Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
    Não é bem on topic, mas anda perto:

    Autocarro cai de viaduto e faz 36 mortos em Itália - PÚBLICO

    Isto anda muito mal.

    As pessoas não andam muito bem, os equipamentos também não, os serviços sofrem cortes, o material é levado ao limite, etc. Países mais atrasados sofrem mais com este tipo de acidente. Mas uma crise profunda como a que assistimos na UE, pode levar a um aumento deste tipo de acidente.

    Isto sou eu a divagar...
    Acidentes há em todo o lado... basta abrir o telejornal. É verdade que em países menos desenvolvidos tendem a ser mais frequentes mas não creio que seja (pelo menos por enquanto) o caso. No entanto, considero que essa questão é pertinente e uma chamada de atenção importante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
      Qual é o problema dos Talgo?
      São criticados por não serem muito seguros e tem um histórico de acidentes "acima da média"...
      Lê aqui: trainmaniac's corner » Blog Archive » O que falhou em Santiago de Compostela

      Já andei em vários, mas nos "convencionais"!

      Comentário


        Compostela: Maquinista admite imprudência; sai em liberdade - TSF

        Segundo testemunhas policiais que assistiram ao interrogatório, o maquinista nunca afirmou ter havido falha técnica, e apontam na direção de excesso de confiança.

        Independentemente do resultado final da investigação, é preciso esclarecer que os comboios têm um maquinista a receber um salário para fazer alguma coisa, senão os comboios funcionavam unicamente em modo automático.
        Assim, se o maquinista conhecia bem o trajeto, tinha um plano de viagem com limites de velocidade que deveria cumprir, e havia sinalização vertical a avisar para o limite de velocidade, então ele teria de travar com bastante antecedência, cumprindo o papel para o qual estava a ser pago.
        Se existisse falha nos travões ele teria de comunicar à central e poderia haver meios mecânicos para abrandar o comboio. Nada disso foi feito.

        Restam 2 hipóteses: distração ou excesso de confiança.
        Se o maquinista se distraiu, foi homicídio por negligência, porque sabemos que errar é humano.
        Se foi por excesso de confiança, nem me interessa sequer referir o que o quadro legal qualifica, porque para mim seria um ato inqualificável de brincar aos comboios e às velocidades pondo em risco a vida dos outros.

        Mas o sistema de controlo ferroviário espanhol terá de ser revisto, porque nesta história e em pleno século XXI, as entidades já deveriam ter criado as condições de segurança exigíveis para os cidadãos que viajam nas ferrovias.

        É um autêntico sacudir a água do capote uns para os outros, ninguém assumindo a responsabilidade.
        Lamentavelmente que ficou a perder foram os mortos, feridos e familiares.
        É nestes casos que é correto afirmar que a incompetência e a irresponsabilidade deveria ser crimes severamente punidos conforme a agravante dos efeitos causados.
        Continuo a dizer que a minha pena e solidariedade vai apenas para as reais vítimas de toda esta história e que não têm sido ouvidas, pois não vendem jornais (só vendem as declarações acusatórias e esquivas de uns e outros responsáveis, pois os mortos e os que estão em sofrimento não falam).

        Comentário


          Acabei de ouvir a notici agora.


          Eu também estava a achar estranho não ter sido de outra forma...



          Tenho pena que a RENFE não seja fortemente castigada, não havia necessidade do que aconteceu...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
            A Renfe não se apressa a culpar o maquinista... estes têm uma politica de devolução de dinheiro aos Clientes em caso de atrasos ...

            Compromiso de Puntualidad
            A Renfe acredita mesmo que não tem atrasos, com aquelas devoluções logo a partir de 5min de atraso.

            Por cá, acho que a CP devolve o dinheiro a partir de 60min.

            Comentário


              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              78 muertos, 12 preguntas sobre el accidente de tren en Santiago | Galicia | EL PAÍS


              Página interessante com algumas referências técnicas, que me interessam de todo.

              Continuo a achar MUITO estranho a opção do sistema ERTMS não deixar programado a frenagem do comboio para os 80Km/h a 3Km de acabar o túnel e antes da transição para o ASFA.

