Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como achas que irá ser a tua reforma? Boa ou má? Estas a juntar o suficiente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Confesso que não li o tópico todo mas deixo uma opção que existe em alguns países:
    1) Cada trabalhador desconta mensalmente uma % do seu salário
    2) esse dinheiro vai para um fundo em seu nome
    3) o trabalhador não pode mexer no fundo até se reformar. Nessa altura, decide o número de prestações que irá receber até ao final da vida (havendo um mínimo e máximo regulamentado), e, dependendo do total de dinheiro que descontou, recebe uma prestação.
    4) no período até à reforma do trabalhador, o fundo é gerido pelo Governo, através de aplicações em produtos de baixo risco

    Este sistema permite uma coisa muito simples: na minha reforma, eu vou ter acesso ao dinheiro que eu descontei. I.e., se eu fui preguiçoso, não posso esperar uma reforma gorda porque não vai existir. desta forma o sistema nunca é deficitário.

    Outro ponto, todos os anos enviam aos trabalhadores um ponto de situação com uma simulação: "se a reforma for aos 65 anos e continuares com os descontos actuais, e assumindo que vives até aos 90, a tua reforma irá de ser X mensais". Isto leva a que muita gente repense a sua situação.

    Comentário


      #92
      Só não percebo uma coisa nesta gente que vive a sonhar com a "reforma" do Estado: a pessoa A faz descontos para a SS, leva o seu trabalhinho normal, por conta de outrem, até ao dia em que fica desempregado 2 anos, recebe o sub de desemprego, mais uns meses o RSI. Arranja novo trabalho passa a descontar novamente, passado uns meses fica doente com baixa psiquiatria e passado uns dias passa a receber sub de doença. Meses mais tarde até tem um filho e com isto passa a receber abono de paternidade, mais tarde quando o filho entrar para a escola vai receber abono escolar, isto é se pelo caminho não tiver ocorrido uma repetição dos pontos anteriores. Chega então altura da famigerada reforma (desde os 30 anos que anseia por ela), a pergunta que faço é: porque carga de água vai receber a "SUA" e tão vincada reforma (tanta gente defende com unhas e dentes a" MINHA reforma"), sem ter em conta o que já recebeu do estado em termos de subsídios e abonos? Não era a sua reforma que saiu dos seus descontos? Então de onde vem o resto do $ para os abonos e subsídios?
      Editado pela última vez por neapo; 11 February 2014, 22:24.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
        Confesso que não li o tópico todo mas deixo uma opção que existe em alguns países:
        1) Cada trabalhador desconta mensalmente uma % do seu salário
        2) esse dinheiro vai para um fundo em seu nome
        3) o trabalhador não pode mexer no fundo até se reformar. Nessa altura, decide o número de prestações que irá receber até ao final da vida (havendo um mínimo e máximo regulamentado), e, dependendo do total de dinheiro que descontou, recebe uma prestação.
        4) no período até à reforma do trabalhador, o fundo é gerido pelo Governo, através de aplicações em produtos de baixo risco

        Este sistema permite uma coisa muito simples: na minha reforma, eu vou ter acesso ao dinheiro que eu descontei. I.e., se eu fui preguiçoso, não posso esperar uma reforma gorda porque não vai existir. desta forma o sistema nunca é deficitário.

        Outro ponto, todos os anos enviam aos trabalhadores um ponto de situação com uma simulação: "se a reforma for aos 65 anos e continuares com os descontos actuais, e assumindo que vives até aos 90, a tua reforma irá de ser X mensais". Isto leva a que muita gente repense a sua situação.


