Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Funcionário do Estado gastou meio milhão em telefonemas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post

    (...)

    Também acho que seria muito mais útil obrigá-lo a trabalhar e pagar pelo menos uma pequena parte daquilo que desviou.

    Ser pago pelo valor do salário mínimo. Tudo o que ganhasse a mais em função da sua categoria seria para remediar o prejuízo causado.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Há uma coisa em todos os serviços público que se chama "conferência de facturas".
      Hoje em dia, é usada como forma de atraso para pagamentos: falta um virgula na factura: não se paga a é devolvida. É uma ferramenta usada em quase todos os serviço para adiar pagamentos.

      Ora bem, o que aconteceu nesses serviço é completamente inaceitável e muito estranho pois falharam os que conferem e falharam os gestores que conferem custos mensais de telecomunicações.

      Portanto, o culpado não é apenas o FP que comete o crime.

      Conheço d eperto um grande serviço público onde isto acontece regularmente e as infracções são sistematicamente detectadas na conferência de facturas. Sendo que , as pessoas negam quase sempre e raramente existem provas para se instaurarem processo.

      Portanto a única solução é vedar o acesso a esses serviços.
      Na minha empresa também se faz uma grande conferÊncia de facturas, e as exigÊncias de como devem ser as facturas para entrar no sistema digital que temos são para ser cumpridas. Os fornecedores teimam em enviar mal as facturas, a minha tolerÂncia é uma factura errada no inicio do contrato, a partir daí as incorrectas são devolvidas o que significa no minimo o dobro do prazo de pagamento.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        São horríveis ?

        Para mim são hilariantes. Porque há malta que, das duas uma, ou se faz de inocente ou é realmente burrinho.

        Eu tenho um telefone atribuído e as condições de utilização, sumariamente, são simples: para números da empresa, custo zero; outros números, 8 cêntimos ao minuto, com o respectivo gasto a ser descontado no ordenado. Tau !

        Mas sim, ouve-se e sabe-se de cada história que... , sobretudo no que toca a custos com o tráfego de dados (internet e afins...). Chegam a ser superiores ao ordenado base...
        Chama-se a isso uma aberração. Tinha piada que eu, que só uso o telemóvel da empresa para assuntos de trabalho, visse o gasto ser descontado do ordenado.

        Há dúvidas quanto à honestidade das pessoas, conferem-se as facturas.
        Editado pela última vez por RAD; 16 November 2013, 19:26.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          Sinceramente não acho que isto seja um caso de prisão. A única justificativa para meter uma pessoa que comete um crime destes numa prisão é servir de exemplo a outros, primeiro porque esta pessoa nunca mais terá a oportunidade de continuar a actividade criminosa e não será uma ameaça à sociedade, depois porque do ponto de vista da "reinserção", de que adianta mandar este sujeito para uma prisão? Também acho que seria muito mais útil obrigá-lo a trabalhar e pagar pelo menos uma pequena parte daquilo que desviou.

          sim,
          sem duvida fui atrás da conversa, nao me quero imiscuir nas funções dos tribunais, no fundo acho é que é um caso de policia e tem de ser julgado.
          O tribunal decidirá o que fazer, mas nao acho que deva ser uma pena fácil, e aí entra-se em discussões mais filosóficas, mas a pena aplicada deverá servir também para desencorajar este tipo de atitudes.

          quanto ao pagar, 500 000 € mais juros mais indemnização, que tudo junto deve dar uma quantia astronómica (experimenta a ir ao banco pedir 500 000€ emprestados para pagar a 30 ou 40 anos e logo vês quantp é que o juro adiciona à quantia inicial)
          Mas mesmo fazendo as contas aos 500 000€ implicava que o Sr tivesse de trabalhar mais de 30 anos a pagar 1200€/mês.
          Ora esse Sr se receber 1000/mês e lhe tirarem um quarto do vencimento fica a pagar 250€/mês durante 10 ou 15 anos (nao sei quantos anos terá ), enfim, mais vale estar quieto.

