Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que o VW Polo 1.2 TSI (105cv) terá limitador de velocidade aos 196 kms/h ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    O homem já se retratou e pediu desculpa, coisa muito rara neste forum! Acho que não vale a pena bater mais....

    Sandro os meus parabéns pela pachorra de aturar com elegância as boca foleiras!

    Já agora esquece o assunto, 196 kms/h nesse motor é mais que bom, e mesmo que tenha limitador, sem ele não me parece que tenha muito mais para dar...


    SenhorVX, quero salientar que quando criei este tópico, não foi com intuito principal de tentar alterar esse "hipotético" limitador, mas a curiosidade de saber com toda a certeza se o mesmo existe na realidade.

    Continuo a preferir que as viaturas não possuam esses limitadores de velocidade, mesmo que saiba de antemão que mesmo sem ele, pouco mais este Polo 1.2 TSI (105cv) conseguiria ultrapassar a fasquia dos 196 kms/h (ou 190 kms/ reais), mas é um pouco aborrecido chegares a uma velocidade e repentinamente a viatura "estagnar" a sua progressão (mesmo que nessas velocidades a sua ascensão já seja relativamente lenta).

    Volto a repetir, se fôr muito simples de alterar esse "handicap", será alterado, pois de contrário ficará como saíu da linha de montagem.

    Um obrigado.

    Comentário


      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
      Então, não poderá ser isso? A falta de força para lá do regime de potência máxima e não um limite eletrónico de velocidade máxima.

      Mas CaRaMeLo, este Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7 atinge a sua velocidade máxima anunciada (190 kms/ reais/196 kms/h no digital) em 6ª velocidade aproximadamente às 5000 RPM e se fosse o caso de perder um rendimento tão acentuado após as 5000 RPM, então deduzo que de fábrica também limitassem a sua rotação às 5000 RPM (corte de injecção, o qual acontece por volta das 6000 RPM) e também se fosse essa a causa, quando deparei-me com aquela pouca acentuada descida, pelo menos em 7ª velocidade teria de ultrapassar esses 196 kms/h (nem que fosse mais um pouquito), pois engrenada essa velocidade a rotação é inferior ao regime de 5000 RPM.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
        Mas CaRaMeLo, este Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7 atinge a sua velocidade máxima anunciada (190 kms/ reais/196 kms/h no digital) em 6ª velocidade aproximadamente às 5000 RPM e se fosse o caso de perder um rendimento tão acentuado após as 5000 RPM, então deduzo que de fábrica também limitassem a sua rotação às 5000 RPM (corte de injecção, o qual acontece por volta das 6000 RPM) e também se fosse essa a causa, quando deparei-me com aquela pouca acentuada descida, pelo menos em 7ª velocidade teria de ultrapassar esses 196 kms/h (nem que fosse mais um pouquito), pois nessa velocidade a rotação é inferior ao regime de 5000 RPM.
        Tens razão, não me lembrei da questão da descida... se fosse essa a causa, na descida deveria aumentar a velocidade e não mantê-la, coisa que noto no meu, embora tenha uma quebra acentuada depois das 5500rpm. Coisa que para um motor a gasolina é "pouco" . E eu que gosto de rotações.

        Comentário


          Já agora alguém sabe se um C5 2.0 HDI 110cv tem limitador ?

          É que o ponteiro chega aos 198 ( 196 reais ) a descer, e n passa disso, mesmo prego a fundo a descer e bem.

          Comentário


            Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
            Tens razão, não me lembrei da questão da descida... se fosse essa a causa, na descida deveria aumentar a velocidade e não mantê-la, coisa que noto no meu, embora tenha uma quebra acentuada depois das 5500rpm. Coisa que para um motor a gasolina é "pouco" . E eu que gosto de rotações.


            CaRaMeLo, alguns motores actuais Turbo a gasolina preferem os baixos e médios regimes e têm um pouco de mais dificuldade a respirar na sua faixa final de rotações.

            A motorização 1.2 TSI (mesmo esta de 105cv) é um exemplo do que referi anteriormente, sentindo-se muito mais à vontade das 1500 até às 5000 RPM, do que depois desse valor ultrapassado, talvez também porque somente possui uma árvore de cames e 8 válvulas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Já agora alguém sabe se um C5 2.0 HDI 110cv tem limitador ?

