Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
    Usar "ajudas" ou não usar.

    Se nunca usas as "ajudas", na vida real, em muitos casos, não justifica o preço superior da caixa auto. Se compras uma caixa auto para andar sempre no modo manual, qual é o sentido?
    Porque se gosta do modo sequencial.

    Edit: Eu mudo de automático para sequencial consoante o tipo de estrada e/ou condução que estou a praticar.
    Editado pela última vez por Jbranco; 05 December 2012, 10:50.

    Comentário


      As poucas automáticas que experimentei (não muitas) eram lentas e mantinham o motor numa mudança que nem sempre me parecia a mais apropriada. Mesmo com selecção manual demoravam uma eternidade. Experimentei também um Prius com CVT e foi a coisa que ainda apelidei mais de "agradável".

      No trânsito, sim, é um conforto grande a caixa automática. Em estrada esta vantagem desaparece consideravelmente.

      Contudo, a avaliar por muito do que leio, há caixas automáticas excepcionalmente boas e rápidas. Nunca tive o prazer de experimentar nenhuma.

      Face a um negócio, não teria preconceito em escolher uma automática, pesando sempre:
      - Agradabilidade da caixa (tipo Smart não, muito obrigado, outras pode ser que sim, que goste);
      - Consumos;
      - Custo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
        Usar "ajudas" ou não usar.

        Se nunca usas as "ajudas", na vida real, em muitos casos, não justifica o preço superior da caixa auto. Se compras uma caixa auto para andar sempre no modo manual, qual é o sentido?

        Apenas quis dizer que acredito que nem todos deixam de comprar caixas auto por desconhecimento. Conheço pessoas que compraram caixas auto por puro comodismo e outras por necessidade de auto, ou seja, onde a função auto é essencial, e continuam "fieis", apesar de maior custo. Outros que já tiveram auto e voltaram às manuais, uma vez que a função auto não era de todo importante e na hora da compra ainda havia dif€rença.
        claro há vários fatores para a decisão, no meu caso - e sempre que puder - vou escolher um carro com cx auto, porque na maior parte das vezes faço condução normal e relaxada, e para isso a auto é imbatível. Como disse ainda, há carros e carros, há uns que nem há cx auto

        Comentário


          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          claro há vários fatores para a decisão, no meu caso - e sempre que puder - vou escolher um carro com cx auto, porque na maior parte das vezes faço condução normal e relaxada, e para isso a auto é imbatível. Como disse ainda, há carros e carros, há uns que nem há cx auto
          E há outros em que não há manual.

          Comentário


            repetido

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Porque se gosta do modo sequencial.

              Edit: Eu mudo de automático para sequencial consoante o tipo de estrada e/ou condução que estou a praticar.
              A questão é mesmo essa: tu mudas, vais alternando consoante o gosto.

              O exemplo que coloquei é quem anda sempre no modo sequencial.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                E há outros em que não há manual.
                Pelo que vi o F10 não tem manual. Mas como alegadamente a caixa auto é soberba, está "perdoado".

                edit: estava a pensar nas versões base, mas vi que até um 535i tem opção de caixa manual...

                O 535d é que não.
                Editado pela última vez por Obtuso; 05 December 2012, 12:09.

                Comentário


                  Eu penso que no momento em que uma caixa automatica supera o desempenho que se pode fazer com uma manual, a maioria das pessoas vai querer automatica.

                  É fixe controlar as mudanças, mas até que ponto fazemos esse controle fora de serie, que o carro por si proprio não faria, ou até faria melhor? depende.

                  Se a caixa automatica trabalha eficientemente, quando fazemos uma condução mais desportiva ficamos mais concentrados no tacto do volante e pedais, dando uma sensação tambem interessante...

                  É relativo, ambas podem dar dois prazeres de condução diferentes.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                    Eu penso que no momento em que uma caixa automatica supera o desempenho que se pode fazer com uma manual, a maioria das pessoas vai querer automatica.

                    É fixe controlar as mudanças, mas até que ponto fazemos esse controle fora de serie, que o carro por si proprio não faria, ou até faria melhor? depende.

                    Se a caixa automatica trabalha eficientemente, quando fazemos uma condução mais desportiva ficamos mais concentrados no tacto do volante e pedais, dando uma sensação tambem interessante...

