Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
    Vamos lá ver se me consigo explicar com uma pergunta...
    E podes dosear o nível de intromissão da embraiagem em cada uma das mudanças?
    Não,mas penso que essa questão só se pôe nas reduções.Aí tenho que adaptar as rotações do motor à mudânça que quero meter.A minha caixa é de 4,e se eu for a 200 à hora e quizer reduzir,embora a 3º vá aos 180,se não lhe der rotação suficiente,a desgraçada deve ficar feita em açorda.

    Comentário


      #62
      Repetido .

      Comentário


        #63
        Eu tambem tinha preconceito quanto as caixas automaticas Mas passou no dia que tive que andar com um carro de caixa automatica

        Eventualmente numa proxima troca de carro irei dar primazia as caixas auto com toda a certeza Os consumos sao praticamente iguais, a manutencao nos dias que correm ja nem é das coisas mais caras ( falo em manutençao, nao em reparaçao ) e a comodidade da conducao é sem duvida muito diferente

        Uma caixa auto, bem aproveitada, e que se saiba "trabalhar" com ela da o mesmo gozo que uma caixa manual

        Comentário


          #64
          Tive um Vectra GTS 1.9 cdti manual, e agora tenho um exatamente igual, embora seja automático, 6 velocidades com modo sequencial.

          Há dois motivos fortes para as pessoas não comprarem Auto:

          -São mais caros (novos)
          -Preconceito

          Há bastante desconhecimento em relação as automáticas e toda a gente fala mal mas é raro voltarem a escolher um Manual depois de experimentar o Auto.

          A manutenção das automáticas não tem nada de especial, até há modelos que já não precisam de troca do óleo da caixa.

          Em relação a problemas, é verdade que se alguma coisa corre mal, pode vir a ser dispendioso. Por outro lado temos de ver que as caixas já estão bastante evoluídas e torna-se raro encontrar problemas ( na perspectiva do tuga, coitados dos americanos tinham que estar a maior parte do tempo parados a resolver problemas dos milhões de caixas auto que por lá andam)
          Para além disso, as caixas auto (penso eu) acabam por não trazer problemas a nível de embraiagem/volante do motor, sendo a caixa que comanda estes componentes, não permitindo o uso deficiente dos mesmos.

          Mesmo nos carros usados, caso apareça um automático, mesmo mais barato que um equivalente manual, ninguém pega no carro.



          Em relação aos dois carros que tive/tenho


          Manual:

          + Consumos mais baixos ( 0,5l/100 em AE, 1l/100 em nacionais, 1.5l/100 urbano, em média)
          + Melhor aceleração ( a caixa auto do vectra é absurdamente longa, em especial 4ª, 5ª e 6ª, sendo que a 200km/h vai a -~ 2800rpm)
          + Condução mais desportiva
          - Pouca suavidade, especialmente com o carro frio.

          Automática:

          + Maior suavidade na condução
          + Manobras tornam-se mais fáceis
          + Melhor aproveitamento a nível de regime do motor ( o motor é conhecido pelo fosso brutal até as 2000rpm, no automático desaparece)
          + Modo sequencial acaba por atenuar a diferença nos consumos permitindo engrenar mudanças mais cedo e fazer reduções com o motor
          - Consumos mais altos
          - Pastilhas dos travões com desgaste mais acentuado



          Estou contente com a caixa, por vezes sinto a falta da manual nos momentos de alguma inspiração, acabando por andar mais devagar e não fazer maluquices.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
            Vamos lá ver se me consigo explicar com uma pergunta...
            E podes dosear o nível de intromissão da embraiagem em cada uma das mudanças?
            Que intromissão e que embraiagem Numa automática decente isso não existe. Nem a 7G ou (7G+) tem esse comportamento apesar de não ser um primor como outras...mas isso é responsabilidade do motor (como já disseram com manual é pior) até porque já andei num 250cgi com 7G e de facto é outra combinação.

            Por exemplo, numa cvt em modo sequencial (8 velocidades) dos 240km/h até aos 0 numa travagem forçada faço as 8 reduções passando por elas todas sem "abanar as hemorróidas", sem enfiar uma no redline (de propósito ou sem querer), sem soluços ou solavancos com uma velocidade superior a qualquer um dos prós do ponta-tacão aqui do forúm.