        É tudo muito bonito até ao ponto 4... eu não quero que o governo (essa entidade abstrata) faça a gestão do meu dinheiro por mim, eles são incapazes de gerir a construção de uma estrada sem dar prejuízo, têm lá habilitações para gerir o dinheiro da minha reforma durante 30 ou 40 anos!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          É tudo muito bonito até ao ponto 4... eu não quero que o governo (essa entidade abstrata) faça a gestão do meu dinheiro por mim, eles são incapazes de gerir a construção de uma estrada sem dar prejuízo, têm lá habilitações para gerir o dinheiro da minha reforma durante 30 ou 40 anos!
          subscrevo inteiramente

          quanto menos segurança social melhor.menos entidades externas a mexer em dinheiro que não é seu.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
            Confesso que não li o tópico todo mas deixo uma opção que existe em alguns países:
            1) Cada trabalhador desconta mensalmente uma % do seu salário
            2) esse dinheiro vai para um fundo em seu nome
            3) o trabalhador não pode mexer no fundo até se reformar. Nessa altura, decide o número de prestações que irá receber até ao final da vida (havendo um mínimo e máximo regulamentado), e, dependendo do total de dinheiro que descontou, recebe uma prestação.
            4) no período até à reforma do trabalhador, o fundo é gerido pelo Governo, através de aplicações em produtos de baixo risco

            Este sistema permite uma coisa muito simples: na minha reforma, eu vou ter acesso ao dinheiro que eu descontei. I.e., se eu fui preguiçoso, não posso esperar uma reforma gorda porque não vai existir. desta forma o sistema nunca é deficitário.

            Outro ponto, todos os anos enviam aos trabalhadores um ponto de situação com uma simulação: "se a reforma for aos 65 anos e continuares com os descontos actuais, e assumindo que vives até aos 90, a tua reforma irá de ser X mensais". Isto leva a que muita gente repense a sua situação.

            Como falou o rasec, concordo com tudo excepto o ponto 4. Ou seja, acho que as reformas deviam ser responsabilidade de cada um e não do governo. Cada um devia poder decidir que % poupar e o que fazer ao dinheiro poupado.

            Por outro lado, terá sempre que haver um desconto (a fundo perdido, obviamente) para a SS, pois há pessoas que por vários factores, como deficiências fisicas ou mentais, nunca irão poder trabalhar e sobreviver sozinhas, têm também que haver subsídios de desemprego e doenca, entre outros.
            Claro que isto pressupõe que apenas pessoas que realmente necessitem de um subsídio o recebam, não como é actualmente...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              É tudo muito bonito até ao ponto 4... eu não quero que o governo (essa entidade abstrata) faça a gestão do meu dinheiro por mim, eles são incapazes de gerir a construção de uma estrada sem dar prejuízo, têm lá habilitações para gerir o dinheiro da minha reforma durante 30 ou 40 anos!
              Se não existir o ponto 4, deixa de ser um fundo de poupança, para ser uma simples poupança.
              Quanto a quem gere o fundo, trata-se de uma mera preferência, entre ser o Estado a gerir ou empresas a gerir.
              Quem não confia no Estado, também não deveria confiar nas empresas, daí eu ter questionado antes a razão de fazerem PPR e não poupanças normais.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                Se não existir o ponto 4, deixa de ser um fundo de poupança, para ser uma simples poupança.
                Quanto a quem gere o fundo, trata-se de uma mera preferência, entre ser o Estado a gerir ou empresas a gerir.
                Quem não confia no Estado, também não deveria confiar nas empresas, daí eu ter questionado antes a razão de fazerem PPR e não poupanças normais.
                O que há mais são fundos de pensões que sabem gerir investimentos.

                Comentário


                  #98
                  Tendo falhado o meu objetivo de me reformar aos 45, conto (agora que tenho 48) vir a ter uma excelente reforma lá para os 60. Convinha era que esta malfadada crise passasse!

