Originalmente Colocado por Leeth
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6000rpm num Diesel.
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostNão percebo que se goste de carros e se tenha uma maneira de pensar tão pequenina e fechada, de que o A é o fim e principio do mundo automóvel.
gosto tanto de conduzir, seja o que for, só para sentir a máquina, como faz o que faz, os diferentes sons. Tiro tanto prazer em ouvir um bom motor a gasolina, não incluo 99% dos 1.2 e 1.4 da nossa praça e que até servem de exemplo nestas discussões, vai se lá saber porquê, como tiro do barulho de camioneta da carris do meu defender de 5 cilindros a gasól
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostNão é bem assim.
Aliás, acho que nem tem muito a ver com "convencer" ou não.
Repara.... Para a relação preço/performance/consumos que alternativa Otto tens para um 123d??
Tens o 125i que é 7000€ mais caro, performance pouco superior e consumos bem superiores, ou o seu custo pelo menos.
E dizer que um 123d não transmite prazer de condução é..... irrealista vá, no mínimo.
Ok, tudo bem, o 25i dá-te mais 2 cilindros e tudo o que lhe vem associado (sonoridade, disponibilidade, etc) mas é como digo... O 23d é fabuloso, só perde em sonoridade na minha opinião mas também, atendendo ao carro que falamos e ao uso que 90% das pessoas lhe dá, é assim tão relevante?
Se me perguntares se faz algum sentido, seja em que circunstância for, um Honda S2000 a diesel... Eh pah, claro que não. Eu não vejo qualquer nexo nisso.
Mas noutro tipo de carros, tipo o exemplo que referi em cima, porque não??
E referi o 123d porque na minha opinião é o exemplo perfeito de como um motor Diesel no carro certo pode resultar muuuito bem, a todos os níveis e não só em consumos.
Só acho que há certas coisas que não estão bem faladas.
Eu (pelo menos) não estou a dizer que um diesel não pode transmitir prazer de condução. Claro que pode. Não é só o motor que conta. Mas a conversa aqui penso que não é essa, é mais:
Entre um diesel e um gasolina, qual o melhor? E para mim, por todos os factores e mais alguns, um gasolina dará sempre mais prazer de condução que um diesel, e é melhor em muitos aspectos.
A unica coisa que vejo o diesel é melhor, é no consumo. Mas Isso aqui não interessa, porque não estamos a dar margem alguma de economia de quem quer que seja para determinarmos se é melhor ou pior um carro que consome muito ou pouco.
Independentemente do dinheiro que se tenha, e por muito que não possa sustentar um carro a gasolina, sei que será melhor que o diesel. O diesel poupa mais, isso não influencia ser melhor ou pior entre um e outro. Apenas pode ser melhor para X pessoa, não comparativamente com X carro/motor.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostE nesse exercício foste a ouvir um motor aos berros das amoreiras a Oeiras!
Se num S2000 isso até pode ser giro (e por experiência acho que o "giro" até já vai depender do dia e da disposição com que se está), imagina o que seria ires nesse mesmo exercício, nessa mesma rotação a puxar um segmento D, e isto assumindo que esse motor num segmento D conseguia fazer essa mesma "proeza"!
Falar-se de disponibilidade e vires falar no motor do S2000 não deixa de ter alguma falta de encaixe, porque mais do que disponível, ele é muito rotativo e com uma caixa extremamente curta.
PS: Mete mas é mudanças nisso, que além de dar gozo, ele tem as 6 para a frente por algum motivo.
não percebo a questão de falta de encaixe... se procurares bem fui dos 1ºs a dizer que cada automóvel e a sua respectiva motorização servem para um determinado prepósito, a questão é quando colocam os motores diesel como motores com maior disponibilidade o que para mim é completamente falso
Originalmente Colocado por v7 Ver PostAinda não vi nada de novo neste tópico, aliás este tema é recorrente e repetitivo.