              É que o ponteiro chega aos 198 ( 196 reais ) a descer, e n passa disso, mesmo prego a fundo a descer e bem.
              A que regime é que vai ?

              Há alguns dieseis com dificuldades acima das 4 mil rpms

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Já agora alguém sabe se um C5 2.0 HDI 110cv tem limitador ?

                É que o ponteiro chega aos 198 ( 196 reais ) a descer, e n passa disso, mesmo prego a fundo a descer e bem.

                EscapeLivre, mas a essa velocidade ainda estás um pouco afastado da zona de "red-line" (como será evidente, com a 5ª velocidade engrenada) ? É que a maioria dos Turbo Diesel (exceptuando alguns) chegando muito perto da entrada do "red-line" têm uma ACENTUADA perda de rendimento (mas julgo não ser este o caso, pois assim sendo nem irias efectuar essa pergunta).

                Comentário


                  v7, tivemos pensamento idêntico.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Eu também não me acredito em cavalos escondidos. Acredito-me sim em bancos de ensaios optimistas e em variâncias na altura dos testes de potência.
                    Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                    MadDragon, eu também sou de opinião idêntica.

                    Acredita que não sou muito curioso em saber que potência real tem mesmo certa motorização, basta-me um pouco o anunciado pelo construtor e depois o que dou mais importância é o que realmente essa mesma motorização me consegue transmitir na estrada.

                    Mas compreendo de certo modo alguns quererem saber em banco de potência o valor passado para o "papel".
                    Recomendo a ambos que dêm uma vista de olhos aqui

                    http://forum.autohoje.com/multimedia...sode-19-a.html

                    Isto é como as bruxas, podemos não acreditar, mas lá que elas andam para aí, andam !

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Recomendo a ambos que dêm uma vista de olhos aqui

                      http://forum.autohoje.com/multimedia...sode-19-a.html

                      Isto é como as bruxas, podemos não acreditar, mas lá que elas andam para aí, andam !


                      v7, como não tive paciência e concentração para estar a ver o vídeo na sua totalidade e se tu não te importares que valores de potência anunciadas são declaradas para essas berlinas velozes e as potências que foram medidas no banco ? Esse BMW Alpina é uma versão de fábrica ?

                      Obrigado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                        v7, como não tive paciência e concentração para estar a ver o vídeo na sua totalidade e se tu não te importares que valores de potência anunciadas são declaradas para essas berlinas velozes e as potências que foram medidas no banco ? Esse BMW Alpina é uma versão de fábrica ?

                        Obrigado.
                        O Audi que anuncia 520 cv tem segundo eles cerca de 575 cv e o BMW Alpina (Alpina é um preparador BMW) declara 540 cv e fica um bocado aquém

                        Nos 0-60 MPH o Audi faz 3,5 seg

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A que regime é que vai ?

                          Há alguns dieseis com dificuldades acima das 4 mil rpms
                          Sim ele vai precisamente nas 4000 RPM e para passar daí em 4ª, por ex, é dificil. Será por isso?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Sim ele vai precisamente nas 4000 RPM e para passar daí em 4ª, por ex, é dificil. Será por isso?
                            Provavelmente !

                            A força dos turbo diesel que lhes permite subir bem inclinações e rebocar pesos elevados também os prende um bocado nas descidas, não são carros que habitualmente consigam tanto diferencial do plano para o descer como os carros a gasolina.


                            Além disso normalmente a queda da curva de potência é muito mais abrupta nos diesel, depois do seu pico

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Provavelmente !

                              A força dos turbo diesel que lhes permite subir bem inclinações e rebocar pesos elevados também os prende um bocado nas descidas, não são carros que habitualmente consigam tanto diferencial do plano para o descer como os carros a gasolina.


                              Além disso normalmente a queda da curva de potência é muito mais abrupta nos diesel, depois do seu pico
                              Exacto, era o que eu pensava. Mas é que como já ouvi malta dizer que com os Xantias HDI consegue chegar aos 220 km/h de ponteiro...daí ter surgido a duvida.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                O Audi que anuncia 520 cv tem segundo eles cerca de 575 cv e o BMW Alpina (Alpina é um preparador BMW) declara 540 cv e fica um bocado aquém

                                Nos 0-60 MPH o Audi faz 3,5 seg


                                Então por esse teste verificamos que existe um incremento de potência de 10% (aproximada) no Audi S8 (em relação à anunciada).

