Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como achas que irá ser a tua reforma? Boa ou má? Estas a juntar o suficiente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
    Se a SS sempre apresentou excedente na ordem de dezenas ou centenas de milhões de euros, entretanto, vários governos para baixar o défice foram transferindo fundo de pensões privados, banca, PT, EDP (e curioso que ninguém se queixou...) e graças a esta maquilhagem conseguiram rebentar com a SS.
    Disto ninguém fala, aliás, falam mas não os "economistas" que aparecem todos os dias na TV.

    Não sei como vou tratar da minha reforma, mas planos reforma de privados é que não lá meto €€ de certeza.
    O problema é este. Os privados não duram tempo suficiente, nestes tempos de volatilidade empresarial, para garantir que se não está a jogar literalmente dinheiro fora num qualquer PPR...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Concordo com o Rasec. Além de ser importante, é também preocupante em parte.

      Também eu faço descontos mensais para um fundo privado, com reforços pontuais à medida das possibilidades.

      A manter-se assim, e em condições normais, dará para sobreviver, mas não coloco de parte ter uma reforma dedicada à agricultura.

      O que quero é ter saúde na reforma, e não ficar preso a uma cama. O resto virá por acréscimo!
      Ninguém sabe o seu dia de amanhã, daí que a instituição reforma deva ser progressivamente levada cada vez mais a sério e consolidada! Se não puderes "arrojar o canelo" quando fores velho e não tiveres a ajuda para a qual descontaste toda a vida estás bem lixado, como estaremos todos nós se não houver a decência política e social de garantir que a velhice é para ser, mesmo, o mais tranquila e digna possível depois de toda uma vida de trabalho!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
        Se a SS sempre apresentou excedente na ordem de dezenas ou centenas de milhões de euros, entretanto, vários governos para baixar o défice foram transferindo fundo de pensões privados, banca, PT, EDP (e curioso que ninguém se queixou...) e graças a esta maquilhagem conseguiram rebentar com a SS.
        Disto ninguém fala, aliás, falam mas não os "economistas" que aparecem todos os dias na TV.

        Não sei como vou tratar da minha reforma, mas planos reforma de privados é que não lá meto €€ de certeza.

        Portanto confias num estado que se mostrou completamente incapaz de gerir o que quer que seja, mas não confias em "privados" onde és tu que geres o teu dinheiro?!

        Tá certo...

        Comentário


          #64
          O nosso principal problema é económico, e isto é algo que não tomamos em consideração. Se a nossa economia fosse saudável - e as razões porque o não é são para outro tópico - grande parte dos nossos problemas não existiria. Não teríamos problema com o emprego, o que seria óptimo para as nossas vidas, mas também para as contas públicas. Se as contas públicas estivessem bem não teríamos dificuldades com o financiamento da economia. Poderíamos ter políticas que protegessem a família, haveria emprego para os mais jovens e os menos jovens, em suma, haveria qualidade de vida.

          Não temos juízo, repito, e isso é que estraga tudo. Se tivéssemos juízo viveríamos bem - desde que nos esforçássemos por isso.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Ninguém sabe o seu dia de amanhã, daí que a instituição reforma deva ser progressivamente levada cada vez mais a sério e consolidada! Se não puderes "arrojar o canelo" quando fores velho e não tiveres a ajuda para a qual descontaste toda a vida estás bem lixado, como estaremos todos nós se não houver a decência política e social de garantir que a velhice é para ser, mesmo, o mais tranquila e digna possível depois de toda uma vida de trabalho!
            Acho que não disse nada em contrário...

            Comentário


              #66
              A sede de usufruir do sistema é muito grande, que para muitos o simples facto de não conseguirem assimilar que a pirâmide tem de rebentar um dia demonstra bem aquilo que defendem.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                A sede de usufruir do sistema é muito grande, que para muitos o simples facto de não conseguirem assimilar que a pirâmide tem de rebentar um dia demonstra bem aquilo que defendem.

                Palavra chave! O sistema da SS não deixa de ser um esquema de Ponzi socialmente bem aceite... Quando não há pessoas suficientes a entrar na pirâmide, rebenta...

                Comentário


                  #68
                  Uma coisa interessante que noto sempre que se fala de reformas é ouvir moralismos vindos de gerações que se consideram intelectualmente tão superiores e que foram as gerações que consumiram recursos sem nunca pensarem por 1 segundo nas gerações que vinham a seguir.

