Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
    Só com redução de horário no trabalho ou no tempo livre.

    Imaginemos uma rotina:
    7h30 - Acordar; 8h30 - sair de casa; 9h - trabalho; 18h - sair do trabalho; 18h30 chegar a casa; 20h - jantar; 23h30 - dormir. Se aumentasse 1 hora por dia (30 minutos para cada lado), Bastava retirar esse tempo, entre o jantar e dormir. Chegaria a casa às 19h, jantava às 20h e ia dormir às 23h, para acordar às 7h.

    E estamos a falar em 8h de trabalho, sem filhos, sem tarefas (excepto cozinha) à semana. Vamos assumir 1h para o jantar e 1h para a sua confecção (valores redondos), e ficaria com 2h livres em vez de 3h. Agora juntem-se tarefas, filhos, animais de estimação, etc, e rebenta o relógio... Junte-se ainda que poucos têm horários de bater o gongo (ou seja está o ponteiro nos 59 segundos e a porta já está aberta)...

    Agora junte-se o aspecto de essas viagens serem feitas com grandes inclinações em Junho... Há chuveiro no trabalho?
    Essas questões são válidas, mas os paradigmas mudam e a sociedade muda também quando há evoluções e necessidades. Só pegando no teu último exemplo, a partir do momento em que exista um número significativo de deslocações de funcionários por meio de bicicletas, as empresas criarão espaços de acordo. Tal como houve a criação de parques para os automóveis, como se criam refeitórios para as que têm muitos funcionários, e balneários também.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      Nem de perto, nem de longe!
      Então diz-me qual o motor mais potente, mais rápido, mais autónomo que conheces?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
        Então diz-me qual o motor mais potente, mais rápido, mais autónomo que conheces?
        O eléctrico está um bocado à frente do de CI. As características que referes não têm que ver com o tipo de motor.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
          Então diz-me qual o motor mais potente, mais rápido, mais autónomo que conheces?
          Vê lá se percebes uma coisa, não é o motor que é mais rápido, é o conjunto.
          Podes ver no youtube o ariel EV a dar ratada a ferraris em arranque, isso é possivel porque o conjunto foi construido assim, tal como o motor num trator dar 40 km\h e numa berlina qualquer fumarenta dar 250 km\h, é o conjunto que o torna possivel.

          Comentário


            #65
            Já alguém aqui o referiu, e eu partilho da mesma opinião: mesmo que se ache outra alternativa ao petróleo que seja rentável, ou mesmo que os carros sejam todos a energia eléctrica, vai haver sempre especulação e o preço dessas energias alternativas vai inflacionar. Ninguém se preocupa mesmo se uma energia é amiga do ambiente ou não, se é renovável ou não, o que interessa é a r€ntabilida€ e que haja um numero muito grande de pessoas dispostas a pagar por isso.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
              O eléctrico está um bocado à frente do de CI. As características que referes não têm que ver com o tipo de motor.
              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Vê lá se percebes uma coisa, não é o motor que é mais rápido, é o conjunto.
              Podes ver no youtube o ariel EV a dar ratada a ferraris em arranque, isso é possivel porque o conjunto foi construido assim, tal como o motor num trator dar 40 km\h e numa berlina qualquer fumarenta dar 250 km\h, é o conjunto que o torna possivel.
              Partindo do principio:

              O que é que um verdadeiro entusiasta dos automóveis aprecia num carro?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                Já alguém aqui o referiu, e eu partilho da mesma opinião: mesmo que se ache outra alternativa ao petróleo que seja rentável, ou mesmo que os carros sejam todos a energia eléctrica, vai haver sempre especulação e o preço dessas energias alternativas vai inflacionar. Ninguém se preocupa mesmo se uma energia é amiga do ambiente ou não, se é renovável ou não, o que interessa é a r€ntabilida€ e que haja um numero muito grande de pessoas dispostas a pagar por isso.
                Pois mas ninguem me impede de montar um painel solar ou uma eolica em casa para carregar o carro ou a mota, já com os combustiveis fosseis teria que cavar um poço no quintal e descobrir petroleo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Neste caso, o problema não é a capacidade das baterias. A questão é sempre a mesma: Se um sistema tem determinada quantidade de energia e a usa (neste caso, para locomoção), não a volta a recuperar (pelo menos, totalmente). Tens sempre energia dissipada a vencer resistências: atritos mecânicos, resistência ao rolamento, e resistência aerodinâmica. Podes sempre pesquisar por [I]moto continuum[/I]. Sempre poupas o teu tempo e dos demais participantes.
                  Já percebi. Obrigado.

