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Originalmente Colocado por Visitante Ver PostA autonomia é um problema real no M5 V10, aliás a autonomia/consumo é mesmo o principal da sua triada de problemas.
20l/100km faz o V10 em ritmos normais, não em ritmos "despachados" para um carro destes (+220km/h). Deixo aqui um exemplo que prova isto: Lamego - Évora - Lamego, num M6 foram "só" 3 depósitos. Façam as contas...
A esse tipo de velocidades nenhum carro é eficiente.
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Certas discussões neste fórum parece, não raras vezes, de um mundo à parte.
Um mundo onde se fazem médias () de 220-240 km/h na A2 para o Algarve.
Claro que neste mundo um 535d é quase a base indispensável e um 20d algo "não adequado".
Enfim, pintelhices de meia idade...desculpem a franqueza catroguiana.
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostFiz Lisboa-Régua-Lisboa num XC60 D5 e foram 2 depósitos ~180Kmh...
A esse tipo de velocidades nenhum carro é eficiente.
eu com os 140cvs do a6 faço lisboa mirandela ai em meio deposito, acredito que com 1 deposito não faço ida e volta, mas aposto que vou e venho para baixo e fico abaixo de coimbra
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostFiz Lisboa-Régua-Lisboa num XC60 D5 e foram 2 depósitos ~180Kmh...
A esse tipo de velocidades nenhum carro é eficiente.
Tanto o é que era uma das principais queixas dos donos do E60 e um dos assuntos que a bmw tentou resolver com o F10.
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Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Postguloso esse carro
eu com os 140cvs do a6 faço lisboa mirandela ai em meio deposito, acredito que com 1 deposito não faço ida e volta, mas aposto que vou e venho para baixo e fico abaixo de coimbra
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tonyV
Qualquer dia serei abençoado com a sensibilidade para sentir essas diferenças significativas entre um diesel 4cil vs 6cil com cavalagens idênticas...
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A propósito do M5 V10 vs 335d deixo-vos aqui uma pequena analogia.
Imaginemos que trabalhamos com duas mulheres, uma delas podre de boa com um valente par, linda, rabo fenomenal e cheia de charme. Só tinha o defeito de gostar de estourar dinheiro em compras.
Contudo, e como nem tudo na vida são rosas, o namoro possível foi com a outra colega sem nenhum daqueles atributos mas que servia perfeitamente para as aventuras debaixo dos lençóis.
O par da outra colega poderia corresponder ao som, a beleza à ampla faixa de rotação, o rabo à entrega de potência linear mas galopante e o charme ao nível de refinamento ao ralenti, falha de sempre dos diesel por mais que a tentem disfarçar.
Um dia, e após muito tempo a conviver com a colega que não tinha nada que nos agradasse, separamo-nos dela e entramos numa relação louca com a outra boazona.
Pode-nos chupar o dinheiro todo, mas ao menos realiza-nos na nossa vida. A outra, por muito que não destabilizasse o orçamento, deixava-nos envelhecer sem sentir o que realmente interessa a cada dia.
É um pouco isto que se passa com quem é obrigado a ter um diesel devido ao preço escandaloso e patético que as gasolinas, tanto a 95 como de forma ainda mais descarada a 98, têm.
Se a gasolina baixasse, ou voltando à analogia, a amiga deixasse de gastar tanto dinheiro em compras, ninguém pensava duas vezes.
O problema é que vejo muita pouca gente realmente ralada com o preço da gasolina e de ter de ir para a amiga pouco atraente. Temos o que merecemos, ora pois.
O user bmwm505 pode ser "louco" como alguns devem pensar mas ao menos tem outro sorriso que o dono de um 335d não pode ter.
O mesmo se aplica aos restantes carros diesel vs as motorizações a gasolina, algumas das quais que nem são vendidas em Portugal por não existir mercado.
Os portugueses estão a precisar de engatar a boazona, 9 em cada 10 andam com a colega que apenas vai servindo para o essencial.
Por mim andavam todos de boazona!
Não vos critico, mas vocês não páram de defender a amiga insosa em todos os tópicos como se fosse melhor que a boazona.