                  Comentário


                    #69
                    Eu não chamaria à SS um esquema de Ponzi.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Como é que se pode pensar reformar pessoas com 50/55 anos quando estão na idade que mais contributo podem dar ao país devido à sua experiência e conhecimento acumulados? Falas do trabalho como se fosse todo físico, quando o nosso mercado de trabalho se deve tornar mais "intelectual".
                      Mas eu não falei em idades de 50/55. Penso que 60 anos seria uma idade equilibrada. Agora, 67, 70... não se justifica, quanto a mim.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                        Como é óbvio!
                        Às vezes parece que não é!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Portanto confias num estado que se mostrou completamente incapaz de gerir o que quer que seja, mas não confias em "privados" onde és tu que geres o teu dinheiro?!

                          Tá certo...
                          Geres?essa é para rir, e se for a falência, também geres?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                            Mas eu não falei em idades de 50/55. Penso que 60 anos seria uma idade equilibrada. Agora, 67, 70... não se justifica, quanto a mim.
                            A idade da reforma para mim não faz sentido, só faz sentido falar em anos de desconto. Alguém que começou a trabalhar mais tarde, reformas-se mais tarde, andou a viver à custa do estado até mais tarde do que quem começou a trabalhar mais cedo.

                            Tenho pessoas na familia com mais de 47 anos de desconto que não se conseguem reformar.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                              Mas eu não falei em idades de 50/55. Penso que 60 anos seria uma idade equilibrada. Agora, 67, 70... não se justifica, quanto a mim.

                              Se as pessoas aceitarem ir para a reforma aos 60 anos com uma fórmula de cálculo que considere o valor descontado (com as devidas actualizações) e a esperança média de vida, porque não?!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                Os reformados actuais não devem saber fazer contas, dizem sempre :

                                descontei durante 40 anos, o dinheiro é meu, tenho direito

                                ok

                                quanto é que uma pessoa desconta por mês ? dependendo do ordenado em média não chega a 200 euros mensais, o que dá 2400 euros anuais

                                2400 euros em 40 anos dá 96.000 euros

                                muitas dessas pessoas com 40 anos de contribuição reformaram-se aos 60 anos, ou menos, a ganhar mais de 1000 euros por mês

                                ora a esperança de vida ronda os 75 anos, vão receber durante 15 anos 1000 euros mensais

                                1000*12*15 = 180.000 euros

                                claro que muitos vivem além dos 75 anos, principalmente as mulheres

                                isto é sustentável ? às vezes dá vontade de dizer a estes reformados :

                                ahhhhh...o dinheiro é seu e descontou durante 40 anos ?! então pegue lá os 96.000 euros, governe-se....
                                Passado a frente o facto das contas estarem mal feitas..

                                Os reformados actuais fizeram um contrato, entregaram o seu dinheiro e esperaram que o cumpram.

                                Os contratos ruinosos e corruptos das PPPs não se rasgam, estes podem ser rasgados...

                                Comentário


                                  #76
                                  Mas alguém tem um contrato com o Estado a dizer quanto vai receber de reforma?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Desconto de ordem fiscal em remuneração?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                      Não tenho certeza disso mas acredito que fosse melhor. Até porque com a renovação da população activa, teoricamente, a eficácia no trabalho e a produtividade seria maior, logo, permitiria às empresas crescer melhor, com tudo o que isso traz de bom. Os mais velhos a receber a sua reforma e os mais novos a descontar para a sua futura reforma, em vez de estarem a ajudar a esvaziar a SS. Houve aqui uma mudança de paradigma que baralhou tudo e isto assim não funciona. Todos a receber e poucos a descontar, não dá.
                                      Baby Boom Generation?, não foi acompanhado o passo europeu e norte-americano(....)

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                        Geres?essa é para rir, e se for a falência, também geres?

                                        Como tenho a certeza de que não fazes sequer ideia do que estamos a falar, vou deixar-te dar cabeçadas na parede.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu acho que a reforma deveria ter em conta o que se descontou (valor e nº de anos)..

                                          Vejo bastantes pessoas que foram da FP, a virem para casa com 40/50 anos e a receberem a 100%.

                                          Ainda estes dias vinha um Sr no autocarro a gabar-se de ter vindo para casa em boa altura, reformou-se com 48 anos, era GNR e está com uma reforma de 3mil € por mês.
                                          Mas isto foi mais um exemplo, porque tenho na familia casos idênticos.. (professores etc)

                                          E depois andam os privados a levar com cortes, aumentos de impostos para sustentar este "sistema"

                                          A minha mãe descontou mais de 40 anos e está com uma fantastica reforma de 300 e poucos euros por mês.
                                          É esta pseudo igualdade que o Tribunal Constitucional não tem em conta..

