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    #61
    apenas tenho por hábito comprar a Autofoco (Semanal) e a TopGear Portuguesa(Mensal)

    São a meu ver as unicas que valem a pena e com estas duas fico a par de tudo na sua generalidade. Se quiser saber alguma coisa mais especifica, vou á net e vejo.

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      #62
      É realmente uma pena. Temos uma população que sustenta 3 jornais de futebol diários, mas as outras categorias não sobrevivem

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        #63
        Eu comprava o Autosport.

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          #64
          Além dos quatro jornalistas e um director, a Automotor era feita por pouco mais de meia dúzia de colaboradores, incluindo um fotógrafo e pessoas ligadas à venda de publicidade e ao marketing.

          É de mim, ou o problema está precisamente na mentalidade? Nesta constituição de equipa? Meia dúzia de colaboradores? pessoas ligadas à venda de publicidade e marketing? Numa revista de automóveis?

          Se a isto juntarmos aquelas reportagens do carro A ou B feitas por uma pseudo celebridade que so conduz na cidade, aliado às noticias CTRL C + CTRL V que encontramos na web.. ..muito me admira nao terem fechado já.

          E depois é ver os belos programas de automoveis que passam na TV. A moça entra no carro e dispara: o motor de xxx cv aliado a uma caixa de x velocidades da um resultado de x.x segundos dos 0 ao 100, um consumo de X litros e uma velocidade máxima de XXX km/h
          Depois umas imagens sempre estilosas do veículo e tá feito. CORTA e MANDA PARA EDITAR.

          E finalmente o cantinho dos adjectivos: se for VW é racional, AUDI é bem construído, Mercedes é luxuoso, BMW é caro, Alfa é emocional, Seat é perfomante, FIAT é insonso, HYUNDAI é estranhamente nao muito mau, KIA é barato.. so on so on.
          Faz lembrar aquele programa de entretenimento com automoveis (top gear) que o May cada vez que dissesse que o alfa era lindo, charmoso, unico, caracteristico tinha que colocar uma moeda no frasco..

          TL,DR: a dizerem mais do mesmo, admiro-me como é que aguentaram tanto tempo.

          Comentário


            #65
            Autohoje e Autofoco são a minha escolha. As restantes mensais parecem-me desenquadradas e pesadonas já para não falar num grafismo que perdeu muito a meu ver. Fotos pequenas, letras minúsculas, entre outros. As semanais já referidas são a minha escolha, são mais dinâmicas e despachadas nas reportagens, quando calha até compro as duas se me interessam, faz tempo que não compro uma revista mensal tipo turbo ou automotor, só mesmo a Autohoje TT com um grafismo 5 estrelas
            Estranhei o facto de há uns tempos ter lido receitas de culinária na Automotor...nesse dia disse ... agora é que a fizeram bonita.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Request Ver Post
              De minha parte não se podem queixar, compro dezenas de revistas e jornais todos os meses. Chamem-me antiquado se quiserem mas para mim ler de um ecrã não é a mesma coisa...
              X2 .. modernices.
              Para mim não há nada que substitua a leitura em papel

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                Autohoje e Autofoco são a minha escolha. As restantes mensais parecem-me desenquadradas e pesadonas já para não falar num grafismo que perdeu muito a meu ver. Fotos pequenas, letras minúsculas, entre outros. As semanais já referidas são a minha escolha, são mais dinâmicas e despachadas nas reportagens, quando calha até compro as duas se me interessam, faz tempo que não compro uma revista mensal tipo turbo ou automotor, só mesmo a Autohoje TT com um grafismo 5 estrelas
                Estranhei o facto de há uns tempos ter lido receitas de culinária na Automotor...nesse dia disse ... agora é que a fizeram bonita.
                Mensal comprei a Todo o Terreno, e fiquei bastante pasmado. Muito boa qualidade de papel e conteudos, muito pouca publicidade, apesar de me parecer que muitos dos artigos são de revistas internacionais.
                Editado pela última vez por Gib; 16 October 2012, 15:11.

