Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
    E, na Europa, em pleno ano 2013 (e depois de tanto investimento na ferrovia em Espanha!), não se lembraram que o maquinista, pode, por exemplo desmaiar (ou até ter um ataque cardíaco e morrer!)?!
    E depois?!
    Varias centenas de toneladas de metal e centenas de pessoas à deriva?!
    Pois...

    Além disso, qualquer comparação entre a ferrovia e a rodovia, é, no mínimo, ridícula!
    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
    Eu acho que todos os comboios têm um "dead button" que em caso não haver nenhum input do guarda-freios durante x tempo o comboio para!

    Já tinha respondido na página anterior do tópico.

    http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1067455640

    Comentário


      Sobre a questão do telefone.

      Todos os comboios possuem um sistema de rádio-solo comboio que permite as comunicações entre o comboio e o Posto de Comando ou Centro de Comando Operacional (CCO).

      E essas comunicações em Portugal ficam gravadas no CCO e creio (creio!) que no comboio não ficam. São comunicações de todo tipo e relacionadas unica e exclusvamente com situações da circulação de comboios.

      Por exemplo, um comboio parado a um sinal principal de entrada de uma estação, que está naturalmente no seu aspecto mais restrivo (vermelho) e a estação está desguarnecida, o maquinista entra em contacto com o CCO, via rádio-solo-comboio, a pedir esclarecimentos e se pode passar o sinal. O CCO autoriza caso não haja qualquer impedimento na circulação com alguma composição em sentido contrário.

      Ou se há alguma emerg~encia, o CCO emite um sinal de alarme para uma determinada área de comunicação do radio-solo e todos os comboios que estejam dentro da área de emissão dessa antena, tem que parar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
        O maquinista está lá para conduzir o comboio e não esticar os pés em cima do tablier(não sei se é esse o nome) e dormir a sesta pelo caminho.

        Não pode ficar dependente das balizas, tem de saber o que está a fazer. Não se lembra que aquilo pode falhar? E se falha, como aconteceu? Upss.. já travou tarde... que chatice mandar 79 pessoas para debaixo dos torrões. Vinha distraído e confundiu os túneis. Passou lá quantas vezes? Uma? Duas?

        Aquele exemplo que dei se calhar não se percebeu mas vou tentar explicar de outra forma.

        Quem faz um percurso várias vezes não precisa de estar sempre a olhar para os sinais para saber a que velocidade deve ir. E há muitos sitios que mesmo estando lá algum sinal(uma curva por exemplo) a maioria das pessoas não olha para o sinal que está antes(que indica a velocidade a que deve fazer a curva), basta ver o tipo de curva que é para adequar a velocidade.


        completamente desfasado da realidade este teu comentário.

        No sistema português de controle de velocidade (CONVEL), a indicação das balizas é MANDATÓRIA. O maquinista não pode fazer nada em contrário. Ou cumpre ou o comboio efetua uma frenagem de emergência ou de serviço.

        E o mesmo troço, dependendo das condições de tráfego ou até de infraestrutura, pode apresentar diferentes níveis de velocidade máxima, pelo que não adianta ao maquinista tentar ir à velocidade memorizada pela experiência. Tem que cumprir a todo momento com a sinalização.



        NÃO COMPAREM a ferrovia à rodovia, porque são mundos completamente distintos.

        Comentário


          Como já se disse, além da falha grave que o maquinista teve de não saber onde ia, há a falha grave do sistema que permite a aproximação à curva a quase 200km/h. Se a primeira é uma falha humana e não se pode controlar, já a segunda é uma falha grave de concepção ou então o sistema naquele momento falhou. Falou-se em Espanha que antes tinha lá passado um comboio e tinha dado erro o sistema ERMTS mas não exploraram mais essa parte.

          Já agora, saiu ontem uma noticia em que supostamente nos ensaios da linha antes da abertura passaram naquela curva a 150km/h, mas com o modelo S130 que é igual aquele mas sem os 2 carruagens motor. E no Video nota-se que foi precisamente na carruagem que tem o motor diesel que começou o descarrilamento. O que me parece que não fizeram muito bem os testes com este S730.

          Comentário


            Mais um dado.

