Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volta à Europa em Bicicleta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    E se repararem, ninguém lhe está a dizer para não o fazer, mas sim para ponderar melhor a ideia, principalmente pela ideia de facilidade que o Basch está a querer passar assim como pelo orçamento demasiado apertado.

    Comentário


      #32
      boas ! com relação a comida podes levar um fogareiro portatil ( com 3 euros ja compras 1kg. de arroz, massa , sumo , em qualquer lidl , minipreço ou semelhante ) o arroz e massa dão para varios dias, podes cozinhar a tua comida escolhendo um sitio calmo para o mesmo , lembra-te que ja estamos a caminhar para o inverno e dormir numa tenda ao relento é bastante frio, lembra-te de levar cobertores bem quentes , mas na minha modesta opinião acho 3 euros por dia pouco , talvez 3,50 seja o ideal

      Comentário


        #33
        mas.. ele se calhar nao planeia fazer as coisas de uma maneira tão leve como pensam.

        Fala em gastar 3€ por dia... mas nao fala em ter um pé de meia para as emergências.
        Ele nao fala, mas eu parto do principio que tem.
        senão tiver...
        enfim. nao morre de certeza. se se dirigir a uma embaixada portuguesa, ou policia francesa... tenho a certeza que nao vai morrer de fome.
        É uma boa ideia inclusivé investigar com antecedência com que apoios poderá contar e onde, em caso de as coisas nao correrem como previsto.

        eu... nao entraria numa coisa dessas porque nao tenho preparação física, nem quero ter em boa verdade :D
        e a preparação física nao é de descurar, mas... ele é que sabe com que pode contar nesse aspecto.

        Estão preocupados, AH e tal e se falhar... se nao aguentar, volta para trás, desde que tenha previsto essa situação e se tenha preparado para tal.

        Para mim, que sou um medricas, o maior entrave era mesmo a questão da segurança.
        Ir estrada fora, sozinho.
        O fim de semana passado ia sózinho de bike numa estrada aqui perto, e uns malucos quase me abalroaram e nem pararam. Se
        tivesse ficado ferido, la tinha ficado no meio do nada.
        Já para nao falar de assaltos e etc...

        Agora o resto... resolve-se com boa organização.
        Se a organização falhar... lá terá que voltar para trás

        Comentário


          #34
          basch, esqueci-me de dizer aqueles programas de documentais que fazem viagens a volta do mundo com meia duzia de tostões , ou que fazem trabalhos a troca de comida e dormida, ou os filmes de aventura ( into the wild ) etc, isso é tudo tanga !! a realidade da rua é bem diferente, embora poderá haver casos pontuais que possa ocorrer mas na maioria é tudo fake !!

          Comentário


            #35
            Acho que partir para uma aventura já tão limitado financeiramente não é um bom ponto de partida..pq qq imprevisto entras numa situação complicada..
            Eu sou a 1ª a incentivar-te a ires em busca desta bonita aventura, mas não podes partir do princípio que não tens dinheiro mas alguém te vai ajudar..não é certo que seja assim, tens é de contar sempre e apenas contigo e o que virá será bem vindo, agora pensa nas dormidas, na alimentação, em gastos que precises de ter que não estas a contar com o nível d vida de outros países ..
            Devemos dar asas aos nossos sonhos, mas antes temos que reunir as condições para tal..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Basch Ver Post
              Não me importava de fazer um interrail, mas não é tanto o espirito de aventura que procuro.

              Aceito todas a opiniões e tenho-as em conta.
              Num InterRail podes ter precisamente o mesmo tipo de aventura, mas sem o cansaço extremo que te vai provocar andar com a bike.

              Podes ir sozinho na mesma, podes fazer couchsurfing, podes dar largas ao geocahching, podes sobreviver com 3€ por dia (como queres, apesar de eu achar completamente impossível), podes fazer todas as amizades ou conhecimentos que farias a andar com a bicicleta às costas. E com MUITO menos preocupações.

              Eu não te desencorajo desta aventura (se queres fazer de bicicleta, força!), mas acho que tens que planear muito melhor tudo isto, coisa que eu disse logo no início deste tópico - e que muita gente te tem dito.
              Editado pela última vez por BrunoTRF; 18 October 2013, 12:20.