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                  #68
                  Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                  Mensal comprei a Todo o Terreno, e fiquei bastante pasmado. Muito boa qualidade de papel e conteudos, muito pouca publicidade, apesar de me parecer que muitos dos artigos são de revistas internacionais.

                  A todo o Terreno ?
                  Já não compro á meses até tinha ideia que já tinha acabado

                  Comentário


                    #69
                    Já só compro uma revista que por acaso é mensal. Top Gear. De resto dispenso.

                    Comentário


                      #70
                      Com artigos copy-paste da internet e com artigos de imparcialidade duvidosa, este declínio era só uma questão de tempo.
                      Apenas tenho pena dos postos de trabalho que se perdem.

                      E se querem adaptar-se ao mercado, não faltam outros formatos de venda para além do papel, mas isso já é algo que se faz há uns bons anos

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                        É realmente uma pena. Temos uma população que sustenta 3 jornais de futebol diários, mas as outras categorias não sobrevivem
                        Que triste verdade tu disseste, costumava comprar 5 revistas e um jornal sobre pesca, hoje em dia só já encontro uma, e mensal...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                          Além dos quatro jornalistas e um director, a Automotor era feita por pouco mais de meia dúzia de colaboradores, incluindo um fotógrafo e pessoas ligadas à venda de publicidade e ao marketing.

                          É de mim, ou o problema está precisamente na mentalidade? Nesta constituição de equipa? Meia dúzia de colaboradores? pessoas ligadas à venda de publicidade e marketing? Numa revista de automóveis?

                          Se a isto juntarmos aquelas reportagens do carro A ou B feitas por uma pseudo celebridade que so conduz na cidade, aliado às noticias CTRL C + CTRL V que encontramos na web.. ..muito me admira nao terem fechado já.

                          E depois é ver os belos programas de automoveis que passam na TV. A moça entra no carro e dispara: o motor de xxx cv aliado a uma caixa de x velocidades da um resultado de x.x segundos dos 0 ao 100, um consumo de X litros e uma velocidade máxima de XXX km/h
                          Depois umas imagens sempre estilosas do veículo e tá feito. CORTA e MANDA PARA EDITAR.

                          E finalmente o cantinho dos adjectivos: se for VW é racional, AUDI é bem construído, Mercedes é luxuoso, BMW é caro, Alfa é emocional, Seat é perfomante, FIAT é insonso, HYUNDAI é estranhamente nao muito mau, KIA é barato.. so on so on.
                          Faz lembrar aquele programa de entretenimento com automoveis (top gear) que o May cada vez que dissesse que o alfa era lindo, charmoso, unico, caracteristico tinha que colocar uma moeda no frasco..

                          TL,DR: a dizerem mais do mesmo, admiro-me como é que aguentaram tanto tempo.
                          A semana passada no AutoClássico trouxe de lá a edição de Setembro da AutoMotor que estavam a distribuir gratuitamente por lá.

                          Já não comprava a revista há bastante tempo mas gostei bastante do tema de capa, um comparativo entre os Toyotas GT-86, Celica GT-four e AE-86 no Estoril.

                          Quando li o artigo foi uma desilusão. Basicamente faziam uma apresentação normal ao longo de 3 ou 4 anos do GT-86. O Celica e o Corolla tiveram direito a uma coluna que ocupava menos de um terço de página onde faziam uma breve apresentação da história do modelo e falavam daquele modelo exemplar em questão. No caso do AE86 metade da coluna era só a descrever as mods do carro. Nada de comparativo entre os três carros, comparar o comportamento dos três, dizerem o que se perdeu e ganhou com a evolução, etc, nada disso. Uma desilusão, não era por aquela edição que voltaria a comprar a AutoMotor e pelos vistos não vai ser por mais nenhum. Assim ficava difícil realmente.