                    É relativo, ambas podem dar dois prazeres de condução diferentes.
                    na minha opinião a grande viragem dá-se recentemente quando alguns modelos com cx auto apresentam valores de eficiência superiores à versão cx manual.

                    Nomeadamente consumos e CO2, para mim é um feito e significa que a cx auto ultrapassou o condutor na gestão da cx

                    No passado era normal os carros com cx auto gastaram 1 a 2l mais, agora não é assim.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                      ps: talvez alguns mitos tenham razão de ser, no caso da fiabilidade as automaticas evoluiram muito, mas ainda não estão ao nivel das manuais, se existir um azar, irão desejar ter comprado uma manual, tal é o elevado custo de arranjo ou substituição.
                      Vejo aqui gente a falar da falta de fiabilidade das caixas automaticas.
                      Vocês sabem que uma caixa automatica que seja conversor de binario é muito mais fiavel que uma caixa manual, tem menos partes e é mais simples. E não tem chips nenhums, é simplesmente mecânica.

                      A nivel de consumos podem tb parar com tretas porque os consumos de uma caixa manual dependem do condutor e portanto uma caixa manual com um nabo ao volante gasta mais que uma automática.

                      Vocês estão a falar de caixas automáticas com patilhas no volante... Isso são caixas robotizadas. São iguais as manuais, só que as engrenagens são movidas electronicamente.

                      Preço: Quanto ao preço, as caixa de conversor de binario só são mais caras pela falta de oferta, provavelmente o custo de produção até é mais baixo.
                      Cá na europa um carro com caixa auto era mais caro porque só vendiam os topo de gama com caixa automatica. Por exemplo, um punto com caixa automatica era mais caro que um manual porque para alem do ligeiro acrescimo da raridade de encomendas só as tinham disponiveis no 1.6 ELX que era o maior motor e o maior nivel de equipamento.

                      Ainda estou para ver alguem aqui com uma caixa de conversor de binario a dizer que esta se avariou. Aliás um carro com esse tipo de caixa não precisa de embraiagens novas. Já um carro manual, problema comum...

                      Dito isto, um conversor de binario precisa de binario. E cá na europa só agora com os turbodiesels é que começamos a ter mais carros com bom binario. Um motor 1000 numa rua a subir com caixa automatica, era até ao redline.
                      A geografia das nossas cidade não é igual à das americanas. Os carros cá não tem motores com tanta cilindrada.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        na minha opinião a grande viragem dá-se recentemente quando alguns modelos com cx auto apresentam valores de eficiência superiores à versão cx manual.

                        Nomeadamente consumos e CO2, para mim é um feito e significa que a cx auto ultrapassou o condutor na gestão da cx

                        No passado era normal os carros com cx auto gastaram 1 a 2l mais, agora não é assim.
                        Nos rolos sim, no mundo real, para versões equivalentes, cx manual permite melhores consumos. Se essa diferença é desprezível para muita gente ? Sem dúvida. Se a diferença é muito menor que em tempos ? Igualmente sem dúvida.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          Nos rolos sim, no mundo real, para versões equivalentes, cx manual permite melhores consumos. Se essa diferença é desprezível para muita gente ? Sem dúvida. Se a diferença é muito menor que em tempos ? Igualmente sem dúvida.
                          Gostava de saber o teu termo de comparação real

                          O meu é 250 manual e um 250 auto (o primeiro com pneus 245 F/T e o segundo com 255 F e 285 T).

                          Adivinha lá quem faz melhores consumos

                          Havendo caixas auto melhores que a 7G, não tenho a menor dúvida que há muitas auto que permitem consumos inferiores às manuais.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Gostava de saber o teu termo de comparação real

                            O meu é 250 manual e um 250 auto (o primeiro com pneus 245 F/T e o segundo com 255 F e 285 T).

                            Adivinha lá quem faz melhores consumos

                            Havendo caixas auto melhores que a 7G, não tenho a menor dúvida que há muitas auto que permitem consumos inferiores às manuais.
                            A da BMW de 8v e dupla embraiagem anuncia isso mesmo, um consumo ligeiramente inferior.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por cfduarte Ver Post
                              A caixa não tem "N"? Bastava engatar o "N" e largar o travão...
                              A caixa tem N, mas enquanto se põe em N e se espera o resultado, o tempo é práticamente o mesmo de colocar em R, com um pézinho na embraiagem, o resultado é imediato. Não estou contudo a queixar-me, gosto muito de caixas automáticas, já era grande defensor muitos anos antes de ter chegado a moda!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PMP1337 Ver Post
                                Vejo aqui gente a falar da falta de fiabilidade das caixas automaticas.
                                Vocês sabem que uma caixa automatica que seja conversor de binario é muito mais fiavel que uma caixa manual, tem menos partes e é mais simples. E não tem chips nenhums, é simplesmente mecânica.