              Comentário


                #37
                Vais andar a mendigar para comer....isto é, se conseguires chegar longe de casa...

                Nao te posso dar conselhos, nunca fiz esse tipo de viagem.....o melhor que te posso dizer é que quando gastares os primeiros 250€ , devias dar a volta....

                Boa sorte

                Comentário


                  #38
                  O orçamento apertado é no fundo o que mais me preocupa nesta viagem;

                  Respondendo ao trovial, sim, tenho um pé de meia, esse sim já o tenho há uns tempos que estava a guardar para alguma coisa futura, e só utilizarei mesmo em caso de extrema necessidade, ou seja, (se ficar a zeros, ou se pretender desistir e regressar a casa);

                  BrunoTRF, eu gostava também de fazer um interrail, mas o tipo de aventura não me parece o mesmo. Eu gostava de o fazer até porque é muito menos cansativo, acabo por ter mais tempo para conhecer melhor as cidades europeias e tinha ainda mais tempo para fazer geocaching, sendo que até podia descansar nos comboios, e provavelmente acabava por gastar o mesmo dinheiro. Mas preferia fazer algo único, que me orgulhasse de dizer que com esforço e dedicação tudo se consegue, e que me faça sentir realizado, e parece-me que fazendo-o de bicicleta é a forma ideal;

                  O que me preocupa também bastante é o facto de poder acabar por ser roubado, imaginemos que eu entre num supermercado para comprar algo, e que regresse e a minha bicicleta tenha sido roubada, ou que tenham agido em má fé perante ela, etc. Óbvio que se fosse fazer isto com mais uma pessoa estaria muito menos preocupado, mas mesmo assim o facto de não ter companhia não me parece razão para desistir.
                  Editado pela última vez por Basch; 18 October 2013, 17:55.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                    O orçamento apertado é no fundo o que mais me preocupa nesta viagem;

                    Respondendo ao trovial, sim, tenho um pé de meia, esse sim já o tenho há uns tempos que estava a guardar para alguma coisa futura, e só utilizarei mesmo em caso de extrema necessidade, ou seja, (se ficar a zeros, ou se pretender desistir e regressar a casa);

                    BrunoTRF, eu gostava também de fazer um interrail, mas o tipo de aventura não me parece o mesmo. Eu gostava de o fazer até porque é muito menos cansativo, acabo por ter mais tempo para conhecer melhor as cidades europeias e tinha ainda mais tempo para fazer geocaching, sendo que até podia descansar nos comboios, e provavelmente acabava por gastar o mesmo dinheiro. Mas preferia fazer algo único, que me orgulhasse de dizer que com esforço e dedicação tudo se consegue, e que me faça sentir realizado, e parece-me que fazendo-o de bicicleta é a forma ideal;

                    O que me preocupa também bastante é o facto de poder acabar por ser roubado, imaginemos que eu entre num supermercado para comprar algo, e que regresse e a minha bicicleta tenha sido roubada, ou que tenham agido em má fé perante ela, etc. Óbvio que se fosse fazer isto com mais uma pessoa estaria muito menos preocupado, mas mesmo assim o facto de não ter companhia não me parece razão para desistir.
                    Coisa básica de quem anda de bike, aloquete...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                      Coisa básica de quem anda de bike, aloquete...
                      Eu tenho 3 diferentes, mas mesmo assim nunca se sabe... óbvio que vou levar o máximo de segurança possível.

                      Comentário


                        #41
                        Boa sorte! Se passares aqui pela Polónia gostava de te cumprimentar.

                        Não recomendo passares para lá da Polónia, Hungria ou Roménia ou seja, evita a Bielorrússia, Ucrânia e Federação Russa.

                        Seria interessante fazeres essa rota até à Suiça indo depois para a Itália, Eslovénia, Croácia, Servia, FYROM, Grécia e Bulgária subindo para a Roménia passando pelos Cárpatos e entrando na fronteira com a Hungria passando pela Eslováquia e entrando pelo Sul da Polónia.

                        Depois terias de "descer" para a República Checa, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo (indo pela França são cerca de 350 KM) e novamente Suiça. Depois tens a França e a Espanha e finalmente estás de novo em casa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                          Boa sorte! Se passares aqui pela Polónia gostava de te cumprimentar.

