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    #91
    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
    Sim... eu sei....
    Mas.... no meu Vitara (sem knock sensor e preparado para 95), se eu colocar 98, que tem uma resistência à ignição superior e o motor não tendo compressão para aproveitar a gasolina 98, não poderá ter alguma perda de rendimento devido à resistência a ignição da 98 e, não sendo isso compensada com uma taxa de compressão superior?!
    Não sei se me estou a fazer entender...
    Creio que estás.

    A questão é que, tendo uma resistência à ignição superior, permite usar uma taxa de compressão superior (com as vantagens decorrentes), sem correr o risco de detonação (e não "pré-detonação" como alguns insistem). Portanto, podendo alterar a taxa de compressão (que como já disse, é impraticável), ou afinar o ponto de ignição (para otimizar a taxa de compressão do motor), há vantagem em usar um I.O. superior a 95. Não havendo a possibilidade de afinação (E.C.U. capaz + knock sensor), não há vantagem no uso destes combustíveis. Mas também não há razão para que haja desvantagens (para além do preço, como é evidente).

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      De certeza que querias citar o meu post? É que não respondeste a nada do que eu perguntei
      Creio que respondo porque a "norma" é o I.O. 95, e porque existe a alternativa I.O. 98. Não era essa a pergunta?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
        Por isso coloquei 3 ??? após 95 da gasolina normal.

        Ainda me lembro de existirem bombas com normal (poucas) e muito raramente via alguém meter.
        Os Carochas metiam.

        Podias meter num Opel antigo mas andava menos.

        Em quase todos os carros já era Super.

        Todos os carros que me lembro de andar deviam usar Super.

        Quando apareceu a gasolina sem Chumbo, as bombas de Normal desapareceram totalmente, mas já eram muito raras.

        Depois de tirar a carta não me lembro de ver alguém a meter normal; e logo nesse ano começaram a meter bombas de Sem Chumbo.
        Usei Super até 1998 num dos carros, que entretanto foi trocado.

        Depois acabou.
        Sim, mas isso também ocorreria hoje, se acabassem com a sem chumbo para
        colocar uma outra fórmula qualquer. Ou seja, a S/C 95 seria mais facilmente
        eliminada do mercado que a S/C 98, tal como aconteceu com a normal e super.
        É que todos os carros de normal (ou de 95) podem andar com super (ou 98),
        mas o contrário já não é possível. Portanto, elimina-se sempre a de menor índice
        de octanas.

        Comentário


          #94
          Sim, mas no caso da Normal, penso que em 1992 podias ficar todo o dia sentado numa Estação de Serviço que tivesse Normal que provavelmente não vias ninguém a meter.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            Claro que sim.

            Mas a questão é que, com o ponto afinado para 98 e gasolina 98, tinha melhor rendimento que afinado para 95 a andar a 95, certo?
            Creio que sim.
            Por acaso até hei-de voltar a colocar o pinto de fábrica e fazer uns depósitos em 98 a ver a diferença.

            Comentário


              #96
              Pergunta de leigo.
              Qual dos combustíveis, 95 ou 98, atinge maior temperatura de combustão, num motor igual e sem ajustes?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                Creio que estás.

                A questão é que, tendo uma resistência à ignição superior, permite usar uma taxa de compressão superior (com as vantagens decorrentes), sem correr o risco de detonação (e não "pré-detonação" como alguns insistem). Portanto, podendo alterar a taxa de compressão (que como já disse, é impraticável), ou afinar o ponto de ignição (para otimizar a taxa de compressão do motor), há vantagem em usar um I.O. superior a 95. Não havendo a possibilidade de afinação (E.C.U. capaz + knock sensor), não há vantagem no uso destes combustíveis. Mas também não há razão para que haja desvantagens (para além do preço, como é evidente).
                Mas aí é que está, não ganhas nada em afinar o ponto.
                Vamos ver se consigo explicar melhor do que consegui até agora...

