Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como achas que irá ser a tua reforma? Boa ou má? Estas a juntar o suficiente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A mim faz-me bastante confusão ouvir pessoas com rendimentos bastante interessantes a deixarem a sua velhice dependente da reforma da SS e pior ainda, a fazerem contas a que se o que o Estado lhes vai pagar de reforma irá dar para viverem

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Tópico importantíssimo. Estranhamente com pouco ou nenhuma participação.

      Eu desconto todos os meses 10% do meu salário para fundos de longo prazo ao qual terei acesso depois dos 60 anos. Além disso, faço contribuições voluntárias 4 vezes por ano (pré-impostos) para esses fundos. Ainda assim estou preocupado que pode não chegar para manter o nível de vida quando me reformar.
      Não é bem assim: http://forum.autohoje.com/off-topic/...a-reforma.html

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Falta aí um pormenor que seria o rendimento que poderias ter com o dinheiro se ficasses com ele. A poupar 2400€ por ano, durante 40 anos, com juros a médias de 2% e chegarias ao fim do tempo com cerca de 150.000€. Valor bem superior aos 96k...

        E se me entregassem os 150k, eu aceitaria de imediato.
        por isso se tem falado em as pessoas optarem por seguros ou poupanças privadas

        mas acho que ninguém concorda

        e o rendimento que dizes é dependente do risco e da inflação, quase todas as bolsas de seguros têm como base a capitalização e sabes onde investem ? nas dívidas públicas de muitos países

        daí que por exemplo se Portugal reestruturar a sua dívida ou não pagar, e a Grécia também, muitos reformados por essa Europa central ficarão sem dinheiro....

        somo todos dependentes uns dos outros, é tipo o que disse Cristo há 2000 anos atrás : sois irmãos e um só corpo, ou algo assim

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          daí que por exemplo se Portugal reestruturar a sua dívida ou não pagar, e a Grécia também, muitos reformados por essa Europa central ficarão sem dinheiro....
          Para ser muito sincero, se isto acontecesse, há muitos afectados de quem eu não teria a mínima pena

          Comentário


            #35
            Na minha opiniao é que nao vai haver reforma quando chegar lá ainda nem 30 tenho, mas com o que ganho nao consigo poupar nada todos os meses, surtudos sao aqueles que conseguem poupar nem que seja 5€ por mes.

            se isto alguma vez mudar de governo ou de mentalidade pode ser que tenha ideia de ter reforma alguma vez na vida, como a idade para me reformar, podemos poupar mas se nao houver tempo para o gastar para que poupar todos os meses?

            cumps ppl

            Comentário


              #36
              Convém relembrar que a reforma é uma modernice do pós-guerra. Nunca existiu ao longo de 99% da história.

              Comentário


                #37
                Penso que já por cá passou, fica o exemplo de alguém que adotando um estilo de vida menos consumista, conseguiu poupar o suficiente para deixar de trabalhar a tempo inteiro, viver igualmente bem, e usando o tempo para aproveitar a vida enquanto tem saúde.

                Mr. Money Mustache

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por sylva Ver Post
                  Vi há uns anos num programa televisivo da rtp que dentro de 15 anos não haveria reformas . Quem se reformou por exemplo aos 45 anos de idade mesmo com ligeira penalização e 15 anos de serviço alguns com mais de 3500 euros de reforma e sem cursos superiores (mestrados ou pós doutoramentos exigidos para se ganhar o salário minimo) é que deveriam descontar mais na função pública, (mais de 40 anos de caixa que é exigido) os novos nem aos 70 anos vão ter reforma com estas reduções de salário para metade e redução de horas para a reforma.As reformas precoces e subsidios por invalidez deviam acabar criando uma forma de criação de mais emprego menos burocrata e menos subsidios e reformas para quem não descontou mais de 40 anos, mas o que criou foi destruição de emprego público cortando as pernas a quem quer trabalhar obrigando estas pessoas a emigrar vendendo e privatizando ao desbarato o que ainda resta.
                  Alguém percebeu alguma coisa desta opinião?!