Já se sabe que os motores a gasolina têm mais potencial, têm melhor som e que duma perspectiva petrolhead são muito mais interessantes.
Mas também é claro que actualmente há cada vez mais preocupações com economia e que os carros a diesel são mais económicos.
Há portanto espaço para os dois combustíveis e nem os que compram carros de um ou de outro são necessariamente mais entendidos ou espertos que os outros.
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Originalmente Colocado por BadJo Ver PostClaro. tudo conta. Mas estamos a falar de carros iguais. E mesmo em carros diferentes, o motor conta certa parte, mas uma grande parte, pois em tudo diferen, a rotação a que entra numa curva, o que precisa de acelerar em diferentes situações, completamente diferente. A partir do momento que faz mais rotação, tens mais diversão pelo que fazes da maneira que fazes.
O facto de ter a mesma potencia não quer dizer que ande o mesmo. Quantos carros ves com mais potencia, que "perdem" para carros com um pouco menos potencia? Não interessa só os números.
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BadJo,
Mas penso que isso todos concordamos.
É óbvio que se me saíssem os 114 M€ de hoje, a minha garagem ia ser maioritariamente composta por motores Otto, é lógico. Se saíssem!!!
E mesmo nesse caso, não dispensava um 535d e um Touareg V10 TDI (penso que já não está disponível esta motorização).
Mas isso não é a realidade do dia-a-dia.
É como te digo, há casos e casos.
Num carro do tipo, MB Class S ou num SUV tipo Touareg/X5, faz sentido em falar de prazer de condução, sendo Otto ou Diesel? Eu por muito dinheiro que tivesse nunca compraria um Class S nem nenhum semelhante (nesta fase da vida pelo menos) e se comprasse era Diesel. Ponto final!
E isto é um extremo porque se formos ver a realidade, aposto que 90% dos compradores do modelo Serie5/Class E / .... estão-se a marimbar para o prazer de condução. Ou melhor, não é com certeza o factor decisivo para optarem por um Diesel ou um Otto.
Por outro lado, quem compra um Lotus Elise (e mais uma vez estou num extremo só para exemplificar mas nem seria preciso tanto) está-se a marimbar para o conforto, para a habitabilidade e só procura uma coisa: Fun! E neste caso, é lógico que um motor diesel não serve para nada.
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Eu sou um tipo que com os 114M € me vem à cabeça coisas como: Nissan GTR, GT3 RS, LP670, SLS AMG, 599 GTO, 430 Scuderia, etc, etc. Mas só fazia sentido ter um Série5, e tinha de certeza, com o 35d debaixo do capot.
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostPensei que estavas a usar o factor de conversão para motores turbinados....
1200cc * 1.6.
Mas se não foi essa a ideia, esquece o que eu disse, embora não tenha percebido a multiplicação.
É o que dá a capacidade efectiva de um motor. Podes ir experimentar com meia dúzia de motores, pega num turbinado qualquer, multiplica a cilindrada pela pressão e vê quanto dá. Depois vai ver um motor atmosférico com esse resultado com mais ou menos a mesma idade e vais ver que o binário de ambos é muito semelhante.Editado pela última vez por SRLA; 02 September 2011, 21:14.
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Originalmente Colocado por BadJo Ver PostPrazer de condução
Performance
Diversão
Originalmente Colocado por Motronic Ver PostE, no entanto, não falta quem insista nos mesmos erros (problemas de leitura, talvez)!
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostNão percebo que se goste de carros e se tenha uma maneira de pensar tão pequenina e fechada, de que o A é o fim e principio do mundo automóvel.
gosto tanto de conduzir, seja o que for, só para sentir a máquina, como faz o que faz, os diferentes sons. Tiro tanto prazer em ouvir um bom motor a gasolina, não incluo 99% dos 1.2 e 1.4 da nossa praça e que até servem de exemplo nestas discussões, vai se lá saber porquê, como tiro do barulho de camioneta da carris do meu defender de 5 cilindros a gasól
O mesmo se aplica na situação inversa.
