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Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

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    #31
    Hoje em dia, com caixas mais eficientes, com maior conforto na condução, suavidade nas passagens de caixa, algumas já com consumos inferiores à manuais (como na ZF de 8 vel), transmissão sequencial algumas com patilhas no volante, estou convencido que €st€ acaba mesmo por ser o maior pr€conc€ito.

    Comentário


      #32
      Basta ler muitos dos comentarios neste forum ... para perceber a razão ...

      A primeira ... é a questão de nunca terem conduzido um carro Auto ...
      A segundo é o desconhecimento total (ou ignorância) acerca do assunto , é porque gasta mais , é porque dá problemas , é porque tira o prazer de condução ... É cada uma


      Cá em casa jà à muitos anos que só entram carros de caixa auto (para mim). Que me recorde ... vou no 5º carro automatico, e zero problemas. Todos (erradamente) sem nenhuma manutenção.

      Comentário


        #33
        Mais um voto para as automáticas boas ainda sairem caras +-2000€ (no mínimo dupla embraiagem com 7vel), nos outros casos prefiro manual... não tem grande ciência nem preconceito...

        Comentário


          #34
          Penso que esta questão reside mais pelo facto de as caixas automáticas de boa qualidade só terem surgido no mercado há uns 6-8 anos, daí ainda haver pouca atracção por elas.

          Eu a conduzir só tenho experiência com a DSG e à pendura com a 7G Tronic e adorei ambas as caixas. O meu próximo carro poderá ter caixa automática com uma elevada probabilidade.

          É um conforto acrescido em quase todas as situações, especialmente no transito.

          Comentário


            #35
            Desconhecimento.

            Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
            Puramente por falsos preconceitos. Existem muitos falsos mitos associados às caixas automáticas especialmente nos mercados do sul da Europa, eu mesmo já fui dos que estive do "outro" lado mas felizmente as mentalidades estão a mudar e cada vez mais pessoas procuram este tipo de caixa e cada vez há mais opções.
            A maior parte das pessoas que diz mal ou que nunca compraria regra geral nunca experimentou ou então deu uma volta ao quarteirão e numa situação dessas não dá para se aferir das reais mais valias destas caixas.
            Já quanto aos mais "puristas" esquecem-se que muitos dos grandes desportivos pelos quais sonham apenas se encontram disponíveis com este tipo de caixa, já agora deixo aqui a pergunta, porque será?
            As caixas automáticas evoluíram muito e hoje em dia a maior parte delas permite controlar perfeitamente o carro como se de uma manual se tratasse, com a vantagem que se fartarem de estar no para arranca das nossas grandes.cidades apenas tem de colocar no modo auto e descansar.
            Resumindo, só foi pena as mentes não terem evoluído em qualidade e rapidez como as caixas automáticas o fizeram nos últimos 10 a 15 anos.
            Muito pelo preço, as caixas/embraiagens para lidar com grandes potências/binários são bastante mais caras que uma automática "convencional" em que o problema da embraiagem fica resolvida.

            Comentário


              #36
              Os meus pais não gostam, mesmo já tendo conduzido caixas da Mercedes, Porsche, Citroen e BMW se bem que na Navara não ter comprado a 3.0 V6 foi um erro porque a caixa era a do 370z, mas na altura da compra não sabíamos qual era a caixa e como nem haviam 3.0 para teste decidimos não arriscar

              Agora o Thesis e 807 não valia a pena eram caixas mais antigas e consideravelmente mais lentas, tenho ideia que eram só de 5V.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                Hoje em dia, com caixas mais eficientes, com maior conforto na condução, suavidade nas passagens de caixa, algumas já com consumos inferiores à manuais (como na ZF de 8 vel), transmissão sequencial algumas com patilhas no volante, estou convencido que €st€ acaba mesmo por ser o maior pr€conc€ito.

                Pois, enquanto o valor não for semelhante acho que pouca gente vai optar por caixa automática. Normalmente qualquer viatura nova fica pelo menos por mais 2 mil euros só pelo "upgrade" de manual para automático.

                -

                Comentário


                  #38
                  Acho que o principal factor de decisão é mesmo o superior custo de aquisição. A maior parte das pessoas nem tem uma opinião formada sobre o comportamento das caixas automáticas, por desconhecimento mesmo.