            O facto do maquinista travar quase em cima da curva, ou mesmo no seu inicio, o que se traduziu no decréscimo da velocidade de 190 para 150, também não deve ter ajudado à dinâmica do comboio e seu comportamento na curva.

            Não esquecer que os engates entre carruagens são um sistema dinâmico e tipo mola+hidráulico, e o seu comportamento com a travagem pode ter ajudado ainda mais ao descarrilamento.

            Comentário


              Que culpa têm os passageiros do facto de, por exemplo, o maquinista não ter uma vida saudável e, durante a condução, ter um ataque cardíaco?
              A mim parece-me que cabe à empresa que gere a rede ferroviária assegurar a segurança dos passageiros instalando sistemas de controlo da velocidade excessiva decorrente de erro/distração humanos.

              O mediatismo do caso está a desviar a atenção dos responsáveis pela implementação destes sistemas... crucificando um homem que agiu mal - e que deve ser severamente responsabilizado caso seja apurada a sua culpa.

              Mas estou seguro que depois de tantas mortes, todo o sistema ferroviário espanhol contará com sistemas ultramodernos de controlo de velocidade ou até mesmo com cintos nos assentos. Estou certo de que se ultrapassarão muito rapidamente os tais alegados problemas de falta de homologação do sistema de controlo com aquele comboio em particular. Foram é preciso morrer muitas pessoas inocentes.

              Isto para mim revela um falhanço grosseiro dos mecanismos de supervisão do Estado...
              Editado pela última vez por Iuri; 31 July 2013, 10:34.

              Comentário


                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Ou seja o maquinista tem de saber de cor que ali vai ter de chegar a 80?

                Se a placa está aos 84.2km e o acidente se deu aos 84.3km, como é que se trava de 200 para 80?

                A placa não devia estar antes para o comboio ir abrandando?
                Há alguma placa que indique isto antes?
                Segundo o que está escrito naquele artigo, não... Depois de ler aquilo, não ponho mais os meus cotos em nenhum comboio espanhol.

                Acho incrível que numa linha de "alta velocidade" recente, uma redução obrigatória de 200km/h para 80km/h seja feita com base no "conhecimento do maquinista do percurso" e "numa tabela com a velocidade máxima em troços (com muitas dezenas de kms)".

                Comentário


                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Mais um dado.

                  O facto do maquinista travar quase em cima da curva, ou mesmo no seu inicio, o que se traduziu no decréscimo da velocidade de 190 para 150, também não deve ter ajudado à dinâmica do comboio e seu comportamento na curva.

                  Não esquecer que os engates entre carruagens são um sistema dinâmico e tipo mola+hidráulico, e o seu comportamento com a travagem pode ter ajudado ainda mais ao descarrilamento.
                  Sim a travagem e posterior curva apertada não ajuda, e depois o facto do furgão gerador ser mais alto que as carruagens,ajudou ao descarrilamento.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    Segundo o que está escrito naquele artigo, não... Depois de ler aquilo, não ponho mais os meus cotos em nenhum comboio espanhol.

                    Acho incrível que numa linha de "alta velocidade" recente, uma redução obrigatória de 200km/h para 80km/h seja feita com base no "conhecimento do maquinista do percurso" e "numa tabela com a velocidade máxima em troços (com muitas dezenas de kms)".
                    Nas linhas de Alta Velocidade não tem as placas de velocidade máxima, só nas linhas de velocidade convencional.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      Nas linhas de Alta Velocidade não tem as placas de velocidade máxima, só nas linhas de velocidade convencional.
                      Pois, que ideia brilhante...

                      Sinceramente, depois desta informação - que um único jornal espanhol se lembrou de procurar 5 dias depois do acidente - só acho estranho não terem ocorrido mais acidentes destes no passado...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                        Que culpa têm os passageiros do facto de, por exemplo, o maquinista não ter uma vida saudável e, durante a condução, ter um ataque cardíaco?
                        A mim parece-me que cabe à empresa que gere a rede ferroviária assegurar a segurança dos passageiros instalando sistemas de controlo da velocidade excessiva decorrente de erro/distração humanos.

                        O mediatismo do caso está a desviar a atenção dos responsáveis pela implementação destes sistemas... crucificando um homem que agiu mal - e que deve ser severamente responsabilizado caso seja apurada a sua culpa.

