Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Envelhecimento do parque automóvel - será uma realidade nos dias de hoje?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Tens toda a razão.Os créditos bancários e a desvalorização do automóvel,são um mau negócio,e a perdição de muita gente,(eu inclusive) mas como a maioria das pessoas tesas,precisam de um carro para amanhã,e não para daqui a 4 ou 5 anos,qual é a outra alternativa?
    É precisamente esse pensamento pequenino que nos trouxe onde estamos.

    Se eu preciso de um carro hoje e não para amanhã, compro um carro mais simples e barato que me permita cumprir as funções de meio de transporte, deixando o resto (luxo e gadgets) para quando puder.

    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    A propósito,porque é que não amealhas-te primeiro o dinheiro,em vês de de ires para um crédito à habitação? pois é...!!!
    Simples!
    Uma casa não se compra com 500 ou 1000 euros para safar!

    Por outro lado, as probabilidades de eu não ganhar dinheiro na minha casa no fim do crédito são muito reduzidas, pois tive cuidado ao comprar.


    Estás a comparar coisas tão diferentes que se torna absurdo, mas esse pensamento trouxe-nos até onde estamos agora.

    Para onde vamos é que honestamente não sei.
    Editado pela última vez por rca33; 02 February 2012, 11:05.

    Comentário


      #92
      Casas,carros,empresas,e até o próprio Estado,toda a gente contrai empréstimos.Se assim não fosse,não existiam bancos.
      E essa teoria de comprar um carrito barato agora,para depois ir juntando dinheiro para um carro em condições mais tarde,é uma pura fantasia,porque para quem ganha pouco,mais a somar à despesa de manutenção do tal "carrito" (que quanto mais antigo mais despesa dá),nunca mais na vida há-de ter um carro de jeito,essa é a realidade.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
        Casas,carros,empresas,e até o próprio Estado,toda a gente contrai empréstimos.Se assim não fosse,não existiam bancos.
        E essa teoria de comprar um carrito barato agora,para depois ir juntando dinheiro para um carro em condições mais tarde,é uma pura fantasia,porque para quem ganha pouco,mais a somar à despesa de manutenção do tal "carrito" (que quanto mais antigo mais despesa dá),nunca mais na vida há-de ter um carro de jeito,essa é a realidade.
        Se isso for verdade, a realidade é que essa pessoa jamais poderá comprar o carro, e ainda menos a crédito!!!

        Então se não tem dinheiro para juntar, como é que raio vai pagar uma prestação?


        É a velha história do "este carro precisa de 1000 euros de arranjo, logo o melhor é comprar um novo"!!!

        O que nos faltou em termos de mentalidade é a noção e conceito aplicado de poupança!

        Sem esse conceito, jamais alguém inverte o ciclo do crédito e do equilíbrio de contas!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Casas,carros,empresas,e até o próprio Estado,toda a gente contrai empréstimos.Se assim não fosse,não existiam bancos.
          E essa teoria de comprar um carrito barato agora,para depois ir juntando dinheiro para um carro em condições mais tarde,é uma pura fantasia,porque para quem ganha pouco,mais a somar à despesa de manutenção do tal "carrito" (que quanto mais antigo mais despesa dá),nunca mais na vida há-de ter um carro de jeito,essa é a realidade.
          Se é o que pode ter, é o que pode ter. Endividar-se por um luxo é um erro, especialmente nesta altura.
          Para mim o melhor até será ter um carrito modesto, para quando a família precisa de mobilidade, e uma motinha, esta última para as deslocações diárias caso seja preciso transporte próprio. Por 2000€ já se encontram carros simpáticos e por menos de metade uma motinha para ir de A para B sozinho (a maior parte dos movimentos pendulares em automóveis são pessoas sozinhas). Ora, com 3000€ iniciais mais depesas fixas com esses veículos -que serão mais pequenas do que comprando um carro melhorzinho novo, quase de certeza- vai-se para todo o lado e ainda se poupa algum dinheiro que pode ser aplicado mais tarde. É certo que na mota às vezes se fica com frio ou molhado, mas ao menos pode andar-se desafogado sem créditos, a meu ver, desnecessários.
          Como disse é a minha maneira de ver as coisas, sem condescendência implicada.