                          Comentário


                            #73
                            Eu compro a AutoFoco e a AutoHoje todas as semanas, por isso o meu contributo está feito Também gosto de alguns artigos da Turbo, como a edição Ferrari que saiu, e a edição de coleccionador. Quando vou a Espanha, compro sempre a AutoBild, para mim uma grande revista e a um preço bastante acessível (1.35€).
                            A AutoHoje TT já não compro há bastante tempo.

                            Comentário


                              #74
                              Eu compro a AutoFoco todas as semanas e a Top Gear todos os meses.

                              O meu pai compra a AutoHoje todas as semanas e a Motociclismo todos os meses.

                              E já chega. As que dispensava são as que o meu pai compra.

                              Comentário


                                #75
                                Impresa vende revista Autosport à Moon Media

                                Impresa vende revista <i>Autosport</i> à Moon Media - Media - PUBLICO.PT

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                                  Eu comprava religiosamente desde o numero 14, mas deixei a partir do momento em que as capas eram só com modelos alemães.
                                  Eu não tenho nada contra os mesmos, mas comoeçou a tornar-se algo flagrante a publicidade encapuçada.

                                  Ainda tive com uma Turbo ou Automotor creio que deste mês, e em todos os testes e comparativos da revista aparece um BMW!
                                  Em vez de ser uma revista deveria passar a ser uma publireportagem de um unico mes sobre a BMW!

                                  Tenho saudades da época em que a AutoMagazine era mais isenta, em que chegava a colocar criticas sobre os produtos BMW sem ver so as virtudes.

                                  Por essas e por outras o consumidor que habitualmente comprava um Punto ou um Polo, foi criando a falsa espectativa de felicidade que era ter um alemão PREMIUM!
                                  E com isso muitas familias se tornaram credito-dependentes.

                                  Tal como o estado portugês com a rede de AutoBahn nacionais!
                                  Bem esta descoberto o gato. É a AutoMotor de Setembro.
                                  A revista estava a ser dada na Auto Classico no Porto.

                                  Tenho-a aqui comigo e reza a seguinte estoria:

                                  BMW ActiveHybrid 3 - Pg 42-43
                                  BMW Serie 7 - pg 54-55
                                  BMW Serie 3 Touring/Serie 1 3 portas/M 135 i - pg 60-61-62
                                  BMW M550d xDrive Touring - pg66-67
                                  BMW M6 Cabrio - pg 78-79-80-81 (com meia pagina de uma receita de culinaria a combinar com o BMW - Risotto Porto Belo!)
                                  BMW 116d EfficientDynamics vs Volvo V40 D2 Kinetic - pg 86-87-88-89-90-91-92
                                  BMW 640d Gran Coupe vs Audi A7 Sportback 3.0 v6 BiTDi quattro tiptronic vs Mercedes CLS 350 CDi Blue Efficiency - pg 94-95-96-97-98-99-100-101-102
                                  Editado pela última vez por Gib; 18 October 2012, 08:56.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                    Além dos quatro jornalistas e um director, a Automotor era feita por pouco mais de meia dúzia de colaboradores, incluindo um fotógrafo e pessoas ligadas à venda de publicidade e ao marketing.

                                    É de mim, ou o problema está precisamente na mentalidade? Nesta constituição de equipa? Meia dúzia de colaboradores? pessoas ligadas à venda de publicidade e marketing? Numa revista de automóveis?
                                    Como é que achas que eles vendem publicidade ? como é que achas que as revistas são viáveis ? não é pelo preço de capa ....

                                    Os jornalistas que analisam os automóveis são apenas uma parte da equipa, naturalmente ....

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                      (...)