                          Não recomendo passares para lá da Polónia, Hungria ou Roménia ou seja, evita a Bielorrússia, Ucrânia e Federação Russa.
                          Boas JorgeCorreia,

                          Gostaria de saber qual é a razão de alertares o User, em não passar nesses locais?






                          Cumps

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Simpleman Ver Post
                            Boas JorgeCorreia,

                            Gostaria de saber qual é a razão de alertares o User, em não passar nesses locais?






                            Cumps
                            Boas

                            Esses países são preferencialmente visitados conhecendo alguém de lá que sirva de guia. Não fazem parte da UE, são necessários vistos e as autoridades são conhecidas pela corrupção. A juntar a isto temos ainda a questão que são países imensos, com pouca ou nenhuma vigilância em centenas de quilómetros e conduzem em velocidade.

                            Por isso, a meu ver, seria melhor fazer o tour da UE (abrindo excepção para a Servia e FYROM) e não arriscar.

                            Quanto à falta de dinheiro... Se de facto ele pretende mesmo seguir com este projecto pode tentar obter patrocínios (imagino que deva ser muito complicado com a crise que se vive em pt) ou apresentar o projecto, com pés e cabeça, aqui no fórum. Que não faça como o outro que depois de um acidente os membros do fórum lhe deram dinheiro para comprar um chaveco (um Corolla?) e nunca mais viram nem a pasta nem o chasso...

                            Se cada um de nós lhe enviar 5€ ou 10€ para uma conta então terá facilmente mais alguns 500€ (quem sabe mais) em cima daqueles outros 500€.

                            Não incluí o Reino Unido no tour mas talvez já seja demais...

                            Comentário


                              #44
                              Boas mais uma vez JorgeCorreia,

                              Agora já fico a saber o porquê de alertares o user. É que não estava a ver qual era mesmo a razão .
                              A iniciativa é muito boa, sendo que a quantidade de pessoas que existe aqui pelo Fórum, o ajudava . Se cada um fosse a dar 5,00 €, atingia facilmente os 500,00 €, ou até mais.
                              Contudo, eu Apoio!




                              Cumps

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                Boas

                                Esses países são preferencialmente visitados conhecendo alguém de lá que sirva de guia. Não fazem parte da UE, são necessários vistos e as autoridades são conhecidas pela corrupção. A juntar a isto temos ainda a questão que são países imensos, com pouca ou nenhuma vigilância em centenas de quilómetros e conduzem em velocidade.

                                Por isso, a meu ver, seria melhor fazer o tour da UE (abrindo excepção para a Servia e FYROM) e não arriscar.

                                Quanto à falta de dinheiro... Se de facto ele pretende mesmo seguir com este projecto pode tentar obter patrocínios (imagino que deva ser muito complicado com a crise que se vive em pt) ou apresentar o projecto, com pés e cabeça, aqui no fórum. Que não faça como o outro que depois de um acidente os membros do fórum lhe deram dinheiro para comprar um chaveco (um Corolla?) e nunca mais viram nem a pasta nem o chasso...

                                Se cada um de nós lhe enviar 5€ ou 10€ para uma conta então terá facilmente mais alguns 500€ (quem sabe mais) em cima daqueles outros 500€.

                                Não incluí o Reino Unido no tour mas talvez já seja demais...

                                Nao era um Uno? Acho que foi no AHO formato antigo ainda

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                  Nao era um Uno? Acho que foi no AHO formato antigo ainda
                                  Ou isso, tinha um Corolla XL batido, chorou imenso pois ia ficar sem emprego e no fim deu de frosques com o dinheiro para o Uno.

                                  Comentário


                                    #47
                                    JorgeCorreia, eu vou evitar alguns países e locais, e os únicos países dos Balcãs que penso em visitar são mesmo a Eslovénia e a Croácia, (pensei também na Bosnia Herzegovina mas já começa a ficar um pouco fora de mão e já começa a ser uma área mais perigosa. Vou passar depois pela parte ocidental da Hungria, seguindo para Bratislava e Vienna, gostava de pisar solo poláco, mas caso ainda o decida em fazer não deverei ir muito mais longe do que Wroclaw ou Cracóvia.

