Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Anti-Retro!!! (Carros que melhoraram/aperfeiçoaram)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    Olha para as fotos e diz-me qual preferes? Mas sê sincero, não respondas só para dar ênfase ao que disseste...

    Tu fazes ideia de como fica o interior de um Ibiza III depois de um uso UM POUCO menos cuidado, sabes o que é volante e teclas todos descascados?
    E ter um Citroën C3 ao lado que com o mesmo uso (ou mais) continua a um nível muito mais aceitável?
    Sabes ou conheces a dureza que são os bancos do Ibiza III? O que é ir Braga - Cartaxo - Braga e chegar a Braga sem costas, literalmente?

    Eu não conheço?!?! Se falei é porque conheço, não achas?

    Agora que sabes isto, pergunta a quem tem um Ibiza IV, do que se queixa...

    Agora vir com estas boquinhas de "fazer crescer a pil*nha" comigo não.

    Obrigado.
    2 factos:

    1 - Ele tem um 6L;
    2 - Ele conhece particularmente bem o 6J de um user aqui do fórum que eu... Por acaso também conheço razoavelmente bem (ClioIIIRS, ainda não dei uma voltinha nisso pah!).

    A olhar para a foto obviamente que se prefere o interior do 6J.

    Haviam de conduzir um 205 e nunca mais se queixariam de plásticos duros e etc.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
      Olha para as fotos e diz-me qual preferes? Mas sê sincero, não respondas só para dar ênfase ao que disseste...

      Sem dúvida que prefiro o Ibiza 6L. Acho o interior mais envolvente. E não tem tanto adereço como o 6J, é um interior simples e prático.

      Tu fazes ideia de como fica o interior de um Ibiza III depois de um uso UM POUCO menos cuidado, sabes o que é volante e teclas todos descascados?
      E ter um Citroën C3 ao lado que com o mesmo uso (ou mais) continua a um nível muito mais aceitável?
      Sabes ou conheces a dureza que são os bancos do Ibiza III? O que é ir Braga - Cartaxo - Braga e chegar a Braga sem costas, literalmente?

      Amigo eu faço ideia disso tudo e mais um pouco... Isto porque tenho um Ibiza 6L 1.4 TDI de 2005 com 94 mil kms (razoavelmente estimado). Na familia tenho outro 6L 1.4 TDI de 2003 com 210 mil kms (nada poupado a uso). Conheço ainda carros de amigos um Ibiza 6J SC 1.4 TDI de 2009 com 30 mil kms (muito usado e pouco estimado) e outro Ibiza 6J FR 2.0 TDI de 2010 com uns 25 mil kms (carro aqui do AHO)... Portanto como deves imaginar sei minimamente aquilo que estou a falar.
      O meu 6L não acusa desgaste praticamente nenhum em quase 100 mil kms porque obviamente é bem cuidado, mas o 6L de 210 mil kms não é nada bem cuidado e eu digo-te as marcas de desgaste no carro: Manete das mudanças polida e sem tinta e forros de tecido das portas da frente descolados (almofada de ar por assim dizer), bancos um bocado coçados.
      O 6J 1.4 TDI não é nada poupado, e com 30 e poucos mil kms tem plásticos inferiores do tablier riscados, e fica por aí (mal fosse, num carro praticamente novo), já o FR tem um plástico no pilar A que com o uso ou então já vinha assim mal encaixado, aquilo até fica ali mal num carrinho tão engraçado. O FR também tem uma boa sinfonia de ruídos parasitas em mau piso, e nos mesmos maus pisos em que o meu 6L anda, e isto confirmado pelo dono que já andou nos 2 carros.

      Eu não conheço?!?! Se falei é porque conheço, não achas?

      Agora que sabes isto, pergunta a quem tem um Ibiza IV, do que se queixa...

