Originalmente Colocado por TerranoII
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Originalmente Colocado por bizarro Ver PostMas um jipe preparado por vezes também pode ser um jipe mais bem estimado que outro totalmente original.
Sim é verdade mas , Regra Geral não é esse o caso . mas tambem não é por ai que a casa cai , quando fizer visitas para ver os Jipes , não excluo nenhum , Stock ou Alterado (desde que não seja muito) e levo um mecanico amigo ou alguem que percebe bem do assunto para me dar a sua opinião .
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Originalmente Colocado por mmao Ver Posteu sou suspeito em estar a falar de jipes pequenos, nomeadamente de suzuki.
tive um samurai 1000 a apesar das limitações do motor, desenrascava-se muito bem no mato, por causa do baixo peso e da excelente caixa de transferências, sem deixar de falar na mecânica muito simples, e com algumas alterações fica um jipe muito bom para umas voltas de tt.
tem como contra ter as molas de "carroça" que ao fim de uns kms começa-se a notar o desconforto e os consumos na casa dos 10 litros para que ande alguma coisa de jeito, sem falar em que é um modelo antigo sem qualquer extra (para quem goste)
deixei de lado o samurai e comprei um jimny, que é basicamente um upgrade do samurai, e depois de algumas alterações, fiquei com um brinquedo que no mato envergonha muitos jipes à "homem".
é o motor 1.3 16v de 80vc, também tem pouco peso (acho que não chega a pesar 1000kg), já tem alguns extras como direção assistida, vidros e espelhos eléctricos, fecho central de portas e o meu ainda tem ac.
nas voltas pequenas e com pneus de estrada, gasta cerca de 7/8 litros e com os pneus de mato que tenho, vai para os 12 L.
em relação ao vitara, não optei por este porque a diferença maior para o samurai e para o jimny, é que não tem diferencial à frente e se abusar um pouco no mato, arrisca-se a partir uma ponteira de transmissão.
tenho dois amigos que tinham suzuki vitara e algumas vezes tínhamos que terminar as nossas voltas por causa das ponteiras.
em relação aos jipes maiores, quanto maior mais gasta e se é para usares no dia-a-dia, vais notar os consumos bem altos, como já aqui disseram.
só para teres uma ideia, este era o samurai que tive
e este é o jimny, já com algumas alterações
como podes ver, com algumas pequenas alterações o jimny perde o estatuto de ser fragil
em relação ao lada niva, o meu conselho é "esqueçe isso", peças caríssimas e difíceis de encontrar
Obrigado pela opinião mmao , deixa-me dizer que tens ai duas belas máquinas , tanto o Samurai como o Jimmy estão bastante porreiros , mas o meu problema em relação a esses jipes são que , o Samurai não tem qualquer extra , e para o uso em cidade torna-se desconfortavél , já para não dizer que é um jipe que me assusta , tive um familiar que teve um e apanhou uma porrada de sustos , o dele estava Stock totalmente , e desaconcelhou-me esse carro . é uma opinião , mas respeito tanto a tua como a dele . o Jimmy , falaram-me agora de "problemas" que eu não conhecia , as curvas assutadoras e que em Stock no mato não é propriamente seguro quer para ele quer para mim , eu gosto do Jimmy , mas com o meu orçamento não vou poder fazer praticamente nenhuma ateração ao carro e depois para mim tem outro senão , é a Gasolina . e eu procuro um Jipe a gasoleo
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Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Postfeioso um jimny??!! herege!!!
mas por acaso partilho da impressao a guiar.
das primeiras vezes que o conduzi ia sempre a medo. nao estava habituado a uma suspensao tao dura num carro tao alto e estreito, parecia que ia sempre tombar se fosse mais depressa na curva, mas isso com o tempo passa. hoje em dia faço a rotunda ao pé de minha casa á mesma velocidade que fazia com o corsa.
o que eu acredito que ele nao goste é de deslocaçoes de massa subitas em curva, mas se se mantiver a coisa estavel em curva,nao se passa nada.
mas é de facto incomodo ao inicio. as vezes noto algum receio nas pessoas que andam comigo e nao estao habituadas ao bicho sempre que entro numa curva mais depressa.
mas creio que isto seja uma experiencia universal para quem conduz um jipe. a altura extra,as suspensoes rigidas...ao inicio qualquer jipe deve meter medo...tirando talvez coisas mais longas como as mitsu sportwagon e afins.
outra coisa que por vezes parecem esquecer em relaçao aos pequenos jimny e samurai, é que apesar de serem basicamente um puro e duro em miniatura, nao sao de todo baja trucks cuja suspensao devora irregularidades.
se alguma coisa, o reduzido peso e largura, bem como a pequena distancia entre eixos, apesar de serem pontos positivos em muitas circunstancias, fazem com que o carro no mato se comporte mais como um aranhiço ou cabra montesa do que como um carro de rali raid que passa por cima de tudo seja a que velocidade for.
num jimny ou samurai, pelo menos stock, qualquer gajo que se aventure com força bruta ou velocidades exageradas em pisos esburacados vai dar por si com o carro no ar ou de lado
Quando disse feioso seria na possibilidade de o ver com um body lift mas sem espaçadores ... acho que ele já é damsiado alto para a largura ... com um body lift deve ficar esquesito.
Mas por ex , ali o do colega MMAO está bem giro !! Mas já levou ali espaçadores , jantes de off-set negativo e mais qq coisa.
Quando à condução esquisita é precisamente o que referiste ... conseguiste escrever precisamente o que eu senti quando andei nele.
Carro duro , alto e estreito , parece ter o centro de gravidade bem lá em cima , o que se torna algo esquisito nas curvas . Eu sempre andei de jipe ... mas de grande porte.
Ja viram algum teste do Alce com o Jimny ?
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver PostObrigado pela opinião mmao , deixa-me dizer que tens ai duas belas máquinas , tanto o Samurai como o Jimmy estão bastante porreiros , mas o meu problema em relação a esses jipes são que , o Samurai não tem qualquer extra , e para o uso em cidade torna-se desconfortavél , já para não dizer que é um jipe que me assusta , tive um familiar que teve um e apanhou uma porrada de sustos , o dele estava Stock totalmente , e desaconcelhou-me esse carro . é uma opinião , mas respeito tanto a tua como a dele . o Jimmy , falaram-me agora de "problemas" que eu não conhecia , as curvas assutadoras e que em Stock no mato não é propriamente seguro quer para ele quer para mim , eu gosto do Jimmy , mas com o meu orçamento não vou poder fazer praticamente nenhuma ateração ao carro e depois para mim tem outro senão , é a Gasolina . e eu procuro um Jipe a gasoleo
na altura, o único dinheiro que gastei no samuka, foram apenas os pneus, porque o resto, a nivel de suspensão, apenas troquei o posicionamento das molas (estavam por baixo do diferencial e foram metidas em cima), mas depois pouco antes de o vender, até lhe meti uma direção assistida do vitara
em relação aos problemas do jimny e do comportamento em curva, isso é apenas impressão e acontece a todos os que nunca conduziram um jipe, sendo ele grande ou pequeno. principalmente devido à altura em que vais sentado, mas isso depois passa
eu compreendo que prefiras um jipe a diesel por ser um combustivel mais barato, mas tens que fazer as contas.
quando comprei o meu jimny, tinha um orçamento que não podia ultrapassar, e para esse orçamento apenas podia comprar jipes a gasolina.
tudo bem, não é o meu carro do dia-a-dia, mas tinha que me manter nos valores que podia gastar, caso depois quisesse fazer alguma alteração no jipe, nomeadamente pneus.
também tens uma boa opção para um jipe a diesel, o suzuki vitara 1.9d que é mais baixo do que o jimny e não dá tanto aquela sensação de adornar em curva, mas como referi antes, os maiores problemas deles são as ponteiras de direção, se fores para o mato e abusares um pouco, elas partem.
concerteza que a tua escolha vai ser a mais acertada e espero que encontres o que pretendes, e não quero de maneira nenhuma fazer-te ver que o jimny é melhor que os outros, mas ao início, chegaste a mencionar o panda e achei por bem dar-te a minha opinião sobre os pequenos suzuki's, e com o orçamento que tens, já sabes que não podes comprar uma grande máquina.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostQuando disse feioso seria na possibilidade de o ver com um body lift mas sem espaçadores ... acho que ele já é damsiado alto para a largura ... com um body lift deve ficar esquesito.
Mas por ex , ali o do colega MMAO está bem giro !! Mas já levou ali espaçadores , jantes de off-set negativo e mais qq coisa.
Quando à condução esquisita é precisamente o que referiste ... conseguiste escrever precisamente o que eu senti quando andei nele.
Carro duro , alto e estreito , parece ter o centro de gravidade bem lá em cima , o que se torna algo esquisito nas curvas . Eu sempre andei de jipe ... mas de grande porte.
Ja viram algum teste do Alce com o Jimny ?
também tem os diferenciais do jimny a diesel, mas desconheço se são mais largos do que os de origem.
essa impressão que sentes em curva com o jimny, é apenas por ter a distancia entre eixos mais curta, logo curva mais depressa
o meu até ande sem barra estabilizadora e faço as curvas e rotundas quase na mesma velocidade como se fosse de carro
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostPor acaso parece que tinhas espaçadores ... mas as jantes com off-set negativo já ajudam a melhorar o aspecto ! Ficou porreiro ! O Para-choques da frente é AFN ?
um dia inteiro a medir, cortar e soldar e no dia seguinte a limar soldaduras e pintar.
e que achas do engate de reboque nas outras fotos que postei?
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostFicou bem porreiro ... muito parecido com o da AFN (como sabes ) Tens jeito para a coisa
ahah os engates Nice
esses engates foram todos reforçados, mas estou a referir-me mesmo ao engate de reboque, não o consegues ver?
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostO Engate mesmo nao consigo , só aqueles pontos que assinalaste ... onde anda ?
quando precisar de ir à lenha, basta retirar a matricula e apertar a bola.
afinal tens razão, os para-choques afn também contornam os faróis, mas já vi uns que os tapam cerca de 1cm
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Originalmente Colocado por mmao Ver Postexactamente o que tinha escrito, o samurai não vem equipado com qualquer extra e as molas da laminas não absorvem totalmente as irregularidades do piso.
na altura, o único dinheiro que gastei no samuka, foram apenas os pneus, porque o resto, a nivel de suspensão, apenas troquei o posicionamento das molas (estavam por baixo do diferencial e foram metidas em cima), mas depois pouco antes de o vender, até lhe meti uma direção assistida do vitara
em relação aos problemas do jimny e do comportamento em curva, isso é apenas impressão e acontece a todos os que nunca conduziram um jipe, sendo ele grande ou pequeno. principalmente devido à altura em que vais sentado, mas isso depois passa
eu compreendo que prefiras um jipe a diesel por ser um combustivel mais barato, mas tens que fazer as contas.
quando comprei o meu jimny, tinha um orçamento que não podia ultrapassar, e para esse orçamento apenas podia comprar jipes a gasolina.
tudo bem, não é o meu carro do dia-a-dia, mas tinha que me manter nos valores que podia gastar, caso depois quisesse fazer alguma alteração no jipe, nomeadamente pneus.
também tens uma boa opção para um jipe a diesel, o suzuki vitara 1.9d que é mais baixo do que o jimny e não dá tanto aquela sensação de adornar em curva, mas como referi antes, os maiores problemas deles são as ponteiras de direção, se fores para o mato e abusares um pouco, elas partem.
concerteza que a tua escolha vai ser a mais acertada e espero que encontres o que pretendes, e não quero de maneira nenhuma fazer-te ver que o jimny é melhor que os outros, mas ao início, chegaste a mencionar o panda e achei por bem dar-te a minha opinião sobre os pequenos suzuki's, e com o orçamento que tens, já sabes que não podes comprar uma grande máquina.
agradeço a tua opinião , já agora , muito engenhoso o para choques e o engate do reboque , quem me dera ter ferramentas material e jeito para fazer essas coisas , quanto ao Jimmy ele não é carta fora do baralho , tal como o panda , mas não são de todo primeiras opções , o samurai , se fosse para ser um brinquedo de fim-de-semana , até contava com ele , era uma opção , mas sendo para uso diário , está descartado . já agora quais são os consumos do Jimmy a gasolina ? e podes-me explicar melhor no que consiste os problemas da ponteira de direção ?
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver Postagradeço a tua opinião , já agora , muito engenhoso o para choques e o engate do reboque , quem me dera ter ferramentas material e jeito para fazer essas coisas , quanto ao Jimmy ele não é carta fora do baralho , tal como o panda , mas não são de todo primeiras opções , o samurai , se fosse para ser um brinquedo de fim-de-semana , até contava com ele , era uma opção , mas sendo para uso diário , está descartado . já agora quais são os consumos do Jimmy a gasolina ? e podes-me explicar melhor no que consiste os problemas da ponteira de direção ?
enganei-me a escrever, não queria dizer ponteiras de direção, mas sim de transmissão
o jimny tem um eixo rígido que fica entre as rodas, tanto à frente como atras, enquanto que por ex. o vitara apenas tem atrás.
à frente a transmissão é de potencia para as roda é feita como nos carros com tracção à frente.
o que acontece nos vitara, é que as juntas homocinéticas partem quando se exige (bastante) mais um pouco delas, e assim ficasse sem tracção à frente, mas sei de gente que já alterou isso. penso que meteram as homocineticas do grand vitara, ou os braços da suspensão, não sei ao certo
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Originalmente Colocado por mmao Ver Posto meu jimny com os pneus de estrada na medida 205/70/15 gasta cerca de 7 litros aos 100km/h, mas acho que conseguia fazer menos, e com estes pneus de taco vai para os 12 litros, o que provoca mais atrito e a aceleração no tt é completamente diferente, muitas vezes para ultrapassar certos obstáculos, quase vai ao redline.
enganei-me a escrever, não queria dizer ponteiras de direção, mas sim de transmissão
o jimny tem um eixo rígido que fica entre as rodas, tanto à frente como atras, enquanto que por ex. o vitara apenas tem atrás.
à frente a transmissão é de potencia para as roda é feita como nos carros com tracção à frente.
o que acontece nos vitara, é que as juntas homocinéticas partem quando se exige (bastante) mais um pouco delas, e assim ficasse sem tracção à frente, mas sei de gente que já alterou isso. penso que meteram as homocineticas do grand vitara, ou os braços da suspensão, não sei ao certo
um Jimmy a gasolina tem consumos de 7L/100km ?! e achas que pode consumir menos ! bem que surpresa , qual é a motorização do Veiculo ? Ando com uma Toyota Corolla Station de 2002 a gasolina , motor 1.4 vvti e consome em Cidade entre os 8,5L e os 9L e em AE entre os 7L e os 8L , e o Jimmy consegue beber menos ?
quanto ao Vitara , esse "arranjo" é coisa para custar muito ? outra coisa , tanto o Jimmy como o Vitara têm 4 Lugares no livrete certo ?
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver Postum Jimmy a gasolina tem consumos de 7L/100km ?! e achas que pode consumir menos ! bem que surpresa , qual é a motorização do Veiculo ? Ando com uma Toyota Corolla Station de 2002 a gasolina , motor 1.4 vvti e consome em Cidade entre os 8,5L e os 9L e em AE entre os 7L e os 8L , e o Jimmy consegue beber menos ?
quanto ao Vitara , esse "arranjo" é coisa para custar muito ? outra coisa , tanto o Jimmy como o Vitara têm 4 Lugares no livrete certo ?
com os pneus de estrada tento nunca passar das 25000rpm
pode consumir menos mas nada de exorbitante, talvez 0.5 litro aos 100, ou menos
já fiz a experiencia de atestar o jimny e andar 100 km sem acelerar muito e depois voltei a atestar. não chegou a levar 7 litros de gasolina
o jimny tem lotação de 4 lugares e em relação ao vitara, desconheço, mas deve ser igual
em relação à alteração que mencionei, não faço ideia em quanto pode custar essa operação, porque tem muito a ver com o material, se consegues arranjar novo ou usado e depois o valor da mão-de-obra, mas aquilo não parte com facilidade, apenas é mais fragil do que por ex, um diferencial.
sei quem já o fez para evitar esses problemas, mas não tenho ideia dos valores
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essa dos consumos do Jimmy é uma agradável surpresa .
já agora , alguem me sabe dizer se vale a pena pensar nos Jeep Cherokee ? existem alguns dentro do meu orçamento , de 2º geração com motor 2.5 principalmente , apesar de me agradar mais o aspecto da 1º geração , e encontrei tambem um de 1º geração que o vendedor diz que consome 8,9L ,e mostra numa foto que marca lá no Computador de Bordo
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver Postessa dos consumos do Jimmy é uma agradável surpresa .
já agora , alguem me sabe dizer se vale a pena pensar nos Jeep Cherokee ? existem alguns dentro do meu orçamento , de 2º geração com motor 2.5 principalmente , apesar de me agradar mais o aspecto da 1º geração , e encontrei tambem um de 1º geração que o vendedor diz que consome 8,9L ,e mostra numa foto que marca lá no Computador de Bordo
Em relação aos consumos do Terrano II, eu tenho um Ford Maverick (muda apenas o símbolo) e as médias para um percurso misto ficam pelos 10L. Consegue-se até um pouquinho menos se tivermos cuidado, mas conta com os 10l/100km. Atenção que o meu é um 2.7tdi (125cv) e segundo sei consome menos que a versão anterior, a de 100cv.
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostApesar de se encontrarem jipes destes por valores muito simpáticos, eu não me metia nisso. Dá experiência que tenho a Jeep não é nada meiga no preço do material, e o 2.5 VM é famoso por não ser muito fiável. (apesar de andar muito bem e consumir "pouco". Não fosse o problema das cabeças e seria um excelente motor, na minha opinião)
Em relação aos consumos do Terrano II, eu tenho um Ford Maverick (muda apenas o símbolo) e as médias para um percurso misto ficam pelos 10L. Consegue-se até um pouquinho menos se tivermos cuidado, mas conta com os 10l/100km. Atenção que o meu é um 2.7tdi (125cv) e segundo sei consome menos que a versão anterior, a de 100cv.
motor problemático mesmo por causa do aquecimento das cabeças
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostÉ esse mesmo. Assim de repente equipou cherokee's, fronteras, Land cruiser, e range rover. Acho que não me esqueci de nenhum.
Exactamente o aquecimento nas cabeças era de facto o grande problema deste motor
ou seja , tudo o que possuir esse motor é de evitar ?
já agora , a diferença entre o Terrano e o Ford , é mesmo só o simbolo , ou em termos de interiores , materias e afins é diferente ? é que não sou grande fã da qualidade de interiores da Ford
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver Postou seja , tudo o que possuir esse motor é de evitar ?
já agora , a diferença entre o Terrano e o Ford , é mesmo só o simbolo , ou em termos de interiores , materias e afins é diferente ? é que não sou grande fã da qualidade de interiores da Ford
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Originalmente Colocado por RuiCosta10 Ver Postou seja , tudo o que possuir esse motor é de evitar ?
já agora , a diferença entre o Terrano e o Ford , é mesmo só o simbolo , ou em termos de interiores , materias e afins é diferente ? é que não sou grande fã da qualidade de interiores da Ford
O jipe é exactamente o mesmo, até os autocolantes de aviso espalhados pelo compartimento do motor dizem Nissan. Mudam a grelha da frente e os símbolos. Acho que na primeira geração do terrano II/ Maverick, também os volantes não eram iguais, na segunda geração já usam o mesmo volante.
Normalmente os Maverick têm mais equipamento de origem que os Terranos.
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Originalmente Colocado por bizarro Ver PostEu falei em haver um com o 25tds e outro com o 25i, mas é mesmo por ter sido só feita uma ou duas unidades
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Originalmente Colocado por mmao Ver Postcomentaram aqui de que o jimny era alto e estreito, então e o terrano II ou o maverick?
esses eu acho demasiado altos e estreitos
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