                                      Quando li o artigo foi uma desilusão. Basicamente faziam uma apresentação normal ao longo de 3 ou 4 anos do GT-86. O Celica e o Corolla tiveram direito a uma coluna que ocupava menos de um terço de página onde faziam uma breve apresentação da história do modelo e falavam daquele modelo exemplar em questão. No caso do AE86 metade da coluna era só a descrever as mods do carro. Nada de comparativo entre os três carros, comparar o comportamento dos três, dizerem o que se perdeu e ganhou com a evolução, etc, nada disso. Uma desilusão, não era por aquela edição que voltaria a comprar a AutoMotor e pelos vistos não vai ser por mais nenhum. Assim ficava difícil realmente.
                                      Concordo com esta opinião. É como eu vejo o actual jornalismo automóvel. Põe umas fotos muito ranhosas, por vezes muito mal tiradas, sem luz, sem enquadramento. Depois escrevem umas linhas em que o texto parece dirigido a loiras ou a pessoal que julga que um carro é uma coisa com 4 rodas em borracha e depois queixam-se que não vendem....

                                      Claro que não, eu na net tenho muito mais informação disponível. Se num comparativo desse tipo não descrevem a evolução do automóvel, das sensações, das facilidades, etc...é uma perda de tempo e de dinheiro para todos, desde quem fez o artigo a quem imprimiu a revista até quem a pagou e perdeu tempo a olhar para ela.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Como é que achas que eles vendem publicidade ? como é que achas que as revistas são viáveis ? não é pelo preço de capa ....

                                        Pois, compra-se lixo ao preço de lixo. Em vez de se comprar um produto com valor ao seu valor. Acho que foi desta última forma que nasceram as revistas automóveis de há uns 50, 40, 20 anos atrás. Aliás foi assim que nasceu todo o comércio, paga-se o justo pelo produto justo.....mas o pessoal hoje prefere oferecer lixo a um preço reduzido. As revistas há muitos anos também tinham publicidade, mas tinham artigos que valiam o preço de capa, ainda que ele fosse um luxo.

                                        Estão a ouvir pessoal da Motorpress ????

                                        Os jornalistas que analisam os automóveis são apenas uma parte da equipa, naturalmente ....
                                        O problema é que o que esses "jornalistas" escrevem consegue ser pior que LIXO !!!!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Artigos tendenciosos, e pseudo-jornalistas (encomendados) que percebem tanto de carros como eu de matemática? Não, obrigado!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Já à muito que não colocava aqui uma resposta, mas este tópico chamou-me a atenção e vou deixar a minha posta de pescada.

                                            Como comprei o numero 1 da revista e gostei; fiz a assinatura da Automotor desde o número 3, portanto à mais de 23 anos. Na altura ainda estava longe de começar a trabalhar mas lá arranjava maneira de pagar a assinatura.

                                            Alguns anos depois comecei a trabalhar e houve uma altura que era assinante de várias revistas e comprava várias outras ( automóveis, motos, computadores, etc ) além de jornais.

                                            Entretanto houve uma altura da minha vida em que regularmente gastava o ordenado todo. Tomei a decisão de cortar despesas, e revistas e jornais foi tudo à vida, além de muitas outras despesas supérfluas. Sem surpresa confirmei que podia deixar de gastar um valor considerável todos os meses, mas mesmo assim mantendo alguns pequenos luxos de vez em quando.

                                            Os senhores políticos, que considero grosso modo incompetentes, deviam ter seguido este exemplo, antes de estarem enterrados em dívidas e agora efectuarem um verdadeiro roubo em impostos.

                                            Apenas ficou a Automotor e apenas continua porque sou assinante desde o início.
                                            A revista cada vez me vai dizendo menos, é um facto que só vêm testes de BMW ou de Mercedes ou de Audi’s, do resto apenas apresentações.

                                            Mas se formos a ver entre os 6 primeiros lugares de vendas, neste momento parece que estão precisamente a BMW, a Mercedes e a Audi.
                                            Em principio terão mais disponibilidade de arranjar carros para os jornalistas “esmifrarem” do que as restantes marcas que até estando a vender muito pouco, não devem ter carros disponíveis para eles brincarem uns dias e no fim colocarem criticas não muito positivas.

                                            Tenho pena que a revista acabe, assim como tive pena da Automagazine que era das melhorzitas que havia aqui à uns anos.

