Anúncio

Collapse
No announcement yet.

6000rpm num Diesel.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mesmo tendo em conta a caixa mais longa o Diesel tem uma faixa mais curta.

    Os Otto atmosféricos costumam ter uma oscilação relativamente baixa do binário com a rotação, e mesmo os turbinados não fazem tanta diferença de dentro para fora do regime de binário máximo porque funcionam a pressões inferiores.

    Hoje em dia os melhores TD com TGV conseguem manter um binário aceitável em altas mas continuam a sofrer do lag em baixas.

    Por exemplo um 2.0TDI vai precisar de mais trocas de mudança do que um 2.0TFSI porque se a rotação vai muito abaixo das 2000 não há motor para ninguém, enquanto no TFSI tens binário máximo às 1500rpm e até podes ir ao relanti que (devido à caixa mais curta) a rotação sobe tão depressa que o comportamento abaixo disto acaba por não ter importância.

    Se falarmos do 3.2FSI então ainda melhor, tens binário quase máximo desde o relanti e podes andar o dia todo em 6ª (em teoria só tens que reduzir quando a velocidade for tão baixa que obriga o motor a funcionar abaixo do relanti).
    Editado pela última vez por SRLA; 31 August 2011, 16:45.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      Mesmo tendo em conta a caixa mais longa o Diesel tem uma faixa mais curta.

      Os Otto atmosféricos costumam ter uma oscilação relativamente baixa do binário com a rotação, e mesmo os turbinados não fazem tanta diferença de dentro para fora do regime de binário máximo porque funcionam a pressões inferiores.

      Hoje em dia os melhores TD com TGV conseguem manter um binário aceitável em altas mas continuam a sofrer do lag em baixas.

      Por exemplo um 2.0TDI vai precisar de mais trocas de mudança do que um 2.0TFSI porque se a rotação vai muito abaixo das 2000 não há motor para ninguém, enquanto no TFSI tens binário máximo às 1500rpm e até podes ir ao relanti que (devido à caixa mais curta) a rotação sobe tão depressa que o comportamento abaixo disto acaba por não ter importância.

      Se falarmos do 3.2FSI então ainda melhor, tens binário quase máximo desde o relanti e podes andar o dia todo em 6ª (em teoria só tens que reduzir quando a velocidade for tão baixa que obriga o motor a funcionar abaixo do relanti).
      Tens a certeza??

      Comentário


        Heim?

        Às 1500rpm um 2.0TDI 170 tem ~70% do binário máximo o que não é mau mas a resposta estará longe daquela que se espera de um motor de 170cv (a título de comparação, um S2000 que tem daqueles motores que toda a gente considera pontudo e fraco em baixas às 2000rpm tem ~80% do binário máximo). Se formos mais abaixo, às 1250rpm tem metade do binário máximo, ou seja menos daquele de um 1.4TDI manco.

        Já o TFSI às 1500rpm tem quase binário máximo, às 1250rpm tem ~70%...e ainda por cima sobe de rotação muito mais rapidamente.

        Exemplo prático:
        http://www.zeperfs.com/en/duel1313-1398.htm
        Editado pela última vez por SRLA; 31 August 2011, 17:19.

        Comentário




          E o que me dizem desta belissima faixa util de rotações?

          Comentário


            Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post


            E o que me dizem desta belissima faixa util de rotações?
            Por alguma razão alguns pesados têm dezenas de velocidades.

            Isso leva-me a outra questão: hoje em dia os motores Otto estão cada vez mais redondos, os turbos estão cada vez melhores e os turbinados têm binário máximo desde rotações muito baixas, os atmosféricos têm abertura de válvulas e até já comprimento da admissão continuamente variáveis e o binário é quase constante a qualquer regime. Então porquê a mania das caixas com cada vez mais velocidades? É para medir pilinhas?
            Editado pela última vez por SRLA; 31 August 2011, 17:25.

            Comentário


              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              Por alguma razão alguns pesados têm dezenas de velocidades.

              Isso leva-me a outra questão: hoje em dia os motores Otto estão cada vez mais redondos, os turbos estão cada vez melhores e os turbinados têm binário máximo desde rotações muito baixas, os atmosféricos têm abertura de válvulas e até já comprimento da admissão continuamente variáveis e o binário é quase constante a qualquer regime. Então porquê a mania das caixas com cada vez mais velocidades? É para medir pilinhas?
              Esse da foto é um FL6, de 5 velocidades, mas já conduzi um Iveco com caixa de 12, 6 baixas e 6 altas...da primeira vez que peguei naquilo era um desatino, porque colocava as mudanças todas uma a uma e aquilo não andava nada...quando me disseram que podia usar a 2ª ou 3ª só para arrancar e o resto era altas e podia saltar logo uma ou duas de cada vez, a coisa mudou de figura...

