Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já aí está o 5G nas comunicações móveis?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por moritar Ver Post
    Onde foi isso, avant?

    Noutro sitio tenho visto bons valores. Mas no entanto, acho que as velocidades do 5G sao inuteis, para um tlm. O 4G chega e sobra perfeitamente.

    Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk
    Mais importante que a velocidade bruta é a latência. Seria de esperar algo em torno dos 5 ms de forma consistente, ainda que a latência teórica do 5G anda mais próxima de 1 ms.
    25 ms é um resultado normal em 4G.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
      Mais importante que a velocidade bruta é a latência..
      Mas para que é necessária uma latência de 1 ou mesmo 10 ms num telemóvel ?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Mas para que é necessária uma latência de 1 ou mesmo 10 ms num telemóvel ?
        Por essa ordem de ideias também podemos dizer para que é necessária uma latência de 25ms? Porque não deixar estar com as latências de quase meio segundo do início das comunicações móveis?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
          Por essa ordem de ideias também podemos dizer para que é necessária uma latência de 25ms?
          A isso, eu posso responder: para permitir serviços multimédia interativos como VoIP ou video-conferência.

          Latências acima de 50 ms começam a ter algum impacto na QoE, mas até latências de 150 ms ainda permitem chamadas VoIP com qualidade aceitável. Com 500 ms de latência, já não é possível fazer VoIP ou videoconferência com qualidade aceitável.

          A minha pergunta é uma pergunta sincera, pode estar a escapar-me alguma aplicação prática de latências de 1 ms em telemóveis.
          Editado pela última vez por eu; 10 December 2021, 09:25.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            A isso, eu posso responder: para permitir serviços multimédia interativos como VoIP ou video-conferência.

            Latências acima de 50 ms começam a ter algum impacto na QoE, mas até latências de 150 ms ainda permitem chamadas VoIP com qualidade aceitável. Com 500 ms de latência, já não é possível fazer VoIP ou videoconferência com qualidade aceitável.

            A minha pergunta é uma pergunta sincera, pode estar a escapar-me alguma aplicação prática de latências de 1 ms em telemóveis.
            Bom, tirando os ganhos naturais da sensação de imediatismo a fazer qualquer coisa, que toda a gente aprecia, eu diria que a indústria dos jogos é aquela que mais vai ganhar a curto prazo, isto em serviços orientados para o consumidor individual. Quanto ao resto tudo o que tem a ver com comando remoto de coisas vai beneficiar, o acompanhamento de eventos ao vivo, etc. Olhando à minha experiência pessoal penso que a "indústria" (mesmo caseira) de som e imagem vai beneficiar muito. Durante a pandemia fiz umas brincadeiras com amigos em que tentámos tocar online em tempo real usando uma aplicação chamda JamKazam, por cabo e mesmo assim era muito difícil tocar mais de 2 minutos sem começar a haver delays por todo o lado.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Mas para que é necessária uma latência de 1 ou mesmo 10 ms num telemóvel ?
              Latências baixas são importantes em dispositivos IoT (infraestruturas, monitorização, etc...) para baixo consumo de energia. A velocidade bruta do 5G aqui não é importante (mas a latência e a disponibilidade sim).

              Comentário


                #97
                O patrão já me disse que me vai trocar o A70 para eu poder ter 5G. Que bom!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  O patrão já me disse que me vai trocar o A70 para eu poder ter 5G. Que bom!
                  Pfff. Eu já tenho 5G da Janssen há meses, e a minha mulher da Astra-Zeneca...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Pfff. Eu já tenho 5G da Janssen há meses, e a minha mulher da Astra-Zeneca...
                    Pfff. Eu tenho da Janssen+Moderna, sou dual band. hehehe

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Latências baixas são importantes em dispositivos IoT (infraestruturas, monitorização, etc...) .
                      Eu estava a falar de telemóveis.