                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                  E essa deslocação de ar não é conseguida a artir de um gasto de energia? Tu a segurares esse ar para mover as pás não estás a criar resistência ao deslocamento do veiculo?
                  De facto.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                    Então têm a ver com quê?
                    O que é que um verdadeiro entusiasta dos automóveis aprecia num carro?
                    Eu diria ... o conjunto?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                      Eu diria ... o conjunto?
                      E o que é o conjunto?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                        Essas questões são válidas, mas os paradigmas mudam e a sociedade muda também quando há evoluções e necessidades. Só pegando no teu último exemplo, a partir do momento em que exista um número significativo de deslocações de funcionários por meio de bicicletas, as empresas criarão espaços de acordo. Tal como houve a criação de parques para os automóveis, como se criam refeitórios para as que têm muitos funcionários, e balneários também.
                        Sem dúvida. Mas acreditas numa mudança nesse sentido? Eu não.

                        Depois há a questão do tipo de cidades que falamos. Não em termos de vias próprias, mas no nível do solo...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Partindo do principio:

                          O que é que um verdadeiro entusiasta dos automóveis aprecia num carro?
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          Eu diria ... o conjunto?
                          Eu diria o mesmo. Por mim, estou ansioso que os eléctricos sejam massificados. Acredito que possam transmitir sensações equivalentes aos actuais, tirando o som e o usar a caixa mas de resto também fazem curvas e aceleram/recuperam - bastante bem, aliás.

                          Comentário


                            #73
                            Antes dos combustíveis fosseis acabarem já não seremos capazes de os pagar, mas nessa altura o Mundo estará adaptado à situação...será sempre uma passagem gradual
                            Se tivessem um aumento de 1€...que remédio tínhamos nos de continuar a andar e a pagar, mas como aqui o dinheiro não estica o carro passaria a ser usado com muito cuidado e só quando fosse estritamente necessário, mas acho que hoje em dia as pessoas queixam-se mas continuam a usar o carro para tudo e para nada...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                              E o que é o conjunto?
                              É tudo, se queres ver a coisa pela velocidade podes ver que os EV dão ratada a qualquer CI desde que construidos para esse fim, nos carros comerciais que vês não têm velocidades muito altas porque sem desmutiplicações conseguem velocidades na ordem dos 140 km\h, se comprares um Tesla já podes andar a 200 km\h e apenas com 2 velocidades, portanto entre um CI com cerca de 40% de eficiência e um EV com 98% eu acho que o EV está bem à frente, agora comparando isto com tudo o que se faz em termos de CI, o CI tem mais opções, mas não é por isso que é melhor.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                Então diz-me qual o motor mais potente, mais rápido, mais autónomo que conheces?
                                A pergunta não faz sentido. Não são os motores que são rápidos. É o conjunto (transmissão; carrocaria). Podes ter um motor muito potente (e até rotativo). Se estiver acoplado a uma caixa de camião, não andará grande coisa!
                                O mesmo em relação à carroçaria. O mesmo motor pode produzir velocidades de ponta muito diferentes consoante a aerodinâmica da carroçaria.

                                Quanto à autonomia, essa depende fundamentalmente de dois factores: a dimensão da fonte de energia e a eficiência do motor (e neste aspecto, os motores eléctricos são claramente superiores aos térmicos, com uma eficiência acima dos 90%, enquanto que os Diesel, para pegar nos mais eficientes, não vão além dos 40%).

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                  Sem dúvida. Mas acreditas numa mudança nesse sentido? Eu não.

                                  Depois há a questão do tipo de cidades que falamos. Não em termos de vias próprias, mas no nível do solo...
                                  Acredito.
                                  Para algumas coisas não vai haver escolha, vai ter de ser.
                                  As dificuldades físicas são ultrapassáveis. Da mesma maneira que constrois uma ponte para superar uma barreira física que é um rio, haverá outras soluções para esses problemas. É tudo uma questão de necessidade. E tempo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Se o combustivel aumentar 1€ a mais que actualmente: Hibrido a GPL ou Electrico.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Falando apenas por mim,nem que subisse um 1euro eu iria deixar de fazer exactamente os km que faço.