          Comentário


            #95
            Bem. Eu devo ser o único a ver as vantagens de termos um parque automóvel mais recente. Não é preciso ir mais longe que isto: Os carros mais recentes poupam vidas porque são infinitamente mais seguros que esses tão bons mercedes dos anos 90. Olhem para a evolução de mortes nas estradas e vejam uns vídeos do euroncap e comparem a capacidade de absorção de um choque de um fiat Panda de 2012 com o de um Audi de 1996. Por essa simples razão nenhum governo deveria apostar no envelhecimento dos carros.

            Por outro lado, ter um carro recente não significa forçosamente a ruina orçamental. basta que tenhamos cabeça, e podemos comprar carros novos ou semi-novos com condições de conforto, espaço equipamento, economia e qualidade geral.

            Dito isto há que ter juízo quando se compram carros principalmente a crédito. Muita gente compra VW's 3 ou 4 mil euros mais caros, ou BM's 7 mil euros mais caros apenas porque gosta ou quer mostrar, quando há opções igualmente boas ou melhores mais baratas.

            A minha posição é que não é andando para trás que vamos resolver os nossos problemas. É andando para a frente com mais racionalidade. Nenhuma sociedade que tenha regredido se torna vencedora por isso.

            Comentário


              #96
              Acho que aqui ninguém está a defender que se deve ter carros velhos, é mais carros adequados à real condição de cada indivíduo, como deveria ser em tudo, digo eu. Falta é ponderação a muito boa gente.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                espero que envelheça bem mais, será um bom sinal.
                as pessoas perderam noçao do valor do dinheiro.
                um carro custa dinheiro e recursos naturais. andar a poluir a atmosfera num fumarento a cair de podre durante 30 anos polui menos do que fazer um novo.
                houve uma mentalidade de troca de veiculo que ainda hoje nao entendo.

                Tcharam!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  Bem. Eu devo ser o único a ver as vantagens de termos um parque automóvel mais recente.
                  Não faço ideia de como chegaste a uma conclusão dessas.

                  Não me parece que as vantagens de um parque automóvel mais recente sejam difíceis de ver.

                  Numa altura de recessão, seria era estranho que as vendas de automóveis novos/semi-novos se mantivessem ou aumentassem.


                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  A minha posição é que não é andando para trás que vamos resolver os nossos problemas. É andando para a frente com mais racionalidade. Nenhuma sociedade que tenha regredido se torna vencedora por isso.
                  Portugal está a andar para trás porque talvez tenha andado demais para a frente, ou seja, de forma mal pensada e calculada.

                  Na vida ou na estrada, tens alturas para esmagar o acelerador, para manter um ritmo de cruise, e outras para travar (por vezes a fundo).

                  Parece-me óbvio é que existirão uma série de prioridades numa família comum que têm outro peso.

                  Comentário


                    #99
                    Uma coisa é baixarem, o que seria normal. Outra é baixarem 30% ao ano. Ah e tal é bom por causa da balança comercial.

                    Ok. Então depois não se queixem que os impostos previstos são muito inferiores aos impostos reais e que há mais desemprego, bla bla bla. Por mim, dentro da racionalidade que temos que ter, naturalmente, vou tentar sempre ter um carro recente. Porque é melhor em tudo. Não contem comigo para participar numa espécie de Cuba mediterrânica.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Se isso for verdade, a realidade é que essa pessoa jamais poderá comprar o carro, e ainda menos a crédito!!!

                      Então se não tem dinheiro para juntar, como é que raio vai pagar uma prestação?


                      É a velha história do "este carro precisa de 1000 euros de arranjo, logo o melhor é comprar um novo"!!!

                      O que nos faltou em termos de mentalidade é a noção e conceito aplicado de poupança!

                      Sem esse conceito, jamais alguém inverte o ciclo do crédito e do equilíbrio de contas!
                      Uma pessoa quando é obrigada a pagar uma prestação de um empréstimo que contraiu,o dinheiro vai ter que aparecer,ou então o bem será confiscado.Se vamos pensar que essa mesma pessoa vai de livre vontade pôr de lado todos os meses,esse mesmo valor para mais tarde adquirir esse mesmo bem,então nunca mais na vida o terá.
                      Temos que ter algo que nos obrigue,não vamos lá por nossa iniciativa.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                        Uma coisa é baixarem, o que seria normal. Outra é baixarem 30% ao ano. Ah e tal é bom por causa da balança comercial.

