Claro que se retirarmos o factor económico da equação, para um amante de carros vale sempre a pena.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Vale a pena comprar carros potentes hoje em dia?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostArrisco a dizer que nenhum carro com mais de ~140cv seria mais rápido nos percursos que faço em 90% dos dias do ano sem prejudicar bastante a segurança...
Comentário
-
Originalmente Colocado por dci80 Ver PostTurbodiesel. Faço essa subida com 5 pessoas e bagagem, em 5ª a cima dos 140. Portanto....
Atenta que não estou aqui a defender que precisava de 300cv, mas hoje em dia os tais 100cv (já há 20 anos o eram »» BMW 316i E36 que tenho lá em casa), só parecem suficientes em alguns segmentos pois têm o "milagre" Turbodiesel/Binário...
Que direi do de 60cv...a GASOLINA !!
Comentário
-
Originalmente Colocado por ricardodsb Ver PostIa pôr "gosto" mas ou não entendi a 2º metade ou há aí uma contradição qualquer.
Ou seja, na primeira parte do meu post dou resposta ao que o User que criou este topico pergunta.
Já na "segunda parte" faço um comentário pessoal sobre os pseudo petrolheads que defendem carros a otto com cavalagens "à homem" e que depois, devido a restrições financeiras, passeiam 25% dos equídeos...
E esta última abordagem, para mim, não faz sentido.
Comentário
-
Que esquisitice...
Eu não posso dar uso a todos os cavalos que o meu carro tem, a toda a hora, mas um carro não serve só para andar a fundo... Eu até a andar devagar gosto de andar e sabe bem a sensação que me transmite um determinado carro a andar mais devagar... Prazer de condução não é só os 200 ou 300 cavalos a serem extraídos a 100%, é a maneira como o carro se porta em inúmeras situações, ou o simples prazer de ter um interior bonito, que tanto gosto dá quando paramos num sinal vermelho e começamos a admirar o próprio carro... Pelo design em si, por tudo e mais alguma coisa que por norma os carros potentes têm que os mais fracos não têm...
Mas também não me digam que não conseguimos extrair a potencia quase nunca, porque também não é bem assim... Quem não vai em viagem, ou simplesmente apanha estrada aberta num determinado percurso, e se apetece, não estica o carro como deve de ser? Ou uma serra mais deserta, ou até uma rotunda mais aliciante de sacar um belo drift e ir embora? Dar dá, não dá é tanto como gostávamos...
Mas aí era o mesmo que perguntar: "vale a pena ter um pénis, se não podemos usar em todas as gajas boas que olhamos e desejamos ter logo ali naquele instante?" Realmente não conseguimos sempre que queremos, mas quando conseguimos sabe mesmo bem!
Comentário
-
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostPronto, está tudo aqui. O pessoal confunde logo potência com v. max., pois eu em 19 anos de carta e talvez perto de 300.000 km feitos, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que me tentei aproximar da v. max absoluta dos carros que tive.
Para isso existem poucas ou nenhumas estradas em Portugal e até no mundo, sim. Mas não há nada como, numa estrada movimentada e muitos camiões para ultrapassar ter aquela reserva despreocupada debaixo do pé direito - e dá muito mais prazer que andar a esganiçar o motor em AE, perto ou mesmo já dentro do redline!
Até porque as vantagens da potência estão muito para lá do que tem vindo a ser referido, um carro potente e disponível permite uma condução rápida e com facilidade com um "fiozinho" de acelerador, pode rebocar um barco, uma roulote, ou outro carro, consegue lidar com inclinações extremas sem queimar a embraiagem e para os verdadeiros apreciadores tem outro oceano de vantagens ligadas aos pequenos pormenores.
Originalmente Colocado por dci80 Ver Postacho uma piada relacionarem mais potência com a facilidade de ultrapassar e a segurnaça e tal..... Só temos é de adequar a nossa condução ao carro que temos. Tanto é seguro um carro de 50 como de 500cv.
Comentário
-
Originalmente Colocado por dci80 Ver Postsuficiente em tudo.
Se dá para ultrapassar? Claro que dá, mas uma bicicleta também o faz, mas mais devagar...