                                Se por exemplo a motorização 1.2 TSI (105cv) tiver em banco de potência um incremento aproximado de 10%, passaria para os 115cv.

                                Sei que estes exemplos não são directamente proporcionais, mas poderei acreditar que em alguns casos poderá existir um incremento aos valores anunciados e noutros um decréscimo.

                                Obrigado pela partilha.



                                PS. Fiquei é impressionado com o valor de 3,5s nos 0 aos 100 kms/h, mesmo sabendo que o Audi S8 possui tracção integral (isso são valores idênticos e próximos de um Nissan GTR, que é uma máquina quase imbatível nesse teste).
                                Editado pela última vez por SandroTrigo; 25 October 2012, 16:44.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                  Então por esse teste verificamos que existe um incremento de potência de 10% (aproximada) no Audi S8 (em relação à anunciada).

                                  Se por exemplo a motorização 1.2 TSI (105cv) tiver em banco de potência um incremento aproximado de 10%, passaria para os 115cv.

                                  Sei que estes exemplos não são directamente proporcionais, mas poderei acreditar que em alguns casos poderá existir um incremento aos valores anunciados e noutros um decréscimo.

                                  Obrigado pela partilha.



                                  PS. Fiquei é impressionado com o valor de 3,5s nos 0 aos 100 kms/h, mesmo sabendo que o Audi S8 possui tracção integral (isso são valores idênticos e próximos de um Nissan GTR, que é uma máquina quase imbatível nesse teste
                                  ).
                                  Sandro,

                                  não é dos 0-100 km/h é dos 0-60 mph ou seja aproximadamente dos 0-96 km/h o que faz diferença, pouca, mas faz !

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Sandro,

                                    não é dos 0-100 km/h é dos 0-60 mph ou seja aproximadamente dos 0-96 km/h o que faz diferença, pouca, mas faz !

                                    v7, sim eu tinha reparado nesse pormenor (0 às 60 mph, dos Americanos e Ingleses), mas é a força do hábito (os 0 aos 100 kms/h).

                                    Mas mesmo que tivessem efectuado o teste na realidade dos 0 aos 100 kms/h, como esse Audi S8 possui caixa automática, muito pouco iria perder (deduzo eu).

                                    Comentário


                                      Voltando ao tópico....

                                      sei de pelo menos um 1.2 tsi em descida bem inclinada a *15 em 5ª e salvo erro ainda faltava um pouquinho para as 6000rpm. De notar a cx bem longa mesmo, ainda tinha a 6ª, obviamente sem força para a usar a essas velocidades.
                                      Editado pela última vez por ivos; 29 October 2012, 01:29.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ivos Ver Post
                                        Voltando ao tópico....

                                        sei de pelo menos um 1.2 tsi em descida bem inclinada a *15 em 5ª e salvo erro ainda faltava um pouquinho para as 6000rpm. De notar a cx bem longa mesmo, ainda tinha a 6ª, obviamente sem força para a usar a essas velocidades.

                                        ivos, deduzo que essa motorização 1.2 TSi fosse também a variante de 105cv. Em que modelo estava inserida ?

                                        Obrigado.

                                        Comentário


                                          Ontem (4ª feira) por volta das 20:30 e ainda antes da minha mulher colocar o seu VW Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7 dentro da garagem, decidimos efectuar uma pequena saída e jantarmos por fora.

                                          Depois do jantar (aproximadamente às 22:00 horas) decidi tentar retirar a dúvida sobre se o hipotético limitador electrónico de velocidade nos 196 kms/h (no velocímetro digital) se realmente existe e como a noite estava relativamente calma, com pouca quantidade de trânsito, ausência de vento e talvez com as autoridades em "greve", entrei na autoestrada A2 através da saída da via rápida da Costa de Caparica, no sentido Almada/Setúbal, coloquei a caixa DSG7 no seu modo manual sequencial e segui tranquilamente em 7ª a rondar os 120 kms/h. Após o nó do Fogueteiro reduzi para 4ª velocidade e comecei a "embalar" o pequeno Polo para tentar chegar ao seu "limite", pois 2 kms após esse nó existe uma pequena descida, mas acreditem que desta vez ainda fiquei com mais dúvidas se realmente esse limitador electrónico de velocidade existe, pois visualizei a marca dos 197 kms/h (anteriormente somente nos 196) no velocímetro digital (no analógico precisamente nos 200 kms/h), ou seja, deduzo com este teste que provavelmente em descidas muito pouco acentuadas o limite mesmo é a própria motorização e somente numa descida acentuada poderei eventualmente retirar quaisquer dúvidas, mas acreditem que esses locais assustam-me um pouco (pelo aumento significativo de risco de acidentes).