                        Ok. Então depois não se queixem que os impostos previstos são muito inferiores aos impostos reais e que há mais desemprego, bla bla bla. Por mim, dentro da racionalidade que temos que ter, naturalmente, vou tentar sempre ter um carro recente. Porque é melhor em tudo. Não contem comigo para participar numa espécie de Cuba mediterrânica.
                        A razão de baixarem 30% ao ano não é, de certeza, uma epidemia de racionalidade súbita que deu nos portugueses. É a carga de impostos ser quase criminosamente alta. Os nossos digníssimos governantes contaram sempre com a galinha/gansa dos ovos de ouro e cometeram o erro da estória que todos conhecemos. Não sei de onde vem a desculpa do equilíbrio da balança comercial mas se assim é estiveram a tentar uns anos para que a estratégia resultasse.

                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Uma pessoa quando é obrigada a pagar uma prestação de um empréstimo que contraiu,o dinheiro vai ter que aparecer,ou então o bem será confiscado.Se vamos pensar que essa mesma pessoa vai de livre vontade pôr de lado todos os meses,esse mesmo valor para mais tarde adquirir esse mesmo bem,então nunca mais na vida o terá.
                        Temos que ter algo que nos obrigue,não vamos lá por nossa iniciativa.
                        Desculpa lá mas isso não é verdade. Somos todos adolescentes ou quê?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                          Acho que já foi vendido. No meu caso, quando casei herdei 2 carros antigos, um uno de 90 comprado novo pelo meu pai e que veio para mim em 2004 e em 2007 um rover 213 de 89 devido ao falecimento do meu pai. Como ia casar e não tinha $ para comprar mais recente, mantive os 2 até pq a minha esposa precisava de um para ela. Em 2010, o tecto de abrir do rover começou a meter agua, mas para me arranjarem aquilo pediam mais de 600€ e então decidimos vende-lo e comprei um punto de 2001 a pronto (a vantagem de não ter comprado um novo, consegui juntar dinheiro durante os 3 anos), agora no Natal como fomos poupados, decidimos comprar outro carro de 2001, novamente a pronto, pois a minha mulher não gostava muito do sistema do ar do uno. O rover vendi-o, o uno ainda o tenho, parado na garagem, mas mesmo tendo 21 anos e 308000 km, posso dizer que está muito bom e ainda aguentava mais uns anos, mas como conseguimos fazer um pe de meia, decidimos para-lo e ainda não sei se o venda ou se o guarde, logo se ve. Na minha opiniao acho que agora nesta crise, devemos tentar evitar fazer creditos e no caso do parque automovel, deviamos fazer como os nossos pais, se queremos trocar de carro, primeiro tentamos juntar algum dinheiro, aguentamos o carro antigo por mais uns anos e depois quando for possivel, troca-se por um de acordo com as possibilidades. Muita gente que trocava de carro de 4 em 4 anos as vezes racionalmente não o deveria fazer. Mas claro quem tiver capital para isso que o faça
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          O que está a bold não deveria ser feito em tempo de crise, mas sempre!

                          Eu comprei um carro a crédito até hoje (1992), e foi o primeiro e último crédito que fiz, com excepção do da casa.

                          O princípio de poupar e comprar depois é o correcto do ponto de vista económico.

                          Só existiria alguma vantagem em comprar a crédito, se o banco desse mais dinheiro pelos depósitos a prazo do que pelo dinheiro emprestado.

                          Como isso não acontece, cada empréstimo tem um custo, e não é nada pequeno.

                          Basta fazer uma simulação qualquer (seja com a taxa de hoje ou de há 10 anos atras) para um financiamento de 20.000 euros a 4 anos, somar tudo aquilo que se paga, e ver em quanto ficou comprar primeiro e pagar depois...

                          Dá seguramente para um carro bastante melhor!!!