Comentário
-
Originalmente Colocado por dci80 Ver PostLá está.... Para quem acha que muita potência é que é bom para fazer ultrapassagens é pk as faz a queima. Quem tem um carro pouco potente e o conhece bem, faz ultrapassagens com segurança. Conduzi por várias centenas de milhares de quilómetros carros com cerca de 60cv e nunca tive um problema em ultrapassagens....
Comentário
-
Originalmente Colocado por Rapport Ver PostÉ um pouco a teoria, do que é que vale eu ter um "avião" em casa, se só lá vou de vez em quando? Uma gorda e feia, de luz apagada, cumpria exatamente da mesma forma...
montagens_181_homem-*******.jpg
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver Post
Alguma potência é obviamente factor de segurança. Os carros não são igualmente seguros, há diferenças e como alguém disse um carro potente e concebido para ser potente, está em principio mais adaptado para andar depressa e tem margens maiores mesmo que se ande devagar.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vehicle Ver Postnunca apanhaste por exemplo um tipo que se meteu a acelerar quando ias em ultrapassagem, e que te fizesse demorar mais ou até abortar a ultrapassagem?
Enquanto houver quem tenha sempre aquele pensamento que a SUA verdade é a única válida continuarão a existir aquelas situações em que vai um gajo na estrada e ao ver uma série de luzes dianteiras a vir na sua direcção afirmará com toda a sua assetividade: "-Já viste Maria?! Estes anormais todos em sentido contrário!".
Comentário
-
Potência é algo que não se deve dispensar. Existem situações esporádicas onde só quem tem cavalos a sério é que se safa.
Uma história:
Aqui há umas semanas, num troço de estrada nacional que faço semanalmente, encontrei uma fila de transito nada habitual, obrigando-me a reduzir os 100km/h de cruzeiro para uns pachorrentos 40km/h, sem saber o que se passava, já farto da situação, reparo que à minha frente seguia um camião de grandes dimensões com uma retro-escavadora em cima e um carro atrás indicador de veículo de grandes dimensões. Com o ritmo vagaroso, atrás do carro indicador, seguiam mais 4 camiões normais que entretanto se acumularam. E depois uns 3 carros, eu e atrás uma Bmw Série 5 e mais uns quantos, ou seja, uma fila jeitosa.
Caso alguém tivesse a ideia de abrir pisca e ultrapassar, no meu lugar, teria de ultrapassar 4 camiões e 3 carros, .
Lá seguimos todos. Numa recta, não muito grande, mas com bastante visibilidade vejo a Série 5 que seguia atrás de mim a abrir pisca e eu "Este gajo está maluco, é que só pode!!!" Eu ia de vidro aberto a fumar um cigarro pois aquilo estava mesmo muito secante.
Quando a Bmw se mete ao meu lado, ouço o motor (diesel) a fazer kick-down (provavelmente em 2ª, pois íamos a 40-50km/h), bem, aquilo saiu com um disparo incrivel e galgou alcatrão de uma forma exemplar e engoliu os 4 carros e 4 camiões muito, mas muito rapidamente. O gajo de certeza que acabou a ultrapassagem já acima dos 140km/h. Quando ele passou lá li as letrinhas mágicas - 5 3 5 d
Os restantes, incluindo eu, com os carros com escalões de potência "normais", demoraram cerca 40 minutos a fazer 20kms.
Editado pela última vez por Gmigas; 09 August 2012, 14:48.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostPotência é algo que não se deve dispensar. Existem situações esporádicas onde só quem tem cavalos a sério é que se safa.
Uma história:
Aqui há umas semanas, num troço de estrada nacional que faço semanalmente, encontrei uma fila de transito nada habitual, obrigando-me a reduzir os 100km/h de cruzeiro para uns pachorrentos 40km/h, sem saber o que se passava, já farto da situação, reparo que à minha frente seguia um camião de grandes dimensões com uma retro-escavadora em cima e um carro atrás indicador de veículo de grandes dimensões. Com o ritmo vagaroso, atrás do carro indicador, seguiam mais 4 camiões normais que entretanto se acumularam. E depois uns 3 carros, eu e atrás uma Bmw Série 5 e mais uns quantos, ou seja, uma fila jeitosa.
Caso alguém tivesse a ideia de abrir pisca e ultrapassar, no meu lugar, teria de ultrapassar 4 camiões e 3 carros, .
