(abro este tópico depois de me certificar com a moderação não existir nenhum dedicado ao tema)
SEATO que está por detrás de um nome – e de onde é que esse nome vem? Não existe ninguém melhor do que nós para responder, e ninguém melhor para contar esta história fascinante: Originalmente conhecida como “Sociedad Española de Automóviles de Turismo”, o nome foi encurtado para SEAT em 1991 – e temos estado a trabalhar como SEAT S. A. desde então.
Leia mais sobre esta jornada no tempo: conheça o que a SEAT é hoje em dia, uma das companhias com os automóveis mais jovens, arrojadas e avançadas no mundo, até ao que foi no seu início, a primeira família espanhola construtora de automóveis. Descubra tudo sobre os desafios dos vários anos, as várias mudanças, os avanços tecnológicos e os grandes êxitos.
Leia mais sobre esta jornada no tempo: conheça o que a SEAT é hoje em dia, uma das companhias com os automóveis mais jovens, arrojadas e avançadas no mundo, até ao que foi no seu início, a primeira família espanhola construtora de automóveis. Descubra tudo sobre os desafios dos vários anos, as várias mudanças, os avanços tecnológicos e os grandes êxitos.
História
1950-1979
1950-1979
A Sociedad Española de Automóviles de Turismo, S.A. é fundada a 9 de Maio de 1950 com o capital de 600 milhões de pesetas – o equivalente a cerca de €3.606.000. Nesta altura Espanha, tinha 3,1 veículos por cada 1000 habitantes – o país necessitava de ser motorizado.
A SEAT estimula o crescimento e desenvolvimento da indústria espanhola – pequenos produtores de peças e componentes já não precisam de ser importados de fora.
A nossa primeira fábrica na Zona Franca de Barcelona é inaugurada a 5 de Junho de 1953 com a energia de 925 colaboradores. E é aqui que produzimos o nosso primeiro SEAT, um modelo 1400, em 13 de Novembro: um automóvel elegante e espaçoso destinado ao mercado de luxo é ideal para uso de táxi. Com uma produção diária de 5 veículos por dia a grande procura depressa exige que haja stock em armazém.
Em 1956 um marco histórico é alcançado quando produzimos 10.000 automóveis num ano - querendo dizer que a nossa produção diária é em média 42 automóveis.
A produção do SEAT 600 teve início a 27 de Junho de 1957: é a nossa resposta à crescente procura de um automóvel mais económico e acessível à emergente classe media espanhola. Começa a era da motorização maciça, tornando-se um símbolo espanhol da mobilidade e da liberdade, frequentemente referido como a “pelotilla” (pequena bola).
O “aristocrático” 1500 substitui o modelo 1400 no segmento superior em 1963
Em 1964 abrimos a nossa nova sede em Madrid.
A SEAT faz a sua primeira exportação “simbólica” em 1965: carregámos aviões diferentes com os nossos modelos e fizemo-los chegar à Colômbia.
Em 1966 lançamos o modelo 850: Partilha a mesma base mecânica do 600, mas oferece mais espaço e conforto e também uma melhor performance. É o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma versão desportiva, quatro portas e adaptável.
A SEAT estimula o crescimento e desenvolvimento da indústria espanhola – pequenos produtores de peças e componentes já não precisam de ser importados de fora.
A nossa primeira fábrica na Zona Franca de Barcelona é inaugurada a 5 de Junho de 1953 com a energia de 925 colaboradores. E é aqui que produzimos o nosso primeiro SEAT, um modelo 1400, em 13 de Novembro: um automóvel elegante e espaçoso destinado ao mercado de luxo é ideal para uso de táxi. Com uma produção diária de 5 veículos por dia a grande procura depressa exige que haja stock em armazém.
Em 1956 um marco histórico é alcançado quando produzimos 10.000 automóveis num ano - querendo dizer que a nossa produção diária é em média 42 automóveis.
A produção do SEAT 600 teve início a 27 de Junho de 1957: é a nossa resposta à crescente procura de um automóvel mais económico e acessível à emergente classe media espanhola. Começa a era da motorização maciça, tornando-se um símbolo espanhol da mobilidade e da liberdade, frequentemente referido como a “pelotilla” (pequena bola).
O “aristocrático” 1500 substitui o modelo 1400 no segmento superior em 1963
Em 1964 abrimos a nossa nova sede em Madrid.
A SEAT faz a sua primeira exportação “simbólica” em 1965: carregámos aviões diferentes com os nossos modelos e fizemo-los chegar à Colômbia.
