Penso que tens de juntar a esses os comerciais da Alfa Romeo e os da Ford divisão de camiões que se não me engano foram comprados pela Iveco . Já agora Iveco é o diminutivo de Industrial Vehicles corporation
Talvez mais tarde sim.
A ALFA esteve uns anos sem fazer comerciais, agora como a FIAT comprou a ALFA em 1987, terá absorvido tudo.
E depois de pertencer à FIAT a ALFA ainda teve umas coisas:
Agora realmente nos dias de hoje acho que faz sentido apenas a existência de Ivecos para os mais volumosos, RWD e assim e
os FIAT Profissional.
Talvez mais tarde sim.
A ALFA esteve uns anos sem fazer comerciais, agora como a FIAT comprou a ALFA em 1987, terá absorvido tudo.
E depois de pertencer à FIAT a ALFA ainda teve umas coisas:
Agora realmente nos dias de hoje acho que faz sentido apenas a existência de Ivecos para os mais volumosos, RWD e assim e
os FIAT Profissional.
Ora bem não tenho tido tempo para rechear o 1º Post, mas estou a ver que o tópico vai tendo andamento, e alguns users dão uma boa ajuda, como é o caso do gtabarth!
Parece que o senhor Marchionne deu uma 'palestra' aos concessionários na América e apresentou umas ideias e projectos, nada de concreto sobre a Lancia, mas talvez mais informações no futuro, tenho que dissecar melhor a noticia, depois passo cá.
As 112 cores acho que só estavam disponíveis em Itália, o tal sistema "kaleidos".
Em Portugal iniciou carreira com cerca de 10 cores.
E no início tinha o 1.2 8V de 60cv e o 1.4 12V de 80cv.
Acabamentos havia LE, LS e LX.
LX era um luxo cara, com Ar Condicionado, tecidos Alcantara, tablier em Madeira.
O Y trouxe a novidade de poder ser construído junto do Punto, trouxe instrumentação ao centro que permite duas cavidades enormes forradas a tecido ou Alcantara onde cabiam por exemplo duas grandes malas (carteiras) de Senhora.
Por pouco tempo esteve o motor 1.4, pois apareceu o 1.2 16V de 86cv, que fez furor, principalmente na versão desportiva Elefantino Rosso, com suspensões melhores, jantes 15 escuras, pneus largos, caixa 10% mais curta, interiores com acabamentos mais desportivos.
Também houve com 1.1 8V 55cv, e em versão Elefantino Blue.
As 112 cores acho que só estavam disponíveis em Itália, o tal sistema "kaleidos".
Em Portugal iniciou carreira com cerca de 10 cores.
E no início tinha o 1.2 8V de 60cv e o 1.4 12V de 80cv.
Acabamentos havia LE, LS e LX.
LX era um luxo cara, com Ar Condicionado, tecidos Alcantara, tablier em Madeira.
O Y trouxe a novidade de poder ser construído junto do Punto, trouxe instrumentação ao centro que permite duas cavidades enormes forradas a tecido ou Alcantara onde cabiam por exemplo duas grandes malas (carteiras) de Senhora.
Por pouco tempo esteve o motor 1.4, pois apareceu o 1.2 16V de 86cv, que fez furor, principalmente na versão desportiva Elefantino Rosso, com suspensões melhores, jantes 15 escuras, pneus largos, caixa 10% mais curta, interiores com acabamentos mais desportivos.
Também houve com 1.1 8V 55cv, e em versão Elefantino Blue.
O Y na altura seria quase como hoje um compacto "premium" igual o Fiat 500 e o DS3 a nível de construção e equipamentos? Só não entendo a preferencia europeia por motores pequenos.
O Y na altura seria quase como hoje um compacto "premium" igual o Fiat 500 e o DS3 a nível de construção e equipamentos? Só não entendo a preferencia europeia por motores pequenos.
Impostos.
Então em Portugal é o exagero.
Houve alturas que até 1000 tinha menos impostos, depois vários degraus, com fronteiras que chegaram a ser nos 1300, 1250, 1750.
Houve ainda alturas (anos 80 por exemplo) que qualquer carro 2000 ou mais era obrigado a andar carimbado com um selo de luxo colado no vidro da frente do carro a dizer Luxo (só pela cilindrada, potência não interessava) e 40.000$00 de castigo.
Para te situar Cara, nessa altura 40.000$00 deviam ser "dois salários".
