Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Países sem salário mínimo: um exemplo de Porcos da Alemanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
    Pelo que vejo no mundo que me rodeia por aqui são poucas as empresas que pagam apenas o salário mínimo. As poucas que o fazem não conseguem reter os funcionários que estão constantemente a "rodar". Perdem bastante com a situação. Algumas nem tiram as tabuletas a pedir funcionários tal a velocidade com que os empregados se vão embora.

    500c, conheço muitas que pagam até abaixo do salário minimo, os trabalhadores "faltam" vários dias por mês........nem por isso as pessoas se vão embora....

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Todos nós conhecemos pessoas que se desculpam com o valor do ordenado para fazerem mal o seu trabalho.
      Todos nós conhecemos pessoas às quais já foi oferecido o salário mínimo para funções cujas qualificações eram de nível exigente.
      Infelizmente levamos sempre as situações ao extremo.
      Há países em que o salário mínimo é decidido/aconselhado para cada categoria/profissão, e é decidido por um painel de sindicatos, governo e representantes das empresas.
      Isso seria o ideal!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
        Vai masé actualizar o teu tópico, pah, e com umas fotos, sff

        e vão 2!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          Esse é daqueles trabalhos que os Turcos ou Paquistaneses não podem fazer...

          Mas passando à questão do Salário Mínimo, sempre fui contra pois considero um absurdo que alguém imponha por decreto qual é o valor do trabalho, seja em que circunstância for.

          Deixem o mercado decidir e apostar na mão de obra disponível.
          Carlos, já tivemos exemplos bastantes nos últimos anos em que "o mercado decidir" sozinho pode ser perigoso q.b.
          A verdade é que os agentes económicos não ajem todos de boa fé como o tio Adam gostava de pensar.
          A tua ideia é boa para definir um salário médio ou um salário justo, mas o salário mínimo é uma coisa completamente diferente e a resposta mais inteligente neste tópico, a meu ver, é esta do Jbranco:

          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Deverá ser um valor que garanta a qualquer trabalhador um salário acima do limiar do risco de pobreza.
          Umas contas:

          Pessoa solteira a trabalhar num Call Center em Lx pelo SNM:

          Vencimento: 485€

          Despesas fixas mensais:
          Renda de um quarto em Lx (sim, um quarto, não é um apartamento ou uma casa, mas apenas um quarto): 200€ (e está barato!)
          Contribuição para água, electricidade, gaz: 50€
          Alimentação (comprando do mais baratinho no supermercado e levando marmita de casa): 150€
          Passe dos transportes para ir trabalhar: 30€
          Total de despesas: 430€

          Este trabalhador, sem filhos, sem outros encargos, não fumando, não tomando café, não saindo à noite, vivendo apenas para respirar e andar no casa-trabalho-casa, sobra-lhe 55€/mês. Pode poupá-los ou pode, por exemplo, comprar uma peça de roupa. Mas é bom que não lhe doa os dentes, porque não há dinheiro para ir ao dentista.

          E como "o mercado" não decide sozinho dar um ordenado acima da indigência, eu sou a favor de um SNM. É o "bottom line".

          Comentário


            #65
            É o belo capitalismo selvagem.

            Chupar o ser humano até ao tutano!!!!

            Por isso abrimos a porta à China, só isso mostra o que vai na mente de quem manda na europa!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
              Tem feito tanto como um salário mínimo de 645€ ejm Espanha e 1425€ em França. O desemprego tem aumentado em todos.

              Talvez possamos chegar à conclusão que a definição de um salário minimo é irrelevante para o desempenho da economia. O que verdadeiramente conta será o salário médio?
              Falando por alto e olhando para estatísticas, sim. Mas depois entramos no problema de quem fica por trás das estatísticas e não tem o contacto com a realidade de quem fica abaixo da média (que é um dos problemas do senhor Gaspar). É que a média do salário nacional até podia ser 2 ou 3000€, que sem SMN continuaríamos a ter pessoas a trabalhar e a viver na miséria, como acontece nesta situação na Alemanha, o que é inadmissível e vergonhoso para um país dito desenvolvido.

              Confiar que os empregadores têm sentido de responsabilidade social e vergonha na cara por norma não funciona, por isso é preciso SMN.

