.2 TSI 105cv e o motor surpreendeu-me muito pela positiva imagino como será no Polo.

            AECM, sim, concordo em pleno, já conduzi um Seat Leon 1.2 TSI (105cv) cx.6vel manual e percebe-se uma motorização com uma entrega muito linear mas com convicção desde as mais baixas rotações, só perdendo um pouco de fôlego na parte final do taquímetro (como já afirmei várias vezes). Penso que a grande vantagem em relação à motorização 1.6 TDI é que "começa" mais cedo, termina um pouco mais tarde, possui menor vibrações (principalmente a muito baixa rotação) e tem uma sonoridade mais cativante. O reverso da medalha é que consome um combustível mais oneroso (pelo menos ainda) e quando solicitado é bastante mais "guloso" que o 1.6 TDI.

            Obrigado e cumprimentos.

            Comentário


              Sandro,

              Que tal é globalmente o Polo 1.6 tdi de 105 cv ?

              Comentário


                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Sandro,

                Que tal é globalmente o Polo 1.6 tdi de 105 cv ?

                v7, em termos "práticos" nunca conduzi um VW Polo (6R) 1.6 TDI (105cv), só conhecendo um pouco dessa motorização em alguns kms conduzidos num Seat Leon com caixa manual: Comparando o 1.6 TDI (105cv Common Rail com cabeça de 16 válvulas) com o "antigo" 1.9 TDI (105v Injector/Bomba de 8 válvulas) é que o mais actual "sofre" de um défice de binário abaixo da fasquia das 2000 RPM em relação ao mais antigo e só "respirando" melhor que o 1.9 TDI na faixa mais elevada do taquímetro. Resumindo penso que a motorização 1.6 TDI mesmo perdendo em alguns aspectos para o 1.9 TDI está mais enquadrada nos parâmetros actuais: Menos ruidoso, com um nível de vibrações menor e mais linear.

                Em relação ao modelo Polo (versão Highline): Estética simples mas equilibrada e consensual, habitáculo sóbrio mas bastante ergonómico, com qualidade bastante satisfatória para o segmento onde se insere, com uma segurança activa boa e principalmente facilidade de utilização com os seus comandos principais muito interactivos.

                Penso que o valor total (das versões mais equipadas) é bastante oneroso e em termos estritamente económicos (mas não somente) poderão existir outros modelos dentro do segmento, mais válidos.

                Comentário


                  A pergunta tem a ver com o facto de eu considerar a aquisição de um Polo mas o GTI. Só que creio que não conheço ninguém que já tenha conduzido este carro.

                  No fundo acho que também nunca vi nenhum ao vivo, mas parece-me uma proposta interessante e não demasiado cara para o que oferece, até porque eu vivo bem com poucos extras.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    A pergunta tem a ver com o facto de eu considerar a aquisição de um Polo mas o GTI. Só que creio que não conheço ninguém que já tenha conduzido este carro.

                    No fundo acho que também nunca vi nenhum ao vivo, mas parece-me uma proposta interessante e não demasiado cara para o que oferece, até porque eu vivo bem com poucos extras.

                    v7, eu também nunca conduzi nenhum VW Polo GTI (180cv/DSG7). Tenho visto alguns a circular (todos Brancos), mas poucos como será evidente, pois a preferência recai ou sobre as motorizações a gasolina mais modestas (1.2 12v de 70cv) ou os 1.6 TDI (versão de 90 e 105cv).

                    Se estás mesmo interessado num Polo GTI tenta ler artigos da especialidade e penso que com alguma persistência deverás encontrar algum para test-drive, em algum concessionário da própria marca.

                    Se abdicares de alguns opcionais o valor pouco deverá passar dos 25000 euros (já com atenção/desconto incluído), ou seja pouco mais do que o 1.2 TSI (105cv) DSG7 Highline 3p. que encomendei para a minha mulher (mas este com bastante opcionais).

                    Por curiosidade, o porquê então da tua pergunta pela motorização 1.6 TDI (105cv) ?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                      Por curiosidade, o porquê então da tua pergunta pela motorização 1.6 TDI (105cv) ?
                      Tinha ideia que era esse que estavas a comprar para a tua mulher.

                      De qualquer forma provavelmente 1.2 de 105 cv ou 1.6 tdi serão iguais em set-up e um bocado diferentes do GTI, que deverá ter suspenções mais firmes e reactivas e travões melhores.