            Se quizer arrancar é só calcar » rotação na melhor faixa (4000rpm) continuamente até largar o fundo do acelerador.

            Em modo auto anda sempre no regime ideal e até aos 80km/h a andar normalmente anda entre as 1000 e as 1200rpm, o motor deve agradecer ao fim de uns milhares de kms em nacionais e cidade e silêncio a bordo (essencial numa qualquer traineira)

            Ando metade da semana em autos e a outra metade em manuais. Tenho gozo em usar uma manual (como é obvio muito mais do que usar uma auto) mas racionalmente auto faz tudo o que faço com uma manual, a maioria das vezes melhor e para espanto meu........nunca se enganou

            A primeira auto que experimentei foi num 525tds a rebocar um segundo carro. Não tendo nada a ver com o que é uma caixa auto hoje, a imagem era bem menos cinzenta do que aquilo que se pintava.

            E reforçando aquilo que já foi dito, não é em dias que aprendem a usar uma auto, ou passar de uma para outra, até porque a maioria tem opções que as pessoas nem conhecem e só com o uso descobrem.

            Comentário


              #66
              Desinformação, preconceito e em alguns casos falta de opção também. Hoje já é mais dificil a último ponto.

              Eu tiro um enorme prazer da utilização de uma caixa manual. Acho que posso dizer em todo e qualquer veiculo e seja ela como for, quase. E sempre que dúvido disso e penso que se calhar é uma questão demasiado overrated... la volto a sentar-me ao volante e a perceber que não.
              Já fui velho do restelo, neste momento não digo não a nada e não tenho qualquer dúvida que as auto/robotizadas da actualidade são FENOMENAIS em alguns casos. O que escolher a ter de optar depende apenas e só do contexto em que se compra o carro e que carro é.
              Caixas antigas, pouco refinadas e eficientes não entram na minha lista, lamento. Ainda assim concordo em absoluto com a ideia de que eram perfeitas para muita gente. Que simplesmente não liga nada á condução e por vezes até não é grande coisa nessa actividade.

              Mas para mim a questão importante pode estar aqui e cada vez mais penso que a verdade não está longe disso: Por exemplo para uma pessoa de classe média, com um bom carro, que tenha prazer em conduzir e tenha uns devaneios de condução aplicada, uma manual mantém sempre um nivel médio. Isto é, o prazer está sempre garantido ainda que possam haver algumas situações chatas (transito intenso, dia não, emergência, etc, onde a condução se pode tornar um obstáculo) e alguns pontos altos (nos tais devaneios).

              Uma auto, por outro lado, é gelado ou a ferver. Em D, em cidade, confortável e tranquilo. Sem nada pelo meio. O gelado. Bom em algumas situações, bem aborrecido ao fim de algum tempo...
              Em modo de ataque. Manual, com as patilhas, e com o acelerador a ir bem mais abaixo...
              Excelente. Qualquer tosco faz passagens e reduções perfeitas (com blip para o rev match perfeito!) pois basta carregar num botão, não se perde tempo antes de entrar na curva a, as duas mãos estão no volante. Isto é o a ferver. Mas não será coisa para fazer o dia todo...

              A realidade é; Quantas pessoas estarão dispostas ou se podem dar ao luxo de passar de vez em quando para a condução desportiva? A gasolina tá cara e quanto a mim 3 ou 4 minutos disto não compensa 2 ou 3 dias de Drive e modo completamente automático. Que é excelente quando a oportunidade é apropriada mas deixa um grande vazio depois. E o que provavelmente acontece? Ficamos pelo D e pelo full auto. Aquele prazer banal do dia a dia e de pegar no carro desapareceu. De usar uma caixa manual a velocidade média/apropriada. Temos algo muito mais eficaz e que possivelmente é até a melhor opção (verdade... mas já lá vou) mas se calhar não o usufruímos.

              Portanto, qual será o cenário ideal para estas caixas na minha opinião? Quando podemos usá-las sem restrições. Não há problema com consumos e que tais quando a palavra de ordem é diversão.
              Por isso acho que casam muito bem com os desportivos de topo. São dificeis de explorar por um condutor normal e assim tornam-se mais acessíveis. E quem põe ter esses carros pode (quase) com certeza andar bem menos preocupado com os gastos e a condução que usa.
              Não esquecendo que de facto são mais usadas nos Ferraris, etc, porque as manuais têm custos elevadíssimos. Juntando ao facto de as pessoas não as escolherem... as marcas não podem ser os totós.

