Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Delegados ao Congresso do CDS enganados na conta em restaurante de Leitões, Mealhada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Um leitão para assar à moda da bairrada nunca deve ter mais de 9kg, de maneira a que depois de assado não passe dos 5kg. Mas é igualmente mau escolher um leitão com menos de 7, porque nesses a carne ainda é muito tenra e fica empapada.
    Outra coisa, se quiserem apreciar o leitão mesmo à moda da bairrada devem acompanhá-lo com batas cozidas com pele, grelos ou alface, laranja em rodelas, e vinho tinto em vez de espumante. O vinho deve ser um verdadeiro bairrada, baga simples ou com outras castas mas com predominância da baga, porque é um vinho muito adstringente que vai cortar a gordura do leitão. O leitão deve ser cortado sempre com uma tesoura da poda, tesoura esta que nunca deve ser lavada, mas apenas limpa a um pano, porque a gordura do próprio leitão vai proteger a lâmina de ficar rombuda e de enferrujar. Deve ser colocado numa ou mais travessas grandes com a pele virada para cima, evitando assim que ele fique mole.
    Na hora de comer, cada pessoa deve poder comer um pedaço do cachaço, um pedaço das costelas, e um pedaço do pernil. Nas casas particulares mais tradicionais da bairrada é considerado de mau tom açambarcar só costelas, por exemplo. Todos devem poder comer as diferentes partes do bicho.
    E já agora, outra curiosidade, sabiam que todo o bom leitão da bairrada é cosido?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
      Embora a justiça não possa ser feita assim... Adorei a ler isto e adorei mais ainda o que está escrito a amarelo. Aliás, o dono do restaurante ainda devia ter confiscado as viaturas deles! fartei-me de rir a ler isto...

      Só uma nota, esses "Congressistas" são uns basarocos autênticos porque quando há stress com o livro de reclamações chama-se a GNR e está o assunto arrumado, agora não sei até que ponto era vantajoso para eles chamar as autoridades porque na volta a historia até nem era assim...
      Mas isso é a versão deles. A versão do dono do restaurante é diferente. Segundo o DN o que ele disse foi "já não basta o que me roubam e ainda querem que lhes pague o almoço?". A insinuação está lá, mas é menos gravosa.

      Por um lado tens um grupo de pseudo políticos que já mudou a versão umas quantas vezes e mentiu em relação à questão do uso do livro de reclamações e participação às autoridades competentes. Primeiro tinham feito a participação, depois foi negado e disseram que enquanto estrutura partidária nada os move contra o Restaurante e finalmente afirmam poderá haver uma participação individual (que provavelmente não irá acontecer por indicações partidárias) mas que nada está decidido. Do outro lado tens a versão do dono do restaurante que é corroborada por uma funcionária e por clientes do estabelecimento e que foi sempre a mesma. É tudo uma questão de credibilidade.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        Um leitão para assar à moda da bairrada nunca deve ter mais de 9kg, de maneira a que depois de assado não passe dos 5kg. Mas é igualmente mau escolher um leitão com menos de 7, porque nesses a carne ainda é muito tenra e fica empapada.
        Outra coisa, se quiserem apreciar o leitão mesmo à moda da bairrada devem acompanhá-lo com batas cozidas com pele, grelos ou alface, laranja em rodelas, e vinho tinto em vez de espumante. O vinho deve ser um verdadeiro bairrada, baga simples ou com outras castas mas com predominância da baga, porque é um vinho muito adstringente que vai cortar a gordura do leitão. O leitão deve ser cortado sempre com uma tesoura da poda, tesoura esta que nunca deve ser lavada, mas apenas limpa a um pano, porque a gordura do próprio leitão vai proteger a lâmina de ficar rombuda e de enferrujar. Deve ser colocado numa ou mais travessas grandes com a pele virada para cima, evitando assim que ele fique mole.
        Na hora de comer, cada pessoa deve poder comer um pedaço do cachaço, um pedaço das costelas, e um pedaço do pernil. Nas casas particulares mais tradicionais da bairrada é considerado de mau tom açambarcar só costelas, por exemplo. Todos devem poder comer as diferentes partes do bicho.
        E já agora, outra curiosidade, sabiam que todo o bom leitão da bairrada é cosido?
        Discordo de duas coisas:
        1 - Nem todo o bom leitão da bairrada é cozido. O meu pai faz bom leitão que eu como e não é cozido. Aliás, o meu pai assa o leitão, quem o faz são porcas que os meus pais têm e um porco que presta serviço de porco barrasco ao domicílio.