                                A nivel de consumos podem tb parar com tretas porque os consumos de uma caixa manual dependem do condutor e portanto uma caixa manual com um nabo ao volante gasta mais que uma automática.

                                Vocês estão a falar de caixas automáticas com patilhas no volante... Isso são caixas robotizadas. São iguais as manuais, só que as engrenagens são movidas electronicamente.

                                Preço: Quanto ao preço, as caixa de conversor de binario só são mais caras pela falta de oferta, provavelmente o custo de produção até é mais baixo.
                                Cá na europa um carro com caixa auto era mais caro porque só vendiam os topo de gama com caixa automatica. Por exemplo, um punto com caixa automatica era mais caro que um manual porque para alem do ligeiro acrescimo da raridade de encomendas só as tinham disponiveis no 1.6 ELX que era o maior motor e o maior nivel de equipamento.

                                Ainda estou para ver alguem aqui com uma caixa de conversor de binario a dizer que esta se avariou. Aliás um carro com esse tipo de caixa não precisa de embraiagens novas. Já um carro manual, problema comum...

                                Dito isto, um conversor de binario precisa de binario. E cá na europa só agora com os turbodiesels é que começamos a ter mais carros com bom binario. Um motor 1000 numa rua a subir com caixa automatica, era até ao redline.
                                A geografia das nossas cidade não é igual à das americanas. Os carros cá não tem motores com tanta cilindrada.
                                O problema é que não há só caixas auto de conversor de binário.

                                Tens:

                                Auto com conversor de binário
                                Auto com embraiagem (Mercedes)
                                "Manual" Dupla embraiagem (DSG, PDK, etc)
                                "Manual" Uma Embraiagem (Lambo, Lexus LFA, etc)
                                CVT 1 "mudança" (Nissan, Scooters, etc)
                                CVT varias "mudanças" (Audi, etc)

                                e deve haver mais configurações.
                                Entre essas de certeza que é usada muita electronica que pode avariar, coisa que acontece e que para mim é o único senão da tecnologia, o custo de reparação.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                  O problema é que não há só caixas auto de conversor de binário.

                                  Tens:

                                  Auto com conversor de binário
                                  Auto com embraiagem (Mercedes)
                                  "Manual" Dupla embraiagem (DSG, PDK, etc)
                                  "Manual" Uma Embraiagem (Lambo, Lexus LFA, etc)
                                  CVT 1 "mudança" (Nissan, Scooters, etc)
                                  CVT varias "mudanças" (Audi, etc)

                                  e deve haver mais configurações.
                                  Entre essas de certeza que é usada muita electronica que pode avariar, coisa que acontece e que para mim é o único senão da tecnologia, o custo de reparação.
                                  Basicamente tens três: Conversor de binário; embraiagem (uma ou duas) e variação continua. O resto é "software" e comandos de software de um ou outro tipo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Basicamente tens três: Conversor de binário; embraiagem (uma ou duas) e variação continua. O resto é "software" e comandos de software de um ou outro tipo.
                                    Yep. É mais ou menos o que tinha dito...acrescentaria ainda a robotizada - caixa tipo a do Stilo que o Iuri teve. No papel deveria ser a melhor...na prática sempre foi complexa de funcionar bem.

                                    O problema é que o "comportamento" que temos com o carro altera-se completamente dependendo dessas caixas. Se uma boa auto (já começam a aparecer, mas são raras) ou uma média/boa tipo DSG são de facto (para mim) melhorias a uma manual...já uma tipica auto com aquele arrastar do conversor ou uma CVT que leva o arrastar ao fenomeno que designo por aspirador ...detesto

                                    Comentário


                                      As mudanças manuais tem uma certa graça e uma certa pureza.

                                      Accionar a embraiagem com o pé é um acto em si engraçado, acho que isto no futuro vai ficar sempre como uma coisa castiça.

                                      É giro ter os vários actos, que implicam trocar de velocidade, mecanizados na nossa cabeça.