                      Gostava bastante de ver um carro ao vivo (e andar), porque nomeadamente os bancos em xadrez parecem-me engraçados, mas nada como ver o efeito que fazem ao vivo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Tinha ideia que era esse que estavas a comprar para a tua mulher.

                        De qualquer forma provavelmente 1.2 de 105 cv ou 1.6 tdi serão iguais em set-up e um bocado diferentes do GTI, que deverá ter suspenções mais firmes e reactivas e travões melhores.

                        Gostava bastante de ver um carro ao vivo (e andar), porque nomeadamente os bancos em xadrez parecem-me engraçados, mas nada como ver o efeito que fazem ao vivo.


                        v7, andas mesmo desatento. Toma atenção ao título deste tópico (criado por mim). É que já há mais de 1 ano que estamos à espera (para a minha mulher) do lançamento em Portugal da motorização 1.2 TSI (105cv) no modelo Polo. Em outros países já tinha sido lançado há mais de 1 ano e em Portugal ainda não o foi (e continua a não ter sido lançado). Consegui com alguma persistência, que o concessionário da VW da zona da minha residência (onde também comprei o Golf R), que efectuassem uma nota de encomenda "especial", pois oficialmente em Portugal o 1.2 TSI (105cv) continua a não estar disponível no modelo Polo.

                        Quase em todas as motorizações e equipamentos do modelo Polo, poderás pedir o opcional de "suspensão desportiva" mais firme e 15mm mais rebaixada pelo valor exacto de 200 euros.
                        Não optamos por essa suspensão por ser um pouco mais firme e desconfortável (porque a viatura vai ser para uso da minha mulher) e já basta o opcional de jantes de 17" com pneumáticos 215/40.

                        O Polo GTI deverá ser mais reactivo e acutilante, mas um pouco mais desconfortável e a travagem um pouco melhor, mas pelo que li num fórum Espanhol, comentários de alguns proprietários, mesmo o GTI numa condução ao ataque a travagem tem a tendência a "cansar-se um pouco" (por curiosidade, o 1.2 TSI também já possui discos atrás, tal como o 1.6 TDI).
                        Editado pela última vez por SandroTrigo; 15 November 2011, 15:06.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A pergunta tem a ver com o facto de eu considerar a aquisição de um Polo mas o GTI. Só que creio que não conheço ninguém que já tenha conduzido este carro.

                          No fundo acho que também nunca vi nenhum ao vivo, mas parece-me uma proposta interessante e não demasiado cara para o que oferece, até porque eu vivo bem com poucos extras.
                          Eu já o conduzi, há algum tempo.

                          O carro é um belo negócio, mas não esperes nenhum supra-sumo da emoção.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Eu já o conduzi, há algum tempo.

                            O carro é um belo negócio, mas não esperes nenhum supra-sumo da emoção.

                            JGTB, nem o Golf R o é.

                            Os tempos das viaturas transmitirem todas as emoções ao rubro (final da década de 80, princípio de 90), onde pequenos desportivos como o Fiat Uno Turbo IE, VW Polo G40, Renault 5 GT Turbo, Ford Fiesta Turbo (este mais raro), etc, já desapareceram há muito tempo.

                            As actuais viaturas consideradas "desportivas" são bastante mais filtradas, mas conseguem facilitar bastante a tarefa ao seu "Piloto" e até ao "Pseudopiloto", colocando a "pilotagem" ao alcance de quase todas as mãos (e pés).

                            Agora todos sabemos que mesmo agora, existem alguns automóveis capazes de transmitir mais emoções do que outros.
                            Editado pela última vez por SandroTrigo; 15 November 2011, 16:13.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                              JGTB, nem o Golf R o é.

                              Os tempos das viaturas transmitirem todas as emoções ao rubro (final da década de 80, princípio de 90), onde pequenos desportivos como o Fiat Uno Turbo IE, VW Polo G40, Renault 5 GT Turbo, Ford Fiesta Turbo (este mais raro), etc, já desapareceram há muito tempo.

                              As actuais viaturas consideradas "desportivas" são bastante mais filtradas, mas conseguem facilitar bastante a tarefa ao seu "Piloto" e até ao "Pseudopiloto", colocando a "pilotagem" ao alcance de quase todas as mãos (e pés).