                                    Em relação às contribuições, nem sabia da história do Uno, e como tal prefiro dar primeiro mais pormenores sobre a viagem, aliás, caso haja um próximo jantar de aniversário do autohoje (com o qual já combinei com um amigo meu do fórum em ir), já passavam a poder depositar alguma confiança em mim. Por de trás de um computador qualquer pessoa pode ser quem não pensam que é. De qualquer das formas mantenho a história de que vou estampar uma t-shirt pouco tempo antes da viagem com o nome de todos os doadores como forma de agradecimento.

                                    Tenho andado a pesquisar sobre este tipo de viagens e encontrei algumas que explicam demasiado bem o que uma pessoa deve levar consigo, como se precaver e muito mais. Ando também a ver as bicicletas e pelo que encontrei as melhores para estes tipos de aventura (que aguentam peso mais facilmente, que não sofrem tanto desgaste e que me possibilitam andar 90% do tempo em Estrada e 10% em terra), são as de boa suspensão à frente, pneus médios (nem muito largos quanto os de BTT, nem finos quanto os de estrada), sendo que o indicado é melhor levar pneus de estrada. Ando agora a ver marcas. Caso não consiga um patrocínio para uma bicicleta até ao fim do ano deverei comprar uma bicicleta em Janeiro. A razão pela qual não vou com a minha atual é porque está demasiada arruinada e não me atreveria a fazer mais de 500km com ela de uma só vez, a idade pesa (tem quase 5 anos), os kilómetros que já tem em cima também, e o desgaste e ferrugem é enorme.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Basch

                                      Atenção com a data escolhida para a aventura! A partir da Alemanha o frio e também a neve podem estar presentes. Neve em Março e Abril é perfeitamente plausível na Europa Central e de Leste mas depende dos anos.

                                      Cracóvia será a melhor opção caso passes por aqui; não só é uma das cidades mais interessantes da Polónia com tens estradas decentes da fronteira da Eslováquia até Cracóvia. No entanto é uma região montanhosa (os Cárpatos) e pode fazer muito frio!

                                      Maio talvez seja a altura ideal, digo eu "de que".

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                        Basch

                                        Atenção com a data escolhida para a aventura! A partir da Alemanha o frio e também a neve podem estar presentes. Neve em Março e Abril é perfeitamente plausível na Europa Central e de Leste mas depende dos anos.

                                        Cracóvia será a melhor opção caso passes por aqui; não só é uma das cidades mais interessantes da Polónia com tens estradas decentes da fronteira da Eslováquia até Cracóvia. No entanto é uma região montanhosa (os Cárpatos) e pode fazer muito frio!

                                        Maio talvez seja a altura ideal, digo eu "de que".
                                        O clima nem sempre é igual, depende dos anos como dizes. O ano passado estive na Suiça na última semana de Março e esteve mesmo muito calor (andava de t-shirt e calções), mas segundo o meu tio, 2 semanas antes de eu lá ter chegado tinha nevado 15cm de neve!

                                        A razão porque queria sair em Março/Abril era porque deveria estar de regresso a Lisboa talvez em Setembro, e assim não apanhava tantas chuvas. Sendo que em Outubro/Novembro já chove muito, caso eu saia de Portugal em Maio. Além disso a minha irmã deve vir a Portugal em Setembro, e como não a vejo há 2 anos, juntava o útil ao agradável.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                          Ou isso, tinha um Corolla XL batido, chorou imenso pois ia ficar sem emprego e no fim deu de frosques com o dinheiro para o Uno.
                                          http://forum.autohoje.com/road-book/...b-pag-8-a.html

                                          Comentário


                                            #51
                                            Afinal o dinheiro foi devolvido. Fim do off-topic. Obrigado TiagoLeal.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tenho andado a falar com amigos/conhecidos que estão perdidos por este continente fora e já arranjei alguns locais onde poderei passar noites sem me preocupar em acabar por dormir na rua.

                                              Comentário


                                                #53
                                                eu pessoalmente acho bem a tua iniciativa, eu próprio as vezes tambem aventuro-me uns dias , mas vou de XT600 ( se pesquisares neste forum devem estar algumas fotos minhas a pernoitar numa praia solitária com uma tenda ao lado da moto ) mas no meu casso não levo o dinheiro contado e 98% das vezes vou em solitario.