              Portanto, apesar de diferentes, acho que as duas trazer de facto prazer ao condutor. Manual é manual e o tacto e feeling nunca passa de moda...
              As novas auto/robotizadas de topo têm um compromisso fenomenal e, dando coisas diferentes, se calhar não ficam nada longe da manual...

              NOTA: Este post foi feito na prespectiva de quem gosta de conduzir, por vezes andar de pressa e divertir-se ao volante. Como é o meu caso.
              Para os outros a resposta está logo no incio: qualquer auto é melhor. É deixar andar e tirar prazer do carro da maneira que cada um achar a sua

              Quanto ao que temos actualmente, também há as suas desvantagens.

              -Uma caixa auto funciona com um software. Por muito ''inteligente'' e avançado que seja, não é uma pessoa e por vezes poderá não escolher bem. O que a acontecer trás um toque artificial à condução. Mas actualmente parece-me que a questão está quase eliminada. Se não mesmo eliminada, em 9x% dos casos
              -As DSG, por exemplo, são caríssimas. E seja o hardware sem si, seja a parte mecatrónica ligada à gestão... o rombo pode ser enome.
              As DSG7 têm tido alguns problemas e em especial quando montadas em alguns modelos especificos (Polo GTI, Ibiiza Cupra...).
              Também há quem tenha problemas com a de 6 mas isso normalmente será associado a problemas ''normais'', provavelmente. Estamos sempre sujeitos.

              Mas também aqui se tenta atingir o mesmo com menos (seja complexidade, peso, componentes, etc), com o mesmo conceito ou com uma abordagem diferente. E a caixa que está a dar neste momento é a ZF 8HP usada, entre outros, pela BMW. Criada pela ZF, empresa Alemã.
              Tem 8 velocidades e a rapidez e eficiência é a promessa (como sempre...) mas neste caso conseguido.
              Ainda não vi ninguém, entre reviewers, utilizadores ou simplesmente pessoas que a conhecem através de test drives, etc, que não tenha elogiado enormemente a caixa. Nem a DSG teve a mesma recepção.
              Ainda não tentei perceber o conceito em detalhe (irei fazê-lo) mas não não é uma caixa de dupla embraigem e penso ser uma conversor de binário. Valerá a pena checkar

              Ah, vem ai uma ZF de 9 velocidades para FWD's. 9 já me faz um bocado de confusão, eheh. Poderá ser usadas pelas mesmas marcas que usam a actual 8HP mas também pela Honda.
              A actual é para RWD's e AWD's.
              Editado pela última vez por b00ster; 03 December 2012, 18:58.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Nao é bem assim, a maior parte das caixas, desde ha muitos anos, têm modos manuais (conheço bem 2, com 10 anos ja com esse modo e funcionam perfeitamente). Depois, posso dar-te um exemplo: A Opel, em 2000 fez a Easytronic, uma caixa rebotizada ao estilo CMP6 (mas melhor o que é curioso), nessa altura o Corsa 1.2 que montava essa caixa, tinha no manual uma reduçao de 0,2 nos consumos face à manual. Isto porque, em modo manual, tens todo o controlo sobre a caixa. Estamos a falar de uma caixa com mais de 10 anos, hoje em dia, a maioria das caixas auto no segmento C (e mesmo B no caso da DSG) ja têm um tipo de programaçao para diminuir os consumos, usando mais as baixas e sendo mais inteligentes e rapidas nas suas decisoes.

                Eu sei que as caixas têm o modo sequencial (usar um smart sem ser em modo sequencial é um sacrilégio ), mas pegando nas tuas palavras, para o "Average Joe" para que é que lhe interessa o modo sequencial? Para ele o carro é um electrodoméstico para o levar do ponto A para B, quanto mais confortávelmente melhor.