          Além de que, tu se fosses empresário, que confiança tinhas nesse Sr para continuar a trabalhar na tua empresa?
          Uma pessoa que ate agora teve o desempenho que teve, com que entusiasmo irá ele agora todos os dias trabalhar na empresa que lhe tira 1/4 do vencimento na situação humilhante em que se encontra??
          Que produtividade terá esse Senhor?

          Como é função publica ah e tal metam-no a um canto a fingir que trabalha, e a fingir que paga alguma coisa.

          enfim...



          A discussão no entanto nem se deve centrar muito no Senhor mas em como é que são possíveis coisas destas
          Que cargo é que o Sr ocupava, que liberdades é que esse cargo lhe dava, porque é que demoraram tanto tempo a reparar na situação,
          porque é que os números de valor acrescentado nao estão bloqueados, etc etc
          Editado pela última vez por trovial; 16 November 2013, 19:10.

          Comentário


            #65
            Será que assim já é possível despedir este funcionário?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Será que assim já é possível despedir este funcionário?
              Na volta, é o cabo dos trabalhos...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Conheço uma empresa de transportes internacionais, que dá 1 telemóvel a todos os motoristas, por questões operacionais.

                As histórias que ouvi sobre os abusos, são horríveis.

                Não será só na FP. Talvez no privado, o controlo seja (às vezes) mais actuante.
                Só em chamadas para o 760, são mais que as mães...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por trovial Ver Post
                  sim,
                  sem duvida fui atrás da conversa, nao me quero imiscuir nas funções dos tribunais, no fundo acho é que é um caso de policia e tem de ser julgado.
                  O tribunal decidirá o que fazer, mas nao acho que deva ser uma pena fácil, e aí entra-se em discussões mais filosóficas, mas a pena aplicada deverá servir também para desencorajar este tipo de atitudes.

                  quanto ao pagar, 500 000 € mais juros mais indemnização, que tudo junto deve dar uma quantia astronómica (experimenta a ir ao banco pedir 500 000€ emprestados para pagar a 30 ou 40 anos e logo vês quantp é que o juro adiciona à quantia inicial)
                  Mas mesmo fazendo as contas aos 500 000€ implicava que o Sr tivesse de trabalhar mais de 30 anos a pagar 1200€/mês.
                  Ora esse Sr se receber 1000/mês e lhe tirarem um quarto do vencimento fica a pagar 250€/mês durante 10 ou 15 anos (nao sei quantos anos terá ), enfim, mais vale estar quieto.

                  Além de que, tu se fosses empresário, que confiança tinhas nesse Sr para continuar a trabalhar na tua empresa?
                  Uma pessoa que ate agora teve o desempenho que teve, com que entusiasmo irá ele agora todos os dias trabalhar na empresa que lhe tira 1/4 do vencimento na situação humilhante em que se encontra??
                  Que produtividade terá esse Senhor?

                  Como é função publica ah e tal metam-no a um canto a fingir que trabalha, e a fingir que paga alguma coisa.

                  enfim...