                                      Às vezes apete-se mesmo pegar na manete e enfiá-la, há dias que gosto de o fazer devagar, outros dias é à bruta. Mas também sabe bem às vezes haver alguém que nos tome conta da manete e faça dela o que quiser (no fundo o trabalho da cx automática ), deixar-mos a nossa manete aos cuidados de outra (pessoa) também dá muito prazer, principalmente se for alguém com jeito para as meter e que consiga advinhar se nos apetece mais devagar ou mais vigorosamente.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                        A da BMW de 8v e dupla embraiagem anuncia isso mesmo, um consumo ligeiramente inferior.
                                        se a 8V que referes é a que equipa as versões à "civil" do Série 3 (320d, 330d, etc) e Série 5 (520, 525d, 530d), não é dupla embraiagem, mas sim conversor de binário. Para mim a melhor caixa auto do mercado de conversor de binário, e construída pela ZF
                                        a DKG (BMW) que equipa(va) o E9X 335i e E9X M3 são penso eu de 7V e de dupla embraiagem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          Confundes o facto de haver barbaridades com a paixao automovel .

                                          Pelos vistos nao sabes o que é a paixao automovel de sentir o carro de sentir o motor pois se nao nao estavas a falar de trofeus nem a relacionar o facto de a malta que tem esta paixao , ao facto de fazer as passagens de caixa e de sentir que a caixa manual nos transmite o feeling do motor a sinistralidade da estrada .

                                          Eu tambem vejo muitas barbaridades mas em nada está relacionado com "caixas"

                                          Tens de rever os teus conceitos e de fazer relaçoes em condiçoes .
                                          Eu não estou a confundir as barbaridades com as caixas.
                                          O meu português até pode não ser o melhor, mas a intenção é associar as barbaridades aos supostos Fittipaldis, pois quando acerca de uma condução do dia a dia banal se começam a discutir milésimas de segundo, quando muito centésimas numa troca de relação, creio que está tudo dito. Numa utilização diária estar a falar num ponta tacão?????? Quem é que no dia a dia se preocupa com isto no meio de uma cidade por exemplo? Ou será que vocês passam o dia inteiro a conduzir no Autódromo do Estoril?
                                          Tenho mais de 6 digitos de kms percorridos com os mais diversos automóveis de cx manual e já levo umas centenas de milhares em carros de cx automática, e mesmo conduzindo actualmente a 2ª cx automatica/robotizada mais depreciada aqui no fórum, posso dizer que se tiver na disposição consigo tirar prazer em conduzir o meu carro em modo desportivo no modo sequencial e que 90% do que aqui foi falado acerca do que é possível ou não fazer com uma cx automática resulta de má informação (que começa com muitos comerciais da marca) das pessoas, do diz que disse e afins.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            As mudanças manuais tem uma certa graça e uma certa pureza.

                                            Accionar a embraiagem com o pé é um acto em si engraçado, acho que isto no futuro vai ficar sempre como uma coisa castiça.

                                            É giro ter os vários actos, que implicam trocar de velocidade, mecanizados na nossa cabeça.

                                            Às vezes apete-se mesmo pegar na manete e enfiá-la, há dias que gosto de o fazer devagar, outros dias é à bruta. Mas também sabe bem às vezes haver alguém que nos tome conta da manete e faça dela o que quiser (no fundo o trabalho da cx automática ), deixar-mos a nossa manete aos cuidados de outra (pessoa) também dá muito prazer, principalmente se for alguém com jeito para as meter e que consiga advinhar se nos apetece mais devagar ou mais vigorosamente.


                                            (malandrice...)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                              Yep. É mais ou menos o que tinha dito...acrescentaria ainda a robotizada - caixa tipo a do Stilo que o Iuri teve. No papel deveria ser a melhor...na prática sempre foi complexa de funcionar bem.

                                              O problema é que o "comportamento" que temos com o carro altera-se completamente dependendo dessas caixas. Se uma boa auto (já começam a aparecer, mas são raras) ou uma média/boa tipo DSG são de facto (para mim) melhorias a uma manual...já uma tipica auto com aquele arrastar do conversor ou uma CVT que leva o arrastar ao fenomeno que designo por aspirador ...detesto
                                              não imagino sequer um desportivo ou algo com pretensões a desportivo andar como um aspirador (CVT), mas para o dia-a-dia é a cx mais confortável que há, e em recuperações não há melhor. De resto é um autêntico aspirador, ou scooter

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Sim ponta-tacão.