              Não penso que o problema da Espanha seja um SMN muito alto, longe disso. O problema, lá tal como cá, não é não haver dinheiro, mas sim ele estar mal distribuído.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                É o belo capitalismo selvagem.

                Chupar o ser humano até ao tutano!!!!

                Por isso abrimos a porta à China, só isso mostra o que vai na mente de quem manda na europa!
                Capitalismo selvagem? Não eram os perigosos novos-neo-mega-hiper-liberais?

                Mas a china é comunista...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  O mesmo que para todos os outros. Um valor justo pelo trabalho que ele/ela sabem fazer. No caso português o ideal seria qualquer coisa como 850-900 líquidos por mes.

                  A sério, só para ver até onde desciam os escrúpulos dos empresários e empregadores em geral era giro abolir o salário mínimo em Portugal.


                  Espero bem que não, ainda ficava abismado com o que iam pagar.
                  Ficheiros anexados

                  Comentário


                    #69
                    A palavra competitividade é das palavras que mais me metem nojo actualmente.

                    Quer dizer, um gajo trabalha 8 horas por dia ( ou 9 ou 10 sem ser pago a mais como acontece com muitos portugueses ) e depois ainda dizem que querem mais competitividade....

                    Acho uma graça a isto....querem que façamos o quê ? trabalhar 14 horas por dia a 500 euros por mês ?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                      É o belo capitalismo selvagem.

                      Chupar o ser humano até ao tutano!!!!

                      Por isso abrimos a porta à China, só isso mostra o que vai na mente de quem manda na europa!
                      Aqui está a verdade nua e crua. Mas deixem estar, o tempo o confirmará. Até lá muita gente vai passar as passas do algarve.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                        O mesmo que para todos os outros. Um valor justo pelo trabalho que ele/ela sabem fazer. No caso português o ideal seria qualquer coisa como 850-900 líquidos por mes.

                        A sério, só para ver até onde desciam os escrúpulos dos empresários e empregadores em geral era giro abolir o salário mínimo em Portugal.
                        Não respondeste à questão...

                        Se estivesse nas tuas mãos definir um salário mínimo legal para uma personagem como o Hitler, o Estaline, ou outro da mesma espécie.. quanto é que definias, 900 euros? 485?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                          Cá em Portugal, num instantinho, estávamos ao nível do Bangladesh....não que falte muito para lá chegar...
                          Não se podem discutir modelos económicos baseados em absurdos.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            Desde que sejam cristãos ou não muçulmanos qualquer turco ou paquistanês pode fazer estes trabalhos.
                            É como muita gente diz que os muçulmanos não bebem alcool, mas trabalhei com montes dessa gente que bebe.
                            Se estiverem nos seus paises, não bebem, mas uma vez na europa muitos deles deixam de obedecer a esse preceito religioso.
                            Os africanos então quebram quase todas as regras quando estão cá.
                            Há aqui uma pequena diferença. O porco é considerado um animal imundo no mundo do Islão.

                            Mas quais são as regras dos africanos? Os que professam o Islamismo?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Carlos, já tivemos exemplos bastantes nos últimos anos em que "o mercado decidir" sozinho pode ser perigoso q.b.
                              A verdade é que os agentes económicos não ajem todos de boa fé como o tio Adam gostava de pensar.
                              A tua ideia é boa para definir um salário médio ou um salário justo, mas o salário mínimo é uma coisa completamente diferente e a resposta mais inteligente neste tópico, a meu ver, é esta do Jbranco:
                              No Paquistão os trabalhadores indiferenciados ganham em média uns 60 € por mês. Tu preocupas-te com isso, tentas interferir? Suponho que não e não me leves a mal.

                              Porque o teu subconsciente está formatado para deixares o mercado funcionar livremente.

                              Não sei porquê, mas não engulo com facilidade essa teoria que se os Empresários fossem deixados à solta, isto seria o fim do mundo. Já li e ouvi muita opinião desse género, mas como costumo fazer com as coisas sem nexo, ignoro-as. São teorias do início da era industrial, onde o valor do trabalho ainda não estava verdadeiramente ajustado.

                              Afirmar que o Estado é que deve regular parte dos ordenados numa Economia, é um absurdo.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                No Paquistão os trabalhadores indiferenciados ganham em média uns 60 € por mês. Tu preocupas-te com isso, tentas interferir? Suponho que não e não me leves a mal.