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Como tenho a certeza de que não fazes sequer ideia do que estamos a falar, vou deixar-te dar cabeçadas na parede.
                                            Deixa lá, a reforma é tua, estou-me pouco marimbando.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Eu acho que a reforma deveria ter em conta o que se descontou (valor e nº de anos)..

                                              Vejo bastantes pessoas que foram da FP, a virem para casa com 40/50 anos e a receberem a 100%.

                                              Ainda estes dias vinha um Sr no autocarro a gabar-se de ter vindo para casa em boa altura, reformou-se com 48 anos, era GNR e está com uma reforma de 3mil € por mês.
                                              Mas isto foi mais um exemplo, porque tenho na familia casos idênticos.. (professores etc)

                                              E depois andam os privados a levar com cortes, aumentos de impostos para sustentar este "sistema"

                                              A minha mãe descontou mais de 40 anos e está com uma fantastica reforma de 300 e poucos euros por mês.
                                              É esta pseudo igualdade que o Tribunal Constitucional não tem em conta..

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Como tenho a certeza de que não fazes sequer ideia do que estamos a falar, vou deixar-te dar cabeçadas na parede.
                                                Deixa lá, a reforma é tua, estou-me marimbando.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Os sistemas de pensões na europa há muito tempo que deviam mudar para um sistema misto, em que parte da contribuição é para capitalizaçao.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    Mas alguém tem um contrato com o Estado a dizer quanto vai receber de reforma?
                                                    Com o Estado não sei como era, mas no meu caso que descontava para um fundo de pensões proprio da empresa onde trabalhava que tinha umas certas condições, mas há uns anos o Estado "nacionalizou" esse fundo de pensões, e alterou essas condições e impôs as mesmas regras da FP.

                                                    Afinal descontei uma vida para um fundo pensões que não era do Estado, e vim por acabar por ser penalisado como se fosse FP. E, esta heemmm......

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                      Com o Estado não sei como era, mas no meu caso que descontava para um fundo de pensões proprio da empresa onde trabalhava que tinha umas certas condições, mas há uns anos o Estado "nacionalizou" esse fundo de pensões, e alterou essas condições e impôs as mesmas regras da FP.

                                                      Afinal descontei uma vida para um fundo pensões que não era do Estado, e vim por acabar por ser penalisado como se fosse FP. E, esta heemmm......
                                                      Com esta, é que quem desconta para fundos privados não está a contar que aconteça. Já aconteceu e pode voltar a acontecer.

                                                      Acho bem que poupem para a reforma, mas expliquem o seguinte (quem assim o fez):
                                                      Se poupam, porque é que fazem PPR e não poupanças normais?

                                                      É que o risco do PPR é substancialmente grande face a poupanças (contas depósito) pois geralmente nem têm capitais garantidos (a taxa de juro é baseada na especulação, portanto...) e com prazo de resgate longínquo no tempo (tempo esse sujeito a crises económicas) e baseadas em dívida pública (ora se mesmo os Estados não são garantia absoluta, o que dizer dos privados, os quais negoceiam com dívida pública também...).

                                                      Basta falir a empresa proprietária do fundo ou outra empresa correlacionada com esta, para o PPR se esfumar. E já aconteceu recentemente.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                        Os sistemas de pensões na europa há muito tempo que deviam mudar para um sistema misto, em que parte da contribuição é para capitalizaçao.
                                                        Acho que o sistema misto da parte do estado servia para garantir algo equivalente ao OMN e o resto seria da responsabilidade da pessoa querer ou não querer capitalização. O estado só tem de garantir um limiar mínimo.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                                          Deixa lá, a reforma é tua, estou-me marimbando.

                                                          Precisamente!

                                                          Infelizmente eu não me posso dar a esse lucho e marimbar-me para quem está à espera que o estado os sustente e ainda acredita que a SS ainda lhes vai dar a sua merecida reforma.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            Precisamente!

                                                            Infelizmente eu não me posso dar a esse lucho e marimbar-me para quem está à espera que o estado os sustente e ainda acredita que a SS ainda lhes vai dar a sua merecida reforma.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                              Se as pessoas aceitarem ir para a reforma aos 60 anos com uma fórmula de cálculo que considere o valor descontado (com as devidas actualizações) e a esperança média de vida, porque não?!
                                                              Assim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X