Em 1966 lançamos o modelo 850: Partilha a mesma base mecânica do 600, mas oferece mais espaço e conforto e também uma melhor performance. É o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma versão desportiva, quatro portas e adaptável.
O modelo 124 é lançado em 1968 – um espaçoso saloon com um motor inovador e um nível de conforto mais avançado do que alguma vez tínhamos feito. A produção total da SEAT atingiu 1 milhão de viaturas.
Início da construção das nossas instalações de I & D Centro Técnico da SEAT em Martorell: O nosso objectivo é criar, desenvolver e produzir automóveis – todos em casa.
Acaba a produção do emblemático modelo 600 depois de 16 anos no mercado com um total de 800.000 unidades vendidas. Neste mesmo ano, lançamos dois novos modelos, o confortável 132 saloon de forma a substituir o modelo 1500 e o desportivo 1430 Special modelo 1600, um autêntico GTI popularmente conhecido como “FU”.
Em 1973 a euforia do rápido crescimento da SEAT é interrompida por um período de força maior: O inesperado choque da crise energética de 1973 e 1977 causam um distúrbio global – enquanto a morte do General Franco em 1975 causa mudanças profundas na estrutura politica de Espanha.
Apesar da grande crise na indústria automóvel, decidimos ir adiante com os nossos planos de expansão, foram compradas as instalações de Landaben (Pamplona) e construímos um centro de peças em Martorell.
Em 1974 o 2.000.000º SEAT é produzido, a companhia encontra-se em número 8º no ranking de vendas dos Construtores de Automóveis Europeus.
O Centro Técnico de Martorell iniciou actividade em 1975. O primeiro automóvel produzido é o 1200 Sport, apresentado este ano.
O 3.000.000º SEAT é produzido em 1976: é o modelo 4 portas do 127. No mesmo ano, lançamos o modelo 128 – um automóvel que designámos como “Três vezes SEAT” para dar ênfase às suas características de desportividade, versatilidade e design.
Outra crise petrolífera abana a economia mundial em 1977, e a SEAT enfrenta um aumento da competitividade com a introdução de outros produtores automóveis a entrar no mercado automóvel espanhol.
A apresentação do ano foi o SEAT Ritmo, um veículo inovador e versátil que determina a forma de como o design da SEAT deverá ser durante os anos 80.
Em 1979 aumentámos a nossa capacidade de produção ao instalarmos uma fábrica especializada para a produção de caixa de velocidades, mecanismos de mudanças e diferenciais em Prat del Llobregat perto de Barcelona.
Início da construção das nossas instalações de I & D Centro Técnico da SEAT em Martorell: O nosso objectivo é criar, desenvolver e produzir automóveis – todos em casa.
Acaba a produção do emblemático modelo 600 depois de 16 anos no mercado com um total de 800.000 unidades vendidas. Neste mesmo ano, lançamos dois novos modelos, o confortável 132 saloon de forma a substituir o modelo 1500 e o desportivo 1430 Special modelo 1600, um autêntico GTI popularmente conhecido como “FU”.
Em 1973 a euforia do rápido crescimento da SEAT é interrompida por um período de força maior: O inesperado choque da crise energética de 1973 e 1977 causam um distúrbio global – enquanto a morte do General Franco em 1975 causa mudanças profundas na estrutura politica de Espanha.
Apesar da grande crise na indústria automóvel, decidimos ir adiante com os nossos planos de expansão, foram compradas as instalações de Landaben (Pamplona) e construímos um centro de peças em Martorell.
Em 1974 o 2.000.000º SEAT é produzido, a companhia encontra-se em número 8º no ranking de vendas dos Construtores de Automóveis Europeus.
O Centro Técnico de Martorell iniciou actividade em 1975. O primeiro automóvel produzido é o 1200 Sport, apresentado este ano.
O 3.000.000º SEAT é produzido em 1976: é o modelo 4 portas do 127. No mesmo ano, lançamos o modelo 128 – um automóvel que designámos como “Três vezes SEAT” para dar ênfase às suas características de desportividade, versatilidade e design.
Outra crise petrolífera abana a economia mundial em 1977, e a SEAT enfrenta um aumento da competitividade com a introdução de outros produtores automóveis a entrar no mercado automóvel espanhol.
A apresentação do ano foi o SEAT Ritmo, um veículo inovador e versátil que determina a forma de como o design da SEAT deverá ser durante os anos 80.
Em 1979 aumentámos a nossa capacidade de produção ao instalarmos uma fábrica especializada para a produção de caixa de velocidades, mecanismos de mudanças e diferenciais em Prat del Llobregat perto de Barcelona.
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