                                Porque o teu subconsciente está formatado para deixares o mercado funcionar livremente.

                                Não sei porquê, mas não engulo com facilidade essa teoria que se os Empresários fossem deixados à solta, isto seria o fim do mundo. Já li e ouvi muita opinião desse género, mas como costumo fazer com as coisas sem nexo, ignoro-as. São teorias do início da era industrial, onde o valor do trabalho ainda não estava verdadeiramente ajustado.

                                Afirmar que o Estado é que deve regular parte dos ordenados numa Economia, é um absurdo.
                                Não seria o fim do mundo, mas infelizmente há gente sem escrúpulos em todas as áreas. Se mesmo com a regulação que temos há por aí pessoal a trabalhar de graça, imagino sem regulação. E basta ver este caso da Alemanha, sem salário minimo, há quem se aproveite para pagar muito menos que a média. E há sempre trabalhadores dispostos a isso, porque é preferível do que não ter nada.
                                Eu acho que tem que haver um salário minimo decretado por lei, mas devia ser um salário minimo por hora.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                  É o belo capitalismo selvagem.

                                  Chupar o ser humano até ao tutano!!!!

                                  Por isso abrimos a porta à China, só isso mostra o que vai na mente de quem manda na europa!
                                  Não sabes o que é solidariedade? Os Europeus e americanos a comer filet-mignon enquanto os chineses e outros povos comiam uma carcaça?
                                  O que estamos a fazer é distribuir a riqueza a nível mundial.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    A palavra competitividade é das palavras que mais me metem nojo actualmente.

                                    Quer dizer, um gajo trabalha 8 horas por dia ( ou 9 ou 10 sem ser pago a mais como acontece com muitos portugueses ) e depois ainda dizem que querem mais competitividade....

                                    Acho uma graça a isto....querem que façamos o quê ? trabalhar 14 horas por dia a 500 euros por mês ?
                                    E nessas 8 horas produz o que? A questão chave é essa...

                                    É que trabalhar 8 horas e produzir 100 microprocessadores ou 10 carros, é diferente de trabalhar 8 horas e produzir 100 pares de sapatos...

                                    É essa a falta de produtividade que o nosso pais tem... muito poucas empresas a produzir (desenhar e fabricar, não apenas fabricar) itens ou serviços com elevado valor acrescentado..
                                    Editado pela última vez por point; 08 May 2013, 09:09.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Mais do que tudo é importante as pessoas term um pequeno nível de insegurança para serem mais dedicadas e produtivas.

                                      O SMN deveria funcionar como um garante de que não se explora vergonhosamente as pessoas, mas o que eu não estou seguro é que os que "reclamam" muito por um SMN maior estariam dispostos a pagar os serviços mais caros.

                                      É que nos países em que se ganha mais ou substancialmente mais, tudo o que incorpora alguma mão-de-obra é consideravelmente mais caro. Por exemplo restaurantes com serviço.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                        Não se podem discutir modelos económicos baseados em absurdos.
                                        ACHA QUE NÃO.......ai podem podem.....por este caminho, mais 3 anitos e estamos lá!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          No Paquistão os trabalhadores indiferenciados ganham em média uns 60 € por mês. Tu preocupas-te com isso, tentas interferir? Suponho que não e não me leves a mal.

                                          Porque o teu subconsciente está formatado para deixares o mercado funcionar livremente.

                                          Não sei porquê, mas não engulo com facilidade essa teoria que se os Empresários fossem deixados à solta, isto seria o fim do mundo. Já li e ouvi muita opinião desse género, mas como costumo fazer com as coisas sem nexo, ignoro-as. São teorias do início da era industrial, onde o valor do trabalho ainda não estava verdadeiramente ajustado.

                                          Afirmar que o Estado é que deve regular parte dos ordenados numa Economia, é um absurdo.
                                          Oh Carlos, conheço muitos casos, especialmente no sector textil, onde os funcionários muitas vezes não chegam a levar 300€ para casa.....por artes misteriosas faltam vários dias por mês e nunca são despedidos, porque será........será por passarem cerca de 45 horas por semana dentro das fábricas??????