              Um gráfico interessante:




              E nesta noticia acho horrível o maquinista ir algemado para interrogatório e os últimos dois parágrafos. Os interesses estão a vir ao de cima.
              E eu continuo a achar que há alguma falha técnica.

              El maquinista admite su
              Não arranjas esta imagem mas do 730 que foi o que teve o acidente? Queria ver como era a distribuição dos rodados entre a cabine e o vagão do motor. Este acho que é o S130.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                São criticados por não serem muito seguros e tem um histórico de acidentes "acima da média"...
                Lê aqui: trainmaniac's corner » Blog Archive » O que falhou em Santiago de Compostela

                Já andei em vários, mas nos "convencionais"!
                Então mas não foi o primeiro acidente dos últimos 40 anos em AV e em Espanha ou estou a fazer confusão?

                Eu sinceramente não sei como se podem tirar essas conclusões... ou era de esperar poucos mortos de um acidente contra uma parede e betão a quase 200 km/h?
                Os comboios de AV são, por norma, o mais leves possíveis... não são só os Talgo. O próprio Alfa Pendular é bem mais leve que um IC com o mesmo comprimento, quase certamente. E se o acidente em Alfarelos fosse com um AP acredito que este tivesse ficado em pior estado que o praticamente imaculado IC muito devido à robustez da locomotiva da Siemens que "pulverizou" literalmente uma automotora 2200 inteira (estavam 2 acopladas).

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
                  Então mas não foi o primeiro acidente dos últimos 40 anos em AV e em Espanha ou estou a fazer confusão?

                  Eu sinceramente não sei como se podem tirar essas conclusões... ou era de esperar poucos mortos de um acidente contra uma parede e betão a quase 200 km/h?
                  Os comboios de AV são, por norma, o mais leves possíveis... não são só os Talgo. O próprio Alfa Pendular é bem mais leve que um IC com o mesmo comprimento, quase certamente. E se o acidente em Alfarelos fosse com um AP acredito que este tivesse ficado em pior estado que o praticamente imaculado IC muito devido à robustez da locomotiva da Siemens que "pulverizou" literalmente uma automotora 2200 inteira (estavam 2 acopladas).
                  Os Alfa tem 323t de peso, este Talgo acho que tem 363t. Não sei qual seria era o comprimento do Talgo.

                  Os Alfa já tiveram acidentes, até já bateu a 140km/h contra um camião Tir acho eu e ainda anda por aí. A 5613 de Alfarelos aguentou bem a pancada mas dobrou por baixo e dificilmente será arranjada.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                    Compostela: Maquinista admite imprudência; sai em liberdade - TSF

                    Segundo testemunhas policiais que assistiram ao interrogatório, o maquinista nunca afirmou ter havido falha técnica, e apontam na direção de excesso de confiança.

                    Independentemente do resultado final da investigação, é preciso esclarecer que os comboios têm um maquinista a receber um salário para fazer alguma coisa, senão os comboios funcionavam unicamente em modo automático.
                    Assim, se o maquinista conhecia bem o trajeto, tinha um plano de viagem com limites de velocidade que deveria cumprir, e havia sinalização vertical a avisar para o limite de velocidade, então ele teria de travar com bastante antecedência, cumprindo o papel para o qual estava a ser pago.
                    Se existisse falha nos travões ele teria de comunicar à central e poderia haver meios mecânicos para abrandar o comboio. Nada disso foi feito.

                    Restam 2 hipóteses: distração ou excesso de confiança.
                    Se o maquinista se distraiu, foi homicídio por negligência, porque sabemos que errar é humano.
                    Se foi por excesso de confiança, nem me interessa sequer referir o que o quadro legal qualifica, porque para mim seria um ato inqualificável de brincar aos comboios e às velocidades pondo em risco a vida dos outros.

                    Mas o sistema de controlo ferroviário espanhol terá de ser revisto, porque nesta história e em pleno século XXI, as entidades já deveriam ter criado as condições de segurança exigíveis para os cidadãos que viajam nas ferrovias.