                        Mas estou seguro que depois de tantas mortes, todo o sistema ferroviário espanhol contará com sistemas ultramodernos de controlo de velocidade ou até mesmo com cintos nos assentos. Estou certo de que se ultrapassarão muito rapidamente os tais alegados problemas de falta de homologação do sistema de controlo com aquele comboio em particular. Foram é preciso morrer muitas pessoas inocentes.

                        Isto para mim revela um falhanço grosseiro dos mecanismos de supervisão do Estado...
                        Eu não tenho assim tantas certezas...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Pois, que ideia brilhante...

                          Sinceramente, depois desta informação - que um único jornal espanhol se lembrou de procurar 5 dias depois do acidente - só acho estranho não terem ocorrido mais acidentes destes no passado...
                          A ideia será que como vais tão depressa não conseguires ver bem o que a placa diz, mas para isso o sistema de segurança deve ou deveria começar a abrandar o comboio para o colocar a 80km/h para a curva ser feita. Agora se é o sistema que o faz ou seria o próprio maquinista que ia a controlar os km´s e saber onde começar a abrandar, é que já não sei.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            A ideia será que como vais tão depressa não conseguires ver bem o que a placa diz, mas para isso o sistema de segurança deve ou deveria começar a abrandar o comboio para o colocar a 80km/h para a curva ser feita. Agora se é o sistema que o faz ou seria o próprio maquinista que ia a controlar os km´s e saber onde começar a abrandar, é que já não sei.

                            Se tudo depende do maquinista, é "absolutamente absurdo"...

                            Comentário


                              Acho que cá existe o sistema "homem morto".

                              Comentário


                                Começam as mentiras.

                                Maquinista alterou hj o depoimento dizendo que recebeu chamada do revisor segundos antes do acidente.
                                Revisor, por sua vez, já tinha prestado declarações à dizer que não tinha falado.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Se tudo depende do maquinista, é "absolutamente absurdo"...
                                  Neste caso em concreto, tudo depende do Maquinista. A redução é ele que a faz mediante a noção de onde vai na linha.

                                  Comentário


                                    E a jogada da fadiga? Deve haver pretextos para o maquinista tentar a jogada da fadiga. Continuo a achar que o homem está a ser muito mal acompanhado.

                                    (Desconhecia o sistema do homem-morto mas parece-me curto para certas circunstâncias).

                                    Comentário


                                      Bom, entretanto o revisor já assumiu que ligou ao maquinista instantes antes do acidente a pedir-lhe que apeasse passageiros num apeadeiro, imagino que a seguir a compostela (?) ( isso faz lembrar-me um certo país em que o intercidades pára em qq aldeia se houver passageiros )

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Bom, entretanto o revisor já assumiu que ligou ao maquinista instantes antes do acidente a pedir-lhe que apeasse passageiros num apeadeiro, imagino que a seguir a compostela (?) ( isso faz lembrar-me um certo país em que o intercidades pára em qq aldeia se houver passageiros )
                                        Não te deves referir a Portugal, que as paragens aqui tão definidas no horário e não há alterações.Só em alguns serviços Regionais é que acontecia isso, naquelas linhas que andava quase vazia as automotoras (Corgo, Tua, etc).

                                        O que li é que ele ligou para parar numa linha mais próxima da estação por causa de uma família poder sair melhor. Isto é que eu acho estranho, dado que supostamente ( e falo de Portugal), não são os maquinistas que decidem nem escolhem a linha onde entram nas estações.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                          Não te deves referir a Portugal, que as paragens aqui tão definidas no horário e não há alterações.Só em alguns serviços Regionais é que acontecia isso, naquelas linhas que andava quase vazia as automotoras (Corgo, Tua, etc).

                                          O que li é que ele ligou para parar numa linha mais próxima da estação por causa de uma família poder sair melhor. Isto é que eu acho estranho, dado que supostamente ( e falo de Portugal), não são os maquinistas que decidem nem escolhem a linha onde entram nas estações.
                                          Portugal até posso referir onde: Apeadeiros entre Covilhã e Abrantes, assisti eu no Intercidades salvo erro em 2007/8.

                                          Em relação à história do telefonema? Tb acho que está mal contada mas o audio está gravado, por isso é uma questão de tempo até se saber.