                  Já conduzi vários carros com caixas auto e só gostei de um. O 520d com caixa auto de 8v.
                  O resto (smart, chevy lumina, mitsubishi lancer, pug 307, toyota camry, subaru impreza, hyundai getz, etc..) todos uma porcaria!!

                  Depois há outra coisa... Carros auto a arrancar (as de conversor de binário) parecem aspiradores! Não consigo descrever por palavras o que quero dizer com isto, mas calculo que alguns consigam perceber o que digo.
                  E não faz nenhuma diferença se são V8 ou não...

                  Comentário


                    #39
                    Há aqui uma falsa questão.

                    Eu ainda nos anos 90 lembro-me de alugar um carro auto nos EUA (um dodge néon) com uma vetusta cx auto de 4 e apesar de ter pouco a ver com as actuais sofisticadas cx de dupla embraiagem, achar que se adaptava bem à condução de uns bons 90% da população.

                    Para o "Average Joe" o argumento da sofisticação é mais mkt que outra coisa, porque além de que 99% dos utilizadores andam em modo exclusivo auto (ou seja não utilizam o modo sequencial), coisas como sentir, controlo ou envolvimento quando aplicadas aos carros ou condução são aproximadamente chinês.

                    Comentário


                      #40
                      Até à pouco tempo também se "contavam pelos dedos" os carros a diesel. Penso que será uma evolução natural a passagem para automáticas.

                      Nunca conduzi nenhum automático mas uma coisa é certa, recentemente andei à pendura num Range Rover e num Mercedes C W203 e só de ouvir enervava...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Há aqui uma falsa questão.

                        Eu ainda nos anos 90 lembro-me de alugar um carro auto nos EUA (um dodge néon) com uma vetusta cx auto de 4 e apesar de ter pouco a ver com as actuais sofisticadas cx de dupla embraiagem, achar que se adaptava bem à condução de uns bons 90% da população.

                        Para o "Average Joe" o argumento da sofisticação é mais mkt que outra coisa, porque além de que 99% dos utilizadores andam em modo exclusivo auto (ou seja não utilizam o modo sequencial), coisas como sentir, controlo ou envolvimento quando aplicadas aos carros ou condução são aproximadamente chinês.
                        Isto faz-me lembrar o pessoal que gasta uma pipa de massa a comprar smartpnones e depois só o utilizam para fazer e receber chamadas telefónicas, coisa para que servia um básico telefone mais simples e barato

                        Comentário


                          #42
                          Como fui citado várias vezes, vou tentar responder a todos sem citações...
                          1º Conduzi um Mercedes classe E 250 cdi deste ano. Se era 7g ou outra coisa qualquer, não sei mas tenho a certeza que era a versão mais recente do carro. E conduzi-o durante 3 dias, logo, deu bem para perceber que, por um lado, adorei o carro e, por outro, detestei a caixa. Foi o único ponto negativo do carro.
                          2º Não disse que o Mercedes foi o único carro com caixa automática que conduzi. Só disse que foi o último. Do que me lembro (e, provavelmente, vão faltar carros), já conduzi um Smart roadster, um BMW S5 GT 530d e este Mercedes E 250 cdi com caixas automáticas. Odiei todas!
                          3º Não é preciso ser-se "purista", querer-se conduzir um hiper-mega-desportivo ou conduzir-se todos os dias no red-line para se detestar caixas automáticas.
                          4º O que me parece é que há aqui malta com falta de experiência na condução de carros com caixa manual.
                          5º As caixas automáticas têm limitações evidentes (pelo menos para quem tem alguma experiência com este tipo de caixas) e (quase) todas resultantes da inexistência de pedal da embraiagem. É uma questão de gosto. Eu gosto de conduzir com controlo absoluto (tanto quanto possível, óbvio) do carro. Uma caixa manual permite tal controlo num nível maior que uma caixa automática.
                          6º Não critico, não critiquei, nem criticarei quem gosta de carros com caixa automática. Como disse, é uma questão de gosto. Até posso mudar de opinião. Quem sabe? Mas, pelo menos por agora, só se ficar deficiente é que ponderarei a compra de um carro com caixa automática.