                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                Se experimentaste esporadicamente uma caixa automatica não conheces a forma de a conduzir. E à que perder alguns habitos para fazer bons consumos.
                Com o tempo acabas por fazer milagres...
                E o meu comentário era deixar mesmo essa opinião. Quem usa Autos no dia a dia começa a aperceber-se das suas manias para fazer com que ele não suba de mudança ou reduza conforme a situação. Porque por mais inteligente que o software da caixa seja, eles não têm olhos para prever o trânsito à frente, se se vai subir ou descer... Mas o conforto é uma coisa que se paga. Com o AC ninguém refila.

                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                Num Ferrari...
                Se eu tivesse dinheiro para um Ferrari, a primeira coisa que perguntava era se tinham a versão cx manual, nem que tivesse de gastar mais para ter a manual.
                Ficassem com porcaria da automática quem quisesse.
                Num Ferrari quer-se um veiculo rápido e que exista a sensação de ligação e interacção com o condutor, quer-se uma grelha platinada com o esquema esculpido, onde a manete á homem se possa deslocar, comandado pelo homem e guiado pela escultura, os betinhos, homens de idade ou os ereges é que usam umas orelhas num volante ou um dildo na consola central.


                ps: automáticas podem ser muito boas, para quem gosta, conforto ou tem perguiça, ainda aceito essas razões, agora como já li, aqui, que quem usa cx automatica, pode dispensar mais atenção aos passarinhos e á estrada.. lol... sem cabimento.
                Com manual, faz-se o mesmo com a mesma atenção.
                Se a caixa em modo sequencial é mais rápida que tu, e enquanto a usas nem precisas de tirar as mãos do volante, para que é que queres a caixa manual num Ferrari? Para ser mais lento?

                Já num carro como um Mini Cooper S, manual sempre, agora num Ferrari? Venha a automática, caixa esta que vem de certeza recheada de tecnologia desenvolvida na F1.

                Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                Não poderia estar mais em desacordo.... a minha experiencia com caixas auto (e vão faltar modelos) inclui a 7g a 5g a dsg a multitronic as ZF da BMW e da jag as BMW velhinhas, as de 6v, uma da citroen, as da smart, tiptronic da vw, da porsche, as pdk, a smg... com caixas manuais faço cerca de 60% dos meus kms... portanto acho que existe um minimo de fundamento na minha opiniao.

                No caso especifico, a 7G nao é é uma boa caixa como é uma caixa que melhora indiscultivelmente o carro. Depois de conduzir um 250 cdi manual e um 7G (tenho uns 5000 a 10000kms em cada) só um urso preferiria a manual... Além de que ao fim de uns milhares de kms podiamos ver qual saia mais cara...

                Meter mudanças é giro, é um facto, mas a verdade é que hoje em dia se consegue extrair tanto ou mais de um carro do que com uma manual e isso é inegável... Se formos relaistas rapidamente constatamos que hoje em dia uma boa caixa auto faz tudo melhor que uma manual, seja em pista, seja m cidade seja no que for, o que, como já disse faz com que meter mudanças seja "só giro".

                Apesar de tudo e de reconhecer que o auto será a tendência gostava de ter sempre um carro manual na garagem...
                Eu leio muito que a 7G Tronic é uma caixa muito confortável, mas em ritmos mais agressivos torna-se muito indecisa.

                Comentário


                  #68
                  Acho mesmo que é uma questão de preço. As caixas boas são mto mais caras, o que é pena.

                  Ainda para mais com as mulheres a comprarem cada vez mais carros, abre-se uma grande janela de oportunidade p as autom.

                  No meu caso, qdo comprei um Ford nem sei se tinha cx autom e se tinha era uma treta.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                    E a caixa que está a dar neste momento é a ZF 8HP usada, entre outros, pela BMW. Criada pela ZF, empresa Alemã.
                    Tem 8 velocidades e a rapidez e eficiência é a promessa (como sempre...) mas neste caso conseguido.
                    Ainda não vi ninguém, entre reviewers, utilizadores ou simplesmente pessoas que a conhecem através de test drives, etc, que não tenha elogiado enormemente a caixa. Nem a DSG teve a mesma recepção.
                    Ainda não tentei perceber o conceito em detalhe (irei fazê-lo) mas não não é uma caixa de dupla embraigem e penso ser uma conversor de binário. Valerá a pena checkar
                    Esta é a caixa que tenho hoje em dia e posso dizer que em grande medida faz o carro (F10).

