Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Fora de piadas e picanços de fórum que a malta por aqui tem...mas sabendo que grande parte de nós temos no fim de contas e na vida real gostos semelhantes. Tu és quem eu aqui (no AHO) encontro que mais se afastará do que eu vejo num carro.

    A começar por - diesel para mim poderá fazer sentido num carro grande, que terá mais peso para locomover e que que será tipicamente um cruiser de AE/para viagens grandes onde o consumo importa mais.

    Continuando no carácter de ambos os motores, em que é precisamente na chatice da utilização diária que gosto de ter algo que puxe por mim e tenha alguma piada puxar por. Passando pela reduzida faixa de utilização, onde sim aí dão tudo, mas eu não quero tudo num local só...é fácil de mais

    E terminando no número de kms. que faço por dia...e já acho que faço muitos, fazendo uma média de 40-50kms./dia.

    Em suma, e gostaria que não levasses a mal porque não vejo mal nenhum nisso - é até o que a maioria das pessoas que conheço vê num carro! Gostas de meios de transporte bons...e eu carros com alguma alma/chama.

    O exemplo do Golf GTD é outro. Nem olharia...aliás, nem para um Golf que é demais people carrier. Venha um Scirocco 2.0TFSI todos os dias.
    Bom post !

    Concordo genericamente, mas gostei em particular da parte que meti a bold.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
      Fora de piadas e picanços de fórum que a malta por aqui tem...mas sabendo que grande parte de nós temos no fim de contas e na vida real gostos semelhantes. Tu és quem eu aqui (no AHO) encontro que mais se afastará do que eu vejo num carro.

      A começar por - diesel para mim poderá fazer sentido num carro grande, que terá mais peso para locomover e que que será tipicamente um cruiser de AE/para viagens grandes onde o consumo importa mais.

      Continuando no carácter de ambos os motores, em que é precisamente na chatice da utilização diária que gosto de ter algo que puxe por mim e tenha alguma piada puxar por. Passando pela reduzida faixa de utilização, onde sim aí dão tudo, mas eu não quero tudo num local só...é fácil de mais

      E terminando no número de kms. que faço por dia...e já acho que faço muitos, fazendo uma média de 40-50kms./dia.

      Em suma, e gostaria que não levasses a mal porque não vejo mal nenhum nisso - é até o que a maioria das pessoas que conheço vê num carro! Gostas de meios de transporte bons...e eu carros com alguma alma/chama.

      O exemplo do Golf GTD é outro. Nem olharia...aliás, nem para um Golf que é demais people carrier. Venha um Scirocco 2.0TFSI todos os dias.
      Gostei do teu post. Ao menos não entraste em guerras, e muito menos chamaste estúpido a quem tem um gosto diferente. Só há um pequeno pormenor, que penso que te escapou. Para mim um automóvel está muito longe de ser algo para ir de A para B. Eu gosto de sentir os carros, senti-los acelerar, negociar as curvas, recuperar nas pequenas rectas antes das curvas, sentir a tranferência de massas, provocá-los. MAs tudo isso eu posso fazer com um diesel. E o diesel tem a vantagem de quando não se quer andar com a faca nos dentes, permite uma condução relaxada. Mas o potencial está lá todo. Uma coisa que eu acharia muito interessante, e uma vez que o JGTB tem um clio II 1.4, seria fazer um pequeno comparativo entre o carro dele e o meu carro, nada de muito técnico, mas apenas para analisar o mesmo carro, com os diferentes tipo de motor. Acho que secalhar os amantes incondicionais dos Gasolina teriam uma surpresa, ou mesmo eu. Quanto ao GOLF, é tão só o carro que eu mais gosto.....

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Se bem percebo os serie 6 40i e 40d têm potências parecidas e binários diferentes.

        Neste teste diz-se que o que tem superior binário é mais disponível. Ou seja para alguma coisa servirá.
        Claro que serve,permite-lhe fazer mais potência,mais cedo do que o i,ou seja a um regime inferior.Disponibilidade.

        Não compreendo,como o binário continua a ser um bicho de sete cabeças para tanta gente.Há de facto por aqui pouca gente que o compreende,ou o que ele implica na prática,quando é na verdade algo tão simples.