                  A discussão no entanto nem se deve centrar muito no Senhor mas em como é que são possíveis coisas destas
                  Que cargo é que o Sr ocupava, que liberdades é que esse cargo lhe dava, porque é que demoraram tanto tempo a reparar na situação,
                  porque é que os números de valor acrescentado nao estão bloqueados, etc etc
                  eu não defendo que o homem não deva ser punido, simplesmente acho que uma pena de prisão para uma pessoa que em princípio não é violenta e nem terá oportunidade de voltar a cometer o mesmo crime não iria adiantar de muito. Nem seria uma medida preventiva nem compensatória pelo crime que cometeu. Do ponto de vista prático seria simplesmente um castigo, e continuaríamos a pagar do nosso bolso pela estadia dele na prisão. Mas como referes e bem, fazer cumprir uma pena que tenha a ver com o reembolso do prejuízo que ele causou não seria lá muito fácil. Por exemplo, se houvesse essa oportunidade, poderia ser uma pena suspensa baseada no trabalho que ele fizesse para compensar parte dos prejuízos. Se não cumprisse, iria preso. Obviamente isto pode não funcionar, mas pelo menos em teoria teria mais efeito prático do que metê-lo numa prisão.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    eu não defendo que o homem não deva ser punido, simplesmente acho que uma pena de prisão para uma pessoa que em princípio não é violenta e nem terá oportunidade de voltar a cometer o mesmo crime não iria adiantar de muito. Nem seria uma medida preventiva nem compensatória pelo crime que cometeu. Do ponto de vista prático seria simplesmente um castigo, e continuaríamos a pagar do nosso bolso pela estadia dele na prisão. Mas como referes e bem, fazer cumprir uma pena que tenha a ver com o reembolso do prejuízo que ele causou não seria lá muito fácil. Por exemplo, se houvesse essa oportunidade, poderia ser uma pena suspensa baseada no trabalho que ele fizesse para compensar parte dos prejuízos. Se não cumprisse, iria preso. Obviamente isto pode não funcionar, mas pelo menos em teoria teria mais efeito prático do que metê-lo numa prisão.

                    Concordo contigo.

                    No entanto, a propósito da parte em que dizes
                    ... uma pena de prisão para uma pessoa que em princípio não é violenta e nem terá oportunidade de voltar a cometer o mesmo crime não iria adiantar de muito...
                    , não sei se ele devia ir preso ou não, quem sou eu para opinar de forma séria sobre isso.
                    Mas... pensa no que são 500 000€ e em quantas pessoas poderiam ver a sua vida melhorada drásticamente com esse dinheiro saíndo por exemplo da lista de espera para operações.
                    É um bocado violento

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por trovial Ver Post

                      Mas... pensa no que são 500 000€ e em quantas pessoas poderiam ver a sua vida melhorada drásticamente com esse dinheiro saíndo por exemplo da lista de espera para operações.
                      É um bocado violento
                      Neste caso de ser um a estoirar 500.000 euros notou-se. O problema são os muitos milhares que estoiram umas dezenas de euros.

                      A fonte disto é ter-se permitido que operadores de telecomunicações funcionem como meio de transferência bancária. É um saque de muitos milhoes.

                      Pululam os esquemas manhosos de sacar dinheiro - desde concursos a assinaturas de "ringtones" - em que as vítimas são crianças, pessoas ingénuas ou terceiros pagantes (como neste caso o estado português).

                      Os beneficiários directos esfregam as mãos de contentes por descobrir nova fonte de dinheiro fácil - desde jornais e televisões impolutos aos salafrários mais safados com dinheiro para pôr anúncios mentirosos na internet.

                      As empresas de telecomunicações recebem percentagem, e não têm o mínimo incentivo para acabar com o saque aos desprotegidos.

                      A entidade reguladora recebe percentagem do que as empresas de telecomunicações recebem, e deixa passar nas calmas, está tudo nos conformes do regulamentado.

                      Os ministros vão buscar quadros e tapetes para o gabinete à entidade reguladora, e não sabem de nada, nem lhes interessa.

                      Como é tudo legal, não há policia, procurador ou juiz que possam pegar nesta miséria moral.

                      (O meu desabafo para este ano, não venho aqui para me aborrecer.)

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                        Se fosse só um caso! Quantos mais é que queres? Não vou perder o sábado a encontrar casos de desleixo, má gestão, corrupção e inércia das chefias nas instituições e empresas públicas, mas se quiseres durante a próxima semana faço-te uma lista com pelo menos uns 100, e só os que vêm na imprensa. Este caso é o exemplo perfeito de desleixo generalizado em grande parte dessas empresas, e prova sim que o Estado não é bom a administrar nada. Pelo menos o Estado português..
                        Também és funcionario publico?

                        Brincadeira

                        Comentário


                          #72
                          Despedido com justa causa e posto em tribunal, nao há mais a dizer.

