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E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20

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    Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
    O nuclear tambem seria uma hipotese. Aliás á tempos a toshiba estava a desenvolver um prototipo de reactor nuclear portatil, para poder ser usado tanto em propulsão de veiculos como gerador doméstico.
    Não sei onde ouviste isso, mas deve ser treta. Um reator produz radiação e precisa-se sempre de uma cuba de chumbo de várias toneladas para a conter. Nuclear para locomoção só dá para barcos grandes (tipo petroleiro, carregueiro, etc.).

    Comentário


      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
      Podemos sempre perguntar:

      - será que não morreu ninguem de frio em Inglaterra antes de inventarem o motor a vapor?

      Este pode ser um problema, a solução para a substituição do petroleo pode não chegar a tempo para algumas pessoas.
      Epá, motor a vapor não. Isso tem acho que 10% de eficiência, 15% na melhor das hipóteses. Melhor é queimar carvão para produzir eletricidade (50% eficiência) e usar essa eletricidade em veículos. O preço é o aumento de efeito de estufa, portanto não sei bem se é solução.

      Downsizing, planeamento urbanístico/transportes e eletricidade aguentam isto bem até o nuclear entrar em força. Depois pode-se ir substituindo o nuclear por renováveis. O mundo tem muuuuito urânio para queimar.

      Comentário


        Não se preocupem com a falta de energia no futuro porque esse não irá ser o problema. Felizmente chega-nos todos os dias uma quantidade enorme de energia solar, e só precisamos duma pequeníssima fracção dessa energia para sustentar todas as necessidades mundiais de energia.
        O problema grave que vamos enfrentar serão as consequências das alterações climáticas por causa do consumo dos combustiveis fósseis.
        Já deviamos estar a usar muito mais energias renováveis e evitar os combustiveis fósseis, mas como são mais baratos...

        Comentário


          O que acontecia era simples, o mundo como o conhecemos acabava, muitas guerras e conflitos iam surgir e nunca mais seriamos a mesma espécie. Agora duvido que isso aconteça para já, mas é bem possível que a gasolina e gasóleo cheguem a valores insuportáveis, e depois ou seguimos o caminho correcto, que é utilizar as energias renováveis e não prejudiciais ao planeta, ou então voltamos a andar a pé e de bicicleta como em alguns países pobres fazem e como se fazia aqui à uns anitos..

          Comentário


            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            Por acaso pode-se por esse calor residual a alimentar uma máquina a vapor. A bmw já tentou isso, mas os benefícios (economia de 5-10%) não compensam o aumento de complexidade e peso do carro.
            Mais uma vez, tu próprio reconheces que não compensam.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ALX14 Ver Post
              O que acontecia era simples, o mundo como o conhecemos acabava, muitas guerras e conflitos iam surgir e nunca mais seriamos a mesma espécie. Agora duvido que isso aconteça para já, mas é bem possível que a gasolina e gasóleo cheguem a valores insuportáveis, e depois ou seguimos o caminho correcto, que é utilizar as energias renováveis e não prejudiciais ao planeta, ou então voltamos a andar a pé e de bicicleta como em alguns países pobres fazem e como se fazia aqui à uns anitos..
              Pobres? Em Espanha não, não vejo muito, mas em França e Holanda há muita malta que se desloca maioritariamente de Bicicleta.
              Então se entrarmos nos grandes centros, Amesterdão, Roterdão, Paris, Lille, até em Champagne se via mais bicicletas que Porto ou Lisboa, e aquilo não é propriamente uma grande cidade...
              Portugueses é que pensam, 3 quilometros até ao trabalho? Oh pá, faz-se tão bem de carro

              Comentário


                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                Portugueses é que pensam, 3 quilometros até ao trabalho? Oh pá, faz-se tão bem de carro
                3 quilómetros? isso já é longa distância para os tugas. Tuga que é tuga, para andar 100 metros para tomar café, leva o carrinho e estaciona em 2ª fila, mesmo em frente ao café.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  3 quilómetros? isso já é longa distância para os tugas. Tuga que é tuga, para andar 100 metros para tomar café, leva o carrinho e estaciona em 2ª fila, mesmo em frente ao café.


                  Engraçado que acontece isso com um vizinho meu...

                  Não é 100 metros, no máximo são 300/400, mas faz-se tão bem a pé...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post

                    Engraçado que acontece isso com um vizinho meu...

                    Não é 100 metros, no máximo são 300/400, mas faz-se tão bem a pé...
                    Quantas vezes já me aconteceu ficar com o carro bloqueado por gajos que estão no café em frente... é irritante, especialmente quando há lugares livres a poucas dezenas de metros.

                    Comentário


                      Por momentos pensei que vocês me conhecessem.

                      Eu trabalho a 1km de casa e o café onde costumo ir fica a cerca de 500metros.

                      Ir a pé?

