Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pendurar as chuteiras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Perto de casa dos meus Pais tambem vivia ou vive o Edmilson





    Este tipo que jogou no Porto, PSG e Sporting (entre outros) , ganhava no Porto 15 mil contos mensais ... Andava de Ferraris e Porsches para trás e para a frente ... Hoje em dia anda na miseria , com um fiat punto a cair de podre , a viver de ajudas .. .


    Não consigo ter pena sinceramente ... Pena tenho do Eusebio , e doutros dessa geração ... o pobre Eusebio até futsal teve de ir jogar para os EUA para pagar as contas.

    Comentário


      #32
      Em 1º lugar, nem todos os jogadores ganham fortunas. Mesmo que os que passam por FCP, SLB e SCP têm excelentes ordenados mas por vezes é por 2/3 anos. Todos os outros ganham mal para a curta carreira que têm. Ganhar 1000€ para ser titular de uma equipa da 1ª liga que luta pelas competições europeias?

      Em 2º, um dos aspectos mais importantes é que um jogador de futebol será sempre um jogador de futebol. São raríssimos os exemplos dos que conseguem levar uma vida digna sem o futebol sempre presente. Muitos jogadores começam a jogar (profissionalmente) com 17/18 anos. Sobretudo as estrelas. Aos 17 anos deviam andar na escola, mas desistem. É futebol durante 20 anos e depois acaba. Aos 37 anos, pouco ou nada sabem além futebol. E quando acaba não sabem nem têm o que fazer.

      E por último é muito fácil falar sentadinho quando as coisas não são connosco. Imaginem-se com 18 anos, recém encartados e receberem 30 000€ por mês. Iam comprar um Dacia (marca escolhida apenas e só por ser a mais barata)? E quem diz carro diz casa, férias, roupa, etc.

      Comentário


        #33
        Um clube que tem esta situação bem estudada e resolvida é o Barcelona. Enquanto jogam no Barça, parte do salário fica num fundo. Quando se retiram, recebem a bolada e têm a vida controlada.

        O problema é que legalmente eles têm de entregar o dinheiro caso os jogadores saiam. E a partir daí é cada um por si. E é também por isso, que o Barcelona tem dificuldade em segurar alguns jogadores. O cheiro da bolada fica cada vez mais intenso...

        Alguns clubes deviam copiar este modelo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Perto de casa dos meus Pais tambem vivia ou vive o Edmilson





          Este tipo que jogou no Porto, PSG e Sporting (entre outros) , ganhava no Porto 15 mil contos mensais ... Andava de Ferraris e Porsches para trás e para a frente ... Hoje em dia anda na miseria , com um fiat punto a cair de podre , a viver de ajudas .. .

          Não consigo ter pena sinceramente ... Pena tenho do Eusebio , e doutros dessa geração ... o pobre Eusebio até futsal teve de ir jogar para os EUA para pagar as contas.
          Tenho bem a noção de quanto são 15 mil contos, (quase 75.000 euros) por mês e por isso mesmo fico parvo como esta malta consegue estoirar irremediavelmente tanto dinheiro.
          Mesmo que apenas ganhasse esses montantes por poucos anitos, é muita irresponsabilidade.

          Não sei se é quererem tentar manter até às ultimas, estilos de vida que já não são possíveis; se são os "amigos" que surgem a pedir "ajudas"; os divórcios; os luxos; etc.

          Mesmo com o que já se falou na página anterior, não deixa de ser surpreendente.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            os jogadores não descontam?
            Uma boa parte, não, outros descontam o mínimo dos mínimos.

            Conheço casos de equipas inteiras (da 3ª divisão) em que nenhum desconta!

            Isto enquanto qualquer trabalhador por conta de outrém, a ganhar o ordenado mínimo, deixa umas boas notas (em termos proporcionais) pelo menos para a Seg. Social.

