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Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostInteressante a opinião de um piloto de automóveis sobre este tema, nomeadamente comparando o 640i com o 640d.
A noção dele de maior binário e disponibilidade é diferente da que os "especialistas" aqui do fórum costumam manifestar.
Acaba mesmo por preferir o diesel
[ATTACH]104839[/ATTACH]
P.S.: Alguém me pode por a imagem visivel s.f.f. ?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostOpinião interessante !
Tu que já andaste nos 2 o que é que achaste de cada ?
Eu não queria nada que isto descambasse para as rivalidades do costume ..
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostMentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te que não há respostas válidas, e quando as dão e fazem perguntas...nicles
Faz-me lembrar um político qualquer...
Sócrates?
Cavaco?
Louçã?
Não estou a ver... alguém tem ideia?
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Originalmente Colocado por vso Ver PostParece que te falta algum conhecimento teorico. Mais binario não significa mais velocidade de ponta, senão os camioes davam 200.
Não me parece que ninguem afirmou que por os diesel terem mais binario iam ter melhores tempos 0-100.
E depois vens dizer que os diesel parecem tratores ( um 640d??), só pode ser para arranjar discussões desnecessárias.
Por mim fico-me por aqui, já desperdicei muito tempo sobre esta guerrinha.
Como eu disse no post que citas - "Então...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? " -> já que é o que leio aqui no AHO, nomeadamente pelo criador do tópico em questão...seria para percebermos a dissonância entre vários tópicos...
Não te parece que ninguém afirmou? Se calhar porque não costumas ler os vastos e muitos tópicos sobre esta guerra (que tem anos e anos) a argumentar que com o maior binário andam mais do que os seus congéneres a gasolina.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostMentir fica-te mal Da mesma forma abrir tópicos, queixar-te que não há respostas válidas, e quando as dão e fazem perguntas...nicles
Eu não espero obviamente que alguém tenha uma "resposta única e universalmente aceite", mas comentários do género "mais do mesmo" dispenso.
Até porque sinceramente a minha ideia era abordar a questão de um ponto de vista mais técnico, que o mero "gosto disto, gosto daquilo"
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No 1º post meu aqui, escrevi...comentando a passagem onde o Pedro Matos Chaves fala que um e outro têm as mesmas performances na pista - chegam à curva x ao mesmo tempo:
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostEntão...mas afinal o binário não era o todo poderoso que ditava a lei? Afinal o motor com mais binário máximo, e até mais binário ao longo de uma certa faixa de rpms utilizadas, anda tanto como o outro. A teoria não se confirma na prática? Será?
"no carro a gasolina temos de estar mais atentos às rotações e aos regimes em que queremos ter maior potência disponível"
Finalmente alguém que compreende o que digo que os motores otto são mais lineares na sua entrega de potência. Mais cremosos, se assim quiserem adjectivar, não parecendo tractores. Como eu gosto é precisamente de estar atento ao motor, conduzir conforme o regime e o que quero do carro, utilizar a caixa e etc. e tal...faz sentido precisamente querer isso que o Pedro Matos Chaves dizOriginalmente Colocado por v7 Ver PostAté porque sinceramente a minha ideia era abordar a questão de um ponto de vista mais técnico, que o mero "gosto disto, gosto daquilo"
Não estou a dizer que o 640d é mau, nem que não anda que se farta, ou que não é a escolha mais racional, ou que a maioria das pessoas não prefere aquele que é mais fácil.
Simplesmente estou a dizer que:
1 - Não se pode mentir dizendo que só porque tem mais binário vai andar mais depressa do que o outro...e é o piloto aqui que o afirma, comparando com o 640i.
Isto porque conduzimos "em tempo", logo as vezes em que esse binário é produzido, aka. rpms, são importantes - fazem a tal diferença na potência
2 - Cada um, para ser sincero, só pode falar do que gosta ou não gosta. Da sua perspectiva e da sua experiência. Como tal, vou sempre argumentar e defender a linearidade de um motor a gasolina. E nem estou a ir para coisas, que estafadas mas verdadeiras são, a do som, vibrações, etc. e tal.
Claro que adorava ter o 640d. Se comprasse, iria optar pelo i ou d? Não sei...não é algo que me debruce agora
Estou a falar em termos teóricos e generalistas para qualquer motor...equivalente, é claro.
