Primeiro, vai chamar mentiroso aos teus.
Segundo, eu disse 101 e uns trocos porque não está de origem; mas é atmosférico e 1300 de cilindrada, não dá para crescer muito. Mesmo de GPS não é velocidade real, apenas menos falsa.
Nao chamei mentiroso ... Mas claramente nao é VERDADE. IMPOSSIVEL... A nao ser a descer ... Tambem ja tive carros nas minhas maos a marcar 180km/h ou ate mais com 60cv... A questao 2 é ... Serao reais ? Claro q nao . Apos descida ou tunel de vento de outro carro ? Certamente... Segurança ? Nenhuma... Nunca mais
Um carro generalista (sem grandes linhas aerodinamicas) precisa aprox 120 cv para atingir os 200km/h... Isto sempre em plano sem manhas de apanhar inclinacoes antes.... Pq basta inclinacao de 2 ou 5% q mal se nota e resultado ja fica viciado em uns 10km/h de ponta a mais
Editado pela última vez por vidabela; 13 January 2013, 17:29.
Em relaçao a velocidades , um civic com o 1.5 com 115cvs em plano dá os 200 e é capaz de cortar 4ª aos 210 isto é de ponteiro , dai que nao é preciso uma enormidade de cavalos para dar 200 por exemplo .
115cv ja esta perto dos 120cv que mencionei... E estas a falar de ponteiro... Como sabes o erro em muitas marcas a essa velocidade é de 20km ou mais... Uma vez ia lado a lado com um IBIZA e meu carro ia a marcar 200km/h. De GPS marcava 195km/h... No Ibiza ia a marcar 220km/h... Por isso a malta dos IBIZA anda sempre com um sorriso rasgado na cara
Como já disse, vai chamar mentiroso aos teus e reportado.
Se não acreditas é a vida, mas que o GPS marcou 210, marcou.
Já agora, porque é que os carros precisam de 120cv para chegar aos 200? É alguma fórmula matemática? Conheces os conceitos de relações de caixa, aerodinâmica e curva de potência?
Se a potência é que é importante explica-me porque é que a minha mota chega aos 240 facilmente com os mesmos, aproximadamente, 101 cv. Só uma pista, não respondas peso.
EDIT: Só numa de curiosidade, uma mota de 50cc já chegou aos 233km/h. Imaginas a potência que deve ter?
Editado pela última vez por mELIANTE; 13 January 2013, 17:43.
Naturalmente Aerodinamica é fundamental... Tem em elevadas velocidades mais influencia q cavalagem...
Sim, existem algumas formulas matematicas basicas, mas seria tambem ter os dados de testes em tuneis de vento para analisar o "arrasto" que o carro produz. Os valoes de 120cv que falo sao genericamente os valores que se vê em automoveis que marcam 200km/h... Isto em condicoes normais...
Existem outros factores como temperatura ambiente e pressao do ar (se nao for turbinado). O nivel de oxigenio no ar influencia imenso e temperatura tambem... Se dia mais quente um carro aspira muito menos ar para bloco (ar mais rarefeito)... Nisso mesmo um turbo recente-se.
Mas o turbo aumenta muito a gestao de performance de um carro pq mede a pressao atmosferia e aspira consuante as condficoes analisadas...
Ou seja existem diferenças grandes nisto em atmosfericos e turbinados... Um carro atmosferico sente mais as codnicoes atmosferias (oxigenio ar, temperatua ar e pressao atmosferica)
Nao chamei de mentiroso, mas a vontade agora existe mesmo... O teu carro nao da issso (210km/h) em recta sem truques ( pre descidas ou atras de outro carro que promova um arrasto por efeito tunel de vento) ... PONTO
Editado pela última vez por vidabela; 13 January 2013, 17:50.
115cv ja esta perto dos 120cv que mencionei... E estas a falar de ponteiro... Como sabes o erro em muitas marcas a essa velocidade é de 20km ou mais... Uma vez ia lado a lado com um IBIZA e meu carro ia a marcar 200km/h. De GPS marcava 195km/h... No Ibiza ia a marcar 220km/h... Por isso a malta dos IBIZA anda sempre com um sorriso rasgado na cara
que ibiza era esse? é que o 6l marcava 220 e o erro era de apenas 5km/h
ao mesmo tempo deves ter um estigma qq contra quem conduz ibizas; é que nem todos usam boné sabes...
