Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel ou gasolina ? - opinião de piloto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Sacrilégio.... Nunca um diesel pode ser preferido a um gasolina..... O gasóleo é o combustível do demo..... e ninguém gosta de conduzir um carro diesel. É um autêntico trator....

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      Sacrilégio.... Nunca um diesel pode ser preferido a um gasolina..... O gasóleo é o combustível do demo..... e ninguém gosta de conduzir um carro diesel. É um autêntico trator....
      Eu sempre tive carros a gasolina e agora tenho um diesel e de facto é uma das coisas que mais triste me tem deixado... É um tractor.

      Tudo o que não sejam motores modernos com mais de 6 cilindros são tractores... sem qualquer dúvida. O som é horrível, o tremer idem.
      E em casa tenho um carro muito semelhante a gasolina que dá 10x mais gozo e é de uma suavidade que agora acho "estranha" de tão habituado que estou a ficar a tanto barulho.

      Comentário


        #93
        Em 2010 a Comissão Europeia (penso que foi esta entidade), fez uma tentativa para elevar o preço do gasóleo ao nível da gasolina. Em 2011, nova tentativa.
        No Reino Unido o gasóleo já está acima da gasolina uns bons dez cents de libra (ou mais).

        Eu não tenho dúvidas que a "dieselização" da Europa em geral, de Portugal em particular, ocorreu por factores económicos
        (mais barato, mais kilómetros por menos dinheiro). Não tenho dúvidas que assim que gasóleo e gasolina estiverem em pé de igualdade,
        o pessoal começa a retornar à gasolina. É a minha opinião, claro.

        Em relação à agradibilidade de condução do diesel pela disponibilidade do binário, penso que um gasolina com turbo não lhe fica atràs.
        Não sou pró nem anti-diesel, reconheço qualidades e defeitos em ambos. É tudo uma questão de gostos.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Vamos la ver isto:

          640i 0-100km/h/0-1000m - 5.4/24.8
          640d 0-100km/h/0-1000m- 5.6/25.1
          vel.max limitados a 250km/h


          Fe no binario e tal, mas que interessa se o Diesel é mais lento? Custa a entender como ainda nao se percebeu que um Diesel nao é um tipo de motor performante, é um tipo de motor poupado, mas na generalidade, todos os Diesel sao invariavelmente mais lentos que um otto equivalente, exemplo deste caso.
          O 640d Cabrio é bem mais pesado, tem menos 7cv e ainda consegue ser mais rápido no 0-100km/h que o 640i Coupé. Isto medido pelo AH, e esta hein ? E mesmo aos 1000m acabam ambos à mesma velocidade.

          É só consultarem aqui os vídeos:

          AutohojeTV: videos de carros, de todo-o-terreno e desporto automóvel


          PS:

          Peso do 640d Cabrio: 1935kg

          Peso do 640i Coupé: 1735kg

          Apenas 200kg mais.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
            ...e até o piloto que tanto defendes diz que o carro a gasolina chega primeiro - fé no binário foi-se
            Eu não defendo ou deixo defender, mas considero que o facto de ter chegado à F1 caracteriza uma pessoa que está a anos luz de nós - mainstream no que toca a carros e condução.

            Ou seja é uma opinião que concorde-se ou não é mais esclarecida que a do "zé mija na escada" que posta aqui pelo fórum e que se calhar o diesel mais evoluído em que andou foi um Ibiza 1.9 tdi.

            Gostava imenso de conduzir os 2 para poder formar a minha opinião, mas confesso que fiquei surpreendido com a apreciação que ele fez.

            E isto independentemente de gostar mais de gasolina s/c 98 e motores atmosféricos.

            Comentário


              #96
              A "pessoas" gostam de turbos a bombarem forte e feio, não de ser diesel.
              Também acho que estão demasiado habituadas aos carros a gasolina da mão, com os seus 1200cc em vez do 1.9 TDI do pai.
              "Binário" bruto como tanto gostam de falar já vem do tempo da maria cachucha...e com uma fracção do investimento desses diesel hiper mega tecnológicos.





              Atenção, este só tem 4 velocidades:


              Sem turbos nem compressores...