                          Comentário


                            #43
                            Caixas automaticas para mim é só para conforto porque de resto nao ha nada com agarrar na alavanca e meter outra

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Basta ler muitos dos comentarios neste forum ... para perceber a razão ...

                              A primeira ... é a questão de nunca terem conduzido um carro Auto ...
                              A segundo é o desconhecimento total (ou ignorância) acerca do assunto , é porque gasta mais , é porque dá problemas , é porque tira o prazer de condução ... É cada uma


                              Cá em casa jà à muitos anos que só entram carros de caixa auto (para mim). Que me recorde ... vou no 5º carro automatico, e zero problemas. Todos (erradamente) sem nenhuma manutenção.
                              teve sorte, eu tenho um conhecido que comprou um passat com caixa dsg, foi o seu primeiro carro de caixa automática e.....não deve comprar outro, levou um arranjo de 7000€ (sim, não escrevi mal sete mil euros)..........Cá por mim, até à data, não tive problemas com a caixa automática do meu carro, mas ando sempre com o coração nas mãos. Ouvi falar que a filha de uma antiga colega minha de trabalho teve problemas com a caixa automática do seu A3....

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Caixas automaticas para mim é só para conforto porque de resto nao ha nada com agarrar na alavanca e meter outra
                                Cada vez há mais desses, que gostam de agarrar a alavanca.

                                brincadeirinha, não é para levar a mal

                                Comentário


                                  #46
                                  Pelo o que eu li aqui,chego á conclusão que a velhinha caixa auto de conversor de binário do meu velhinho Mercedes,deve ter vindo de Marte.
                                  Posso utilizá-la manualmente,esticar-lhe as mudânças atè ao rede line,ou mais (parece ser o grande problema aqui do pessoal) fazer as reduções que quizer,enfim,há qualquer coisa aqui que me está a escapar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Gosto de sentir as ditas a entrar
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    nao ha nada com agarrar na alavanca ....
                                    Está bonito ......

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Pelo o que eu li aqui,chego á conclusão que a velhinha caixa auto de conversor de binário do meu velhinho Mercedes,deve ter vindo de Marte.
                                      Posso utilizá-la manualmente,esticar-lhe as mudânças atè ao rede line,ou mais (parece ser o grande problema aqui do pessoal) fazer as reduções que quizer,enfim,há qualquer coisa aqui que me está a escapar.
                                      O meu pai tambem tem uma dessas e apesar de reconhecer que existem melhores caixas no mercado, satisfaz plenamente.

                                      Ainda este fim de semana conduzi o carro e só posso dizer maravilhas.

                                      Faltou mencionar o botãozinho C/S. lol

                                      Comentário


                                        #49
                                        Os consumos das caixas automáticas quando comparados com uma manual são superiores. Primeiro porque mecânicamente a manual é mais eficiente e depois porque eu como condutor com uma manual posso prever o caminho. "-Vem ali uma subida, deixa-me meter uma abaixo para não ter de reduzir na subida", "-Vem ali uma descida, não preciso do turbo/binário/blá blá, deixa-me muda de mudança", "Eh pá, vou em plano com uma velocidade estabilizada, deixa-me meter a 5ª porque não vou acelerar mais", etc etc. De qualquer maneira, acho que existem "truques" a fazer com o acelerador para fazer com que a caixa suba ou não de relação.

                                        As caixas automáticas para terem consumos inferiores, fazem "batota", porque têm 7 ou 8 mudanças, o que permite obviamente baixar os consumos.

                                        Só conduzi um carro com mudanças automáticas, um Chevrolet Volt . No Volt não pude obviamente testar quando é que a caixa mudava de mudança, mas até não desgostei. Achei estranho aquilo estar em D e começar a andar sozinho, mas como tenho o hábito de por em ponto morto quando estou parado, é uma questão de hábito andar a trocar entre N e D (que fui o que fiz no test drive que fiz ao Volt ).

                                        As caixas automáticas são realmente muito confortáveis. Só gosto da DSG da VW e da ZF de 8 velocidades utilizadas nos BMW por exemplo. Se comprasse um carro novo do segmento D/E, viria com caixa automática de certeza. Agora usado não sei. As caixas automáticas não necessitam de trocar um óleo + filtro a cada x km ou y anos?