                      Pago selo,seguro do carro,inspecção,etc para alguma coisa.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        Não sei onde ouviste isso, mas deve ser treta. Um reator produz radiação e precisa-se sempre de uma cuba de chumbo de várias toneladas para a conter. Nuclear para locomoção só dá para barcos grandes (tipo petroleiro, carregueiro, etc.).
                        Não tenho o link, mas garanto que não é treta eles estavam a criar esse prototipo.

                        Deixo alguns inks que referem o mesmo:

                        Toshiba Builds 100x Smaller Micro Nuclear Reactor
                        Bill Gates Teams Up With Toshiba to Build Mini Nuclear Reactors | Inhabitat - Sustainable Design Innovation, Eco Architecture, Green Building
                        Editado pela última vez por Mannipulo; 13 April 2012, 09:57.

                        Comentário


                          Não entendo é como não é desenvolvido melhor a gás natural e apostar em melhor expansão para uma substituição mais permanente ao petróleo. A vantagem da gás natural é que muito pode ser produzido vezes sem conta(Metano é um exemplo).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                            Não entendo é como não é desenvolvido melhor a gás natural e apostar em melhor expansão para uma substituição mais permanente ao petróleo. A vantagem da gás natural é que muito pode ser produzido vezes sem conta(Metano é um exemplo).
                            O GN é uma fonte de energia excelente para a produção quase limpa de eletricidade. Em carros, tens o problema do armazenamento. Um depósito ocupa demasiado espaço, é excessivamente pesado, e, mesmo assim, fornece uma fraca autonomia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              O GN é uma fonte de energia excelente para a produção quase limpa de eletricidade. Em carros, tens o problema do armazenamento. Um depósito ocupa demasiado espaço, é excessivamente pesado, e, mesmo assim, fornece uma fraca autonomia.
                              Sim, isso é verdade. Mas também quando se começaram a desenvolver carros movidos a eletricidade, disseram que as baterias eram caras a mais. Agora os híbridos estão a dar muito a falar.

                              Se eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                Sim, isso é verdade. Mas também quando se começaram a desenvolver carros movidos a eletricidade, disseram que as baterias eram caras a mais. Agora os híbridos estão a dar muito a falar.
                                Se os híbridos "estão a dar muito a falar" é precisamente porque a questão não está resolvida. Caso contrário, teríamos uma massificação de VE, não as eternas discussões sobre híbridos.

                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                Se eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.
                                São limitações impostas pela Física. As probabilidades de acontecer o que sugeres são bastante remotas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                  Não entendo é como não é desenvolvido melhor a gás natural e apostar em melhor expansão para uma substituição mais permanente ao petróleo. A vantagem da gás natural é que muito pode ser produzido vezes sem conta(Metano é um exemplo).
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  O GN é uma fonte de energia excelente para a produção quase limpa de eletricidade. Em carros, tens o problema do armazenamento. Um depósito ocupa demasiado espaço, é excessivamente pesado, e, mesmo assim, fornece uma fraca autonomia.
                                  Existem carros a gás natural de origem e kits para alteração, e existem em alguns países redes de distribuição de gás natural para automóveis.
                                  Mesmo em Portugal há autocarros públicos a gás natural, e deveriam ser muito mais.

                                  Mas o gás natural não pode ser a alternativa ao petróleo porque também é um combustivel fóssil

                                  As alternativas são principalmente as seguintes: solar, eolica, hidrica, nuclear.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Mas o gás natural não pode ser a alternativa ao petróleo porque também é um combustivel fóssil.
                                    Depende do gás natural em questão. Metano, por exemplo, pode ser produzido infinitamente. Desde do aproveitamento dos esgotos a coleção de gases num aterro sanitário(algo que alguns aterros nos EUA estão a fazer).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                      Se eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      São limitações impostas pela Física. As probabilidades de acontecer o que sugeres são bastante remotas.
                                      Quais limitações? Então já conseguimos superar as limitações da Física, porque o que não falta são carros a gás natural por esse mundo fora.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                        Depende do gás natural em questão. Metano, por exemplo, pode ser produzido infinitamente. Desde do aproveitamento dos esgotos a coleção de gases num aterro sanitário(algo que alguns aterros nos EUA estão a fazer).
                                        Sim, esse não é de origem fóssil, e deve ser aproveitado, mas não é infinito, e suprirá apenas uma pequena parte das necessidades mundiais.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Quais limitações? Então já conseguimos superar as limitações da Física, porque o que não falta são carros a gás natural por esse mundo fora.
                                          Com autonomias miseráveis; Sem mala. Se para não são são limitações, os meus parabéns. Garanto-te que para a maioria das pessoas são entraves significativos.