                      Mas mesmo em IoT, o que é realmente preciso monitorizar em tempo real com uma latência de 1 ms ? Dá-me um exemplo de uma aplicação prática em que uma latência de 25 ms não serve, e é precisa uma latência de 1 ms.
                      Editado pela última vez por eu; 10 December 2021, 10:26.

                      Comentário


                        Para quê evoluir se estamos bem assim. Pera, o 3g é que era bom. Os ecrãs 480p uii! Melhor ainda, Nokia 3310, afinal o telemóvel só serve para fazer chamadas. Jogos, chamadas..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Eu estava a falar de telemóveis.

                          Mas mesmo em IoT, o que é realmente preciso monitorizar em tempo real com uma latência de 1 ms ? Dá-me um exemplo de uma aplicação prática em que uma latência de 25 ms não serve, e é precisa uma latência de 1 ms.
                          Pode ser a diferença entre fazer um report diário de um sistema de recolha de dados em 5ms ou em 100ms. E, com isso, ter as comunicações ativas durante 20x mais tempo (que é normalmente o maior "lambão" de energia numa coisa destas).

                          Em equipamentos IoT alimentados por pilhas, é a diferença entre não ser viável de todo ou ser viável sem manutenção durante 3 anos, por exemplo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Pode ser a diferença entre fazer um report diário de um sistema de recolha de dados em 5ms ou em 100ms. E, com isso, ter as comunicações ativas durante 20x mais tempo (que é normalmente o maior "lambão" de energia numa coisa destas).
                            Isso já é outra questão, eficiência energética e baixo consumo, cuja relação com a latência é puramente circunstancial.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Isso já é outra questão, eficiência energética e baixo consumo, cuja relação com a latência é puramente circunstancial.
                              Por isso é que escrevi isto:

                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Latências baixas são importantes em dispositivos IoT (infraestruturas, monitorização, etc...) para baixo consumo de energia. A velocidade bruta do 5G aqui não é importante (mas a latência e a disponibilidade sim).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Eu estava a falar de telemóveis.

                                Mas mesmo em IoT, o que é realmente preciso monitorizar em tempo real com uma latência de 1 ms ? Dá-me um exemplo de uma aplicação prática em que uma latência de 25 ms não serve, e é precisa uma latência de 1 ms.
                                A mesma questao se coloca em outras situacoes, por exemplo, porque é que precisamos de melhores processadores quando na prática em circunstancias normais, estamos a falar abrir o jogo em 1 segundo ou em 1.3 segundos?

                                Há varias situacoes em que a latencia é um factor crucial no que diz respeito a funcionalidade de uma aplicacao ou protocolo, um dos melhores exemplos que te posso dar é voip, mas muitos outros exemplos existem.

                                Alguns, passarao a existir apenas porque temos uma latencia tao baixa.

                                Comentário


                                  Velhos do Restelo..

                                  Comentário


                                    Há aqui uma grande confusão de conceitos sobre o 5G...

                                    De forma simples e resumida, o 5G tem 3 dimensões e funciona um bocado como uma manta curta de 3 pontas:



                                    Essas 3 dimensões são potenciadas por técnicas diferentes e distintas, que servem use-cases diferentes:

                                    eMBB (enhanced Mobile BroadBand):
                                    - potenciada pelo novo espectro utilizável nos 3~6GHz e 24~52GHz. São frequências com alguns desafios na propagação, a primeira ainda se consegue usar relativamente bem para cobertura geográfica, a segunda é basicamente utilizada em small cells (indoor e outdoor). No topo do triângulo, tem como prioridade o débito binário.

                                    eMTC (Massive ou Enhanced Machine Type Communication):
                                    - Potenciada principalmente por técnicas de scheduling. É implementado principalmente nas bandas mais baixas (400~900MHz) para cobertura geográfica (debito binário muito baixo e ligação intermitente) e médias (1400-3600MHz) para dispositivos que necessitem de algum débito (câmaras de vigilância, sensores complexos, etc). No canto inferior esquerdo da pirâmide, tem como prioridade o número de dispositivos que podem conectar em simultâneo.