              Binário não é nem nunca foi campo único dos diesel. É precisa cilindrada ou sobrealimentação para que os valores sejam bons.
              Espetem com uma sobrealimentação ao nível do Mitsubishi Evo X nesse 640i e ele pura e simplesmente levanta voo.
              Mesmo só com o "cheirinho" que tem face ao diesel consegue igualá-lo...
              Pensava que estes tópicos pro-diesel já eram coisas do passado, já me tinha deixado de chatear com estas lengalengas.
              Daqui a pouco aparece alguém a dizer que um piloto prefere o 640d ao M6. Vale tudo no marketing.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Eu sempre tive carros a gasolina e agora tenho um diesel e de facto é uma das coisas que mais triste me tem deixado... É um tractor.

                Tudo o que não sejam motores modernos com mais de 6 cilindros são tractores... sem qualquer dúvida. O som é horrível, o tremer idem.
                E em casa tenho um carro muito semelhante a gasolina que dá 10x mais gozo e é de uma suavidade que agora acho "estranha" de tão habituado que estou a ficar a tanto barulho.
                Os modernos v6 mesmo fazendo bastante menos "ruído" que um 4 cilindros, ninguém lhes tira o som das primeiras 500/1000rpm.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Eu não defendo ou deixo defender, mas considero que o facto de ter chegado à F1 caracteriza uma pessoa que está a anos luz de nós - mainstream no que toca a carros e condução.

                  Ou seja é uma opinião que concorde-se ou não é mais esclarecida que a do "zé mija na escada" que posta aqui pelo fórum e que se calhar o diesel mais evoluído em que andou foi um Ibiza 1.9 tdi.

                  Gostava imenso de conduzir os 2 para poder formar a minha opinião, mas confesso que fiquei surpreendido com a apreciação que ele fez.

                  E isto independentemente de gostar mais de gasolina s/c 98 e motores atmosféricos.
                  Eu não coloquei em causa a opinião do piloto...apesar de ter todos os argumentos para o fazer, e nem preciso ir para o que ele foi ou deixou de ser na carreira - basta dizer que um piloto de competição em pista não tem necessariamente de ser um bom condutor. Mas entendo o que queres dizer, e concordo...sendo tudo o resto igual, a opinião de quem conduz mais carros tem de ser mais válida (desde que seja isenta...e aqui a porca torce o rabo ) -> por isso tendo a ouvir a opinião de pessoas como o JGTB que vai experimentando vários e que sei tem pontos de vista semelhantes aos meus no que toca à paixão automóvel.

                  Mas o que ali disse é que, concordando com o piloto, a tal fé no binário que defendes esvai-se. Ou seja ele próprio, depois de afirmar que o 640d tem mais binário, diz que ambos chegam ao mesmo tempo ao fim da recta -> isto contraria o que leio aqui sobre os diesel serem sempre mais rápidos porque têm mais binário.

                  Diz no entanto que por ter mais binário, é mais agradável e fácil de conduzir - e aqui sim eu concordo que tal seja possível neste carro e neste segmento - o que o JGTB já há dias tinha comentado após ter tido o 640d.

                  O que é diferente de eu achar que para mim o 640d é melhor. Duvido muito. Mas se tivesse comprador até ia experimentar o 640d para ver - e isso já é dizer muito do que eu prezo sobre estes 6L diesel da BMW! Por exemplo num Giulietta que eu tanto gosto, ia ver o 1.4T e o 1.75TBI...não iria sequer ver os tractores

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Eu não defendo ou deixo defender, mas considero que o facto de ter chegado à F1 caracteriza uma pessoa que está a anos luz de nós - mainstream no que toca a carros e condução.

                    Ou seja é uma opinião que concorde-se ou não é mais esclarecida que a do "zé mija na escada" que posta aqui pelo fórum e que se calhar o diesel mais evoluído em que andou foi um Ibiza 1.9 tdi.

                    Gostava imenso de conduzir os 2 para poder formar a minha opinião, mas confesso que fiquei surpreendido com a apreciação que ele fez.

                    E isto independentemente de gostar mais de gasolina s/c 98 e motores atmosféricos.
                    Muito bom

                    Comentário


                      Alguém aqui quer salgadinhos?

                      Não pode ser sempre pipocas

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                        Diz no entanto que por ter mais binário, é mais agradável e fácil de conduzir - e aqui sim eu concordo que tal seja possível neste carro e neste segmento - o que o JGTB já há dias tinha comentado após ter tido o 640d.
                        O curioso é que eu até já experimentei a conduzir um 335d E92 e um 335i E93 (mais pesado) ambos com cx sequencial e nesse caso, achei a 335i ainda mais disponível (eram as versões de 286 cv e 306 cv respectivamente).

