Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Octanas Puras - Uso e cuidados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ... Efeito placebo? Isso é o mesmo que andar a chamar de estúpido a milhares de pessoas neste mundo fora.

    Uma pessoa não pode notar mesmo diferenças que tem que ser sempre placebo, só porque vossas altezas querem á força impor uma teoria que não está correcta? Pff... Não é placebo, são factos, mais que testados por mim em vários carros, com consumos etc etc.

    Vá venham lá os mecanicos do costume dizer o contrário

    Comentário


      Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
      Ao pessoal que diz que em carros que pedem gasolina 95, a gasolina 98 e mesmo a 100 octanas anda melhor e consome menos, diz a psicologia que é o efeito placebo.
      A Gasolina 95 nao queima melhor ou pior que a 98 ou a 100, apenas detona por alta pressão a pressões inferiores as gamas mais caras. Por exemplo, um carro atinge uma taxa de compressão de 15k bar (a supor) e a gasolina 95 nao detona porque a mesma so autodetona por pressão aos 18k bar. Não é por pôr 98 ou 100 que vai funcionar melhor, porque todas elas nao auto detonam! A energia libertada em ambas é exactamente a mesma.
      Já se for num carro com taxas de compressão de 20k bar, a gasolina 95 vai-se autodetonar, pois este efeito vê.se aos 18k bar, já a 98 ou a 100, que auto detonam a pressões mais altas nao o vao fazer sem a faísca da vela.
      Exemplos?
      Skoda fabia dos UK. Uma amiga veio c+a a portugal num 1.2 otto desses, e quando fui para meter gasolina, dizia lá: Gas, 92octane. Que surpresa, cá nao há disso! Como gosta de tratar o carro, meteu da mais cara, Ultimate 98 octanas! Resultados? Nenhuns! Absolutamente nenhuns!
      Os american muscle, levam todos gasolina 92 octanas, na america basicamente só e comercializada essa! Se a 95/98/100 fosse melhor não acham que os condutores desses v8 com 5000cc poriam gasolina com esse indice de octanas? Segundo a teoria de alguns users, nota-se muito em carros com grande cilindrada e pouco em motores pequenos... :s
      Cumpts
      Mas isso foi o que já foi dito vezes sem conta neste tópico.

      No entanto, o combustível pode-se inflamar antes do tempo sem que a pressão tenha alguam coisaa ver com o assunto, como é o caso de motores com muitos depósitos de "carvão" ou rebarbas.
      Aliás, a própria vela se for demasiado quente pode originar uma pré-ignição.

      Comentário


        Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
        ... Efeito placebo? Isso é o mesmo que andar a chamar de estúpido a milhares de pessoas neste mundo fora.

        Uma pessoa não pode notar mesmo diferenças que tem que ser sempre placebo, só porque vossas altezas querem á força impor uma teoria que não está correcta? Pff... Não é placebo, são factos, mais que testados por mim em vários carros, com consumos etc etc.

        Vá venham lá os mecanicos do costume dizer o contrário
        É placebo se o motor não tiver as características necessárias para usufruir da gasolina de 98 octanas.

        Comentário


          Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
          Ao pessoal que diz que em carros que pedem gasolina 95, a gasolina 98 e mesmo a 100 octanas anda melhor e consome menos, diz a psicologia que é o efeito placebo.
          A Gasolina 95 nao queima melhor ou pior que a 98 ou a 100, apenas detona por alta pressão a pressões inferiores as gamas mais caras. Por exemplo, um carro atinge uma taxa de compressão de 15k bar (a supor) e a gasolina 95 nao detona porque a mesma so autodetona por pressão aos 18k bar. Não é por pôr 98 ou 100 que vai funcionar melhor, porque todas elas nao auto detonam! A energia libertada em ambas é exactamente a mesma.
          Já se for num carro com taxas de compressão de 20k bar, a gasolina 95 vai-se autodetonar, pois este efeito vê.se aos 18k bar, já a 98 ou a 100, que auto detonam a pressões mais altas nao o vao fazer sem a faísca da vela.
          Exemplos?
          Skoda fabia dos UK. Uma amiga veio c+a a portugal num 1.2 otto desses, e quando fui para meter gasolina, dizia lá: Gas, 92octane. Que surpresa, cá nao há disso! Como gosta de tratar o carro, meteu da mais cara, Ultimate 98 octanas! Resultados? Nenhuns! Absolutamente nenhuns!
          Os american muscle, levam todos gasolina 92 octanas, na america basicamente só e comercializada essa! Se a 95/98/100 fosse melhor não acham que os condutores desses v8 com 5000cc poriam gasolina com esse indice de octanas? Segundo a teoria de alguns users, nota-se muito em carros com grande cilindrada e pouco em motores pequenos... :s
          Cumpts