Há bons motores diesel e bons motores otto, cada um com as suas vantagens, ponto.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão não teria. Um carro não se resume a um motor. É muito mais que isso. É explorar os limites do chassis. A capacidade de fazer curvas, o acelerar rápidamente. E caso não saibas o clio II tinha um dos melhores se não o melhor chassis do segmento. E olha que 80cv a puxá-lo dão para muita diversão. Imagina que estavamos a falar do BMW série 3 coupé. Acho que todos concordam que é um excelente carro e que de facto terá uma postura desportiva. Portanto o 320I dará um prazer imenso de conduzir. Já o 320D claro que não. É um autêntico trator. NA realidade é o mesmo carro. A mesma potência.
Muitas vezes vejo diesel a ter que meter varias mudanças e eu apenas 2 , se tivesses um clio igual ao teu mas 1.8 por exemplo era muito melhor que um raio de um dci. Atençao sem o fanatismo dos consumos !!!
Falaram aqui tambem de um comparativo do golf vs porche , em que no porche tinha se de meter uma velocidade a baixo .... e implicam com isso ??? nao teem força para meter uma mudança ??
Num outro comparativo meterem ctr cupra e um golf gti tdi , e ao fim todos foram unanimes , o diesel tem boa força mas nao dá para explorar como os otto , a faixa de rpm é curta demais .
Ouve por exemplo um lexus LFA e diz me se vias aquilo com motor diesel
Eu tenho um civic ek3 , já experimentei uma megane 1.5 dci de 105 cvs e aquilo é em baixas um pouco fraquito , quando entra o turbo eiii lá está a puxar agora e depois acaba a festa as 3500 rpm , depois disso sentes o carro a fazer mais rpm mas já sem puxar nada .
Prazer de conduçao puro = otto
Prazer de conduçao pelo que já ouvi daqui actual = olhar para o display a ver os consumos
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostCaraças nao terias ??? Repete a leitura ... Aquilo a que tu chamas de Performance, Diversão e Prazer de condução que tens no teu, num otto, terias x 10. ou seja , se o teu clio fosse otto !!
Muitas vezes vejo diesel a ter que meter varias mudanças e eu apenas 2 , se tivesses um clio igual ao teu mas 1.8 por exemplo era muito melhor que um raio de um dci. Atençao sem o fanatismo dos consumos !!!
Falaram aqui tambem de um comparativo do golf vs porche , em que no porche tinha se de meter uma velocidade a baixo .... e implicam com isso ??? nao teem força para meter uma mudança ??
Num outro comparativo meterem ctr cupra e um golf gti tdi , e ao fim todos foram unanimes , o diesel tem boa força mas nao dá para explorar como os otto , a faixa de rpm é curta demais .
Ouve por exemplo um lexus LFA e diz me se vias aquilo com motor diesel
Eu tenho um civic ek3 , já experimentei uma megane 1.5 dci de 105 cvs e aquilo é em baixas um pouco fraquito , quando entra o turbo eiii lá está a puxar agora e depois acaba a festa as 3500 rpm , depois disso sentes o carro a fazer mais rpm mas já sem puxar nada .
Prazer de conduçao puro = otto
Prazer de conduçao pelo que já ouvi daqui actual = olhar para o display a ver os consumos
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostUm 535d pode meter 1ª, 2ª, 3ª e 4ª e tu ainda em 2ª, mas tu vais a 70 e ele a 140, por exemplo... Vale bem a pena meteres menos velocidades... Já no caso do Porsche vs Golf és apologista de mais trocas de relações, tu decide-te!
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostMas referia me á limitaçao de rpm que o diesel tem
Um otto faz 7000 rpm por exemplo e um diesel faz 4500. Mas imaginemos que, em 1ª, às 1000 rpm o diesel vai a 10 km/h e o otto vai a 5. No limite, o diesel vai a 45 km/h e o otto vai a 35. Se tiverem a mesma potência o otto esgota primeiro
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostA limitação de rpm é compensada pelas caixas longas...
