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E se acabassem os combustíveis fósseis? Nova Pergunta: Post #20
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Originalmente Colocado por vsr200 Ver PostPodemos sempre perguntar:
- será que não morreu ninguem de frio em Inglaterra antes de inventarem o motor a vapor?
Este pode ser um problema, a solução para a substituição do petroleo pode não chegar a tempo para algumas pessoas.
Downsizing, planeamento urbanístico/transportes e eletricidade aguentam isto bem até o nuclear entrar em força. Depois pode-se ir substituindo o nuclear por renováveis. O mundo tem muuuuito urânio para queimar.
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Não se preocupem com a falta de energia no futuro porque esse não irá ser o problema. Felizmente chega-nos todos os dias uma quantidade enorme de energia solar, e só precisamos duma pequeníssima fracção dessa energia para sustentar todas as necessidades mundiais de energia.
O problema grave que vamos enfrentar serão as consequências das alterações climáticas por causa do consumo dos combustiveis fósseis.
Já deviamos estar a usar muito mais energias renováveis e evitar os combustiveis fósseis, mas como são mais baratos...
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O que acontecia era simples, o mundo como o conhecemos acabava, muitas guerras e conflitos iam surgir e nunca mais seriamos a mesma espécie. Agora duvido que isso aconteça para já, mas é bem possível que a gasolina e gasóleo cheguem a valores insuportáveis, e depois ou seguimos o caminho correcto, que é utilizar as energias renováveis e não prejudiciais ao planeta, ou então voltamos a andar a pé e de bicicleta como em alguns países pobres fazem e como se fazia aqui à uns anitos..
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostPor acaso pode-se por esse calor residual a alimentar uma máquina a vapor. A bmw já tentou isso, mas os benefícios (economia de 5-10%) não compensam o aumento de complexidade e peso do carro.
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Originalmente Colocado por ALX14 Ver PostO que acontecia era simples, o mundo como o conhecemos acabava, muitas guerras e conflitos iam surgir e nunca mais seriamos a mesma espécie. Agora duvido que isso aconteça para já, mas é bem possível que a gasolina e gasóleo cheguem a valores insuportáveis, e depois ou seguimos o caminho correcto, que é utilizar as energias renováveis e não prejudiciais ao planeta, ou então voltamos a andar a pé e de bicicleta como em alguns países pobres fazem e como se fazia aqui à uns anitos..
Então se entrarmos nos grandes centros, Amesterdão, Roterdão, Paris, Lille, até em Champagne se via mais bicicletas que Porto ou Lisboa, e aquilo não é propriamente uma grande cidade...
Portugueses é que pensam, 3 quilometros até ao trabalho? Oh pá, faz-se tão bem de carro
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostPortugueses é que pensam, 3 quilometros até ao trabalho? Oh pá, faz-se tão bem de carro
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Originalmente Colocado por XlPower Ver Post3 quilómetros? isso já é longa distância para os tugas. Tuga que é tuga, para andar 100 metros para tomar café, leva o carrinho e estaciona em 2ª fila, mesmo em frente ao café.
Engraçado que acontece isso com um vizinho meu...
Não é 100 metros, no máximo são 300/400, mas faz-se tão bem a pé...
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
Engraçado que acontece isso com um vizinho meu...
Não é 100 metros, no máximo são 300/400, mas faz-se tão bem a pé...
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostNão sei onde ouviste isso, mas deve ser treta. Um reator produz radiação e precisa-se sempre de uma cuba de chumbo de várias toneladas para a conter. Nuclear para locomoção só dá para barcos grandes (tipo petroleiro, carregueiro, etc.).
Deixo alguns inks que referem o mesmo:
Toshiba Builds 100x Smaller Micro Nuclear Reactor
Bill Gates Teams Up With Toshiba to Build Mini Nuclear Reactors | Inhabitat - Sustainable Design Innovation, Eco Architecture, Green Building
Editado pela última vez por Mannipulo; 13 April 2012, 09:57.
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Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostNão entendo é como não é desenvolvido melhor a gás natural e apostar em melhor expansão para uma substituição mais permanente ao petróleo. A vantagem da gás natural é que muito pode ser produzido vezes sem conta(Metano é um exemplo).
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostO GN é uma fonte de energia excelente para a produção quase limpa de eletricidade. Em carros, tens o problema do armazenamento. Um depósito ocupa demasiado espaço, é excessivamente pesado, e, mesmo assim, fornece uma fraca autonomia.
Se eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.
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Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostSim, isso é verdade. Mas também quando se começaram a desenvolver carros movidos a eletricidade, disseram que as baterias eram caras a mais. Agora os híbridos estão a dar muito a falar.
Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostSe eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.
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Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostNão entendo é como não é desenvolvido melhor a gás natural e apostar em melhor expansão para uma substituição mais permanente ao petróleo. A vantagem da gás natural é que muito pode ser produzido vezes sem conta(Metano é um exemplo).Originalmente Colocado por Motronic Ver PostO GN é uma fonte de energia excelente para a produção quase limpa de eletricidade. Em carros, tens o problema do armazenamento. Um depósito ocupa demasiado espaço, é excessivamente pesado, e, mesmo assim, fornece uma fraca autonomia.