                          Comentário


                            #73
                            Bem meus caros... Isso não é inédito e já muito me chateei no serviço onde exerço funções.

                            Os nossos telefones estão bloqueados ao exterior mas para facilitar de comunicar com famílias as chefias fornecem os códigos.

                            Tenho colegas que estão às vezes 1 e 2 horas agarradas ao telefone a falar com as amigas.
                            Chamei atenção e resposta " o que é que tu uma pirralha com vinte e poucos anos tens que te meter e vais mudar?"

                            Pirralha???? Eh pah sou muito calma mas detesto estar a descontar e trabalhar para os outros andarem a ganhar o dinheiro sentados a falar do jantar, roupa, cabeleireiro etc etc.

                            Solucao? Falar com quem de direito!! Direção e ponto final.

                            Se uma pessoa chama a atenção e ainda é "insultados" então meus amigos... Os meus vinte e poucos anos felizmente deram-me coragem para não ter medo de falar e enfrentar as feras.

                            Comentário


                              #74
                              O contacto com o exterior e a forma como se gerem/controlam estes contactos é uma tarefa relativamente fácil de executar.

                              Depende sobretudo das funções e da imprescindibilidade de comunicação extra-organização.

                              Quanto aos abusos, é relativamente fácil obter uma estatística mensal, com os minutos dispendidos por chamada.

                              A meu ver esta informação é sobretudo útil para determinar a dimensão do serviço e a capacidade de resposta.

                              Para centrais telefónicas é muito pacífico fazer esta gestão mas como é óbvio não há sistemas infalíveis que prevejam a diferença entre um nº da ADSE, CGA ou mesmo da Segurança Social iniciados por 7 de outro de valor acrescentado porque este tipo de numeração é de tarifário livre.

                              Eu que faço gestão de uma central telefónica do tipo voip, por uma questão de segurança bloqueio todas as chamadas iniciadas por 7, mas há entidades que por alguma razão, que até entendo como porventura válida, não o fazem.

                              Os custos estão à vista.

                              Comentário


                                #75
                                Devia ir a tribunal e ser condenado a ganhar em concursos televisivos e outros mais do genero onde participou, o montante em que lesou o estado. Mas a ligar do telefone dele...

                                Comentário


                                  #76
                                  De qualquer das formas, eu desconfio que o número apresentado (meio milhão de euros) não deve estar correto. Se foi durante um ano, eu diria que é matematicamente impossível ter gasto tanto...

                                  A não ser que usasse vários telefones em simultâneo... será que o desfalque chegou a esse requinte ?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Não consigo perceber é pq as instituições públicas não têm os telefones vedados para esses numeros de valor acrescentado.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Que usem esse Armando como exemplo para que de futuro nenhum outro FP cometa o mesmo erro.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                        Não consigo perceber é pq as instituições públicas não têm os telefones vedados para esses numeros de valor acrescentado.
                                        A maior parte deve ter. Convém perceber que isto foi um caso excecional...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Então que me dizem duns 'comerciais' que abastecem os carros que lhes estão distribuídos,ás segundas quartas e sextas depois da dezoito horas?É vê-los(6) em fila na bomba.
                                          Atenção que não visitam clientes ao fim de semana.
                                          E telemóvel nem falemos disso,não vale a pena.
                                          Base 600e
                                          sub. almoço 4.20e
                                          carro da empresa,combustível e tlm.
                                          Comissões de 1.5% nos consumíveis e 2.5% na maquinaria.
                                          E eu por vezes fico 90 dias á espera de receber dessa empresa,tem alturas em que forneço contra numerário até saldarem a continha,depois dou crédito outra vez.
                                          Abuso é em todo o lado onde são permitidos

                                          Comentário


                                            #81
                                            Antes de mais gostaria de dizer que o funcionário em questão deveria ser punido com a apreensão de todos os bens convertíveis em valores monetários, com o despedimento e retenção de uma parte de rendimentos durante o resto da sua vida, mesmo sabendo que isso dificilmente cobrirá o montante em falta e juros respectivos....

