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6000rpm num Diesel.

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    #31
    Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
    para poupar na gota e para se ter um pouco de satisfação ao volante

    eu conduzo diesel
    Para mim é o contrário. Satisfação num diesel é um motor com alma e binário a baixa rotação. Não aquela frescura que chamam de progressividade ou lineariedade, sinónimo de baixo binário a baixa rotação.

    Comentário


      #32
      Existem motores diesel que fazem muita rotação:

      Comentário


        #33
        Eu já vi alguém a pôr 1 motor a diesel a rodar a mais de 6000 rpm, mas foi fail...uma redução para segunda a 110/120. :/

        O diesel normalmente vai bem até ás 4000 rpm...normalmente, não compensa passar saí, notando-se uma quebra imediata a seguir a esse regime se bem que há alguns motores diesel que fazem bem as 5000 rpm. A partir daí, é só para estragar...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Existem motores diesel que fazem muita rotação:

          Os motores Diesel BMW tem essa particularidade de sentirem-se mais à vontade em regimes mais altos que num outro motor diesel de identicas caracteristicas. Curioso.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
            Para mim é o contrário. Satisfação num diesel é um motor com alma e binário a baixa rotação. Não aquela frescura que chamam de progressividade ou lineariedade, sinónimo de baixo binário a baixa rotação.
            Linearidade é binário sempre disponível na mesma dose.

            Obviamente pode ser sempre muito ou sempre pouco, dependendo do tamanho do motor.

            O motor de combustão interna de pistão ideal teria binário constante. Na prática só tem binário máximo em certo regime, que pode ser mais ou menos estreito, por perdas de eficiência volumétrica.

            Um Diesel não tem binário "a mais" em baixas, tem é "a menos" em altas porque num mundo perfeito teria sempre o valor máximo até ao corte Aliás isto verifica-se quando se comparam motores Diesel e Otto com a mesma capacidade efectiva (e não um 1.4 atmosférico com um 1.9 TD ), eles aproximam-se dos mesmos valores em binário em baixas/médias (com ligeira vantagem para o Otto) mas em altas o Otto mantém esse binário enquanto o Diesel kaput, e como a potência máxima é produto do binário em altas temos a diferença abismal de potência nominal que se sabe.

            Nisto um motor Otto geralmente aproxima-se muito mais do motor ideal que um motor Diesel.
            Editado pela última vez por SRLA; 30 August 2011, 09:47.

            Comentário


              #36
              O Tubular tinha aí uma foto do seu ex-Astra 1.7 DTI nas 5500 rpm, a puxar uma 2.ª (penso que não foi redução!)

              Comentário


                #37
                Continuo sem perceber o fascínio das rpm.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                  Motas

                  tb pode ser!

                  Comentário


                    #39
                    Os antigos diesel atmosféricos tinham o habito de passar das 5000 rpms, não serve para nada mas pronto deixa o pessoal contente.
                    Fazem mais rotação que alguns V8 americanos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                      Os antigos diesel atmosféricos tinham o habito de passar das 5000 rpms, não serve para nada mas pronto deixa o pessoal contente.
                      Fazem mais rotação que alguns V8 americanos.
                      Não mas quase

                      Comentário


                        #41
                        os 1.9TDI VP de 90 e 110cv e SDI tinham essa particularidade, apesar de virem limitados a 5000rpm os blocos tinham capacidade para fazer mais alguma rotação.

                        SDi - T MB POWER - YouTube

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                          Motas

                          WTF is that ?

                          Honda CBR 250RR reving till 20 000rpm - YouTube

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            Não mas quase
                            Não é quase, fazem mesmo!

                            Comentário


                              #44
                              De que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.

                              O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
                              De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
                              No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
                              Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª

                              Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Não é quase, fazem mesmo!
                                Não admira, esses gajos nunca souberam fazer carros

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                  De que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.

                                  O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
                                  De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
                                  No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
                                  Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª

                                  Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.
                                  Trocar acima disso é só para sentir a máxima "é tão bom, não foi?"

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ricky48 Ver Post
                                    De que adianta mudar uma mudança às 10 000rpm se a potência máxima é atingida às 5000rpm? Não vai adiantar de nada, aliás, até vai prejudicar a performance.

                                    O meu Leon (FR 170cv a diesel) atinge a potência máxima às 4200 e o binário às 1800rpm.
                                    De que me adianta mudar as mudanças acima desta faixa de rotação? Nada, só vai prejudicar a performance que estou a tentar obter.
                                    No máximo mudo a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª nessa faixa, raramente acima dela.
                                    Só por vezes levo a 5ª acima um pouco, tipo 4300-4500 para o puxar aos 200km/h em 5ª

                                    Mais vale saber onde o carro atinge a potência máxima e mudar de mudança nessa faixa de rotação.
                                    A maior aceleração consegue-se com a maior potência média disponibilizada.

                                    Sendo o pico de potência às 4200, consegues ter uma potência média durante a aceleração mais alta, na mesma engrenagem, puxando até ligeiramente depois das 4200, mas mantendo o mais próximo possível do pico.