        Comentário


          Caindo agora no lugar comum habitual de quase todos que é dar a opinião própria quando ninguém nos pediu a mesma .... e provavelmente ninguém tem grande interesse na mesma

          Eu se equacionasse um 2º carro (ou 1º caso não tivesse filhos) do calibre do 640i/d acho que optaria por um Cayman ou Boxster S, que até é mais discreto e tudo. Além disso é em termos de dimensões/carácter mesmo, mesmo o "meu número".

          e limpava o cu ao facto de andar mais ou menos, ou gastar mais ou menos, ou fazer mais 1 seg ou menos 1 seg

          Comentário


            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            Gostei do teu post. Ao menos não entraste em guerras, e muito menos chamaste estúpido a quem tem um gosto diferente. Só há um pequeno pormenor, que penso que te escapou. Para mim um automóvel está muito longe de ser algo para ir de A para B. Eu gosto de sentir os carros, senti-los acelerar, negociar as curvas, recuperar nas pequenas rectas antes das curvas, sentir a tranferência de massas, provocá-los. MAs tudo isso eu posso fazer com um diesel. E o diesel tem a vantagem de quando não se quer andar com a faca nos dentes, permite uma condução relaxada. Mas o potencial está lá todo. Uma coisa que eu acharia muito interessante, e uma vez que o JGTB tem um clio II 1.4, seria fazer um pequeno comparativo entre o carro dele e o meu carro, nada de muito técnico, mas apenas para analisar o mesmo carro, com os diferentes tipo de motor. Acho que secalhar os amantes incondicionais dos Gasolina teriam uma surpresa, ou mesmo eu. Quanto ao GOLF, é tão só o carro que eu mais gosto.....

            Só tu tens dúvidas do desfecho desse teste.............o dci vai atrás e bem!

            Comentário


              Vamos ver se o JGTB aceita o desafio ......

              Comentário


                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....
                Após estas palavras e relembrando-me de uma intervenção tua num tópico ao lado, só tenho uma pergunta para te fazer:

                Paraste em 1998? É que em 2012 tens otto no segmento C com binário mais disponivel do que os diesel, mais rápidos e apenas ligeiramente mais gastadores!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                  Só tu tens dúvidas do desfecho desse teste.............o dci vai atrás e bem!
                  É o que tu pensas..... E o 1.4 tem 100cv. Secalhar a supremacia não será assim tão vassaladora como se pode pensar. Mas gostaria de comparar também ruído de funcionamento, comportamento, não só o facto de andar ou não mais.
                  Editado pela última vez por dci80; 19 January 2012, 16:29.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                    Após estas palavras e relembrando-me de uma intervenção tua num tópico ao lado, só tenho uma pergunta para te fazer:

                    Paraste em 1998? É que em 2012 tens otto no segmento C com binário mais disponivel do que os diesel, mais rápidos e apenas ligeiramente mais gastadores!
                    Não não parei. Dá lá um equivalente ao 1.6tdi com essa caracteristicas? ou ao 1.5dci, ou ao 1.6hdi?
                    e o que é para ti ligeiramente mais gastador? 3L? é que para mim 1L já é demais....
                    Editado pela última vez por dci80; 19 January 2012, 16:30.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Vamos ver se o JGTB aceita o desafio ......
                      Era engraçado

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Bom post !

                        Concordo genericamente, mas gostei em particular da parte que meti a bold.
                        O que não invalida que, ainda não entenda de onde vem a febre do binário como justificação para dizer que o carro X anda mais do que o carro Y - e este é o ponto que mais gostaria de levar daqui esclarecido É que leio muito aqui e ainda mais noutros locais que o trac....perdão carro xpto é muito mais rápido porque tem tanto binário que arranca alcatrão...afinal o andamento é ditado pela potência disponível ou pelo binário?

                        O post não mudou em nada em relação ao meu inicial com as perguntas para o criador do tópico. Isto porque como sempre defendi aqui no fórum, falo do que eu acho para mim...não do que os outros poderão ou não gostar - e quando o faço, quando falo sobre o mercado ou algo assim - digo-o claramente!