                Vamos imaginar que com 95 o ponto de ignição óptimo está em X.
                Agora, pensemos que com 98 o ponto de ignição óptimo estará em Y (X-A).
                Ou seja, adiantou-se o ponto em A graus para compensar a maior resistência à
                compressão.
                Imediatamente após o PMS, deve acontecer a pressão máxima (aqui entram as
                questões termodinâmicas faladas lá atrás).

                Ora, nesta altura já não interessa para nada que octanas é que o combustível
                tem. Neste momento estamos a falar de energia. E a energia libertada pela
                combustão já não tem nada que ver com o índice de octanas, mas sim com a
                capacidade energética do combustível. E um maior índice de octanas não é
                equivalente a mais BTU's. Como tal, não ganhas mais potência com 98, nem se
                adiantares o ponto (e perdes se não o adiantares).

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  Sim, mas no caso da Normal, penso que em 1992 podias ficar todo o dia sentado numa Estação de Serviço que tivesse Normal que provavelmente não vias ninguém a meter.
                  Se a S/C95 e S/C98 estivessem hoje com os preços de 1992, também não ias
                  ver ninguém a meter 95, tal é o mito urbano de que o que é mais caro é melhor.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                    Pergunta de leigo.
                    Qual dos combustíveis, 95 ou 98, atinge maior temperatura de combustão, num motor igual e sem ajustes?
                    A temperatura de combustão deverá ser a mesma.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Mas aí é que está, não ganhas nada em afinar o ponto.
                      Vamos ver se consigo explicar melhor do que consegui até agora...

                      Vamos imaginar que com 95 o ponto de ignição óptimo está em X.
                      Agora, pensemos que com 98 o ponto de ignição óptimo estará em Y (X-A).
                      Ou seja, adiantou-se o ponto em A graus para compensar a maior resistência à
                      compressão.
                      Imediatamente após o PMS, deve acontecer a pressão máxima (aqui entram as
                      questões termodinâmicas faladas lá atrás).

                      Ora, nesta altura já não interessa para nada que octanas é que o combustível
                      tem. Neste momento estamos a falar de energia. E a energia libertada pela
                      combustão já não tem nada que ver com o índice de octanas, mas sim com a
                      capacidade energética do combustível. E um maior índice de octanas não é
                      equivalente a mais BTU's. Como tal, não ganhas mais potência com 98, nem se
                      adiantares o ponto (e perdes se não o adiantares).
                      A vantagem da gasolina IO 98 não e´dar mais potência por ter mais octanas.
                      É permitir que a ignição de combustível seja dada na altura certa e não antes do tempo.

                      Até uma simples rebarba dentro dos cilindros ou mesmo o "carvão" ajuda á prºe-detonação do combustivel. e aqui a 98 octaans resiste mais fácilmente do que a de 95 octanas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Mas aí é que está, não ganhas nada em afinar o ponto.
                        Vamos ver se consigo explicar melhor do que consegui até agora...

                        Vamos imaginar que com 95 o ponto de ignição óptimo está em X.
                        Agora, pensemos que com 98 o ponto de ignição óptimo estará em Y (X-A).
                        Ou seja, adiantou-se o ponto em A graus para compensar a maior resistência à
                        compressão.
                        Aí é que está o erro: não se adiantou "para compensar a maior resistência à
                        compressão", mas é precisamente a maior resistência à compressão que lhe permite suportar uma pressão maior, aumentando igualmente a pressão final produzida, traduzida em binário. Obviamente, a partir do momento em que se dá a faísca, o I.O. é irrelevante e o que interessa é a capacidade energética do combustível, que deve ser idêntica.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Aí é que está o erro: não se adiantou "para compensar a maior resistência à
                          compressão", mas é precisamente a maior resistência à compressão que lhe permite suportar uma pressão maior, aumentando igualmente a pressão final produzida, traduzida em binário. Obviamente, a partir do momento em que se dá a faísca, o I.O. é irrelevante e o que interessa é a capacidade energética do combustível, que deve ser idêntica.
                          Esses é que são os teus erros.

                          1. Não aumenta nada a pressão final. Para isso remeto-te para o nosso colega de fórum
                          da termodinâmica.