        2 - O Leitão deve ser acompanhado com batatas cozidas (e não batas cozidas, embora nunca tenha experimentado esta última).

        Sem brincadeira. Em casa dos meus pais, quem parte o leitão sou sempre eu. E é com uma tesoura parecida com uma tesoura de poda, mas não é de poda. E ao partir tenho sempre alguns cuidados:

        - As travessas que vão para a mesa (normalmente duas por leitão) têm uma composição igual: quantidade e tipo de partes. Essas partes estão bem agrupadas na travessa.A excepção é a cabeça, que fica para depois (a minha mãe gosta) ou se houver convidado que goste serve-se à parte, embora não seja muito fácil/agradável visualmente alguém estar a comer a cabeça à mesa com outros convivas.

        - Cortar em pedaços relativamente pequenos. Isto facilita que mesmo pessoas que comem pouco (mulheres, vá...) comam um pouco de cada. Além disso não há tanto risco de uma pessoa tirar dois bocados de costela (o que agrada a mais gente) e alguém ficar sem direito.

        - Colocar sempre com um bocado de pele e pele virada para cima. Além de não amolecer a pele, fica muito mais bonito. Quando, por falha no corte sai um bocado de perna sem pele, vai-se buscar um bocado de pele a outro lado, como por exemplo a cabeça.


        Relativamente a dose por pessoa, eu facilmente como mais de 0,5 kg. O último leitão de lá de casa foi para 7 pessoas, mas uma não comeu quase nada e duas comeram mais ou menos. E sobrou muito pouco. Em média, caso haja entradas algo substanciais, um leitão dá para 8 pessoas a comer bem. Se for sentar e comer o leitão, acaba por saber a pouco. Por vezes, por exemplo na festa da aldeia, o leitão é servido como segundo prato e faz-se leitão à conta de 10-12 pessoas por leitão.

        Para beber, ultimamente tenho bebido quase sempre Espumante Tinto Reserva Aliança. De vez em quando lá vai o tinto (Marquês de Marialva Reserva Baga é bom).

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Faço mais uns km's e vou à Aguada de Cima.
          MESMO !!!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
            Discordo de duas coisas:
            1 - Nem todo o bom leitão da bairrada é cozido. O meu pai faz bom leitão que eu como e não é cozido. Aliás, o meu pai assa o leitão, quem o faz são porcas que os meus pais têm e um porco que presta serviço de porco barrasco ao domicílio.
            ...
            Eu escrevi cosido e não cozido!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
              Discordo de duas coisas:

              - Cortar em pedaços relativamente pequenos. Isto facilita que mesmo pessoas que comem pouco (mulheres, vá...) comam um pouco de cada. Além disso não há tanto risco de uma pessoa tirar dois bocados de costela (o que agrada a mais gente) e alguém ficar sem direito.
              Não gosto nada quando fazem isto... Demoro o dobro do tempo a comer e torna-se uma tarefa chata.

              Quanto à questão das batatas cozidas... comam-nas

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                MESMO !!!
                O Vidal a meu ver está sobre-valorizado. O leitão é bom, sem dúvida, mas não justifica o desvio. E depois, convenhamos, aquilo é basicamente uma garagem transformada em restaurante. Não é que o ambiente duma Meta ou de um Pedro seja esplendoroso, mas sempre é mais apresentável.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                  O Vidal a meu ver está sobre-valorizado. O leitão é bom, sem dúvida, mas não justifica o desvio. E depois, convenhamos, aquilo é basicamente uma garagem transformada em restaurante. Não é que o ambiente duma Meta ou de um Pedro seja esplendoroso, mas sempre é mais apresentável.
                  Não conheço o Pedro...

                  Eu vou à Mealhada para comer leitão, não para admirar a "linda" sala da Meta, e aí o Vidal fá-lo de forma mais eficiente (leitão de qualidade igual ou superior e mais barato) que a Meta.

                  Que alternativas recomendas ao Vidal? tendo em conta apenas o factor qualidade...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                    Eu escrevi cosido e não cozido!
                    Ainda reparei, mas pensei que fosse gralha ortográfica e não pensei na hipóorese do trocadilho.