                              Agora todos sabemos que mesmo agora, existem alguns automóveis capazes de transmitir mais emoções do que outros.
                              Sim, o Golf R não é nenhum carro muito emocionante, até quando comparado com o primo, Scirocco R. Falta-lhe algum feeling e a tracção integral também o castra um pouco. Felizmente, temos hipótese de escolha, consoante os nossos gostos e prioridades. Nesse aspecto, a VW jogou bem.

                              Sobre os carros de hoje não transmitirem tantas emoções, não estou totalmente de acordo. O Abarth Grande Punto/Punto Evo é um carro "acessível", mas capaz de deixar qualquer um a explodir de adrelina. Subindo o preço, ainda tens coisas desse género, como o BMW 1M, o Lotus Elise, o Mégane RS, etc.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Sim, o Golf R não é nenhum carro muito emocionante, até quando comparado com o primo, Scirocco R. Falta-lhe algum feeling e a tracção integral também o castra um pouco. Felizmente, temos hipótese de escolha, consoante os nossos gostos e prioridades. Nesse aspecto, a VW jogou bem.

                                Sobre os carros de hoje não transmitirem tantas emoções, não estou totalmente de acordo. O Abarth Grande Punto/Punto Evo é um carro "acessível", mas capaz de deixar qualquer um a explodir de adrelina. Subindo o preço, ainda tens coisas desse género, como o BMW 1M, o Lotus Elise, o Mégane RS, etc.

                                JGTB, sim, tens razão de certa maneira, mas a adrenalina que um Fiat Turbo IE (118cv, versão não catalisada), ou um VW Polo G40 (114cv, também não catalisado), com aquela descarga abrupta de binário e com as suas direcções com um grande feeling mecânico (não assistidas), conseguiam colocar a adrenalina num patamar ainda mais elevado.

                                Se eu prefiro os automóveis dessa época ? Fazem-me alguma saudade, mas nunca os trocaria pelos actuais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                  JGTB, sim, tens razão de certa maneira, mas a adrenalina que um Fiat Turbo IE (118cv, versão não catalisada), ou um VW Polo G40 (114cv, também não catalisado), com aquela descarga abrupta de binário e com as suas direcções com um grande feeling mecânico (não assistidas), conseguiam colocar a adrenalina num patamar ainda mais elevado.

                                  Se eu prefiro os automóveis dessa época ? Fazem-me alguma saudade, mas nunca os trocaria pelos actuais.
                                  Com o Uno Turbo não tive a oportunidade de conviver, mas fi-lo com o Punto GT e, de facto, a forma como as coisas se passam eram diferentes. Pareciam que nos iamos espetar a qualquer momento!

                                  Também não trocava os automóveis actuais pelos mais antigos. Se pudesse, tinha ambos, como é o teu caso.

                                  Comentário


                                    Eu confesso que o meu potencial de interesse pelo Polo GTI tem algo de revivalismo.

                                    Um dos primeiros carros desportivos (ou mais especial se quiserem) que conduzi foi precisamente um Golf II gti 16v (139 cv) e na altura simplesmente adorei.

                                    Foi a minha prenda de anos de um grande amigo meu. Não sei se fazia 19 se 20. Bateu-me à porta e deu-me a chave e fomos dar umas voltas valentes no golf. Foi o 1º carro que conduzi a 200 km/h (a descer em direcção ao Viaduto Duarte Pacheco a chegar a Lisboa). O carro era de um colaborador do pai dele, um gajo em puto é muito mais irreverente

                                    Depois daquela experiência o Golf GTI passou a ser o meu carro objectivo de longa distância, durante muitos anos. Com o tempo e com as voltas das coisas esse objectivo desvaneceu-se.

                                    Hoje vejo este polo, sensivelmente com as dimensões do Golf II como uma especie de sucessor.
                                    Editado pela última vez por v7; 15 November 2011, 16:54.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                      Com o Uno Turbo não tive a oportunidade de conviver, mas fi-lo com o Punto GT e, de facto, a forma como as coisas se passam eram diferentes. Pareciam que nos iamos espetar a qualquer momento!

                                      Também não trocava os automóveis actuais pelos mais antigos. Se pudesse, tinha ambos, como é o teu caso.

                                      JGTB, sim, o Punto GT era mesmo um "diabrete", mas acredita que o Uno Turbo IE, ainda mais o era (ainda menos filtrado).