                        Mas leio sempre quem ache que sabe o que é melhor para mim só porque acha que na sua realidade a opção que tomou tem de ser a melhor. E isto não faz sentido. Tal como não faz sentido ficar ofendido porque se diz que a pessoa A não gosta especialmente de carros e que gosta mesmo é da sua capacidade de o levar de A a B - aliás basta ver o exemplo do anúncio dos Renaults...sempre com electrodomésticos a carburar vs. o carro eléctrico - é de facto o exemplo de:

                        - O anúncio faz todo o sentido para a maioria da população. Para estes o carro é igual à batedeira lá de casa...é comprado para servir a função única de transporte e como tal pode trabalhar a batatas e conduzir-se a ele próprio que seria melhor.
                        - Mostra que os eléctricos não são mesmo a praia de pessoas que querem mais do que a máquina do MB (TPV) que o senhor leva na bandeja a trabalhar e fumegar

                        Comentário


                          Deixo um relato de um doutorado (melhor portanto que um piloto) que
                          encontrei noutro fórum:

                          BigButSlimmerBloke - Member
                          who cares? diesel tastes better, looks better when used as hair gel and is a far more sophisticated after shave to say nothing of it's qualities as a vaginal lubricant

                          POSTED 4 MONTHS AGO #

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Caindo agora no lugar comum habitual de quase todos que é dar a opinião própria quando ninguém nos pediu a mesma .... e provavelmente ninguém tem grande interesse na mesma

                            Eu se equacionasse um 2º carro (ou 1º caso não tivesse filhos) do calibre do 640i/d acho que optaria por um Cayman ou Boxster S, que até é mais discreto e tudo. Além disso é em termos de dimensões/carácter mesmo, mesmo o "meu número".

                            e limpava o cu ao facto de andar mais ou menos, ou gastar mais ou menos, ou fazer mais 1 seg ou menos 1 seg
                            Mais discreto...? eheheh! É isso e dizer que um M3 é lobo em pele de cordeiro!
                            De resto entendo a tua opção (e até aplaudo)...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Gostei do teu post. Ao menos não entraste em guerras, e muito menos chamaste estúpido a quem tem um gosto diferente. Só há um pequeno pormenor, que penso que te escapou. Para mim um automóvel está muito longe de ser algo para ir de A para B. Eu gosto de sentir os carros, senti-los acelerar, negociar as curvas, recuperar nas pequenas rectas antes das curvas, sentir a tranferência de massas, provocá-los. MAs tudo isso eu posso fazer com um diesel. E o diesel tem a vantagem de quando não se quer andar com a faca nos dentes, permite uma condução relaxada. Mas o potencial está lá todo. Uma coisa que eu acharia muito interessante, e uma vez que o JGTB tem um clio II 1.4, seria fazer um pequeno comparativo entre o carro dele e o meu carro, nada de muito técnico, mas apenas para analisar o mesmo carro, com os diferentes tipo de motor. Acho que secalhar os amantes incondicionais dos Gasolina teriam uma surpresa, ou mesmo eu. Quanto ao GOLF, é tão só o carro que eu mais gosto.....
                              Com o devido respeito, mas isto cai no que referi atrás (e que o nightlord secundou). Não é, para mim, em motores tipo este DCi e o 1.4 Otto que podemos ter um gozo tal ao ponto de poder dizer que gasolina ou gasóleo é que é.

                              É claro que no limite, em qualquer carro podemos ter gozo mas nuns bem mais do que noutros.
                              Editado pela última vez por DonJuanZ; 19 January 2012, 16:54.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Gostei do teu post. Ao menos não entraste em guerras, e muito menos chamaste estúpido a quem tem um gosto diferente. Só há um pequeno pormenor, que penso que te escapou. Para mim um automóvel está muito longe de ser algo para ir de A para B. Eu gosto de sentir os carros, senti-los acelerar, negociar as curvas, recuperar nas pequenas rectas antes das curvas, sentir a tranferência de massas, provocá-los. MAs tudo isso eu posso fazer com um diesel. E o diesel tem a vantagem de quando não se quer andar com a faca nos dentes, permite uma condução relaxada. Mas o potencial está lá todo. Uma coisa que eu acharia muito interessante, e uma vez que o JGTB tem um clio II 1.4, seria fazer um pequeno comparativo entre o carro dele e o meu carro, nada de muito técnico, mas apenas para analisar o mesmo carro, com os diferentes tipo de motor. Acho que secalhar os amantes incondicionais dos Gasolina teriam uma surpresa, ou mesmo eu. Quanto ao GOLF, é tão só o carro que eu mais gosto.....
                                Nunca te chamei estúpido. Apenas que gostas do carro como um meio de transporte. E aqui não vejo onde está o insulto! É aliás a posição mais inteligente de quem não tem o vicio

                                Simplesmente e pegando nas tuas palavras, curvas, transferências de massas, etc...claro que são possíveis com qualquer carro. Mas depois esqueces-te, porque para ti não são relevantes talvez, de coisas tão importantes como o caracter do motor, o tal trabalhar...o som e as vibrações ausentes, o subir de rotação e o nervosismo. Tudo características de um bom otto...que só um diesel muito xpto consegue lá chegar perto - só que pelo preço desse, temos sempre o equivalente otto melhor.