            E se for um "pobre diabo" que está a vender algo na feira (ou na rua), se lhe aparece a fiscalização, está desgraçado!

            São os jogadores de futebol e os chineses... nenhum é fiscalizado enquanto que quase qualquer outro é até perseguido!

            Comentário


              #36
              Enquanto nao vir um estudo em que prove que um jogador de futebol seja debilitado mentalmente que o impeça de pensar que daqui a 10 anos nao vai ganhar o que ganha hoje ... Nao vejo necessidade de fazer tais fundos ... Existem varias opções para eles aplicarem o dinheiro para uma boa reforma...

              Problema é que ganham 10 e gastam 15 ...

              Comentário


                #37
                O caso do Veloso não me parece que seja exemplo de bom comportamento.

                Conheci-o quando ainda o filho andava emprestado ao Olivais e Moscavide e o estilo de vida dele era tudo menos regrado.
                Chegou a pagar uma grande jantarada (a mim, familiares e amigos) no estádio de Alvalade. Pelo que me apercebi, fazia isso todos os fins-de-semana, na Luz ou em Alvalade, consoante os jogos que houvesse.

                Nunca pensei é que chegasse ao ponto de estar mal financeiramente.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                  Em 1º lugar, nem todos os jogadores ganham fortunas. Mesmo que os que passam por FCP, SLB e SCP têm excelentes ordenados mas por vezes é por 2/3 anos. Todos os outros ganham mal para a curta carreira que têm. Ganhar 1000€ para ser titular de uma equipa da 1ª liga que luta pelas competições europeias?

                  Em 2º, um dos aspectos mais importantes é que um jogador de futebol será sempre um jogador de futebol. São raríssimos os exemplos dos que conseguem levar uma vida digna sem o futebol sempre presente. Muitos jogadores começam a jogar (profissionalmente) com 17/18 anos. Sobretudo as estrelas. Aos 17 anos deviam andar na escola, mas desistem. É futebol durante 20 anos e depois acaba. Aos 37 anos, pouco ou nada sabem além futebol. E quando acaba não sabem nem têm o que fazer.

                  E por último é muito fácil falar sentadinho quando as coisas não são connosco. Imaginem-se com 18 anos, recém encartados e receberem 30 000€ por mês. Iam comprar um Dacia (marca escolhida apenas e só por ser a mais barata)? E quem diz carro diz casa, férias, roupa, etc.
                  Não é preciso saber grande coisa para ir ao banco e abrir uma conta poupança. E depois hoje em dia qualquer pessoa com dinheiro facilmente arranja alguém entendido para o por a render (com mais ou menos risco e retorno, conforme a vontade do freguês).

                  Ninguém os obriga a andar de Dacia, mas se desses 30000 tirassem 1/3 para poupança, 1/3 para investimentos e gastassem "só" 10000€ por mês (já se sabe que se forem como o Cavaco não chega mas há que fazer sacrifícios) provavelmente depois já não vinham a precisar do RSI.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                    Tenho bem a noção de quanto são 15 mil contos, (quase 75.000 euros) por mês e por isso mesmo fico parvo como esta malta consegue estoirar irremediavelmente tanto dinheiro.
                    Mesmo que apenas ganhasse esses montantes por poucos anitos, é muita irresponsabilidade.

                    Não sei se é quererem tentar manter até às ultimas, estilos de vida que já não são possíveis; se são os "amigos" que surgem a pedir "ajudas"; os divórcios; os luxos; etc.

                    Mesmo com o que já se falou na página anterior, não deixa de ser surpreendente.

                    É muito dinheiro ... e nao foi apenas por 2 ou 3 anos ... foi um jogador com uma carreira interessante ...
                    Edmilson Gonçalves Pimenta - Wikipedia, the free encyclopedia

                    É ver os clubes onde passou ... Ainda fez um contrato milionario com o PSG ...


                    Outro bom exemplo é o Jardel ... outro que está falido ... ganhava fortunas.



