Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
    Desculpa, o sermos paternalistas, não significa só isso.

    Se uma pessoa tem um cancro em fase terminal, e recusa fazer os tratamentos, que poderão prolongar a vida apenas mais umas semanas, tem mais do que essa decisão ser aceite.

    O mesmo se aplica à decisão de um idoso, sobre a forma como quer passar a sua velhice. Se num lar, se na sua propria casa, ou se no cemitério.
    Que uma pessoa em fase terminal possa escolher o seu destino é uma coisa. Aliás, poderá fazê-lo em qualquer ocasião. Mas isso não significa que eu tenha de aceitar resignadamente essa decisão em nome da sua liberdade de escolha, que é algo que agora está muito em voga e é muito moderno: que alguém que tenta proteger outra pessoa está a atentar contra a sua liberdade e que é paternalista, fascista, e outros termos mais acabados em ista.

    Se eu tivesse um amigo que se pensasse suicidar eu não lhe iria dizer, em nome da sua liberdade, "Boa sorte, tu é que sabes. Depois não te queixes!"

    Não é possível separar a ética do sentimento, porque é da nossa capacidade de afeto que racionalmente criámos leis morais com vista à preservação de outras vidas, sejam elas humanas ou não. Não se trata só de paternalismo e de "querer mandar". Porque se o "paternalismo" é uma ideologia ou maneira de ser baseada em crenças, experiências, etc, o "não paternalismo" também o é, e pelos mesmos motivos. É por isso que tanta falta de bom senso e sensibilidade revela aquele que intervém de mais como aquele que nunca intervém.

    Comentário


      #32
      Bom senso...egoísmo...liberdade...
      Cada qual terá a sua opinião sobre o assunto. Mas quantos é que já passaram por um estado de sofrimento tal em que consideraram que terminar com a própria vida seria um alivio???
      Uma coisa é certa, os casos de suicídio têm vindo a aumentar de há uns tempos para cá.
      Editado pela última vez por Manel57; 16 February 2014, 12:36.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
        Que uma pessoa em fase terminal possa escolher o seu destino é uma coisa. Aliás, poderá fazê-lo em qualquer ocasião. Mas isso não significa que eu tenha de aceitar resignadamente essa decisão em nome da sua liberdade de escolha, que é algo que agora está muito em voga e é muito moderno: que alguém que tenta proteger outra pessoa está a atentar contra a sua liberdade e que é paternalista, fascista, e outros termos mais acabados em ista.

        Se eu tivesse um amigo que se pensasse suicidar eu não lhe iria dizer, em nome da sua liberdade, "Boa sorte, tu é que sabes. Depois não te queixes!"

        Não é possível separar a ética do sentimento, porque é da nossa capacidade de afeto que racionalmente criámos leis morais com vista à preservação de outras vidas, sejam elas humanas ou não. Não se trata só de paternalismo e de "querer mandar". Porque se o "paternalismo" é uma ideologia ou maneira de ser baseada em crenças, experiências, etc, o "não paternalismo" também o é, e pelos mesmos motivos. É por isso que tanta falta de bom senso e sensibilidade revela aquele que intervém de mais como aquele que nunca intervém.
        No caso de uma pessoa em fase terminal, não tens de aceitar, tens de respeitar! São coisas diferentes. Da minha vida sei eu, da tua, sabes tu, e cada um, sabe de cada qual.

        Obviamente, que se tiveres um amigo que se queira suicidar, não vais apoiar e desejar boa sorte. Se eu visse um idoso a se querer matar, também não lhe iria desejar boa sorte.

        Agora, uma coisa é apoiar um suicídio, outra totalmente diferente, é culpabilizar o casal de idosos pela forma como os filhos se poderão sentir.

        Aliás, se houvesse um mínimo de respeito pelos idosos hoje em dia, muitas destas situações era evitadas. Mas vá, isto são outros quinhents.

        Comentário


          #34
          A vida é uma propriedade exclusivamente individual. Se os outros não aceitarem, problema deles.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
            Já sabia que iam pegar por aí, até por causa disso isolei essa frase para facilitar os quotes sobre o assunto

            De facto, o suicídio é ilícito. Ponto. Tal como o homicídio é ilícito, também toda a forma de suprimir a própria vida o é.

            No entanto, como o agente da "infracção" morre, não há nenhuma entidade que o possa responsabilizar, obviamente. Mas isso não invalida a sua ilicitude.

            Estou a falar do ponto de vista jurídico, que é o que conheço e estudei, e não à toa. Por vezes, é melhor pensar um pouco antes de dizer "piadinhas" como o facto de S. Pedro mandar cá para baixo os suicidas

            Como info. adicional, também aquele que incitar ou ajudar outrem a cometer o suicídio é punido. Está previsto na lei Portuguesa. Artigo 135º C.Penal.

