A Câmara Municipal de Lisboa presidida por Antonio Costa, acaba de tomar uma decisão muito estranha, sem fundamentação tecnica e vai limitar o uso de viaturas como é o caso dos Mercedes 190 que não vão poder circular na Baixa de Lisboa:
"A partir do Verão, os carros mais poluentes vão ser proibidos de circular na Baixa de Lisboa, anunciou Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa e especialista em transportes. As únicas excepções à regra são os carros dos residentes e os veículos de emergência.
O objectivo é que a zona mais castigada pela poluição, a Avenida da Liberdade, passe a cumprir as normas europeias de poluição atmosférica. Assim, as viaturas que não tenham motores pelo menos da categoria Euro I no que respeita à emissão de partículas só poderão circular na Baixa ao fim-de-semana.
Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.
Segundo o vereador Nunes da Silva, metade da poluição que existe no eixo Avenida da Liberdade-Baixa é produzida por este tipo de veículos. Assim, o controlo das entradas na Baixa deverá ser feito através de operações "STOP", havendo ainda a possibilidade de mais tarde ser criado um sistema de "selos verdes" para os carros.
Prevê-se que a Câmara de Lisboa, em 2011, gaste 7,5 milhões de euros a tapar mais buracos e a pavimentar mais ruas na capital, e mais milhão e meio de euros para reparar canalizações no subsolo."
Noticia retirada daqui
"A partir do Verão, os carros mais poluentes vão ser proibidos de circular na Baixa de Lisboa, anunciou Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa e especialista em transportes. As únicas excepções à regra são os carros dos residentes e os veículos de emergência.
O objectivo é que a zona mais castigada pela poluição, a Avenida da Liberdade, passe a cumprir as normas europeias de poluição atmosférica. Assim, as viaturas que não tenham motores pelo menos da categoria Euro I no que respeita à emissão de partículas só poderão circular na Baixa ao fim-de-semana.
Estes carros não têm catalisador, peça que faz o tratamento das emissões poluentes. O seu fabrico data de há cerca de duas décadas. “Nem sequer sabia que ainda havia carros destes a circularem”, reage o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, que apoia a medida. “Serão sobretudo táxis e carrinhas de distribuição muito velhinhas a serem afectadas”.
Segundo o vereador Nunes da Silva, metade da poluição que existe no eixo Avenida da Liberdade-Baixa é produzida por este tipo de veículos. Assim, o controlo das entradas na Baixa deverá ser feito através de operações "STOP", havendo ainda a possibilidade de mais tarde ser criado um sistema de "selos verdes" para os carros.
Prevê-se que a Câmara de Lisboa, em 2011, gaste 7,5 milhões de euros a tapar mais buracos e a pavimentar mais ruas na capital, e mais milhão e meio de euros para reparar canalizações no subsolo."
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