E também faz vista à porta das oficinas, pelos vistos.....
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Motor N47 da BMW (Corrente Distribuição Partida - modelos - 16d 18d 20d 23d)
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Malta segue uma PM que enviei a um interessado aqui do fórum.
Espero que ajude quem realmente precisa.
Se realmente estiver tudo correcto, peço até ao RibSan (se ainda tiver "letras que cheguem no primeiro post"), ou ao Bruno D, para editarem o primeiro ou o segundo post respectivamente e colocar lá esta informação.
Então é assim, aquilo que aprendi entretanto, desde que este problema começou e andei a investigar isto, é que os N47 têm 2 problemas crónicos e 1 ocasional que também ajuda na confusão, os quais eu próprio baralhava face aos relatos ambíguos que andam na net e só há pouco tempo é que consegui realmente compartimentalizar a informação toda:
- Embraiagem -
Trepidar em situações de esforço e pára-arranque. Pode ser resolvido tirando a CDV, mas teoricamente perdes a garantia. Tens a solução discutida no DB do BPacheco (salvo erro) e basta meteres no google que aparecem tópicos no E90post, etc.
- Tensores e correia do alternador -
O tal que ocasional que vem trocar as voltas às pessoas, principalmente porque ainda há muita gente que por uma ignorância inadvertida troca conceptualmente as correntes com a correia. O problema é que muitos não têm a humildade e clarividência de pensarem "Algo aqui não está a bater certo. Porra, se calhar eu é que estou errado. Deixem-me cá clarificar isto."
Aqui sim ouves o tal grilar, principalmente quando dás a ignição e o mesmo entra em funcionamento sem estar abafado pelo som do próprio motor.
Tens aqui um vídeo de um caso diferente, num motor diferente, mas acho que ficas serve para teres uma percepção do que estamos a falar a nível mecânico.
(PS - Salvo erro é isto. Alguém que me corrija se troquei os pés pelas mãos.)
- Corrente de distribuição -
O principal problema dos N47, sendo que este é crónico e, até informações em contrário, uma vez que os 16, 18, 20, 23 e 25d derivam todos deste bloco e dos seus "melhoramentos", todos são susceptíveis de o ter.
Ouves um roçar que vai agravando gradualmente, sendo que no início é quase imperceptível se não souberes aquilo que queres ouvir.
Segue o melhor vídeo que consegui arranjar no youtube, de um carro com o problema já bastante avançado.
(PS - cuidado pois há malta a trocar os vídeos entre a correia e as correntes, assim como após saberem do problema toda a gente começa a achar que o seu N47 tem um barulho esquisito.)
Bem, e acho que é isto.
O problema, mais uma vez como te disse, é que o pessoal anda a misturar tudo e as discrepâncias nos valores das reparações entre os concessionários também não ajudam, ficando assim difícil separar as águas.
Naquilo que me toca, já desisti de andar a perder horas a pesquisar e tentar informar as pessoas nos tópicos públicos, tal como outras pessoas que estão bastante dentro deste assunto (no FAHO) o fizeram.
Não tenho paciência para boquinhas, indirectas, fans cegos, malta que fala com o buraco de baixo (um eufemismo para quem só diz *****), etc.
Quem estiver interessado que me contacte a pedir informação, tal como tu o fizeste.
Não ganho nem perco nada com isto, excepto a satisfação de ajudar quem quer ser ajudado.
É que os meus carros estão com extensões de garantia e planos de manutenção que ainda vão durar 3 e 5 anos, tempo ao final do qual vão ser trocados, sendo que para o efeito nem interesse se tenho N47 ou não. Posso partir um motor por ano, custe ele 2000 ou 6000, que nunca vou gastar um tostão. Logo se há pessoa que está imune a isto tudo sou eu.
O "problema" também é que 90% PM, mails e telefonemas (de malta que move montanhas para arranjar o meu número) que tenho recebido é de malta que ainda não tem o problema, mas está compreensivelmente preocupado.
Sendo que aqueles que deveriam ser os grandes interessados, aqueles que realmente têm o problema, andam debaixo das pedras e a meterem os carros no S.V por arranjar, como tenho conhecimento do muitos.