Naturalmente Aerodinamica é fundamental... Tem em elevadas velocidades mais influencia q cavalagem...
Sim, existem algumas formulas matematicas basicas, mas seria tambem ter os dados de testes em tuneis de vento para analisar o "arrasto" que o carro produz. Os valoes de 120cv que falo sao genericamente os valores que se vê em automoveis que marcam 200km/h... Isto em condicoes normais...
Existem outros factores como temperatura ambiente e pressao do ar (se nao for turbinado). O nivel de oxigenio no ar influencia imenso e temperatura tambem... Se dia mais quente um carro aspira muito menos ar para bloco (ar mais rarefeito)... Nisso mesmo um turbo recente-se.
Mas o turbo aumenta muito a gestao de performance de um carro pq mede a pressao atmosferia e aspira consuante as condficoes analisadas...
Ou seja existem diferenças grandes nisto em atmosfericos e turbinados... Um carro atmosferico sente mais as codnicoes atmosferias (oxigenio ar, temperatua ar e pressao atmosferica)
Nao chamei de mentiroso, mas a vontade agora existe mesmo... O teu carro nao da issso (210km/h) em recta sem truques ( pre descidas ou atras de outro carro que promova um arrasto por efeito tunel de vento) ... PONTO
Tas a esquecer-te de 2 pontos FUNDAMENTAIS, binário e cx de velocidades
que ibiza era esse? é que o 6l marcava 220 e o erro era de apenas 5km/h
ao mesmo tempo deves ter um estigma qq contra quem conduz ibizas; é que nem todos usam boné sabes...
Tas a esquecer-te de 2 pontos FUNDAMENTAIS, binário e cx de velocidades
Binario para velocidade de ponta tem pouca importancia... O binario o que faz é que chegues lá muito mais depressa... A cx de velocidades tem de facto alguma influencia... Mas entao fazemos assim... Eu digo que ja tive um Lancia Y de 55cv e que ja marcou nas minhas maoes 195km/h... Assim voces ja ficam todos satisfeitos OK ? Qualquer um pelos vistos consegue dar 200kh/h... Pronto... Eu fico na minha e voces na vossa. Retiro o que disse e agora afirmo que ja dei com um carro de 55cv 195km/h... Acredito que para mutios de voces é algo perfeitamente normal...
Só a qunatidade de carros na A1 que os vejo cheios de lanço e vontade para ultrepassar... Mas chegam aos 190 e começam maioria a morrer... E nao sao carros de 100cv...Ate podem depois dar 220... Com muiiiittooo tempo e umas descidazitas no meiiooo
meu caro... nunca disse que um carro fraco dá essas velocidades.. apenas acrescentei 2 pontos fundamentais para ter velocidade superior.
binário é importante para chegar lá mais depressa... mas se tem mais binário em baixas tem mais binário em altas
um ibiza 130 tem 310nm fazia 215 reais
um golf 140 320nm fazia precisamente 214 reais mas este marcava 230km/h
depois tive astra 150cv 320nm e este estava limitado às 4000rpm em 6ª pelo que não fazia mais de 222 de ponteiro e na realidade 215km/h
agora ando de Q7... nem vale a pena falar deste...
mas um simples ibiza 110cv faz os 200 reais, marca 210km sem problema e velocidade real está acima dos 200; e estes já têm 280nm (salvo erro)
já ouvi barbaridades de pessoal em astras 1.3cdti darem 220... esquecem-se de mencionar que têm o vento pelas costas a descer uma ravina; a cx de velocidades ajuda mas em recta estes carros não tem força para tanto
ah. acrescento que nos meus tempos de juventude andei num AX 1.0 e dei 200km/h com ele... nem vou é explicar como isso foi possivel.. eheh, ia-se desintegrando
Editado pela última vez por ibizasport; 13 January 2013, 18:24.