                          2. A faísca é anterior ao PMS. Pelo que a tua frase final é incoerente com a posição que
                          estás a defender.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            Creio que respondo porque a "norma" é o I.O. 95, e porque existe a alternativa I.O. 98. Não era essa a pergunta?
                            A pergunta era: que motores actualmente têm o knock sensor que detecta a octanagem do combustível?

                            Julgo que já podemos fazer um apanhado deste tópico (onde, de resto, já aprendi algumas coisas):

                            Motores que recomendam 95 não ganham absolutamente nada em consumir 98
                            Motores que recomendam 98 podem ter mau funcionamento se consumirem 95
                            Motores que detectam a octanagem podem andar com os dois tipos, mas a potência não aumenta pois a octanagem não altera a capacidade energética do combustível, portanto, poderá apenas existir um benefício de rendimento, do qual continuo com dúvidas

                            EDIT: Quanto à norma ser 95, não é o que está em causa. Há motores que recomendam expressamente 98 octanas.

                            Comentário


                              Nuno156, estás a fazer confusão.
                              O Motronic não disse que a pressão aumenta com um combustivel de IO superior.
                              Diz que com um combustivel com IO superior, a pressão que aguenta antes de detonação é superior.
                              Se o combustível aguenta uma pressão maior sem se inflamar, inflama-se na altura correcta, leia-se quando a vela faz faísca) e a queima é feita com maior rendimento.
                              Editado pela última vez por MadDragon; 08 August 2011, 16:58.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Nuno156, estás a fazer confusão.
                                O Motronic não disse que a pressão aumenta com um combustivel de IO superior.
                                Diz que com um combustivel com IO superior, a pressão que aguenta antes de detonação é superior.
                                Se o combustível aguenta uma pressão maior sem se inflamar, inflama-se na altura correcta, leia-se quando a vela faz faísca) e a queima é feita com maior rendimento.
                                Exacto, mas para isso é necessário modificar a taxa de compressão; não é por modificares o ponto de ignição que vais mudar o rendimento!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Se a S/C95 e S/C98 estivessem hoje com os preços de 1992, também não ias
                                  ver ninguém a meter 95, tal é o mito urbano de que o que é mais caro é melhor.
                                  Não podes comparar.
                                  Quase todo o parque automóvel em 1992 metendo Gasolina Normal ia mesmo engasgar o motor.

                                  Em 1992 havia muito poucas bombas com Normal, hoje a gasolina 95 existe muito; é a que existe mais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Nuno156, estás a fazer confusão.
                                    O Motronic não disse que a pressão aumenta com um combustivel de IO superior.
                                    Diz que com um combustivel com IO superior, a pressão que aguenta antes de detonação é superior.
                                    Se o combustível aguenta uma pressão maior sem se inflamar, inflama-se na altura correcta, leia-se quando a vela faz faísca) e a queima é feita com maior rendimento.
                                    Se foi isso que ele quis dizer, então estará correcto.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      A pergunta era: que motores actualmente têm o knock sensor que detecta a octanagem do combustível?

                                      Julgo que já podemos fazer um apanhado deste tópico (onde, de resto, já aprendi algumas coisas):

                                      Motores que recomendam 95 não ganham absolutamente nada em consumir 98
                                      Motores que recomendam 98 podem ter mau funcionamento se consumirem 95
                                      Motores que detectam a octanagem podem andar com os dois tipos, mas a potência não aumenta pois a octanagem não altera a capacidade energética do combustível, portanto, poderá apenas existir um benefício de rendimento, do qual continuo com dúvidas

                                      EDIT: Quanto à norma ser 95, não é o que está em causa. Há motores que recomendam expressamente 98 octanas.

                                      Movyk, o knock sensor já existe há muitos anos.
                                      Não te sei dizer especificamente que motores têm este sensor.