                    Como havia pessoal que dava uma cozedura (mesmo com z) ao leitão para evitar tanto tempo de forno, ainda pensei que alguém gostasse mais de leitão assim.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                      Já os estou a ver a chamar a GNR e no fim da contenda, irem todos para os seus carros, em que aposto que deveria haver alguns com álcool
                      E muita sorte tiveram esses "Congressistas" se não levaram com a "regra dos 5 segundos" no leitão... waiting- Five Second Rule - YouTube


                      cumps

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Não conheço o Pedro...

                        Eu vou à Mealhada para comer leitão, não para admirar a "linda" sala da Meta, e aí o Vidal fá-lo de forma mais eficiente (leitão de qualidade igual ou superior e mais barato) que a Meta.

                        Que alternativas recomendas ao Vidal? tendo em conta apenas o factor qualidade...
                        O João dos Leitões, também conhecido por João da Piedade, que fica na estrada que vai da saída da A1 de Aveiro Norte para Águeda (não me lembro do nome da localidade), além da Meta e do Pedro dos Leitões. O do restaurante Floresta na Mealhada também costumava ser muito bom, mas já lá não vou há anos. O Rocha, também na Mealhada, era muito bom mas ultimamente está a desiludir. O Nelson dos leitões também é bonzinho.
                        Sendo da zona centro e ainda por cima tendo clientes na Bairrada, acabo por ir muitas vezes comer leitão, até vezes demais para o meu gosto, pelo que ao longo dos anos já corri os restaurantes mais conhecidos quase todos!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                          Ainda reparei, mas pensei que fosse gralha ortográfica e não pensei na hipóorese do trocadilho.

                          Como havia pessoal que dava uma cozedura (mesmo com z) ao leitão para evitar tanto tempo de forno, ainda pensei que alguém gostasse mais de leitão assim.
                          É uma piada um bocado seca que se conta na Bairrada. A malta diz que o bom leitão deve ser sempre cosido e, perante o espanto do interlocutor, lá acaba por dizer que deve ser cosido... mas na barriga com linha grossa!

                          Comentário


                            Mythbusters: Five-Second Rule MiniMyth : Video : Discovery Channel

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Não gosto nada quando fazem isto... Demoro o dobro do tempo a comer e torna-se uma tarefa chata.

                              Quanto à questão das batatas cozidas... comam-nas
                              Quando como leitão não é para ter pressa. O problema (ou não) é que se acaba por comer mais. "É só mais um bocadinho, eles até são pequeninos. Bem, só mais um."

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                Que alternativas recomendas ao Vidal? tendo em conta apenas o factor qualidade...
                                O melhor restaurante para mim é o Rei dos Leitões. Se olharmos apenas à qualidade do leitão, o melhor deve ser o do Pic Nic.
                                O Vidal já não justifica os Kms extra.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                  Quando como leitão não é para ter pressa. O problema (ou não) é que se acaba por comer mais. "É só mais um bocadinho, eles até são pequeninos. Bem, só mais um."
                                  Não é uma questão de pressa, é uma questão de eficiência. Com bocados maiores tenho menos mão-de-obra e arrefecem mais devagar .

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                    O melhor restaurante para mim é o Rei dos Leitões. Se olharmos apenas à qualidade do leitão, o melhor deve ser o do Pic Nic.
                                    O Vidal já não justifica os Kms extra.
                                    Do Pic Nic também gosto. Ao Rei dos Leitões fui lá uma única vez. Não fiquei com nenhuma memória negativa, pelo que devo ter gostado, mas sinceramente já não me lembro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                      O Vidal a meu ver está sobre-valorizado. O leitão é bom, sem dúvida, mas não justifica o desvio. E depois, convenhamos, aquilo é basicamente uma garagem transformada em restaurante. Não é que o ambiente duma Meta ou de um Pedro seja esplendoroso, mas sempre é mais apresentável.
                                      Conheço a casa há uns 9/10 anos. Na altura era muito bom, agora não sei. Quando lá ia, era quase sempre em viagens de e para o Porto, logo ir à Mealhada ou ali era a mesma coisa.

                                      Por um lado, há (ou havia) menos confusão e ruído e o leitão era mais estaladiço e as batatas melhores. E o atendimento é (era) mais aconchegante.


                                      O Meta é aquilo tipo de estabelecimento que não me cativa, muito por culpa da sua dimensão.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Conheço a casa há uns 9/10 anos. Na altura era muito bom, agora não sei. Quando lá ia, era quase sempre em viagens de e para o Porto, logo ir à Mealhada ou ali era a mesma coisa.