              Mas voltando ao tema...inicialmente os diesel foram pensados para ser usados mais em carros de trabalho, onde era mais importante um binário maior e mais cedo que a potência em relação aos otto, com a massificação dos diesel como carro do dia-a-dia, eles vieram a evoluir, e já começam a ter regimes pouco a pouco mais alargados...
              Editado pela última vez por paulo27; 31 August 2011, 17:39.

              Comentário


                Diesel e 6000rpm... Há algo aqui que não me soa bem...
                Mais barulho e fumo preto...
                Por favor não!!!!!



                Ou seja o DVTEC abre ás 4000 e vai por aí acima!!!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                  Diesel e 6000rpm... Há algo aqui que não me soa bem...
                  Mais barulho e fumo preto...
                  Por favor não!!!!!



                  Ou seja o DVTEC abre ás 4000 e vai por aí acima!!!

                  Comentário


                    É melhor não comparar os ottos/diesel que conduzo habitualmente e as suas qualidades em cidade senão dá sangue

                    Um bom otto tem uma faixa de utilização muito superior ao homólogo diesel e bem superior a muitos TDs com cilindradas superiores e turbos à mistura.

                    No meu simples 2.0 atmosférico, com andamento despachado em cidade ando abaixo das 2000rpm e as trocas de caixa são normalmente 1ª-3ª-5ª...para pastar 6ª a partir dos 50mph que senão me engano corresponde a 1000-1100rpm sem tremideiras e engasganços...preciso de dizer mais? Faz 7000rpm sempre com boa vontade.

                    O que mais demonstra a disponibilidade deste pequeno 2L será proventura uma 3ª desde as 15mph numa faixa de aceleração de uma AE até ao redline...Ainda não conduzi ou andei num diesel uma faixa utilizável destas. E penso que a conduzir algo superior a um otto neste campo será eléctrico.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      É melhor não comparar os ottos/diesel que conduzo habitualmente e as suas qualidades em cidade senão dá sangue

                      Um bom otto tem uma faixa de utilização muito superior ao homólogo diesel e bem superior a muitos TDs com cilindradas superiores e turbos à mistura.

                      No meu simples 2.0 atmosférico, com andamento despachado em cidade ando abaixo das 2000rpm e as trocas de caixa são normalmente 1ª-3ª-5ª...para pastar 6ª a partir dos 50mph que senão me engano corresponde a 1000-1100rpm sem tremideiras e engasganços...preciso de dizer mais? Faz 7000rpm sempre com boa vontade.

                      O que mais demonstra a disponibilidade deste pequeno 2L será proventura uma 3ª desde as 15mph numa faixa de aceleração de uma AE até ao redline...Ainda não conduzi ou andei num diesel uma faixa utilizável destas. E penso que a conduzir algo superior a um otto neste campo será eléctrico.
                      Ainda há dias, no ATR (2.2 atmosférico) íamos em 5ª às 1000 rpm em cidade sem um queixume!

                      Comentário


                        Accord, presumo?

                        Um dos muitos a fazer tal proeza. Quantas e quantas vezes ando em 6ª a pastar a 50 km /h

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Ainda há dias, no ATR (2.2 atmosférico) íamos em 5ª às 1000 rpm em cidade sem um queixume!
                          Que passatempo deprimente

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Que passatempo deprimente
                            Honda= carro de velho

                            Comentário


                              Um motor diesel que se há de sentir bem em alta rotação há de ser este Skyactiv D da mazda, 14.0:1 de taxa de compressão para um diesel não é lá muito comum!

                              MAZDA: SKYACTIV-D | ENGINE | SKYACTIV TECHNOLOGY
                              Editado pela última vez por sergiogon; 31 August 2011, 19:18.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Honda= carro de velho

                                Comentário


                                  A taxa de compressão não terá nada a ver com isso.

                                  Os fabricantes quando lançam alguma coisa nova é normal encherem o panfleto de pseudociência e fazerem a coisa parecer a melhor invenção desde pão às fatias, mas o motivo por trás da redução da taxa de compressão é sobretudo os limites impostos pela UE a emissões de NOx, que são directamente proporcionais à pressão e temperatura dentro do cilindro.