                                          Não percebo pq o Maquinista omitiu esse facto. Ter-se-há esquecido?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            Neste caso em concreto, tudo depende do Maquinista. A redução é ele que a faz mediante a noção de onde vai na linha.
                                            Completamente inacreditável.

                                            O maquinista ter de saber que vai aparecer uma curva apertada e que tem de reduzir.

                                            Cada vez mais acredito que o homem se baralhou e quando reparou que era o último tunel já não teve tempo de fazer nada. E agora tem de viver com 79 mortos na consciência e vai ser "crucificado" em praça pública...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                              Portugal até posso referir onde: Apeadeiros entre Covilhã e Abrantes, assisti eu no Intercidades salvo erro em 2007/8.

                                              Em relação à história do telefonema? Tb acho que está mal contada mas o audio está gravado, por isso é uma questão de tempo até se saber.

                                              Não percebo pq o Maquinista omitiu esse facto. Ter-se-há esquecido?
                                              Num IC isso?

                                              Posso te dizer que isso é impossível de acontecer.

                                              Ele percebeu logo que aquilo foi uma barraca enorme, é complicado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Completamente inacreditável.

                                                O maquinista ter de saber que vai aparecer uma curva apertada e que tem de reduzir.

                                                Cada vez mais acredito que o homem se baralhou e quando reparou que era o último tunel já não teve tempo de fazer nada. E agora tem de viver com 79 mortos na consciência e vai ser "crucificado" em praça pública...
                                                O sistema ERTMS que controla as o comboio mais pormenorizado parece que acaba 4km antes, daí para a frente és tu a reduzir, o que a quase 200km/h dá uns 60seg para fazer 4km.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Completamente inacreditável.

                                                  O maquinista ter de saber que vai aparecer uma curva apertada e que tem de reduzir.

                                                  Cada vez mais acredito que o homem se baralhou e quando reparou que era o último tunel já não teve tempo de fazer nada. E agora tem de viver com 79 mortos na consciência e vai ser "crucificado" em praça pública...
                                                  Pois, eu achava que o maquinista tinha feito m€rda da grossa e que o sistema não tinha sido tolerante a essa m€rda (sendo obrigatório que numa linha destas fosse, claro está).

                                                  Depois do que tenho lido até já começo a achar que o maquinista nem teve grande culpa, dado que com este sistema qualquer pessoa ao fim de fazer quase 100km a 200km/h e a direito facilmente se distrairia e passaria o "ponto de travagem" que está definido algures entre uma folha de papel e o conhecimento do traçado pelo maquinista.

                                                  Isto tudo no meio de telefonemas de revisores a meterem cunhas e do centro de controlo da RENFE, claro que só podia dar no que deu.

                                                  Completamente surreal este sistema...

                                                  Comentário


                                                    Credo

                                                    Maquinistas ao telemóvel, a ler ou a dormir na Argentina

                                                    Maquinistas ao telemóvel, a ler ou a dormir na Argentina - SIC Notícias

                                                    Comentário


                                                      Accidente ferroviario en Santiago. Se confirman las sospechas: gravísima cadena de fallos técnicos y responsabilidades político-administrativas |

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        O sistema ERTMS que controla as o comboio mais pormenorizado parece que acaba 4km antes, daí para a frente és tu a reduzir, o que a quase 200km/h dá uns 60seg para fazer 4km.
                                                        Tens é de saber que já n estás no troço com ERTMS.

                                                        Comentário


                                                          Entretanto a RENFE já passou para o lado dos arguidos ou tudo na mesma?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Tens é de saber que já n estás no troço com ERTMS.
                                                            Sim claro. Se bem que teoricamente o sistema avisa através de apito quando acaba, como vi num vídeo desse troço alguém ligado à ferrovia a dizer noutro local da Internet.

                                                            Agora será que ele por ir ao telefone se distraiu e não ouviu o aviso.

                                                            Comentário


                                                              Ou seja a placa está ao km 84.230, e o descarrilamento foi ao km 84.300, ou seja 80m.

                                                              Até à placa a velocidade máxima é de 200km/h. Ou seja 55.5m/s.

                                                              Ou seja os 80m demoram 1.45seg a percorrer.

                                                              E é este espaço de temo (1,45seg) que o maquinista tem de ver a placa e abrandar até aos 80km/h?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X