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E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostDiscutível a questão da dita agradabilidade das motorizações, é uma questão de prioridades, e enquanto consumidor tenho a expectativa de utilizar motorizações movidas exclusivamente a hidrogénio, pelo que leio a electricidade é uma questão temporária, transitória, redutora e sem impacto real a nível global e refiro-me a outros mercados automóveis, nesta análise excluo o nosso mercado pela sua fraca presença ou potencial dinamizador nesta questão.
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Se os combustíveis fosseis acabassem, suicidava-me.
Falando a sério, no dia em que acabarem ou ficarem a preços completamente astronómicos, é óbvio que eu e muita gente mais arrumar os carros na garagem ou até vender/deitar fora.
Mas esse dia quando chegar vai ser muito triste para os aficionados.
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Eu possivelmente pegava em parte das minhas poupanças e comprava um depósito de uns milhares de litros e enchia de gasolina, de modo a tentar prolongar durante mais uns tempos o inevitável.
Assim poderia ter o prazer de conduzir uma bela máquina em momentos especiais, e permitir aos meus filhos as mesmas sensações quando estes pudessem conduzir.
Agora no dia a dia, pessoalmente a situação não me afetaria muito, dado que num raio de 30 km de casa tenho tudo o que preciso para viver feliz. Uma bicicleta poderia substituir o carro em grande parte das minhas deslocações.
Eu sou aliás uma das pessoas que pode fazer a transição para o eléctrico sem grandes problemas, dado que só pontualmente necessito de fazer viagens superiores à autonomia destes veículos. Não o fiz pelos custos deste tipo de veículos e pelo prazer que me dá conduzir o meu carro.
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Sou só eu que acho as "ajudas" do Motronic extremamente entediantes?
Em relação ao assunto real do tópico (e não tentativas de desvirtuar o tema para discussões antagónicas) deduzo que o final dos combustiveis fosseis, apesar de real, será algo gradual, pontuado com as mais diversas alternativas que serão forçadas a aparecer por força da necessidade.
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Lembrei-me agora do exemplo do Brasil, que usa álcool como combustível desde os anos 70, aquando da crise do petróleo, do biodiesel e dos restantes biocombustíveis, já para não falar da possibilidade de sintetizar combustível a partir de outros hidrocarbonetos.
A meu ver, à medida que os eléctricos começarem a apresentar autonomias mais compatíveis com as necessidades da população, e o seu preço se tornar mais razoável, a transição será dada. E o caso do vizinho que comprou e disse que é fixe e poupa-se muito € até pode servir para fomentar essa transição mais rapidamente.
Mas para aqueles que tiverem necessidade de motores de CI, existem as alternativas que indiquei acima.
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Apesar dos combustiveis derivados do petróleo poderem acabar, dúvido que signifique o fim dos motores de combustão interna.
Conseguimos, hoje, fazer combustivel de matéria vegetal e lixo. Não estou a ver qual será o problema para o futuro.
Acredito que o carro eléctrico se massificará, e carros de combustão interna assumirão um papel de nicho.
O mais certo é máquinas mais exóticas ou mais recreativas serem os guardiães do motor de combustão interna.
Da mesma forma que o cavalo, no ínicio do séc XX viu o seu papel utilitário a transitar para um papel de lazer/desportivo com a massificação do automóvel, o mais certo é vermos o motor de combustão interna a assumir papel semelhante conforme o eléctrico fôr tomando conta dos acontecimentos.
Mas este cenário, poderá ser uma realidade mais para o final do século.
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Originalmente Colocado por crash Ver Post(...) Acredito que o carro eléctrico se massificará, e carros de combustão interna assumirão um papel de nicho. (...)
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostA massificação a ocorrer será no máximo com os híbridos e sempre na perspectiva de uma transição para algo diferente do actual (e existe a possibilidade real quer ao nível de reservas, de tecnologia de prospecção e extracção de petróleo bruto a par da própria evolução das motorizações de combustão interna que pode prolongar este ciclo talvez mais de meio século sem colocação de qualquer problema logístico na vertente de distribuição), essa coisa dos carros exóticos já acontece actualmente e sempre ocorreu nesta industria e tem um nome próprio, designa-se por elevado poder de compra de alguns consumidores em mercados determinados,
Hybrid cars: Only 35% of hybrid-car owners buy another one, Polk says - latimes.com
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Originalmente Colocado por WM Ver PostEm relação ao assunto real do tópico (e não tentativas de desvirtuar o tema para discussões antagónicas) deduzo que o final dos combustiveis fosseis, apesar de real, será algo gradual, pontuado com as mais diversas alternativas que serão forçadas a aparecer por força da necessidade.