                          Isto não deveria ser um pensamento de crise, mas sim matemático.
                          Se um carro nunca valoriza (bem pelo contrário), pagar a crédito só aumenta o valor que se perde.

                          É evidente que uma característica do ser humano é precisamente habituar-se facilmente ao bom, e querer ainda melhor.

                          Cada nova geração de automóveis torna a anterior obsoleta em diversos aspectos (quando a comparação é feita directamente no mesmo modelo), e ao fim de duas gerações as coisas já estão ainda mais evidenciadas.

                          Mas tal não significa que o carro de 4 gerações atrás não esteja a cumprir a 100% tudo aquilo que lhe é solicitado.
                          O mais banal dos carros está pronto para devorar imensos km e andar aí muitos anos, desde que não seja estragado ou excessivamente abandalhado em manutenção.

                          Concordo plenamente. Tenho um Corsa A de Nov de 1990 que está muito melhor cuidado a nível de interiores/pintura/mecânica que muitos com 3/4 anos. O segredo: cuidado com manutenção e não deixar abandalhar o carro. Esse foi oferecido pelo meu falecido pai (que não tinha carta) em 1996, quando estava a tirar a minha carta. Esteve 17 anos na garagem "Estrela" e só há 4 anos que dorme em garagem fechada. Embora tivesse vontade, nunca pensava em trocar de carro, especialmente pedir crédito para tal. Para mim, pedir crédito, só para compra de casa, de resto, ou tenho e compro, ou não tenho e não compro. Se não tivesse dinheiro para comprar carro não comprava. Até aos meus 18 anos as minhas viagens eram feitas nos expressos e nunca morri por causa disso. Felizmente a vida deu-me possibilidade para comprar um carro novo em 2008, que penso mantê-lo por muitos anos. Aliás, o Corsa também devo mantê-lo e deixar como herança para os meus filhos.
                          Relativamente ao título do tópico acho que, no geral, foi quase tudo dito. Há zonas em que se nota que a idade média dos carros é mais elevada, há outras em que se vê só carros recentes e ou muito segmentos A, B ou mesmo C com motorizações mais baixas ou então segmentos mais elevados. Fruto que a nossa classe média tende a desaparecer e o fosso entre ricos e pobres se aprofundar ainda mais.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Uma pessoa quando é obrigada a pagar uma prestação de um empréstimo que contraiu,o dinheiro vai ter que aparecer,ou então o bem será confiscado.Se vamos pensar que essa mesma pessoa vai de livre vontade pôr de lado todos os meses,esse mesmo valor para mais tarde adquirir esse mesmo bem,então nunca mais na vida o terá.
                            Temos que ter algo que nos obrigue,não vamos lá por nossa iniciativa.
                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post

                            Desculpa lá mas isso não é verdade. Somos todos adolescentes ou quê?
                            Podes crer, concordo contigo, então mas não temos 2 dedos de testa?
                            Editado pela última vez por pag; 02 February 2012, 12:49.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pag Ver Post
                              Concordo plenamente. Tenho um Corsa A de Nov de 1990 que está muito melhor cuidado a nível de interiores/pintura/mecânica que muitos com 3/4 anos. O segredo: cuidado com manutenção e não deixar abandalhar o carro. Esse foi oferecido pelo meu falecido pai (que não tinha carta) em 1996, quando estava a tirar a minha carta. Esteve 17 anos na garagem "Estrela" e só há 4 anos que dorme em garagem fechada. Embora tivesse vontade, nunca pensava em trocar de carro, especialmente pedir crédito para tal.
                              Se te tivesses esbardalhado contra uma parede ias ver esse corsa com outros olhos. Mas concordo plenamente com a ideia de nunca pedir crédito para carros.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                Se te tivesses esbardalhado contra uma parede ias ver esse corsa com outros olhos. Mas concordo plenamente com a ideia de nunca pedir crédito para carros.
                                Ora, pois que novidade! Como eu referi "O segredo: cuidado com manutenção e não deixar abandalhar o carro". Acho que fui bastante explícito. Agora quem anda à chuva molha-se e dum azar ninguém está livre, certo?
                                Editado pela última vez por pag; 02 February 2012, 13:23.