                    É um autêntico sacudir a água do capote uns para os outros, ninguém assumindo a responsabilidade.
                    Lamentavelmente que ficou a perder foram os mortos, feridos e familiares.
                    É nestes casos que é correto afirmar que a incompetência e a irresponsabilidade deveria ser crimes severamente punidos conforme a agravante dos efeitos causados.
                    Continuo a dizer que a minha pena e solidariedade vai apenas para as reais vítimas de toda esta história e que não têm sido ouvidas, pois não vendem jornais (só vendem as declarações acusatórias e esquivas de uns e outros responsáveis, pois os mortos e os que estão em sofrimento não falam).
                    Então porque comunica ele a velocidade via rádio? Continuo a achar cedo para se fazer este tipo de análise. Há uma outra noticia em que o maquinista disse não ter conseguido parar o comboio.

                    “Ele disse que precisou de travar mas que não conseguiu”. - http://sol.sapo.pt/inicio/Internacio...ntent_id=80541

                    Ainda assim, admito perfeitamente que o que escreveste seja uma possibilidade.
                    Editado pela última vez por SeteGu; 29 July 2013, 10:08.

                    Comentário


                      ASAS, este blog é teu? Já "gastei" (não foi perdi, porque não considero perda de tempo) algum tempo a ler, pelo menos a parte das fotografias com história... Olha, gostei!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Os Alfa tem 323t de peso, este Talgo acho que tem 363t. Não sei qual seria era o comprimento do Talgo.

                        Os Alfa já tiveram acidentes, até já bateu a 140km/h contra um camião Tir acho eu e ainda anda por aí. A 5613 de Alfarelos aguentou bem a pancada mas dobrou por baixo e dificilmente será arranjada.
                        Embater contra um camião TIR a 140 km/h não é bem o mesmo que ir contra um bloco de cimento a 200 km/h... ou seja, a essa velocidade o camião deve ter sido quase "pulverizado"... no caso de acontecer com um Talgo não me admirava que o resultado fosse idêntico.
                        Nos embates "carro" vs comboio já se sabe quem "ganha" sempre...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                          Segundo testemunhas policiais que assistiram ao interrogatório, o maquinista nunca afirmou ter havido falha técnica, e apontam na direção de excesso de confiança.

                          Independentemente do resultado final da investigação, é preciso esclarecer que os comboios têm um maquinista a receber um salário para fazer alguma coisa, senão os comboios funcionavam unicamente em modo automático.
                          Os maquinistas não são super heróis, são humanos, e como humanos fazem o que qualquer humano faz - m€rda de vez em quando (e também não são imunes a problemas de saúde). E como os humanos de vez em quando têm esta tendência de fazer m€rda , os sistemas dos quais estão dependentes centenas de vidas (transportes, centrais nucleares, sistemas críticos, etc...), devem ser tolerantes a isso, e não permitir que a m€rda seja feita. Principalmente quando toda a responsabilidade está nas mãos de uma só pessoa (eu até pensava que este tipo de comboios tinha sempre 2 maquinistas, tal como os aviões têm 2 pilotos).

                          É isso que está aqui em causa. É óbvio que o maquinista meteu a pata na poça (acreditando nas palavras do próprio) e é culpado por isso. Ponto.

                          Agora, já não é tão óbvio que a RENFE seja parte lesada, e não deva estar sentada (algemada ou não) com o maquinista no banco dos réus. Para mim deve. E só queria que eles respondessem a uma pergunta simples que aparentemente ainda nenhum jornalista espanhol conseguiu fazer - Porque é que o sistema ERTMS não reduziu automaticamente a velocidade do comboio para 80km/h, antes da entrada no traçado com o sistema tradicional (ASFA) limitado a essa velocidade?


                          Editado pela última vez por pacxito; 29 July 2013, 10:40. Razão: o fórum não reconhece esta palavra: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=*****

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post

                            10- Na situação espanhola, o que estranho é o sistema ERTMS da rede de AV não deixar o comboio à saída do túnel a 90 ou 100Km/h. Tinha que programar a curva de frenagem 3 ou 4Km atrás para isso. E aqui é que eu estranho esta situação.
                            Ora cá está o que me levanta sérias dúvidas quanto à responsabilidade deste acidente!!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                              São criticados por não serem muito seguros e tem um histórico de acidentes "acima da média"...
                              Lê aqui: trainmaniac's corner » Blog Archive » O que falhou em Santiago de Compostela

                              Já andei em vários, mas nos "convencionais"!
                              link muito interessante.