          Edit: Nos EUA o indice minimo é de 82, o normal de 86 ou 92, e a premium é de 96.
          Isso é porque usam uma classificação diferente da nossa.
          Octane rating - Wikipedia, the free encyclopedia
          Anti-Knock Index (AKI)
          In most countries, including Australia and all of those in Europe, the "headline" octane rating shown on the pump is the RON, but in Canada, the United States and some other countries, like Brazil, the headline number is the average of the RON and the MON, called the Anti-Knock Index (AKI, and often written on pumps as (R+M)/2). It may also sometimes be called the Pump Octane Number (PON).
          Difference between RON and AKI
          Because of the 8 to 10 point difference noted above, the octane rating shown in the United States is 4 to 5 points lower than the rating shown elsewhere in the world for the same fuel. See the table in the following section for a comparison.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            É placebo se o motor não tiver as características necessárias para usufruir da gasolina de 98 octanas.
            E no nosso habitual parque automóvel são uma minoria.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Isso é porque usam uma classificação diferente da nossa.
              "the octane rating shown in the United States is 4 to 5 points lower than the rating shown elsewhere in the world for the same fuel"
              Ora 86+5=91, mesmo assim mais baixa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                É placebo se o motor não tiver as características necessárias para usufruir da gasolina de 98 octanas.
                Se o motor tiver esses características, isso bem especificado no manual/tampa do depósito.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                  ... Efeito placebo? Isso é o mesmo que andar a chamar de estúpido a milhares de pessoas neste mundo fora.

                  Uma pessoa não pode notar mesmo diferenças que tem que ser sempre placebo, só porque vossas altezas querem á força impor uma teoria que não está correcta? Pff... Não é placebo, são factos, mais que testados por mim em vários carros, com consumos etc etc.

                  Vá venham lá os mecanicos do costume dizer o contrário
                  Então podemos fazer o seguinte.
                  Tenho um Civic 1.4cc 90CV, e utilizo gasolina 95 regularmente.
                  Ponho o carro num dyno e meço a potência e o binário. Esgoto o depósito, atesto com 98, e quando o depósito for a meio ponho no dyno outra vez. Se a potência aumentar com a de 98, pago tudo, se os valores se mantiverem pagas a diferença do preço do depósito e o teste!
                  Não deves ter problemas em fazer esse teste, já que se notas melhorias com a gasolina 98 os valores de potência devem variar!

                  E uma obs, não sou mecânico, mas todos os professores que tenho, engenheiros mecânicos / mecânica automóvel são da mesma opinião...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Exacto, mas para isso é necessário modificar a taxa de compressão; não é por modificares o ponto de ignição que vais mudar o rendimento!
                    E é aí que te enganas!

                    Lógico que obténs ganhos mais dramáticos aumentando a taxa de compressão. Mas uma vez que não é opção, a simples afinação do ponto de ignição faz diferença no rendimento e potência!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Mas isso foi o que já foi dito vezes sem conta neste tópico.

                      No entanto, o combustível pode-se inflamar antes do tempo sem que a pressão tenha alguam coisaa ver com o assunto, como é o caso de motores com muitos depósitos de "carvão" ou rebarbas.
                      Aliás, a própria vela se for demasiado quente pode originar uma pré-ignição.
                      Essa pré-ignição aconteceria pontualmente se devido a essas causas, o que não alteraria de forma perceptível o desempenho/consumos do carro. Alem disso, da gasolina 95 para a 98 a variação é mínima! Ou seja, a 98 é pouco mais resistente que a 95.
                      Mesmo que hajam alterações no funcionamento do motor, essas não seriam perceptíveis ao ponto de referir o que já foi referido neste tópico.
                      Além disso, continuo a perguntar, se os americanos donos dos típicos V8 têm gasolina 96, que traduzido para unidades europeias representaria gasolina na ordem das 100 octanas, porque continuam a usar gasolina de octanagem mais baixa? Não têm depósitos de carvão absolutamente nenhuns? Têm uma taxa de compressão baixíssima? Ou será porque não notam diferença porque quase todos os otto produzidos mundialmente são optimizados para gasolina de octanagem mais baixa?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        E é aí que te enganas!