                                      Julgo que já podemos fazer um apanhado deste tópico (onde, de resto, já aprendi algumas coisas):

                                      Motores que recomendam 95 não ganham absolutamente nada em consumir 98
                                      Motores que recomendam 98 podem ter mau funcionamento se consumirem 95
                                      Motores que detectam a octanagem podem andar com os dois tipos, mas a potência não aumenta pois a octanagem não altera a capacidade energética do combustível, portanto, poderá apenas existir um benefício de rendimento, do qual continuo com dúvidas

                                      EDIT: Quanto à norma ser 95, não é o que está em causa. Há motores que recomendam expressamente 98 octanas.
                                      O índice de octanas beneficia uma queima mais correcta.
                                      Se a queima for mais correcta, o motor anda melhor com o mesmo consumo de combustível.

                                      O que se procura é o melhor andamento com o menor consumo. Fazer mais com menos.
                                      É isso que o knock sensor faz.
                                      Ele por si só não tenta dar mais potência.
                                      Tenta, ao optimizar a queima, produzir a mesma potência com menos. Se os ganhos em potência existem?
                                      Até podem existir.
                                      Existe é de certeza um motor mais solícito pois a pressão final a que a queima se deu correctamente é maior.

                                      Mesmo em motores que estão apenas preparados para levar 95 octanas, é uma questão de regular o ponto de ignição para optimizar a queima.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Exacto, mas para isso é necessário modificar a taxa de compressão; não é por modificares o ponto de ignição que vais mudar o rendimento!
                                        Claro que mudas o rendimento.
                                        Imagina que tens um motor que necessita de IO 98, mas colocas 95.
                                        A taxa de compressão é tão elevada que o êmbolo ao chegar perto do PMS se dá a detonação precoce da gasolina. Portanto, antes da faísca da vel.a
                                        Achas que o timing do motor está certo?
                                        Achas que a queima vai ser feita em condições?

                                        A taxa de compressão não pode ser alterada como sabes, pelo que apenas te resta jogar com o combustível usado e com o ponto de ignição.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Creio que estás.

                                          A questão é que, tendo uma resistência à ignição superior, permite usar uma taxa de compressão superior (com as vantagens decorrentes), sem correr o risco de detonação (e não "pré-detonação" como alguns insistem). Portanto, podendo alterar a taxa de compressão (que como já disse, é impraticável), ou afinar o ponto de ignição (para otimizar a taxa de compressão do motor), há vantagem em usar um I.O. superior a 95. Não havendo a possibilidade de afinação (E.C.U. capaz + knock sensor), não há vantagem no uso destes combustíveis. Mas também não há razão para que haja desvantagens (para além do preço, como é evidente).
                                          Percebi!
                                          A minha questão era exactamente, se eventualmente haveria alguma desvantagem nesses casos!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Claro que mudas o rendimento.
                                            Imagina que tens um motor que necessita de IO 98, mas colocas 95.
                                            A taxa de compressão é tão elevada que o êmbolo ao chegar perto do PMS se dá a detonação precoce da gasolina. Portanto, antes da faísca da vel.a
                                            Achas que o timing do motor está certo?
                                            Achas que a queima vai ser feita em condições?

                                            A taxa de compressão não pode ser alterada como sabes, pelo que apenas te resta jogar com o combustível usado e com o ponto de ignição.
                                            Nesse caso só mudas o rendimento porque o combustível não cumpre a sua função estamos de acordo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              A pergunta era: que motores actualmente têm o knock sensor que detecta a octanagem do combustível?

                                              Julgo que já podemos fazer um apanhado deste tópico (onde, de resto, já aprendi algumas coisas):

                                              Motores que recomendam 95 não ganham absolutamente nada em consumir 98
                                              Motores que recomendam 98 podem ter mau funcionamento se consumirem 95
                                              Motores que detectam a octanagem podem andar com os dois tipos, mas a potência não aumenta pois a octanagem não altera a capacidade energética do combustível, portanto, poderá apenas existir um benefício de rendimento, do qual continuo com dúvidas

                                              EDIT: Quanto à norma ser 95, não é o que está em causa. Há motores que recomendam expressamente 98 octanas.
                                              Julgo que tem a ver com a taxa de compressão...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Existe é de certeza um motor mais solícito pois a pressão final a que a queima se deu correctamente é maior.
                                                Pelo menos teoricamente, a pressão final só depende da taxa de compressão (e da pressão de entrada ) mas...pode ser que na realidade não seja bem assim, e de facto podes ter alguma razão.

