Originalmente Colocado por Banusinho
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6000rpm num Diesel.
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Eu já vi alguém a pôr 1 motor a diesel a rodar a mais de 6000 rpm, mas foi fail...uma redução para segunda a 110/120. :/
O diesel normalmente vai bem até ás 4000 rpm...normalmente, não compensa passar saí, notando-se uma quebra imediata a seguir a esse regime se bem que há alguns motores diesel que fazem bem as 5000 rpm. A partir daí, é só para estragar...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostPara mim é o contrário. Satisfação num diesel é um motor com alma e binário a baixa rotação. Não aquela frescura que chamam de progressividade ou lineariedade, sinónimo de baixo binário a baixa rotação.
Obviamente pode ser sempre muito ou sempre pouco, dependendo do tamanho do motor.
O motor de combustão interna de pistão ideal teria binário constante. Na prática só tem binário máximo em certo regime, que pode ser mais ou menos estreito, por perdas de eficiência volumétrica.
Um Diesel não tem binário "a mais" em baixas, tem é "a menos" em altas porque num mundo perfeito teria sempre o valor máximo até ao corte Aliás isto verifica-se quando se comparam motores Diesel e Otto com a mesma capacidade efectiva (e não um 1.4 atmosférico com um 1.9 TD ), eles aproximam-se dos mesmos valores em binário em baixas/médias (com ligeira vantagem para o Otto) mas em altas o Otto mantém esse binário enquanto o Diesel kaput, e como a potência máxima é produto do binário em altas temos a diferença abismal de potência nominal que se sabe.
Nisto um motor Otto geralmente aproxima-se muito mais do motor ideal que um motor Diesel.Editado pela última vez por SRLA; 30 August 2011, 09:47.
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os 1.9TDI VP de 90 e 110cv e SDI tinham essa particularidade, apesar de virem limitados a 5000rpm os blocos tinham capacidade para fazer mais alguma rotação.
SDi - T MB POWER - YouTube
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Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
Honda CBR 250RR reving till 20 000rpm - YouTube
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De que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.
O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª
Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.
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Originalmente Colocado por ricky48 Ver PostDe que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.
O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª
Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.
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Originalmente Colocado por ricky48 Ver PostDe que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.
O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª
Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.
Sendo o pico de potência às 4200, consegues ter uma potência média durante a aceleração mais alta, na mesma engrenagem, puxando até ligeiramente depois das 4200, mas mantendo o mais próximo possível do pico.
Por exemplo se ao passar de 3ª para 4ª o motor cair 1000rpm, para tirar o máximo do motor quererás trocar por volta das 4700 (4200+1000/2) e assim mantens o motor sempre no regime de potência máxima (isto assumindo que o ritmo a que a potência cai depois das 4200 será mais ou mesmo aquele a que esta cresce antes das 4200, mas para tirar valores certos é precisa a curva de potência do motor).
Hás-de reparar que não fiz menção a binário, e há um motivo para isso. O que vai determinar o binário à roda (o que realmente acelera o carro) vai ser a potência disponível nesse instante, e não necessariamente o binário do motor. Neste caso terás mais binário à roda às 4700rpm em 3ª do que às 3200rpm em 4ª (o que aconteceria se trocasses logo às 4200rpm).
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Originalmente Colocado por Leeth Ver PostIsso num serie D? Um dia nasce-te uma biela..
Porque D15B7 corta ás 7100 RPM certo ?
Isto pessoal com escola do CH chega aqui com a enciclopédia debaixo do braçoEditado pela última vez por RicardoAndre; 30 August 2011, 12:36.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostA maior aceleração consegue-se com a maior potência média disponibilizada.
Sendo o pico de potência às 4200, consegues ter uma potência média durante a aceleração mais alta, na mesma engrenagem, puxando até ligeiramente depois das 4200, mas mantendo o mais próximo possível do pico.
Por exemplo se ao passar de 3ª para 4ª o motor cair 1000rpm, para tirar o máximo do motor quererás trocar por volta das 4700 (4200+1000/2) e assim mantens o motor sempre no regime de potência máxima (isto assumindo que o ritmo a que a potência cai depois das 4200 será mais ou mesmo aquele a que esta cresce antes das 4200, mas para tirar valores certos é precisa a curva de potência do motor).
Hás-de reparar que não fiz menção a binário, e há um motivo para isso. O que vai determinar o binário à roda (o que realmente acelera o carro) vai ser a potência disponível nesse instante, e não necessariamente o binário do motor. Neste caso terás mais binário à roda às 4700rpm em 3ª do que às 3200rpm em 4ª (o que aconteceria se trocasses logo às 4200rpm).
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Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
Tens a aceleração máxima que o motor consegue disponibilizar mantendo-o sempre entre as rectas verdes.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostÉ essa a ideia.
Tens a aceleração máxima que o motor consegue disponibilizar mantendo-o sempre entre as rectas verdes.
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Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver PostEle estava a dizer que marcava no quadrante
Porque D15B7 corta ás 7100 RPM certo ?
Isto pessoal com escola do CH chega aqui com a enciclopédia debaixo do braço
Quanto ao resto, por exemplo no meu caro o pico de potencia actual é as 6800RPM e pelo que noto o ponto correcto para trocar é perto das 7200RPM, sendo o corte as 7488 reais (isto num otto atmosferico).. Passar das 7200 é puro desperdício e arriscar a danificar o motor.Editado pela última vez por Leeth; 30 August 2011, 14:58.
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