                    Ja era "mais ou menos" adepto das caixas automaticas, mas confesso que de quando em quando la ia compramdo um carro com caixa manual porque retiro tambem muito prazer da conduçao.

                    Com esta caixa tudo mudou. É simplesmente fabulosa e acho que poderia abdicar de todos os extras menos deste. Com os tres modos de conducao existentes dispensaria inclusivamente as patilhas no volante. Nunca as uso tal é a inteligencia da combinacao da caixa com os modos de conduçao disponiveis.

                    Neste momento, mesmo que equacionasse comprar outra vez um modelo mais desportivo nem pensaria duas vezes desde que incluisse esta ZF 8 velocidades + as patilhas, claro.

                    Assim, neste momento, colocaria o preco como primeira barreira e o preconceito/ desconhecimento como segundo factor para nao existirem mais cx auto no mercado... Claro que o facto desta ZF nao estar disponivel em muitos modelos tb nao abona em favor da adopcao das caixas auto

                    Cpts
                    Editado pela última vez por lpe; 03 December 2012, 21:20.

                    Comentário


                      #70
                      Desde que vi uma pessoa afirmar que não gostava de carros automáticos devido à experiência que teve com um Smart...

                      É este tipo de coisas que faz correrem os mitos e as desinformações.


                      Para próximo carro não risco uma cx automática, mas só se for uma boa caixa obviamente. Uma DSG 6v, por exemplo, ou uma ZF num BMW recente

                      Agora se for um Mercedes antigo auto de 3 ou 4v dispenso.

                      Comentário


                        #71
                        Conduzir algo com DSG é qualquer coisa.
                        Trocava a manual por uma dessas, sem pensar.

                        Comentário


                          #72
                          não acho que seja pelo preço... caso fosse, nos usados, os automáticos também seriam mais caros... no entanto, até são mais baratos e têm muito menos procura...

                          Comentário


                            #73
                            A maioria das pessoas que afirmam que não gostam mesmo nada de caixas automáticas tiveram a primeira experiência com um smart.
                            Eu também experimentei, mas pelo facto de nunca ter conduzido nenhum, e felizmente depois não parei por aí e experimentei caixas mais eficazes e rápidas.

                            Relativamente ao facto do próprio condutor poder alterar as mudanças e a decisão de quando as colocar num carro de caixa manual, esta também é possível num carro de caixa automática, no modo semi-automático. Portanto, o gosto de "controlar/comandar" também é possível neste tipo de caixa.

                            Compreendo que com o tempo, a condução num carro de caixa manual se torne "automatizada". No entanto quando se sai de um local a que estamos habituados a conduzir e passamos para outro muito mais movimentado, de enorme confusão e pára- arranque e desconhecido para o condutor, por mais experiência que o mesmo possua vai ter sempre a tendência para utilizar a caixa de forma menos eficiente, ao colocar as mudanças mais cedo ou tarde, dado os factores referidos. Conheço várias pessoas, com grande experiência na condução que lhes acontece isso quando conduzem em Lisboa.

                            Compreendo também o gosto de muitos pela caixa manual, mas acho incrível o facto de alguns não admitirem que a caixa automática é uma mais valia em percurso urbano denso.
                            Editado pela última vez por solvtr; 03 December 2012, 22:36.

                            Comentário


                              #74
                              Eu não me meto num caixa automática simplemente porque receio desaprender de conduzir engrenando mudanças.

                              Num mundo em que tudo é cada vez mais automatizado, o cérebro humano acaba por não ser satisfatoriamente estimulado.
                              Raciocinar, tomar decisões em fracções de segundo na condução é um bom exercício. Ajuda a prevenir Alzheimer.

                              Comentário


                                #75
                                Solvtr casa comigo

                                Comentário


                                  #76
                                  Só não comprei um carro de caixa auto pois a cart€ira não me permite por agora. Confesso-vos que fiquei muito tentado em junho em comprar um Ibiza FR 1.2tsi DSG, mas preferi ver que a realidade de hoje em dia (pelo menos a minha) indicou-me que seria prudente não fazer um investimento daquele niv€l (para muitos será um carro barato para mim não é, infelizmente).