                                      O Saxo Cup 1.6i 16v (120cv) é bastante mais "civilizado" que um Uno Turbo IE, Polo G40 ou mesmo um Punto GT, mais pela sua motorização mais "dócil" e com um comportamento em traçados sinuosos mais "saudável", comparando-o com esses "directos" adversários, mas como tu também deves saber, ainda me proporciona muitas emoções (mesmo tendo agora o Golf R).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Eu confesso que o meu potencial de interesse pelo Polo GTI tem algo de revivalismo.

                                        Um dos primeiros carros desportivos (ou mais especial se quiserem) que conduzi foi precisamente um Golf II gti 16v (139 cv) e na altura simplesmente adorei.

                                        Foi a minha prenda de anos de um grande amigo meu. Não sei se fazia 19 se 20. Bateu-me à porta e deu-me a chave e fomos dar umas voltas valentes no golf. Foi o 1º carro que conduzi a 200 km/h (a descer em direcção ao Viaduto Duarte Pacheco a chegar a Lisboa). O carro era de um colaborador do pai dele, um gajo em puto é muito mais irreverente

                                        Depois daquela experiência o Golf GTI passou a ser o meu carro objectivo de longa distância, durante muitos anos. Com o tempo e com as voltas das coisas esse objectivo desvaneceu-se.

                                        Hoje vejo este polo, sensivelmente com as dimensões do Golf II como uma especie de sucessor.

                                        v7, já há uns bons anos tive oportunidade de conduzir no Norte do País, um Golf I GTI (salvo erro com 110cv ou 115cv), de um grande amigo meu (emigrante em França) e naqueles traçados sinuosos, o mesmo bem me deixou boas recordações.

                                        Não esperes é tantas emoções ao volante do novo Polo GTI (mas aquelas que deverá proporcionar, nunca são de descurar, como será óbvio).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Eu confesso que o meu potencial de interesse pelo Polo GTI tem algo de revivalismo.

                                          Um dos primeiros carros desportivos (ou mais especial se quiserem) que conduzi foi precisamente um Golf II gti 16v (139 cv) e na altura simplesmente adorei.

                                          Foi a minha prenda de anos de um grande amigo meu. Não sei se fazia 19 se 20. Bateu-me à porta e deu-me a chave e fomos dar umas voltas valentes no golf. Foi o 1º carro que conduzi a 200 km/h (a descer em direcção ao Viaduto Duarte Pacheco a chegar a Lisboa). O carro era de um colaborador do pai dele, um gajo em puto é muito mais irreverente

                                          Depois daquela experiência o Golf GTI passou a ser o meu carro objectivo de longa distância, durante muitos anos. Com o tempo e com as voltas das coisas esse objectivo desvaneceu-se.

                                          Hoje vejo este polo, sensivelmente com as dimensões do Golf II como uma especie de sucessor.
                                          v7, se o Sandro me permite, posso transmitir-te algumas das sensações com que fiquei relativamente a um test-drive que fiz há uns meses ao Polo GTI. Pode ser que ajude em alguma coisa.

                                          O Polo faz jus ao título de pocket-rocket, mas, como já foi dito, não é de grandes emoções.

                                          Começando pelo motor, os 180cv "estão lá". No entanto, confesso que esperava um bocadinho mais deles, pois, conhecendo a versão de 160cv do mesmo motor num Golf VI, igualmente DSG, a verdade é que quase não se notam os 20cv extra.

                                          Explicando melhor, estava à espera que o carro me surpreendesse pelas reacções e sensação de velocidade, pelo facto de ser mais potente, mais pequeno e mais leve do que o Golf. O que não sucedeu. Mas não interpretem mal, o carro é muito rápido, sem dúvida! E o conjunto caixa/motor é "um must", na minha opinião!

                                          Mas houve um pormenor que me chateou bastante: foi o trabalho que a VW efectuou na sonoridade da linha de escape. Se no início achei engraçado, pouco tempo depois achei que a 120 km/h o ruído do escape invade o habitáculo em excesso, tornando incomodativa uma viagem mais pacata. Isto traz, quanto a mim, algumas limitações a um carro que se pretende essencialmente um brinquedo, é certo, mas ao qual também se lhe reconhece alguma versatilidade (para utilitário tem uma habitabilidade bastante interessante).