                    Eu estou-me a borrifar se eles estão ou não a morrer a fome ... não venham é para TV gozar com a população Portuguesa que nem tem ... nem NUNCA teve as oportunidades que eles tiveram ... isto revolta-me profundamente.
                    Editado pela última vez por SPV; 20 January 2014, 13:42.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Não é preciso saber grande coisa para ir ao banco e abrir uma conta poupança. E depois hoje em dia qualquer pessoa com dinheiro facilmente arranja alguém entendido para o por a render (com mais ou menos risco e retorno, conforme a vontade do freguês).

                      Ninguém os obriga a andar de Dacia, mas se desses 30000 tirassem 1/3 para poupança, 1/3 para investimentos e gastassem "só" 10000€ por mês (já se sabe que se forem como o Cavaco não chega mas há que fazer sacrifícios) provavelmente depois já não vinham a precisar do RSI.


                      3 meros exemplos do "arranjar alguém entendido"...

                      Comentário


                        #41
                        E novos casos destes podem facilmente ser vistos hoje em dia.
                        Não adivinho o futuro mas olhando para jogadores como o quaresma por exemplo, não prevejo um futuro risonho quando chegar aos 50. Espero muito que esteja enganado.

                        Não me espantem que gastem o dinheiro, se antigamente era fácil hoje então ainda existem mais coisas onde estoiram euros.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post


                          "...
                          esta já teve melhores dias 2 divorcios e vários negocios a correr mal... grande parte da fortuna já era
                          se não se põe fino vai pelo mesmo caminho!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post

                            Não consigo ter pena sinceramente ... Pena tenho do Eusebio , e doutros dessa geração ... o pobre Eusebio até futsal teve de ir jogar para os EUA para pagar as contas.
                            Pena?
                            Teve mais dinheiro e reconhecimento do que eu alguma vez terei! Tinha uns pezinhos de ouro e tu tens pena?
                            Desde que se retirou, e até este ano (por razões óbvias) recebia uma transferência mensal do SLB que o ajudava a pagar as contas. Tinha vários restaurantes onde nunca lhe cobraram um tostão porque lhes ficava bem ter o Eusébio como Cliente.

                            Dêm-me coisas dessas sff, depois escusam de ter pena, eu fico bem, prometo!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Perto de casa dos meus Pais tambem vivia ou vive o Edmilson





                              Este tipo que jogou no Porto, PSG e Sporting (entre outros) , ganhava no Porto 15 mil contos mensais ... Andava de Ferraris e Porsches para trás e para a frente ... Hoje em dia anda na miseria , com um fiat punto a cair de podre , a viver de ajudas .. .


                              Não consigo ter pena sinceramente ... Pena tenho do Eusebio , e doutros dessa geração ... o pobre Eusebio até futsal teve de ir jogar para os EUA para pagar as contas.

                              Agora que o Homem morreu lembrou-se tudo do Eusébio e que era um coitadinho...
                              A Mãe do Eusébio recebeu em 1960, 200 CONTOS!
                              O Eusébio em 1960 ganhava 6.000 Escudos no Benfica. O ordenado mínimo começou em 1974 com 3.300 escudos. Ou seja 14 anos antes (numa altura em que a inflação era superior a 20% anual) já o eusébio ganhava o dobro do ordenado mínimo.

                              E o Eusébio era um coitadinho.

                              Diz-se que em 1960 o Eusébio ganhava mais que todos os outros jogadores do Benfica juntos. (se é verdade ou não, não sei, mas acredito! Sabendo que ganhava 6.000 escudos. )

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                Tenho bem a noção de quanto são 15 mil contos, (quase 75.000 euros) por mês e por isso mesmo fico parvo como esta malta consegue estoirar irremediavelmente tanto dinheiro.
                                Mesmo que apenas ganhasse esses montantes por poucos anitos, é muita irresponsabilidade.