Um otto faz 7000 rpm por exemplo e um diesel faz 4500. Mas imaginemos que, em 1ª, às 1000 rpm o diesel vai a 10 km/h e o otto vai a 5. No limite, o diesel vai a 45 km/h e o otto vai a 35. Se tiverem a mesma potência o otto esgota primeiro
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostSe tiver caixa longa o diesel vai demorar mais , depende das relaçoes de caixa
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostFoi isso mesmo que quis dizer, depende de caso para caso... Não quero defender o diesel, apenas tentar esclarecer um bocado as coisas. Gosto de ambos, desde que sejam motores bons.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostDo ponto de vista técnico, já cheguei à conclusão que geralmente é justo comparar um Diesel com um Otto de aproximadamente 70% da capacidade real. Ou seja, um 2.0 Diesel com um 1.4 Otto, um 3.0 Diesel com um 2.0 Otto. Mas isto capacidades efectivas e não cilindradas. Ora, um 2.0TDI que funciona 2 bar e equivale portanto a um Diesel atmosférico de 4l, comparo com um Otto 1.4 turbo aos mesmos 2 bar, ou um 2.8 atmosférico, ou um 2.0 turbo a 1.4bar, ou qualquer coisa aí pelo meio, basta fazer as contas.
Na hora de comprar escolho, sobretudo, com base no custo. E de facto um Otto 2.0 turbinado com 200 e muitos cavalos custa o mesmo que um Diesel turbinado com 170cv, por vezes até menos, isto falando de novos. Quando vamos para usados geralmente pelo mesmo preço de um Diesel 2.0 turbinado de 170cv compro um Otto atmosférico V6 de 3l. Tendo em conta que em termos de combustível comigo gastariam sensivelmente o mesmo, a minha escolha é muito fácil.
SRLA,desculpa a pergunta,mas esse boost a que te referes no 2.0TDI,e no 1.2tsi é hipotético certo??
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostSRLA,
O Factor de Conversão usada pela FIA é 1.4 e não 1.2.
Pronto, é só para apimentar esta discussão.
Ah é verdade.... Alguém conhece aquela Ibiza 1900cc que come Audis R8 ao pequeno almoço??
Ah pois.... Para quê 8 cilindros se bastam 4 bem treinados para fazer o mesmo??
(edit: só queria dizer que estou a brincar, para que não haja confusões)
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Realmente é verdade, muitas vezes na brincadeira com um aimgo que tem carro a diesel, ele vai não a fundo mas a acelerar um bocadito, e eu vou na boa só em primeira a subir RPM, quando damos por nós, já ele vai quase em 3ª... Claro que em carros muito distintos, mas é verdade. Em carros de motores equivalentes, não é tanto mas é quase. Tão porreiro, um diesel, acelerar em 1ª e parecer sempre que nos engana-mos e o carro não tem nada engrenado...
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostExacto , nao digo que sao motores maus , sao ambos bons , mas prazer de conduçao é obvio que se tira bem mais num otto .
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por BadJo Ver PostRealmente é verdade, muitas vezes na brincadeira com um aimgo que tem carro a diesel, ele vai não a fundo mas a acelerar um bocadito, e eu vou na boa só em primeira a subir RPM, quando damos por nós, já ele vai quase em 3ª... Claro que em carros muito distintos, mas é verdade. Em carros de motores equivalentes, não é tanto mas é quase. Tão porreiro, um diesel, acelerar em 1ª e parecer sempre que nos engana-mos e o carro não tem nada engrenado...
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostPara potências equivalentes, para cilindradas equivalentes, um otto dá sempre mais prazer se for conduzido em modo ataque. Quem disser que não, ou quer ser do contra ou não conduziu um otto nunca na vida
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