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E dura e dura e dura... lá saiu uma actualização do 6 cilindros diesel mais potente do mercado e vai-se logo tentar arranjar uma comparação para valorizar a coisa... e nem sequer é com o 6 cilindros a gasolina mais potente da marca que esse já anda nos 340cv... e só até sair o M3.
Um motor a gasóleo nunca será comparável com um motor a gasolina com o msm número de cilindros. Neste momento as diferenças são superiores a 100cv .. e nem vale a pena olhar para performances.
Eu guio diesel todos os dias mas n é por isso que tenho palas nos olhos...
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Acho piada entrarem em discussões que à priori já todos sabemos que não chegam a nada.
O binário é apenas a força que o motor produz e que esse valor apenas por si não indica nada porque temos uma coisa que se chama rotação e caixa de velocidades.
Num motor a gasolina a potencia máxima depende muito da rotação, num diesel depende mais do binário.
Em motores turbo o que acontece é que em ambos precisamos de menos rotação para atingir a mesma potencia final.
Depois estamos a comparar um diesel biturbo com um motor a gasolina turbo, se o diesel já tem mais facilidade em atingir binários altos, com dois turbos ainda mais se vai destacar.
No dia a dia a condução é bastante diferente de uma condução desportiva, basta ver que no dia a dia as situações aparecem de forma menos previsível e como normalmente se conduz em rotações moderadas os motores que tenham mais potencia final nessas mesmas rotações acabam por ganhar vantagem. Numa condução desportiva vamos mais atentos e pensamos com mais antecedência o que vamos fazer e nessas situações o raciocínio é levar a rotação para um nível mais otimizado e mais alto nessas situações os motores a gasolina têm vantagem porque têm a potencia mais otimizada e mudanças mais curtas.
Por um lado o som e a rotação de um a gasolina normalmente o destacam e acabam por dar mais prazer que esses mesmos fatores num diesel, mas o diesel tem o binário a dar sensação de força.
Eu prefiro o estilo a gasolina atmosférico porque dá-me mais gozo ouvir a rotação e o som do motor a pedir ainda mais rotação, enquanto num diesel turbo (diesel sem turbo não produzem potencia máxima em condições) nunca temos uma subida de rotação rápida durante tanto tempo.
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Originalmente Colocado por Cagi Ver PostAcho piada entrarem em discussões que à priori já todos sabemos que não chegam a nada.
O binário é apenas a força que o motor produz e que esse valor apenas por si não indica nada porque temos uma coisa que se chama rotação e caixa de velocidades.
Num motor a gasolina a potencia máxima depende muito da rotação, num diesel depende mais do binário.
Em motores turbo o que acontece é que em ambos precisamos de menos rotação para atingir a mesma potencia final.
Potência = Binário x rpm.
É isto que interessa, e apenas e só onde interessa....nas rodas.
A segunda coisa que interessa é a potência ao motor...e mesmo essa engana, pois a sua tradução em acelerações depende da caixa.
Um motor diesel pode ter mais binário ao motor do que um otto comparável, mas depois tem menor potência à roda fruto da caixa com relações superiores ( um tem de dar 200km/h com 4000rpm...o outro com 6000rpm).
Diesel ou Otto, no geral o que interessa é que ande.
No fim , para mim resume-se a isto:
voar baixinho sem esforço e sem assustar os passageiros: diesel.
conduzir "à homem com faca nos dentes": otto.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostO GTD entrega-se cedo de mais e "morre na praia" o GTi vai acelerando progressivamente e é como ele diz, a partir da 4ª o GTi é claramente mais rápido.
O GTi é bem mais potente, certo?
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver PostFoi só para responder à questão do binário... O GTI tem apenas 270Nm contra 350Nm do GTD, mesmo fazendo uma condução muito mais "empenhada" neste caso concreto o GTD não consegue acompanhar o GTI (nem à saída das curvas).
Claro, o GTI tem mais 41cv
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver PostFoi só para responder à questão do binário... O GTI tem apenas 270Nm contra 350Nm do GTD, mesmo fazendo uma condução muito mais "empenhada" neste caso concreto o GTD não consegue acompanhar o GTI (nem à saída das curvas).Originalmente Colocado por Crysis Ver PostClaro, o GTI tem mais 41cv
Numa pista com menos curvas a diferença de tempos era bem maior.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEh pá, desbanam o Motronic que ele está aqui a fazer falta!
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Hoje andam a bater recordes de posts de pipocas.
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