                                        Quanto ao prazer de condução, um M3 tem caixa automática e não é por ai que dá menos prazer de condução. Em carros pequenos, leves e potentes qb como por exemplo um Cooper S, acho perfeito a caixa manual, agora em berlinas potentes? Venha de lá a caixa automática. No dia a dia anda no D, quando quero anda no modo S ou no sequencial.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                          teve sorte, eu tenho um conhecido que comprou um passat com caixa dsg, foi o seu primeiro carro de caixa automática e.....não deve comprar outro, levou um arranjo de 7000€ (sim, não escrevi mal sete mil euros)..........Cá por mim, até à data, não tive problemas com a caixa automática do meu carro, mas ando sempre com o coração nas mãos. Ouvi falar que a filha de uma antiga colega minha de trabalho teve problemas com a caixa automática do seu A3....
                                          Nao é uma questao de sorte, uma caixa manual tambem avaria tal como uma Auto, nao tiro de uma para por outro. O problema que ha ca, é que é rara a pessoa, se é que ha, que consiga arranjar uma caixa auto sem o tipico discurso ''vai ter de levar uma nova'', tu vais ao USA e qualquer oficina arranja-te uma caixa.



                                          Quanto ao topico, desconhecimento e porque nao lhes compensa, ja que ca as caixas auto sao caras na altura da compra, isto porque na Europa nao o habito de as usar.


                                          Depois, a nivel de manutençao ela existe (apesar de muitos construtores nem avisarem sobre isso, o manual do meu Corsa que têm a Easytronic, nao tem qualquer tipo de aviso sobre a manutençao de tal caixa), e é cara, porque: ou é feita na marca, ou em casas de ''especialistas'' que levam mais que a marca.

                                          A nivel de conduçao, a maior parte de nos nao gosta e como é logico, estamos num forum auto... agora o ''Average Joe''? Que lhe interessa ter embraiagem ou prazer de conduçao quando vê o carro como meio de transporte? Vamos esquecer os puristas e essa conversa porque isso nao demonstra nada a realidade, a maior parte das pessoas vive ou no transito ou conduz para ir de casa-emprego, nestes caso, nao ha prazer de conduçao nem as pessoas sabem o que é isso, de maneira que a caixa auto era algo positivo para o seu modo de conduçao, quem quer conduzir mesmo... esquecer caixa auto em carros mais modestos. No transito, nao ha nada melhor que uma auto, é um conforto de longe maior, acho que ninguem tira prazer em estar a fazer ponto de embraiagem numa subida, ou estar no meio do transito na IC19 certo?




                                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                          Os consumos das caixas automáticas quando comparados com uma manual são superiores. Primeiro porque mecânicamente a manual é mais eficiente e depois porque eu como condutor com uma manual posso prever o caminho. "-Vem ali uma subida, deixa-me meter uma abaixo para não ter de reduzir na subida", "-Vem ali uma descida, não preciso do turbo/binário/blá blá, deixa-me muda de mudança", "Eh pá, vou em plano com uma velocidade estabilizada, deixa-me meter a 5ª porque não vou acelerar mais", etc etc. De qualquer maneira, acho que existem "truques" a fazer com o acelerador para fazer com que a caixa suba ou não de relação.
                                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post


                                          Nao é bem assim, a maior parte das caixas, desde ha muitos anos, têm modos manuais (conheço bem 2, com 10 anos ja com esse modo e funcionam perfeitamente). Depois, posso dar-te um exemplo: A Opel, em 2000 fez a Easytronic, uma caixa rebotizada ao estilo CMP6 (mas melhor o que é curioso), nessa altura o Corsa 1.2 que montava essa caixa, tinha no manual uma reduçao de 0,2 nos consumos face à manual. Isto porque, em modo manual, tens todo o controlo sobre a caixa. Estamos a falar de uma caixa com mais de 10 anos, hoje em dia, a maioria das caixas auto no segmento C (e mesmo B no caso da DSG) ja têm um tipo de programaçao para diminuir os consumos, usando mais as baixas e sendo mais inteligentes e rapidas nas suas decisoes.