Se é a que se pode ter na nossa conjuntura, a tal "raciona", ok. Entendidíssimo! Se é a melhor? Epá...custa-me ver quem defenda os diesel, motores construídos para poupar, como a melhor maravilha do mundo.
Cumpre mas satisfaz imensamente menos que a rival. A menos que se seja muito pouco esquisito.
Editado pela última vez por GPL; 25 June 2011, 19:11.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostQualquer dia serei abençoado com a sensibilidade para sentir essas diferenças significativas entre um diesel 4cil vs 6cil com cavalagens idênticas...
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostPode sorrir, mas não com o mesmo prazer de andar num V10 a gasolina
Para 90% das pessoas não conta nada e para o restante tem que ser conciliado com aspectos práticos, como preço, espaço, conforto, etc. mas para terminar para muitos a disponibilidade a médios regimes dos diesel é mais agradável do que a linearidade dos motores a gasolina atmosféricos.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostTu inflacionas um bocado o que o prazer de condução pesa na decisão de compra dos carros.
Para 90% das pessoas não conta nada e para o restante tem que ser conciliado com aspectos práticos, como preço, espaço, conforto, etc. mas para terminar para muitos a disponibilidade a médios regimes dos diesel é mais agradável do que a linearidade dos motores a gasolina atmosféricos.
Uma coisa é o condutor que gosta de puxar as mudanças bem puxadas até ao fim (quando anda no modo de ataque) e sentir aquele crescendo de potência em que muitas vezes dá vontade que o carro fizesse mais rpm só para continuar a ter o crescendo.
Outra coisa é o condutor mais vulgar que não até acha que a puxar assim pelo carro o está a "estragar" e que prefere sentir força na zona de rotação onde anda mais vezes.
Em qualquer carro com vertente familiar/executiva, passa-se efectivamente muito mais tempo nos baixos/médios regimes do que nos altos.
Claro que a este V10 não faltará certamente disponibilidade, mas convenhamos que já é um motor monstruoso.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostTu inflacionas um bocado o que o prazer de condução pesa na decisão de compra dos carros.
Para 90% das pessoas não conta nada e para o restante tem que ser conciliado com aspectos práticos, como preço, espaço, conforto, etc. mas para terminar para muitos a disponibilidade a médios regimes dos diesel é mais agradável do que a linearidade dos motores a gasolina atmosféricos.
Tudo depende do preço da gasolina, nada mais. A disponibilidade não se trata de ser diesel, trata-se de sobrealimentação e de cilindrada q.b.
É a nova geração e para quem gosta de motores sobrealimentados não falta oferta actualmente. O 308 GTI por exemplo!Editado pela última vez por GPL; 28 June 2011, 00:51.
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostNum otto turbo tens toda a disponibilidade de um turbodiesel, bem mais potência e a tal faixa de utilização bem maior.
Tudo depende do preço da gasolina, nada mais. A disponibilidade não se trata de ser diesel, trata-se de sobrealimentação e de cilindrada q.b.
É a nova geração e para quem gosta de motores sobrealimentados não falta oferta actualmente. O 308 GTI por exemplo!
É que eu entre A4 1.9 TDi 130, Ibiza 2.0 TDi 143 CR e Scirocco 1.4 TSi 160 manual o que mais gosto em AE são os diesel, o Scirocco tem menos binário, e em AE não vou andar a reduzir a toda a hora só porque sim, ok no meu ex-Corsa 1.3 fazia isso muitas vezes loool, mas isso era muito fraco.
Já para brincar, serra, pista etc, Scirocco all the way obviamente.
Faço cerca de 30mil km anuais sendo que metade são feitos em AE e neste habitat os turbo diesel costumam-se sentir como peixe na água.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostTens a certeza ?
É que eu entre A4 1.9 TDi 130, Ibiza 2.0 TDi 143 CR e Scirocco 1.4 TSi 160 manual o que mais gosto em AE são os diesel, o Scirocco tem menos binário, e em AE não vou andar a reduzir a toda a hora só porque sim, ok no meu ex-Corsa 1.3 fazia isso muitas vezes loool, mas isso era muito fraco.
Já para brincar, serra, pista etc, Scirocco all the way obviamente.