                        De qualquer forma são ambos muito interessantes e a principal vantagem do a gasolina pareceu-me a sonoridade (no diesel também não é má) e a principal vantagem do diesel pareceu-me o ser mais económico a consumir (não é que consumo pouco).

                        Este motor 3.0i com a passagem dos 2 pequenos turbos paralelos para um turbo de geometria variável e valvetronic será que perdeu disponibilidade ?

                        Comentário


                          O 640i não é o mesmo do 335i? Ou seja, mudaram os componentes do turbo e válvulas? supostamente o bloco 3.0 tem em todas as versões valvetronic...tem ou não turbos e outros "addons" que o fazem ir de 218cvs. aos 306cvs.

                          Serão dos motores que mais se equivalem e deixam qualquer um na dúvida sobre qual escolher. O diesel aqui acredito não terá as desvantagens que tanto irritam...a menor disponibilidade (que tu não concordas...mas que eu traduzo disponibilidade por faixa de rotação utilizável, ou vá lá linearidade), o som e as vibrações. O gasolina já começa por outro lado a entrar em consumos obscenos para viagens grandes a grandes ritmos.

                          No entanto só pelo som e por toda a faixa de rotações e carácter do motor mais "raçudo" acho que tentava suportar o consumo superior. Mais isto é um daqueles grandes achismos. Indo mais abaixo, para os típicos 4 cilindros, ainda que em cilindradas médias...ou seja ali nos 2.0 típicos...em teoria (depende de caso a caso) prefiro um motor a gasolina.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                            O 640i não é o mesmo do 335i? Ou seja, mudaram os componentes do turbo e válvulas? supostamente o bloco 3.0 tem em todas as versões valvetronic...tem ou não turbos e outros "addons" que o fazem ir de 218cvs. aos 306cvs.
                            Houve uma mudanças de 2 turbos para 1 e acho que só começou a ser valvetronic recentemente !?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                              A diferença de 0.2s e 0.3s nessas medições é mesquinha.

                              São ambos performantes, andam bem e acima de tudo são veículos que (ainda) não consigo adquirir.
                              So quis demonstrar que o binario nao da performance.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                So quis demonstrar que o binario nao da performance.
                                Claro que não, senão os camiões eram os reis, no entanto já viste o meu post aí atrás com atenção ?

                                Eu também fiquei surpreendido mas a verdade é que o 640d Cabrio fez um melhor 0-100km/h que o 640i Coupé mesmo tendo menos 7cv e mesmo pesando mais 200kg, e esta ??

                                Ah e a caixa é a mesma, é a actual auto 8v da BMW.


                                Não deixa de ser impressionante.

                                A razão para tal ? Não sei, mas foi o que foi medido pela revista.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Turbo ? então não são os 2 turbos ?

                                  Levam na pá ? não é nada disso que está em causa.

                                  As performances são muito parecidas neste caso, só que um piloto, talvez o com maior curriculo português curiosamente acaba por preferir o carro a diesel.

                                  A maior disponibilidade e facilidade de conduzir é a justificação, o que me leva a pensar que o superior binário é relevante ao contrário do que muitas vezes se diz.
                                  Facilidade em conduzir? OS 2 tem caixa auto, tem volante e pedais, sao carros a rondar os 300cv que sao numeros bem acima da media. Nao vejo onde o Diesel é mais facil de conduzir, numa ultrapassagem basta esmagar o pe no acelerador que a caixa faz o resto. Neste caso, nao vejo superioridade para o Diesel no modo de conduzir, se tivessemos a falar de um Corsa tudo bem.

                                  Sinceramente, neste caso, o Diesel so tem a vantagem de ser mais poupado nada mais, e ter o binario que muitos gostam mas que nao vejo que faça diferença. Como nao sao carros feitos para cidade e para pensar em consumos (o 640d facilmente ronda medias de 10L em misto, o que da que pensar...), sao carros para conduçao relaxada e de cruzeiro, o Otto vai ter vantagem.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Facilidade em conduzir? OS 2 tem caixa auto, tem volante e pedais, sao carros a rondar os 300cv que sao numeros bem acima da media. Nao vejo onde o Diesel é mais facil de conduzir, numa ultrapassagem basta esmagar o pe no acelerador que a caixa faz o resto. Neste caso, nao vejo superioridade para o Diesel no modo de conduzir, se tivessemos a falar de um Corsa tudo bem.