            Só quis frisar que o facto de ser ilícito não traz nada de novo a ninguém, digo até que é pouco interessante e inútil que o seja. Só tem importância para quem cá fica, a verdade é essa. As leis são feitas por "meia dúzia de macacos" e assim sendo cada individuo lhes dá a importância que merecem. E sejamos honestos, a muitas pessoas só não cometem (mais) crimes porque têm medo das consequências. Se neste país, por exemplo, um homem cada vez que batesse na sua companheira fosse preso e viesse a sofrer realmente uma pena severa como lhe é merecida e mais proteção a quem é agredido, haviam menos vitimas neste país. Outro exemplo, devido à impunidade que é cedida a estes políticos é meio caminho andado para se arriscarem a abrir offshores na Suíça para os Tios. Ora, uma pessoa que se queira suicidar que medo tem das consequências?

            Comentário


              #36
              "Suicidam-se mais homens que mulheres em Portugal" - SIC Notícias

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                Só quis frisar que o facto de ser ilícito não traz nada de novo a ninguém, digo até que é pouco interessante e inútil que o seja. Só tem importância para quem cá fica, a verdade é essa. As leis são feitas por "meia dúzia de macacos" e assim sendo cada individuo lhes dá a importância que merecem. E sejamos honestos, a muitas pessoas só não cometem (mais) crimes porque têm medo das consequências. Se neste país, por exemplo, um homem cada vez que batesse na sua companheira fosse preso e viesse a sofrer realmente uma pena severa como lhe é merecida e mais proteção a quem é agredido, haviam menos vitimas neste país. Outro exemplo, devido à impunidade que é cedida a estes políticos é meio caminho andado para se arriscarem a abrir offshores na Suíça para os Tios. Ora, uma pessoa que se queira suicidar que medo tem das consequências?
                Dizem as más linguas, que grande parte dos suicidas, se arrependem na altura de consumar o acto.

                Ora, juro que não percebo como chegaram a esta brilhante conclusão. Será que foram ao outro lado de lá, falar com o São Pedro, sobre o que ele acha do seu novo inquilino? Ou foram ao quintal de padre, falar directamente com o defunto?

                Comentário


                  #38
                  Acho que a única maneira de dissuadir os suicidas é haver leis mais duras. Sei lá...castigá-los com a pena de morte por exemplo.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                    "Desculpem rapazes, foi melhor assim", escreveram Glenys e Royston Smith de 88 e 91 anos, na carta deixada aos filhos.
                    Este caso é muito dramático e deve ser tratado com respeito, tanto pelos que partiram, como pelos que ficam, que estas coisas não são para se brincar.

                    Um suicídio é terrivel e abala uma família profundamente - e depois ainda vem a comunicação social fazer um alarido danado.

                    Que descansem em paz - e que os que ficam possam ter alguma paz na sua dor.

                    Comentário


                      #40
                      Todos os dias se suicidam pessoas pelos mais diversos motivos.
                      Ainda à cerca de 6 meses se suicidou um vizinho que morava no andar por baixo do meu, porque não conseguia pagar a casa.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                        A vida é uma propriedade exclusivamente individual. Se os outros não aceitarem, problema deles.
                        heil....






                        Editado pela última vez por paulo3ooo; 17 February 2014, 07:14.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                          Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!
                          nem mais, tão poucas palavras mas muita informação

                          Comentário


                            #43
                            Sim, também penso que seja uma tristeza. Fui educado segundo determinados padrões que me levam a pensar assim.
                            Se vivêssemos noutra parte do mundo, se fossemos muçulmanos, hindus ou de outra religião pensaríamos de outra maneira.
                            Mas lá está, nós é que temos sempre razão e os outros estão enganados.

                            Comentário


                              #44
                              O problema é que vão os dois para o inferno.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!
                                É isso.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Manel57 Ver Post
                                  Sim, também penso que seja uma tristeza. Fui educado segundo determinados padrões que me levam a pensar assim.
                                  Se vivêssemos noutra parte do mundo, se fossemos muçulmanos, hindus ou de outra religião pensaríamos de outra maneira.
                                  Mas lá está, nós é que temos sempre razão e os outros estão enganados.
                                  Para mim a tristeza não é essa. Para mim a tristeza é aqueles que nos criaram poderem-se sentir um "fardo" para nós filhos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Manel57 Ver Post
                                    Sim, também penso que seja uma tristeza. Fui educado segundo determinados padrões que me levam a pensar assim.
                                    Se vivêssemos noutra parte do mundo, se fossemos muçulmanos, hindus ou de outra religião pensaríamos de outra maneira.
                                    Mas lá está, nós é que temos sempre razão e os outros estão enganados.
                                    creio que é para isso que servem o grandes filósofos da humanidade.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      Dizem as más linguas, que grande parte dos suicidas, se arrependem na altura de consumar o acto.