                                                Então estou como o outro user, não estou a perceber o que queres dizer com
                                                Confesso que tenho dificuldades em explicar melhor.
                                                Vamos ver assim...
                                                Engrenas uma velocidade... Aceleras até ao red-line... Accionas a embraiagem... Metes uma ou duas abaixo... Levantas o pé (mas não na totalidade senão é para estragar) e vais controlando a desaceleração com a embraiagem à tua vontade.
                                                Se não perceberes assim, parece-me que o problema já será desse lado...

                                                De qualquer forma, não posso deixar de mostrar a minha surpresa de ver tantos "amantes" de caixas automáticas num forum dedicado aos automóveis...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Basicamente tens três: Conversor de binário; embraiagem (uma ou duas) e variação continua. O resto é "software" e comandos de software de um ou outro tipo.
                                                  penso que não dá para dividir dessa forma, ainda tens uma da Mercedes, que é uma caixa automática mas não usa conversor de binário, usa uma embraiagem comandada electronicamente. Ainda há muito por onde escolher.

                                                  Comentário


                                                    Compreendo as vantagens relativas à caixa automática, no entanto prefiro manual, desde as aulas de condução sempre gostei de meter mudanças. A minha condução sempre foi muito à base de caixa e sinto-me um verdadeiro piloto no meu 65CV

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                      Confesso que tenho dificuldades em explicar melhor.
                                                      Vamos ver assim...
                                                      Engrenas uma velocidade... Aceleras até ao red-line... Accionas a embraiagem... Metes uma ou duas abaixo... Levantas o pé (mas não na totalidade senão é para estragar) e vais controlando a desaceleração com a embraiagem à tua vontade.
                                                      Se não perceberes assim, parece-me que o problema já será desse lado...

                                                      De qualquer forma, não posso deixar de mostrar a minha surpresa de ver tantos "amantes" de caixas automáticas num forum dedicado aos automóveis...
                                                      não deixa de ser surpreendente também tanta gente a fazer questão de dizer que desportivos puro e duros é cx manual, quando no desporto automóvel o que não faltam são caixas sequencias! Para não falar naqueles carros que todos suspiram como Ferrari, Lambos Porsche, etc

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        não imagino sequer um desportivo ou algo com pretensões a desportivo andar como um aspirador (CVT), mas para o dia-a-dia é a cx mais confortável que há, e em recuperações não há melhor. De resto é um autêntico aspirador, ou scooter
                                                        Tu não imaginas um super-desportivo com uma CVT mas há quem já tenha imaginado e eram tão boas que foram banidas da F1

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                          Tu não imaginas um super-desportivo com uma CVT mas há quem já tenha imaginado e eram tão boas que foram banidas da F1
                                                          desconhecia de fato, obrigado! Mas é um verdadeiro aspirador!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            desconhecia de fato, obrigado! Mas é um verdadeiro aspirador!
                                                            Sim, em termos de prazer sonoro é uma nulidade

                                                            Se quiseres ler alguma coisa sobre as CVT em competição, procura pelas CVT da DAF e pelas experiências da Williams na F1.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                              Tu não imaginas um super-desportivo com uma CVT mas há quem já tenha imaginado e eram tão boas que foram banidas da F1
                                                              Cheguei a ver documentários sobre isso...o problema aqui é mesmo o conceito que cada um tem de desportivo. Um F1 é um carro feito para a competição automóvel...de desportivo, naquele conceito de tirar prazer da condução tem 0

                                                              Ali só se procura prestações e tempos. Para mim um desportivo até é o oposto disso...pode ser mais lento numa passagem em curva do que um familiar grandalhão ("cheio de borracha")...o feeling e a envolvência é que é diferente.

                                                              Mas de resto faço minhas as palavras do JDEM, não é por ter uma boa caixa automática que deixa de ser um bom desportivo. Tem é de ser uma caixa "ligada" à condução - o que uma CVT e mesmo muitas das tipicas com conversor de binário...não são, para mim.

                                                              Já uma DSG ou as tipicas sequenciais só ajudam e a maioria dos super-desportivos já só têm estas opções - as que o TG denomina por "flappy paddle gearbox" mas que passam realmente de relação (as cvt's e multitronics só simulam...e mal)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X