Faço cerca de 30mil km anuais sendo que metade são feitos em AE e neste habitat os turbo diesel costumam-se sentir como peixe na água.
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostA que RPMs é que o TSI "enche o pulmão"?
Já os 2.0 TFSi, aí já não devia dizer o mesmo, mas como nunca conduzi nenhum...
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostTens a certeza ?
É que eu entre A4 1.9 TDi 130, Ibiza 2.0 TDi 143 CR e Scirocco 1.4 TSi 160 manual o que mais gosto em AE são os diesel, o Scirocco tem menos binário, e em AE não vou andar a reduzir a toda a hora só porque sim, ok no meu ex-Corsa 1.3 fazia isso muitas vezes loool, mas isso era muito fraco.
Já para brincar, serra, pista etc, Scirocco all the way obviamente.
Faço cerca de 30mil km anuais sendo que metade são feitos em AE e neste habitat os turbo diesel costumam-se sentir como peixe na água.
A partir de 100Kmh não tens de reduzir de 6ª, só o fazes de quiseres, este TSI 160 responde bem desde muito cedo, aliás tem um comportamento muito semelhante ao GTD em baixas.
Tem menos binário, mas tem mais 30cv do que os diesel que referes
Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostÉ verdade que é um motor muito linear e pode também ser sensação, os TDi CR também assim são, mas a reprisar em 6ª tipo 100-150 continuo a preferir um turbo diesel tipo PD130 a um 1.4 TSi 160.
Já os 2.0 TFSi, aí já não devia dizer o mesmo, mas como nunca conduzi nenhum...
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostTens a certeza ?
É que eu entre A4 1.9 TDi 130, Ibiza 2.0 TDi 143 CR e Scirocco 1.4 TSi 160 manual o que mais gosto em AE são os diesel, o Scirocco tem menos binário, e em AE não vou andar a reduzir a toda a hora só porque sim, ok no meu ex-Corsa 1.3 fazia isso muitas vezes loool, mas isso era muito fraco.
Já para brincar, serra, pista etc, Scirocco all the way obviamente.
Faço cerca de 30mil km anuais sendo que metade são feitos em AE e neste habitat os turbo diesel costumam-se sentir como peixe na água.
Obviamente que o binário do motor a gasóleo de muito maior cilindrada (mesmo!) e de maior pressão de turbo é maior do que o a gasolina. Pudera!
Mas em potência, mesmo com essa enorme vantagem, as coisas pouco se diferenciam.
Eu referia-me ao post do v7 que afirma que por ser diesel tem mais binário e mais agradabilidade de condução do que um motor a gasolina.
Aliás, é insistido em tópicos e tópicos que motor diesel = binário e agradabilidade de condução ao passo que motores a gasolina são "fracos".
Existe a ideia de um motor diesel comum ser o 20d da BMW e o motor a gasolina ser o 1.4 atmosférico que, obviamente, não produz grande binário.
Ao pegares nesses 1.9 e 2.0 TDI e sem sair dessa marca, existem sempre o Scirocco 2.0 TFSI com 265cv e 350Nm ou o mais humilde 2.0 TFSI com apenas 210cv e apenas 280Nm.
Mas esta é uma discussão mais velha que a Sé de Braga e como eu digo...haja dinheiro para gasolina! Na prática, ignorando por exemplo os preços dos carros, a malta compara constantemente consumos e custo de combustível. E aí os carros a gasolina saem extremamente prejudicados em Portugal, todos sabemos quem um otto turbo é SEMPRE melhor que um turbodiesel. Em tudo.
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostEu referia-me ao post do v7 que afirma que por ser diesel tem mais binário e mais agradabilidade de condução do que um motor a gasolina.
Aliás, é insistido em tópicos e tópicos que motor diesel = binário e agradabilidade de condução ao passo que motores a gasolina são "fracos".
Mas sei que os mais recentes turbos a gasolina também têm muita resposta nas rpms mais utilizadas, mas creio que não estão a ter ainda uma grande aceitação.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEu quando penso em diesel, penso em turbo-diesel (obviamente é quase 100% o que há) e quando penso em gasolina penso em atmosférico, porque também é a maioria.
Mas sei que os mais recentes turbos a gasolina também têm muita resposta nas rpms mais utilizadas, mas creio que não estão a ter ainda uma grande aceitação.