Lá seguimos todos. Numa recta, não muito grande, mas com bastante visibilidade vejo a Série 5 que seguia atrás de mim a abrir pisca e eu "Este gajo está maluco, é que só pode!!!" Eu ia de vidro aberto a fumar um cigarro pois aquilo estava mesmo muito secante.
Quando a Bmw se mete ao meu lado, ouço o motor (diesel) a fazer kick-down (provavelmente em 2ª, pois íamos a 40-50km/h), bem, aquilo saiu com um disparo incrivel e galgou alcatrão de uma forma exemplar e engoliu os 4 carros e 4 camiões muito, mas muito rapidamente. O gajo de certeza que acabou a ultrapassagem já acima dos 140km/h. Quando ele passou lá li as letrinhas mágicas - 5 3 5 d
Os restantes, incluindo eu, com os carros com escalões de potência "normais", demoraram cerca 40 minutos a fazer 20kms.
Desde os tótós que a meio da "boa aberta para ultrapassar" decidem que, como estão à minha frente, podem atirar-se para a faixa contrária qd eu lá já estava a chegar e nem sequer olham para o espelho...
Há os que esbanjam aquele pensamento " Isso é que era bom, vens lá de trás todo lançado mas eu é que passo!"
Existem os entroncamentos que nós não conhecemos e que, de repente, afinal aparece alguém em sentudo contrário...
Nestes casos, a potÊncia a mais, permite é mesmo ter a capacidade para "arriscar", os com menos potência, se tiverem cabecinha, nem sequer arriscar podem!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostPotência é algo que não se deve dispensar. Existem situações esporádicas onde só quem tem cavalos a sério é que se safa.
Uma história:
Aqui há umas semanas, num troço de estrada nacional que faço semanalmente, encontrei uma fila de transito nada habitual, obrigando-me a reduzir os 100km/h de cruzeiro para uns pachorrentos 40km/h, sem saber o que se passava, já farto da situação, reparo que à minha frente seguia um camião de grandes dimensões com uma retro-escavadora em cima e um carro atrás indicador de veículo de grandes dimensões. Com o ritmo vagaroso, atrás do carro indicador, seguiam mais 4 camiões normais que entretanto se acumularam. E depois uns 3 carros, eu e atrás uma Bmw Série 5 e mais uns quantos, ou seja, uma fila jeitosa.
Caso alguém tivesse a ideia de abrir pisca e ultrapassar, no meu lugar, teria de ultrapassar 4 camiões e 3 carros, .
Lá seguimos todos. Numa recta, não muito grande, mas com bastante visibilidade vejo a Série 5 que seguia atrás de mim a abrir pisca e eu "Este gajo está maluco, é que só pode!!!" Eu ia de vidro aberto a fumar um cigarro pois aquilo estava mesmo muito secante.
Quando a Bmw se mete ao meu lado, ouço o motor (diesel) a fazer kick-down (provavelmente em 2ª, pois íamos a 40-50km/h), bem, aquilo saiu com um disparo incrivel e galgou alcatrão de uma forma exemplar e engoliu os 4 carros e 4 camiões muito, mas muito rapidamente. O gajo de certeza que acabou a ultrapassagem já acima dos 140km/h. Quando ele passou lá li as letrinhas mágicas - 5 3 5 d
Os restantes, incluindo eu, com os carros com escalões de potência "normais", demoraram cerca 40 minutos a fazer 20kms.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vehicle Ver Postnunca apanhaste por exemplo um tipo que se meteu a acelerar quando ias em ultrapassagem, e que te fizesse demorar mais ou até abortar a ultrapassagem?
Lá esta , oh DCi80 quanto mais potencia será sempre melhor tambem para a segurança e ultrapassagens sim !
Eu já com o meu fiesta para fazer uma ultrapassagem demorava a passar ( E se viesse outro em sentido contrario ?? )
Numa ocasiao ia a ultrapassar a 120 e o gajo do lado passou dos 100 para 120 tambem e ficamos ali alguns metros sempre lado a lado porque o meu carro apenas tinha 60 cvs !! Achas que é seguro assim ?