                                            Acho que é um sinal dos tempos, todos querem coisas de graça, criticam todas as publicações e acham que são todas caras. E todos sabem mais do que os profissionais que lá trabalham.

                                            A juntar a isso nos supermercados e afins estão sempre um monte de pessoas a ler revistas de borla. Outros lêem em fóruns na net, que por acaso estão cheios de especialistas no assunto ( ou com equivalências do tipo Relvas ). Ora se se pode ler de borla porquê comprar ?

                                            No revés da medalha se uma firma não dá lucro, tem de fechar as portas, e nas revistas isso vai acontecendo com alguma regularidade. Ficam os Record’s, as bolas e as Marias, que considero lixo, mas que é o que vende.

                                            Comentário


                                              #82
                                              É o que eu digo, dizer mal é o passatempo preferido do pessoal

                                              Mas até para dizer mal é preciso saber ......

                                              Eu também gostava de uma abordagem mais aprofundada e técnica nos testes, embora valorize as medições feitas com algum rigor, agora de facto actualmente há muito pouco disso, mas não é só cá.

                                              Talvez se deva a que de facto uma parte importante das pessoas ache que a net substitui o papel neste particular (eu não concordo). Agora falar em má qualidade fotográfica ? esse é dos aspectos em que até se evoluiu imenso.

                                              Julgo que o mercado que ainda justifica haver revistas é um mercado generalista e não o dos grandes apreciadores e é para aí que hoje se aponta, com um formato light fastfood, que apesar de tudo tem o seu interesse.

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                                                #83
                                                Estou a ver que sou o único que compra a Turbo :D
                                                A topgear já comprei mas desde que mudaram a linguagem visual... nhec.... E os conteúdos.... só alguns mesmo interessam só têm de bom o humor mesmo :D

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                                                  #84
                                                  Curiosamente (ou não) a Automotor deste mês traz as letras do título a roxo, coisa que nunca me lembro de acontecer...

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                                                    #85
                                                    Também sou dos que gosta de revistas de automoveis e penso que haverá sempre lugar para as publicações "em papel". As que resistirem ou se criarem serão as que tem leitores em numero suficiente e para isso terão que que os saber cativar, edição após edição. Não foi sempre assim?
                                                    A situação do País não justifica tudo, as revistas tem uma forte competição na internet e têm que chegar mais longe que o que se encontra grátis ou não sobrevivem. Pessoalmente queixo-me genéricamente que os meios de informação (revistas e TV sobretudo) pouco mais servem do que ser veículos de propaganda. Quando tenho dúvidas, de qualquer tipo, socorro-me muito mais de foruns (como este) e da simpatia dos anónimos do que procurar nas revistas de "especialidade". Isto diz muito do interesse (forma e conteudo) do que se publica. Tenho muita pena dos profissionais que ficam desamparados mas em primeiro lugar cabe-lhes encontrar as formas de fazer sobreviver este tipo de meios de comunicação. Espero bem que alguns o consigam, para bem de todos nós, os que gostam de automoveis.

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MisterPolo Ver Post
                                                      Estou a ver que sou o único que compra a Turbo :D
                                                      A topgear já comprei mas desde que mudaram a linguagem visual... nhec.... E os conteúdos.... só alguns mesmo interessam só têm de bom o humor mesmo :D
                                                      Também compro. Na minha opinião tem evoluído bastante nos últimos tempos.

                                                      Revistas semanais só de vez em quando.

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                                                        #87
                                                        As coisas não estão baratas custa-me estar a dar dinheiro em revistas para ver o que já muito antes vi na net.
                                                        É um problema dos jornais e das revistas em geral: competir com a internet. Não me parece que seja exclusivo das revistas automóvel.