      Se conheces ou não, não sei, mas eu como já viste conheço o Ibiza 6J e 6L praticamente a fundo, já usei e conduzi o 6L de 90 mil kms e o 6J 1.4 TDI... Tu fizeste umas viagens de Ibiza e pronto... Não é numa viagem em AE como essas que falas do Cartaxo que ficas a conhecer o carro a fundo... É a usá-lo em várias ocasiões.

      Agora vir com estas boquinhas de "fazer crescer a pil*nha" comigo não.

      Obrigado.
      A bold...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por DIG Ver Post
        2 factos:

        1 - Ele tem um 6L;
        2 - Ele conhece particularmente bem o 6J de um user aqui do fórum que eu... Por acaso também conheço razoavelmente bem (ClioIIIRS, ainda não dei uma voltinha nisso pah!).

        A olhar para a foto obviamente que se prefere o interior do 6J.

        Haviam de conduzir um 205 e nunca mais se queixariam de plásticos duros e etc.
        Ou um Corsa A...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por golden58 Ver Post
          Ou um Corsa A...
          Esse é mais ranhoso.

          Pronto, larguei bomba.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por DIG Ver Post
            Esse é mais ranhoso.

            Pronto, larguei bomba.
            Mesmo por ser ranhoso é que eles nunca mais se podiam queixar!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Não será pelo design até porque o Thesis foi sempre um "mal-amado", mas sim pelo luxo e conforto que o mesmo proporciona!



              Ambos na mesma foto!
              A seu tempo o Thesis será reconhecido como um carro fantástico.

              Depois de mal amado como dizes, noto que nos últimos tempos... digamos desde que acabou (e não é já possível comprar um) que muita gente começou a olhar de outra forma para o carro.

              Isto apesar de mesmo os que diziam achar o carro "feio", sempre reconheceram que era um carro com muita categoria.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                Um restyle que resultou muito bem foi o do MB C W203.

                Antes, quando aquela frente parecia de um carro chinês:



                Depois de a alteração de uns pequenos detalhes que a meu ver mudaram completamente o carro:

                Antes de mais, sou apologista deste reestyling. Acho que melhorou um pouco, sim, sobretudo a nível interior.

                Agora, desculpa mas essa comparação está a puxar a brasa à sardinha do pos reestling, metes um Pré versão Classic numa cor horrível face a um pós Sport Edition numa cor que acenta bastante bem. Até faz parecer o w203 pré um "chaço", de look chinês só se perdeu pelos farois grelha e para choques com uns toques simples

                A comparação seria injusta também se fosse assim, seguindo a ordem inversa a valorizar o pré:

                Pré Reestyling:





                Pós reestyling





                ... afinal a pinta de chinês vem das rodas com tampas e da ausência de frisos cromados, não ?
                Editado pela última vez por Avantgarde220; 17 August 2011, 03:56.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Lembrei-me de outro:

                  Peugeot 407 >>> Peugeot 508



                  Esta "evolução" está errada, porque o 508 veio substituir o 407 e o 607 situando-se entre os dois. No entanto, está a desempenhar melhor o seu papel do que os 2 que o precederam.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post






                    100% em desacordo. Se é certo que o XF tem linhas vanguardistas, até porque é o que se exigia depois dos 9 anos de ciclo de vida do seu antecessor, é impossível deixar de reparar no enorme glamour do S-Type. Ainda hoje paro para olhar quando passa um. Carros de épocas e estilos diferentes, mas ambos foram marcantes no seu tempo.

                    Comentário


                      Muito do que aqui se vê no tópico está incorrecto por não se estar a distinguir aquilo que é esteticamente um grande salto qualitativo, daquilo que é a evolução natural dos veículos consoante a sua época.
                      Por exemplo, é natural que os carros de agora estejam desactualizados daqui por 10 anos, mas só alguns se evidenciarão pelo avanço estético demonstrado. Não confundam as coisas, senão daqui a um bocado aparecem todos os carros que estão actualmente no mercado como sendo evolução extraordinária face às anteriores gerações.
                      Também não coloquem modelos diferentes como dando origem aos seguintes, porque é outro conceito errado.