                                Sobre esse exemplo não sei, mas garanto-te que tenho muita experiência de Clio II 1.5DCI. Até de ir à Lagoa, e muito de AE é claro (eram 250-300kms. por dia)...e se o carro tem um excelente chassis, o motor era claramente o elo mais fraco em várias vertentes. E a abrir como eu o conduzia nem era assim tão poupado...um depósito dáva para 650-700kms. Aos 8000kms. estava sem óleo. Aos 30mil fazia barulhos pouco recomendáveis e perfeitamente comparáveis com outros modelos iguais e da mesma época da empresa.

                                O que digo é precisamente que o otto permite que, quando não se quer, ando em rpms baixas e gasto menos. Se o objectivo é ter potência é só reduzir, 1, 2 3, ou o que quiserem e a potência lá está. O diesel, não estou a falar de grandes maquinões, para mim tem um efeito de elástico que nunca gostei - o acelera, wait, wait, lá vem ele, já passou.

                                Outro exemplo são os sistemas drive-by-wire e similares que só introduzem lags parvos nos nossos comandos. O que se quer são comandos e reacções directas. As direcções actuais são outras coisas de má (mais uma vez não digo todas, claro).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                  Nunca te chamei estúpido. Apenas que gostas do carro como um meio de transporte. E aqui não vejo onde está o insulto! É aliás a posição mais inteligente de quem não tem o vicio

                                  Simplesmente e pegando nas tuas palavras, curvas, transferências de massas, etc...claro que são possíveis com qualquer carro. Mas depois esqueces-te, porque para ti não são relevantes talvez, de coisas tão importantes como o caracter do motor, o tal trabalhar...o som e as vibrações ausentes, o subir de rotação e o nervosismo. Tudo características de um bom otto...que só um diesel muito xpto consegue lá chegar perto - só que pelo preço desse, temos sempre o equivalente otto melhor.

                                  Sobre esse exemplo não sei, mas garanto-te que tenho muita experiência de Clio II 1.5DCI. Até de ir à Lagoa, e muito de AE é claro (eram 250-300kms. por dia)...e se o carro tem um excelente chassis, o motor era claramente o elo mais fraco em várias vertentes. E a abrir como eu o conduzia nem era assim tão poupado...um depósito dáva para 650-700kms. Aos 8000kms. estava sem óleo. Aos 30mil fazia barulhos pouco recomendáveis e perfeitamente comparáveis com outros modelos iguais e da mesma época da empresa.

                                  O que digo é precisamente que o otto permite que, quando não se quer, ando em rpms baixas e gasto menos. Se o objectivo é ter potência é só reduzir, 1, 2 3, ou o que quiserem e a potência lá está. O diesel, não estou a falar de grandes maquinões, para mim tem um efeito de elástico que nunca gostei - o acelera, wait, wait, lá vem ele, já passou.

                                  Outro exemplo são os sistemas drive-by-wire e similares que só introduzem lags parvos nos nossos comandos. O que se quer são comandos e reacções directas. As direcções actuais são outras coisas de má (mais uma vez não digo todas, claro).
                                  Há ainda outra coisa que é o maior peso dos motores diesel que por vezes interfere com as tais "curvas".

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    Em teoria nao são tão gastadores, é um facto, mas se puxares por eles, o consumo aumenta porporcionalmente mais que num diesel
                                    Ri-me...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      É o que tu pensas..... E o 1.4 tem 100cv. Secalhar a supremacia não será assim tão vassaladora como se pode pensar. Mas gostaria de comparar também ruído de funcionamento, comportamento, não só o facto de andar ou não mais.
                                      Eu não penso nada,eu tenho a certeza!São 20 cv´s de diferença,achas que vai acontecer o quê?Milagres?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Caindo agora no lugar comum habitual de quase todos que é dar a opinião própria quando ninguém nos pediu a mesma .... e provavelmente ninguém tem grande interesse na mesma

                                        Eu se equacionasse um 2º carro (ou 1º caso não tivesse filhos) do calibre do 640i/d acho que optaria por um Cayman ou Boxster S, que até é mais discreto e tudo. Além disso é em termos de dimensões/carácter mesmo, mesmo o "meu número".