meu caro... nunca disse que um carro fraco dá essas velocidades.. apenas acrescentei 2 pontos fundamentais para ter velocidade superior.
binário é importante para chegar lá mais depressa... mas se tem mais binário em baixas tem mais binário em altas
um ibiza 130 tem 310nm fazia 215 reais
um golf 140 320nm fazia precisamente 214 reais mas este marcava 230km/h
depois tive astra 150cv 320nm e este estava limitado às 4000rpm em 6ª pelo que não fazia mais de 222 de ponteiro e na realidade 215km/h
agora ando de Q7... nem vale a pena falar deste...
mas um simples ibiza 110cv faz os 200 reais, marca 210km sem problema e velocidade real está acima dos 200; e estes já têm 280nm (salvo erro)
já ouvi barbaridades de pessoal em astras 1.3cdti darem 220... esquecem-se de mencionar que têm o vento pelas costas a descer uma ravina; a cx de velocidades ajuda mas em recta estes carros não tem força para tanto
ah. acrescento que nos meus tempos de juventude andei num AX 1.0 e dei 200km/h com ele... nem vou é explicar como isso foi possivel.. eheh, ia-se desintegrando
a tua historia com o AX deve ser similar à minha com o Lancia Y... Nem sei como fui tao irracional...
110 cv num carro estilio ibiza dar reais 200km/ nao é algo que possa ser considerado impossivel... Eu referi genericamente maioria precisam perto de 120cv... Mas 101 cv dar 210 e ainda um pouco mais apenas precisa de alguma ajuda (inclinacao ou ter estado num tunel de algum outro carro). Nem q seja inclinacao de 5 %... Por tal facto nunca chamei mentiroso ao outro senhor, apenas indiquei que em condicoes normais é impossivel ... Referido velocidade real com GPS e nao 210 mas sim algo mais... Conseguir consegue... Mas com ligeira descida e apos muito tempo... Ou estilo descida antes (ate atingir a velocidade) e depois em plano consegue manter a velocidade... Sem falar q se carro esta no limite nao é propriamente muito saudavel ao mesmo fazer isso de habito
Editado pela última vez por vidabela; 13 January 2013, 18:39.
Lá estão eles na fé do binário. O carro que falei, possui 117cavalos, é um 1800cc atmosférico, deve ter uns 180 Nm de binário ( se tanto ) e dá na mesma os 200. Provavelmente até demora +- o mesmo tempo a lá chegar que os supracitados Ibizas.
Lá estão eles na fé do binário. O carro que falei, possui 117cavalos, é um 1800cc atmosférico, deve ter uns 180 Nm de binário ( se tanto ) e dá na mesma os 200. Provavelmente até demora +- o mesmo tempo a lá chegar que os supracitados Ibizas.
Mas isso é o que estou a dizer... O binario ajuda é a chegar ao topo de velocidade mais depressa. influencia mas de um modo subtil. E a potencia que referes esta de acordo com o q referi... E nao esquecer num atmosferico , a pressao atmosferia (altitude), local (nivel de oxigenio ar) e temperatura ambiente alteram muito a cavalagem real... Num carro fraco (atmosferico baixa cilindrada) eu sempre notei q certos dias o carro morria muito mais q noutros. PErdia varios cavalos...
Lá estão eles na fé do binário. O carro que falei, possui 117cavalos, é um 1800cc atmosférico, deve ter uns 180 Nm de binário ( se tanto ) e dá na mesma os 200. Provavelmente até demora +- o mesmo tempo a lá chegar que os supracitados Ibizas.
talvez.. mas quando mencionei os ibizas e não só, e qd falei em binário foi para carros diesel. Um otto tem rotação a seu favor que faça uso dela
um 1.6 hdi 110cv não o consegue nem montado num 206 pq o binário é inferior
aqui não existe fé apenas constato situações que já vivi pessoalmente
talvez.. mas quando mencionei os ibizas e não só, e qd falei em binário foi para carros diesel. Um otto tem rotação a seu favor que faça uso dela
um 1.6 hdi 110cv não o consegue nem montado num 206 pq o binário é inferior
aqui não existe fé apenas constato situações que já vivi pessoalmente
a tua historia com o AX deve ser similar à minha com o Lancia Y... Nem sei como fui tao irracional...