                      Comentário


                        Sei que existirá muita gente que não estará de acordo, mas o Série 5 E39 e o Série 3 dessa época eram praticamente iguais. O modelo de 2003 criado por Chris Bangle foi uma autêntica pedrada no charco com inúmeras alterações estéticas muito marcantes e bem conseguidas que ainda fazem com que o modelo que se seguiu (o actual F10) em muitos aspectos pareça mais conservador e com estilo retro do que o E60.



                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BMerlini Ver Post
                          O Golf IV na minha opinião, além do mais consensual a nível de aspecto entre todos os Golfs, é sem dúvida aquele que amadureceu melhor.

                          Não existem muitos modelos com 13 anos e com uma aparência tão actual.
                          Tem uma aparência actual porque teve continuidade a nível de design

                          Aquilo que tanto se critica na VW (que parece tudo igual de ano para ano) é o que faz com que o sucesso da formula perdure

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Tem uma aparência actual porque teve continuidade a nível de design

                            Aquilo que tanto se critica na VW (que parece tudo igual de ano para ano) é o que faz com que o sucesso da formula perdure
                            O V quase me parece mais velho que o IV.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                              [FONT=Verdana]Sei que existirá muita gente que não estará de acordo, mas o Série 5 E39 e o Série 3 dessa época eram praticamente iguais. O modelo de 2003 criado por Chris Bangle foi uma autêntica pedrada no charco com inúmeras alterações estéticas muito marcantes e bem conseguidas que ainda fazem com que o modelo que se seguiu (o actual F10) em muitos aspectos pareça mais conservador e com estilo retro do que o E60.
                              http://www.webcoches.com/fotos/2010/...5030326301.jpg

                              http://media.motorbox.com/data/contenuti/0000004252/img/640/bmw-serie-5-2003-669aee218851553304392c2497857c4d.jpg[/IMG]
                              Esse caso é muito discutível, se por um lado rompeu com as linhas do modelo anterior nos outros capitulos a melhoria não foi assim tão evidente. A culpa não é do e60 não ser bom os suficiente mas sim do e39 ser fantástico no seu tempo, é dificil melhorar um produto que já é excelente, um dos melhores BMW de todos os tempos. Mesmo a nivel de rigidez torsional que geralmente aumenta sempre de geração para geração conta-se que no caso do e39 para o e60 a BMW considerou-a de tal forma elevada que esta permaneceu inalterada.

                              Mesmo a nível estético apesar do e39 respirar BMW é dos modelos que melhor tem passado no teste do tempo, quem os vê por aí com o seu kit Motorsport não diz que o modelo veio cá para fora já no distante 1996.

                              Recomendo a leitura, o e39 não é apenas um carro grande, é mesmo um grande carro!
                              BMW 5-Series E39

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Esse caso é muito discutível, se por um lado rompeu com as linhas do modelo anterior nos outros capitulos a melhoria não foi assim tão evidente. A culpa não é do e60 não ser bom os suficiente mas sim do e39 ser fantástico no seu tempo, é dificil melhorar um produto que já é excelente, um dos melhores BMW de todos os tempos. Mesmo a nivel de rigidez torsional que geralmente aumenta sempre de geração para geração conta-se que no caso do e39 para o e60 a BMW considerou-a de tal forma elevada que esta permaneceu inalterada.

                                Mesmo a nível estético apesar do e39 respirar BMW é dos modelos que melhor tem passado no teste do tempo, quem os vê por aí com o seu kit Motorsport não diz que o modelo veio cá para fora já no distante 1996.

                                Recomendo a leitura, o e39 não é apenas um carro grande, é mesmo um grande carro!
                                BMW 5-Series E39
                                Salvo erro, saiu para o mercado ainda em 1995, portanto já conta com 16 anos.

                                Comentário


                                  911 996



                                  Para...

                                  911 997

                                  Editado pela última vez por Widowmaker; 17 August 2011, 18:14.

