As 1400 tem Convel.
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Pastis
Originalmente Colocado por asjesus Ver PostEsse comboio teve origem num desgaste acentuado dos rodados.
Os primeiros ICE, de forma a não produzirem tanto ruído na fricção Roda-carril, decidiram utilizar o mesmo principio dos tram-tram citadinos. Isto é, o bogie não é só uma roda de ferro. Possui um aro de borracha intermédio e depois tem novamento o aro exterior de aço.
No ICE verificou-se depois deste acidente, que estas rodas tem um desgaste muito, muito acentuado e rápido devido às velocidades mais elevadas. Não esquecer que um tram-tram anda no máximo a 60-80Km/h e o ICE ronda os 300.
Uma das rodas desfez-se e apanhou um contra-carril instalado na via e que se utiliza nas agulhas, entrada de pontes e túneis.
Esse contra-carril entrou dentro da carruagem e provocou o descarrilamento do comboio. Além do mais, o comboio descarrilado foi embater contra um viaduto que desmoronou e caiu em cima deste...
Para além disso, não existe nenhum aço sem defeitos de microfissura pelo que se alguém quiser fazer uma roda à prova de rotura por propagação fissura, mais vale ficar sossegado porque tal é impossível.
E se alguém quiser reduzir a já de si baixa probabilidade de isso acontecer, então tem de andar a radiografar ( e/ou ensaios US) todas as rodas todas de 30 em 30 dias ( diariamente se for papista) e mesmo assim só vai detectar fissuras pois as micro, são microscópicas e quase impossíveis de detectar em ensaios não destrutivos.
Isso par dizer: uma roda desfez-se por uma questão de probabilidades, aconteceu... Não existe possibilidade técnica de se fabricarem rodas à prova de rotura, sejam elas de que tipo forem.
Se quiseres aprofundar o tema, dá uma vista de olhos na temática dos Critérios ou distribuição de Weibull.
Distribuição de Weibull
Uma das conclusões técnica publicada em revista da especialidade:
The result of the hearing was in the opinion of most experts, that the accident could not be explained by the results of the investigations performed. Rather a singular incident or technological material phenomenon could have initiated the fatigue crack, which then caused the accident. Since all realistic aspects of the accident had been thoroughly investigated by the experts, only speculations on such incidents or phenomena were possible.
The railway accident of Eschede ? technical background
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Com tantas folhas, tabelas e afins, nem sei como os maquinistas espanhois tem tempo para ver a linha....
Este sistema de ter uma tabela de velocidade máxima entre troços não é nada prático e leva a erros como o deste acidente. Cá em Portugal o maquinista leva o livro horário, com a indicação das horas de paragem em estações e apeadeiros. Só.
Velocidad del tren y frenado | Media | EL PAÍS
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostSim eu vi que era no Serviço Madrid-Sevilha, mas mesmo assim é bom isso. É a ideia que andam sempre a horas, pode ser bom para chamar clientela.
Fui eu que mostrei esse blog, eu conheço a pessoa que o escreveu.
Bem me parecia que o link já tinha sido colocado; é bastante interessante!
Originalmente Colocado por Baiones Ver PostASJESUS:
O achas da pena aplicada ao maquinista?
Ele ainda não foi julgado...
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostEsse comboio teve origem num desgaste acentuado dos rodados.
Os primeiros ICE, de forma a não produzirem tanto ruído na fricção Roda-carril, decidiram utilizar o mesmo principio dos tram-tram citadinos. Isto é, o bogie não é só uma roda de ferro. Possui um aro de borracha intermédio e depois tem novamento o aro exterior de aço.
No ICE verificou-se depois deste acidente, que estas rodas tem um desgaste muito, muito acentuado e rápido devido às velocidades mais elevadas. Não esquecer que um tram-tram anda no máximo a 60-80Km/h e o ICE ronda os 300.
Uma das rodas desfez-se e apanhou um contra-carril instalado na via e que se utiliza nas agulhas, entrada de pontes e túneis.
Esse contra-carril entrou dentro da carruagem e provocou o descarrilamento do comboio. Além do mais, o comboio descarrilado foi embater contra um viaduto que desmoronou e caiu em cima deste...
Quando andei no ICE em 2003 (ICE2, entre Amesterdão e Colónia) pensei logo nisso!
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostASJESUS:
O achas da pena aplicada ao maquinista?
Ainda não foi julgado. Como arguido foi-lhe instauradas umas séries de limitações, muito naturais no processo que é.
