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Pneus novos: atrás ou na frente?
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Pneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
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Essa questão, já foi por diversas vezes referida no tópico dos pneus (http://forum.autohoje.com/boxes/3843...pneus-746.html)
Mas também, há por aí alguns tópicos avulsos (sem estar no tópico pneus)
http://forum.autohoje.com/boxes/1104...atras-wtf.html
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
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Convenientemente não fizeram um teste de travagem, por exemplo. Com pneus novos à frente garantidamente o carro pára numa distância muito inferior.
A verdade é que se ao colocar os pneus usados atrás o carro perde a traseira com aquela facilidade, é porque os pneus já não estão aptos a circular, simples! Ali é preciso trocar os quatro. Ao metê-los à frente o carro até pode ser mais seguro em curva mas pessoalmente gosto de saber que se me aparecer um obstáculo à frente eu meto o pé ao travão e o carro não segue sempre, que é o que aconteceria garantidamente com aqueles pneus usados à frente! Em curva posso sempre ir mais devagar, já alguém atravessar-se à minha frente quando vou calmamente na estrada é algo que não controlo...
Há muita gente que estava lixada para ter carros com medidas diferentes nos dois eixos, dava nó na cabeça simplesmente ter que trocar os pneus de cada eixo quando estiverem gastos invés de andar com truques.
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
O meu actual carro quando o comprei vinha com 4 pneus novos. 2 de marca "manhosa" a frente e 2 Dunlop's atras.
Ou seja, estes 2 de marca manhosa serao equivalentes a 1 par de pneus bons mas ja com uso......
O carro de traseira nao mexe, é certo...... mas quantas vezes ja andei aos papeis por o eixo frontal perder tracçao ou aderencia????
Nao digo que os homens nao tenham razao, mas EU nao o faço. Nao ando na estrada em competiçoes
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post+1 por aqui
O meu actual carro quando o comprei vinha com 4 pneus novos. 2 de marca "manhosa" a frente e 2 Dunlop's atras.
Ou seja, estes 2 de marca manhosa serao equivalentes a 1 par de pneus bons mas ja com uso......
O carro de traseira nao mexe, é certo...... mas quantas vezes ja andei aos papeis por o eixo frontal perder tracçao ou aderencia????
Nao digo que os homens nao tenham razao, mas EU nao o faço. Nao ando na estrada em competiçoes
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
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Originalmente Colocado por VTEC Ver PostA razão é que é preferível o carro fugir de frente do que de traseira. De frente, ainda se pode segurar... se foge de traseira... até logo
A frente ainda tem o peso do motor, agora atrás o carro é mais leve e com pneus velhos vai lá vai.
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
Exemplos:
- Curva com o carro a fugir, em subviragem: tiramos o pé do acelerador, a frente volta a segurar-se.
- Travão a bloquear: ou o ABS faz o trabalho, ou fazemos o "alivio" do travão quando o eixo da frente bloqueia.
- Curva com aceleração com o carro em sobre viragem, com eixo interior a patinar: alívio no acelerador, ou o distribuidor de tracção entra em acção.
- Lençol de água: admitindo que somos "heróis" o suficiente para ir demasiado depressa com chuva ou distraídos: alívio imediato do acelerador, o que coloca peso na frente, forçando os pneus da frente contra o piso.
Num carro com tracção traseira, a situação não mudará muito: apenas o factor do controle do acelerador é que é transferido para o eixo posterior.
Ainda agora tenho 4 Yokohamas C Drive no carro: atrás a 95% de uso, á frente a 40%. Meto sempre pneus novos atrás. Neste caso, como os de trás estão quase novos, colocarei à frente porque a diferença é irrelevante. Ainda por cima o C Drive é um pneu bom e progressivo, trasmite bem informação mesmo num carro como o Corolla, se sinto alguma coisa à frente tenho perfeitamente tempo para reagir.
Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post+1 por aqui
O meu actual carro quando o comprei vinha com 4 pneus novos. 2 de marca "manhosa" a frente e 2 Dunlop's atras.
Ou seja, estes 2 de marca manhosa serao equivalentes a 1 par de pneus bons mas ja com uso......
O carro de traseira nao mexe, é certo...... mas quantas vezes ja andei aos papeis por o eixo frontal perder tracçao ou aderencia????
Nao digo que os homens nao tenham razao, mas EU nao o faço. Nao ando na estrada em competiçoes
Mas pelo que dizes quando fugiu à frente conseguiste segura-lo. Porque foi à frente! Atrás, ao perder aderência ou viras ao contrário, ou pior: não viras completamente ao contrário e viras para a faixa contrária ou para uma valeta, parede, árvore, etc.Editado pela última vez por PDCouto; 02 November 2013, 14:37.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostÉ os pneus, os carros e os condutores
Convidava-os a fazer o mesmo video no "meu" w202 com os pneus velhos à frenteEditado pela última vez por NepYas; 02 November 2013, 17:11.
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Aos papeis com a com o eixo frontal a perder aderência ?
Ou os pneus estavam muito gastos ou não estavas a usar o volante.
Uma saída de frente é quase todas as vezes controlável pelo condutor, uma saída de traseira,
só é dar por ela quando há muito pouco tempo para reagir.
Ter pneus novos à frente da uma falsa sensação de segurança, porque a frente entra bem na curva,
mas a traseira solta se muito facilmente e é um sarilho para a agarrarem.
Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
O carro de traseira nao mexe, é certo...... mas quantas vezes ja andei aos papeis por o eixo frontal perder tracçao ou aderencia????