                                  Comentário


                                    Existem muitos outros, mas lembrei-me muito destes:

                                    Peugeot 206cc vs 207cc





                                    Hyundai Tucson vs ix35





                                    Kia Sportage





                                    Renault Mégane





                                    Opel Astra





                                    Comentário


                                      Ford Fiesta





                                      Fiat Punto vs Grande Punto





                                      Hyundai Getz vs i20





                                      Kia Rio



                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por squidward Ver Post
                                        Salvo erro, saiu para o mercado ainda em 1995, portanto já conta com 16 anos.
                                        Sim segundo a informação que consta no wikipedia saiu primeiro para o UK e Alemanha no ano de 1995 e 1996 para os restantes mercados portanto está certo, é de 1995 e não de 1996.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          A bold...
                                          O que tu disseste até vai, em parte, ao encontro do que eu acho, mas continuo a defender o salto qualitativo que os interiores do Ibiza IV têm em comparação ao seu antecessor...

                                          Não foi só ao Cartaxo que eu fui "de pendura" no Ibiza III, são N de ocasiões por N de sitios, é de um dos meus melhores amigos...

                                          Ah já agora é o Ibiza III 1.9 TDi Sport (130 CV), duro como uma pedra, quer de suspensão, quer de bancos, quer nos materiais, ok é duro em tudo

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                            Esta "evolução" está errada, porque o 508 veio substituir o 407 e o 607 situando-se entre os dois. No entanto, está a desempenhar melhor o seu papel do que os 2 que o precederam.
                                            Se puser aí uma foto do 607 a diferença ainda é mais gritante, portanto não mudo o que disse...

                                            Sim o 508 veio para substituir não só o 407 como também o 607, mas a verdade é que os preços do mesmo colocam-no no Seg. D...

                                            Já para não falar em motores, dimensões, etc, etc, etc...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              O que tu disseste até vai, em parte, ao encontro do que eu acho, mas continuo a defender o salto qualitativo que os interiores do Ibiza IV têm em comparação ao seu antecessor...

                                              Não foi só ao Cartaxo que eu fui "de pendura" no Ibiza III, são N de ocasiões por N de sitios, é de um dos meus melhores amigos...

                                              Ah já agora é o Ibiza III 1.9 TDi Sport (130 CV), duro como uma pedra, quer de suspensão, quer de bancos, quer nos materiais, ok é duro em tudo
                                              Então defende a tua tese, que eu defendo a minha, ambas se contradizem, mas se cada um de nós tem ideias fixas, melhor e cada um segue o seu caminho.

                                              Ainda por cima esse Sport PD130 que foi das versões mais felizes do Ibiza 6L... O tablier na parte superior é forrado num material bastante rugoso e resistente e a inferior em materiais duros, mas igualmente resistentes, o maior ponte de desgaste no 6L são as forras de tecido das portas, o forro do volante e a manete das mudanças. Depois falas na suspensão, desculpa lá, mas vais ter de concordar comigo - Um Ibiza, com um motor 1.9, provavelmente comercial, com um peso baixo, com um chassis que não é grande coisa a lidar com 310/320nm e 130cv bem brutos (pouco linear) - querias que tivesse uma suspensão branda?? Se esse carro assim de origem com suspensão duras já é o que é e prega sustos a quem abusa um pouco deles, quanto mais com uma suspensão molinha à Franciu, havia de ser bonito.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Então defende a tua tese, que eu defendo a minha, ambas se contradizem, mas se cada um de nós tem ideias fixas, melhor e cada um segue o seu caminho.

                                                Ainda por cima esse Sport PD130 que foi das versões mais felizes do Ibiza 6L... O tablier na parte superior é forrado num material bastante rugoso e resistente e a inferior em materiais duros, mas igualmente resistentes, o maior ponte de desgaste no 6L são as forras de tecido das portas, o forro do volante e a manete das mudanças. Depois falas na suspensão, desculpa lá, mas vais ter de concordar comigo - Um Ibiza, com um motor 1.9, provavelmente comercial, com um peso baixo, com um chassis que não é grande coisa a lidar com 310/320nm e 130cv bem brutos (pouco linear) - querias que tivesse uma suspensão branda?? Se esse carro assim de origem com suspensão duras já é o que é e prega sustos a quem abusa um pouco deles, quanto mais com uma suspensão molinha à Franciu, havia de ser bonito.