A isto acrescento ainda que das poucas pessoas que contactaram-me para saber informações, cujos carros estão afectados, muitas decidiram, depois de ter a papinha toda feita ao nível de como deveriam agir perante a BMW, negar-se em contribuir com os dados para dar peso e números à iniciativa.
Grande parte destes ignorando-me após a ajuda dada, porque não são homenzinhos o suficiente para dizerem que não querem participar e no mínimo justificarem-no. Direito que lhes assiste o qual sou tenho de respeitar.
É esta a nossa mentalidade e isto "deixa-me doente", levando ao meu "desânimo" para continuar a promover isto.
Desculpa o desabafo.
Abraço.
Comentário
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostMalta segue uma PM que enviei a um interessado aqui do fórum.
Espero que ajude quem realmente precisa.
Se realmente estiver tudo correcto, peço até ao RibSan (se ainda tiver "letras que cheguem no primeiro post"), ou ao Bruno D, para editarem o primeiro ou o segundo post respectivamente e colocar lá esta informação.
Então é assim, aquilo que aprendi entretanto, desde que este problema começou e andei a investigar isto, é que os N47 têm 2 problemas crónicos e 1 ocasional que também ajuda na confusão, os quais eu próprio baralhava face aos relatos ambíguos que andam na net e só há pouco tempo é que consegui realmente compartimentalizar a informação toda:
- Embraiagem -
Trepidar em situações de esforço e pára-arranque. Pode ser resolvido tirando a CDV, mas teoricamente perdes a garantia. Tens a solução discutida no DB do BPacheco (salvo erro) e basta meteres no google que aparecem tópicos no E90post, etc.
- Tensores e correia do alternador -
O tal que ocasional que vem trocar as voltas às pessoas, principalmente porque ainda há muita gente que por uma ignorância inadvertida troca conceptualmente as correntes com a correia. O problema é que muitos não têm a humildade e clarividência de pensarem "Algo aqui não está a bater certo. Porra, se calhar eu é que estou errado. Deixem-me cá clarificar isto."
Aqui sim ouves o tal grilar, principalmente quando dás a ignição e o mesmo entra em funcionamento sem estar abafado pelo som do próprio motor.
Tens aqui um vídeo de um caso diferente, num motor diferente, mas acho que ficas serve para teres uma percepção do que estamos a falar a nível mecânico.
(PS - Salvo erro é isto. Alguém que me corrija se troquei os pés pelas mãos.)
- Corrente de distribuição -
O principal problema dos N47, sendo que este é crónico e, até informações em contrário, uma vez que os 16, 18, 20, 23 e 25d derivam todos deste bloco e dos seus "melhoramentos", todos são susceptíveis de o ter.
Ouves um roçar que vai agravando gradualmente, sendo que no início é quase imperceptível se não souberes aquilo que queres ouvir.
Segue o melhor vídeo que consegui arranjar no youtube, de um carro com o problema já bastante avançado.
(PS - cuidado pois há malta a trocar os vídeos entre a correia e as correntes, assim como após saberem do problema toda a gente começa a achar que o seu N47 tem um barulho esquisito.)
Bem, e acho que é isto.
O problema, mais uma vez como te disse, é que o pessoal anda a misturar tudo e as discrepâncias nos valores das reparações entre os concessionários também não ajudam, ficando assim difícil separar as águas.
Naquilo que me toca, já desisti de andar a perder horas a pesquisar e tentar informar as pessoas nos tópicos públicos, tal como outras pessoas que estão bastante dentro deste assunto (no FAHO) o fizeram.
Não tenho paciência para boquinhas, indirectas, fans cegos, malta que fala com o buraco de baixo (um eufemismo para quem só diz *****), etc.
Quem estiver interessado que me contacte a pedir informação, tal como tu o fizeste.
Não ganho nem perco nada com isto, excepto a satisfação de ajudar quem quer ser ajudado.
É que os meus carros estão com extensões de garantia e planos de manutenção que ainda vão durar 3 e 5 anos, tempo ao final do qual vão ser trocados, sendo que para o efeito nem interesse se tenho N47 ou não. Posso partir um motor por ano, custe ele 2000 ou 6000, que nunca vou gastar um tostão. Logo se há pessoa que está imune a isto tudo sou eu.