                                  Só conduzi até hoje dois carros de caixa auto:

                                  Smart F2 de 2009 - não é nada de especial, é preguiçosa, mas gosto do descanso e de ao mesmo tempo poder trocar quando eu quiser.

                                  S-Max 2010? - esta sim, fiquei completamente rendido... sai da carrinha e disse para mim mesmo que não tinha dúvidas de que quando pudesse iria ter um carro com uma caixa destas, rápida, confortável, etc.

                                  Tenho pena de a cx auto da Ford não ter vingado muito (ou pelo menos assim julgo, na altura quando saiu na s-max a ford até fazia o mesmo preço do modelo c/ e sem cx auto) pois é uma caixa muito boa, ou pelo menos eu fiquei c/ tal impressão.
                                  Editado pela última vez por DriverPT; 04 December 2012, 09:54.

                                  Comentário


                                    #77
                                    há tempos andei num mercedes 92 com caixa automatica, até gostei era um bocado mais pastelão , que a manual ( já por si pastelão ), mas acredito que uma caixa mais recente seja mais eficiente, no entanto acho que a grande maioria não opta por caixa manual é porque de facto é mais caro, e talvez ate consuma mais combustivel que uma manual, no entanto uma caixa automatica é muito mais cómodo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Portanto, quem não gosta de caixas automáticas é preconceituoso e desinformado? Vocês não se poupam nos adjectivos...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Que intromissão e que embraiagem Numa automática decente isso não existe. Nem a 7G ou (7G+) tem esse comportamento apesar de não ser um primor como outras...mas isso é responsabilidade do motor (como já disseram com manual é pior) até porque já andei num 250cgi com 7G e de facto é outra combinação.
                                        .
                                        Parece que me compreendeste mal...
                                        A falta de intromissão da embraiagem, para mim, é um defeito...
                                        Com uma caixa automática, simplesmente, deixas de poder ter o controle sobre o nível de rotação (quase instantâneo) que tens com uma caixa manual.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                          Não poderia estar mais em desacordo.... a minha experiencia com caixas auto (e vão faltar modelos) inclui a 7g a 5g a dsg a multitronic as ZF da BMW e da jag as BMW velhinhas, as de 6v, uma da citroen, as da smart, tiptronic da vw, da porsche, as pdk, a smg... com caixas manuais faço cerca de 60% dos meus kms... portanto acho que existe um minimo de fundamento na minha opiniao.

                                          No caso especifico, a 7G nao é é uma boa caixa como é uma caixa que melhora indiscultivelmente o carro. Depois de conduzir um 250 cdi manual e um 7G (tenho uns 5000 a 10000kms em cada) só um urso preferiria a manual... Além de que ao fim de uns milhares de kms podiamos ver qual saia mais cara...

                                          Meter mudanças é giro, é um facto, mas a verdade é que hoje em dia se consegue extrair tanto ou mais de um carro do que com uma manual e isso é inegável... Se formos relaistas rapidamente constatamos que hoje em dia uma boa caixa auto faz tudo melhor que uma manual, seja em pista, seja m cidade seja no que for, o que, como já disse faz com que meter mudanças seja "só giro".

                                          Apesar de tudo e de reconhecer que o auto será a tendência gostava de ter sempre um carro manual na garagem...
                                          Depois a malta queixa-se do "ambiente" aqui no forum.
                                          Até agora ninguém insultou ninguém. A conversa manteve um nível adequado. Porque te pões com estas coisas?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Portanto, quem não gosta de caixas automáticas é preconceituoso e desinformado? Vocês não se poupam nos adjectivos...
                                            Na verdade penso ser precisamente o contrário.

                                            Quem evita caixas automáticas é porque sabe que todos os custos teoricamente (que se traduzem muitas vezes na prática) podem ser superiores desde a compra, à manutenção e ao consumo. E quem defende as automáticas ergue a bandeira do comodismo e facilidade de utilização.