                                          Editado pela última vez por Drifter; 03 December 2012, 15:39.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Nao é uma questao de sorte, uma caixa manual tambem avaria tal como uma Auto, nao tiro de uma para por outro. O problema que ha ca, é que é rara a pessoa, se é que ha, que consiga arranjar uma caixa auto sem o tipico discurso ''vai ter de levar uma nova'', tu vais ao USA e qualquer oficina arranja-te uma caixa.



                                            Quanto ao topico, desconhecimento e porque nao lhes compensa, ja que ca as caixas auto sao caras na altura da compra, isto porque na Europa nao o habito de as usar.


                                            Depois, a nivel de manutençao ela existe (apesar de muitos construtores nem avisarem sobre isso, o manual do meu Corsa que têm a Easytronic, nao tem qualquer tipo de aviso sobre a manutençao de tal caixa), e é cara, porque: ou é feita na marca, ou em casas de ''especialistas'' que levam mais que a marca.

                                            A nivel de conduçao, a maior parte de nos nao gosta e como é logico, estamos num forum auto... agora o ''Average Joe''? Que lhe interessa ter embraiagem ou prazer de conduçao quando vê o carro como meio de transporte? Vamos esquecer os puristas e essa conversa porque isso nao demonstra nada a realidade, a maior parte das pessoas vive ou no transito ou conduz para ir de casa-emprego, nestes caso, nao ha prazer de conduçao nem as pessoas sabem o que é isso, de maneira que a caixa auto era algo positivo para o seu modo de conduçao, quem quer conduzir mesmo... esquecer caixa auto em carros mais modestos. No transito, nao ha nada melhor que uma auto, é um conforto de longe maior, acho que ninguem tira prazer em estar a fazer ponto de embraiagem numa subida, ou estar no meio do transito na IC19 certo?

                                            Concordo com quase tudo aquilo que disse, mas por vezes temos de nos render à realidade do país em que vivemos, e cá, fica mais caro arranjar uma caixa automática, ainda que em termos de fiabilidade possa ser semelhante às manuais, talvez por isso muitas pessoas optem por as enviar para outros países (há quem o faça para Inglaterra por exemplo) porque, mesmo com os custos do transporte, fica mais barato.

                                            Quanto ao prazer de condução, eu gosto tanto de conduzir hoje como quando comecei a conduzir, por mim passaria o dia a conduzir, a minha mulher detesta sair comigo de carro por isso mesmo, tenho dificuldades em parar. Sempre gostei de carros com caixa automática, fiz bastantes Km em França ao volante de um golf cabrio 1.8, mas com o passar dos anos e com o tipo de condução (que com o passar dos anos se altera), aprecio mais hoje as caixas automáticas.

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                                              #52
                                              Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                              Os consumos das caixas automáticas quando comparados com uma manual são superiores. Primeiro porque mecânicamente a manual é mais eficiente e depois porque eu como condutor com uma manual posso prever o caminho. "-Vem ali uma subida, deixa-me meter uma abaixo para não ter de reduzir na subida", "-Vem ali uma descida, não preciso do turbo/binário/blá blá, deixa-me muda de mudança", "Eh pá, vou em plano com uma velocidade estabilizada, deixa-me meter a 5ª porque não vou acelerar mais", etc etc. De qualquer maneira, acho que existem "truques" a fazer com o acelerador para fazer com que a caixa suba ou não de relação.

                                              As caixas automáticas para terem consumos inferiores, fazem "batota", porque têm 7 ou 8 mudanças, o que permite obviamente baixar os consumos.

                                              Só conduzi um carro com mudanças automáticas, um Chevrolet Volt . No Volt não pude obviamente testar quando é que a caixa mudava de mudança, mas até não desgostei. Achei estranho aquilo estar em D e começar a andar sozinho, mas como tenho o hábito de por em ponto morto quando estou parado, é uma questão de hábito andar a trocar entre N e D (que fui o que fiz no test drive que fiz ao Volt ).

                                              As caixas automáticas são realmente muito confortáveis. Só gosto da DSG da VW e da ZF de 8 velocidades utilizadas nos BMW por exemplo. Se comprasse um carro novo do segmento D/E, viria com caixa automática de certeza. Agora usado não sei. As caixas automáticas não necessitam de trocar um óleo + filtro a cada x km ou y anos?