                        Lógico que obténs ganhos mais dramáticos aumentando a taxa de compressão. Mas uma vez que não é opção, a simples afinação do ponto de ignição faz diferença no rendimento e potência!
                        É possível.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
                          Essa pré-ignição aconteceria pontualmente se devido a essas causas, o que não alteraria de forma perceptível o desempenho/consumos do carro. Alem disso, da gasolina 95 para a 98 a variação é mínima! Ou seja, a 98 é pouco mais resistente que a 95.
                          Mesmo que hajam alterações no funcionamento do motor, essas não seriam perceptíveis ao ponto de referir o que já foi referido neste tópico.
                          Além disso, continuo a perguntar, se os americanos donos dos típicos V8 têm gasolina 96, que traduzido para unidades europeias representaria gasolina na ordem das 100 octanas, porque continuam a usar gasolina de octanagem mais baixa? Não têm depósitos de carvão absolutamente nenhuns? Têm uma taxa de compressão baixíssima? Ou será porque não notam diferença porque quase todos os otto produzidos mundialmente são optimizados para gasolina de octanagem mais baixa?
                          A pré-ignição não é assim tão pontual como tu julgas.
                          Quantas vezes vou no trânsito e ouço os carros ao meu lado com aquele som quase imperceptível metálico no motor. Parecem pequenos berlindes a bater. É a pré-ignição.

                          Os americanos não usam a gasolina XPTO porque, tipicamente, os motores V8 americanos tradicionais não têm altas taxas de comrpessão.
                          Dado que me parece que és aluno/engenheiro mecânico, deverás saber que a pequena diferença de apenas 3 octanas a mais na S/C 98 é o suficiente para colmatar muitos dos efeitos da pré-ignição e as alterações internas no motor podem ou não ser suficientes para o fenómeno da pré-ignição.
                          A taxa de compressão elevada e/ou os depósitos no seu interior é que dão a julgar a possibilidade correcta de usar ou não a 98 octanas, isto sem falar na melhoria dos consumos para automóveis com knock sensor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
                            Então podemos fazer o seguinte.
                            Tenho um Civic 1.4cc 90CV, e utilizo gasolina 95 regularmente.
                            Ponho o carro num dyno e meço a potência e o binário. Esgoto o depósito, atesto com 98, e quando o depósito for a meio ponho no dyno outra vez. Se a potência aumentar com a de 98, pago tudo, se os valores se mantiverem pagas a diferença do preço do depósito e o teste!
                            Não deves ter problemas em fazer esse teste, já que se notas melhorias com a gasolina 98 os valores de potência devem variar!

                            E uma obs, não sou mecânico, mas todos os professores que tenho, engenheiros mecânicos / mecânica automóvel são da mesma opinião...
                            Mas isso é mais que certo.
                            Quem duvidar disso tem muito que aprender.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              A pré-ignição não é assim tão pontual como tu julgas.
                              Quantas vezes vou no trânsito e ouço os carros ao meu lado com aquele som quase imperceptível metálico no motor. Parecem pequenos berlindes a bater. É a pré-ignição.

                              Os americanos não usam a gasolina XPTO porque, tipicamente, os motores V8 americanos tradicionais não têm altas taxas de comrpessão.
                              Dado que me parece que és aluno/engenheiro mecânico, deverás saber que a pequena diferença de apenas 3 octanas a mais na S/C 98 é o suficiente para colmatar muitos dos efeitos da pré-ignição e as alterações internas no motor podem ou não ser suficientes para o fenómeno da pré-ignição.
                              A taxa de compressão elevada e/ou os depósitos no seu interior é que dão a julgar a possibilidade correcta de usar ou não a 98 octanas, isto sem falar na melhoria dos consumos para automóveis com knock sensor.
                              Acho que o meu 206 a gasolina 1100cc, faz esse barulho que descreves. Como posso eliminar isso? Uso galp 95 octanas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                Esta discussão só pode ser épica, alinharam se os planetas.
                                Ganhaste. Devo-te um café.
                                Eu já nem consigo ler mais...
                                Desisto.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
                                  Então podemos fazer o seguinte.
                                  Tenho um Civic 1.4cc 90CV, e utilizo gasolina 95 regularmente.
                                  Ponho o carro num dyno e meço a potência e o binário. Esgoto o depósito, atesto com 98, e quando o depósito for a meio ponho no dyno outra vez. Se a potência aumentar com a de 98, pago tudo, se os valores se mantiverem pagas a diferença do preço do depósito e o teste!
                                  Não deves ter problemas em fazer esse teste, já que se notas melhorias com a gasolina 98 os valores de potência devem variar!