O "problema" também é que 90% PM, mails e telefonemas (de malta que move montanhas para arranjar o meu número) que tenho recebido é de malta que ainda não tem o problema, mas está compreensivelmente preocupado.
Sendo que aqueles que deveriam ser os grandes interessados, aqueles que realmente têm o problema, andam debaixo das pedras e a meterem os carros no S.V por arranjar, como tenho conhecimento do muitos.
A isto acrescento ainda que das poucas pessoas que contactaram-me para saber informações, cujos carros estão afectados, muitas decidiram, depois de ter a papinha toda feita ao nível de como deveriam agir perante a BMW, negar-se em contribuir com os dados para dar peso e números à iniciativa.
Grande parte destes ignorando-me após a ajuda dada, porque não são homenzinhos o suficiente para dizerem que não querem participar e no mínimo justificarem-no. Direito que lhes assiste o qual sou tenho de respeitar.
É esta a nossa mentalidade e isto "deixa-me doente", levando ao meu "desânimo" para continuar a promover isto.
Desculpa o desabafo.
Abraço.
Um grande aplauso para este Post!
E um agradecimento especial pela partilha e ajuda.
Abraço
Comentário
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postódio nenhum. SE há motores a estoirar por falha da distribuição, é pk nas revisãoes não fazem nada relativamente a esse problema. E de certeza que eles o conhecem.... ( só uma achega, já trabalhei num concessionário de marca premium, been there, saw that)
Estávamos a falar do problema das borboletas nos M47 e não da corrente do N47.
Eu tentei explicar-te como se resolve o problema e que não fazia sentido nenhum o que estavas a dizer, mas o teu intuito é dizer mal.
Comentário
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Originalmente Colocado por JDEM Ver Posté giro o fenómeno da maioria vir aqui congratular-se porque uma marca tem problemas e "gozar" com os demais users que tem carros com N47, afinal eles é que foram espertos quando escolheram outros modelos que não essa marca do demo chamada BMW.
Como dono e utilizador de 2 carros com N47 espero é ver partilha e tento perceber ao máximo a dimensão do problema, e estou-me nas tintas para BMW, amanhã terei outras marcas como já tive. O que sei já partilhei.
Mas como o "Lead by Example" é uma máxima aplicada no sentido bastante negativo por aqui, aceita-se tudo e espera-se tudo.
Quando o "dizer mal" se sobrepõe a toda e qualquer discussão para tentar apurar detalhes de problema A ou B... nem vale a pena dar + atenção!!
Comentário
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Originalmente Colocado por RuiBarata Ver PostEpah, nem vale a pena...
Estávamos a falar do problema das borboletas nos M47 e não da corrente do N47.
Eu tentei explicar-te como se resolve o problema e que não fazia sentido nenhum o que estavas a dizer, mas o teu intuito é dizer mal.
Comentário
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DocJRA,
Quanto à edição do post, será melhor ser o Ribsan a fazê-lo, pois fica efetivamente no início do tópico.
Em relação ao tempo perdido... como já cheguei a comentar ao vivo com outro user, escrever aqui... em 90% dos casos... tempo deitado ao lixo. Sinceramente, quando eu achar que os 10% não valerem a pena, desisto...
Para quem não tem a noção, e mesmo sem entrar em pormenores (aqui aplaudo a paciência do DocJRA), a informação que passei é real (embora muito resumida, a pedido da pessoa que a passou) e "perdi" algum do meu tempo para a poder partilhar aqui.
Comentário
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Originalmente Colocado por After Ver Post"Atentamente, o departamento de marketing da BMW!"
E ainda dizem que não compram os carros pelo símbolo que está no capô!
Portanto, volto a escrever, que no meu caso, não tenho problema algum a apontar à BMW nesta questão, tb porque o meu carro não apresenta os problemas relatados neste tópico. Tá dificil de compreender?
Quanto ao comprar os carros pelo simbolo no capot, não merece qualquer comentário da minha parte!
Comentário
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Originalmente Colocado por RuiBarata Ver PostEstávamos a falar do problema das borboletas nos M47 e não da corrente do N47.
- O problema da borboletas nos M47 afecta todos os M47 ou só alguns?