                                                Comentário


                                                  #54




                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Basch, procura no Google as maiores cadeias de supermercados dos países por onde vais passar, e nos sites podes ver os preços dos produtos. Ficas com uma ideia do que podes comer com 3 euros por dia em cada país....nao contando que nao é só em comida que vais contar dinheiro...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      offpring, essa foto da mota na praia é espectacular!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Belo topico que descobri

                                                        Sinto-me lisonjeado por te ter inspirado


                                                        Aproveito também para te dar algumas dicas que ainda tenho tudo na cabeça.

                                                        A primeira e mais importante de todas, o dinheiro, com esse valor não vais longe, vai acabar por sofrer e desesperar, uma viagem destas é para aproveitar e não sofrer todos dias.
                                                        Eu levei cerca de 10€ por dia, poupava muito e foi mesmo à rasca, se não fosse as ajudas que tive com os postais e com os problemas que tive na bike não tinha conseguido acabar a viagem.

                                                        Depois não contes com CS sempre, muitas cidades tem cerca de 10 ou mais pessoas mas nenhuma te responde e as que responde não podem.
                                                        Acampar selvagem na maior parte dos paises não podes, por isso tens que passar a noite bem escondido e muitas vezes é difícil encontrar bons spots devido ao peso da bike e a impossibilidade de entrares pelo o mato a dentro (Mesmo na Finlândia que é legal acampar as vezes não encontrava um bom spot assim tão facilmente)

                                                        Wi-Fi não vais ter o que pensas, muito do que encontras pedem pass ou registro, usei a net do telémovel cerca de 8 vezes se não estava tramado.
                                                        Leva também uma boa quantia de saldo para comunicar por sms com os CS (eu levei 200€ de saldo)

                                                        Em relação a roubarem a bike na maior parte dos casos podes estar descansado, principalmente nos supermercados, ninguém vai roubar uma bike pesadíssima e tu nunca demoras mais que 15m afastado dela.
                                                        O maior problema de segurança é mesmo os carros que passam por ti na estrada, as vezes em estradas apertadas passam mesmo colados.

                                                        Depois vê bem o clima dos paises que vais passar, isso faz com que leves o material certo e poupes no peso que é o mais importante.

                                                        Sobre levar comida aos montes, esquece essa ideia, vais estar a carregar comida que podes comprar no local onde queres chegar, depois a comida também se vai estragar (mesmo latas ficam amolgadas e podem rebentar).
                                                        Outro problema de levares carga a mais no inicio é o factor psicologico, Portugal não é um pais fácil de atravessar, têm muita subida e a juntar a isso tens o problema de ser os primeiros dias e ai é quando custa mais para a cabeça e para o físico, depois de Portugal tens um dos países mais difíceis de passar, Espanha, muita montanha e muito vazio, o terem a siesta também é um problema quando queremos comprar algo e esta tudo fechado durante a tarde.

                                                        Sobre a bike não leves com suspensão na frente, não têm uma única vantagem para o que queres.
                                                        Os pneus leva estes: schwalbe marathon plus ,eu tive problemas com ele só devido ao peso, de resto são quase perfeitos, nunca vais levar o mesmo peso por isso podes ir descansado e nem precisas levar mais pneus, se tiveres problemas compras onde tiveres.

                                                        Fico por aqui para não ficar muito grande, mas qualquer coisa é só perguntares

                                                        E já agora se é isso mesmo que queres fazer não desistas da ideia por o que muitas pessoas podem-te dizer, se errares ao menos apreendeste uma lição.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Agradeço todas as tuas dicas e ninguém melhor do que tu para as dares. Eu vou levar imenso saldo no telemóvel a contar com isso mesmo.

                                                          Em relação a bicicleta, sendo assim o que é que aconselhas em relação à sua composição? Este sábado já vou conseguir por de lado uns bons tustos para juntar aos trocos que tenho e depois comprar uma bicicleta que se aplique adequadamente a esta missão.

                                                          Eu vou tentar subir o meu plafond diário, mas primeiro tenho que juntar o suficiente, porém não o vou conseguir fazer até primeiro ter conseguido adquirir tudo o que necessito para a viagem.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                            Agradeço todas as tuas dicas e ninguém melhor do que tu para as dares. Eu vou levar imenso saldo no telemóvel a contar com isso mesmo.