Um carro com mais cvls será sempre melhor em muitas circunstancias , ah e para os fanaticos dos CB's e consumos tambem carros com mais potencia bebem o mesmo que um de fraca potencia !
Comentário
-
Originalmente Colocado por Rapport Ver PostÉ um pouco a teoria, do que é que vale eu ter um "avião" em casa, se só lá vou de vez em quando? Uma gorda e feia, de luz apagada, cumpria exatamente da mesma forma...
Relativamente ao tópico, estou com o V7.
Dou regularmente a Vmax dos meus carros em AE e, para tal, preciso dos cavalinhos todos.
Se nesse dia não der para tanto, pelo menos os 80% dou (+/- 200km/h).
Aliás, uso mais os cavalos neste aspecto que em ultrapassagens de pé do fundo, em modo on-off, ou no "troféu semáforo".
Visto por outro prisma, os cavalos também dão muito jeito quando ando com o carro carregado, o que acontece 3 ou 4 vezes por mês (falo de 3 / 4 / 5 pessoas mais a mala cheia), em AE com grandes inclinações como a A24 / A25, ou na zona perto de Santarém na A1 (não me recordo agora do nome exacto).
E, mais uma vez, não significa esganar o motor e lançar uma nuvem de fumo a quem vem atrás, mas aumentar o conforto da viagem conseguindo manter ritmos elevados sem que para tal tenha de reduzir ou lançar as rotações lá para cima, introduzindo mais barulho do que o necessário no habitáculo.
Para quem cumpre escrupulosamente os limites de velocidade, acredito que tudo acima dos 140 / 150 cavalos já seja para deitar fora, isto já com alguma margem, caso contrário qualquer "vulgar" 1.6d de +/- 115 serviria.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
Numa ocasiao ia a ultrapassar a 120 e o gajo do lado passou dos 100 para 120 tambem e ficamos ali alguns metros sempre lado a lado porque o meu carro apenas tinha 60 cvs !!
Comentário
-
Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostPara quem cumpre escrupulosamente os limites de velocidade, acredito que tudo acima dos 140 / 150 cavalos já seja para deitar fora, isto já com alguma margem, caso contrário qualquer "vulgar" 1.6d de +/- 115 serviria.
Curiosamente a maior multa de excesso de velocidade que tive, foi ao volante de uma 407sw com o 1.6hdi de 110cv... Deu, variadíssimas vezes os 19x de ponteiro... Numa delas, fui convidado a parar na estação de serviço de Leiria, onde me receberam e braços abertos...
Comentário
-
Eu se houver condições também concordo que sim. De qualquer maneira acho que do que li da maioria dos opiniões um carro potente justifica-se ja um carro com um caracter desportivo mais vincado volto a falar num megane rs, astra opc, cupra, gti, evo, num patamar mais acima m3, m5 etc não se ajustam há maioria. Salvo algumas excepçoes lembro-me do pmv6 que pelo que leio costuma fazer uns TD.
Comentário
-
Concordo, que não vale muito a pena, principalmente para o comum dos mortais.
Claro que quem tem possibilidades mais cv's é sempre bom, até como segurança.
Posto isto, para mim, preferia ter um carro mais lento e economico e deixar o que me sobrar para comprar um belo kart.
Já nas pistas de Kart podemos dar asas a todo o potencial da máquina e libertar o stress e aprender muitas coisas!
O que eu gostava de comprar depois de ter vendido o Yamaha 250cc que tive e me deixou muitas saudades, é o novo motor a 4 tempos da SuissAuto SA250cc.
Já tive oportunidade de experimentar por 2x e posso dizer que é um canhão!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gugul Ver PostConcordo, que não vale muito a pena, principalmente para o comum dos mortais.
Claro que quem tem possibilidades mais cv's é sempre bom, até como segurança.
Posto isto, para mim, preferia ter um carro mais lento e economico e deixar o que me sobrar para comprar um belo kart.
Já nas pistas de Kart podemos dar asas a todo o potencial da máquina e libertar o stress e aprender muitas coisas!
O que eu gostava de comprar depois de ter vendido o Yamaha 250cc que tive e me deixou muitas saudades, é o novo motor a 4 tempos da SuissAuto SA250cc.
Já tive oportunidade de experimentar por 2x e posso dizer que é um canhão!
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário