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    #31
    Alguns utilizadores deste fórum, os carros deles são excepção porque realmente consomem menos do que todos os restantes iguais.

    Comentário


      #32
      Muito interessante.

      Grande variedade de características, tamanhos e especificações, etc.

      O diesel conquistou o mercado automóvel.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        • Maior diesel em termos absolutos: RTA96-C da Wartsila Sulzer. Motor de navio a 2 tempos, 14 cilindros, 114.000 CV, rotação máxima de 102 rpm, 2300 toneladas de peso, 14 metros de altura, 30 metros de comprimento, cilindrada de 25.480.000 cm3


        Mas este é a diesel ou fuel-oleo?

        Comentário


          #34
          Mas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )

          E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??


          O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .
          Editado pela última vez por Miguelspc; 17 August 2012, 16:04.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Muito interessante.

            Grande variedade de características, tamanhos e especificações, etc.

            O diesel conquistou o mercado automóvel.
            Sem duvida, há motores para todos os gostos.

            Desde citadinos a luxuosos, jipes a navios, até o empilhador lá da empresa é a gasóleo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Sem duvida, há motores para todos os gostos.

              Desde citadinos a luxuosos, jipes a navios, até o empilhador lá da empresa é a gasóleo.
              O que é engraçado, porque para alguém com alguns anos, assistiu-se a essa diversificação em relativamente pouco tempo. Nos anos 70 e mesmo 80 eram essencialmente veículos de trabalho, muito ruidosos e que cheiravam mal.

              Hoje são motores que podem equipar quase todo o tipo de carros (puros desportivos não) e fazem um excelente trabalho.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                [/LIST]

                Mas este é a diesel ou fuel-oleo?
                Diesel é um tipo de motor. Pode queimar gasóleo, fuel-óleo, óleo Fula...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  O que é engraçado, porque para alguém com alguns anos, assistiu-se a essa diversificação em relativamente pouco tempo. Nos anos 70 e mesmo 80 eram essencialmente veículos de trabalho, muito ruidosos e que cheiravam mal.

                  Hoje são motores que podem equipar quase todo o tipo de carros (puros desportivos não) e fazem um excelente trabalho.
                  Com tamanho benefício fiscal os fabricantes rapidamente abriram o olho e souberam aproveitar. Sobretudo a Bosch que fez largos milhões à custa do fenómeno.

                  Para além do menor consumo com gasóleo a pagar menos impostos que a gasolina resultava numa diferença abismal em gastos com combustível, e quando ainda para mais em certos mercados aconteciam coisas absurdas como um V6 3.0 TD pagar o mesmo imposto que um qualquer 1.4 a gasolina era só uma questão de tempo até se dar o "boom".

                  E agora quase não se consegue sair à rua sem respirar lixo preto

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    Não é o maior. Há um ainda maior. Fiz um cruzeiro no maior barco comercial do mundo (Oasis of the Seas) e tem um motor maior que esse, apesar de ser da mesma marca (é uma evolução desse).
                    O motor passa a ter 16 cilindros e produz 18.500cv. O barco leva 3 destes. Tou a pensar meter um no A1 num reboque
                    Deves estar a confundir os motores.
                    O postado tem 114.000 cv, 30 metros de comprimento e 2300 toneladas.
                    Ora falas num barco de passageiros com 3 motores ainda maiores do que esses...

                    Na internet há fotos do motor postado. É utilizado nos super-petroleiros.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      Mas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )

                      E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??


                      O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .
                      Não é mito nenhum.

                      Comentário


                        #41
                        Tópico interessante.

                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        Mas entao .... onde está ai o ibiza com 20 repros a consumir 2 litros a andar bem ?? ( segundo um colega meu que tem uma gt tdi )

                        E entao onde estao os diesel que fazem 7000 rpm ??


                        O mais engraçado é ver o motor 1.5 D do starlet 54 cvs e 93 nm , um otto 1.5 tem muito mais cvs e mais nm . Mais uma vez deparamos com o mito do maior binario nos diesel .
                        Não sabia que tal coisa era mito.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Não é mito nenhum.
                          quando isso for desmistificado começas a ver camiões a gasolina

                          Comentário


                            #43
                            Falta aí o motor que Diesel que mais oleo mamava

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              quando isso for desmistificado começas a ver camiões a gasolina
                              Já os houve!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Se calhar, iria ser preciso reforçar a embraiagem daquela caixa de 2 velocidades...
                                Qual é o IUC, ISV e afins disso?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Qual é o IUC, ISV e afins disso?

                                  Uiiiiii, não faças dessas questões.

                                  Iria ficar bem caro...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Deve ser uma barragem de petróleo a funcionar para abastecer esse motor
                                    Vendo que 1 cilindro penso que tenha o tamanho de um predio de 2 andares, deve andar à volta disso

                                    Umas fotos do bicho:









                                    Isto com jeitinho cabe num Ibiza

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                                      Isto com jeitinho cabe num Ibiza
                                      Mas não faria tanto fumo, requisito que, julgo, é essencial.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Motor diesel a sério é isto



                                        O maior do mundo, e está num navio porta contentores

                                        Comentário


                                          #50
                                          toyota dyna com 4 009cm3 mas é a L ja se pode considerar pesada, mas ainda assim só tem 4 cilindros.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                            toyota dyna com 4 009cm3 mas é a L ja se pode considerar pesada, mas ainda assim só tem 4 cilindros.
                                            Porra, 1 cilindro dela e faz o motor do meu Citroen Yaris

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Não é mito nenhum.
                                              Nem com os números à frente as pessoas lá vão...

                                              Qual é o binário de um 1.5 Otto atmosférico da mesma altura?

                                              Ah mas coisa e tal o Diesel tem sempre turbo e não sei que mais. Pois

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                quando isso for desmistificado começas a ver camiões a gasolina
                                                Já houveram camiões a gasolina e nunca deixaram de haver por não terem força para puxar. Aliás, os camiões do mundo que mais puxam entram em competições e são quase sempre a gasolina!

                                                Imagina é um motor a gasolina de 500cv a puxar 20 toneladas do Porto a Lisboa, faz assim uma estimativa por alto da gasolina que aquilo devia beber.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O diesel rende mais, especialmente com turbo. Ou seja um motor 2.0 a gasolina com 150cv rem pior relação prestações/ consumos que um 2.0 diesel de 150cv, admitindo claro que são ambos com turbo.

                                                  Por isso é que os camiões são a diesel, se não, quem é que suportava os consumos daquilo?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Já houveram camiões a gasolina e nunca deixaram de haver por não terem força para puxar. Aliás, os camiões do mundo que mais puxam entram em competições e são quase sempre a gasolina!

                                                    Imagina é um motor a gasolina de 500cv a puxar 20 toneladas do Porto a Lisboa, faz assim uma estimativa por alto da gasolina que aquilo devia beber.
                                                    Uma vez no México, há já uns anos, tive oportunidade de falar com um homem que tinha sido condutor de camiões e ele dizia que quando começaram a aparecer os dieseis fizeram furor, nomeadamente pela força que tinham em subidas.

                                                    A ideia que tenho é que enquanto os motores dos grandes camiões a diesel são muito tecnológicos e sofisticados, os a gasolina eram normalmente bastante básicos e simples, nem sequer eram turbos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      O diesel rende mais, especialmente com turbo. Ou seja um motor 2.0 a gasolina com 150cv rem pior relação prestações/ consumos que um 2.0 diesel de 150cv, admitindo claro que são ambos com turbo.

                                                      Por isso é que os camiões são a diesel, se não, quem é que suportava os consumos daquilo?
                                                      Os preços dos combustíveis não são iguais em todo o lado.

                                                      Nas Américas a gasolina era barata até há alguns anos atrás, por outro lado creio que não havia muitos sitios em que se pudesse abastecer diesel.

                                                      Agora assiste-se a uma explosão de vendas diesel, como aconteceu na Europa, isto tanto na América do Norte como na do Sul

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Uma vez no México, há já uns anos, tive oportunidade de falar com um homem que tinha sido condutor de camiões e ele dizia que quando começaram a aparecer os dieseis fizeram furor, nomeadamente pela força que tinham em subidas.

                                                        A ideia que tenho é que enquanto os motores dos grandes camiões a diesel são muito tecnológicos e sofisticados, os a gasolina eram normalmente bastante básicos e simples, nem sequer eram turbos.
                                                        Os camiões americanos com motores V8 de 9 litros podem ser básicos e simples mas aposto que não lhes falta força e não há turbodiesel que os supere.

                                                        Podem é sendo atmosféricos sofrer com altitude, eles para ali têm umas serras manhosas em que nota-se a perda de fôlego com motores atmosféricos enquanto motores turbinados conseguem compensar a altitude.

                                                        Mais uma vez não é uma questão Diesel, mas sim uma questão turbo.

                                                        O que aposto que acontecia muito, tal como aconteceu aqui com os ligeiros, era quem andava com motores a gasolina pequenos/médios começou a andar com motores turbodiesel maiores, com potências semelhantes mas uma disponibilidade muito melhor, porque o custo de utilização era o mesmo ou ainda inferior (por ex. como cá quem andava de 1.4 passou a andar de 1.9TDI).
                                                        Editado pela última vez por SRLA; 18 August 2012, 11:54.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Os preços dos combustíveis não são iguais em todo o lado.

                                                          Nas Américas a gasolina era barata até há alguns anos atrás, por outro lado creio que não havia muitos sitios em que se pudesse abastecer diesel.

                                                          Agora assiste-se a uma explosão de vendas diesel, como aconteceu na Europa, isto tanto na América do Norte como na do Sul
                                                          Os USA começaram a abandonar os gasolina nos autocarros pelos anos 40....já nessa altura se provava que o diesel fazia mais KM com mais fiabilidade e menor consumo

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                                                            #59
                                                            Mas ainda hoje ia à minha frente um Mercedes SL 320 do inicio dos anos 90...e acelarou e desapareceu no horizonte como uma flecha e juntamente com uma sonoridade encantadora.

                                                            Abençoados sejam os motores a gasolina de alta cilindrada e atmosféricos

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                              Nem com os números à frente as pessoas lá vão...

                                                              Qual é o binário de um 1.5 Otto atmosférico da mesma altura?

                                                              Ah mas coisa e tal o Diesel tem sempre turbo e não sei que mais. Pois
                                                              Para o exemplo que dei junto o 1.5 gasolina atmosferico da honda com 115cvs e 140 nm


                                                              Os numeros nao deixam mentir , e de facto o diesel ter maior binario que um motor a gasolina friso é mito , obviamente que o turbo muda tudo tambem .

                                                              Falando de camioes ... Porque simplesmente é mais barato o combustivel , e tem conpensaçoes a nivel de ivas etc .


                                                              Até já falaram nos camioes de competiçao .

                                                              É so ver milhentos exemplos onde nao se verifica a citaçao do costume " ah e tal o diesel terá sempre mais binario que o motor a gasolina , e logo é so força "

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