                                  E uma obs, não sou mecânico, mas todos os professores que tenho, engenheiros mecânicos / mecânica automóvel são da mesma opinião...
                                  Quanto a diferencia na potencia, verificada, nunca experimentei. Mas sabes também que há como por o carro a andar mais, e não é proporcional o aumento dos cavalos/binário verificado em banco, sabes disso não sabes?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                    Quanto a diferencia na potencia, verificada, nunca experimentei. Mas sabes também que há como por o carro a andar mais, e não é proporcional o aumento dos cavalos/binário verificado em banco, sabes disso não sabes?
                                    Sei, retirar peso, diminuir resistência do ar, entre outros factores. Se os valores da curva de potência nao se alteram e todos os restantes factores se mantêm, o andamento vai ser o mesmo. Agora, e acho que era o que querias dizer, é que a potência e binário máximos podem nao se alterar, mas o carro andar mais porque a curva variou.
                                    O que podes também é que o pedal do acelerador fica mais sensível, ou seja o lag que tens entre o acelerador e a aceleração em si é menor.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      A pré-ignição não é assim tão pontual como tu julgas.
                                      Quantas vezes vou no trânsito e ouço os carros ao meu lado com aquele som quase imperceptível metálico no motor. Parecem pequenos berlindes a bater. É a pré-ignição.

                                      Os americanos não usam a gasolina XPTO porque, tipicamente, os motores V8 americanos tradicionais não têm altas taxas de comrpessão.
                                      Dado que me parece que és aluno/engenheiro mecânico, deverás saber que a pequena diferença de apenas 3 octanas a mais na S/C 98 é o suficiente para colmatar muitos dos efeitos da pré-ignição e as alterações internas no motor podem ou não ser suficientes para o fenómeno da pré-ignição.
                                      A taxa de compressão elevada e/ou os depósitos no seu interior é que dão a julgar a possibilidade correcta de usar ou não a 98 octanas, isto sem falar na melhoria dos consumos para automóveis com knock sensor.
                                      Pois não, mas repara que também podem ter depositos de carvão... Assim como um focus 1.4 também não tem altas taxas de compressão! E notas diferença num 1.4, mas num 4.0 ou 5.0 não notas?
                                      Sou estudante em engª de polímeros. Aliás o ano passado foi desenvolvido pela UMinho o carro pilotado exteriormente com mais kilometragem por litro de combustivel em portugal. Chegou aos 1875 km/litro. E adivinha? Os kmt's feitos com 95 da galp, 95 do jumbo, e 98 da galp eram... Os mesmos, salvo pequenas variaçoes de 1 ou 2 kmt's que posso ter a certeza que nao derivava do combustível...

                                      Comentário


                                        Li tanto e acabei a perceber o mesmo

                                        É assim, eu tenho uma mota agua 1800cc, 220cv e queria experimentar um boost de octanas.
                                        Referi o motor da mota, visto que falaram que "é preciso ter motor para isso"

                                        Alguém sabe dizer se resulta, se não resulta?

                                        Comentário


                                          À partida não deve fazer grande diferença, mas nada como experimentares uns litros de 98 vs 95. Se para 98 não notares diferença então o motor papa tudo.

                                          De qualquer das formas se o motor funciona bem com 95 a diferença em performance vai ser sempre irrisória.

                                          Comentário


                                            Funcionar bem funciona.. só que há sempre aquela curiosidade para ver se ela anda mais um bocadinho ahah

                                            Já que 0-100km ela faz a brincar em 4 segundos :D

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X