                                            quanto aos indignados por falta de indignação por não se tratar de um rico e sim de um simples funcionário público eu digo: indignem-se com o caso de certos funcionários públicos, como por exemplo o caso da ministra das finanças......cujo currículo é rico em passagens por empresas públicas que sempre deram prejuízos abismais e mesmo assim foi promovida a ministra....ou com os casos de abusos na assembleia da república.................
                                            pois, que inocência a minha, contra esses não se indignam vossas excelências.....é eles estão incumbidos de proteger certos fundos de investimento da bancarrota, mesmo que para isso se leve o país à ruína.....não é assim?????........

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                              Neste caso de ser um a estoirar 500.000 euros notou-se. O problema são os muitos milhares que estoiram umas dezenas de euros.

                                              A fonte disto é ter-se permitido que operadores de telecomunicações funcionem como meio de transferência bancária. É um saque de muitos milhoes.

                                              Pululam os esquemas manhosos de sacar dinheiro - desde concursos a assinaturas de "ringtones" - em que as vítimas são crianças, pessoas ingénuas ou terceiros pagantes (como neste caso o estado português).

                                              Os beneficiários directos esfregam as mãos de contentes por descobrir nova fonte de dinheiro fácil - desde jornais e televisões impolutos aos salafrários mais safados com dinheiro para pôr anúncios mentirosos na internet.

                                              As empresas de telecomunicações recebem percentagem, e não têm o mínimo incentivo para acabar com o saque aos desprotegidos.

                                              A entidade reguladora recebe percentagem do que as empresas de telecomunicações recebem, e deixa passar nas calmas, está tudo nos conformes do regulamentado.

                                              Os ministros vão buscar quadros e tapetes para o gabinete à entidade reguladora, e não sabem de nada, nem lhes interessa.

                                              Como é tudo legal, não há policia, procurador ou juiz que possam pegar nesta miséria moral.

                                              (O meu desabafo para este ano, não venho aqui para me aborrecer.)
                                              Esqueceste de adicionar as entidades reguladoras do jogo, pois esses também devem ter algum interesse. Nunca percebi que diferença existe entre uma lotaria e um "concurso" em que ligas e no fim é sorteado um dos números de telefone que ligaram. Na prática é exactamente a mesma coisa, com a diferença de ser electrónico. Daquilo que eu sei, a Santa Casa e os casinos são as únicas entidades que podem explorar o jogo em Portugal, mas não é bem isso que acontece. Ainda há pouco tempo houve um caso no Algarve em que uns ingleses foram detidos por estar a jogar Bingo a apostar bolachas ou cervejas.... Neste caso dos "concursos", que deveriam ser ilegais mas por alguma razão divina não o são, onde anda a fiscalização? Realmente há coisas difícies de compreender, pelo menos para o "comum mortal".

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                De qualquer das formas, eu desconfio que o número apresentado (meio milhão de euros) não deve estar correto. Se foi durante um ano, eu diria que é matematicamente impossível ter gasto tanto...

                                                A não ser que usasse vários telefones em simultâneo... será que o desfalque chegou a esse requinte ?
                                                Eu uma vez detectei um uso indevido de uma conta telefónica que estava a ser usada por um processo automático que fazia chamadas para um nº 760.

                                                Este processo foi detectado após 7 horas e entupiu-me os canais que tinha disponíveis pelo que se não me tivessem comunicado problema a efectuar chamadas teria demorado muito mais tempo a corrigir o dito...

                                                Pelas 7 horas foram quase 3000 euros de "rombo", assim por alto...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por augustus Ver Post

                                                  Pelas 7 horas foram quase 3000 euros de "rombo", assim por alto...
                                                  Muito por alto, por vergonha alheia não comento números da empresa onde trabalho e empresas de clientes meus....