O meu carro tem o motor do Elefantino Rosso, 1242cc de 16V e 86 CV (63 KW de Livrete).
A única diferença está no escalonamento da caixa, o Rosso tem mudanças mais curtas que "espremem" melhor o motor.
A outra mudança que estaria a pensar era as jantes Rosso.
Que medida são as jantes do E. Rosso gtabarth? 195/50R15? 185/55R15? Prefiro a primeira, pneus mais baratos que a minha medida 14''
Não houve motor 1.4 de 95cv, houve apenas por sensivelmente um ano (de 96 até 97), o 1.4 de 80 CV que foi substituído pelo "meu".
Um aparte gtabarth, o LX não trazia A/C de série, o meu é a prova viva disso mesmo.
Pagavas para ter.
O Y ER tem 195/50-15.
Terá molas Eibach? sei que são mais curtas.
E a caixa tem o grupo diferencial final 10% mais curto em relação aos outros, tal como os Puntos Sport.
Os Puntos tinham 185/55-14.
Sendo assim o Y ER não consegue ser 10% mais curto por causa das rodas, mas apenas 7%
No entanto reza a lenda (não confirmada) que os Y ER em relação aos Puntos Sport têm colectores melhores e molas de válvulas melhores, que dariam para andar um pouco mais e darem mais cavalos em banco.
Peso é a mesma coisa, 900 kg.
O meu carro tem o motor do Elefantino Rosso, 1242cc de 16V e 86 CV (63 KW de Livrete).
A única diferença está no escalonamento da caixa, o Rosso tem mudanças mais curtas que "espremem" melhor o motor.
A outra mudança que estaria a pensar era as jantes Rosso.
Que medida são as jantes do E. Rosso gtabarth? 195/50R15? 185/55R15? Prefiro a primeira, pneus mais baratos que a minha medida 14''
Não houve motor 1.4 de 95cv, houve apenas por sensivelmente um ano (de 96 até 97), o 1.4 de 80 CV que foi substituído pelo "meu".
Um aparte gtabarth, o LX não trazia A/C de série, o meu é a prova viva disso mesmo.
Eu bem me parecia que a diferença seria só na caixa.
Eu já conduzi um punto sport mk1 e adorei o motor/caixa. Aquilo, mesmo com o carro cheio e em 5ª é um poço de força. A fiat nunca foi muito boa com as caixas de velocidade dos modelos normais, pois estas costumam ser muito longas, mas compensam com as versões desportivas.
Por curiosidade, no teu a que velocidade vais às 3000rpm em 5ª?
O Y ER tem 195/50-15.
Terá molas Eibach? sei que são mais curtas.
E a caixa tem o grupo diferencial final 10% mais curto em relação aos outros, tal como os Puntos Sport.
Os Puntos tinham 185/55-14.
Sendo assim o Y ER não consegue ser 10% mais curto por causa das rodas, mas apenas 7%
No entanto reza a lenda (não confirmada) que os Y ER em relação aos Puntos Sport têm colectores melhores e molas de válvulas melhores, que dariam para andar um pouco mais e darem mais cavalos em banco.
Peso é a mesma coisa, 900 kg.
Bem me parecia, e queria, que fosse a medida 195/50r15, deve ficar muito bonita no meu carro.
Colectores e válvulas melhores era brincadeira para que preço?
E as molas, o rebaixamento servia?
Se for um projecto viável é um caso a pensar.
Pelo que sei os ER de banco dão qualquer coisa como 98 até 100 CV e os Punto Sport 94 a 96 CV +/-.
It seemed just a rumour, because nothing was known about this project. But now more and more details about the Lancia Agrippa, as the compact Crossover will be called, become public. The car will be called after the famous Roman general ( Marcus Vispasianus Agrippa) and will use the Compact Wide platform. Fiat will apply this platform as much as possible.
The latest information states that a prototype of the car is already shown to the dealerships on Monday. The introduction is apparently scheduled for 2013. This would be a great opportunity for Lancia, as the Musa has been cancelled, although this is a different kind of car. Chrysler will joint develop the 250X, both cars will share a lot of technical components with the Chrysler 200. The new cars will be part of the new strategic growth model for the mid-segment.
Marchionne stated earlier that these cars will exceed the benchmark by excellent building quality and a wide range of luxurious options. The drive-ability of the car will be phenomenal. The Lancia saloon will be called Flavia and a derivative like a convertible will also be available. The rumours about the coupe were not confirmed during the presentation in Las Vegas. The basic line up for the Flavia and ‘Agrippa’ have been tested over the last years (photo) with the help of a ‘mule’ of the Giulietta.