                                      Mas claro que iria prejudicar grande parte dos Portugueses.

                                      Eu já cheguei a um ponto em que nem olho para o preço da gasolina,tenho de meter e tenho,logo não é o preço que me vai fazer meter mais ou menos litros.

                                      Prevejo mais um tópico engraçado.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Se o combustivel fossil acabasse , vender o veiculo estaria fora de questao porque era impossivel vender ( nao havia combustivel ! )

                                        A soluçao era tudo a mandar os carros para a sucata e ganhar euros ao kilo !

                                        E depois talvez arranjar carros a energia renovavel !

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu ia ali à garagem buscar a minha Confersil e mesmo assim não passaria dos 30Km/h para o consumo se manter nos 1,xL/100Km.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Eu ia ali à garagem buscar a minha Confersil e mesmo assim não passaria dos 30Km/h para o consumo se manter nos 1,xL/100Km.
                                            1,xL/100Km de quê?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Como não consigo viver (leia-se trabalhar) sem o carro, também estou como o TomeSilva e tento nem olhar para o preço, não me vá dar uma coisa má (ontem atestei em Alenquer a 1,388)!

                                              Estou a adoptar uma estratégia diferente para ir suportando os aumentos: corto noutras coisas! Vou ao tasco a pé (faz-me bem andar 1 km), coordeno melhor com a patroa as idas ao hiper, à terra, visitar amigos, conduzo (ainda) mais devagar e cada vez fujo mais às AE! Ainda ontem a regressar lx poupei (A23 e A1) uns 11€ de portagem! Claro que gastei mais tempo, mas já estava a contar com isso! A propósito de poupar, já ando à procura das pastilhas de travão para o Duster. Já estão bastante gastas e antes da revisão oficial... trato de as montar eu! O que poupo deve dar para meio depósito de gasóleo! Não resolve, mas são pequenas ajudas e grão a grão... combates o ladrão!!!

                                              Só não percebo é porque raio o carpooling e afins não funcionam!

                                              No cenário que o autor do tópico refere, eu até tenho medo de pensar, mas teria que me adaptar! Eu e milhões de pessoas!
                                              PS - se isso acontecer, esqueçam a ideia de vender os carros para andar de bicicleta, transportes... ninguém vos vai comprá-los!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                1,xL/100Km de quê?
                                                Pensa um bocado.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Petrus no meu caso até nem é por motivos profissionais.

                                                  Mas desde á 2 anos que faço poucos km com o carro,logo a factura mensal representa uma pequeníssima percentagem dos meus rendimentos.

                                                  E como aquilo que ando 90% das vezes é inevitável pouco poderia poupar.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                    Pensa um bocado.
                                                    Por muito que pense, não sou adivinho.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Por muito que pense, não sou adivinho.

                                                      Eu dou-te uma ajuda. Confersil Dina 104 - marca e modelo de ciclomotor, antigo, português.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                        Eu dou-te uma ajuda. Confersil Dina 104 - marca e modelo de ciclomotor, antigo, português.
                                                        Continuas sem dizer de que abastecias na falta de combustíveis fósseis.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                          (...)Quem aqui abdicava da agradabilidade de um motor movido a energia fóssil, por um carro movido a uma energia renovável?(...)
                                                          Discutível a questão da dita agradabilidade das motorizações, é uma questão de prioridades, e enquanto consumidor tenho a expectativa de utilizar motorizações movidas exclusivamente a hidrogénio, pelo que leio a electricidade é uma questão temporária, transitória, redutora e sem impacto real a nível global e refiro-me a outros mercados automóveis, nesta análise excluo o nosso mercado pela sua fraca presença ou potencial dinamizador nesta questão.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Continuas sem dizer de que abastecias na falta de combustíveis fósseis.
                                                            Ai agora o assunto do tópico já te interessa?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                              Ai agora o assunto do tópico já te interessa?
                                                              Isso não é uma resposta.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X