                                                            Em relação a bicicleta, sendo assim o que é que aconselhas em relação à sua composição? Este sábado já vou conseguir por de lado uns bons tustos para juntar aos trocos que tenho e depois comprar uma bicicleta que se aplique adequadamente a esta missão.

                                                            Eu vou tentar subir o meu plafond diário, mas primeiro tenho que juntar o suficiente, porém não o vou conseguir fazer até primeiro ter conseguido adquirir tudo o que necessito para a viagem.
                                                            Quanto queres gastar?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Caro Basch,


                                                              Antes de mais, uma palavra de alento para ti: tudo (ou quase tudo) na vida é possível, basta encontrarmos o caminho certo!
                                                              Agora, enquanto alguém com mais alguma experiência, deixa-me dar-te umas dicas (se calhar sem nenhuma ordem específica).


                                                              Para perceberes quem sou:
                                                              Tenho 31 anos, alguma experiência em andar de bicla e já viajei por quase toda a europa (sem ser de bicicleta). Sou um membro activo do Couchsurfing, de todo o modo, numa viagem de bicicleta, nem sempre passas em sitios onde encontraras pessoal e ha muita gente que nem responde ou é membro mas já deixou de ligar ao site... Tenta também os warmshowers, dedicado a malta das biclas!
                                                              Relativamente às ultimas viagens de bicicleta, comprei uma para cicloturismo em Abril e fiz o percurso Troia-Sagres-ferragudo-Monchique (395km, se não me falha a memória) e depois algo mais hardcore no verão: Varsóvia-kaunas-Vilnius-Zarasai-daugavpils-riga-parnu-tallin (1310km em 3semanas). Podes ver esta ultima viagem no meu blog - PeterLambTravels


                                                              Voltando ao teu projecto, sugeria-te o seguinte:
                                                              Escolhe bem a tua companheira de viagem (eu estou bastante satisfeito com a minha). Não é propriamente barata, mas depois de já ter passado 140 horas e 2500 km, continua a ser confortável...
                                                              Ainda te falta algum tempo para a partida ( vai a um McDonalds e arranja um trabalho qualquer ate a tua partida - quaisquer 50 euros que juntes estas a aumentar o teu dinheiro disponível). Como poderás ler no blog, fiz a minha viagem sem a preocupação do dinheiro, mas acredita que pedalar 80 km gasta-te muita energia! Gastei muito em comida!! Vais-te cansar de arroz, massas, atuns e afins! Como outros membros já aqui disseram, 3 euros não é suficiente, longe disso! Já li em muitos sítios que para viagens de longa duração ( em que a malta passa por países na Ásia, em que é muito barato, se gasta em média 15 USD por dia. Estamos a falar de malta experimentada, que dorme em campismo selvagem, atenção!!! Não quer dizer que seja impossível o teu projecto, mas acredita que em 500 gajos a fazer isso, com sorte 1 conseguiria. Serás tu que o consegue e são os outros que são os 499 que não o conseguem?
                                                              A Europa é tipicamente um continente caro e a generosidade das pessoas, apesar de existir de vez em quando, não é algo que possas estar a contar em permanência. Vou-te dar um exemplo: já recebi em minha casa cerca de 70 pessoas, já viste o que seria se fosse generoso para todas elas? Aliás, até devia ser ao contrário: já estou a dar um tecto, sofá, duche, não seria demais pedir que comprassem os alimentos e que fizessem o jantar... Enfim, desabafos...


                                                              Porque não pensas em fazer primeiro uma viagem pelo nosso país? Tens sítios lindíssimos, é mais barato, estas perto enquanto ganhas experiência (que acredita que vais precisar), não tens a questão da língua - aconteceu-me com cada coisa na Letónia que não te passa pela cabeça...


                                                              Bem, resumindo, que já está aqui um testamento:
                                                              Acho que tens um projecto engraçado, mas estás longe de estar preparado para tal. Se tivesse no teu lugar, começava por viajar em Portugal. Conheci um casal de holandeses de 50anos a viajar pelo nosso pais, pelo que tens toda a vida a tua frente, não tenhas pressa!!!


                                                              Alguma questão que tenhas, força!


                                                              Se fores para a frente com o projecto, ficas a saber que tens aqui alguém roído de inveja por não estar a fazer o mesmo!


                                                              Abraço,
                                                              Pedro

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X