- Existe algum sintoma que o cliente "sinta" que sirva de presságio à avaria ou quebra da dita borboleta?
Aqui em casa há um 20d M47 de 163cv com cerca de 105 mil kms e até ver tem-se portado tão bem como os melhores carros japoneses mas gostava de saber se este motor é afectado ou não, como "adivinhar" o problema ou com quantos kms é suposto esse problema se manifestar?
Edit:
Encontrei a resposta à primeira questão em http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066258052 portanto não estou afectado.
Ainda assim gostava de saber a resposta da segunda pergunta, isto é, se há maneira de se saber que vai partir ou se é de repente?
Comentário
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostDuas perguntas:
- O problema da borboletas nos M47 afecta todos os M47 ou só alguns?
- Existe algum sintoma que o cliente "sinta" que sirva de presságio à avaria ou quebra da dita borboleta?
Aqui em casa há um 20d M47 de 163cv com cerca de 105 mil kms e até ver tem-se portado tão bem como os melhores carros japoneses mas gostava de saber se este motor é afectado ou não, como "adivinhar" o problema ou com quantos kms é suposto esse problema se manifestar?
Edit:
Encontrei a resposta à primeira questão em http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066258052 portanto não estou afectado.
Ainda assim gostava de saber a resposta da segunda pergunta, isto é, se há maneira de se saber que vai partir ou se é de repente?
O teu motor é um M47TU2D20.
Tem borboletas com palhetas de plástico e veio onde estas prendem reforçado.
Pelo que sei não há registo de problemas a este nível nestes motores ( e sairam muitos desde 2004 a 2007 em 118d, 120d, 318d, 320d, 520d).
Eu tenho o mesmo motor e aos 200k (há cerca de 1 ano) mandei limpar a admissão e verificar as ditas borboletas. Apesar de um pouco sujas (dado o carvão que a EGR manda lá para dentro...), as mesmas estavam em boas condições e optei por manter.
Isto não me garante que amanhã não se solte uma palheta e me mande um piston ou uma válvula para os anjinhos.... agora que deixou de ser um problema crónico como nos 150 Cv isso deixou.
Comentário
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Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
Isto não me garante que amanhã não se solte uma palheta e me mande um piston ou uma válvula para os anjinhos....
Pois, para mim os piores problemas são esses que aparecem do nada sem contar.
Foi como a quebra do turbo do 1.9dCi que passou aqui por casa: aconteceu de forma totalmente inesperada a meio de uma viagem sem nada que fizesse prever o que ia acontecer.
Apesar dos problemas serem sempre chatos e inaceitáveis, seja de que ordem for, quando há um barulho, um silvo ou algum sintoma em específico uma pessoa pode mandar arranjar o carro preventivamente, agora problemas que acontecem do nada são mesmo chatos.
O mesmo acontece com as baterias, antigamente parecia que morriam aos poucos e trocava-se antes da morte final, hoje em dia só ouço falar de casos de morte súbita...
Comentário
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostMalta segue uma PM que enviei a um interessado aqui do fórum.
Espero que ajude quem realmente precisa.
Se realmente estiver tudo correcto, peço até ao RibSan (se ainda tiver "letras que cheguem no primeiro post"), ou ao Bruno D, para editarem o primeiro ou o segundo post respectivamente e colocar lá esta informação.
Então é assim, aquilo que aprendi entretanto, desde que este problema começou e andei a investigar isto, é que os N47 têm 2 problemas crónicos e 1 ocasional que também ajuda na confusão, os quais eu próprio baralhava face aos relatos ambíguos que andam na net e só há pouco tempo é que consegui realmente compartimentalizar a informação toda:
- Embraiagem -
Trepidar em situações de esforço e pára-arranque. Pode ser resolvido tirando a CDV, mas teoricamente perdes a garantia. Tens a solução discutida no DB do BPacheco (salvo erro) e basta meteres no google que aparecem tópicos no E90post, etc.
- Tensores e correia do alternador -
O tal que ocasional que vem trocar as voltas às pessoas, principalmente porque ainda há muita gente que por uma ignorância inadvertida troca conceptualmente as correntes com a correia. O problema é que muitos não têm a humildade e clarividência de pensarem "Algo aqui não está a bater certo. Porra, se calhar eu é que estou errado. Deixem-me cá clarificar isto."