Mesmo em Portugal há autocarros públicos a gás natural, e deveriam ser muito mais.
Mas o gás natural não pode ser a alternativa ao petróleo porque também é um combustivel fóssil
As alternativas são principalmente as seguintes: solar, eolica, hidrica, nuclear.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostMas o gás natural não pode ser a alternativa ao petróleo porque também é um combustivel fóssil.
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Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostSe eles conseguem arranjar maneira de armazenar a gás natural de forma de uma viatura aceitar sem grande problemas(mesmo tirando um pouco da autonomia), seria mesmo uma ameaça séria ao petróleo.Originalmente Colocado por Motronic Ver PostSão limitações impostas pela Física. As probabilidades de acontecer o que sugeres são bastante remotas.
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Originalmente Colocado por luso2kx Ver PostDepende do gás natural em questão. Metano, por exemplo, pode ser produzido infinitamente. Desde do aproveitamento dos esgotos a coleção de gases num aterro sanitário(algo que alguns aterros nos EUA estão a fazer).
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostQuais limitações? Então já conseguimos superar as limitações da Física, porque o que não falta são carros a gás natural por esse mundo fora.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostExistem carros a gás natural de origem e kits para alteração, e existem em alguns países redes de distribuição de gás natural para automóveis.
Mesmo em Portugal há autocarros públicos a gás natural, e deveriam ser muito mais.
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Uma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:
A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:
Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"
Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.
Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.
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Originalmente Colocado por PP Ver PostUma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:
A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:
Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"
Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.
Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostEm compensação tens o handicap do peso, dimensão e complexidade/custo dos depósitos e estações de abastecimento.
Relativamente às estações de abastecimento tens razão mas penso que tal deve-se à falta de desenvolvimento.
A própria Honda tem soluções domésticas alimentadas por gás natural que não parecem ser assim tão complexas quanto isso.
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Originalmente Colocado por PP Ver PostUma pequena notícia da AH de ontem despertou-me a atenção:
A Honda apresentou no Japão a "Solar Hydrogen Station" que basicamente é uma estação de produção de hidrogénio alimentada por energia electrica fornecida por painéis solares.
De acordo com a notícia é capaz de produzir 1,5kg de hidrogénio que são suficientes para o Honda FCX Clarity fazer cerca de 150kms:
Honda Worldwide | March 27, 2012 "Honda Introduces Solar Hydrogen Station on Saitama Prefectural Office Grounds"
Imaginem uma moradia com o telhado cheio de painéis solares capaz de produzir hidrogénio suficiente para alimentar as viaturas da família e os consumos energéticos da habitação! Parece um sonho mas é bastante plausível, já hoje.
Concerteza que a tecnologia ainda é cara mas este parece ser o futuro porque o hidrogénio afigura-se como um óptimo meio de armazenar energia sem o handicap de peso e duração das baterias. E se produzido a partir de fontes renováveis e não poluentes tem mesmo de ser o foco da investigação e desenvolvimento nesta área.
E o hidrogénio tem mais handicaps do que as baterias.
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Originalmente Colocado por PP Ver PostO Honda FCX Clarity que mede + de 4,8m pesa apenas 1.625kgs e tem uma autonomia anunciada de 384kms, nºs bastante aceitáveis e bastante melhores que um puro eléctrico.
Relativamente às estações de abastecimento tens razão mas penso que tal deve-se à falta de desenvolvimento.
A própria Honda tem soluções domésticas alimentadas por gás natural que não parecem ser assim tão complexas quanto isso.
Fazem os 35 000€ de um Leaf parecerem uma pechincha.
Hidrogéneo em automóveis ligeiros só mesmo a longo, longo prazo.
Mais valia desenvolver a tecnologia em coisinhas maiores e mais caras, como navios.
É uma tecnologia prometedora, mas estão a aplicá-la nos veículos errados.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostCom autonomias miseráveis; Sem mala. Se para não são são limitações, os meus parabéns. Garanto-te que para a maioria das pessoas são entraves significativos.
Volvo S60 2,4ltr. BiFuel Premium as Limousine in Meckenbeuren
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Originalmente Colocado por crash Ver PostOficialmente não existem dados concretos, mas estimativas dão o custo de cada FCX Clarity a rondar os 250 000€.
Fazem os 35 000€ de um Leaf parecerem uma pechincha.
Hidrogéneo em automóveis ligeiros só mesmo a longo, longo prazo.
Mais valia desenvolver a tecnologia em coisinhas maiores e mais caras, como navios.
É uma tecnologia prometedora, mas estão a aplicá-la nos veículos errados.
E os postos de abastecimento eléctricos também são bem mais baratos.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostOs autocarros de que falas, não circulam exclusivamente a GN. Tratam-se de autocarros Diesel com injecção de GN, permitindo mentores consumos (de gasóleo) e emissões mais limpas. Mesmo assim, o que seria dos carros se usassem os mesmo depósitos?
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostAi sim, então olha aqui um a gás natural de origem, cheio de limitações... vê a foto da mala.
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