Mas como é óbvio, tendo o mercado diesel ganho uma brutal influência cá em Portugal, tudo o que é gasolina passa ao lado das pessoas.
Nem que gastassem tanto como um diesel só o nome já assusta.
Se a gasolina custasse tanto como o gasóleo e as pessoas experimentassem DE FACTO as alternativas turbo a gasolina disponíveis, duvido que poucos iriam para um diesel mais caro com FAP. Sim os otto também têm turbo, mas não têm a dor de cabeça do FAP que é bem mais difícil de aturar do que se possa pensar.
Basta ver os vários casos de problemas e o pequeno mas ainda assim importante aumento do consumo que provoca num carro supostamente para poupar.
Ai se o ISP da gasolina baixasse e a malta experimentasse os turbo a gasolina...
Lá se ia o mercado diesel. Mas como os engenheiros de uma marca me disseram com todas as letras que TURBODIESEL lhes dá mais dinheiro que OTTO (turbo ou não), estamos conversados. Disseram a um familiar meu, isto noutra marca, a BMW quando foi lá meter um turbo novo na 320d com 3 anos, que se queria carros para corridas comprava a gasolina. Dito por elesEditado pela última vez por GPL; 28 June 2011, 09:53.
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Uma prespectiva engraçada e diferente: Tenho cá por estes dias um primo australiano, lá há grande predominância dos carros a gasolina (que é inclusivamente mais barata que o gasóleo) e os carros a diesel até são mais taxados por impostos que os a gasolina.
No entanto está a começar a haver algum interesse por carros a diesel, ele por exemplo tem um A6 all-road (creio que a diesel) e a mulher um Q7 (a diesel).
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostUma prespectiva engraçada e diferente: Tenho cá por estes dias um primo australiano, lá há grande predominância dos carros a gasolina (que é inclusivamente mais barata que o gasóleo) e os carros a diesel até são mais taxados por impostos que os a gasolina.
No entanto está a começar a haver algum interesse por carros a diesel, ele por exemplo tem um A6 all-road (creio que a diesel) e a mulher um Q7 (a diesel).
Mas quem gosta minimamente de conduzir nunca no seu devido juízo troca um V8 de 5, 6l e até mais por um TD. É que não há cá tretas de binários e disponibilidades, o TD nunca puxa mais, quando muito puxa quase tanto ali na zona dos regimes médios/baixos, e de resto puxa muito menos.
O problema é mesmo a ideia pré-concebida que os Diesel têm mais força a médios regimes. Não têm, têm sim é menos força em altas, daí que tenham que ser muito maiores para andar o mesmo.Editado pela última vez por SRLA; 28 June 2011, 10:26.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNo entanto está a começar a haver algum interesse por carros a diesel, ele por exemplo tem um A6 all-road (creio que a diesel) e a mulher um Q7 (a diesel).
Sim, é um preciosismo, mas também é um erro frequentemente de quase toda a gente.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostA gasóleo. Cá, não existem carros a diesel.
Sim, é um preciosismo, mas também é um erro frequentemente de quase toda a gente.
Por exemplo em certos momentos prefiro o 1.6 120cv(Delta) que o 1.4T 155cv no Mito a não ser que ande sempre em modo de ataque.
No entanto acho os pequenos motores diesel menos interessantes de usar em cidade que os pequenos blocos otto.
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostTambem dou esse erro.
Por exemplo em certos momentos prefiro o 1.6 120cv(Delta) que o 1.4T 155cv no Mito a não ser que ande sempre em modo de ataque.
No entanto acho os pequenos motores diesel menos interessantes de usar em cidade que os pequenos blocos otto.
Sei que também é por o MiTo ser bem mais leve, mas entre os dois não há comparação possível. Esmagar o acelerador no MiTo em 6ª é como no Delta em, vá, 4ª. E não apenas pela diferença abismal de performance, mas também pelo turbo lag, quase imperceptível no MiTo mas muito evidente no Delta, que praticamente inutilizava as últimas duas relações fora de estrada aberta.