                                            Automáticas sim, a todo o custo não.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Se pudesse comprar um carro, teria em conta uma caixa auto, mas só se fosse de dupla embraiagem, o que mais me deixa de pé atrás são mesmo os custos de manutenção, assustam-me as historias das DSGs por exemplo. Era um custo que me inutilizava o carro, um pesadelo mesmo.
                                              Para o meu dia-a-dia e ate para as voltinhas no fim de semana tornava-se muito mais comodo o uso de uma caixa auto.
                                              Se tivesse possibilidades para um desportivo escolhia um com caixa manual, mas uma boa caixa manual.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                Parece que me compreendeste mal...
                                                A falta de intromissão da embraiagem, para mim, é um defeito...
                                                Com uma caixa automática, simplesmente, deixas de poder ter o controle sobre o nível de rotação (quase instantâneo) que tens com uma caixa manual.
                                                Vou contrapor que tens um controlo muito superior.

                                                Independentemente do tipo de caixa o carro passa mais tempo engrenado com uma caixa auto do que com uma manual.

                                                Como já disseram para quem quer existe modo sequencial.
                                                Permite controlar as rotações e actualmente têm muito mais relações do que uma comum 6vel manual (7 ou 8), logo dá-te um controlo superior na escolha da faixa de rotação que se quer.
                                                Em termos de tempo de passagem de uma velocidade para outra, acho que nem vale a pena mencionar a diferença entre uma auto e uma manual...
                                                Uma caixa auto não falha, por muito má que seja, ao contrário dos condutores.

                                                De qualquer das maneiras e falando de controlo dentro das caixas automáticas te garanto que em 99, 9% dos casos sou mais rápido em full auto em qualquer caixa automática face ao seu modo sequencial com patilhas xpto no volante

                                                Reforço que é preciso aprender a andar com um automática para se tirar o sumo todo seja a nível de conforto ou em termos de desempenho e para isso têm de treinar o pé direito, porque ao contrário do que a maioria deve pensar não são dois pedais com igual sensibilidade a um manual.

                                                Até hoje, só apanhei duas caixas manuais que me agradaram numa condução mais viva e conseguem acompanhar bem e sem "piarem" (toyota celica t-sport e Z3).
                                                Caixas manuais boas para condução "desportiva" devem andar poucas por aí no mercado. E as banais pela experiência lá em casa cedem mais depressa que uma auto (Renault Clio 180mil km; 307 hdi...durou 50mil km; E220cdi durou 100mil km; E250cdi depois de vendido não chegou a prefazer os 100mil sequer).

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Vou contrapor que tens um controlo muito superior.

                                                  Independentemente do tipo de caixa o carro passa mais tempo engrenado com uma caixa auto do que com uma manual.

                                                  Como já disseram para quem quer existe modo sequencial.
                                                  Permite controlar as rotações e actualmente têm muito mais relações do que uma comum 6vel manual (7 ou 8), logo dá-te um controlo superior na escolha da faixa de rotação que se quer.
                                                  .
                                                  É... Se vens com o exemplo das caixas sequenciais é porque não consegui explicar-me.
                                                  Numa caixa sequencial não consegues seleccionar uma mudança e levantares o pé da embraiagem ao nível e durante o tempo que entenderes para controlares a rotação do motor em desaceleração. É isto que pretendo dizer e acho que até tem um nome, eu é que não sei qual é...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    A maior parte das caixas automáticas recentes e boas fazem reduzir o consumo e as emissões. Permitindo até abater algum do preço de compra no imposto e /ou imposto de circulação.

                                                    Por exemplo no novo Cayman, as emissões são de 200 e qq coisa no manual e 192 no PDK, o que faz com que baixe um escalão no IUC (máximo 199)
                                                    Talvez haja alguma mais-valia em enquadrar esta questão.

                                                    É na noção de 'recentes e boas' que pode estar a diferença (e o "gato").

                                                    Assumindo que essas caixas consigam efectivamente transmitir para a estrada os resultados dos testes para homologação de consumos (que são em si a coisa mais próxima do mundo da ficção científica), nem todos os carros têm caixas automáticas boas.

                                                    Com 'boas' refiro-me não só a caixas fiáveis e rápidas, mas onde seja possível que o consumo não seja efectivamente aumentado (e em alguns casos não é assim tão pouco).

                                                    A PDK de um Cayman será uma coisa, mas as caixas auto que equipam a maior parte dos segmentos C e D não são comparáveis, não esquecendo que não foi assim há tanto tempo que algumas caixas auto de marcas como a Audi/VW ou BMW eram conhecidas por falharem com facilidade, originando reparações caríssimas (especialmente cá, onde há pouco conhecimento sobre elas).