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                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Existem carros a gás natural de origem e kits para alteração, e existem em alguns países redes de distribuição de gás natural para automóveis.
                                            Mesmo em Portugal há autocarros públicos a gás natural, e deveriam ser muito mais.
                                            Os autocarros de que falas, não circulam exclusivamente a GN. Tratam-se de autocarros Diesel com injecção de GN, permitindo mentores consumos (de gasóleo) e emissões mais limpas. Mesmo assim, o que seria dos carros se usassem os mesmo depósitos?

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                                              Uma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:

                                              A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
                                              De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:

                                              Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"

                                              Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.

                                              Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                Uma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:

                                                A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
                                                De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:

                                                Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"

                                                Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.

                                                Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.
                                                Em compensação tens o handicap do peso, dimensão e complexidade/custo dos depósitos e estações de abastecimento.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  Em compensação tens o handicap do peso, dimensão e complexidade/custo dos depósitos e estações de abastecimento.
                                                  O Honda FCX Clarity que mede + de 4,8m pesa apenas 1.625kgs e tem uma autonomia anunciada de 384kms, nºs bastante aceitáveis e bastante melhores que um puro eléctrico.

                                                  Relativamente às estações de abastecimento tens razão mas penso que tal deve-se à falta de desenvolvimento.
                                                  A própria Honda tem soluções domésticas alimentadas por gás natural que não parecem ser assim tão complexas quanto isso.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                    Uma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:

                                                    A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
                                                    De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:

                                                    Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"

                                                    Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.

                                                    Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.
                                                    Eu imagino a parte dos paineis, o resto não. Para mim o ideal seria todos termos paines solares e estarmos ligados à rede, para que os nossos paineis alimentassem a rede quando não precisamos, e obtemos energia da rede quando precisamos. Os carros usariam baterias. Em casa não seria necessário guardar energia sobre nenhuma forma.

                                                    E o hidrogénio tem mais handicaps do que as baterias.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                      O Honda FCX Clarity que mede + de 4,8m pesa apenas 1.625kgs e tem uma autonomia anunciada de 384kms, nºs bastante aceitáveis e bastante melhores que um puro eléctrico.

                                                      Relativamente às estações de abastecimento tens razão mas penso que tal deve-se à falta de desenvolvimento.
                                                      A própria Honda tem soluções domésticas alimentadas por gás natural que não parecem ser assim tão complexas quanto isso.
                                                      Oficialmente não existem dados concretos, mas estimativas dão o custo de cada FCX Clarity a rondar os 250 000€.
                                                      Fazem os 35 000€ de um Leaf parecerem uma pechincha.
                                                      Hidrogéneo em automóveis ligeiros só mesmo a longo, longo prazo.
                                                      Mais valia desenvolver a tecnologia em coisinhas maiores e mais caras, como navios.
                                                      É uma tecnologia prometedora, mas estão a aplicá-la nos veículos errados.

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                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Com autonomias miseráveis; Sem mala. Se para não são são limitações, os meus parabéns. Garanto-te que para a maioria das pessoas são entraves significativos.
                                                        Ai sim, então olha aqui um a gás natural de origem, cheio de limitações... vê a foto da mala.

                                                        Volvo S60 2,4ltr. BiFuel Premium as Limousine in Meckenbeuren

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                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          Oficialmente não existem dados concretos, mas estimativas dão o custo de cada FCX Clarity a rondar os 250 000€.
                                                          Fazem os 35 000€ de um Leaf parecerem uma pechincha.
                                                          Hidrogéneo em automóveis ligeiros só mesmo a longo, longo prazo.
                                                          Mais valia desenvolver a tecnologia em coisinhas maiores e mais caras, como navios.
                                                          É uma tecnologia prometedora, mas estão a aplicá-la nos veículos errados.
                                                          O que é que queres, é o que faz não se basearem em factos concretos, andam sempre com esta história do hidrogénio para a frente e para trás, enquanto o que está a sair no mercado são os carros a baterias. É que até até um Tesla fica bem mais barato e tem uma autonomia maior.
                                                          E os postos de abastecimento eléctricos também são bem mais baratos.

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                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Os autocarros de que falas, não circulam exclusivamente a GN. Tratam-se de autocarros Diesel com injecção de GN, permitindo mentores consumos (de gasóleo) e emissões mais limpas. Mesmo assim, o que seria dos carros se usassem os mesmo depósitos?
                                                            Penso que existam adaptações posteriores que usam uma percentagem de gás natural, mas os autocarros de origem a gás natural tenho quase a certeza que usam 100% de gás natural, tal como os da STCP do Porto. Mas não quero perder mais tempo hoje a fazer pesquisas para te contrariar.

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                                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                              Ai sim, então olha aqui um a gás natural de origem, cheio de limitações... vê a foto da mala.

                                                              Volvo S60 2,4ltr. BiFuel Premium as Limousine in Meckenbeuren
                                                              O que falta ver, é a foto do depósito. Ou é um atrelado?

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