                                    URLLC (Ultra-Reliable and Low Latency Communication):
                                    - Potenciada por técnicas de scheduling, robustez (retransmissões). Implementado principalmente em 2 bandas: baixas para cobertura geográfica e alta para alto débito e aplicações industriais (cooperative/coordinated robotics, por exemplo).

                                    O que tu queres como utilizador é o eMBB. A latência é mais baixa e permite um uso confortável de AR/VR e haptics, mas não é extremo como no URLLC. Também não é o ideal para milhares/milhões de utilizadores em simultâneo, como o eMTC.

                                    O 4G LTE ficava no centro desse triângulo, não era especialmente bom em nada.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                      A mesma questao se coloca em outras situacoes, por exemplo, porque é que precisamos de melhores processadores quando na prática em circunstancias normais, estamos a falar abrir o jogo em 1 segundo ou em 1.3 segundos?
                                      Que péssimo exemplo. A capacidade de processamento não serve para abrir o jogo mais rápido, aliás, abrir o jogo num segundo ou em dois segundos é irrelevante.


                                      Há varias situacoes em que a latencia é um factor crucial no que diz respeito a funcionalidade de uma aplicacao ou protocolo, um dos melhores exemplos que te posso dar é voip, mas muitos outros exemplos existem.
                                      Cum caraças, estás a dar-me um exemplo que eu próprio referi uns posts atrás? VoIP funciona bem com latências de 50 ms, não precisa de 1 ms.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        O que tu queres como utilizador é o eMBB. A latência é mais baixa e permite um uso confortável de AR/VR e haptics, mas não é extremo como no URLLC.
                                        Aqui sim, provavelmente uma latência de 10 ms em vez de 50 ms terá um impacto relevante na QoE.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Mas para que é necessária uma latência de 1 ou mesmo 10 ms num telemóvel ?

                                          Porque mais de 90% dos clientes/utilizadores de 5G não vão ser telemóveis, mas sim dispositivos IoT.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Eu estava a falar de telemóveis.

                                            Mas mesmo em IoT, o que é realmente preciso monitorizar em tempo real com uma latência de 1 ms ? Dá-me um exemplo de uma aplicação prática em que uma latência de 25 ms não serve, e é precisa uma latência de 1 ms.

                                            - Automóvel sem condutor (sistema de condução autonoma)

                                            - Telecirurgia (o cirurgião estar em Lisboa a operar através de braços mecânicos um paciente que está em Bragança)

                                            - Automação de um grande porto de contentores

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Aqui sim, provavelmente uma latência de 10 ms em vez de 50 ms terá um impacto relevante na QoE.
                                              As latências abaixo dos 5ms são aplicadas às comunicações máquina (OT, Operations Technologies), não é de todo importante para interface humana.

                                              Tens aqui uma apresentação maijomenos sobre esse tópico, num grande evento que aconteceu há 2 anos:

                                              https://www.youtube.com/watch?v=3kyWorNysns&t=4271s

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                Tens aqui uma apresentação maijomenos sobre esse tópico, num grande evento que aconteceu há 2 anos:

                                                https://www.youtube.com/watch?v=3kyWorNysns&t=4271s
                                                Gostei .

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                  As latências abaixo dos 5ms são aplicadas às comunicações máquina (OT, Operations Technologies), não é de todo importante para interface humana.

                                                  Tens aqui uma apresentação maijomenos sobre esse tópico, num grande evento que aconteceu há 2 anos:

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=3kyWorNysns&t=4271s
                                                  Btw, coloquei o link directo pra uma parte do vídeo (@1h11m), para a apresentação do gajo da Nokia (10 minutos), mas quando abri depois foi para o início do video… vejam os links na descrição.
                                                  Há vídeos do evento todo, que durou um dia inteiro.