                              Comentário


                                Parece que o Maquinista admitiu uma distração:

                                El maquinista admite su

                                Reconoció que entró a 190 kilómetros por hora en la curva de Angrois, un tramo limitado a 80, por “un despiste

                                (Nota: "despiste" em espanhol é distração)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Parece que o Maquinista admitiu uma distração:

                                  El maquinista admite su

                                  Reconoció que entró a 190 kilómetros por hora en la curva de Angrois, un tramo limitado a 80, por “un despiste

                                  (Nota: "despiste" em espanhol é distração)
                                  Nesse mesmo link, destaco este parágrafo que quanto a mim é gravíssimo e demonstra claramente o porquê de a justiça (e grande parte da imprensa) Espanhola estar tão focada em enforcar sumariamente o maquinista:

                                  Las meras preguntas sobre si basta el error de una persona para generar una catástrofe como la de Angrois o si falló algún sistema de seguridad lo han interpretado la Xunta y el Gobierno como un debate interesado para desprestigiar la red de AVE española, una de las principales apuestas para internacionalizar la economía con contratos en Brasil, Rusia, Estados Unidos y Kazajistán.
                                  http://youtu.be/CtQhMCUbpps
                                  Editado pela última vez por pacxito; 29 July 2013, 11:49.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Ora cá está o que me levanta sérias dúvidas quanto à responsabilidade deste acidente!!!
                                    O maquinista está lá em ultima instancia para abrandar quando tudo o resto falha.

                                    É da sua responsabilidade.

                                    Se não o fez, devia ter feito.


                                    Paralelamente á responsabilização por parte da RENFE por não implementar tudo o que era possivel!!


                                    Se ele se distraiu na altura em que o sistema falha, responsabilidade dele, não está numa posição onde se possa distrair.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                      O maquinista está lá em ultima instancia para abrandar quando tudo o resto falha.

                                      É da sua responsabilidade.

                                      Se não o fez, devia ter feito.


                                      Paralelamente á responsabilização por parte da RENFE por não implementar tudo o que era possivel!!


                                      Se ele se distraiu na altura em que o sistema falha, responsabilidade dele, não está numa posição onde se possa distrair.
                                      Concordo mas a maioria dos acidentes (da aviação, por exemplo) tem como principal causa a falha humana... porque o ser Humano é falível. É por isso que existem sistemas eletrónicos altamente complexos e pouco falíveis... para "corrigir" os nossos erros retirando a falha humana da equação (o máximo que seja possível). O que parece mais ou menos óbvio neste caso é que o sistema falhou.
                                      O que não quer dizer que não se possa responsabilizar o maquinista (se for caso disso).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                        Compostela: Maquinista admite imprudência; sai em liberdade - TSF

                                        Segundo testemunhas policiais que assistiram ao interrogatório, o maquinista nunca afirmou ter havido falha técnica, e apontam na direção de excesso de confiança.

                                        Independentemente do resultado final da investigação, é preciso esclarecer que os comboios têm um maquinista a receber um salário para fazer alguma coisa, senão os comboios funcionavam unicamente em modo automático.
                                        Assim, se o maquinista conhecia bem o trajeto, tinha um plano de viagem com limites de velocidade que deveria cumprir, e havia sinalização vertical a avisar para o limite de velocidade, então ele teria de travar com bastante antecedência, cumprindo o papel para o qual estava a ser pago.
                                        Se existisse falha nos travões ele teria de comunicar à central e poderia haver meios mecânicos para abrandar o comboio. Nada disso foi feito.

                                        Restam 2 hipóteses: distração ou excesso de confiança.
                                        Se o maquinista se distraiu, foi homicídio por negligência, porque sabemos que errar é humano.
                                        Se foi por excesso de confiança, nem me interessa sequer referir o que o quadro legal qualifica, porque para mim seria um ato inqualificável de brincar aos comboios e às velocidades pondo em risco a vida dos outros.