                                    Por exemplo se ao passar de 3ª para 4ª o motor cair 1000rpm, para tirar o máximo do motor quererás trocar por volta das 4700 (4200+1000/2) e assim mantens o motor sempre no regime de potência máxima (isto assumindo que o ritmo a que a potência cai depois das 4200 será mais ou mesmo aquele a que esta cresce antes das 4200, mas para tirar valores certos é precisa a curva de potência do motor).

                                    Hás-de reparar que não fiz menção a binário, e há um motivo para isso. O que vai determinar o binário à roda (o que realmente acelera o carro) vai ser a potência disponível nesse instante, e não necessariamente o binário do motor. Neste caso terás mais binário à roda às 4700rpm em 3ª do que às 3200rpm em 4ª (o que aconteceria se trocasses logo às 4200rpm).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      O meu Civic vai até às 9.000 RPM e só tem 100 CV.
                                      Isso num serie D? Um dia nasce-te uma biela..

                                      Comentário


                                        #49
                                        barulheira desgraçada para não andar...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Leeth Ver Post
                                          Isso num serie D? Um dia nasce-te uma biela..
                                          Ele estava a dizer que marcava no quadrante

                                          Porque D15B7 corta ás 7100 RPM certo ?
                                          Isto pessoal com escola do CH chega aqui com a enciclopédia debaixo do braço
                                          Editado pela última vez por RicardoAndre; 30 August 2011, 12:36.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            A maior aceleração consegue-se com a maior potência média disponibilizada.

                                            Sendo o pico de potência às 4200, consegues ter uma potência média durante a aceleração mais alta, na mesma engrenagem, puxando até ligeiramente depois das 4200, mas mantendo o mais próximo possível do pico.

                                            Por exemplo se ao passar de 3ª para 4ª o motor cair 1000rpm, para tirar o máximo do motor quererás trocar por volta das 4700 (4200+1000/2) e assim mantens o motor sempre no regime de potência máxima (isto assumindo que o ritmo a que a potência cai depois das 4200 será mais ou mesmo aquele a que esta cresce antes das 4200, mas para tirar valores certos é precisa a curva de potência do motor).

                                            Hás-de reparar que não fiz menção a binário, e há um motivo para isso. O que vai determinar o binário à roda (o que realmente acelera o carro) vai ser a potência disponível nesse instante, e não necessariamente o binário do motor. Neste caso terás mais binário à roda às 4700rpm em 3ª do que às 3200rpm em 4ª (o que aconteceria se trocasses logo às 4200rpm).
                                            Traduzindo num desenho feito à pressa:

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                              Traduzindo num desenho feito à pressa:


                                              Uploaded with ImageShack.us
                                              É essa a ideia.

                                              Tens a aceleração máxima que o motor consegue disponibilizar mantendo-o sempre entre as rectas verdes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Esta imagem do corsa é verídica, o meu tb fazia isso, aliás a única maneira do meu 1.5td dar 200 era encostar o ponteiro das rotações nas 6000. Grande ISUZU,saudades.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  É essa a ideia.

                                                  Tens a aceleração máxima que o motor consegue disponibilizar mantendo-o sempre entre as rectas verdes.
                                                  Mas isto não é só para os turbo diesel, é para qualquer motor, porque se tens 115 cavalos as 5500 RPM não estás a ter progresso ás 7000 rpm, apesar da linearidade ser maior num carro a octanas, e de não haver o boost lag de um turbo, só carros com a potencia máxima atingida em regimes muito altos, ie S2000, RX-8 e mesmo S800 que debitava 70 cavalos as 8000 RPM, tens rendimento nos regimes limite

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                    Ele estava a dizer que marcava no quadrante

                                                    Porque D15B7 corta ás 7100 RPM certo ?
                                                    Isto pessoal com escola do CH chega aqui com a enciclopédia debaixo do braço
                                                    Depois li, quando postei nao tinha reparado, my bad :P

                                                    Quanto ao resto, por exemplo no meu caro o pico de potencia actual é as 6800RPM e pelo que noto o ponto correcto para trocar é perto das 7200RPM, sendo o corte as 7488 reais (isto num otto atmosferico).. Passar das 7200 é puro desperdício e arriscar a danificar o motor.
                                                    Editado pela última vez por Leeth; 30 August 2011, 14:58.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                      Ele estava a dizer que marcava no quadrante

                                                      Porque D15B7 corta ás 7100 RPM certo ?
                                                      Isto pessoal com escola do CH chega aqui com a enciclopédia debaixo do braço
                                                      O que é o CH?

                                                      Um dia ainda experimento isso das rotações máximas...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        O que é o CH?

                                                        Um dia ainda experimento isso das rotações máximas...
                                                        Não foste tu que perguntaste isso no outro tópico ? ClubeHonda
                                                        Andar constantemente a picar o redline é estragar, cuidado

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                          Continuo sem perceber o fascínio das rpm.
                                                          Outro aqui. O que me interessa é que ande, que puxe. Quero lá saber se só faz 4000. Esquecem-se é que há muitos que só fazem 4000 mas andam mais e puxam mais que muitos outros que fazem 7000.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            post repetido

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                              Essa é a "rainha" da rotação.

                                                              Comentário

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