                                                Estás a ver, utilização um pouco menos preocupada e vês como esses materiais, entre outros, simplesmente não prestam...

                                                Suspensão dura aliada + bancos durissimos = Médias/Grandes viagens difíceis, não estou a dizer que é mau ou bom, é Duro, e em certas alturas é de facto um grande problema...

                                                .

                                                Comentário


                                                  Abarth nos puntos...

                                                  Punto mk1 GT Abarth


                                                  Punto mk2a HGT Abarth


                                                  Grande Punto Abarth


                                                  Abarth Punto Evo



                                                  para mim este último é o melhor!!!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                    Sei que existirá muita gente que não estará de acordo, mas o Série 5 E39 e o Série 3 dessa época eram praticamente iguais. O modelo de 2003 criado por Chris Bangle foi uma autêntica pedrada no charco com inúmeras alterações estéticas muito marcantes e bem conseguidas que ainda fazem com que o modelo que se seguiu (o actual F10) em muitos aspectos pareça mais conservador e com estilo retro do que o E60.



                                                    O E39 ainda continua para mim a ser dos BMW mais bonitos. Tem uma pureza de linhas que nenhum BMW tem hoje.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                      Sei que existirá muita gente que não estará de acordo, mas o Série 5 E39 e o Série 3 dessa época eram praticamente iguais. O modelo de 2003 criado por Chris Bangle foi uma autêntica pedrada no charco com inúmeras alterações estéticas muito marcantes e bem conseguidas que ainda fazem com que o modelo que se seguiu (o actual F10) em muitos aspectos pareça mais conservador e com estilo retro do que o E60.



                                                      Devias levar um ban de 1 dia por esta.

                                                      Na minha antiga casa tinha um vizinho com um E39 30d prata, pacote desportivo (não me recordo se na altura já se chamava M), sempre lavadinho e "detalhado", e posso-te dizer que ainda hoje é um carro que aprecio mais que a sua evolução.

                                                      Principalmente a consola central.

                                                      Comentário


                                                        Não deixa de ser curioso a opinião geral sobre o e39.
                                                        Na altura que foi lançado foi bastante criticado, não só por ser um maxi-série 3, faltando-lhe personalidade, como pelo desenho sem sal, apesar de muito bem executado.

                                                        Apesar do e60 não encaixar propriamente nos conceitos clássicos de elegância e beleza, ainda hoje consegue ser um objecto estimulante do ponto de vista visual, e apesar da ousadia, está a envelhecer bastante bem. Fosse lançado hoje e ninguém diria que já tinha 8 anos em cima. Como não se enquadra de forma explicita em nenhuma fórmula visual (até dentro do estilo Bangle, caracteriza-se por ser mais contido e sofisticado, sem no entanto banalizar e empobrecer o estilo, como o e90), e o desenho também está no geral bastante bem executado, acaba por se elevar acima dos cliches visuais que a concorrência usa. Distinto, sem dúvida.

                                                        COnsidero o e60 uma muito boa evolução do e39. Não que considere o e39 mau, longe disso, mas o e60 soube acrescentar drama e tensão visual, sem cair num exercicio de over-styling. E criar desenhos que perdurem, sem perder actualidade, é sem dúvida uma das qualidades de um bom desenho.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                          Devias levar um ban de 1 dia por esta.

                                                          Na minha antiga casa tinha um vizinho com um E39 30d prata, pacote desportivo (não me recordo se na altura já se chamava M), sempre lavadinho e "detalhado", e posso-te dizer que ainda hoje é um carro que aprecio mais que a sua evolução.

                                                          Principalmente a consola central.
                                                          Tanto romantismo...