                                                  Comentário


                                                    Agora que o 5G já anda por aí, e ando frequentemente a apanhar 5G, esperava mais, a latencia e tudo mais parece igual, isto para ver sites e afins, não tenho aquele efeito wow, parece 4G, e se calhar é .

                                                    Comentário


                                                      Mas....5G para quê ??

                                                      Há certas zonas do país que nem 1G têm em condições !!!! E não, nao é longe das cidades.....o caso que meaconteceu é a um par de km afastado da A23......

                                                      Qual 5G qual carapuça.....comprem meninas comprem.....5G para quê se há locais que nem rede móvel sequer têm !!!!!

                                                      Mas se quiserem um local na região de Lisboa também mal servido de rede móvel eu arranjo-vos !!!! 5G.....isso é para brincar !!!!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                        Mas....5G para quê ??

                                                        Há certas zonas do país que nem 1G têm em condições !!!! E não, nao é longe das cidades.....o caso que meaconteceu é a um par de km afastado da A23......

                                                        Qual 5G qual carapuça.....comprem meninas comprem.....5G para quê se há locais que nem rede móvel sequer têm !!!!!

                                                        Mas se quiserem um local na região de Lisboa também mal servido de rede móvel eu arranjo-vos !!!! 5G.....isso é para brincar !!!!
                                                        Por nem toda a gente ter acesso a determinada tecnologia nao quer dizer que nao se deva de inovar e instalar novas tecnologias, até porque todos vao beneficiar com isso, se fossemos a usar a tua lógica, ainda andavamos a usar GSM e ADSL em casa.

                                                        5G é uma das maiores mudancas no que diz respeito a telecomunicacoes.


                                                        Na zona de minha casa comecei recentemente a ter cobertura 5G, o máximo que consegui medir foi

                                                        Jitter, 35,
                                                        Download 831Mbs,
                                                        Upload 191Mbs,

                                                        Na altura estava com um packet loss the 2.3% o que é muito significativo especialmente se estivermos a falar de VoIP.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                          Mas....5G para quê ??

                                                          Há certas zonas do país que nem 1G têm em condições !!!! E não, nao é longe das cidades.....o caso que meaconteceu é a um par de km afastado da A23......

                                                          Qual 5G qual carapuça.....comprem meninas comprem.....5G para quê se há locais que nem rede móvel sequer têm !!!!!

                                                          Mas se quiserem um local na região de Lisboa também mal servido de rede móvel eu arranjo-vos !!!! 5G.....isso é para brincar !!!!
                                                          Não discuto a utilidade do 5G vs 4G porque não a vejo (para telemoveis). Talvez o maior nivel de saturação(utilizadores) simultaneos torne a internet muito melhor durante eventos onde está muita gente concentrada.

                                                          Mas 1G já não existe, e o que existe de 2G e 3G está a ser desligado, não sei as datas para Portugal mas o 2G já está desligado em alguns paises, maioria da europa já desligou o 3G e o 2G até 2030 deve desaparecer da maioria da UE.

                                                          Mas tendo em conta o pequeno alcançe das antenas 5G, fiquei surpreendido pela já boa cobertura em algumas zonas.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                            Mas tendo em conta o pequeno alcançe das antenas 5G, fiquei surpreendido pela já boa cobertura em algumas zonas.
                                                            lá para trás-os-montes, tirando talvez Bragança, o 5G deve chegar daqui a 40 anos

                                                            então na zona de Mogadouro nem 4G existe

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                              lá para trás-os-montes, tirando talvez Bragança, o 5G deve chegar daqui a 40 anos

                                                              então na zona de Mogadouro nem 4G existe
                                                              Porque é que haveriam de investir em 4G numa zona onde existem pouco mais de 9000 habitantes e que infelizmente a maioria deverá de ser idosos que nao irao usar a tecnologia?

                                                              E nao estou a dizer que nao deviam de instalar, estou a dizer que provavelmente nao há porque nao é financeiramente viável e nao quer dizer que por isso, se deva de parar com a evolucao em zonas que seja viável.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X