                                Não sei se é quererem tentar manter até às ultimas, estilos de vida que já não são possíveis; se são os "amigos" que surgem a pedir "ajudas"; os divórcios; os luxos; etc.

                                Mesmo com o que já se falou na página anterior, não deixa de ser surpreendente.

                                Realmente. Ao fim de 3 anos dá 2.700.000euros. Isso a dividir por 50 anos dava 4500euros por mes!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Uma boa parte, não, outros descontam o mínimo dos mínimos.

                                  Conheço casos de equipas inteiras (da 3ª divisão) em que nenhum desconta!
                                  Não sei o que vão descontar só se for os prémios de jogo,quando a maior parte não recebe nada.Um caso ou outro mas tem de ser alguém com "nome" no mundo do futebol mas alguém com os seus 38/39/40 em que joga por amor á camisola e para manter forma.

                                  3ª divisão para baixo(distritais) o unico rendimento que ganham é prémio de jogo,golo.Nada mais.Dá para gasto do combustível.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                    Não sei o que vão descontar só se for os prémios de jogo,quando a maior parte não recebe nada.Um caso ou outro mas tem de ser alguém com "nome" no mundo do futebol mas alguém com os seus 38/39/40 em que joga por amor á camisola e para manter forma.

                                    3ª divisão para baixo(distritais) o unico rendimento que ganham é prémio de jogo,golo.Nada mais.Dá para gasto do combustível.
                                    Estás redondamente enganado e falo com conhecimento de causa Não, não ganham nenhuma fortuna e eu não estaria disposto a ter que ir treinar diariamente e não ter um fim-de-semana disponível pelo que pagam, mas há quem o faça.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Atenção que quem falou do Edmilson pode estar errado,que ainda agora pesquisei no FB e apareceu o homem,a dizer que era presidente de um clube qualquer brasileiro,até tinha uma foto de 2012 num jantar com o "Hulk"

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Estás redondamente enganado e falo com conhecimento de causa Não, não ganham nenhuma fortuna e eu não estaria disposto a ter que ir treinar diariamente e não ter um fim-de-semana disponível pelo que pagam, mas há quem o faça.
                                        O teu clube paga.Outros nem por isso.Também gostava de receber..E sabes que nem todos têm aquela capacidade financeira para pagar o quer que seja.
                                        Mas quem joga assim,joga por amor á camisola,convivio,desporto.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                          O teu clube paga.Outros nem por isso.Também gostava de receber..E sabes que nem todos têm aquela capacidade financeira para pagar o quer que seja.
                                          Mas quem joga assim,joga por amor á camisola,convivio,desporto.
                                          Não é o meu clube e são vários os clubes, não vou dizer todos para não falar sem certezas, mas os que conheço, pagam!

                                          E tu deverias fazer de igual modo, ou seja, fazer afirmações daquilo que efectivamente sabes e não mandar bocas porque "achas" que é assim!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            Não é o meu clube e são vários os clubes, não vou dizer todos para não falar sem certezas, mas os que conheço, pagam!

                                            E tu deverias fazer de igual modo, ou seja, fazer afirmações daquilo que efectivamente sabes e não mandar bocas porque "achas" que é assim!
                                            Não é afirmações,porque eu próprio já pratiquei e conheço quem pratique,e aquilo nos distritais 2ª distrital,1ª distrital,o que recebem é um prémio ou outro,não tem cá ordenado(se é o que chamas).