                                              Quanto ao prazer de condução, um M3 tem caixa automática e não é por ai que dá menos prazer de condução. Em carros pequenos, leves e potentes qb como por exemplo um Cooper S, acho perfeito a caixa manual, agora em berlinas potentes? Venha de lá a caixa automática. No dia a dia anda no D, quando quero anda no modo S ou no sequencial.
                                              Se experimentaste esporadicamente uma caixa automatica não conheces a forma de a conduzir. E à que perder alguns habitos para fazer bons consumos.
                                              Com o tempo acabas por fazer milagres...

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                Pelo o que eu li aqui,chego á conclusão que a velhinha caixa auto de conversor de binário do meu velhinho Mercedes,deve ter vindo de Marte.
                                                Posso utilizá-la manualmente,esticar-lhe as mudânças atè ao rede line,ou mais (parece ser o grande problema aqui do pessoal) fazer as reduções que quizer,enfim,há qualquer coisa aqui que me está a escapar.
                                                Vamos lá ver se me consigo explicar com uma pergunta...
                                                E podes dosear o nível de intromissão da embraiagem em cada uma das mudanças?

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Nao é uma questao de sorte, uma caixa manual tambem avaria tal como uma Auto, nao tiro de uma para por outro. O problema que ha ca, é que é rara a pessoa, se é que ha, que consiga arranjar uma caixa auto sem o tipico discurso ''vai ter de levar uma nova'', tu vais ao USA e qualquer oficina arranja-te uma caixa.


                                                  Que exagero: "nos USA em qualquer oficina arranjam uma caixa automatica"!!!

                                                  Primeiro as caixas automaticas de à 30-40anos, um bom mecânico arranjava, vi reparar muitas.

                                                  As caixas automaticas de hoje nem vale a pena tentar reparar, pois nenhuma marca disponibiliza peças, actualmente em Portugal até para uma caixa manual tens dificuldade em arranjar peças e demoram pois são pedidas à fabrica, excepção de rolamentos que podes conseguir na propria marca dos rolamentos, ou algum tirante, casquilho, que seja usual desgastar nalgum tipo de caixa, agora carretos, sincronizadores, veios é para esquecer. Para não falar que a reparação do "miolo" de uma caixa mesmo manual, só em peças rapidamente excede o valor de uma caixa usada.

                                                  Para além disso hoje existem diversos tipos de caixas automaticas, não são todas parecidas como à 40 anos.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                    A aversão às caixas automáticas, na minha opinião, está relacionada com aquilo que era uma caixa automática no "tempo da guerra"... caixas lentas, sem possibilidade de personalização de desempenho, etc. Hoje em dia, já não faz sentido. São caixas incrivelmente rápidas, com patilhas no volante, desempenhos mais desportivos se assim se quiser, etc.

                                                    Façam o seguinte: peguem nessas pessoas que têm aversão às caixas automáticas e metam-nos a conduzir um segmento C ou D com caixa automática e com patilhas no volante. Se quiserem mesmo impressionar, é fazê-los experimentar um Porsche ou um Ferrari....

                                                    Num Ferrari...
                                                    Se eu tivesse dinheiro para um Ferrari, a primeira coisa que perguntava era se tinham a versão cx manual, nem que tivesse de gastar mais para ter a manual.
                                                    Ficassem com porcaria da automática quem quisesse.
                                                    Num Ferrari quer-se um veiculo rápido e que exista a sensação de ligação e interacção com o condutor, quer-se uma grelha platinada com o esquema esculpido, onde a manete á homem se possa deslocar, comandado pelo homem e guiado pela escultura, os betinhos, homens de idade ou os ereges é que usam umas orelhas num volante ou um dildo na consola central.


                                                    ps: automáticas podem ser muito boas, para quem gosta, conforto ou tem perguiça, ainda aceito essas razões, agora como já li, aqui, que quem usa cx automatica, pode dispensar mais atenção aos passarinhos e á estrada.. lol... sem cabimento.
                                                    Com manual, faz-se o mesmo com a mesma atenção.
                                                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 December 2012, 16:17.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      Que exagero: "nos USA em qualquer oficina arranjam uma caixa automatica"!!!

                                                      Primeiro as caixas automaticas de à 30-40anos, um bom mecânico arranjava, vi reparar muitas.

