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sylva
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Em espanhol, mas explica com algum detalhe as tecnologias de sinalização e automação empregues nas linhas:
Un problema con las balizas, clave en los 190 km/h a los que iba el tren - Libertad Digital
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostEm espanhol, mas explica com algum detalhe as tecnologias de sinalização e automação empregues nas linhas:
Un problema con las balizas, clave en los 190 km/h a los que iba el tren - Libertad Digital
Da leitura reparo que o sistema é em tudo similar ao nosso CONVEL.
Estranho é quando referem que deverá ter havido uma falha ou das balizas ou da leitura pelo comboio.
Lembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.
Certamente muito do vocês, a circular no pendular ou IC, muitas vezes há uma frenagem brusca até o comboio parar. Foi uma frenagem de emergência. O comboi passou por umas balizas e hpuve um erro de leitura.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostMuito bom. Uma boa descrição.
Da leitura reparo que o sistema é em tudo similar ao nosso CONVEL.
Estranho é quando referem que deverá ter havido uma falha ou das balizas ou da leitura pelo comboio.
Lembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.
Certamente muito do vocês, a circular no pendular ou IC, muitas vezes há uma frenagem brusca até o comboio parar. Foi uma frenagem de emergência. O comboi passou por umas balizas e hpuve um erro de leitura.
Imediatamente antes da curva?
Centenas de metros antes?
Pergunto isto tendo em conta a (suposta) velocidade excessiva na abordagem à curva e a necessidade de parar/abrandar atempadamente.
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Isto parece tudo bastante falivel ... por ex, se alguem colocar uma chapa em cima dessas placas amarelas (balizas) , provavelmente o trem já não irá ler , certo ?
Recordo-me ha uns meses, já em 2013, num domingo após uma noite de grande tempestade, vim no intercidades e provavelmente esses sistemas não deveriam estar a falar, pois o trem ia a uns 40 ou 50 a hora, e nao havia sinal de telemovel em nenhuma das redes, entao o trem foi avançando "a medo"
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Sinceramente embora haja alguma culpa do maquinista, há ali muitos fatores externos que contribuíram para este acidente.
Conheço o local e quem tenha andado lá a trabalhar e aquela linha foi feita para comboios de alta velocidade. Aliás o raio da curva não é o original que existia antes. Com a construção da linha de alta velocidade, o raio da curva antiga é que foi adaptado. Mais, a velocidade máxima indicada para aquele local(veículos que não vão fazer paragem em santiago) é 150km/h. Este valor já engloba uma margem de segurança. Existe também o fator de esta curva não ter relevo percetível. Sem querer estar a dar uma opinião de especialista, a velocidade é verdade que não era a indicada, mas houve mais algum fator que interferiu.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostLembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.
Se for um erro de CRC numa trama de comunicação, por exemplo, o sistema detecta que leu com erro as balizas.
Mas... e se as balizas não estiverem lá, ou estiverem completamente inoperacionais? Nesse caso não há leitura errada porque nem sequer houve comunicação.
Claro que é uma hipótese de pior caso, mas de facto este é um acidente de pior caso também...
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Eu vendo e revendo bem o vídeo duvido cada vez mais que o problema principal tenha sido a velocidade. Não terá havido uma descoordenação entre locomotivas em que a da frente ia a travar e a última a empurrar? Pensando nesta hipótese, isto faria com que as carruagens do meio levantassem e por ainda por cima ser uma cuva, fez com que houvesse um esforço de torção que as mandou fora da linha. Não será isto?
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Originalmente Colocado por nokia71 Ver PostSinceramente embora haja alguma culpa do maquinista, há ali muitos fatores externos que contribuíram para este acidente.
Conheço o local e quem tenha andado lá a trabalhar e aquela linha foi feita para comboios de alta velocidade. Aliás o raio da curva não é o original que existia antes. Com a construção da linha de alta velocidade, o raio da curva antiga é que foi adaptado. Mais, a velocidade máxima indicada para aquele local(veículos que não vão fazer paragem em santiago) é 150km/h. Este valor já engloba uma margem de segurança. Existe também o fator de esta curva não ter relevo percetível. Sem querer estar a dar uma opinião de especialista, a velocidade é verdade que não era a indicada, mas houve mais algum fator que interferiu.
Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..
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Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver PostNão percebendo muito do assunto mas pelo que vejo em Portugal as placas de velocidade são como na estrada, placas, logo como pode ser 80Km/h para uns e 150 para outros?
Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..
A curva tem inclinação, olha lá bem.
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Originalmente Colocado por Civismo Ver PostIsto parece tudo bastante falivel ... por ex, se alguem colocar uma chapa em cima dessas placas amarelas (balizas) , provavelmente o trem já não irá ler , certo ?
Recordo-me ha uns meses, já em 2013, num domingo após uma noite de grande tempestade, vim no intercidades e provavelmente esses sistemas não deveriam estar a falar, pois o trem ia a uns 40 ou 50 a hora, e nao havia sinal de telemovel em nenhuma das redes, entao o trem foi avançando "a medo"
Se há alguma peça metálica por cima da baliza pode originar erro de leitura e o sistema dá falha e uma frenagem de emergência.
No caso que referes, aconteceu uma coisa diferente quase de certeza absoluta. Deve ter havido uma falha de energia (pouco provável visto haver grupos de emergência e baterias) que alimenta o sistema de sinalização ou que tem havido mais, roubo de cabos o que coloca todos os sinais vermelhos. E isto obriga o comboio a parar em todos os sinais de plena via durante 15seg e arrancar novamente em marcha-a-vista, no máximo 30Km/h
Originalmente Colocado por ClioII Ver PostDepende o que se entende por uma leitura errada.
Se for um erro de CRC numa trama de comunicação, por exemplo, o sistema detecta que leu com erro as balizas.
Mas... e se as balizas não estiverem lá, ou estiverem completamente inoperacionais? Nesse caso não há leitura errada porque nem sequer houve comunicação.
Claro que é uma hipótese de pior caso, mas de facto este é um acidente de pior caso também...
Se as balizas não estão lá, o sistema dá erro porque sabe que o ponto de leitura anterior dá informação que a X distância irá encontrar outro ponto. E como já disse mais atrás, tem que haver 2 ou mais balizas num ponto de informação.
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Originalmente Colocado por nokia71 Ver PostEu vendo e revendo bem o vídeo duvido cada vez mais que o problema principal tenha sido a velocidade. Não terá havido uma descoordenação entre locomotivas em que a da frente ia a travar e a última a empurrar? Pensando nesta hipótese, isto faria com que as carruagens do meio levantassem e por ainda por cima ser uma cuva, fez com que houvesse um esforço de torção que as mandou fora da linha. Não será isto?
Muito pouco provável.
E a RENFE já veio referir que o troço é de 80Km/h por isso não entendo como ainda dizem que permite 150 ou coisa do género.
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Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver PostNão percebendo muito do assunto mas pelo que vejo em Portugal as placas de velocidade são como na estrada, placas, logo como pode ser 80Km/h para uns e 150 para outros?
Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..
O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.
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Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver PostTalvez problemas nos carris, ou em alguma das composições
E a linha com 1 ano e pouco ao serviço e sendo certamente carril do tipo IUC 60, não deverá ter problema.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostEm Portugal o Pendular pode circular a 140 quando os outros comboios no máximo é 120.
O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostEm Portugal o Pendular pode circular a 140 quando os outros comboios no máximo é 120.
O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.
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Originalmente Colocado por Civismo Ver PostMas o intercidades tem troços na zona de aveiro em que vai a 200, penso que o alfa pendular vai aos 220, certo ?
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Estive a estudar um pouco sobre o que é a Talgo, não tinha a noção o quanto é gigante este construtor de comboios espanhol.
Por cá andam carruagens talgo no Sud-Expresso . Desconhecia que este comboio internacional tinha começado em 1887!! Sud Expresso
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É um acidente horrivel!
Nao percebo nada de comboios, apenas sinto um ligeiro interesse. Foi velocidade pelo que parece, falta perceber porque. Se foi erro humano ou se foi mecanico.
Em espanha ja andam a crucificar o maquinista!
As imagens do acidente chocam e fazem pensar que a vida sao mesmo dois dias. Tantos sonhos, tanto que ficou por dizer e fazer a quem perdeu a vida!
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