Aqui sim ouves o tal grilar, principalmente quando dás a ignição e o mesmo entra em funcionamento sem estar abafado pelo som do próprio motor.
Tens aqui um vídeo de um caso diferente, num motor diferente, mas acho que ficas serve para teres uma percepção do que estamos a falar a nível mecânico.
(PS - Salvo erro é isto. Alguém que me corrija se troquei os pés pelas mãos.)
- Corrente de distribuição -
O principal problema dos N47, sendo que este é crónico e, até informações em contrário, uma vez que os 16, 18, 20, 23 e 25d derivam todos deste bloco e dos seus "melhoramentos", todos são susceptíveis de o ter.
Ouves um roçar que vai agravando gradualmente, sendo que no início é quase imperceptível se não souberes aquilo que queres ouvir.
Segue o melhor vídeo que consegui arranjar no youtube, de um carro com o problema já bastante avançado.
(PS - cuidado pois há malta a trocar os vídeos entre a correia e as correntes, assim como após saberem do problema toda a gente começa a achar que o seu N47 tem um barulho esquisito.)
Bem, e acho que é isto.
O problema, mais uma vez como te disse, é que o pessoal anda a misturar tudo e as discrepâncias nos valores das reparações entre os concessionários também não ajudam, ficando assim difícil separar as águas.
Naquilo que me toca, já desisti de andar a perder horas a pesquisar e tentar informar as pessoas nos tópicos públicos, tal como outras pessoas que estão bastante dentro deste assunto (no FAHO) o fizeram.
Não tenho paciência para boquinhas, indirectas, fans cegos, malta que fala com o buraco de baixo (um eufemismo para quem só diz *****), etc.
Quem estiver interessado que me contacte a pedir informação, tal como tu o fizeste.
Não ganho nem perco nada com isto, excepto a satisfação de ajudar quem quer ser ajudado.
É que os meus carros estão com extensões de garantia e planos de manutenção que ainda vão durar 3 e 5 anos, tempo ao final do qual vão ser trocados, sendo que para o efeito nem interesse se tenho N47 ou não. Posso partir um motor por ano, custe ele 2000 ou 6000, que nunca vou gastar um tostão. Logo se há pessoa que está imune a isto tudo sou eu.
O "problema" também é que 90% PM, mails e telefonemas (de malta que move montanhas para arranjar o meu número) que tenho recebido é de malta que ainda não tem o problema, mas está compreensivelmente preocupado.
Sendo que aqueles que deveriam ser os grandes interessados, aqueles que realmente têm o problema, andam debaixo das pedras e a meterem os carros no S.V por arranjar, como tenho conhecimento do muitos.
A isto acrescento ainda que das poucas pessoas que contactaram-me para saber informações, cujos carros estão afectados, muitas decidiram, depois de ter a papinha toda feita ao nível de como deveriam agir perante a BMW, negar-se em contribuir com os dados para dar peso e números à iniciativa.
Grande parte destes ignorando-me após a ajuda dada, porque não são homenzinhos o suficiente para dizerem que não querem participar e no mínimo justificarem-no. Direito que lhes assiste o qual sou tenho de respeitar.
É esta a nossa mentalidade e isto "deixa-me doente", levando ao meu "desânimo" para continuar a promover isto.
Desculpa o desabafo.
Abraço.
Comentário
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostPois, para mim os piores problemas são esses que aparecem do nada sem contar.
Foi como a quebra do turbo do 1.9dCi que passou aqui por casa: aconteceu de forma totalmente inesperada a meio de uma viagem sem nada que fizesse prever o que ia acontecer.
Apesar dos problemas serem sempre chatos e inaceitáveis, seja de que ordem for, quando há um barulho, um silvo ou algum sintoma em específico uma pessoa pode mandar arranjar o carro preventivamente, agora problemas que acontecem do nada são mesmo chatos.
O mesmo acontece com as baterias, antigamente parecia que morriam aos poucos e trocava-se antes da morte final, hoje em dia só ouço falar de casos de morte súbita...