                                                          Começo por dizer que gosto imenso do E39 (especialmente quando tem jantes maiores e suspensão desportiva) e acho que o carro tem um design que ainda hoje se estiver com um aspecto cuidado é interessante.
                                                          Acrescento que o S5 seguinte não me cativou inicialmente tanto.

                                                          Mas um S5 da geração seguinte em igualdade de circunstâncias (jantes grandes, suspensão rebaixada, detalhado, etc) é algo que é bastante impressionante por si só, e coloca cada coisa no seu devido lugar.

                                                          O conceito de tablier do E39 agradava-me mais do que o seguinte, mas as coisas não vivem de conceitos e sim do resultado final.

                                                          Nesse resultado final, o E60 mete o E39 num chinelo, e já nem vamos falar da carrinha, em que a geração do E39 foi muito mal desenhada!

                                                          No global, nós frequentemente ficamos com uma determinada ideia de um carro num determinado período de tempo, e se não voltarmos a ter contacto com o carro, ele permanece num estatuto de qualidade que na realidade já não tem.

                                                          A evolução automóvel é das coisas mais "tramadas", porque é feita de forma a que o novo modelo (esqueçamos restylings) torne o anterior numa coisa quase má.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                            (...) Se esse carro assim de origem com suspensão duras já é o que é e prega sustos a quem abusa um pouco deles, quanto mais com uma suspensão molinha à Franciu, havia de ser bonito.

                                                            Franciú só se for do passado, porque os recentes já não têm nada que ver com essa imagem da suspensão fofinha.

                                                            Muitas vezes a diferença é que ainda vão tendo bancos macios para ajudar a amortecer a pancada, e aí de facto a escola Alemã é mais de fazer bancos fofinhos que nem uma rocha. (vamos tirar o Segmento F da equação).

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                              Não deixa de ser curioso a opinião geral sobre o e39.
                                                              Na altura que foi lançado foi bastante criticado, não só por ser um maxi-série 3, faltando-lhe personalidade, como pelo desenho sem sal, apesar de muito bem executado.

                                                              Apesar do e60 não encaixar propriamente nos conceitos clássicos de elegância e beleza, ainda hoje consegue ser um objecto estimulante do ponto de vista visual, e apesar da ousadia, está a envelhecer bastante bem. Fosse lançado hoje e ninguém diria que já tinha 8 anos em cima. Como não se enquadra de forma explicita em nenhuma fórmula visual (até dentro do estilo Bangle, caracteriza-se por ser mais contido e sofisticado, sem no entanto banalizar e empobrecer o estilo, como o e90), e o desenho também está no geral bastante bem executado, acaba por se elevar acima dos cliches visuais que a concorrência usa. Distinto, sem dúvida.

                                                              COnsidero o e60 uma muito boa evolução do e39. Não que considere o e39 mau, longe disso, mas o e60 soube acrescentar drama e tensão visual, sem cair num exercicio de over-styling. E criar desenhos que perdurem, sem perder actualidade, é sem dúvida uma das qualidades de um bom desenho.
                                                              O estranhar de um modelo BMW quando é lançado e a sua adoração após o seu ciclo de vida não é nada de novo na marca.

                                                              Pondo as coisas de outra forma para este paradigma E39 / E60.

                                                              Para mim o mais recente não é uma evolução melhor ou pior que o seu antecessor, é uma revolução.

                                                              Isto é, quem olha para um e olha para outro, ignorando símbolos, badges, vê dois carros bem enquadrados para com a sua época, cada um com as suas peculiaridades, mas com pouco sentido de continuidade.

                                                              Há uma foto que andou por aí no lançamento do F10, com todas as gerações 5, em que o que refiro é nítido.

                                                              Respondendo então ao tópico, o E60, para mim não foi um melhoramento ou aperfeiçoamento, foi um excelente veículo que marcou uma viragem na marca, cortando raízes com a filosofia de design anterior e trazendo ao mundo a visão que um tal de Bangle tinha para o segmento E.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X