                                        Mas o sistema de controlo ferroviário espanhol terá de ser revisto, porque nesta história e em pleno século XXI, as entidades já deveriam ter criado as condições de segurança exigíveis para os cidadãos que viajam nas ferrovias.

                                        É um autêntico sacudir a água do capote uns para os outros, ninguém assumindo a responsabilidade.
                                        Lamentavelmente que ficou a perder foram os mortos, feridos e familiares.
                                        É nestes casos que é correto afirmar que a incompetência e a irresponsabilidade deveria ser crimes severamente punidos conforme a agravante dos efeitos causados.
                                        Continuo a dizer que a minha pena e solidariedade vai apenas para as reais vítimas de toda esta história e que não têm sido ouvidas, pois não vendem jornais (só vendem as declarações acusatórias e esquivas de uns e outros responsáveis, pois os mortos e os que estão em sofrimento não falam).
                                        A placa de sinalização vertical de velocidade, está onde? Na curva? Sabes onde está? 3km antes da curva? Ou estás a cuspir para o ar baboseiras? A mais de 200km/h consegues ver sinalização vertical? Talvez sim, talvez não.

                                        Conhecia bem o trajecto? Desafio-te a ires ver o trajecto. São 200km em linha recta com sucessivos túneis. Deve ser muito fácil decorar qual deles é o último (ou penúltimo).

                                        Infelizmente já se viu onde isto vai acabar, a culpa vai ser do maquinista, porque a RENFE vai sair impune.

                                        Enquanto agirmos e deixarmos que as autoridades ajam desta forma, os principais responsáveis vão sempre ficar a rir-se destas situações e, o bode expiatório, será sempre o elo mais fraco.

                                        Um comboio destes não pode não ter um sistema de travagem automático antes de uma curva como esta.

                                        Esperava uma opinião mais sensata de tua parte.

                                        Comentário


                                          Maquinista admite culpa pelo descarrilamento na Galiza e confessa que estava distraído - SIC Notícias

                                          Comentário


                                            Se fosse familiar de uma das vítimas acho que também me distraía com um bastão na cabeça dele.

                                            Comentário


                                              E acreditem, o maquinista vai suicidar-se. Não vai aguentar todo este cenário.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post

                                                Um comboio destes não pode não ter um sistema de travagem automático antes de uma curva como esta.
                                                Parece evidente mas não é... Podem fazer-se diversas análises.

                                                Há aqui 3 viráveis: o maquinista, o operador da linha, o operador ferroviário e a legislação.

                                                Em primeiro lugar, há que apurar o que diz a legislação, nomeadamente especificação técnica da linha em particular daquele troço novo. Há que analisar se a obra está conforme o caderno de encargos ou não.
                                                Supomos que está de acordo, há questionar quem o redigiu e por que motivo não colocou sistema limitador?
                                                Depois é preciso verificar se foi assim construída por motivos técnicos ou motivos de outra ordem, por exemplo financeiros ou políticos.

                                                Assumindo que o troço está conforme a especificação técnica, não recai imediatamente para cima do maquinista a responsabilidade.

                                                Há que averiguar se ele teve a devida formação para a operação naquela linha em Particular, se tinha o seu plano de saúde conforme estipula a Lei.

                                                Imaginemos que a medicina do trabalho da companhia está em sobrecarga e ele ainda não foi chamado à consulta que era obrigatória até ao dia X. Só esse detalhe transferir logo parte da responsabilidade para a companhia... Afinal o homem podia estar doente sem saber...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  A placa de sinalização vertical de velocidade, está onde? Na curva? Sabes onde está? 3km antes da curva? Ou estás a cuspir para o ar baboseiras? A mais de 200km/h consegues ver sinalização vertical? Talvez sim, talvez não.

                                                  Conhecia bem o trajecto? Desafio-te a ires ver o trajecto. São 200km em linha recta com sucessivos túneis. Deve ser muito fácil decorar qual deles é o último (ou penúltimo).

                                                  Infelizmente já se viu onde isto vai acabar, a culpa vai ser do maquinista, porque a RENFE vai sair impune.

                                                  Enquanto agirmos e deixarmos que as autoridades ajam desta forma, os principais responsáveis vão sempre ficar a rir-se destas situações e, o bode expiatório, será sempre o elo mais fraco.

