O mistério sobre as formas finais do novo VW Polo foi desfeito pós as linhas gerais terem sido antecipadas em um vídeo exibido durante a coletiva de imprensa do fabricante no Salão de Genebra. O modelo foi flagrado sem disfarces por Kaveshan Palavar na África do Sul e publicado pelo site sul-africano Cars.co.za. Previsto para ser lançado no mercado brasileiro apenas no início de 2018, o novo compacto deve manter a denominação Gol.
Dá para notar que o modelo é mais simples que a versão GTI apresentada no vídeo. Não há leds nos para-choques, tampouco as plaquetinhas cromadas nos para-lamas dianteiros. Sem disfarces, o carro parece mais simples, impressão reforçada pelas rodas de aço. É claramente um veículo de testes.
As linhas laterais incorporam vincos na altura dos puxadores e tem linha ascendente de vidros e terceira janela. As lanternas terão contornos mais amorfos do que o esperado, como apontavam os flagras do compacto no Brasil, porém, adotam elementos tridimensionais. Tal como Autoesporte havia publicado, o visual é mais conservador do que no arrojado Seat Ibiza.
A grande revolução está por baixo da carroceria. A nova plataforma MQB A0 é uma versão menor e mais simples da base aplicada no Volkswagen Golf, onde recebe o nome de MQB A1. Ela servirá de base para o hatch e também o novo sedan Virtus, que provavelmente manterá o nome Voyage no Brasil.
O projeto ainda prevê uma nova pick-up, revelada por Autoesporte. Concorrente da Fiat Toro em especificações e porte, o modelo poderá usar a base maior do Golf, tal como apontam os flagras das primeiras mulas, construídas sobre a Golf Variant.
Comentário