                                          O comportamento é do mais previsível que pode haver. Transmite confiança, graças também ao XDS, que é um sistema muito engraçado (e eficaz!). Só as reacções do eixo traseiro é que "borram" um bocado a pintura. É o que dá a opção por um simples semi-rígido. Especialmente em linha recta, achei desagradável sentir a traseira aos saltinhos. E à volta das duas centenas de km/h é que não é agradável mesmo, principalmente a abordar curvas. Mas, refira-se, nunca o senti inseguro.

                                          Achei a travagem apenas suficiente, acho que para GTI podiam e deviam ter ido mais longe, talvez com discos maiores.

                                          O consumo até o achei muito razoável. O meu teste terminou com 14.9, mas a média global dos 8.000 kms que o carro tinha era 9.0 litros. Tendo em conta de que se tratava de um carro de serviço...

                                          O conforto é aquele que se pode esperar de um carro com suspensão dura e uns pneus de baixo perfil (40).

                                          Concluindo: fui testá-lo com a ideia que ia adorar, pois pensava seriamente comprar um, para brinquedo.

                                          Para enquadrar melhor a minha opinião, devo referir que um dos meus carros do dia-a-dia é um Golf VI 1.6 TDI 105cv Highline com DSG.

                                          A verdade é que o Golf dá mais gozo conduzir (bendito eixo multi-link traseiro). Além de que é um carro muito sereno. O Polo GTI não consegue ser sereno em nenhuma situação. É brusco a arrancar. É mesmo para andar sempre a rasgar. Já nem falo em conforto.

                                          E como em poucos minutos (e km) estourei 20 euros de gota, isto, aliado às sensações que tive, trouxe-me de novo à razão de dar cerca de 25.000 euros, um óptimo preço diga-se de passagem, só para dar umas "gazadas" de vez em quando.

                                          Confesso, no entanto, que se calhar coloquei a barra das expectativas muito alta em relação ao Polo, que é um carro do qual gosto imenso. Não saí completamente defraudado, mas o entusiasmo inicial arrefeceu bastante. Continuo a apreciar muito o GTI, mas "passou-me a vontade" de ter um.

                                          Por isso, digo-te: nada como ir fazer um test-drive para ajudar a dissipar quase todas as dúvidas!

                                          Ao Sandro, as desculpas pelo OT e os parabéns pela bela máquina com que vai presentear a mulher.

                                          Comentário


                                            O Polo GTI é mais rápido do que parece. O problema é a DSG de 7 velocidades, que tem um escalonamento demasiado virado para os consumos e não é tão rápida como a de seis velocidades. Já o Scirocco TSI tem o mesmo problema: parece que lhe falta alma.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                              v7, se o Sandro me permite, posso transmitir-te algumas das sensações com que fiquei relativamente a um test-drive que fiz há uns meses ao Polo GTI. Pode ser que ajude em alguma coisa.

                                              O Polo faz jus ao título de pocket-rocket, mas, como já foi dito, não é de grandes emoções.

                                              Começando pelo motor, os 180cv "estão lá". No entanto, confesso que esperava um bocadinho mais deles, pois, conhecendo a versão de 160cv do mesmo motor num Golf VI, igualmente DSG, a verdade é que quase não se notam os 20cv extra.

                                              Explicando melhor, estava à espera que o carro me surpreendesse pelas reacções e sensação de velocidade, pelo facto de ser mais potente, mais pequeno e mais leve do que o Golf. O que não sucedeu. Mas não interpretem mal, o carro é muito rápido, sem dúvida! E o conjunto caixa/motor é "um must", na minha opinião!

                                              Mas houve um pormenor que me chateou bastante: foi o trabalho que a VW efectuou na sonoridade da linha de escape. Se no início achei engraçado, pouco tempo depois achei que a 120 km/h o ruído do escape invade o habitáculo em excesso, tornando incomodativa uma viagem mais pacata. Isto traz, quanto a mim, algumas limitações a um carro que se pretende essencialmente um brinquedo, é certo, mas ao qual também se lhe reconhece alguma versatilidade (para utilitário tem uma habitabilidade bastante interessante).

                                              O comportamento é do mais previsível que pode haver. Transmite confiança, graças também ao XDS, que é um sistema muito engraçado (e eficaz!). Só as reacções do eixo traseiro é que "borram" um bocado a pintura. É o que dá a opção por um simples semi-rígido. Especialmente em linha recta, achei desagradável sentir a traseira aos saltinhos. E à volta das duas centenas de km/h é que não é agradável mesmo, principalmente a abordar curvas. Mas, refira-se, nunca o senti inseguro.