E quando achas que isso vai acontecer? É algo que quem viva até +/- 2050/60 ainda vá assistir?
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Originalmente Colocado por HugoLima Ver PostLembrei-me agora do exemplo do Brasil, que usa álcool como combustível desde os anos 70, aquando da crise do petróleo, do biodiesel e dos restantes biocombustíveis, já para não falar da possibilidade de sintetizar combustível a partir de outros hidrocarbonetos.
A meu ver, à medida que os eléctricos começarem a apresentar autonomias mais compatíveis com as necessidades da população, e o seu preço se tornar mais razoável, a transição será dada. E o caso do vizinho que comprou e disse que é fixe e poupa-se muito € até pode servir para fomentar essa transição mais rapidamente.
Mas para aqueles que tiverem necessidade de motores de CI, existem as alternativas que indiquei acima.
Achas que o carro eléctrico é o substituto natural do petróleo/CI? Não o vês como um substituto "temporário"?
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostProvavelmente estás a ser irónico.
Mas sim, as contribuições do WM são sempre muito melhores que as tuas neste fórum.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostIsso vindo de quem acha que os motores de combustão interna são o cúmulo da evolução tecnológica, é significativo, sem dúvida!
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostNada disso, simplesmente acho que os motores CI estão perto da "perfeição" alcançável, enquanto que os "outros" ainda têm um longo caminho a percorrer.
Os motores eléctricos têm tantos ou mais anos de evolução que os térmicos. Ao contrário destes, encontram-se em todo o tipo de aplicações, e em termos de rendimento, a vantagem é avassaladora.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostPois, para variar, achas mal!
Os motores eléctricos têm tantos ou mais anos de evolução que os térmicos. Ao contrário destes, encontram-se em todo o tipo de aplicações, e em termos de rendimento, a vantagem é avassaladora.
Este fórum é sobre automóveis!
Diz-me quantos automóveis há eléctricos? iOn, C-Zero, Gama ZE Renault, etc...
Compensa ter um Seg. A PSA por 36.000 € ou mais? Ou um Fluence por 21.000 € + 76 € mensais pelas baterias?
Conclusão do artigo que li enquanto este tópico foi progredindo:
Se é verdade que um automóvel eléctrico custa em termos operacionais entre dez a sete vezes menos que um carro convencional, é preciso considerar a sua menor autonomia, os tempos de carregamento e os locais para o fazer. Mas tudo aponta para que dentro de poucos anos as baterias tenham muito mais autonomia e o custo inicial do carro seja cerca de metade.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostNada disso, simplesmente acho que os motores CI estão perto da "perfeição" alcançável, enquanto que os "outros" ainda têm um longo caminho a percorrer.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostOs CI perto da perfeição alcançável ficam a anos luz dos eléctricos. Têm mais do que outro tanto caminho a percorrer em termos de eficiência.
Em termos de eficiência energética os Electricos jogam numa Liga a cima dos CI.
Mas em termos de autonomia?
Isto comparando os carros que actualmente temos disponiveis no mercado: ZE, i-MEV, iOn/C0, etc...
Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostO motor de C.I. é o mais utilizado mas é talvez dos meios mecânicos (diga-se generalizando, meio de força motriz) com menos rendimento que existe.
Praticamente toda a energia do combustível é desperdiçada sob a forma de calor e ruído.
No entanto, ámen ao C.I.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostNão discordo em nada.
Em termos de eficiência energética os Electricos jogam numa Liga a cima dos CI.
Mas em termos de autonomia?
Isto comparando os carros que actualmente temos disponiveis no mercado: ZE, i-MEV, iOn/C0, etc...
Amém, que tantas alegrias nos dá!
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Com isso queres dizer que os CI são melhores em autonomia e os eletricos são mais eficientes, nenhum deles está perto da perfeição, a perfeição seria um eletrico com a autonomia do CI.
Assim dá para perceber que o futuro é eletrico.
Mas sim, o problema do eletrico nada tem a ver como motor em si, mas com o armazenamento de energia.
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