Com o que se tem lido, a regulamentação ferroviária espanhola e tecnologia deixa muito no fator humano algumas decisões importantes como seja o caso das velocidades praticadas. E aqui o maquinista tem a culpa.
No entanto e conhecendo algumas regras e práticas de outros países, tenta-se eliminar ao máximo o fator erro humano. E aqui a RENFE e ADIF tem muitas culpas no cartório.
Este é um grande fator atenuante para o erro do maquinista.
Porque o AVE não é só velocidade. Implica igualmente possuir uma série de tecnologias de segurança, inclusive com sistemas de segurança de nível SIL4 e 5, sistemas redundantes, etc, etc.
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Já estão a analisar a caixa negra.
Para já dizem que o comboio uns km antes seguia a 192Km/h e que quando descarrilou ia a 153km/h. Ou seja ainda houve uma travagem.
Referem também que no momento do embate o maquinista ia ao telefone com a RENFE!!!!
Como é que ainda ninguém tinha falado neste ponto?
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostCom tantas folhas, tabelas e afins, nem sei como os maquinistas espanhois tem tempo para ver a linha....
Este sistema de ter uma tabela de velocidade máxima entre troços não é nada prático e leva a erros como o deste acidente. Cá em Portugal o maquinista leva o livro horário, com a indicação das horas de paragem em estações e apeadeiros. Só.
Velocidad del tren y frenado | Media | EL PAÍS
Se a placa está aos 84.2km e o acidente se deu aos 84.3km, como é que se trava de 200 para 80?
A placa não devia estar antes para o comboio ir abrandando?
Há alguma placa que indique isto antes?
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Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver PostASAS, para responder à tua questão, os canais que mais vejo são os espanhois nacionais, nomeadamente, "La 1" e "24h".
Peço desculpa pelo off-topic.
Cumprimentos
O La 1 é semelhante à RTP1 e o 24Horas é muito semelhante à RTP informação (sendo, por exemplo, a SIC Notícias, bastante superior)!
Por acaso, estive a seguir as novidades deste acidente através do 24h!
Já a Telecinco, Cuatro (e agora, La Siete)...
Mesmo a Antena 3 e La Sexta...
On topic:
Aos poucos lá vão surgindo mais detalhes... infelizmente, a revisão dos protocolo de segurança, para, pelo menos 79 pessoas, já vem tarde:
Renfe e gestor da rede ferroviária espanhola revêem protocolos de segurança - PÚBLICO
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Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostSe é um maquinista experiente já devia saber que naquela zona devia ir a 80.
Além disso, também deves ser condutor e nem sempre precisas de placas que te indiquem a que velocidade deves ir.
Se aquele sistema apenas funciona assim... acho que não vou andar de comboio em Espanha, pq nunca se sabe quando outro maquinista confunde os tuneis e trava... tarde.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostJá estão a analisar a caixa negra.
Para já dizem que o comboio uns km antes seguia a 192Km/h e que quando descarrilou ia a 153km/h. Ou seja ainda houve uma travagem.
Referem também que no momento do embate o maquinista ia ao telefone com a RENFE!!!!
Como é que ainda ninguém tinha falado neste ponto?
Falou-se logo nisso logo na altura (e alguns "iluminados" até disseram que ele estava a telefonar para se garbar de ir a muita velocidade...)!
Eu interpretei logo isso como um pedido de ajuda devido ao facto de se ter apercebido da situação (do excesso velocidade!), e, ter entrado logo de imediato, em contacto com algum centro de controlo da Renfe.
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Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostSe é um maquinista experiente já devia saber que naquela zona devia ir a 80.
Além disso, também deves ser condutor e nem sempre precisas de placas que te indiquem a que velocidade deves ir.
E depois?!
Varias centenas de toneladas de metal e centenas de pessoas à deriva?!
Pois...
Além disso, qualquer comparação entre a ferrovia e a rodovia, é, no mínimo, ridícula!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE, na Europa, em pleno ano 2013 (e depois de tanto investimento na ferrovia em Espanha!), não se lembraram que o maquinista, pode, por exemplo desmaiar (ou até ter um ataque cardíaco e morrer!)?!
E depois?!
Varias centenas de toneladas de metal e centenas de pessoas à deriva?!
Pois...
Além disso, qualquer comparação entre a ferrovia e a rodovia, é, no mínimo, ridícula!
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Originalmente Colocado por AMR Ver PostUm comboio não trava como um automóvel. E qq sinal devidamente homologado, está colocado antes da curva, como seja para reduzir dos 90kms/h permitidos fora das localidades, para uns 70.