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Mais do que tudo é importante as pessoas term um pequeno nível de insegurança para serem mais dedicadas e produtivas.

                                            O SMN deveria funcionar como um garante de que não se explora vergonhosamente as pessoas, mas o que eu não estou seguro é que os que "reclamam" muito por um SMN maior estariam dispostos a pagar os serviços mais caros.

                                            É que nos países em que se ganha mais ou substancialmente mais, tudo o que incorpora alguma mão-de-obra é consideravelmente mais caro. Por exemplo restaurantes com serviço.
                                            Nesses países um simples café (se é que se pode chamar café a uma espécie de água) custa 2 a 3 €.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                              Não sabes o que é solidariedade? Os Europeus e americanos a comer filet-mignon enquanto os chineses e outros povos comiam uma carcaça?
                                              O que estamos a fazer é distribuir a riqueza a nível mundial.
                                              Não 500c, o que estamos a fazer é enriquecer para além do absurdo meia dúzia de senhores do mundo nivelando tudo por baixo........esses vão poder ir para St. Moritz comprar garrafas de vinho, nos hotéis, a 5000€, dar 3000€ de gorjeta aos empregados dos hotéis em nova iorque e por aí adiante, enquanto 99,99% da população mundial passa fome......é isto que "estamos" a fazer.......não haver uma avalanche em Davos que levasse aquela escumalha toda!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                No Paquistão os trabalhadores indiferenciados ganham em média uns 60 € por mês. Tu preocupas-te com isso, tentas interferir? Suponho que não e não me leves a mal.

                                                Porque o teu subconsciente está formatado para deixares o mercado funcionar livremente.

                                                Não sei porquê, mas não engulo com facilidade essa teoria que se os Empresários fossem deixados à solta, isto seria o fim do mundo. Já li e ouvi muita opinião desse género, mas como costumo fazer com as coisas sem nexo, ignoro-as. São teorias do início da era industrial, onde o valor do trabalho ainda não estava verdadeiramente ajustado.

                                                Afirmar que o Estado é que deve regular parte dos ordenados numa Economia, é um absurdo.

                                                Tens razão, não me costumo preocupar com os ordenados no Paquistão. Como tenho coisas que me batem à porta e me tiram o sono, evito dar em doido a pensar em problemas que não consigo resolver. Segundo, não faço puto de ideia de qual o custo da habitação ou da alimentação no Paquistão, mas como vês em Portugal sei.

                                                Eu também não engulo essa teoria que o fim do mundo em cuecas vai chegar se os empresários forem deixados à solta (tb sou empresário) mas calculo que tenha a mesma origem da teoria que o fim do mundo em collants vai chegar se os empregados forem deixados à solta, e vai exactamente na senda do que te disse: nem todos ajem de boa fé (de parte a parte).

                                                Mais uma vez, não vejo o Estado a regular o valor do trabalho. Vejo o Estado a regular o limiar da indigência.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                  Não 500c, o que estamos a fazer é enriquecer para além do absurdo meia dúzia de senhores do mundo nivelando tudo por baixo........esses vão poder ir para St. Moritz comprar garrafas de vinho, nos hotéis, a 5000€, dar 3000€ de gorjeta aos empregados dos hotéis em nova iorque e por aí adiante, enquanto 99,99% da população mundial passa fome......é isto que "estamos" a fazer.......não haver uma avalanche em Davos que levasse aquela escumalha toda!
                                                  Não. O que estamos a fazer é abdicar um pouco da nossa qualidade de vida possibilitando que 25% dos chineses ascendesse à classe média e que o salário médio na China tenha subido a bom ritmo.
                                                  Estamos a abdicar para que outros povos possam ter melhor qualidade de vida. Moralmente e eticamente é o mais correto.
                                                  Agora o que está mal é que nunca nos foi perguntado se o queríamos fazer.

                                                  Classe média chinesa está a aproveitar a sua "janela de oportunidade" - PÚBLICO

                                                  Salário médio mundial é de 1108 euros - Economia - DN

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                    Não. O que estamos a fazer é abdicar um pouco da nossa qualidade de vida possibilitando que 25% dos chineses ascendesse à classe média e que o salário médio na China tenha subido a bom ritmo.
                                                    Estamos a abdicar para que outros povos possam ter melhor qualidade de vida. Moralmente e eticamente é o mais correto.
                                                    Agora o que está mal é que nunca nos foi perguntado se o queríamos fazer.