Nao digo que os homens nao tenham razao, mas EU nao o faço. Nao ando na estrada em competiçoes
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Concordo com o video, independentemente da tracção. Já foi falado muito por aqui, mas espero que o Scutar e o Ribeiros investiguem um pouco melhor esta situação, já que me parece que estão equivocados. Desculpem a franqueza.
Não querendo repetir o que já foi dito, logicamente o video é para exemplificar no extremo. Não devemos ter maus pneus colocados no carro, seja à frente ou atrás. O que dá para extrapolar é a colocação dos melhores vs piores e não maus vs bons. Este é o primeiro ponto fulcral.
O segundo ponto é a questão da prática. Ora é muito mais fácil e intuitivo, segurar um carro que foge de frente, do que um que foge de traseira, pelos motivos já explanados e acrescento a noção da perda de aderência. Ou seja, se um carro nos foge de frente, nós apercebemos-nos de imediato, mas quando é a traseira, essa percepção é mais tardia, o que juntando à maior dificuldade de segurar o carro nesta situação, torna a situação potencialmente mais perigosa.
Foi falado na travagem, e não tendo valores, acredito que seja mais eficaz com os melhores pneus à frente. Mas será que isto compensa tudo o resto? Eu acho que não.
A situação do lençol de água é simplesmente escolher o menos mau. Se queremos a frente a "dançar", mas mais pesada para contrabalançar ou a traseira (mais leve) solta à deriva sobre a água. Eu prefiro a primeira situação.
Espero ter ajudado.
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Até o tipo de acidente é diferente, imaginem numa curva fugir a frente e não conseguirem controlar a sub-viragem: encostam o lado do carro para o lado onde foge. Batem de lado. Claro que se fugir para a esquerda podem levar com um veículo que circule em sentido contrário.
A fugir de traseira o carro atravessa-se na estrada. Pior, e isto já vi acontecer no meu retrovisor com um despiste de uma senhora que subiu um passeio e foi lavrar um campo: ao fugir de traseira pode acontecer o condutor compensar com a direcção e o carro quando agarra outra vez tem a direcção virada para um dos lados da estrada, ou seja o impacto é frontal.
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Originalmente Colocado por NepYas Ver PostO comportamento do carro vai ser idêntico, principalmente tirando o pé do acelerador a meio da curva molhada.
Sempre preferi ter a frente fixa nos rwd, porque para o eixo traseiro tenho o acelerador. Mesmo no rwd de 150 cv sem controlo de tracção...
Para quem diz que um carro que fuja de traseira não se agarra, no caso dos rwd é muito mais fácil do que se fugirem de frente. Mais uma vez é o que me diz a minha experiência que conta com alguns rwd desde sedan's, furgões e pick ups.
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Originalmente Colocado por VTEC Ver PostA razão é que é preferível o carro fugir de frente do que de traseira. De frente, ainda se pode segurar... se foge de traseira... até logoOriginalmente Colocado por ednw Ver PostOra se tens 3 controlos sobre a roda da frente e zero na roda de trás, definitivamente à frente...
Mas aqui no forum é só Colin Mcrae's.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostJá agora tirem me uma duvida num Porsche 911 RS de 1973 que tem os 4 pneus com muito pouco piso, quero comprar dois pneus e mais tarde os outros dois pneus, quais os pneus que devo substituir primeiro de modo ao veiculo ficar guiável?
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostPermite-me discordar... mas só discordo porque este carro tem quase 200k km feitos cá em casa e já se fez essa asneira dos pneus novos atrás. Com a disposição que prefiro já chegou a andar com neve e nem aí foi o filme que "pintam" no vídeo.
Sempre preferi ter a frente fixa nos rwd, porque para o eixo traseiro tenho o acelerador. Mesmo no rwd de 150 cv sem controlo de tracção...
Para quem diz que um carro que fuja de traseira não se agarra, no caso dos rwd é muito mais fácil do que se fugirem de frente. Mais uma vez é o que me diz a minha experiência que conta com alguns rwd desde sedan's, furgões e pick ups.
Acho que não era para mim, o que está a bold, até porque eu referi que era mais difícil segurar a traseira, e não, que não fosse possível. Efectivamente a tracção estar atrás pode mudar as coisas de figura, mas também não é menos verdade que depende do carro. Percebo o que dizes, e até o aceito, e por acaso no S1 cá de casa, os melhores estão à frente, apesar de ser por pouco tempo já que vou colocar 2 novos e devem ir para trás.
Falando um pouco ao lado da questão, não ando com pneus em mau estado, pelo que vou rodando os pneus e acabam por estar sempre dentro do mesmo desgaste. Para mim, essa questão (quase) não se coloca. Portanto, se andarmos sempre com pneus bons e em bom estado, é praticamente indiferente se os melhores vão para trás ou para a frente.
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostPneus novos sempre á frente.
1. é a frente que o carro trava (menos metros para a imobilização) (quantas vezes não travaram e o carro foi em frente)
2. é á frente que o carro vira
3. são as rodas das frente que entram num primeiro contacto com um lençol de agua, ajudam a dissipar a agua para as rodas de trás
4. num carro de tração dianteira são os pneus da frente que "puxam"
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Originalmente Colocado por ticantonio Ver PostE que tal adaptar a condução á experiência que se tem e andar um bocadito mais dentro dos limites?
É que isto de andar a atribuir as culpas aos pneus e a mais qualquer coisa,são desculpas de quem abusa do pedal da direita.
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