110 cv num carro estilio ibiza dar reais 200km/ nao é algo que possa ser considerado impossivel... Eu referi genericamente maioria precisam perto de 120cv... Mas 101 cv dar 210 e ainda um pouco mais apenas precisa de alguma ajuda (inclinacao ou ter estado num tunel de algum outro carro). Nem q seja inclinacao de 5 %... Por tal facto nunca chamei mentiroso ao outro senhor, apenas indiquei que em condicoes normais é impossivel ... Referido velocidade real com GPS e nao 210 mas sim algo mais... Conseguir consegue... Mas com ligeira descida e apos muito tempo... Ou estilo descida antes (ate atingir a velocidade) e depois em plano consegue manter a velocidade... Sem falar q se carro esta no limite nao é propriamente muito saudavel ao mesmo fazer isso de habito
É, foi a descer a Serra da VRI... Não me vou alongar muito porque já deu para ver que não chegas lá: eu disse desde o início 101cv e uns trocos porque não está stock (apesar de não dever ter muitos mais). O carro tem umas relações de caixa e uma curva de potência bem emparelhadas para chegar lá e as trocas calharam-me todas no ponto. O senhor está no céu e se a tua experiência de vida não te permitiu ver estas "magias" olha, temos pena...
E, já agora, as descidas ajudam a encurtar a distância percorrida até se chegar à velocidade máxima, desde que esta seja atingida já em socalco, ou seja, uma descida 500m antes não vai influenciar a velocidade máxima de um veículo se o socalco tiver o comprimento necessário.
Como ja disseste. Eu na minha e tu na tua...
Ninguem se vai chatear com isto , nem isto tem alguma importancia para o meu ou teu dia a dia...
Bom resto fim semana
Como ja disseste. Eu na minha e tu na tua...
Ninguem se vai chatear com isto , nem isto tem alguma importancia para o meu ou teu dia a dia...
Bom resto fim semana
Então escusas de te referir mais a mim quando falares deste assunto, compreendido
E para a próxima, vai chamar mentiroso a outro, para não dizer o teu pai.
Muito importante é as relaçoes de caixa , ora se tivermos um carrito de 100cvs e em 5ª a 180 e for as 5000/6000 e corte ás 7500 é possivel chegar bem aos 200 !
Pois tem a sua potencia maxima lá em cima e já está numa rotaçao favoravel para chegar aos 200
Se na mesma situaçao em 5ª a 180 for as 4000 e com o mesmo corte duvido que chegue lá .
No meu caso , civic 1.5 com 115cvs com a caixa original s40 em 4ª corta aos 210 mas se meter 5ª mantem ou diminui a velocidade !
Se meter a caixa S20 ( mais curta ) na 5ª relaçao ( sendo esta curta) já consigo desenvolver um pouquinho e chegar aos 220 ou pouco mais .
A coisa era menos confusa se quem não conhece souber que no sentido Sul-Norte desce. Ligeiramente mas desce.
Um carro que dê 220 S-N dá ai 200 N-S.
Que exagero.
Seja como for, foi no sentido AP-Custóias (N-S portanto)... Mas nem me quero alongar mais sobre esse assunto, se não dá para acreditar não dá para acreditar.
Que exagero.
Seja como for, foi no sentido AP-Custóias (N-S portanto)... Mas nem me quero alongar mais sobre esse assunto, se não dá para acreditar não dá para acreditar.
Não é exagero.
A VRI não é plana. Desce ligeiramente:
Que exagero.
Seja como for, foi no sentido AP-Custóias (N-S portanto)... Mas nem me quero alongar mais sobre esse assunto, se não dá para acreditar não dá para acreditar.
Dás mais a subir?
Deves estar a trocar o sentido.
Sul - Norte é Custóias - Aeroporto e desce ligeiramente.
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