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por cadillac Ver Post
                                                    Muito por alto, por vergonha alheia não comento números da empresa onde trabalho e empresas de clientes meus....
                                                    No caso que relatei, e o rombo deveu-se a factores alheios, não imputáveis à organização em si, achei só importante o "heads up", nem que seja pelos montantes envolvidos com as chamadas de valor acrescentado.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                      Antes de mais gostaria de dizer que o funcionário em questão deveria ser punido com a apreensão de todos os bens convertíveis em valores monetários, com o despedimento e retenção de uma parte de rendimentos durante o resto da sua vida, mesmo sabendo que isso dificilmente cobrirá o montante em falta e juros respectivos....

                                                      quanto aos indignados por falta de indignação por não se tratar de um rico e sim de um simples funcionário público eu digo: indignem-se com o caso de certos funcionários públicos, como por exemplo o caso da ministra das finanças......cujo currículo é rico em passagens por empresas públicas que sempre deram prejuízos abismais e mesmo assim foi promovida a ministra....ou com os casos de abusos na assembleia da república.................
                                                      pois, que inocência a minha, contra esses não se indignam vossas excelências.....é eles estão incumbidos de proteger certos fundos de investimento da bancarrota, mesmo que para isso se leve o país à ruína.....não é assim?????........
                                                      Essa é que é essa...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                        Antes de mais gostaria de dizer que o funcionário em questão deveria ser punido com a apreensão de todos os bens convertíveis em valores monetários, com o despedimento e retenção de uma parte de rendimentos durante o resto da sua vida, mesmo sabendo que isso dificilmente cobrirá o montante em falta e juros respectivos....

                                                        quanto aos indignados por falta de indignação por não se tratar de um rico e sim de um simples funcionário público eu digo: indignem-se com o caso de certos funcionários públicos, como por exemplo o caso da ministra das finanças......cujo currículo é rico em passagens por empresas públicas que sempre deram prejuízos abismais e mesmo assim foi promovida a ministra....ou com os casos de abusos na assembleia da república.................
                                                        pois, que inocência a minha, contra esses não se indignam vossas excelências.....é eles estão incumbidos de proteger certos fundos de investimento da bancarrota, mesmo que para isso se leve o país à ruína.....não é assim?????........
                                                        Há quem defenda que rico não é quem o tem, é quem o gasta.
                                                        Nesta caso quem gastou 500.000€ em chamadas é rico! Mas pensando bem.................fomos nós os contribuintes.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                          Antes de mais gostaria de dizer que o funcionário em questão deveria ser punido com a apreensão de todos os bens convertíveis em valores monetários, com o despedimento e retenção de uma parte de rendimentos durante o resto da sua vida, mesmo sabendo que isso dificilmente cobrirá o montante em falta e juros respectivos....

                                                          quanto aos indignados por falta de indignação por não se tratar de um rico e sim de um simples funcionário público eu digo: indignem-se com o caso de certos funcionários públicos, como por exemplo o caso da ministra das finanças......cujo currículo é rico em passagens por empresas públicas que sempre deram prejuízos abismais e mesmo assim foi promovida a ministra....ou com os casos de abusos na assembleia da república.................
                                                          pois, que inocência a minha, contra esses não se indignam vossas excelências.....é eles estão incumbidos de proteger certos fundos de investimento da bancarrota, mesmo que para isso se leve o país à ruína.....não é assim?????........
                                                          Visto que o 2º parágrafo era para mim, eu deixo a indignação, seja por quem for, para os outros. E bem me parecia que teriam de falar nos "ricos" e políticos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Visto que o 2º parágrafo era para mim, eu deixo a indignação, seja por quem for, para os outros. E bem me parecia que teriam de falar nos "ricos" e políticos.
                                                            Ainda não percebi bem a definição de "rico" aqui no tasco. Como se contabiliza? Por bens quantificáveis ou por cargos assumidos?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                              Ainda não percebi bem a definição de "rico" aqui no tasco. Como se contabiliza? Por bens quantificáveis ou por cargos assumidos?
                                                              Aqui no tasco, a definição de rico é aquele que concorda com a austeridade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X