                                        e limpava o cu ao facto de andar mais ou menos, ou gastar mais ou menos, ou fazer mais 1 seg ou menos 1 seg
                                        Concordo com a tua escolha. Só não percebo o medo de dares a opinião. Mas afinal quando abres um tópico destes, mesmo com uma foto de uma revista - que pode ser um bom ponto de partida mas que não invalida em nada que tenhamos a nossa cabeça para pensar), não estás a passar a tua opinião?! Isto é um fórum e aqui só há opiniões de toda a gente, e todas valem o mesmo...bastante.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          Não não parei. Dá lá um equivalente ao 1.6tdi com essa caracteristicas? ou ao 1.5dci, ou ao 1.6hdi?
                                          e o que é para ti ligeiramente mais gastador? 3L? é que para mim 1L já é demais....
                                          Dou-te o 1.2 TSI 105 cv. Serve?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Não não parei. Dá lá um equivalente ao 1.6tdi com essa caracteristicas? ou ao 1.5dci, ou ao 1.6hdi?
                                            e o que é para ti ligeiramente mais gastador? 3L? é que para mim 1L já é demais....
                                            Qualquer 1.4T custa o mesmo, anda muuuito mais, não tem os defeitos dos diesel de 4 cilindros (já aqui falados...para uns importa, para outros nem tanto). Mas sim gasta mais, talvez uns 2L ou mais (tal como a questão do som e vibrações...para uns importa, para outros nem tanto)

                                            Eu nunca diria é que não existem equivalentes aos 1.6TDI/HDI. Até digo mais...a não existir é porque os otto são bem melhores e ponto - para ti podem não ser, é claro

                                            Comentário


                                              Isto agora está na moda:Renault Clio II Dci vs Renault Clio II 1.4 16V -> Duel 1050320

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                                                Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                                                As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                                                A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.
                                                Eu acho uma piada a isto. Esquecem-se que os turbos geram pressões diferentes e que os diesel tem pressões bem superiores. Pena os Lobbys, aumentem a pressão num otto com GPL e uma RC maior e o diesel deixava de existir...

                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....
                                                Sem querer ofender, dizer isto é ignorância e/ou falta de experiência.

                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                Dia a dia em para arrancas e viagens rotineiras, o diesel é uma melhor motorização, principalmente com uma das novas caixas automáticas, tipo dupla embraiagem, a própria característica de haver mais binário disponível mais cedo torna a condução mais relaxada.
                                                Certamente nunca conduziste um pequeno otto turbinado e/ou um otto com uma cilindrada mais respeitável. Não só tem binário disponíel desde cedo como (os otto turbinados) têm-nos mais cedo do que qualquer diesel e termina bem mais tarde.

                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Em teoria nao são tão gastadores, é um facto, mas se puxares por eles, o consumo aumenta porporcionalmente mais que num diesel
                                                Isso não é verdade. Anda sempre a fundo num otto recente e faz o mesmo num diesel.
                                                Um otto tem o seu rendimento máximo em carga alta, um diesel é o contrário.

                                                Ninguém tira ao diesel serem bem mais económicos em baixas cargas, quanto mais puxas por eles menor a diferença.

                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Não não parei. Dá lá um equivalente ao 1.6tdi com essa caracteristicas? ou ao 1.5dci, ou ao 1.6hdi?
                                                e o que é para ti ligeiramente mais gastador? 3L? é que para mim 1L já é demais....
                                                1.2 TSI? Claro que consome mais, cerca de 20%, e depois? Custam prai 4000€ menos. Ti até odes fazer imensos quilómetros por ano, mas lembra-te, tu és a excepção, não a regra..

                                                Deixa chegar os novos 1.2 turbo da PSA e renault com SS e tudo o mais e a diferença a ser cada vez menor.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                  Lá está... o gasóleo é mais fácil e agradável (não é necessário meter uma
                                                  abaixo para fazer reprises).

                                                  Não é necessário dizer mais nada, o gasóleo é muito melhor (e mais poupado).