                                      Ora, juro que não percebo como chegaram a esta brilhante conclusão. Será que foram ao outro lado de lá, falar com o São Pedro, sobre o que ele acha do seu novo inquilino? Ou foram ao quintal de padre, falar directamente com o defunto?
                                      Nunca apanhaste uma tentativa de suicídio em que o mesmo se arrepende e acaba por não se safar? Apanhei e tenho conhecimento de algumas...

                                      Desde uma pessoa que se mandou da varanda do 10º andar e ficou uns segundos agarrado à varanda do 9º para evitar o desfecho, até suicídio com pesticidas a pedirem por favor para os salvarmos porque já não queriam morrer... Entre outras... Nenhum destes se salvou, no entanto demonstraram arrependimento.

                                      Se são a maior parte não sei...

                                      PS: Curiosamente os que apanhava mais calmos e na boa eram as tentativas de suicídio com dietas "ananase", comprimidos para urinar, pílulas e outros similares... Para estes era quase um evento turístico.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu entendo o casal idoso e acho que o que fizeram foi de enorme coragem e amor pelos filhos. Além de já terem uma idade, que até para os dias de hoje, é considerada avançada, o idoso tinha cancro da próstata do qual não conseguia fugir. As despesas e sofrimento que iam dar aos filhos a partir de então ia ser ainda maior. Sofriam ambos, e ninguém merece sofrer. Por outro lado, os filhos podem reagir pior a esta morte do que a uma morte por causas naturais.

                                        Eu sou contra o suicídio até porque como ateu, não acredito em nenhuma 2ª vida nas nuvens, e então tento aproveitar todos os dias. Mas caso eu chegasse a uma idade destas, e visse que era obrigado a depender dos meus filhos, criar-lhes problemas et cetera, o mais provável era suicidar-me (se tivesse a coragem que este casal teve, o que não sei). A não ser que eles fossem ricos

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sabemos lá nós o que vai na cabeça daquelas pessoas, o desespero, a amargura dos que optam por este desfecho trágico, para estarmos a dar palpites.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Nunca apanhaste uma tentativa de suicídio em que o mesmo se arrepende e acaba por não se safar? Apanhei e tenho conhecimento de algumas...

                                            Desde uma pessoa que se mandou da varanda do 10º andar e ficou uns segundos agarrado à varanda do 9º para evitar o desfecho, até suicídio com pesticidas a pedirem por favor para os salvarmos porque já não queriam morrer... Entre outras... Nenhum destes se salvou, no entanto demonstraram arrependimento.

                                            Se são a maior parte não sei...

                                            PS: Curiosamente os que apanhava mais calmos e na boa eram as tentativas de suicídio com dietas "ananase", comprimidos para urinar, pílulas e outros similares... Para estes era quase um evento turístico.
                                            Felizmente, apanhei mais pseudo-suicidas, como aqueles que se enfrascam com carteiras de comprimidos, só para chamar à atenção, do que propriamente suicidas. Destes, que tenha conhecimento, só um não se safou.

                                            Suicidas mesmo, como aqueles que o tentam da forma mais original possível, apanhei um único que se arrependeu, e depois não se safou. Bebeu paraquat como quem bebe sumo de laranja, mas acho que o que o levou a arrepender-se, não foi o suicidio, mas sim a forma estupida e pouco inteligente que escolheu para se matar!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                              Felizmente, apanhei mais pseudo-suicidas, como aqueles que se enfrascam com carteiras de comprimidos, só para chamar à atenção, do que propriamente suicidas. Destes, que tenha conhecimento, só um não se safou.

                                              Suicidas mesmo, como aqueles que o tentam da forma mais original possível, apanhei um único que se arrependeu, e depois não se safou. Bebeu paraquat como quem bebe sumo de laranja, mas acho que o que o levou a arrepender-se, não foi o suicidio, mas sim a forma estupida e pouco inteligente que escolheu para se matar!
                                              Lenta e a sofrer... Apanhei alguns

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Lenta e a sofrer... Apanhei alguns
                                                Precisamente. Agora, não sei onde se baseiam para dizer que a grande maioria se arrepende. Isto, porque a minha experiência de PH, apesar de pouca e estar "enferrujada", diz-me que a grande maioria, são pseudo-suicidas, não suicidas. E estes, para mim, nem entram para a estatística. As miudas adolescentes, então, adoram chamar a atenção. Ou porque o namorado as deixou, ou porque os pais são "autoritários" e não lhes fazem as vontadinhas todas, e depois enfrasquem meia dúzia de comprimidos, e telefonam para o 112 a dizer que se estão a sentir mal. LOL, como é óbvio, estes arrependem-se. Ou melhor, nem nunca tiveram intenção de se matar. O pior é quando a brincadeira lhes sai furada, e dá para o torto.