                                                        Para além desse principal problema temos outros já referidos:
                                                        Por vezes estamos a ver fotos de press releases que já estamos fartos de conhecer. O texto pouco acrescenta.
                                                        As marcas são sempre as mesmas (isto na TV é igual) BMW, Mercedes, Audi, BMW, Renault, BMW...
                                                        Os comparativos (que é o que é de facto produzido cá) têm resultados muito duvidosos. A começar por comparar alhos com bugalhos e a acabar em revistas que num dizem muito bem noutra dizem muito mal
                                                        Etc Etc

                                                        Por vezes no supermercado lá espreito no indice se tem algo de diferente que me faça comprar mas não tem acontecido.
                                                        A ultima que comprei foi uma mensal para ler na praia.
                                                        Sei que não comprando estou a contribuir para o fim destas revistas mas talvez seja o destino natural.

                                                        Quanto a quem as lê mesmo no supermercado aí já acho um bocado abuso mas cada um é que sabe...

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                                                          #88
                                                          Abuso porquê? Eu por acaso vejo-as sempre na perspectiva de as comprar, se o conteúdo me seduzir suficientemente. O problema é que na maioria das vezes isso não acontece.

                                                          Outra coisa que eu noto é que, em Portugal, era possível adquirir certas revistas estrangeiras como a "auto motor und sport" ou a "Auto Bild" e agora já nem isso se encontra mais!

                                                          E quem não conhecia a enorme e excelente loja de revistas do Continente de Coimbra que também já fechou??

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                                                            #89
                                                            Compreendo muito dos pontos de vista expressos aqui. E deixo aqui a minha posta...

                                                            A situação do jornalismo vem-se deteriorando de dia para dia e não é de hoje, é de há anos. Para cortar nos custos, cortaram nos jornalistas e a qualidade dos textos ressentiu-se e os leitores foram-se para a internet...

                                                            A Internet é o principal adversário da leitura em papel. Mas não só, como as sedes das empresas anunciantes se mudou para Espanha (não só empresas auto), deixaram de investir em Portugal.

                                                            O futuro das publicações em papel passa pelas publicações especializadas, os diários não conseguem competir com tv e com a internet.

                                                            É preciso dar qualquer coisa mais ao leitor e não digo brindes de utilidade duvidosa, mas sim conteúdos interessantes e esses deixaram de aparecer nas revistas em papel, porque deixou de haver dinheiro para pagar a jornalistas que sabiam o que estavam a escrever.

                                                            Em 2001, num jantar de natal, trabalhava eu na Media Capital, Paes do Amaral deixou bastante claro que o que interessava era a publicidade, os conteúdos eram apenas uma desculpa para os anunciantes pagarem. Desvalorizou completamente os jornalistas e eu sai passados 3 meses.

                                                            Como é a Pub que paga uma revista, percebo perfeitamente certos artigos e a orientação de certas revistas: quem paga é quem decide...

                                                            O resultado desta politica, junto com a internet, é o desastre que está a comunicação social. O tal 4 poder que foi subjugado completamente pelo novo 4 poder: o poder económico.

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                                                              #90
                                                              "É preciso dar qualquer coisa mais ao leitor e não digo brindes de utilidade duvidosa, mas sim conteúdos interessantes e esses deixaram de aparecer nas revistas em papel, porque deixou de haver dinheiro para pagar a jornalistas que sabiam o que estavam a escrever."

                                                              Ora aí está !

                                                              Quando de vez em quando vou a UK, também fico lá a desfolhar as revistas nas prateleiras.......e já me aconteceu sair da loja com 3 ou mais revistas.....

                                                              porque raio é que cá por mais revistas que existam raramente saio com uma ?

                                                              Ora aí está: artigos com interesse feitos por gente que percebe do que está a falar/escrever....

                                                              E sim as fotos que andam pelas revistas automóveis mais vendidas hoje são uma bela trampa. Comparem com revistas -pode ser a Turbo de há 30 anos atrás ou mundo motorizado ou até o Autosport do tempo em que era de papel de jornal ou outra qualquer- e comparem....se quiserem.....eu ainda os tenho lá em casa guardados, e de vez em quando se quero ver/ler bons artigos vou ver estas preciosidades, por isso sei o que estou a dizer.

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