                                Comentário


                                  tenho que ler mais uns posts, mas deixo aqui uma nota: nas duas últimas semanas tenho andado ora com uma carrinha com 20 anos - faltam 2 ou 3 meses - ora com uma que fez 26 no dia 30 e andam na mesma. mesmo assim, em termos de combustível e aquecimento não têm nada a ver com o meu carro com 7 anos e pico, mas uma delas é bem mais macia que o meu.

                                  no entanto quando ando com a de 26 as pessoas já vão começando a olhar, principalmente quando vêem as 2 toneladas e meia a passar e os praí quase 5mt de comprimento. pra estacionar sem direção assistida é outro filme. ainda ontem um 190d estacionado chegou-se à frente pra eu poder manobrar à vontade e lá lhe agradeci no final. a de 20 anos deixa o pessoal todo pra trás com o fumo e cheiro que por vezes deita. ainda bem que não são minhas!

                                  Comentário


                                    Eu também contribuo.
                                    Tenho um 190d com 27 anos e 366k km.
                                    Deve estar quase a acabar a rodagem LOL

                                    Comentário


                                      Alguem faz idéia de qual será a percentagem de carros novos(ou seminovos) comprados com recurso à crédito?

                                      E qual seria o prazo médio destes créditos?

                                      Comentário


                                        Nem de propósito...
                                        FIAT PUNTO EVO 1.4 MULTIAIR 105 CV 16 V VERSÃO RACING Lisboa Carros
                                        Vejam lá este anúncio e se não dá que pensar ( para mim não ). Alguém que tem a corda na garganta e está à rasca. Comprou o carro a 96 meses, novo. Façam as contas e vejam em quanto ficará o carro...

                                        Comentário


                                          Código HTML:
                                          Alguem faz idéia de qual será a percentagem de carros novos(ou seminovos) comprados com recurso à crédito?
                                          
                                          E qual seria o prazo médio destes créditos?
                                          Diria uns 85% e o prazo médio 72 meses.
                                          Cumps

                                          Comentário


                                            A minha mentalidade foi mudando com a idade, hoje teria feito as coisas de forma diferente.
                                            Quando comprei o meu carro aos 20 anos (2007) pensava eu que estava numa de trocar de carro de 4 em 4 anos. claro que também havia outra disponibilidade financeira e os pais ajudavam.
                                            O credito utilizei o para comprar a mota e foi com um ano e espero que tenho sido o penultimo da minha vida (nao excluo o credito para uma futura habitação).
                                            Quando puder arrendo em vez de comprar, e em Lisboa para andar de metro, ou mota que também possuo (poupadinha) e vou manter a minha bomba, ou se achar conveniente troco por um jipe (sempre tive terranos na familia e sonho em ter um, já que é só para as voltas de vez em quando). Se não der o provavel é vender tudo e ir para fora!
                                            Para mim é mais importante estar descansado da minha vida e com o meu carro e mota pagos e nao me faz confusão já que o Kia é como o Vinho! E ainda tem garantia!


                                            Mas pronto ideias são muitas vamos lá ver como é que isto corre.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                              Código HTML:
                                              Alguem faz idéia de qual será a percentagem de carros novos(ou seminovos) comprados com recurso à crédito?
                                              
                                              E qual seria o prazo médio destes créditos?
                                              Diria uns 85% e o prazo médio 72 meses.
                                              Cumps
                                              pensava que a média estaria nos 4 anos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                                pensava que a média estaria nos 4 anos
                                                Se a média fosse de 4 anos a prestação do carro ficaria quase a 400€/mês isto num utilitario novo a gasoleo... É muito para uma familia que tambem tenha que pagar renda ou prestação de casa... Conheço uma pessoa que há 8 anos atras fez um credito a 2 anos sem juros e pagava 500€/mês. Mas só tinha esse encargo e não pagava renda...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Por outro lado, as probabilidades de eu não ganhar dinheiro na minha casa no fim do crédito são muito reduzidas, pois tive cuidado ao comprar.