                                          Cumprimentos a todos.

                                          PS. Já fora da autoestrada (A2), paralelo a esta, mesmo à frente da fábrica de automóveis "Autoeuropa", efectuei alguns testes de aceleração e constatei algumas curiosidades, as quais abordarei brevemente.

                                          Comentário


                                            Sandro, quantos kms leva o Polo?

                                            Comentário


                                              Não sei se já foi dito aqui, mas os carros trazem é limitador de potência (ou melhor, estão programados de uma forma que acaba por debitar X potência, com muitas variantes à mistura), quando todos os atritos se igualam à potência é quando atinge a velocidade máxima, e 196km/h para um carro com 105cv é uma velocidade realista.

                                              Se o carro dificilmente passa dos 190km/h porque é que a marca o vai limitar a 196?? Simplesmente o motor não tem mais força e os cavalos não crescem

                                              Comentário


                                                SandroTrigo:

                                                Eu no Ibiza FR quando o mesmo tinha 11k km dava sensivelmente menos 10km/h de v. máxima do que dou agora com 46k km. Isto no mesmo sítio e testado mais que uma vez.

                                                Razão ? Não sei, podem ser várias ou a combinação de algumas delas.

                                                PS: Valores no digital e de GPS, menos 3km/h para o GPS, mas em ambos com a tal diferença de 10km/h.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                  Sandro, quantos kms leva o Polo?


                                                  Gavela, presentemente possui 8500 kms.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                    Não sei se já foi dito aqui, mas os carros trazem é limitador de potência (ou melhor, estão programados de uma forma que acaba por debitar X potência, com muitas variantes à mistura), quando todos os atritos se igualam à potência é quando atinge a velocidade máxima, e 196km/h para um carro com 105cv é uma velocidade realista.

                                                    Se o carro dificilmente passa dos 190km/h porque é que a marca o vai limitar a 196?? Simplesmente o motor não tem mais força e os cavalos não crescem


                                                    WildChild, eu tenho a perfeita noção das "limitações" da motorização, tal como existem em todas as viaturas, mas como será evidente umas são mais evidentes do que noutras.

                                                    Saliento novamente que este tópico foi feito somente para tentar obter a informação se este Polo 1.2 TSI (105cv) poderia hipoteticamente possuir um limitador electrónico de velocidade programado para os 196 kms/h (marca no velocímetro digital), pois tive a sensação que chegando a essa marca existia uma estagnação repentina do seu evoluir, mas pelo meu relato descrito na página anterior podes verificar que já o valor de 197 kms/h (também no velocímetro digital) foi atingido e por isso deduzo que as limitações estão na própria motorização.

                                                    Só poderei ter todas as certezas quando tiver oportunidade do o testar numa descida com declive acentuado (desde que existam condições relativas de segurança), mas acredita que é mais por curiosidade do que por algo mais.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                      SandroTrigo:

                                                      Eu no Ibiza FR quando o mesmo tinha 11k km dava sensivelmente menos 10km/h de v. máxima do que dou agora com 46k km. Isto no mesmo sítio e testado mais que uma vez.

                                                      Razão ? Não sei, podem ser várias ou a combinação de algumas delas.

                                                      PS: Valores no digital e de GPS, menos 3km/h para o GPS, mas em ambos com a tal diferença de 10km/h.



                                                      ClioIIIRS, a minha ideia é que as motorizações quando completamente novas (ou seja, ainda em período de rodagem) estejam ligeiramente "presas" e que quando "rodadas" possam "soltar-se" um pouquito, mas na realidade vão ser umas décimas numa aceleração mais fulgurante e nalgumas recuperações e 1 ou 2 kms/h na sua velocidade máxima.