Se aquele sistema apenas funciona assim... acho que não vou andar de comboio em Espanha, pq nunca se sabe quando outro maquinista confunde os tuneis e trava... tarde.
Não pode ficar dependente das balizas, tem de saber o que está a fazer. Não se lembra que aquilo pode falhar? E se falha, como aconteceu? Upss.. já travou tarde... que chatice mandar 79 pessoas para debaixo dos torrões. Vinha distraído e confundiu os túneis. Passou lá quantas vezes? Uma? Duas?
Aquele exemplo que dei se calhar não se percebeu mas vou tentar explicar de outra forma.
Quem faz um percurso várias vezes não precisa de estar sempre a olhar para os sinais para saber a que velocidade deve ir. E há muitos sitios que mesmo estando lá algum sinal(uma curva por exemplo) a maioria das pessoas não olha para o sinal que está antes(que indica a velocidade a que deve fazer a curva), basta ver o tipo de curva que é para adequar a velocidade.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostJá estão a analisar a caixa negra.
Para já dizem que o comboio uns km antes seguia a 192Km/h e que quando descarrilou ia a 153km/h. Ou seja ainda houve uma travagem.
Referem também que no momento do embate o maquinista ia ao telefone com a RENFE!!!!
Como é que ainda ninguém tinha falado neste ponto?
Na altura apenas disseram que tinha comunicado a velocidade,e davam a entender que não seria pedido de socorro mas sim de uma comunicação normal ou de se "armar"...
Só contradições, mas provavelmente estas noticias saíram todas ou quase todas ao mesmo tempo, os jornais é que vão mostrando conforme a coisa corre, e claro editando as partes "convenientes"
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE, na Europa, em pleno ano 2013 (e depois de tanto investimento na ferrovia em Espanha!), não se lembraram que o maquinista, pode, por exemplo desmaiar (ou até ter um ataque cardíaco e morrer!)?!
E depois?!
Varias centenas de toneladas de metal e centenas de pessoas à deriva?!
Pois...
Além disso, qualquer comparação entre a ferrovia e a rodovia, é, no mínimo, ridícula!
Também queres umas balizas nas estradas para fazer travar os veículos?
E ninguém comparou a rodovia com a ferrovia.
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Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostO maquinista está lá para conduzir o comboio e não esticar os pés em cima do tablier(não sei se é esse o nome) e dormir a sesta pelo caminho.
Não pode ficar dependente das balizas, tem de saber o que está a fazer. Não se lembra que aquilo pode falhar? E se falha, como aconteceu? Upss.. já travou tarde... que chatice mandar 79 pessoas para debaixo dos torrões. Vinha distraído e confundiu os túneis. Passou lá quantas vezes? Uma? Duas?
Aquele exemplo que dei se calhar não se percebeu mas vou tentar explicar de outra forma.
Quem faz um percurso várias vezes não precisa de estar sempre a olhar para os sinais para saber a que velocidade deve ir. E há muitos sitios que mesmo estando lá algum sinal(uma curva por exemplo) a maioria das pessoas não olha para o sinal que está antes(que indica a velocidade a que deve fazer a curva), basta ver o tipo de curva que é para adequar a velocidade.
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostEu acho que todos os comboios têm um "dead button" que em caso não haver nenhum input do guarda-freios durante x tempo o comboio para!
asjesus, é mesmo assim?
Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostO maquinista está lá para conduzir o comboio e não esticar os pés em cima do tablier(não sei se é esse o nome) e dormir a sesta pelo caminho.
Não pode ficar dependente das balizas, tem de saber o que está a fazer. Não se lembra que aquilo pode falhar? E se falha, como aconteceu? Upss.. já travou tarde... que chatice mandar 79 pessoas para debaixo dos torrões. Vinha distraído e confundiu os túneis. Passou lá quantas vezes? Uma? Duas?
Aquele exemplo que dei se calhar não se percebeu mas vou tentar explicar de outra forma.
Quem faz um percurso várias vezes não precisa de estar sempre a olhar para os sinais para saber a que velocidade deve ir. E há muitos sitios que mesmo estando lá algum sinal(uma curva por exemplo) a maioria das pessoas não olha para o sinal que está antes(que indica a velocidade a que deve fazer a curva), basta ver o tipo de curva que é para adequar a velocidade.
Já andaste de comboio?!
Achas que é fácil "decorar" os sítios todos?
Ainda por cima, a alta velocidade?
Não tem propriamente placas enormes, como nas AE's, com as saídas, etc...