                                  Mas o que não dizem é que isto é uma faca de dois gumes, a menor taxa de compressão não resulta em menos fumo como publicitam, bem pelo contrário as menores temperaturas resultam em mais fumo e menos eficiência. Aliás basta explorar um pouco mais o site para ver que num lado dizem que baixa compressão é uma coisa boa, mas noutro (na parte dos novos motores a gasolina) referem e bem que a elevada taxa de compressão permite maior eficiência térmica. Ou seja, metem o departamento de marketing a falar de coisas mais técnicas e os gajos metem os pés pelas mãos.
                                  Editado pela última vez por SRLA; 31 August 2011, 19:38.

                                  Comentário


                                    Sinceramente continuo sem perceber como as pessoas na generalidade não entendem que:

                                    -A única vantagem do diesel em ligeiros, e é uma grande vantagem, é que consomem menos carburante. Essa é a única, não existe outra. Claro que aliado à isso temos o facto de que, em Portugal, é um combustível mais barato

                                    O que acontece é que, devido ào nosso parque automóvel quando se fala em gasolina pensa-se num Clio 1.2 e nos diesel pensa-se nos 1.9 TDI

                                    P.ex Nenhum motor diesel até 2 litros é superior em agradabilidade, elasticidade e performances do que o 2.0TFSi montado nos Audis

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                      Sinceramente continuo sem perceber como as pessoas na generalidade não entendem que:

                                      -A única vantagem do diesel em ligeiros, e é uma grande vantagem, é que consomem menos carburante. Essa é a única, não existe outra. Claro que aliado à isso temos o facto de que, em Portugal, é um combustível mais barato

                                      O que acontece é que, devido ào nosso parque automóvel quando se fala em gasolina pensa-se num Clio 1.2 e nos diesel pensa-se nos 1.9 TDI

                                      P.ex Nenhum motor diesel até 2 litros é superior em agradabilidade, elasticidade e performances do que o 2.0TFSi montado nos Audis
                                      Estás um pouco equivocado. O diesel tem outra grande vantagem, pelo menos para mim, para andar não é preciso puxar pelas rotações, faz viagens a baixa rotação, subidas sem esforço. E não estou a pensar num clio 1.2 ou 1.9tdi. Tenho em casa dois carros, perfeitamente comuns, um disel outro otto, relações peso potência perfeitamente equivalentes e se queres que te diga, como já o disse várias vezes, fujo do otto como o diabo foge da cruz. Pelos consumos, 3l a mais aos 100, pelas acelerações medíocres, pelo ruído de esforço do motor.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Estás um pouco equivocado. O diesel tem outra grande vantagem, pelo menos para mim, para andar não é preciso puxar pelas rotações, faz viagens a baixa rotação, subidas sem esforço. E não estou a pensar num clio 1.2 ou 1.9tdi. Tenho em casa dois carros, perfeitamente comuns, um disel outro otto, relações peso potência perfeitamente equivalentes e se queres que te diga, como já o disse várias vezes, fujo do otto como o diabo foge da cruz. Pelos consumos, 3l a mais aos 100, pelas acelerações medíocres, pelo ruído de esforço do motor.
                                        Já experimentaste o 2.0 valve lift por exemplo? montado no TT? Acredita que em baixas é mais disponível do que qualquer diesel 2 litros. Para além disso tem uma condução muito mais relaxada, pois recorres menos à caixa.

                                        Claro que se comparares um Astra 1.4 com um 1.5 dci também prefiro o diesel para o dia-a-dia, mas nao são motores comparáveis

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          Estás um pouco equivocado. O diesel tem outra grande vantagem, pelo menos para mim, para andar não é preciso puxar pelas rotações, faz viagens a baixa rotação, subidas sem esforço. E não estou a pensar num clio 1.2 ou 1.9tdi. Tenho em casa dois carros, perfeitamente comuns, um disel outro otto, relações peso potência perfeitamente equivalentes e se queres que te diga, como já o disse várias vezes, fujo do otto como o diabo foge da cruz. Pelos consumos, 3l a mais aos 100, pelas acelerações medíocres, pelo ruído de esforço do motor.
                                          Not again

                                          Compra um Astra destes da próxima, vais ver que o que passa a ser um mono é o clio dci...