                  Ontopic: desconto 6% do meu salário bruto para um fundo de pensões e tento poupar o máximo de dinheiro que consiga, mantendo uma vida confortável claro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por delbarros Ver Post
                    Uma grande percentagem não sabe como é que há-de sobreviver quanto mais pensar em poupanças e reformas
                    Acho q isto emgloba 95% da nossa populacao

                    Ja dizia o meu pai (reformado da policia judiciaria) q no dia em q sentisse fome e nao tivesse onde ir para trabalhar nao teria problema algum em partir um vidro de uma esquadra e desso modo a partir desso momento ser responsabilidade do estado... O problema é q agora nem o estado nos quer. PAra sermos presos é um 31

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Convém relembrar que a reforma é uma modernice do pós-guerra. Nunca existiu ao longo de 99% da história.
                      Pelos vistos achas normal q ela acabe. Modernices...
                      Desse modo tambem nao deviamos descontar nada para niguem e muito menos pagar impostos...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                        Não há mundos perfeitos. Acho de uma grande desonestidade as pessoas não reconhecerem que a típica idade de reforma está desenquadrada da esperança média de vida.

                        Além disso, constantemente avançado? Aumentou 10 anos foi?

                        Eu admito que alguém queira deixar de trabalhar aos 50 anos. Tem é de se preparar para isso pessoalmente, não à conta do Estado.

                        Agora apertaram com isso (e ainda bem), mas no tempo do El Dorado tivemos milhares de pessoas a reformarem-se aos 50 anos e que facilmente vivem até aos 80. 30 anos a receber reforma sem dar nada em troca é muita mama.
                        Esperança média de vida? Isso significa o quê? Que hoje aos 70 anos sentimo-nos como se tivéssemos 40 e por isso ainda podemos trabalhar muitos anos? Isso é das maiores falácias e desculpas para aumentar a idade da reforma. Digo mais: no futuro, vai ser ainda pior. Muito do pessoal novo, com 20-30 anos já têm problemas de coluna, de audição, de visão, problemas nos joelhos, dedos, para além de depressões e outros problemas do foro psicológico. Achas que quando tiverem 60 estarão melhores?

                        O problema da sustentabilidade das reformas, para mim, não se resolve com o aumento da idade da reforma; resolve-se com a oferta de emprego para quem está na idade natural de trabalhar. O que acontece na realidade é mandar-se os novos para o desemprego, desperdiçando novos conhecimentos, e obrigam-se os "velhos" a trabalhar. Assim aumenta-se a produtividade...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                          Esperança média de vida? Isso significa o quê? Que hoje aos 70 anos sentimo-nos como se tivéssemos 40 e por isso ainda podemos trabalhar muitos anos? Isso é das maiores falácias e desculpas para aumentar a idade da reforma. Digo mais: no futuro, vai ser ainda pior. Muito do pessoal novo, com 20-30 anos já têm problemas de coluna, de audição, de visão, problemas nos joelhos, dedos, para além de depressões e outros problemas do foro psicológico. Achas que quando tiverem 60 estarão melhores?

                          O problema da sustentabilidade das reformas, para mim, não se resolve com o aumento da idade da reforma; resolve-se com a oferta de emprego para quem está na idade natural de trabalhar. O que acontece na realidade é mandar-se os novos para o desemprego, desperdiçando novos conhecimentos, e obrigam-se os "velhos" a trabalhar. Assim aumenta-se a produtividade...
                          Nem mais

                          Comentário


                            #43
                            Agora, juntar para a reforma pessoal, primeiro há que ganhar para isso. Muitos nem para comer hoje, quanto mais para juntar. Julgo que daqui a uns anos, se nada mudar, vai existir um grande fosso social: muita miséria de um lado, muito dinheiro a circular no outro. Mas o mundo é mesmo assim, infelizmente: para uns ganharem, outros têm de perder.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                              Pelos vistos achas normal q ela acabe. Modernices...
                              Desse modo tambem nao deviamos descontar nada para niguem e muito menos pagar impostos...
                              Não acho normal que acabe, mas também não é uma instituição centenária como alguns parecem acreditar que é.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Tópico importantíssimo. Estranhamente com pouco ou nenhuma participação.

                                Eu desconto todos os meses 10% do meu salário para fundos de longo prazo ao qual terei acesso depois dos 60 anos. Além disso, faço contribuições voluntárias 4 vezes por ano (pré-impostos) para esses fundos. Ainda assim estou preocupado que pode não chegar para manter o nível de vida quando me reformar.
                                Concordo com o Rasec. Além de ser importante, é também preocupante em parte.