Às vezes o mais insignificante dos sintomas pode resultar num custo tremendo... lembro o meu 2º carro: Um Citroen XM 2.1 TD cuja correia do A/C andava a chiar de vez em quando. Um dia a dita correia saltou e azar dos azares conseguiu ir enrolar-se com a correia de distribuição cuja protecção de plástico estava partida na zona inferior (situação que nunca tinha identificado pois o motor tinha uma grande protecção por baixo que tapava tudo e nunca havia sido necessário tirar...). Ou seja, por causa de uma correia do A/C tive de meter outro motor que na altura arranjei numa sucata de um 406.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostDocJRA,
Quanto à edição do post, será melhor ser o Ribsan a fazê-lo, pois fica efetivamente no início do tópico.
Em relação ao tempo perdido... como já cheguei a comentar ao vivo com outro user, escrever aqui... em 90% dos casos... tempo deitado ao lixo. Sinceramente, quando eu achar que os 10% não valerem a pena, desisto...
Para quem não tem a noção, e mesmo sem entrar em pormenores (aqui aplaudo a paciência do DocJRA), a informação que passei é real (embora muito resumida, a pedido da pessoa que a passou) e "perdi" algum do meu tempo para a poder partilhar aqui.
Comentário
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostDuas perguntas:
- O problema da borboletas nos M47 afecta todos os M47 ou só alguns?
- Existe algum sintoma que o cliente "sinta" que sirva de presságio à avaria ou quebra da dita borboleta?
Aqui em casa há um 20d M47 de 163cv com cerca de 105 mil kms e até ver tem-se portado tão bem como os melhores carros japoneses mas gostava de saber se este motor é afectado ou não, como "adivinhar" o problema ou com quantos kms é suposto esse problema se manifestar?
Edit:
Encontrei a resposta à primeira questão em http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066258052 portanto não estou afectado.
Ainda assim gostava de saber a resposta da segunda pergunta, isto é, se há maneira de se saber que vai partir ou se é de repente?
Quando tirei as borboletas do meu o mecânico disse-me que já lhe tinha passado pelas mãos um carro de 163cv que "comeu uma borboleta" mas na altura referiu-me que era um caso que pensava ser pontual, foi único e assistia vários carros com esse motor e mais de 200.000km e nunca tomou conhecimento de mais nenhum. Pelo contrário do 150cv foram muitos.
Eu retirava sempre as borboletas, paguei 60 euros para o fazer e não senti diferença nenhuma. Estive atento para ver se notava a pequena redução de força em baixas que muito se falava, se ela existir, e para mim, é imperceptivel.
Comentário
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostMas acho impressionante como existem pessoas que voltaram a comprar Renaults depois da era Laguna II, como voltaram a comprar Mercedes depois da era CDI, como voltaram a comprar Opel depois da era 1.9CDTI, etc.
Mas não é um fenómeno exclusivo dos BMWs, acontece um pouco por todo o lado, não só em carros como até em marcas de electrónica de consumo (Sony por exemplo).
Comentário
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostMas acho impressionante como existem pessoas que voltaram a comprar Renaults depois da era Laguna II, como voltaram a comprar Mercedes depois da era CDI, como voltaram a comprar Opel depois da era 1.9CDTI, etc.
Mas não é um fenómeno exclusivo dos BMWs, acontece um pouco por todo o lado, não só em carros como até em marcas de electrónica de consumo (Sony por exemplo).
Aliás, existem tantos motores CDI's diferentes desde 1998 (introdução do 1º 220 CDI) até agora, pelo que essa afirmação não tem razão de ser...
O que não falta são exemplares em todo o mundo com muitas centenas de milhares de km's e a rolar diariamente sem problemas. Também há alguns exemplares que foram e são problemáticos, mas isso não acontece em todas as marcas?
Apesar de alguns terem tido obviamente os seus problemas, em termos do bloco do motor em si (base da mecânica) até nem tenho conhecimento de grandes e evidentes falhas de concepção ao longo da história da Mercedes...
Comentário
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Ainda não sei se vou conseguir resolver o meu problema a bem.
Se o conseguir, desde já agradeço, porque foi com informação que recolhi aqui.