                                          320Nm, 240 cv e consumo médio de 9 litros aos 100.
                                          E é "apenas" um motor de 2 litros turbo a gasolina. A cilindrada dos "divinos" TDI, 320d e essa coisa toda.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            Honda= carro de velho

                                            True, mais conhecido por isso, pois ainda hoje os carros velhos continuam a passar pelos carros novos, parece que estão parados

                                            Comentário


                                              mau, tu queres ver que um diesel não faz barulho quando se puxa? meu deus

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                Claro que se comparares um Astra 1.4 com um 1.5 dci também prefiro o diesel para o dia-a-dia, mas nao são motores comparáveis
                                                Mas a questão é mesmo essa, é o que é comparável, são os motores que o comum dos mortais pode comprar. Se o astra tivesse sido escolhido por mim o motor teria de ser o 1.3cdti. De certeza bem mais user friendly que o 1.4.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                  mau, tu queres ver que um diesel não faz barulho quando se puxa? meu deus
                                                  Claro que faz barulho. Mas não tanto como o otto. Não um som esforçado de motor quase a rebentar. Para além de que para nadar de forma despachada não é preciso puxar tanto. Lá está eu gosto de nadar rápido qb mas a baixa rotação. Ao contrário dos que gostam é de andar no red line. Tenho aqui um bom para andarem no red line ( quase sem sair do sítio). Convertiam-se uns quantos para diesel.

                                                  Comentário


                                                    Peço desculpa mas motores Diesel não são otto ... são sabatte !

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Mas a questão é mesmo essa, é o que é comparável, são os motores que o comum dos mortais pode comprar. Se o astra tivesse sido escolhido por mim o motor teria de ser o 1.3cdti. De certeza bem mais user friendly que o 1.4.
                                                      O Astra com esse motor só foi das piores coisas que conduzi até hoje em termos de performance abaixo das 2000 rpm.
                                                      Mesmo tendo em casa uma astra com esse 1.4 que tanto criticas. Não anda nada, mas pelo menos é progressivo em vez do fosso assustador que esse 1.3 cdti tem até entrar o turbo.
                                                      Arrancar numa subida é altura para rezar a todos os santinhos, tal é a tremideira e falta de força desde o ralenti.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                        Compra um Astra destes da próxima, vais ver que o que passa a ser um mono é o clio dci...



                                                        320Nm, 240 cv e consumo médio de 9 litros aos 100.
                                                        E é "apenas" um motor de 2 litros turbo a gasolina. A cilindrada dos "divinos" TDI, 320d e essa coisa toda.
                                                        Já disse aqui muitas vezes. prefiro por exemplo um diesel de 184cv. É que esses 9 litros aos 100. se o astra 1.4 gasta quase 8. Estou mesmo a ver.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          O Astra com esse motor só foi das piores coisas que conduzi até hoje em termos de performance abaixo das 2000 rpm.
                                                          Mesmo tendo em casa uma astra com esse 1.4 que tanto criticas. Não anda nada, mas pelo menos é progressivo em vez do fosso assustador que esse 1.3 cdti tem até entrar o turbo.
                                                          Arrancar numa subida é altura para rezar a todos os santinhos, tal é a tremideira e falta de força desde o ralenti.
                                                          Sim relamente o 1.4 é progressivo. Tens razão. Nunca anda.... por isso contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que lhe pego num ano.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Claro que faz barulho. Mas não tanto como o otto. Não um som esforçado de motor quase a rebentar. Para além de que para nadar de forma despachada não é preciso puxar tanto. Lá está eu gosto de nadar rápido qb mas a baixa rotação. Ao contrário dos que gostam é de andar no red line. Tenho aqui um bom para andarem no red line ( quase sem sair do sítio). Convertiam-se uns quantos para diesel.
                                                            Engraçado que após tanto tento, tópicos e posts continuas a falar dos motores otto como se fossem apenas os Astras 1.4 e Saxos 1.1.
                                                            Vai lá buscar um diesel de produção e que beba gasóleo normal que seja desportivo ao ponto disto. Se um diesel consegue sequer ser desportivo.






                                                            O mero 2.0 TFSI da Audi:


                                                            Até os velhotes chegam para qualquer diesel moderno:


                                                            Já sei, daqui a nada estamos a falar de litros aos 100. É onde vai sempre para a conversa, afinal não há qualquer vantagem num diesel além disso...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              Sim relamente o 1.4 é progressivo. Tens razão. Nunca anda.... por isso contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que lhe pego num ano.
                                                              Então começa a andar com o 1.3 cdti e vais ver o que é estar parado até entrar o turbo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X