Em 1º lugar, quem está a propor a 'aliança' é um dos accionistas da GM, o sr. Kirk Kerkorian que fez parte da sua fortuna em Las Vegas e que gostaria de não a perder, nem que para isso tivesse que jogá-lo na roleta de uma relação obscura. :D
O problema da Renault não é a sua dimensão. A BMW e Porsche são exemplos mais que perfeitos que a dimensão na indústria automóvel pode ou não ter significado.
Parece-me que os problemas da GM são de uma escala tal que uma empresa como a Renault não teria a capacidade de os controlar e gerir com eficácia. Uma coisa é a Nissan mais a sua cultura japonesa e a sua dimensão, outra é a GM com uma cultura fortemente marcada pela gestão Norte-Americana, muito peculiar e quanto a mim, a grande instigadora deste estado de coisas. A Renault seria arrastada...
E não esquecer que a Renault teve uma experiência ainda recente de um grande flop no mercado dos USA. É que lá não há hábitos de comprar carros franceses.
O problema da Renault não é a sua dimensão. A BMW e Porsche são exemplos mais que perfeitos que a dimensão na indústria automóvel pode ou não ter significado.
Parece-me que os problemas da GM são de uma escala tal que uma empresa como a Renault não teria a capacidade de os controlar e gerir com eficácia. Uma coisa é a Nissan mais a sua cultura japonesa e a sua dimensão, outra é a GM com uma cultura fortemente marcada pela gestão Norte-Americana, muito peculiar e quanto a mim, a grande instigadora deste estado de coisas. A Renault seria arrastada...
E não esquecer que a Renault teve uma experiência ainda recente de um grande flop no mercado dos USA. É que lá não há hábitos de comprar carros franceses.
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