Eu não gosto de fazer este tipo de juízos em foruns até porque nenhum de nós esteve no local e viveu a experiência, no entanto o estado do material conta uma história diferente.
Recupero esta foto porque mostra uma coisa que escapou provavelmente à maioria: o tambor não aparente ter nenhum tipo de risco profundo, fruto de ter andado a lamber o alcatrão.
Ao contrário do que já disseram, a jante ao sair vai muito provavelmente levar a que o cubo caia no chão e se arraste.
Ora isto não me parece que tenha acontecido.
Dá a entender que a traseira bateu no separador, partiu a jante, danificou a embaladeira e pouco mais andou.
Curioso esse video, se a jante tivesse saido em andamento os estrados tinham sido parecidos, embaladeira à vida, para-choques à vida e o carro tinha saltado por cima da jante, isto tudo claro, se a jante tivesse saido quando ele perdeu a traseira.
Eu não gosto de fazer este tipo de juízos em foruns até porque nenhum de nós esteve no local e viveu a experiência, no entanto o estado do material conta uma história diferente.
Recupero esta foto porque mostra uma coisa que escapou provavelmente à maioria: o tambor não aparente ter nenhum tipo de risco profundo, fruto de ter andado a lamber o alcatrão.
Ao contrário do que já disseram, a jante ao sair vai muito provavelmente levar a que o cubo caia no chão e se arraste.
Ora isto não me parece que tenha acontecido.
Dá a entender que a traseira bateu no separador, partiu a jante, danificou a embaladeira e pouco mais andou.
Ja se tinha falado disso, nem o cubo nem o tambor tem danos, assim com nao tem a embaladeira ou o para-choques se tivesse passado por cima da jante.
Consiste com o bater primeiro de frente, depois ter batido com a jante no separador e ter parado.
Editado pela última vez por Drifter; 14 April 2012, 15:40.
Não me digam que depois de o próprio autor ter desistido de continuar aqui a defender as suas teorias mirambulantes, ainda vêm outros utilizadores insistirem em teorias pouco consistentes.
As danos apontam para que a roda tenha saído pouco antes do carro ter parado ou mesmo quando parou, e isso é consistente em ter batido com a jante, raspado e de seguida a roda ter saído. No embate inicial da jante, pode ter acontecido que não tenha partido completamente a jante, mas apenas torcido os raios ou mesmo ter partido alguns raios, ou seja, ficou bastante enfraquecida.
Sendo assim, continuou mais alguns metros a raspar no separador (o que origina aqueles rasgos radiais na borda da jante), e só depois com a pressão do separador é que a jante acaba por partir completamente e sai disparada.
Não consigo imaginar mais nenhuma situação que possa ser consistente com aqueles danos.
Vendo a foto, não é tão saído como tinha ideia que era, o cubo saído para fora mais que o normal, não deixa ver bem que os raios estão para fora em relação ao perfil da jante. Mas sim, neste caso o cubo está mais fora que os raios.
sei que cada caso é um caso, mas já saltou uma jante do meu carro em andamento (frente do lado esquerdo)
era a minha que estava com o carro, pelo que quando cheguei ao local já o carro estava "no chão"
os danos que o carro tinha em nada eram semelhantes aos que o teu demonstram
por dentro, a jante estava "comida" pelo disco
no chão eram bem visíveis as marcas de arrastamento
sei que cada caso é um caso, mas já saltou uma jante do meu carro em andamento (frente do lado esquerdo)
era a minha que estava com o carro, pelo que quando cheguei ao local já o carro estava "no chão"
os danos que o carro tinha em nada eram semelhantes aos que o teu demonstram
por dentro, a jante estava "comida" pelo disco
no chão eram bem visíveis as marcas de arrastamento
Por curiosidade, saltou a jante/roda, ou foi a jante que partiu?
Ja foi explicado que devido a inclinaçao do separador e a velocidade, é perfeitamente normal ela ter partido, invulgar mas normal.
Para alem disso temos de ver que foi um impacto com rotaçao, provavelmente no teu caso foi unicamente impacto e ai a jante nao parte, aqui com o embate se partiu um raio (falta metade de 1) o resto cedeu.
Como é claro nunca esta afastado a hipotese defeito (se calhar ja estava fragilizada e com o embate partiu), agora nao acredito que nao tenha havido um embate como o user que fazer parecer. As marcas nao enganam muito.
Eu, vou mais, pela hipótese do defeito, uma jante normal (sem defeito) não parte assim, tem que levar uma grande pancada (não de lado como parece ser o caso mas sim de frente, tipo um grande buraco na estrada), mas é só a minha opinião.
Ora bem, como só agora "tropecei" no tópico e tive o prazer de ler as paginas todas (apesar de algumas na diagonal) penso que há um dado que ainda não foi bem explicito.