                                                Desconhecia completamente o sensor de octanagem por isso gostava de saber se é comum nos veículos actuais ou se só é integrada em motores mais refinados.

                                                Comentário


                                                  Há aqui uma questão importantíssima que nos está a falhar a todos.
                                                  Nós estamos a falar de pré-ignição e não detonação.
                                                  Detonação é outro fenómeno que ocorre aquando da combustão do combustível.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Pelo menos teoricamente, a pressão final só depende da taxa de compressão (e da pressão de entrada ) mas...pode ser que na realidade não seja bem assim, e de facto podes ter alguma razão.

                                                    Desconhecia completamente o sensor de octanagem por isso gostava de saber se é comum nos veículos actuais ou se só é integrada em motores mais refinados.
                                                    Teoricamente a ignição só se daria no PMS, mas tal também não é verdade.
                                                    Uma coisa é o que um tipo aprende nas aulas, outra é a realidade e nisto dos motores o que mais há são falácias relativamente aos ciclos teóricos.

                                                    Comentário


                                                      Porra voces percebem muito disto !!!

                                                      Só sei que nos dois civic que tive dizia no tampão da gasolina " Min. 95 Octanas "
                                                      As vezes meto 95 outras 98
                                                      Editado pela última vez por LDinis; 08 August 2011, 18:01.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LDinis Ver Post
                                                        Porra voces percebem muito disto !!!

                                                        Só sei que nos dois civic que tive dizia no tampão da gasolina " Min. 95 Octanas "
                                                        As vezes meto 95 outras 98
                                                        Esse é um dos que tem knock sensor!

                                                        Comentário


                                                          Ao pessoal que diz que em carros que pedem gasolina 95, a gasolina 98 e mesmo a 100 octanas anda melhor e consome menos, diz a psicologia que é o efeito placebo.
                                                          A Gasolina 95 nao queima melhor ou pior que a 98 ou a 100, apenas detona por alta pressão a pressões inferiores as gamas mais caras. Por exemplo, um carro atinge uma taxa de compressão de 15k bar (a supor) e a gasolina 95 nao detona porque a mesma so autodetona por pressão aos 18k bar. Não é por pôr 98 ou 100 que vai funcionar melhor, porque todas elas nao auto detonam! A energia libertada em ambas é exactamente a mesma.
                                                          Já se for num carro com taxas de compressão de 20k bar, a gasolina 95 vai-se autodetonar, pois este efeito vê.se aos 18k bar, já a 98 ou a 100, que auto detonam a pressões mais altas nao o vao fazer sem a faísca da vela.
                                                          Exemplos?
                                                          Skoda fabia dos UK. Uma amiga veio c+a a portugal num 1.2 otto desses, e quando fui para meter gasolina, dizia lá: Gas, 92octane. Que surpresa, cá nao há disso! Como gosta de tratar o carro, meteu da mais cara, Ultimate 98 octanas! Resultados? Nenhuns! Absolutamente nenhuns!
                                                          Os american muscle, levam todos gasolina 92 octanas, na america basicamente só e comercializada essa! Se a 95/98/100 fosse melhor não acham que os condutores desses v8 com 5000cc poriam gasolina com esse indice de octanas? Segundo a teoria de alguns users, nota-se muito em carros com grande cilindrada e pouco em motores pequenos... :s
                                                          Cumpts

                                                          Edit: Nos EUA o indice minimo é de 82, o normal de 86 ou 92, e a premium é de 96.
                                                          Editado pela última vez por helderpinho; 08 August 2011, 18:34.

                                                          Comentário


                                                            E no manual do meu 1.4 diz que pode ser usada octanagem mais baixa, se o motor não grilar! ;)

                                                            Comentário


                                                              Esses aditivos é para quem tem um motor de 98 e só tem 95 na bomba. Aí mete o aditivo para aumentar as octanas.

                                                              Comentário

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