                                                  Um comboio destes não pode não ter um sistema de travagem automático antes de uma curva como esta.

                                                  Esperava uma opinião mais sensata de tua parte.
                                                  Vou eu a 200 km/h na A8, despisto-me e o acidente resulta em lesões graves. Vou culpar e meter um processo em cima das Autoestradas do Atlantico porque, obviamente, que a culpa foi deles, e não minha.

                                                  Fumo durante 30 anos 50 cigarros por dia, apanho um cancro, e vou meter um processo em cima do médico, porque não conseguiu evitar o problema...

                                                  Oh well...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Parece evidente mas não é... Podem fazer-se diversas análises.

                                                    Há aqui 3 viráveis: o maquinista, o operador da linha, o operador ferroviário e a legislação.

                                                    Em primeiro lugar, há que apurar o que diz a legislação, nomeadamente especificação técnica da linha em particular daquele troço novo. Há que analisar se a obra está conforme o caderno de encargos ou não.
                                                    Supomos que está de acordo, há questionar quem o redigiu e por que motivo não colocou sistema limitador?
                                                    Depois é preciso verificar se foi assim construída por motivos técnicos ou motivos de outra ordem, por exemplo financeiros ou políticos.

                                                    Assumindo que o troço está conforme a especificação técnica, não recai imediatamente para cima do maquinista a responsabilidade.

                                                    Há que averiguar se ele teve a devida formação para a operação naquela linha em Particular, se tinha o seu plano de saúde conforme estipula a Lei.

                                                    Imaginemos que a medicina do trabalho da companhia está em sobrecarga e ele ainda não foi chamado à consulta que era obrigatória até ao dia X. Só esse detalhe transferir logo parte da responsabilidade para a companhia... Afinal o homem podia estar doente sem saber...
                                                    Exatamente... muito antes de se culpar o maquinista deveria-se investigar as causas que levaram ao acidente. Apenas no fim se deveriam tirar as devidas conclusões...

                                                    Não há uma entidade competente e independente a investigar o caso? (o que não aconteceu com o acidente de Alfarelos...)
                                                    Se for a Renfe a investigar as causas do acidente (por exemplo, tal como aconteceu em Portugal que foi a CP/REFER) algo de muito errado se passa visto que está envolvida no acidente e pode não ser imparcial ao longo do processo.
                                                    Pergunto... quem é responsável pela investigação do acidente?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                      Vou eu a 200 km/h na A8, despisto-me e o acidente resulta em lesões graves. Vou culpar e meter um processo em cima das Autoestradas do Atlantico porque, obviamente, que a culpa foi deles, e não minha.

                                                      Fumo durante 30 anos 50 cigarros por dia, apanho um cancro, e vou meter um processo em cima do médico, porque não conseguiu evitar o problema...

                                                      Oh well...
                                                      Felizmente as coisas não são assim na maioria dos transportes públicos... Há sistemas que, nesse caso, deveriam impedir o condutor de se deslocar a essa velocidade na A8 (acima do limite legal) para salvaguarda a segurança dos ocupantes.
                                                      Neste caso os sistemas de segurança falharam e/ou estão mal desenhados, etc... algo falhou e antes de se culpar o maquinista deveria-se tentar perceber o que falhou (para além da eventual falha humana - distração, excesso de zelo, etc...).

                                                      Apenas depois de se perceber o que falhou é que se pode julgar o maquinista na presença de todos os factos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
                                                        Felizmente as coisas não são assim na maioria dos transportes públicos... Há sistemas que, nesse caso, deveriam impedir o condutor de se deslocar a essa velocidade na A8 (acima do limite legal) para salvaguarda a segurança dos ocupantes.
                                                        Neste caso os sistemas de segurança falharam e/ou estão mal desenhados, etc... algo falhou e antes de se culpar o maquinista deveria-se tentar perceber o que falhou (para além da eventual falha humana - distração, excesso de zelo, etc...).