                                                  Em termos reais ou em termos nominais?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    (...) Mas discordo que o nosso parque esteja envelhecido! (...)
                                                    (...) O responsável da SIVA referiu, num encontro com jornalistas, que Portugal está na cauda do “ranking” em termos de envelhecimento automóvel, sendo ultrapassado apenas pela Estónia, Eslováquia e Grécia. Os veículos a circular em Portugal estão com uma idade média de 10 anos e meio, segundo estimativas para 2011, enquanto a média de idades na Grécia atingiu os 10,7 anos em 2009. A média europeia atinge os 8 anos, enquanto o Reino Unido e a Alemanha têm os carros mais novos da Europa, com uma média de 5,3 e 5,7 anos, respectivamente. (...)
                                                    Em Lusomotores - Informaes e notcias sobre o mundo automvel. - Portugal possui parque automvel envelhecido

                                                    Os números são esclarecedores pela negativa quanto à distância em valores ditos médios do nosso parque automóvel quando em comparação directa com os restantes países da UE.

                                                    Comentário


                                                      As pessoas agora vao começar a poupar os carros e a fazer uma manutençao mais cuidada, quando antes "chutavam" o carro novo ao fim de 4 anos paras as maos de outro...e para se lançarem num novo credito.


                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                        As pessoas agora vao começar a poupar os carros e a fazer uma manutençao mais cuidada, quando antes "chutavam" o carro novo ao fim de 4 anos paras as maos de outro...e para se lançarem num novo credito.


                                                        Ou não fazer manutenção

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          O mercado automóvel vai envelhecer ligeiramente porque não se compram carros novos, mas não é nada de preocupante. Para termos uma ideia, em 2010 quase metade dos carros tinham mais de 10 anos.
                                                          Não seria se houvesse de facto uma manutenção séria e regular dos ditos automóveis, é que em paralelo à questão das vendas de automóveis novos, semi-novos ou mesmo usados as oficinas ditas oficiais das marcas e as ditas multimarcas estão também a ter um forte decréscimo de prestação de serviços, a questão de segurança rodoviária que pode estar em causa a prazo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            tenho que ler mais uns posts, mas deixo aqui uma nota: nas duas últimas semanas tenho andado ora com uma carrinha com 20 anos - faltam 2 ou 3 meses - ora com uma que fez 26 no dia 30 e andam na mesma. mesmo assim, em termos de combustível e aquecimento não têm nada a ver com o meu carro com 7 anos e pico, mas uma delas é bem mais macia que o meu.

                                                            no entanto quando ando com a de 26 as pessoas já vão começando a olhar, principalmente quando vêem as 2 toneladas e meia a passar e os praí quase 5mt de comprimento. pra estacionar sem direção assistida é outro filme. ainda ontem um 190d estacionado chegou-se à frente pra eu poder manobrar à vontade e lá lhe agradeci no final. a de 20 anos deixa o pessoal todo pra trás com o fumo e cheiro que por vezes deita. ainda bem que não são minhas!
                                                            Uma coisa totalmente diferente é utilizar diáriamente tecnologia já ultrapassada, outra é um texto algo retórico que alguns aplicam, bom post na idéia transmitida.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                              a de 20 anos deixa o pessoal todo pra trás com o fumo e cheiro que por vezes deita.
                                                              Por acaso a única coisa que aborrece particularmente em muitos carros antigos não é propriamente a idade mas a manutenção descuidada que muitas vezes têm o que leva a que, não raras as vezes, se tenha de circular vários kms atrás de viaturas que vão a queimar mal o combustível, ou a queimar óleo, emitindo toneladas de fumo e emissões poluentes que mesmo fechando os vidros e a climatização lá acaba por entrar para o interior dos carros de quem segue atrás.
                                                              Mesmo deixando uma margem de distância mais que generosa para esses carros não são raras as vezes em que se apanha com o fumo na mesma, sendo que em casos extremos provoca um imenso mal estar a quem segue atrás, vista irritada, tosse, náuseas, etc.
                                                              Acho uma falta de respeito para com os outros condutores circular com as viaturas nesse estado e acho ainda mais estranho que essas viaturas aparentemente passem nas IPOs.
                                                              Furgões e camionetas antigas neste estado não são raras de apanhar nas nossas estradas... infelizmente!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X