Se os sistema podem falhar (aqui parece que não falhou; parece que está mesmo mal implementado!!), o homem também pode falhar (como aconteceu), daí, ser importante haver um sistema além do humano!!
Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostTambém ainda não se lembraram que isso pode acontecer a um motorista de autocarros ou de um simples automóvel.
Também queres umas balizas nas estradas para fazer travar os veículos?
E ninguém comparou a rodovia com a ferrovia.
Acabaste de comparar...
Pode acontecer, mas um automóvel, e principalmente um autocarro, não andam a mais de 200kmh's, nem pesam centenas de toneladas nem transportam centenas de pessoas...
Além disso, é muito mais fácil implementar um sistema desses na ferrovia (que até já existe!!) do que na rodovia...
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Originalmente Colocado por LeonHeart Ver PostO maquinista está lá para conduzir o comboio e não esticar os pés em cima do tablier(não sei se é esse o nome) e dormir a sesta pelo caminho.
Não pode ficar dependente das balizas, tem de saber o que está a fazer. Não se lembra que aquilo pode falhar? E se falha, como aconteceu? Upss.. já travou tarde... que chatice mandar 79 pessoas para debaixo dos torrões. Vinha distraído e confundiu os túneis. Passou lá quantas vezes? Uma? Duas?
Aquele exemplo que dei se calhar não se percebeu mas vou tentar explicar de outra forma.
Quem faz um percurso várias vezes não precisa de estar sempre a olhar para os sinais para saber a que velocidade deve ir. E há muitos sitios que mesmo estando lá algum sinal(uma curva por exemplo) a maioria das pessoas não olha para o sinal que está antes(que indica a velocidade a que deve fazer a curva), basta ver o tipo de curva que é para adequar a velocidade.
Culpa ou não do maquinista, não consigo perceber como o comboio não travou automaticamente nos tais 2 km antes, ou porque raio não se focam mais nisto ( a comunicação social )
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostPara adequar a velocidade precisa de um bocadinho de tempo e de espaço, não é no momento que o faz. Ah vou a 120, claramente aquela curva a que estou a chegar é de 50 km/h, vamos lá travar este comboio instantaneamente e fazer a curva sem problemas. É que é isso que estás a dizer. As pessoas confundem-se, mesmo fazendo o percurso N vezes podem baralhar curvas. E ai que entra a tecnologia.
Culpa ou não do maquinista, não consigo perceber como o comboio não travou automaticamente nos tais 2 km antes, ou porque raio não se focam mais nisto ( a comunicação social )
E consequentemente a comunicação social segue com isso, mais com o intuito de vender.
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostPara adequar a velocidade precisa de um bocadinho de tempo e de espaço, não é no momento que o faz. Ah vou a 120, claramente aquela curva a que estou a chegar é de 50 km/h, vamos lá travar este comboio instantaneamente e fazer a curva sem problemas. É que é isso que estás a dizer. As pessoas confundem-se, mesmo fazendo o percurso N vezes podem baralhar curvas. E ai que entra a tecnologia.
Culpa ou não do maquinista, não consigo perceber como o comboio não travou automaticamente nos tais 2 km antes, ou porque raio não se focam mais nisto ( a comunicação social )Originalmente Colocado por paulo14 Ver PostNão interessa muito, neste caso á companhia, que já anda a fazer tudo por tudo para que o maquinista seja o único culpado...
E consequentemente a comunicação social segue com isso, mais com o intuito de vender.
Tenho lido n de artigos sobre isso!!
Ainda há pouco coloquei um artigo em que referem que até já estão a rever o sistema!!
Renfe e gestor da rede ferroviária espanhola revêem protocolos de segurança - PÚBLICO
Os media não tem interesse nenhum em "ir atrás" do que a companhia diz; aliás, eles tem muito mais interesse em esmiuçar o assunto!!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostEntão não?!
Falou-se logo nisso logo na altura (e alguns "iluminados" até disseram que ele estava a telefonar para se garbar de ir a muita velocidade...)!
Eu interpretei logo isso como um pedido de ajuda devido ao facto de se ter apercebido da situação (do excesso velocidade!), e, ter entrado logo de imediato, em contacto com algum centro de controlo da Renfe.
Mas para mim isso era uma comunicação de radio "normal".
Agora dizem que ia ao telefone com a Renfe, são coisas diferentes.
E eu tb interpreto como um pedido de ajuda.
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Pastis
O facto de ir a falar ao telefone ou não é irrelevante pois o comboio ia já com "travões a fundo" e nada mais havia a fazer a não se rezar.
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