                                                        Apenas depois de se perceber o que falhou é que se pode julgar o maquinista na presença de todos os factos.
                                                        Certíssimo. Mas isso só no caso de algum desses sistemas ter falhado. As únicas conclusões que eu retiro de todos os dados disponíveis, é que, por enquanto, não há forma de atribuir culpas a quem quer que seja. Tudo o que seja culpar o maquinista, a RENFE ou etc, é atirar bitaites para o ar. A culpa pode ter sido dele, pode ser falha técnica/outra coisa relacionada com a RENFE, pode ter sido dos dois, etc. Apenas após as devidas perícias, é que me parece prudente afirmar o quer quer seja.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                          Certíssimo. Mas isso só no caso de algum desses sistemas ter falhado. As únicas conclusões que eu retiro de todos os dados disponíveis, é que, por enquanto, não há forma de atribuir culpas a quem quer que seja. Tudo o que seja culpar o maquinista, a RENFE ou etc, é atirar bitaites para o ar. A culpa pode ter sido dele, pode ser falha técnica/outra coisa relacionada com a RENFE, pode ter sido dos dois, etc. Apenas após as devidas perícias, é que me parece prudente afirmar o quer quer seja.
                                                          O que é certo nesta altura é que o comboio não deveria ter saído do túnel àquela velocidade.
                                                          Tratando-se de uma linha de alta velocidade com um dos melhores sistemas de sinalização existentes (que monitoriza constantemente a velocidade do comboio e abranda-o automaticamente se assim for necessário) porque razão o sistema não atuou como seria suposto ter atuado? É óbvio, para mim, que alguma coisa falhou... (os travões do comboio, o próprio sistema de sinalização, etc...).

                                                          Isto para além de o maquinista poder ter ou não culpa no "cartório".

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
                                                            O que é certo nesta altura é que o comboio não deveria ter saído do túnel àquela velocidade.
                                                            Tratando-se de uma linha de alta velocidade com um dos melhores sistemas de sinalização existentes (que monitoriza constantemente a velocidade do comboio e abranda-o automaticamente se assim for necessário) porque razão o sistema não atuou como seria suposto ter atuado? É óbvio, para mim, que alguma coisa falhou... (os travões do comboio, o próprio sistema de sinalização, etc...).

                                                            Isto para além de o maquinista poder ter ou não culpa no "cartório".
                                                            É aí que quer chegar. Alguém falhou, agora se foi o maquinista, a RENFE, ambos, parece-me demasiado precoce para fazer diagnósticos.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                              A Renfe acredita mesmo que não tem atrasos, com aquelas devoluções logo a partir de 5min de atraso.

                                                              Por cá, acho que a CP devolve o dinheiro a partir de 60min.
                                                              Isso é apenas no AVE Madrid-Sevilla!!

                                                              Este era um Alvia (Superior a 20 minutos: Devolución del 25%)
                                                              É bem diferente....


                                                              Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
                                                              Então mas não foi o primeiro acidente dos últimos 40 anos em AV e em Espanha ou estou a fazer confusão?

                                                              Eu sinceramente não sei como se podem tirar essas conclusões... ou era de esperar poucos mortos de um acidente contra uma parede e betão a quase 200 km/h?
                                                              Os comboios de AV são, por norma, o mais leves possíveis... não são só os Talgo. O próprio Alfa Pendular é bem mais leve que um IC com o mesmo comprimento, quase certamente. E se o acidente em Alfarelos fosse com um AP acredito que este tivesse ficado em pior estado que o praticamente imaculado IC muito devido à robustez da locomotiva da Siemens que "pulverizou" literalmente uma automotora 2200 inteira (estavam 2 acopladas).
                                                              Nos últimos 40 anos?!
                                                              Então este comboio só está a funcionar há pouco mais de 1 ano....
                                                              Viste o link que coloquei?
                                                              Vê lá quantos anos de serviço tem, por exemplo, o Alfa Pendular e seu o histórico de acidentes.
                                                              Em Espanha, já houve várias situações com os Talgo...



                                                              Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                              ASAS, este blog é teu? Já "gastei" (não foi perdi, porque não considero perda de tempo) algum tempo a ler, pelo menos a parte das fotografias com história... Olha, gostei!
                                                              Não, não é meu!


                                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                              link muito interessante.
                                                              Acho que já tinha sido colocado aqui!
                                                              Editado pela última vez por ASAS; 29 July 2013, 15:41.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X