                                                    Ou seja, existe preconceito face a caixas auto, existe desconhecimento, mas também existem motivos sólidos que suportam algumas dessas opiniões.

                                                    Dito isto, eu gostaria de ter as duas no mesmo carro e escolher aquela que me apetecesse nesse dia em particular...ou melhor, dois carros com caixas diferentes.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                      É... Se vens com o exemplo das caixas sequenciais é porque não consegui explicar-me.
                                                      Numa caixa sequencial não consegues seleccionar uma mudança e levantares o pé da embraiagem ao nível e durante o tempo que entenderes para controlares a rotação do motor em desaceleração. É isto que pretendo dizer e acho que até tem um nome, eu é que não sei qual é...
                                                      Se estás a falar de punta-taco, as automáticas fazem isso sozinhas.

                                                      Se estás a falar em reduzir e ir "queimando" embraiagem até ela chegar à rotação final, as autos também fazem isso (sem "queimar") e bem mais rápido.

                                                      Saltar de uma velocidade para 2/3 acima ou abaixo as autos também fazem.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                        É... Se vens com o exemplo das caixas sequenciais é porque não consegui explicar-me.
                                                        Numa caixa sequencial não consegues seleccionar uma mudança e levantares o pé da embraiagem ao nível e durante o tempo que entenderes para controlares a rotação do motor em desaceleração. É isto que pretendo dizer e acho que até tem um nome, eu é que não sei qual é...
                                                        Não estou a perceber o que queres dizer com isso.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Vou contrapor que tens um controlo muito superior.

                                                          Independentemente do tipo de caixa o carro passa mais tempo engrenado com uma caixa auto do que com uma manual.

                                                          Como já disseram para quem quer existe modo sequencial.
                                                          Permite controlar as rotações e actualmente têm muito mais relações do que uma comum 6vel manual (7 ou 8), logo dá-te um controlo superior na escolha da faixa de rotação que se quer.
                                                          Em termos de tempo de passagem de uma velocidade para outra, acho que nem vale a pena mencionar a diferença entre uma auto e uma manual...
                                                          Uma caixa auto não falha, por muito má que seja, ao contrário dos condutores.

                                                          De qualquer das maneiras e falando de controlo dentro das caixas automáticas te garanto que em 99, 9% dos casos sou mais rápido em full auto em qualquer caixa automática face ao seu modo sequencial com patilhas xpto no volante

                                                          Reforço que é preciso aprender a andar com um automática para se tirar o sumo todo seja a nível de conforto ou em termos de desempenho e para isso têm de treinar o pé direito, porque ao contrário do que a maioria deve pensar não são dois pedais com igual sensibilidade a um manual.

                                                          Até hoje, só apanhei duas caixas manuais que me agradaram numa condução mais viva e conseguem acompanhar bem e sem "piarem" (toyota celica t-sport e Z3).
                                                          Caixas manuais boas para condução "desportiva" devem andar poucas por aí no mercado. E as banais pela experiência lá em casa cedem mais depressa que uma auto (Renault Clio 180mil km; 307 hdi...durou 50mil km; E220cdi durou 100mil km; E250cdi depois de vendido não chegou a prefazer os 100mil sequer).
                                                          Credo! Vocês ai em casa derretem as caixas todas... Há um pedal que se chama embraiagem.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                            Credo! Vocês ai em casa derretem as caixas todas... Há um pedal que se chama embraiagem.
                                                            Concordo, já vi embraiagens a durar uma vida de um carro.

                                                            Por exemplo o C220 CDi, taxi, do pai de um colega meu de trabalho, 400 mil (a ultima vez que vi) com a original.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                              Credo! Vocês ai em casa derretem as caixas todas... Há um pedal que se chama embraiagem.
                                                              Depende da amostra de carros

                                                              Mas de facto nunca fui (tal com o meu pai) meigo com as caixas que tive...como disse gosto bastante de conduzir um manual de maneira mais "agressiva", mas infelizmente a maioria (até em carros que supostamente deviam ter isso em atenção) são fracas em muitos aspectos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X