                  Comentário


                    #99
                    Na Suica os PPR sao geridos por seguradoras. O meu e a AXA Winterthur (Winterthur curiosamente e 1 cidade a 20 minutos de Zurique na Suica).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                      Só não percebo uma coisa nesta gente que vive a sonhar com a "reforma" do Estado: a pessoa A faz descontos para a SS, leva o seu trabalhinho normal, por conta de outrem, até ao dia em que fica desempregado 2 anos, recebe o sub de desemprego, mais uns meses o RSI. Arranja novo trabalho passa a descontar novamente, passado uns meses fica doente com baixa psiquiatria e passado uns dias passa a receber sub de doença. Meses mais tarde até tem um filho e com isto passa a receber abono de paternidade, mais tarde quando o filho entrar para a escola vai receber abono escolar, isto é se pelo caminho não tiver ocorrido uma repetição dos pontos anteriores. Chega então altura da famigerada reforma (desde os 30 anos que anseia por ela), a pergunta que faço é: porque carga de água vai receber a "SUA" e tão vincada reforma (tanta gente defende com unhas e dentes a" MINHA reforma"), sem ter em conta o que já recebeu do estado em termos de subsídios e abonos? Não era a sua reforma que saiu dos seus descontos? Então de onde vem o resto do $ para os abonos e subsídios?
                      Que trapalhada e mistura de coisas completamente diferentes. Peço desculpa mas o teu texto é desonesto porque mistura sub desemprego com RSI, com abono escolar (hoje em dia dá um tecto máximo de uns 40€ por mês Uau..).

                      Se é assim também se pode dizer, se achas que pagas impostos, e a saude que usufruis, a escolaridade de "borla" durante 12 anos, se for para a universidade tanto pior, as estradas, por ai fora..

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                        O que há mais são fundos de pensões que sabem gerir investimentos.

                        então se metermos nas mãos dos fundos de pensões toda a nossa reforma o que acontece se:

                        1- O fundo foi a falência, já aconteceu dezenas de vezes
                        2- Houver uma burla no sistema e metade do € do fundo desaparecer
                        3- Por motivo qualquer o trabalhador ficar impossibilitado de trabalhar , acidente, motivo de saúde, etc

                        É que estamos a falar de um horizonte de 50,60,70 anos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                          então se metermos nas mãos dos fundos de pensões toda a nossa reforma o que acontece se:

                          1- O fundo foi a falência, já aconteceu dezenas de vezes
                          2- Houver uma burla no sistema e metade do € do fundo desaparecer
                          3- Por motivo qualquer o trabalhador ficar impossibilitado de trabalhar , acidente, motivo de saúde, etc

                          É que estamos a falar de um horizonte de 50,60,70 anos.
                          Estuda a Suica e teras as respostas. Seguro de saude, fundo social de pobreza, fundo de invalidez e plano poupanca reforma.

                          Comentário


                            Fundo de pensões... Tenho aí um (em tempos gerido pelo BANIF) que anda pela rua da amargura , resultado de demasiado investimento imobiliário.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Estuda a Suica e teras as respostas. Seguro de saude, fundo social de pobreza, fundo de invalidez e plano poupanca reforma.
                              e isso tudo vem de onde?^Estado?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                                O que há mais são fundos de pensões que sabem gerir investimentos.
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Fundo de pensões... Tenho aí um (em tempos gerido pelo BANIF) que anda pela rua da amargura , resultado de demasiado investimento imobiliário.
                                Vá decidam-se...afinal como é? Os fundos de pensões são bem geridos ou estouram? Pois é...

                                Vou fazer a mesma pergunta de outra forma: Em Portugal alguém vive exclusivamente de um fundo de pensão privado?
                                Estão a ser pagos (e o valor capitalizado é suficiente?)? Ou podem vir a ser pagos? É que não é a mesma coisa.

                                Comentário


                                  Reforma? Eu não conto com qualquer ajuda do Estado, quando atingir a idade da reforma. O que vier do Estado, é bem vindo.

                                  Conto exclusivamente com os resultados dos investimentos que fiz, que faço e irei fazer.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                    e isso tudo vem de onde?^Estado?
                                    A legislacao sim.

                                    PPR e gerido por seguradoras como disse portanto privadas. Um dos maiores negocios da Suica e seguradoras como deves saber.

                                    Seguro de saude mais 1 vez e gerido por seguradoras. O valor mensal (o premio) e regulado pelo governo para o basico. O opcional nao (dentes, cancros etc).

                                    Ou seja as seguradoras ganham mais dinheiro no opcional.

                                    Invalidez e o governo, com as contribuicoes de todos os trabalhadores.

                                    Relativo ao PPR nao sei a lei mas acho que a rentabilidade tem de ser um minimo anual ou a licenca e retirada a seguradora.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X