                                                      As caixas automaticas de hoje nem vale a pena tentar reparar, pois nenhuma marca disponibiliza peças, actualmente em Portugal até para uma caixa manual tens dificuldade em arranjar peças e demoram pois são pedidas à fabrica, excepção de rolamentos que podes conseguir na propria marca dos rolamentos, ou algum tirante, casquilho, que seja usual desgastar nalgum tipo de caixa, agora carretos, sincronizadores, veios é para esquecer. Para não falar que a reparação do "miolo" de uma caixa mesmo manual, só em peças rapidamente excede o valor de uma caixa usada.

                                                      Para além disso hoje existem diversos tipos de caixas automaticas, não são todas parecidas como à 40 anos.
                                                      Acho que deu para perceber que esta a exagerar propositadamente... o nivel de complexidade das caixas de hoje em dia é sem duvida enorme, e dificeis de reparar. O problema é ca, é dificil arranjares alguem que perceba realmente da coisa, por vezes nem na marca te safas


                                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                      Num Ferrari...
                                                      Se eu tivesse dinheiro para um Ferrari, a primeira coisa que perguntava era se tinham a versão cx manual, nem que tivesse de gastar mais para ter a manual.
                                                      Ficassem com porcaria da automática quem quisesse.
                                                      Num Ferrari quer-se um veiculo rápido e que exista a sensação de ligação e interacção com o condutor, quer-se uma grelha platinada com o esquema esculpido, onde a manete á homem se possa deslocar, comandado pelo homem e guiado pela escultura, os betinhos, homens de idade ou os ereges é que usam umas orelhas num volante ou um dildo na consola central.


                                                      ps: automáticas podem ser muito boas, para quem gosta ou tem perguiça, ainda aceito essas razões, agora como já li, aqui, que quem usa cx automatica, pode dispensar mais atenção aos passarinhos e á estrada.. lol... sem cabimento.
                                                      Com manual, faz-se o mesmo com a mesma atenção.
                                                      O problema é, ate que ponto consegue uma caixa manual aguenta bem a exigencia de utilizaçao de um Ferrari? Da para perceber o que a Porsche fez à embraiagem do Carrera GT para conseguir colocar la uma caixa manual. Alias, acho que nem a Ferrari nem a Lambo têm caixas manuais, mesmo como opcionais.

                                                      As caixas auto, para alem de tere simplificado a conduçao de um superdesportivo (acho que nao ha muitas duvidas que conduzir um Murcielago manual seja algo mais penoso, por toda a envolvência da coisa), conseguem tirar mais proveito do motor tendo passagens mais rapidas, e aguentam mais a exigencia de tais motores. Como é claro, tens uma Pagani que ate à pouco tempo tinha caixas manuais de serie (penso).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Caixas automáticas é para velhotes e preguiçosos

                                                        Eu por acaso não gosto e sempre que comprar um carro irei sempre optar por uma caixa manual. Afinal eu é que decido que mudança meter, como a meter e quando devo trocar de caixa.

                                                        Alem disso é um extra que é caro, mais probabilidades de avariar e qualquer componente que se tenha que trocar é um balurdio... para mim é caixa manual SEMPER!!!!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          Acho que deu para perceber que esta a exagerar propositadamente... o nivel de complexidade das caixas de hoje em dia é sem duvida enorme, e dificeis de reparar. O problema é ca, é dificil arranjares alguem que perceba realmente da coisa, por vezes nem na marca te safas




                                                          O problema é, ate que ponto consegue uma caixa manual aguenta bem a exigencia de utilizaçao de um Ferrari? Da para perceber o que a Porsche fez à embraiagem do Carrera GT para conseguir colocar la uma caixa manual. Alias, acho que nem a Ferrari nem a Lambo têm caixas manuais, mesmo como opcionais.

                                                          As caixas auto, para alem de tere simplificado a conduçao de um superdesportivo (acho que nao ha muitas duvidas que conduzir um Murcielago manual seja algo mais penoso, por toda a envolvência da coisa), conseguem tirar mais proveito do motor tendo passagens mais rapidas, e aguentam mais a exigencia de tais motores. Como é claro, tens uma Pagani que ate à pouco tempo tinha caixas manuais de serie (penso).