                                            Conheço até quem tenho saido do juniores trofense em 2012 e tenha ido para o São Romão(2ª distrital da AFP)

                                            gostava,pois gostava de receber alguma coisa,mas também não tinham como pagar.Andava lá pelas ultimas 3 coisas que mencionei acima

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              Estás redondamente enganado e falo com conhecimento de causa Não, não ganham nenhuma fortuna e eu não estaria disposto a ter que ir treinar diariamente e não ter um fim-de-semana disponível pelo que pagam, mas há quem o faça.
                                              Um amigo meu foi semi profissional (num clube da 3a divisao, na zona metropolitana de Lisboa), quando a equipa subiu de divisao mudou de clube, nao estava para andar nessa vida. Acho que até á 3a divisao (nao sei se ainda existe) as coisas eram levadas na brincadeira.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                Não é afirmações,porque eu próprio já pratiquei e conheço quem pratique,e aquilo nos distritais 2ª distrital,1ª distrital,o que recebem é um prémio ou outro,não tem cá ordenado(se é o que chamas).

                                                Conheço até quem tenho saido do juniores trofense em 2012 e tenha ido para o São Romão(2ª distrital da AFP)

                                                gostava,pois gostava de receber alguma coisa,mas também não tinham como pagar.Andava lá pelas ultimas 3 coisas que mencionei acima
                                                Ou falas de cor, ou não percebeste o que te disseram ou então foste enganado!

                                                Clubes aí perto de ti que pagam aos jogadores: Infesta, Rio Tinto, Maia, etc...

                                                Queres saber quanto? Entre os 200 e os 1000 Euros por mês.

                                                Vou ainda mais longe; o Voleibol, que ninguém dá nada por ele, também paga! Tens aí um clube perto de ti, o Gueifães, que paga, pelo menos, uns 100 euritos a cada uma das jogadoras que jogam nos seniores. Há lá uma ou outra brasileira que ganha para cima dos 1000 euros mensais. Tudo sem descontos!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Um amigo meu foi semi profissional (num clube da 3a divisao, na zona metropolitana de Lisboa), quando a equipa subiu de divisao mudou de clube, nao estava para andar nessa vida. Acho que até á 3a divisao (nao sei se ainda existe) as coisas eram levadas na brincadeira.
                                                  Pode haver sempre algum clube de excepção, incluindo algum jogador que esteja lá por favor...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não sei como é agora mas há 20 anos atrás, no clube onde jogava, havia quem recebesse mais de 200 contos (1000 euros)...

                                                    E estou a falar dum clube de 3ª divisão e um dos que tenho conhecimento até era lateral direito.

                                                    Destes casos retratados não tenho pena nenhuma, enquanto ganham do bom é gastá-lo todinho, agora choram...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                      Ou falas de cor, ou não percebeste o que te disseram ou então foste enganado!

                                                      Clubes aí perto de ti que pagam aos jogadores: Infesta, Rio Tinto, Maia, etc...

                                                      Queres saber quanto? Entre os 200 e os 1000 Euros por mês.

                                                      Vou ainda mais longe; o Voleibol, que ninguém dá nada por ele, também paga! Tens aí um clube perto de ti, o Gueifães, que paga, pelo menos, uns 100 euritos a cada uma das jogadoras que jogam nos seniores. Há lá uma ou outra brasileira que ganha para cima dos 1000 euros mensais. Tudo sem descontos!
                                                      Mas falas de cor ou queres ficar bem perante o topico.
                                                      Aqueles 3 a bold já têm outras aspirações.

                                                      Mas se para ti 200€ e um ordenado,contentas-te com pouco.Sim claro que pagam,mas não considero aquilo(200€,300€) um ordenado para se viver.Quem anda nisso(como já andei) trabalha de dia e treina á noite(naquele tempo estudava,á uns 6 atrás,tive ano passado para regressar)mas mesmo que me pagassem uns 200€ ou o que fosse não o considerava ordenado,considerava "ajudas de custo"

                                                      Depois é consoante estatuto do jogador,eu se ganha-se 200,300 não considerava um ordenado(até poderia considerar nesta altura)mas com 300€ pouco ou nada se faz.