Aliás, falam muito bem do Giulietta 1.6 105cv (mesmo motor com turbo de geometria fixa, chassis com dimensões e peso semelhantes), mas eu achei que para o peso do Delta o 1.6 de 120cv com TGV era pouco motor.
Padrões muito diferentes, só pode.Editado pela última vez por SRLA; 28 June 2011, 11:17.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostTem graça que eu fiz test-drive ao Delta 1.6 120cv e ao MiTo 155cv no mesmo dia.
Sei que também é por o MiTo ser bem mais leve, mas entre os dois não há comparação possível. Esmagar o acelerador no MiTo em 6ª é como no Delta em, vá, 4ª. E não apenas pela diferença abismal de performance, mas também pelo turbo lag, quase imperceptível no MiTo mas muito evidente no Delta, que praticamente inutilizava as últimas duas relações fora de estrada aberta.
Aliás, falam muito bem do Giulietta 1.6 105cv (mesmo motor com turbo de geometria fixa, chassis com dimensões e peso semelhantes), mas eu achei que para o peso do Delta o 1.6 de 120cv com TGV era pouco motor.
Padrões muito diferentes, só pode.
No Delta tanto um como o outro, não têm muito "drama"...
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostPor mim, é ao contrário, em cidade prefiro o diesel pela disponibilidade em baixas, em AE, um TSI 160 é bem melhor para o meu tipo de condução que o TDI até ao 170 pelo menos...
A partir de 100Kmh não tens de reduzir de 6ª, só o fazes de quiseres, este TSI 160 responde bem desde muito cedo, aliás tem um comportamento muito semelhante ao GTD em baixas.
Tem menos binário, mas tem mais 30cv do que os diesel que referes
Mas para mim um turbo-diesel equivalente, ou até menos potente, mas com mais binário, acaba por ir mais de encontro ao que eu pretendo em AE.
Originalmente Colocado por Cobra Ver PostPois, o 2.0 TFSI em termos de rendimento nada tem a ver com estes pobres diabos
Ainda por cima agora o 2.0 TSi/TFSi 211cv até já tem 350nm ao longo de uma alargada faixa de rotação o que é certamente muito agradável.
Mas como nunca tive a sorte de conduzir um...
Originalmente Colocado por GPL Ver PostSim
Obviamente que o binário do motor a gasóleo de muito maior cilindrada (mesmo!) e de maior pressão de turbo é maior do que o a gasolina. Pudera!
Mas em potência, mesmo com essa enorme vantagem, as coisas pouco se diferenciam.
Eu referia-me ao post do v7 que afirma que por ser diesel tem mais binário e mais agradabilidade de condução do que um motor a gasolina.
Aliás, é insistido em tópicos e tópicos que motor diesel = binário e agradabilidade de condução ao passo que motores a gasolina são "fracos".
Existe a ideia de um motor diesel comum ser o 20d da BMW e o motor a gasolina ser o 1.4 atmosférico que, obviamente, não produz grande binário.
Ao pegares nesses 1.9 e 2.0 TDI e sem sair dessa marca, existem sempre o Scirocco 2.0 TFSI com 265cv e 350Nm ou o mais humilde 2.0 TFSI com apenas 210cv e apenas 280Nm.
Mas esta é uma discussão mais velha que a Sé de Braga e como eu digo...haja dinheiro para gasolina! Na prática, ignorando por exemplo os preços dos carros, a malta compara constantemente consumos e custo de combustível. E aí os carros a gasolina saem extremamente prejudicados em Portugal, todos sabemos quem um otto turbo é SEMPRE melhor que um turbodiesel. Em tudo.
Esses não duvido que me "preencham" totalmente mas nem os conseguiria alimentar coitados, ainda para mais agora que ando a gastar um depósito por semana.
Podes achar que as pessoas insistem demasiado neste questão mas garanto-te que, para mim, é uma questão fulcral.
Já para as pessoas que fazem 5 ou 10mil km por ano, essas sim devima considerar mais as opções otto.
Eu de uma certa maneira até gostava de fazer menos kms e poder ter um ottozito, mas algo engraçado e com o mínimo de força e não apenas alguma potência tipo VTi, Saxos Cup e afins.
Algo do estilo mínimo 2.0 NA no mínimo ou 1.4/1.6 turbo também no mínimo.
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