                                Também eu faço descontos mensais para um fundo privado, com reforços pontuais à medida das possibilidades.

                                A manter-se assim, e em condições normais, dará para sobreviver, mas não coloco de parte ter uma reforma dedicada à agricultura.

                                O que quero é ter saúde na reforma, e não ficar preso a uma cama. O resto virá por acréscimo!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                  Esperança média de vida? Isso significa o quê? Que hoje aos 70 anos sentimo-nos como se tivéssemos 40 e por isso ainda podemos trabalhar muitos anos? Isso é das maiores falácias e desculpas para aumentar a idade da reforma. Digo mais: no futuro, vai ser ainda pior. Muito do pessoal novo, com 20-30 anos já têm problemas de coluna, de audição, de visão, problemas nos joelhos, dedos, para além de depressões e outros problemas do foro psicológico. Achas que quando tiverem 60 estarão melhores?

                                  O problema da sustentabilidade das reformas, para mim, não se resolve com o aumento da idade da reforma; resolve-se com a oferta de emprego para quem está na idade natural de trabalhar. O que acontece na realidade é mandar-se os novos para o desemprego, desperdiçando novos conhecimentos, e obrigam-se os "velhos" a trabalhar. Assim aumenta-se a produtividade...
                                  A oferta de emprego na idade natural de trabalhar não se resolve reformando os mais velho mais cedo. E se considerarmos que são poucos os que se querem reformar mais cedo com o corte na pensão...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Isto havia de ser como na Suiça, etc...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Olhando para os vossos pais ou avós que já se reformaram, quanto acham vocês que irão precisar para uma reforma como a deles? Acham que o valor que a SS vos pagará será suficiente?

                                      Despesas com medicamentos
                                      Despesas com alimentação
                                      Despesas com aluguer/Renda da casa
                                      etc..etc

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                        Acho q isto emgloba 95% da nossa populacao

                                        Ja dizia o meu pai (reformado da policia judiciaria) q no dia em q sentisse fome e nao tivesse onde ir para trabalhar nao teria problema algum em partir um vidro de uma esquadra e desso modo a partir desso momento ser responsabilidade do estado... O problema é q agora nem o estado nos quer. PAra sermos presos é um 31
                                        Fora de brincadeiras, há já situações de crimes contra a propriedade cometidos por pessoas cuja única intenção é serem detidas e eventualmente ficarem em preventiva. É uma forma de terem um tecto e alimentação diária, coisa que na rua não conseguem...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Conheço mesmo casos de pessoas que, depois de cumprirem pena, pedem encarecidamente para voltar para "dentro". Infelizmente são "obrigados" a voltar a cometer crimes para o conseguirem.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            A oferta de emprego na idade natural de trabalhar não se resolve reformando os mais velho mais cedo. E se considerarmos que são poucos os que se querem reformar mais cedo com o corte na pensão...
                                            Não tenho certeza disso mas acredito que fosse melhor. Até porque com a renovação da população activa, teoricamente, a eficácia no trabalho e a produtividade seria maior, logo, permitiria às empresas crescer melhor, com tudo o que isso traz de bom. Os mais velhos a receber a sua reforma e os mais novos a descontar para a sua futura reforma, em vez de estarem a ajudar a esvaziar a SS. Houve aqui uma mudança de paradigma que baralhou tudo e isto assim não funciona. Todos a receber e poucos a descontar, não dá.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                              Não tenho certeza disso mas acredito que fosse melhor. Até porque com a renovação da população activa, teoricamente, a eficácia no trabalho e a produtividade seria maior, logo, permitiria às empresas crescer melhor, com tudo o que isso traz de bom. Os mais velhos a receber a sua reforma e os mais novos a descontar para a sua futura reforma, em vez de estarem a ajudar a esvaziar a SS. Houve aqui uma mudança de paradigma que baralhou tudo e isto assim não funciona. Todos a receber e poucos a descontar, não dá.
                                              Como é que se pode pensar reformar pessoas com 50/55 anos quando estão na idade que mais contributo podem dar ao país devido à sua experiência e conhecimento acumulados? Falas do trabalho como se fosse todo físico, quando o nosso mercado de trabalho se deve tornar mais "intelectual".