                                                Agora, quem faz misturas medicamentosas explosivas e se tranca em casa para ninguem os poder socorrer, quem corta as artérias dos pulsos e dos braços, quem se tranca numa garagem com o automóvel ligado, ou quem aponta e dispara uma caçadeira contra a cabeça, não vejo onde arranjam infos suficientes e cabais, para afirmar que se arrependem. Mas, claro, eu de psicologia não pesco um chavo, é apenas uma mera opinião.

                                                Comentário


                                                  #54

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Precisamente. Agora, não sei onde se baseiam para dizer que a grande maioria se arrepende. Isto, porque a minha experiência de PH, apesar de pouca e estar "enferrujada", diz-me que a grande maioria, são pseudo-suicidas, não suicidas. E estes, para mim, nem entram para a estatística. As miudas adolescentes, então, adoram chamar a atenção. Ou porque o namorado as deixou, ou porque os pais são "autoritários" e não lhes fazem as vontadinhas todas, e depois enfrasquem meia dúzia de comprimidos, e telefonam para o 112 a dizer que se estão a sentir mal. LOL, como é óbvio, estes arrependem-se. Ou melhor, nem nunca tiveram intenção de se matar. O pior é quando a brincadeira lhes sai furada, e dá para o torto.

                                                    Agora, quem faz misturas medicamentosas explosivas e se tranca em casa para ninguem os poder socorrer, quem corta as artérias dos pulsos e dos braços, quem se tranca numa garagem com o automóvel ligado, ou quem aponta e dispara uma caçadeira contra a cabeça, não vejo onde arranjam infos suficientes e cabais, para afirmar que se arrependem. Mas, claro, eu de psicologia não pesco um chavo, é apenas uma mera opinião.
                                                    este tema foi e ainda é bem estudado a todos os níveis ao longo de séculos, contudo há casos e casos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu acho que a única tristeza aqui é não terem dado uma alternativa digna para este casal terminar a sua vida. Eu percebo que para duas pessoas que viveram juntas 67 anos, que sempre estiveram juntos, que durante a sua velhice faziam passeios junto ao mar e, de um momento para o outro, perdem tudo isso, a juntar às doenças terminais que tinham...consigo perceber que, morrerem juntos, é um passo lógico e até bonito.

                                                      Para quem está de fora, é fácil dizer que é uma tristeza. Para quem sente o que estas pessoas sentiam, tristeza era continuar a viver. Não julguem os outros tão depressa...

                                                      Portanto, para mim, a verdadeira tristeza é não haverem dispositivos médicos que permitam às pessoas partir com dignidade. Fala-se tanto em mirós, mirús, casamentos larilas e adopções co-adoptadas e, neste tema tão importante, ninguém quer falar. Não dá votos...

                                                      Morrer junto da pessoa que se amou uma vida toda, por próprio decisão, quando o corpo já não permite viver condignamente? Perfeitamente compreensível.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Para mim a tristeza não é essa. Para mim a tristeza é aqueles que nos criaram poderem-se sentir um "fardo" para nós filhos.

                                                        Exacto.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Para mim a tristeza não é essa. Para mim a tristeza é aqueles que nos criaram poderem-se sentir um "fardo" para nós filhos.
                                                          Sim, até porque há fardos e fardos.

                                                          Existem fardos relativamente temporários que podem evoluir favoravelmente. Ou existem fardos relativamente leves, como um filho ter de ir visitar os pais a um lar. Mas quando os filhos têm de suportar toda a vida normal caseira dos pais, porque não existem serviços nem dinheiro para externalizar essa ajuda, o fardo torna-se pesado.

                                                          Imagino adultos trabalhadores com filhos ao encargo, onde têm de pagar mensalidade para ter os filhos na creche enquanto trabalham, terem ainda de disporem de tempo para cuidarem dos pais a tempo inteiro. Isto simplesmente não é possível. E não se vai abandonar os filhos para acudir aos pais.

                                                          Conheço um caso que caminha para algo deste género. Os velhotes estão a ficar sem autonomia e a solução para suportar o fardo será "pesada". Os filhos todos trabalham e todos têm filhos para sustentar. Não podem dispor de tempo nem dinheiro para suportar o "fardo" dos pais. E das duas uma, ou os pais têm dinheiro para aguentar um lar uns tempos ou serviços domiciliário, ou vão ficar numa situação muito delicada.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Se tivessem dedicado algum do seu tempo ao exercício físico, podiam ter uma velhice com qualidade, sem depender de ninguém e ainda, quem sabe, andariam por cá felizes.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              A reforma dos velhotes por estes lados mal dá para comer, quanto mais para a mensalidade do ginásio e de passe do autocarro...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X