Se não conseguir a bem, vai ter que ser a mal, e aí vou precisar ainda mais da vossa (de alguns) ajuda.
Porque a ser a mal, vai ser muito mais do que exigir a simples reparação.
E não venham aí os "expert" ou melhor " os sabem tudo" fazer prognósticos, porque eu sei do que estou a falar.
Comentário
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Originalmente Colocado por Visitante Ver PostPodes desenvolver? Pergunto porque tenho aqui em casa um carro com esse motor e não faço mesmo ideia de quais são os problemas.
Originalmente Colocado por PRAP Ver PostO que tem a era CDI? É a "era" actual, desde os últimos 13 anos.
Mas já estou a ir para off-topic, isso deve ser discutido nos tópicos das respectivas marcas, só dei como exemplo de que volta e meia todas as marcas têm ovelhas negras. O N47 deve ser a ovelha negra actual da BMW.
Comentário
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSeja um ou outro problema. a posição da BMW é a mesma. esperar que estoire. Essa é a verdade. Até se pode ir ao concessionário, dentro da garantia, dizer que o motor faz um ruído anormal. A resposta será que é normal. Se fores depois da garantia acabar, a resposta é que resolvem mas custa umas boas centenas de euros.....
Isso não é bem assim, pelo menos no meu caso não foi
Comprei um carro novo com esse motor (N47) e logo de inicio comecei a notar barulhos estranhos vindos do motor que com o passar do tempo se começaram a agravar um pouco, mas não eram nada de mais, simplesmente notava-se ali tipo um pequeno "roçar" e notava-se mais era quando passava por exemplo numa rua estreita rodeada de prédios.
Fui ao concessionário BMW e expus o problema pensando que era uma situação simples de resolver, até pensava que era das correias. Deixei lá o carro para analisarem o problema até receber um contacto onde me disseram que o carro ia levar um motor novo, fiquei estupefacto com a noticia.
E assim foi, o carro levou um motor novo aos 24.000 Km por iniciativa da BMW, teve cerca de um mês na oficina e durante esse tempo disponibilizaram-me um carro de substituição igual. A BMW assumiu todos os custos sem qualquer problema.
Comentário
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Originalmente Colocado por DANTE Ver PostIsso não é bem assim, pelo menos no meu caso não foi
Comprei um carro novo com esse motor (N47) e logo de inicio comecei a notar barulhos estranhos vindos do motor que com o passar do tempo se começaram a agravar um pouco, mas não eram nada de mais, simplesmente notava-se ali tipo um pequeno "roçar" e notava-se mais era quando passava por exemplo numa rua estreita rodeada de prédios.
Fui ao concessionário BMW e expus o problema pensando que era uma situação simples de resolver, até pensava que era das correias. Deixei lá o carro para analisarem o problema até receber um contacto onde me disseram que o carro ia levar um motor novo, fiquei estupefacto com a noticia.
E assim foi, o carro levou um motor novo aos 24.000 Km por iniciativa da BMW, teve cerca de um mês na oficina e durante esse tempo disponibilizaram-me um carro de substituição igual. A BMW assumiu todos os custos sem qualquer problema.
E qual foi o concessionário?
Convém identificar os que têm um funcionamento excelente e não só os que são de fugir, como é hábito por aqui e outros "lados".
Comentário
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Originalmente Colocado por Shidoshi Ver PostE qual foi o concessionário?
Convém identificar os que têm um funcionamento excelente e não só os que são de fugir, como é hábito por aqui e outros "lados".
A.BRAZ HELENO em Leiria
Até acredito que haja situações em que alguns casos estejam por resolver por culpa dos concessionários
Comentário
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostMalta segue uma PM que enviei a um interessado aqui do fórum.
Espero que ajude quem realmente precisa.
Se realmente estiver tudo correcto, peço até ao RibSan (se ainda tiver "letras que cheguem no primeiro post"), ou ao Bruno D, para editarem o primeiro ou o segundo post respectivamente e colocar lá esta informação.