                                    Sinceramente, neste caso, o Diesel so tem a vantagem de ser mais poupado nada mais, e ter o binario que muitos gostam mas que nao vejo que faça diferença. Como nao sao carros feitos para cidade e para pensar em consumos (o 640d facilmente ronda medias de 10L em misto, o que da que pensar...), sao carros para conduçao relaxada e de cruzeiro, o Otto vai ter vantagem.
                                    Voçês falam com uma segurança do que não conhecem, que dá para sorrir .....

                                    Quais politicos ..............

                                    Isto da disponibilidade e facilidade não sou eu que digo, é o Pedro Matos Chaves que conduziu os 2

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                      Claro que não, senão os camiões eram os reis, no entanto já viste o meu post aí atrás com atenção ?

                                      Eu também fiquei surpreendido mas a verdade é que o 640d Cabrio fez um melhor 0-100km/h que o 640i Coupé mesmo tendo menos 7cv e mesmo pesando mais 200kg, e esta ??

                                      Ah e a caixa é a mesma, é a actual auto 8v da BMW.


                                      Não deixa de ser impressionante.

                                      A razão para tal ? Não sei, mas foi o que foi medido pela revista.
                                      Na altura ainda nao tinha visto o teu post.

                                      Mas vejo uma falta de progressividade do 640i, provavelmente a diferença dos Turbos, o otto tem 1 e o Diesel tem 2. Mas sim, ainda sao 0.2 dos 0-100.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Na altura ainda nao tinha visto o teu post.

                                        Mas vejo uma falta de progressividade do 640i, provavelmente a diferença dos Turbos, o otto tem 1 e o Diesel tem 2. Mas sim, ainda sao 0.2 dos 0-100.
                                        Num carro 200 kg mais pesado e com menos 7 cv .....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Houve uma mudanças de 2 turbos para 1 e acho que só começou a ser valvetronic recentemente !?
                                          O motor monoturbo sempre teve valvetronic (e tecnologia twin scroll). A ideia era com isto manter a performance e disponibilidade e baixar consumos e emissões (e poupar também na construção do motor).
                                          Seja como for, para a versão 1M, a marca por algum motivo optou pela versão Bi-Turbo, mesmo neste modelo não leva com valvetronic (não conseguem usar este sistema no bi-turbo).
                                          Por fim, o 3.0 monoturbo passa no 640i a debitar 320 cvs ao invés dos 306.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Voçês falam com uma segurança do que não conhecem, que dá para sorrir .....

                                            Quais politicos ..............

                                            Isto da disponibilidade e facilidade não sou eu que digo, é o Pedro Matos Chaves que conduziu os 2

                                            Mas nao percebo onde esta a facilidade de conduçao, para o mundo real sao 2 carros mais que capazes para qualquer situaçao. So se o binario a mais do Diesel lhe da um maior a vontade para ultrapassagens, mas mesmo assim, qualquer um deles com meio acelerador deixa a generalidade para tras.

                                            Se tivessemos a falar de carros de segmento B ou C que em ultrapassagem a sua fraca potencia é um handicap, tudo bem, neste caso mesmo com melhor performance para o Diesel como ja mostrou o ClioIIIRS, vou vantagem ao Otto (pelo menos para mim acho mais vantajoso) vendo o tipo de carro que é.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Num carro 200 kg mais pesado e com menos 7 cv .....
                                              Mas com caixa mais longa e 2 turbos...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                Claro que não, senão os camiões eram os reis, no entanto já viste o meu post aí atrás com atenção ?

                                                Eu também fiquei surpreendido mas a verdade é que o 640d Cabrio fez um melhor 0-100km/h que o 640i Coupé mesmo tendo menos 7cv e mesmo pesando mais 200kg, e esta ??

                                                Ah e a caixa é a mesma, é a actual auto 8v da BMW.


                                                Não deixa de ser impressionante.

                                                A razão para tal ? Não sei, mas foi o que foi medido pela revista.
                                                Acho que já vi números de medições para um lado e para o outro. Já aqui neste tópico e tudo.