                                              Comentário


                                                #53
                                                Como vai ser a minha reforma? Acho que infelizmente não vai ser

                                                Estou a juntar o suficiente? Não, o dinheiro que devia estar a juntar todos os meses é-me roubado para pagar as reformas actuais dos outros..

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  ja custa poupar para ter para os gastos quanto mais para a reforma.
                                                  o plano é comprar uma casa pequena, te-la paga o mais rapido possivel para nao ter de pagar casa quando xegar a velho.
                                                  a nao haver reforma,nao me assusta muito...chego a velho e começo a rondar os colegios privados dos filhotes dos deputados, corto umas cabeças e o estado trata de me dar alojamento num condominio privado com vigilancia 24horas por dia

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Se a SS sempre apresentou excedente na ordem de dezenas ou centenas de milhões de euros, entretanto, vários governos para baixar o défice foram transferindo fundo de pensões privados, banca, PT, EDP (e curioso que ninguém se queixou...) e graças a esta maquilhagem conseguiram rebentar com a SS.
                                                    Disto ninguém fala, aliás, falam mas não os "economistas" que aparecem todos os dias na TV.

                                                    Não sei como vou tratar da minha reforma, mas planos reforma de privados é que não lá meto €€ de certeza.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Se vou ter reforma quando chegar a velho? Porra, espero bem que sim, uma vez que desconto para ela todos os meses. Aliás, o total dos meus descontos supera em muito o SMN. Se essa reforma vai chegar para viver? Pois de certeza que não.

                                                      No entanto, e enquanto tiver trabalho e saúde, vou amealhando algum e tentando pagar a minha casa o mais rápido possível. E esquecendo ideias de trocar de carro e tal...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        A sustentabilidade terá que ser encontrada, pois reformas é assunto sério demais para ser deixado à toa.

                                                        Desconto para a CGA. Quando comecei a descontar, há uns trinta e cinco anos, teria uma reforma correspondente a 100% do último salário, ao fim de 36 anos de descontos, desde que tivesse 60 anos de idade.

                                                        Hoje em dia sei que terei uma reforma menor, calculada com base nos salários do período em que contribuí e que poderei receber a partir dos 66 anos de idade. Quer isto dizer que vou descontar durante mais anos e que o encargo que o estado vai ter com a minha futura pensão de reforma é menor. Tenho a certeza de que, se o sistema ainda não é sustentável, o Estado estará agora de poder cumprir com as suas responsabilidades na matéria.

                                                        Claro que chegámos aonde chegámos por culpa da imprevidência de muitos governos ao longo de muitos anos. Teria sido possível garantir a sustentabilidade do sistema sem grande sobressalto.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Na minha opiniao(faltam-me poucos anos pros 30) vou ter que investir em formaçao e mais formaçao e estudar sobre investimento e tentar criar algo/empresa ou subir na carreira para uma boa empresa.

                                                          Tenho uma visao muito negra sobre o futuro das "pensões"

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                                            Se a SS sempre apresentou excedente na ordem de dezenas ou centenas de milhões de euros, entretanto, vários governos para baixar o défice foram transferindo fundo de pensões privados, banca, PT, EDP (e curioso que ninguém se queixou...) e graças a esta maquilhagem conseguiram rebentar com a SS.
                                                            Disto ninguém fala, aliás, falam mas não os "economistas" que aparecem todos os dias na TV.

                                                            Não sei como vou tratar da minha reforma, mas planos reforma de privados é que não lá meto €€ de certeza.
                                                            Lamento informar-te mas o fundo de pensões da EDP é um mito, "não existe" e nunca foi entregue ao estado!
                                                            Tens de ler melhor as tuas fontes ou arranjar fontes melhores.

                                                            De resto tudo correcto.


                                                            Edd
                                                            Editado pela última vez por Eddy; 09 February 2014, 15:14. Razão: Colocação de aspas em «não existe»

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                              Não tenho certeza disso mas acredito que fosse melhor. Até porque com a renovação da população activa, teoricamente, a eficácia no trabalho e a produtividade seria maior, logo, permitiria às empresas crescer melhor, com tudo o que isso traz de bom. Os mais velhos a receber a sua reforma e os mais novos a descontar para a sua futura reforma, em vez de estarem a ajudar a esvaziar a SS. Houve aqui uma mudança de paradigma que baralhou tudo e isto assim não funciona. Todos a receber e poucos a descontar, não dá.
                                                              Como é óbvio!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X