O local onde se deu o acidente, através desta imagem:
e sendo o sentido gaia -> porto, demonstra que o local do acidente foi na entrada da Av Boavista para a VCI, também conhecida por Francos.
Mas o que me levou a escrever o post foi porque este esquema:
leva a sugerir que havia uma curva à esquerda e uma contra curva, o que de facto não corresponde a verdade.
A curva à esquerda é bastante ligeira, depois é precedida de uma pequena recta (diria 300m/400m) e depois é uma curva para a direita e bastante fechada. Não consegui meter imagem, mas deixo aqui o link para o google maps. vci, porto, portugal - Google Maps
A parte de cima da imagem (junto a Av Boavista) representa a curva à direita e a parte a curva à esquerda.
Quero também agradecer ao user Nuno por ter colocado as fotos, porque realmente acho inadmissível alguém vir pedir opiniões e depois apagar as coisas sem razão aparente ou legal.
Edit: Já são 2h05 e ainda tenho para ler o tópico do A3 !!!
Editado pela última vez por Nikos; 15 April 2012, 01:06.
Eu, vou mais, pela hipótese do defeito, uma jante normal (sem defeito) não parte assim, tem que levar uma grande pancada (não de lado como parece ser o caso mas sim de frente, tipo um grande buraco na estrada), mas é só a minha opinião.
Um buraco é que nao parte a jante (ou as hipoteses sao bastante remotas), o maximo que acontecia era empena-la... mesmo se fosse um grande buraco a alta velocidade, e ai o pneu arrebentava, era certinho, como aconteceu com ao da frente, alias o pneu so arrebenta se for sujeito a um grande impacto vertical e nao lateral
Atençao, pode bem ser defeito, bastante invulgar mas... temos as fotos que provam os danos que coincidem com a batida no separador. Tanto se for defeito como batida, nao podemos dizer que isto é um caso vulgar.
Ora bem, como só agora "tropecei" no tópico e tive o prazer de ler as paginas todas (apesar de algumas na diagonal) penso que há um dado que ainda não foi bem explicito.
O local onde se deu o acidente, através desta imagem:
e sendo o sentido gaia -> porto, demonstra que o local do acidente foi na entrada da Av Boavista para a VCI, também conhecida por Francos.
Mas o que me levou a escrever o post foi porque este esquema:
leva a sugerir que havia uma curva à esquerda e uma contra curva, o que de facto não corresponde a verdade.
A curva à esquerda é bastante ligeira, depois é precedida de uma pequena recta (diria 300m/400m) e depois é uma curva para a direita e bastante fechada. Não consegui meter imagem, mas deixo aqui o link para o google maps. vci, porto, portugal - Google Maps
A parte de cima da imagem (junto a Av Boavista) representa a curva à direita e a parte a curva à esquerda.
Quero também agradecer ao user Nuno por ter colocado as fotos, porque realmente acho inadmissível alguém vir pedir opiniões e depois apagar as coisas sem razão aparente ou legal.
Edit: Já são 2h05 e ainda tenho para ler o tópico do A3 !!!
Eu ja tinha dito isso mesmo, o desenho nao corresponde ao local do acidente, ao melhor... corresponder se tiver sido em sentido contrario.
O user ja se tinha gabado que fazia essa curva (direita que dizes que é fechada, nao conheço o local) a 160 e se tivesse outro carro fazia a 200... mais uma coisa que indica que a causa do acidente foi excesso de confiança e de velocidade.
Editado pela última vez por Drifter; 15 April 2012, 02:23.
Há pouco mais de um ano o meu irmão despistou-se com o carro dele e bateu de lado (já virado para trás) com a roda traseira no passeio. Partiu o cubo!! A jante praticamente não aparenta estragos.. mas saltou fora. Ficou presa pelo tubo do travão.
-Percurso de autoestrada
-Velocidade de 100-110 km/h
-Curva bem aberta
-Ao fazer a curva a jante parte
-Perde-se o controlo do carro e "raspa" no separador central
O visado não tinha necessidade alguma de me mentir. É ele que paga o estrago portanto não tem "contas" a prestar a ninguém.
Acho estranho a beira da jante estar partida em 2 sítios, a forma como o pneu está lambido e em como o interior da jante está riscado paralelo ao eixo.
Acho estranho a beira da jante estar partida em 2 sítios, a forma como o pneu está lambido e em como o interior da jante está riscado paralelo ao eixo.
O pneu e o resto da jante que sobrou obviamente saíram da carroçaria, é normal que tenham esse tipo de danos.
Eu já li o resto do tópico e essa tua apreciação é condicente com o que disseram quanto ao caso que esteve na génese do tópico.
É caso para dizer que há aqui pessoal que desconfia até da própria sombra.
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