Lancia aims at expanding their market share by introducing these new models. It would be the first real attempt to establish a larger market share for Lancia since the eighties and nineties, especially in Italy. The third model is the successor of the Delta, a hatchback which will be introduced in the US as Chrysler 100. One says that the Centro Stile Lancia is in charge of the design for these three new models.
A Lancia é daquelas marcas que me deixam mais triste actualmente.
É daquelas marcas cuja história e legado deixam qualquer aficionado emocionado.
Dá gosto ler artigos com 70 anos - e mais - onde se falam das maravilhas por eles introduzidas.
Do tempo em que esta, a Maserati, a FIAT e a Alfa Romeo lideravam o mercado de exóticos no mundo automóvel.
Isotas e companhia também.
Tempos esses em que a Lamborghini ainda fabricava veículos agrícolas e a Ferrari não passava ainda de um jovem piloto de Formula1.
O mais recente contacto que tive com a Lancia não podia ter sido melhor.
Andei num Lancia Thesis que, carregado com 5 manjos, acelerava e travava de forma colossal.
A entrega de potência vinha de um motor não Lancia, mas tão italiana como ela: Alfa Romeo 3 Litros Busso.
O som ela delicioso.
Não era tão vibrante como num Alfa Romeo porque a insonorização de um Thesis está acima da de um 166, mas era isso que lhe conferia aquele toque mágico da entrega de potência de forma subtil, tanto auditiva como sensorial.
Depois aquele interior, que até pode não ter aqueles gadjets XPTO de um Mercedes ou BMW, mas o desenho charmoso e as costuras que mais parecem feitas por uma italiana sexageária são pormenores impagáveis.
Memorável.
Editado pela última vez por MadDragon; 13 September 2012, 09:11.
Eu tinha visto essa noticia ontem e fiquei surpreendido, se se confirmar, é uma grande noticia, a meu ver é uma boa adição à gama. Como é referido também na noticia, assim cobrem a saída de cena do Musa, que neste momento deixa a Lancia apenas com 2 modelos de origem Italiana.
Depende do Lancia.
Os LS e LX têm a mesma caixa dos Puntos ELX e Stile. Os Elefantino Rosso e Punto Sport são 10% mais curtos.
Eu ando a pensar cá numas coisas rapaz...
Pena envolverem tanto dinheiro e tempo, senão já estavam em fase de concretização...
Assim estão em "in hold"
Qual era o rebaixamento do ER em relação ao LX/LS?
E como não há novidades, um ligeiro recuo ao passado, para rever o Fulvia.
Excelente foto caro amigo!
Já agora, fica uma explicação sobre a sigla HF:
The HF symbol, the contraction of High Fidelity, owes its origin to the Lancia Hi. Fi. Club, which draws its members from loyal Lancia clients according to strict rules of elegibility which govern membership. The Club was founded in 1960 and the HF was taken as its logo.
The transposition of the Initials H and F on certain sports cars followed in 1961, when customers started to race Flaminia Pinina Farina in Grand Turismo events.
The "consecration" came with the launch of the legendary Fulvia coupe, and it became the official logo of the Company's sports cars, starting with the 1966 Fulvia HF coupe which remained almost unbeatable on the world rallies, until the mythical Stratos appeared on the scene to dominate rallying from 1974 - 1978.
In the mean time the HF Racing Team had been founded in 1963, initially as a simple association of amateur drivers unofficially backed by Lancia, but becoming the official sporting branch of the Company in 1965.
The HF symbol was adopted again in 1983 for the Delta turbo and thereafter on the Delta 4WD and the Integrale. With the introduction of the Evolution model of the Integrale, the letters were combined with the galloping red elephant. The elephants had been on the original badges for the Fulvia HF and the Stratos, at that time there were four elephants displayed.
There are contrasting stories and legends regarding the origin of this elephant, including the simple "the elephant never forgets". We do know that in 1953 the then Managing Director of Lancia, Gianni Lancia, chose it as a good luck token for the Company's first racing appearances. The symbol of the galloping elephant apparently originates in Eastern mythology as an auspicious emblem or symbol of victory, providing the trunk is stretched forward. This is how the elephant chosen by Gianni Lancia was drawn, first in light blue and later as now in bright red.
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