                                              Achei a travagem apenas suficiente, acho que para GTI podiam e deviam ter ido mais longe, talvez com discos maiores.

                                              O consumo até o achei muito razoável. O meu teste terminou com 14.9, mas a média global dos 8.000 kms que o carro tinha era 9.0 litros. Tendo em conta de que se tratava de um carro de serviço...

                                              O conforto é aquele que se pode esperar de um carro com suspensão dura e uns pneus de baixo perfil (40).

                                              Concluindo: fui testá-lo com a ideia que ia adorar, pois pensava seriamente comprar um, para brinquedo.

                                              Para enquadrar melhor a minha opinião, devo referir que um dos meus carros do dia-a-dia é um Golf VI 1.6 TDI 105cv Highline com DSG.

                                              A verdade é que o Golf dá mais gozo conduzir (bendito eixo multi-link traseiro). Além de que é um carro muito sereno. O Polo GTI não consegue ser sereno em nenhuma situação. É brusco a arrancar. É mesmo para andar sempre a rasgar. Já nem falo em conforto.

                                              E como em poucos minutos (e km) estourei 20 euros de gota, isto, aliado às sensações que tive, trouxe-me de novo à razão de dar cerca de 25.000 euros, um óptimo preço diga-se de passagem, só para dar umas "gazadas" de vez em quando.

                                              Confesso, no entanto, que se calhar coloquei a barra das expectativas muito alta em relação ao Polo, que é um carro do qual gosto imenso. Não saí completamente defraudado, mas o entusiasmo inicial arrefeceu bastante. Continuo a apreciar muito o GTI, mas "passou-me a vontade" de ter um.

                                              Por isso, digo-te: nada como ir fazer um test-drive para ajudar a dissipar quase todas as dúvidas!

                                              Ao Sandro, as desculpas pelo OT e os parabéns pela bela máquina com que vai presentear a mulher.



                                              Carlitos, sim tens muita razão naquilo que descreves, acredita que muito boa gente até ficaria um pouco desiludido com algumas sensações que o meu Golf R DSG transparece: As sensações de descargas abruptas de binário nos motores Turbo a gasolina já passaram há muito tempo e até cada vez menos nos motores Turbo Diesel.

                                              O exemplo do Golf R (pois conheco-o relativamente bem): Uma viatura que ao cronómetro é bastante célere, mas que por vezes não as transparece na totalidade, pois as viaturas actuais cada vez são mais filtradas, mas também cada vez mais facilitam a tarefa do seu "piloto", mas em consequência disso também transmitem ao mesmo uma dose menor de emoção.

                                              Acredita que comprei o Golf R, mesmo por possuir essas características (a sua compra foi muito ponderada e reflectida), mesmo sabendo que existem algumas viaturas dentro do seu segmento (e até em segmentos inferiores) mais emotivas.

                                              Cumprimentos.

                                              PS. A viatura que encomendei para a minha mulher não é um Polo GTI, mas sim um Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7 (não sei se sabias), pois esta última é um pouco mais pacata, serena e ligeiramente mais confortável.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                O Polo GTI é mais rápido do que parece. O problema é a DSG de 7 velocidades, que tem um escalonamento demasiado virado para os consumos e não é tão rápida como a de seis velocidades. Já o Scirocco TSI tem o mesmo problema: parece que lhe falta alma.

                                                JGTB, o que noto é que a DSG7 deveria possuir um escalonamento das suas relações mais reduzido (principalmente nas relações intermédias e finais), onde os motores mais modestos sentem mais dificuldade (hoje em dia mais os constructores e cidadãos se preocupam com os consumos e emissões), mas acredita que eu prefiro uma caixa mais bem escalonada que consiga aproveitar também melhor as potencialidades da motorização onde ela está acoplada, em detrimento de um consumo algo superior.

                                                Actualmente cada vez mais se vêem versões ecológicas de viaturas (principalmente Turbo Diesel), com longas (talvez muito exageradas) relações de caixa (principalmente as últimas), para que possam "poupar" uns decilitros de combustível e algumas gramas nas emissões, mas no reverso da medalha, as recuperações em estrada são muito sofríveis.

                                                Compreendo um pouco o seu porquê (principalmente com a situação de conjuctura actual), mas por vezes penso que seja um exagero.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X