                                        Por um lado, há (ou havia) menos confusão e ruído e o leitão era mais estaladiço e as batatas melhores. E o atendimento é (era) mais aconchegante.


                                        O Meta é aquilo tipo de estabelecimento que não me cativa, muito por culpa da sua dimensão.
                                        O Vidal hoje em dia está muitas vezes mais à pinha que a Meta. E no caminho Lisboa Porto tens que fazer meros 2 ou 3kms fora da A1 para comer leitão na Mealhada. Para ir ao Vidal é preciso saír em Aveiro Norte e andar mais de 15kms pelo meio das povoações. Mas percebo perfeitamente que gostes de ir ao Vidal, porque há muita gente que pensa o mesmo. Se assim não fosse aquilo não tinha tanto sucesso.

                                        Comentário


                                          Se agora está mais à pinha, se calhar já não iria.

                                          Aqui em casa ninguém ninguém aprecia muito a iguaria que é o leitão, senão já lá teria ido mais vezes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Se agora está mais à pinha, se calhar já não iria.

                                            Aqui em casa ninguém ninguém aprecia muito a iguaria que é o leitão, senão já lá teria ido mais vezes.
                                            Em Lisboa há um sítio onde se come leitão tão bom como na Mealhada.
                                            aqui:

                                            Comentário


                                              Já o tinha visto, no tópico dos restaurantes.

                                              Pelo aspecto ninguém o diria e já lá passei muitas vezes à porta. E não é muito fácil dar com ele.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Já o tinha visto, no tópico dos restaurantes.

                                                Pelo aspecto ninguém o diria e já lá passei muitas vezes à porta. E não é muito fácil dar com ele.
                                                Entra que vale mesmo a pena.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Entra que vale mesmo a pena.
                                                  Isso é perto da gare do Oriente?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                    Isso é perto da gare do Oriente?
                                                    sim. Restaurantes Lisboa - Restaurante Bota Feijão - Leitão á Bairrada

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                      O João dos Leitões, também conhecido por João da Piedade, que fica na estrada que vai da saída da A1 de Aveiro Norte para Águeda (não me lembro do nome da localidade), ...
                                                      E o nome da localidade é... Piedade!!!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                        ... O leitão deve ser cortado sempre com uma tesoura da poda, tesoura esta que nunca deve ser lavada, mas apenas limpa a um pano,
                                                        Os restaurantes também seguem este ritual?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                                          Os restaurantes também seguem este ritual?
                                                          Claro que não! A ASAE fechava-os logo!

                                                          Comentário


                                                            Esta conversa toda já me está é a fazer uma fome

                                                            E essa de não se lavar a tesoura... é pá, felizmente que estes "rituais" ou "mitos" se vão perdendo... limpar uma tesoura a um pano?! Que nojeira

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                              Um leitão para assar à moda da bairrada nunca deve ter mais de 9kg, de maneira a que depois de assado não passe dos 5kg. Mas é igualmente mau escolher um leitão com menos de 7, porque nesses a carne ainda é muito tenra e fica empapada.
                                                              ...
                                                              E já agora, outra curiosidade, sabiam que todo o bom leitão da bairrada é cosido?
                                                              Apesar de teres dito cosido propositadamente, efectivamente os leitões muitas vezes também são cozidos.

                                                              Assim diminuem o tempo que estão no forno e conseguem "amolecer" a carne dos maiores / mais velhos.

                                                              É uma situação win/win para a casa. Rentabilizam os fornos com mais bichos, bichos estes mais pesados e que vão dar mais doses e assim conseguem enganar muito boa gente.

                                                              Já essa história dos mais pequenos ficarem empapados acontece precisamente por causa dessa fervura que levam e da calibração dos fornos.

                                                              Se a coisa for feita como manda a tradição consegues o melhor dos dois mundos. Leitões pequeninos, com a textura e o sabor certo.

                                                              Normalmente as casas da Mealhada, para todas as refeições, têm sempre uns "primos de 4 patas" feitos desta forma e guardados para os clientes da casa.

                                                              Houve uma vez que fui lá com a família sem avisarmos e notava-se a diferença entre travessas.

                                                              Chamámos o dono que, como já disse, é nosso conhecido, e ele admitiu que não tinha quantidade suficiente "do especial" para servir a mesa toda.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X