                                                      No caso em concreto do polo 1.2 TSI da minha mulher (que presentemente possui 8500 kms) e pelo que constato consegue atingir as performances anunciadas pelo fabricante, já não conseguirá "soltar-se" mais e acredita que modéstia à parte já são bastante mais que razoáveis.

                                                      Um abraço.

                                                      Comentário


                                                        Em conjunto com o teste que foi comentado e efectuado por mim na página anterior, aproveitei a grande "avenida" que se encontra logo à frente da fábrica de automóveis "Autoeuropa" e efectuei também alguns testes de aceleração e constatei algo curioso: Caixa DSG em modo manual sequencial, 1ª velocidade engrenada, acelerador completamente pressionado e verifico que a 1ª é logo "esgotada" às 5450 RPM (aproximadamente), ou seja, a própria gestão da caixa está programada para engrenar a 2ª velocidade a esse regime e não muito próximo da faixa de "Redline" (6000 RPM), como eu esperava. As seguintes velocidades já são engrenadas muito perto do regime de "Redline". Logo depois efectuei o mesmo teste em modo "S/Sport" e aí já a 1ª velocidade é "esgotada" às 5800 RPM (muito perto do Redline) e seguintes ainda mais próximas do mesmo.

                                                        O meu maior espanto é que deduzia que pelo menos o modo manual sequencial seria completamente igual ao "S/Sport" (nestes testes de aceleração) e que somente no modo "D/Drive" é que eventualmente numa aceleração deste género poderia ocorrer o que ocorreu comigo no modo manual sequencial.

                                                        Infelizmente não efectuei a mesma aceleração em modo "D/Drive" para verificar realmente se seria completamente igual ao Manual sequencial (ficará para uma próxima).

                                                        Coloco aqui estes vídeos retirados do "Youtube" para exemplificar um pouco o relatado por mim:

                                                        Em modo "S/Sport" Vw Polo 1.2 TSI (105 PS) 7DSG 0-100 km/h - YouTube

                                                        E somente em modo "D/Drive" pois não consegui encontrar um em modo manual sequencial (numa aceleração a fundo) VW Polo 1.2 TSI 0-100 km/h 8.2sec (133 HP) - YouTube

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                                          Gavela, presentemente possui 8500 kms.
                                                          Não tem muitos ainda, mas de qualquer das formas já tem quilometros para estar em "forma".
                                                          Talvez se viesses já um pouco mais embalado detrás, pudesse ter dado mais qualquer coisita... mas 200 km/h de ponteiro ali não está mau.
                                                          Em que relação deste os 200 km/h no analógico? 6ª, 7ª ?

                                                          Nesse mesmo trajecto da A2, até à saída para Coina/Autoeuropa, nas zonas mais favoráveis a Astra 1.7 CDTI 101cv coloca o ponteiro (atenção ao devido erro) nos 205 km/h...isto claro também pode depender do dia/vento...!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                            Não tem muitos ainda, mas de qualquer das formas já tem quilometros para estar em "forma".
                                                            Talvez se viesses já um pouco mais embalado detrás, pudesse ter dado mais qualquer coisita... mas 200 km/h de ponteiro ali não está mau.
                                                            Em que relação deste os 200 km/h no analógico? 6ª, 7ª ?

                                                            Nesse mesmo trajecto da A2, até à saída para Coina/Autoeuropa, nas zonas mais favoráveis a Astra 1.7 CDTI 101cv coloca o ponteiro (atenção ao devido erro) nos 205 km/h...isto claro também pode depender do dia/vento...!



                                                            Gavela, sim, a rodagem já está mais que feita e a sua motorização não se "soltará" mais (encontra-se de óptima saúde).

                                                            Duvido muito que mesmo que viesse já "embalado" da zona de Almada que superasse a marca dos 197 kms/h (no velocímeto digital). Esta marca foi atingida em 6ª velocidade (o fabricante coloca a informação que o modelo Polo com a sua motorização 1.2 TSI 105cv e caixa DSG7 atinge a sua velocidade máxima de 190 kms/h em 6ª e se fôr o de caixa manual de 6, os mesmos 190 kms/h são atingidos em 5ª).

                                                            Este meu teste foi efectuado mesmo no local onde comentas sobre a Astra 1.7 CDTI e na 4ªfeira à noite praticamente não existia vento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X