                                                    Classe média chinesa está a aproveitar a sua "janela de oportunidade" - PÚBLICO

                                                    Salário médio mundial é de 1108 euros - Economia - DN
                                                    Desculpe 500c mas não é, basta ver a evolução das grandes fortunas mundiais e o domínio que 20 empresas têm sobre a economia mundial.......relativamente a essa estatística sobre a média dos salários, acho-a falaciosa, é como a média dos salários em Portugal.......temos meia dúzia de pessoas a ganhar mais de 10.000€ mês, o que eleva a média de uma forma artificial......veja o caso dos funcionários públicos, portugal, com uma taxa por habitante de funcionários públicos abaixo da média europeia, é dos países que mais gasta, em % do PIB, com o seu pagamento....esquecem-se de dizer que cerca de 80% da massa salarial serve para pagar a apenas 20% dos funcionários..

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      Não seria o fim do mundo, mas infelizmente há gente sem escrúpulos em todas as áreas. Se mesmo com a regulação que temos há por aí pessoal a trabalhar de graça, imagino sem regulação. E basta ver este caso da Alemanha, sem salário minimo, há quem se aproveite para pagar muito menos que a média. E há sempre trabalhadores dispostos a isso, porque é preferível do que não ter nada.
                                                      Eu acho que tem que haver um salário minimo decretado por lei, mas devia ser um salário minimo por hora.
                                                      Mas quem é que anda a trabalhar de graça?

                                                      Repara neste exemplo na Alemanha. 1 caso noticiado em alguns milhões de Empresas que são na maioria uma referência a nível mundial, sem salário mínimo. Não será único, mas uma ínfima parte do tecido Empresarial.

                                                      Mas o pessoal não resiste ao buá do costume.

                                                      Sabes o que acontecerá a essa fábrica de desmanche de porco se aplicarem por decreto um valor mais alto à MO? Vai tudo para a Roménia (ou outro sítio qualquer) no dia seguinte. E a fábrica fechou.

                                                      Porque simplesmente o elo seguinte da cadeia exige um preço idêntico ou mais barato ao de um outro fornecedor fora da Alemanha.

                                                      Mais uma Fábrica a ir ao ar, mais desemprego, menos impostos, menos Economia. E os contribuintes a pagar.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Capitalismo selvagem??? Onde?? Naaaa..

                                                        Ora bem vou colocar mais um exemplo aqui.. E este eu conheço de perto..

                                                        Aqui no reino unido na segunda feira foi feriado. Uma das empresas onde trabalho, faturou 1,1 milhões de libras.

                                                        80% para não dizer 90% do pessoal ganha 6,17£ à hora (bruto).

                                                        Ahhh Ahhh é uma rede de restaurantes. ;-) .

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Subir o SMN não sei se seria boa ideia em portugal. Como é que depois o patrão conseguia pagar a prestação do A3 da filha e do S1 do filho?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Nem de propósito para este tópico:

                                                            Alemães com salários baixos recebem subsídios sociais adicionais - JN

                                                            Destaco:

                                                            "Cerca de 1,3 milhões de trabalhadores alemães recorrem a subsídios sociais adicionais, apesar de trabalharem a tempo inteiro, porque os baixos salários não lhes chegam para viver.

                                                            Segundo o jornal "Süddeustche Zeitung", os trabalhadores mais afetados por esta situação são solteiros, com salários acima dos 800 euros/mês."


                                                            Ou seja, a fábrica de desmanche de porcos (que paga 528€/mês) ainda conta com o estado para que os trabalhadores recebam um vencimento ao fim do mês que lhes permite respirar! Assim os contribuintes não pagam nem nada...

                                                            Lá está o estado a meter a mão na economia e a não deixar "os mercados" funcionarem. Rais'parta!
                                                            Editado pela última vez por ClioII; 08 May 2013, 12:59.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Zedoscavalos Ver Post
                                                              Subir o SMN não sei se seria boa ideia em portugal. Como é que depois o patrão conseguia pagar a prestação do A3 da filha e do S1 do filho?
                                                              Antes em carros para os filhos do que em droga ou put@ria.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X