                                                Curiosamente é o próprio piloto que estamos aqui a dar muita credibilidade que diz que ambos chegam ao final da recta iguais. Ora se para umas coisas dá jeito dar o exemplo do que o meio artigo (continua cortado!) diz...também faz parte da boa politica dar credibilidade ao restante.

                                                Os modelos aqui falados são os coupés, correcto? Qual a diferença de peso entre o 640i e o 640d? E em que medida tem influência? Já que tudo o resto é igual...e a performance real é igual segundo o Pedro Matos Chaves...temos de ver o que estará a impedir esse famoso binário de ser mais rápido!

                                                Eu cá desconfio que é a potência

                                                Comentário


                                                  O artigo está cortado porque foi "pescado" noutro fórum, com muita pena minha eu não tenho o resto.

                                                  Comentário


                                                    Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....
                                                      Hoje em dia com os motores Otto turbo, tambem podes fazer tudo em faixas de rotaçao muito pequenas. E nao sao assim tao gastadores como antigamente.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Eu continuo a preferir diesel, pelos menos nos carros de segmento C que são os que poderei comprar. O facto de entre as 2000 e as 3000 terem um excelente desempenho, ou seja nessa faixa conseguimos fazer tudo. Ao passo que os otto necessitam de andar mais lá acima nas rotações, o que numa utilização diária pode não ser o mais interessante. A tudo isso juntamos o apetite mais frugal dos diesel, o que para quem anda muito, como é o meu caso, é uma caracteristica interessante, diria mesmo fundamental. Neste momento os diesel modernos já não são os tratores de outrora. Já pouco ruído fazem, e poucas vibrações têm. Penso que o diesel, é também, uma excelente alternativa. Aliás um carro não se resume a motor, o carro é um todo. Para mim pode vir um golf GTD....
                                                        Fora de piadas e picanços de fórum que a malta por aqui tem...mas sabendo que grande parte de nós temos no fim de contas e na vida real gostos semelhantes. Tu és quem eu aqui (no AHO) encontro que mais se afastará do que eu vejo num carro.

                                                        A começar por - diesel para mim poderá fazer sentido num carro grande, que terá mais peso para locomover e que que será tipicamente um cruiser de AE/para viagens grandes onde o consumo importa mais.

                                                        Continuando no carácter de ambos os motores, em que é precisamente na chatice da utilização diária que gosto de ter algo que puxe por mim e tenha alguma piada puxar por. Passando pela reduzida faixa de utilização, onde sim aí dão tudo, mas eu não quero tudo num local só...é fácil de mais

                                                        E terminando no número de kms. que faço por dia...e já acho que faço muitos, fazendo uma média de 40-50kms./dia.

                                                        Em suma, e gostaria que não levasses a mal porque não vejo mal nenhum nisso - é até o que a maioria das pessoas que conheço vê num carro! Gostas de meios de transporte bons...e eu carros com alguma alma/chama.

                                                        O exemplo do Golf GTD é outro. Nem olharia...aliás, nem para um Golf que é demais people carrier. Venha um Scirocco 2.0TFSI todos os dias.

                                                        Comentário


                                                          Dia a dia em para arrancas e viagens rotineiras, o diesel é uma melhor motorização, principalmente com uma das novas caixas automáticas, tipo dupla embraiagem, a própria característica de haver mais binário disponível mais cedo torna a condução mais relaxada.

                                                          Na minha opinião o diesel despersonifica o automóvel, transforma-o mais num obejcto que serve para me carregar de A a B. Em termos de gozo de condução um carro a gasolina continua a ser muito mais excitante, quer ao nível sonoro quer ao nível de sensações físicas. Penso que os motores diesel se adaptam muito bem a carros de luxo que privilegiam o conforto. (A8, S, C6, Etc.)

                                                          Em termo de carros de competição, a gasolina é e continuará a ser sempre o combustível escolhido.

                                                          Comentário


                                                            Eu cá prefiro o meu, fiel, manco.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                              Hoje em dia com os motores Otto turbo, tambem podes fazer tudo em faixas de rotaçao muito pequenas. E nao sao assim tao gastadores como antigamente.
                                                              Em teoria nao são tão gastadores, é um facto, mas se puxares por eles, o consumo aumenta porporcionalmente mais que num diesel

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X