                                                          Uma caixa manual aguenta aquilo para que foi desenhada seja num dumper, seja num utilitário, camião, tractor ou mesmo superdesportivo, a peça fragil aí pode ser a embraiagem, estar ou não projetada para aguentar o binário/potencia do motor.

                                                          A Ferrari produziu, veiculos com ambas, caso existam séries sem manual, deve ser uma questão de custo, o cliente pagando, deve poder ter uma caixa manual, afinal a casa fabrica praticamente desde a porca ao motor.
                                                          E existem caixas manuais que servem em multiplos modelos de motores e conseguem ser ajustadas, independetemente de serem modelos novos ou antigos.
                                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 December 2012, 17:06.

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                                                            #59
                                                            Em Portugal é basicamente o preconceito e maior preço.

                                                            Para carros do dia-a-dia acho que caixas manuais estão completamente ultrapassadas, não fazem sentido nenhum e já deviam ter desaparecido há muito.
                                                            Em carros de fim de semana e tal ainda aceito que haja pessoal que gosta de ter a maior envolvencia do controlo da embraiagem, mas mesmo assim eu preferia uma boa DCT/PDK/DSG/etc.

                                                            Desde que experimentei a minha primeira caixa automatica que fiquei fã, e nem era nada de especial. O meu próximo carro será automático sem qualquer dúvida.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                              Como fui citado várias vezes, vou tentar responder a todos sem citações...
                                                              1º Conduzi um Mercedes classe E 250 cdi deste ano. Se era 7g ou outra coisa qualquer, não sei mas tenho a certeza que era a versão mais recente do carro. E conduzi-o durante 3 dias, logo, deu bem para perceber que, por um lado, adorei o carro e, por outro, detestei a caixa. Foi o único ponto negativo do carro.
                                                              2º Não disse que o Mercedes foi o único carro com caixa automática que conduzi. Só disse que foi o último. Do que me lembro (e, provavelmente, vão faltar carros), já conduzi um Smart roadster, um BMW S5 GT 530d e este Mercedes E 250 cdi com caixas automáticas. Odiei todas!
                                                              3º Não é preciso ser-se "purista", querer-se conduzir um hiper-mega-desportivo ou conduzir-se todos os dias no red-line para se detestar caixas automáticas.
                                                              4º O que me parece é que há aqui malta com falta de experiência na condução de carros com caixa manual.
                                                              5º As caixas automáticas têm limitações evidentes (pelo menos para quem tem alguma experiência com este tipo de caixas) e (quase) todas resultantes da inexistência de pedal da embraiagem. É uma questão de gosto. Eu gosto de conduzir com controlo absoluto (tanto quanto possível, óbvio) do carro. Uma caixa manual permite tal controlo num nível maior que uma caixa automática.
                                                              6º Não critico, não critiquei, nem criticarei quem gosta de carros com caixa automática. Como disse, é uma questão de gosto. Até posso mudar de opinião. Quem sabe? Mas, pelo menos por agora, só se ficar deficiente é que ponderarei a compra de um carro com caixa automática.
                                                              Não poderia estar mais em desacordo.... a minha experiencia com caixas auto (e vão faltar modelos) inclui a 7g a 5g a dsg a multitronic as ZF da BMW e da jag as BMW velhinhas, as de 6v, uma da citroen, as da smart, tiptronic da vw, da porsche, as pdk, a smg... com caixas manuais faço cerca de 60% dos meus kms... portanto acho que existe um minimo de fundamento na minha opiniao.

                                                              No caso especifico, a 7G nao é é uma boa caixa como é uma caixa que melhora indiscultivelmente o carro. Depois de conduzir um 250 cdi manual e um 7G (tenho uns 5000 a 10000kms em cada) só um urso preferiria a manual... Além de que ao fim de uns milhares de kms podiamos ver qual saia mais cara...

                                                              Meter mudanças é giro, é um facto, mas a verdade é que hoje em dia se consegue extrair tanto ou mais de um carro do que com uma manual e isso é inegável... Se formos relaistas rapidamente constatamos que hoje em dia uma boa caixa auto faz tudo melhor que uma manual, seja em pista, seja m cidade seja no que for, o que, como já disse faz com que meter mudanças seja "só giro".

                                                              Apesar de tudo e de reconhecer que o auto será a tendência gostava de ter sempre um carro manual na garagem...

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