Então é assim, aquilo que aprendi entretanto, desde que este problema começou e andei a investigar isto, é que os N47 têm 2 problemas crónicos e 1 ocasional que também ajuda na confusão, os quais eu próprio baralhava face aos relatos ambíguos que andam na net e só há pouco tempo é que consegui realmente compartimentalizar a informação toda:
- Embraiagem -
Trepidar em situações de esforço e pára-arranque. Pode ser resolvido tirando a CDV, mas teoricamente perdes a garantia. Tens a solução discutida no DB do BPacheco (salvo erro) e basta meteres no google que aparecem tópicos no E90post, etc.
- Tensores e correia do alternador -
O tal que ocasional que vem trocar as voltas às pessoas, principalmente porque ainda há muita gente que por uma ignorância inadvertida troca conceptualmente as correntes com a correia. O problema é que muitos não têm a humildade e clarividência de pensarem "Algo aqui não está a bater certo. Porra, se calhar eu é que estou errado. Deixem-me cá clarificar isto."
Aqui sim ouves o tal grilar, principalmente quando dás a ignição e o mesmo entra em funcionamento sem estar abafado pelo som do próprio motor.
Tens aqui um vídeo de um caso diferente, num motor diferente, mas acho que ficas serve para teres uma percepção do que estamos a falar a nível mecânico.
(PS - Salvo erro é isto. Alguém que me corrija se troquei os pés pelas mãos.)
- Corrente de distribuição -
O principal problema dos N47, sendo que este é crónico e, até informações em contrário, uma vez que os 16, 18, 20, 23 e 25d derivam todos deste bloco e dos seus "melhoramentos", todos são susceptíveis de o ter.
Ouves um roçar que vai agravando gradualmente, sendo que no início é quase imperceptível se não souberes aquilo que queres ouvir.
Segue o melhor vídeo que consegui arranjar no youtube, de um carro com o problema já bastante avançado.
(PS - cuidado pois há malta a trocar os vídeos entre a correia e as correntes, assim como após saberem do problema toda a gente começa a achar que o seu N47 tem um barulho esquisito.)
Bem, e acho que é isto.
O problema, mais uma vez como te disse, é que o pessoal anda a misturar tudo e as discrepâncias nos valores das reparações entre os concessionários também não ajudam, ficando assim difícil separar as águas.
Naquilo que me toca, já desisti de andar a perder horas a pesquisar e tentar informar as pessoas nos tópicos públicos, tal como outras pessoas que estão bastante dentro deste assunto (no FAHO) o fizeram.
Não tenho paciência para boquinhas, indirectas, fans cegos, malta que fala com o buraco de baixo (um eufemismo para quem só diz *****), etc.
Quem estiver interessado que me contacte a pedir informação, tal como tu o fizeste.
Não ganho nem perco nada com isto, excepto a satisfação de ajudar quem quer ser ajudado.
É que os meus carros estão com extensões de garantia e planos de manutenção que ainda vão durar 3 e 5 anos, tempo ao final do qual vão ser trocados, sendo que para o efeito nem interesse se tenho N47 ou não. Posso partir um motor por ano, custe ele 2000 ou 6000, que nunca vou gastar um tostão. Logo se há pessoa que está imune a isto tudo sou eu.
O "problema" também é que 90% PM, mails e telefonemas (de malta que move montanhas para arranjar o meu número) que tenho recebido é de malta que ainda não tem o problema, mas está compreensivelmente preocupado.
Sendo que aqueles que deveriam ser os grandes interessados, aqueles que realmente têm o problema, andam debaixo das pedras e a meterem os carros no S.V por arranjar, como tenho conhecimento do muitos.
A isto acrescento ainda que das poucas pessoas que contactaram-me para saber informações, cujos carros estão afectados, muitas decidiram, depois de ter a papinha toda feita ao nível de como deveriam agir perante a BMW, negar-se em contribuir com os dados para dar peso e números à iniciativa.
Grande parte destes ignorando-me após a ajuda dada, porque não são homenzinhos o suficiente para dizerem que não querem participar e no mínimo justificarem-no. Direito que lhes assiste o qual sou tenho de respeitar.
É esta a nossa mentalidade e isto "deixa-me doente", levando ao meu "desânimo" para continuar a promover isto.
Desculpa o desabafo.
Abraço.
Em relação à embraiagem, excluindo a resolução através da remoção da CDV, há alguma coisa que possa ou deva ser feita???
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