                                                      Entendes.A jogadora do Gueifães com os seus 1000€ já se consegue orientar,mas com 100,200,300(dependendo do estatuto)não considero um ordenado,mas sei que eles pagam.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu conheço verdadeiros atletas que durante toda a época são mais profissionais, têm de trabalhar para extremos (físicos e psicológicos) bem superiores aos da bola, dão o litro sem borgas pelo meio, dedicam mais tempo por dia ao desporto, ainda arranjam tempo para trabalhar/estudar para viverem decentemente, alguns a concorrer a nível mundial e no final se levarem 800€ já não é mau.

                                                        Por isso, seja da primeira, segunda ou terceira liga a minha simpatia é zero, só preciso olhar para casos de atletas de outra têmpera, para mim atletas reais.

                                                        Estas situações de passar de milionário (alguns já passaram os milhões) para teso, é idêntico ao pessoal que ganha o euromilhões e no ano a seguir já não tem nada.

                                                        Para lidar com dinheiro é preciso um bom senso elevado e uma pessoa que não se deslumbre com 0s.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                          Mas falas de cor ou queres ficar bem perante o topico.
                                                          Aqueles 3 a bold já têm outras aspirações.

                                                          Mas se para ti 200€ e um ordenado,contentas-te com pouco.Sim claro que pagam,mas não considero aquilo(200€,300€) um ordenado para se viver.Quem anda nisso(como já andei) trabalha de dia e treina á noite(naquele tempo estudava,á uns 6 atrás,tive ano passado para regressar)mas mesmo que me pagassem uns 200€ ou o que fosse não o considerava ordenado,considerava "ajudas de custo"

                                                          Depois é consoante estatuto do jogador,eu se ganha-se 200,300 não considerava um ordenado(até poderia considerar nesta altura)mas com 300€ pouco ou nada se faz.

                                                          Entendes.A jogadora do Gueifães com os seus 1000€ já se consegue orientar,mas com 100,200,300(dependendo do estatuto)não considero um ordenado,mas sei que eles pagam.
                                                          Este tipo de saídas, muito deselegantes, ficam-te muito mal e, só por isso, nem tens direito a mais nenhuma resposta!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                            Este tipo de saídas, muito deselegantes, ficam-te muito mal e, só por isso, nem tens direito a mais nenhuma resposta!
                                                            Se calhar aquele tipo de saida foi um bocado "explosivo",mas não foi por mal

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                              Mas falas de cor ou queres ficar bem perante o topico.
                                                              Aqueles 3 a bold já têm outras aspirações.

                                                              Mas se para ti 200€ e um ordenado,contentas-te com pouco.Sim claro que pagam,mas não considero aquilo(200€,300€) um ordenado para se viver.Quem anda nisso(como já andei) trabalha de dia e treina á noite(naquele tempo estudava,á uns 6 atrás,tive ano passado para regressar)mas mesmo que me pagassem uns 200€ ou o que fosse não o considerava ordenado,considerava "ajudas de custo"

                                                              Depois é consoante estatuto do jogador,eu se ganha-se 200,300 não considerava um ordenado(até poderia considerar nesta altura)mas com 300€ pouco ou nada se faz.

                                                              Entendes.A jogadora do Gueifães com os seus 1000€ já se consegue orientar,mas com 100,200,300(dependendo do estatuto)não considero um ordenado,mas sei que eles pagam.
                                                              O que tens de perceber é que viver do futebol não é para quem quer...

                                                              Há uns 20 anos atrás qualquer menino que soubesse quantos lados tem uma bola conseguia tirar um ordenado no futebol. Foi o tempo das vacas gordas onde haviam subsidios para tudo o que envolvesse futebol.

                                                              Até subsídios para a formação eram aplicados na equipa sénior...

                                                              Joguei 9 anos nas formações dum clube que recebia bastante dinheiro para a formação, cheguei a ser chamado 2 vezes a treinar na seleção e nunca fui porque não tinha como ir. E não foi porque o clube não tinha dinheiro ou viaturas, estava era tudo ao serviço dos séniores...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X