                                                  VIVA o gasóleo!!!

                                                  Sinto-me mesmo infeliz por ter 3 carros a gasolina... Tenho de ver se consigo
                                                  trocar os 3 por 1 a gasóleo.

                                                  Comentário


                                                    O que é facto é que os turbos e injecção directa vêm trazer aos carros a gasolina as vantagens do diesel, não perdendo muito das suas vantagens inerentes. E aí a balança irá inverter-se bastante.

                                                    Haverá alguns, os ditos profissionais da estrada que fazem muitos kms., em que o diesel continuará a compensar monetariamente...e nesses é normal. Mas sempre assim foi. Já existiam carros diesel nos anos 80 e 90...até antes E muita gente tinha de os usar! Parece que se esquecem dessas reais vantagens do diesel...e ninguém as tira.

                                                    Mas, e mais uma vez repito-me, para quem tem a utilização do carro para lazer, ir trabalhar e dar umas voltas, ir às compras e tal...os tipicos 10-15-20mil kms. por ano. Não é nada liquido que compense. E então se prezarmos a questão emocional com mais peso que a racional...menos se justifica.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....
                                                      Fazes tudo entre as 2000 e as 3000rpm?? Vai lá ultrapassar as 2000rpm....ainda levas com um camião de frente.

                                                      Um mero 1.6TDI/JTD de 105cv às 3000rpm deve ter cerca de 70 a 80cv...dá cá para umas ultrapassagens ;)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                        Fazes tudo entre as 2000 e as 3000rpm?? Vai lá ultrapassar as 2000rpm....ainda levas com um camião de frente.

                                                        Um mero 1.6TDI/JTD de 105cv às 3000rpm deve ter cerca de 70 a 80cv...dá cá para umas ultrapassagens ;)
                                                        O curioso é que tive um Clio semelhante ao dele...e tinha de puxar bastante pelas mudanças para se despachar. aliás era comum após perder velocidade na A1, ter de meter uma 4ª e esmifrar um pouco (a partir das 4000 nem vale a pena) para recuperar velocidade. O que é normal...num gasolinas aspirado de potência semelhante é igual. São carros modestos. O que sei é que no mesmo Clio II 1.4 com 100cvs. de certeza que acelera melhor...apenas é necessário ter o motor numa rpm mais alta, mas o que importa isso? Elas estão lá para serem usadas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                          Fazes tudo entre as 2000 e as 3000rpm?? Vai lá ultrapassar as 2000rpm....ainda levas com um camião de frente.

                                                          Um mero 1.6TDI/JTD de 105cv às 3000rpm deve ter cerca de 70 a 80cv...dá cá para umas ultrapassagens ;)
                                                          Tenho um clio III DCI 105 e é raro ter de passar das 3k rpm para a frente (excepto em 6ª). Às vezes 3,5k para acabar uma ultrapassagem, apenas para não perder tempo a passar mudanças naquele momento.

                                                          E a minha condução naquele carro é maioritariamente entre os 150 km/h e os 190km/h seja em EN ou AE. Mas maioritariamente em EN.

                                                          Quanto aos referidos consumos. Não metendo os novos turbinados a gasolina ao barulho porque ainda não conduzi, mas não acredito em milagres, a minha experiência diz-me que a dar fruta ficam quase todos entre os 9 e os 10L.

                                                          Comentário


                                                            Cada qual atribuirá a importância devida a esta preferência do Pedro Matos Chaves, mas é só uma opinião e não uma verdade absoluta (algo inexistente neste tipo de discussões...). Independentemente de ser um PILOTO ou não!!

                                                            Bom tópico para os pró-diesel eventualmente terem um piloto a dar força às suas crenças. Mas no final é apenas uma questão de gostos, "larguras de banda" e força bruta.

                                                            Comentário


                                                              Esqueçam se é diesel ou gasolina, isto é um bocado entre escolher um motor turbo dependente mas muito forte e o outro atmosférico mais rotativo, pronto e linear mas menos brusco.
                                                              Há quem prefira o primeiro tipo outros o segundo.
                                                              Aquele piloto naquela pista onde podia colocar toda a força no chão preferiu diesel mas certamente que em condução desportiva a descer uma serra já não.
                                                              Há situações onde um pode ser favorável e outras onde não é daí que a única conclusão que podemos tirar é que nem um é a 7 maravilha nem outro uma trampa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X